You are on page 1of 8

Questes de Direito Comercial Jos Cretella Jnior Professor Titular de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da USP Jos Cretella

Neto Advogado em So Paulo EDITORA FORENSE Rio de Janeiro 2000 Respostas atualizadas segundo a Constituio Federal de 1988. Inclui: Cdigo Comercial (Lei n. 556, de 25.06.1850), Leis n.s 9.279, de 14.05.1996 (Lei da Propriedade Industrial), 6.404, de 15.12.1976 (Lei das Sociedades Annimas modificada pela Lei n. 9.457, de 05.05.1997), 7.357, de 02.09.1985 (Lei do Cheque), 8.021, de 16.03.1990, 8.955, de 16.12.1994 (Lei do Franchising), Decreto-Lei n. 7.661, de 21.06.1945 (Lei de Falncias). do ano de 2000 1) Qual o conceito econmico de comrcio? R.: Comrcio a atividade humana, de carter especulativo, que consiste em pr em circulao a riqueza produzida, tornando disponveis bens e servios. 2) Qual o conceito jurdico de comrcio? R.: Comrcio o complexo de operaes efetuadas entre produtor e consumidor, exercidas de forma habitual, visando ao lucro, com o propsito de realizar, promover ou facilitar a circulao de produtos da natureza e da indstria. 3) Quais os elementos essenciais que caracterizam o comrcio, conforme sua conceituao jurdica clssica? R.: Mediao, finalidade de lucro e profissionalidade. 4) A finalidade de lucro , ainda, elemento considerado essencial, para caracterizar juridicamente uma atividade como comercial? R.: A finalidade de lucro, classicamente considerada como essencial, vem perdendo sua importncia, entendendo-se que pode no estar presente em determinados atos de natureza comercial. Por exemplo, o aval dado a um ttulo de crdito no tem, por si s, finalidade lucrativa, embora seja instituto de natureza tipicamente comercial. 5) Qual o papel do Estado frente atividade comercial?

R.: O Estado, a entendido o poder pblico encarregado de zelar pelo equilbrio social, atua principalmente no sentido de coibir a obteno de lucros exorbitantes, de vedar abusos econmicos e de arrecadar impostos. 6) Qual o conceito de Direito Comercial? R.: Direito Comercial o conjunto de normas jurdicas que disciplinam as atividades das empresas e dos empresrios comerciais, bem como os atos considerados comerciais, ainda que no diretamente relacionados s atividades das empresas. 7) Em que momento histrico comea a tomar forma o Direito Comercial? R.: Embora os autores mencionem a existncia de normas mercantis em pocas remotas (ex.: Cdigo de Hamurabi; o emprstimo a risco - Nauticum foenus - dos gregos; as normas de comrcio martimo romanas - Lex Rhodia de Jactu), o Direito Comercial comeou a tomar forma na Idade Mdia, quando a economia, at ento visando ao auto consumo, transformou-se em sistema dinmico, em que as riquezas e a produo comearam a circularem direo a um mercado consumidor. Surgem as "guilder" (corporaes de ofcio), associaes de comerciantes, destinadas proteo dos interesses da nova classe social emergente - burguesia capitalista - e a dirimir as questes entre artesos e comerciantes. 8) Qual o critrio utilizado para a aplicao do Direito Comercial, em sua origem? R.: O critrio utilizado era o subjetivo. O direito aplicvel e a competncia dos tribunais eram determinados pela qualidade do sujeito, que devia ser comerciante (mercator). 9) Em que momento histrico passa o Direito Comercial a orientar-se no sentido de aplicar o critrio objetivo? R.: A partir da Revoluo Francesa, o Direito Comercial desapareceu como direito profissional, sendo, ento, aplicado conforme a natureza do ato praticado, sem depender da qualificao daquele que o praticou. O Cdigo Comercial francs, de 1807, enumerou os atos considerados mercantis. 10) Qual o principal diploma legal que disciplina o Direito Comercial, no Brasil? R.: O Direito Comercial brasileiro, em grande parte, disciplinado pela Lei n. 556, de 25.06.1850, o nosso Cdigo Comercial. Exceto por alguns dispositivos (como, por exemplo, "Das Companhias", Parte Primeira, Ttulo XV, Cap. II; "Das Letras, das Notas Promissrias e Crditos Mercantis", Parte Primeira, Ttulo XVI; "Das Quebras", Parte Terceira), o Cdigo Comercial de 1850 vigora at hoje. 11) Qual a fase atual do Direito Comercial? R.: Superadas as fases subjetiva e objetiva, situa-se o Direito Comercial no chamado perodo subjetivo moderno, que corresponde ao Direito Empresarial, pelo qual se aplicam as normas jurdicas desse ramo do Direito sempre que se trata de exerccio profissional de qualquer atividade econmica organizada, destinada produo e circulao de bens e servios.

12) Quais as caractersticas marcantes do Direito Comercial? R.: Cosmopolitismo - um ramo do Direito marcadamente internacional; dinamismo - um ramo do Direito em rpida evoluo; onerosidade - a atividade mercantil envolve, via de regra, atos no gratuitos; simplicidade - o Direito Comercial busca formas menos rgidas do que o Direito Civil, o que se traduz numa aplicao mais rpida do direito; fragmentarismo - o Direito Comercial no forma um sistema jurdico completo; presuno de solidariedade - embora no exclusiva do Direito Comercial, caracterstica marcante, pois visa garantia do crdito. 13) As normas de Direito Comercial so completamente desvinculadas das normas de Direito Civil? R.: No. Embora o Direito Comercial seja considerado um direito de tendncias profissionais, enquanto o Direito Civil disciplina as relaes jurdicas entre as pessoas como tais, e no como profissionais, no existem claras delimitaes entre os dois campos do Direito. Existem atos jurdicos de Direito Comercial que so regulados pelo Direito Civil, como algumas obrigaes e contratos, cujas regras gerais so aplicveis a ambos os ramos. Outros atos, como o penhor, regulado pelo Direito Civil, podem tornar-se comerciais, se a natureza da obrigao mercantil. 14) O que ato de comrcio? R.: Ato de comrcio aquele praticado pelos comerciantes, relativo ao exerccio de sua atividade, e aquele considerado como tal pela lei, em cada ordenamento jurdico. A conceituao civilstica impossvel, devendo ser examinada a disposio legal correspondente, que, ou descreve as caractersticas bsicas (sistema descritivo) ou enumera os atos considerados mercantis (sistema enumerativo, que pode ser exemplificativo ou taxativo). 15) Um comerciante adquire diretamente do produtor um aparelho de ar condicionado para sua residncia. Estar praticando um ato comercial? R.: No, pois o bem adquirido do produtor destina-se a uso particular do comerciante, e no revenda, com intuito de lucro. 16) Um comerciante adquire diretamente do produtor diversas prateleiras e estantes, para equipar seu estabelecimento comercial, onde ficaro expostos produtos para a venda. Estar praticando ato comercial? R.: Sim, pois embora no se destinem revenda, as prateleiras e estantes adquiridas - em princpio, um ato civil - esto ligadas ao estabelecimento comercial, o que caracteriza sua aquisio como ato comercial por conexo. 17) O ato de comrcio ainda critrio dominante para a aplicao de normas de Direito Comercial? R.: No. Modernamente, considera-se a empresa como centro de comercialidade, deslocando os critrios subjetivo (qualidade de comerciante) e objetivo (prtica de atos de comrcio) como determinantes para a aplicao de normas de Direito

Comercial. A doutrina atual centraliza toda a problemtica do Direito Comercial moderno no conceito de atividade econmica. 18) Dar exemplos de atividades econmicas especificamente excludas do mbito do Direito Comercial. R.: Agricultura, compra e venda de imveis. 19) A obteno efetiva de lucro indispensvel caracterizao do ato de comrcio? R.: No. Para caracterizar o ato de comrcio, basta o intuito de obter lucro, a persecuo de vantagem econmica em intermediaes mercantis. O lucro pode no ocorrer - o comerciante pode ter at prejuzo - e, mesmo assim, o ato praticado poder ser caracterizado como ato de comrcio. 20) O intuito de lucro o nico objetivo do empresrio? R.: No. Modernamente, considera-se que h um abrandamento do intuito de lucro, como objeto exclusivo da empresa, que, inserida em uma coletividade, deve perseguir, tambm, interesses sociais. 21) Qual o conceito de empresrio (ou comerciante)? R.: qualquer pessoa, fsica ou jurdica, que habitualmente pratica atos de intermediao entre produtores e consumidores, ou presta servios, visando obteno de lucro. 22) Como se caracteriza o comerciante? R.: O comerciante deve ter capacidade civil, isto , deve poder dispor livremente de sua pessoa e de seus bens; deve ser intermedirio, isto , situar-se entre o produtor e o consumidor; deve ter a inteno de lucrar; deve exercer sua atividade de forma no espordica, isto , habitual e profissionalmente; e deve atuar no prprio nome e por conta prpria. Separei no final as questes 24 a 42, pois carecem de atualizao, luz do Novo Cdigo Civil, de 2002. 43) Quais os elementos bsicos do conceito econmico de empresa? R.: Os elementos bsicos so a atividade econmica e a organizao, j que empresa o conjunto unitrio de bens e pessoas dirigidos produo. 44) Qual o conceito jurdico de empresa? R.: Empresa a organizao, de natureza civil ou mercantil, destinada explorao de qualquer atividade com fim lucrativo, efetuada por pessoa fsica ou jurdica. 45) possvel haver uma sociedade comercial sem que exista empresa?

R.: Sim. Por exemplo: dois indivduos, civilmente capazes, juntam as economias, elaboram contrato social e procedem ao respectivo registro na Junta Comercial. Antes de iniciada a atividade da sociedade, no existir a empresa. 46) possvel haver uma empresa sem que exista sociedade comercial? R.: Sim. A empresa individual, isto , aquela que resulta da atividade de uma nica pessoa natural, existe, sem que surja uma sociedade comercial, pois esta ltima pressupe a atividade de uma organizao coletiva. 47) Quais os aspectos de interesse relevante, da empresa, no mbito do Direito Comercial? R.: Ao Direito Comercial, interessam particularmente os seguintes aspectos da empresa: a) o complexo de bens que a constituem; b) as idias originais que dela provm; c) sua criao e funcionamento, que decorrem da atividade do empresrio. 48) Quais as principais obrigaes dos comerciantes, impostas pela legislao comercial? R.: So elas: a) identificao por meio de nome comercial; b) registro regular da firma individual ou do estatuto social; c) abertura dos livros comerciais; d) escriturao regular e contnua dos livros comerciais; e) registro dos documentos obrigatrios para o exerccio do comrcio; f) guarda e conservao de todos os documentos e correspondncia, pertencentes atividade comercial; g) elaborao anual de balano; e h) apresentao do balano anual para ser rubricado pelo juiz.

Ler com muita cautela... pois podem haver contradies frente ao Novo Cdigo Civil, de 2002.
23) Quais os requisitos para o exerccio da atividade comercial? R.: Capacidade civil, exerccio de atos de comrcio e profisso habitual. 24) Com que idade se adquire a capacidade para o exerccio da atividade comercial? R.: Com a idade de 21 anos. 25) A mulher casada pode exercer o comrcio? R.: Sim. O art. 6. do CC - pelo qual a mulher casada era declarada incapaz relativamente a certos atos, ou maneira de os exercer - foi revogado pela Lei n.

4.121, de 27.08.1962 (EMC - Estatuto da Mulher Casada), e, desde ento, a mulher casada pde comerciar sem necessidade de prvia autorizao do marido. 26) Os incapazes e os interditos podem exercer o comrcio? R.: No, pois no tm capacidade civil. 27) O menor de idade pode exercer o comrcio? R.: Em princpio, no pode, pois no tem capacidade civil. 28) Em que casos pode o menor de 21 anos, e maior de 18, exercer o comrcio? R.: No caso de emancipao, concedida pelos pais ou judicial, e tambm nos casos em que cessa sua incapacidade civil, conforme o art. 9. do CC, ou seja: pelo casamento, pela colao de grau cientfico em curso de ensino superior, e tambm pelo estabelecimento civil ou comercial com economia prpria; poder, tambm, o menor de 21 anos e maior de 18, exercer o comrcio mediante autorizao paterna, materna, do tutor, ou judicial. O exerccio de emprego pblico efetivo, embora hiptese legal de emancipao, no pode ser invocado para permitir ao menor a prtica mercantil, por existir proibio legal aos funcionrios pblicos para tal. 29) Em que casos pode o menor de 18 anos, e maior de 16, exercer o comrcio? R.: Nas mesmas hipteses das respostas anteriores - excludas a da emancipao, somente possvel a partir dos 18 anos, e a do casamento, no caso dos homens, j que, para estes, a idade mnima legal para contrair npcias de 18 anos - pode o menor comerciar. Mesmo sem ser emancipado, o menor de 18 anos poder comerciar, se receber autorizao paterna, materna ou do tutor, para tal, o que no lhe confere emancipao, mas somente lhe permite comerciar. 30) Em que condies pode uma mulher de 16 anos exercer o comrcio? R.: A mulher pode emancipar-se, aos 16 anos, pelo casamento. Portanto, para que possa comerciar, aos 16 anos de idade, dever ser casada. 31) Em que difere a autorizao dada pelo pai para o menor poder comerciar, da emancipao? R.: A autorizao para o menor comerciar instituto de feio nitidamente comercial, e uma vez concedida, no implica emancip-lo; pode ser restrita; no pode ser suprida judicialmente; advm do ptrio poder, podendo, pois, ser revogada a qualquer tempo. A emancipao, instituto tpico do Direito Civil, irrestrita e irrevogvel, no podendo ser suprida judicialmente. O menor emancipado pode comerciar, independentemente de autorizao especfica; j o menor autorizado a comerciar no precisa ser, obrigatoriamente, emancipado. 32) Em que condies o menor de idade pode ser scio de sociedade comercial? R.: Desde que emancipado, entre 18 e 21 anos; a partir dos 16 anos de idade, por seu estabelecimento com economia prpria; se maior de 16 anos e menor de 21, com autorizao paterna, materna ou do tutor. Em qualquer idade

poder ser acionista, desde que as aes sejam integralizadas. 33) Pode o interdito exercer o comrcio? R.: Os bens dos interditos - o louco de todo o gnero, o surdo-mudo impossibilitado de externar sua vontade (absolutamente incapazes) e o prdigo (relativamente incapaz) - so administrados por um curador. Assim sendo, no podem exercer o comrcio. 34) Se ocorrer a interdio de um comerciante, por loucura ou por prodigalidade, poder ele continuar a exercer o comrcio? R.: No, pois o empresrio, ao exercer o comrcio, assume pessoal e diretamente a responsabilidade. Com sua interdio, no se admite que o comrcio continue a ser praticado por curador, medida que tem por finalidade proteger os interesses do interdito. 35) Qual a conseqncia jurdica da interdio judicial de um comerciante? R.: Sua empresa ser liquidada. 36) O estrangeiro residente no Brasil pode exercer o comrcio? R.: Sim. A CF de 1988 garante a igualdade de brasileiros e estrangeiros perante a lei, alm do exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso. 37) H excees legais, pelas quais um estrangeiro residente no Brasil no possa exercer o comrcio? R.: Sim. O art. 190 da CF dispe que a aquisio ou o arrendamento de propriedade rural por pessoa fsica ou jurdica estrangeira devero ser regulamentados por lei ordinria. Alm desse dispositivo, a CF em seu art. 222 impe que a propriedade de empresas jornalsticas ou de radio-difuso privativa de brasileiros natos ou naturalizados h mais de 10 anos. 38) O estrangeiro residente no exterior pode exercer o comrcio? R.: Sim, excetuados os dispositivos mencionados na resposta anterior. Note-se que a legislao que regulamenta o imposto sobre a renda, por exemplo, contm dispositivos especiais sobre a tributao de rendimentos auferidos por estrangeiros residentes ou domiciliados no exterior, provenientes de fontes situadas no Brasil. 39) Faz-se distino, no ordenamento jurdico brasileiro, entre obrigaes civis e comerciais? R.: No. A dualidade de jurisdio e processo, abolida j em 1875, extinguiu tambm as distines entre obrigaes civis e comerciais, razo pela qual a conceituao do ato de comrcio tenha perdido a atualidade. 40) A co-existncia de um Cdigo Civil e de um Cdigo Comercial no implica, obrigatoriamente, a distino entre obrigao civil e obrigao comercial? R.: No, porque nosso Cdigo Comercial no definiu o ato de comrcio. O comerciante qualificado por sua inscrio no Registro do Comrcio e a atividade

mercantil coincide com o conceito de exerccio da indstria comercial, conforme dispunha o antigo Regulamento n. 737, de 1850. 41) Que pessoas so proibidas de comerciar? R.: As pessoas proibidas de comerciar so: funcionrios pblicos civis; militares da ativa; magistrados; corretores; leiloeiros; cnsules remunerados; mdicos (para o exerccio simultneo da medicina e farmcia, laboratrio farmacutico ou drogaria); os falidos (com algumas excees previstas em lei) e os estrangeiros residentes fora do Brasil. 42) Qual o alcance da proibio legal de comerciar? R.: A proibio legal atinge somente o exerccio individual do comrcio, tendo carter pessoal. Os proibidos de comerciar podem participar de empresas, na qualidade de acionistas, cotistas ou scios comanditrios. Da mesma forma, o cnjuge daquele proibido de comerciar poder exercer o comrcio, exceto se a finalidade for a burla lei.

You might also like