You are on page 1of 28

Tempo e espao, mudana e movimento, percepo/sensao e lembrana em Henri Bergson

Time and space, change and movement, perception/sensation and memory in Henri Bergson
Jean Calmon Modenesi jeancalmon@bol.com.br Doutor em Cincia da Literatura/Teoria Literria pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ

Resumo

Trata-se de uma anlise sobre os conceitos de tempo e espao, mudana e movimento, percepo/sensao e lembrana no mbito do pensamento de Henri Bergson. Tal anlise deseja mostrar que, por um lado, Bergson re-descobre o Tempo ao modo do passado, mas, por outro, o re-encobre, ao pens-lo como qualidade, isto , como um tempo qualitativo, ao invs de pens-lo j enquanto intensidade, ou seja, enquanto um tempo intensivo. Palavras-chave: Bergson, tempo, espao.

Abstract This paper is an analysis of the concepts of time and space, change and movement, perception/ sensation and memory in the thought of Henri Bergson. Such analysis wants to show that, on the one hand, Bergson re-discovers time in the ways of the past, but on the other, re-covers it, when thinking of it as a quality, that is, as a quality time, instead of already thinking of it as intensity, in other words, as a intensive time. Key-words: Bergson, Time, space.

O presente artigo foi extrado de Bergson e a redescoberta do passado, quarto captula da Tese de Doutorado intitula HomemTempo, defendida pelo autor na Faculdade de Letras da UFRJ em 2009. Revista Geografares, n9, p.1-28, jul./Dez., 2011 ISSN 2175 -3709

http://www.periodicos.ufes.br/geografares Tempo e espao, mudana e movimento, percepo/sensao e lembrana em Henri Bergson Modenesi, J.C.

Introduo

possvel dizer que, se Plato tanto descobre quanto re-encobre o Tempo ao modo do passado, Bergson o pensador que re-descobre tal temporalidade no mbito circunscrito aos limites da filosofia contempornea. Isso significa que, ao re-descobrir o 2 passado como Tempo metafsico por excelncia, ele traa uma linha de continuidade atravs da qual seu prprio pensamento vai ao encontro do pensamento de Plato. Tratase, no entanto, de um encontro ambguo: por um lado, haure o conceito de Tempo ao modo do passado como a grande descoberta de Plato; mas, por outro, verte uma crtica ao conceito de Idia enquanto reencobrimento desta temporalidade no pensamento platnico. Alis, no seno a prpria crtica que, atravs de seu trabalho negativo sobre o reencobrimento, vai possibilitar a mencionada redescoberta. Entretanto, antes de tecer uma crtica ao pensamento de Plato, Bergson atmse s doutrinas dos pensadores eleatas, dentre os quais se destaca Zeno, aquele cujo pensamento j opera o encobrimento do Tempo. Nas famosas aporias de Zeno, onde o Tempo e a mudana so tidos como conceitos contraditrios e relativos, Bergson reconhece falsos problemas. que, para o pensador francs, ainda que os argumentos aporticos de Zeno sejam lgicos e verossmeis, tais qualidades no constituem uma garantia, visto que se trata de argumentos baseados em conceitos viciados pelo espao. Como se sabe, de acordo com Bergson, o espao uma iluso, e mais, consiste numa fonte de outras iluses, na proporo em que afeta o conhecimento, ao relativizar aquilo que, para ele, consiste no prprio absoluto, a saber, o Tempo e a mudana. Ainda cedo para tratarmos mais amide do problema do espao. Todavia, em linhas gerais, podemos dizer que, atravs do espao, a relativizao do absoluto corresponde trs operaes distintas e complementares: dividir, imobilizar e selecionar. Nisso consiste toda a iluso: a princpio, conceber a existncia do espao como um vazio capaz de conter toda a realidade; depois, operar a diviso, a imobilizao e a seleo sobre o Tempo e a mudana. assim que, por exemplo, na conhecida aporia da corrida entre Aquiles e a tartaruga, por mais que o heri imprima velocidade a seus passos, jamais alcana a sua lenta rival. Aqui, tal como esclarece Bergson, o Tempo e a mudana foram espacializados na medida em que foram concebidos como entidades divisveis ao
Revista Geografares, n9, p.1-28, jul./Dez., 2011 ISSN 2175 -3709

http://www.periodicos.ufes.br/geografares Tempo e espao, mudana e movimento, percepo/sensao e lembrana em Henri Bergson Modenesi, J.C.

infinito. Tal divisibilidade no seno um efeito do espao porque, sendo concebido como uma espcie de vazio, implica uma descontinuidade, um parcelamento, uma fragmentao sob a forma de pontos de parada na mudana e de instantes fixos no Tempo. Por isso, no de admirar que, em seu questionamento, Zeno tenha acabado por desqualificar a mudana e o Tempo. Afinal, como acreditar numa mudana composta por imutabilidades, o que se apresenta como um movimento constitudo por 3 imobilidades, e num Tempo formado por momentos? Da por que Zeno, assim como os demais pensadores da escola de Elia, procurarem o absoluto fora do Tempo e da mudana, isto , numa certa eternidade livre de quaisquer relatividades e contradies. Pois, para Bergson, esta busca pelo absoluto ao modo do eterno o que vai operar uma abertura emergncia do pensamento de Plato, um pensamento que concebe o conceito de Idia enquanto modelo eterno, esttico e incriado.
A metafsica nasceu, com efeito, dos argumentos de Zeno de Elia relativos mudana e ao movimento. Foi Zeno, ao chamar a ateno para ao absurdo daquilo que ele chamava de movimento e mudana, quem levou os filsofos - Plato em primeiro lugar - a procurar a realidade coerente e verdadeira naquilo que no muda. (Bergson, 2006, p.162)

No entanto, a concepo deste conceito pressups a descoberta do Tempo ao modo do passado, mas tambm implicou seu reencobrimento, uma vez que a Idia no seno o resultado da soma entre as qualidades fsicas e os atributos do Tempo metafsico (do passado) - anterioridade, permanncia e simultaneidade. Portanto, as qualidades foram artificialmente retrojetadas do plano sensvel no presente sobre o supra-sensvel no passado, onde finalmente receberam um status absoluto. que, esteira do pensamento eletico, Plato tambm desconfia do plano sensvel, um plano no qual as qualidades encontram-se sujeitas ao Tempo ao modo do presente e mudana, de tal modo que aparecem como entidades relativas, e mais, como meras cpias dos modelos ideais. Ento, nesta autntica engenharia filosfica, aps as qualidades serem artificialmente retrojetadas, isto , lanadas do presente fsico sobre o passado metafsico - modo temporal descoberto por Plato -, para a construo do conceito de Idia, a prpria operao de retrojeo arbitrariamente ocultada, j que sua revelao chamaria ateno para a origem fsica destas qualidades, o que implicaria um desmonte do conceito de Idia.

Revista Geografares, n9, p.1-28, jul./Dez., 2011 ISSN 2175 -3709

http://www.periodicos.ufes.br/geografares Tempo e espao, mudana e movimento, percepo/sensao e lembrana em Henri Bergson Modenesi, J.C.

O Tempo e suas implicaes

Curiosamente, ao fundar seu prprio pensamento, Bergson utiliza parte desta engenharia, embora lance mo de outra arquitetura. Com isso, quero dizer que, no pensamento bergsoniano, encontram-se os principais fundamentos que sustentam o pensamento platnico: o Tempo ao modo do passado, a operao de retrojeo das qualidades fsicas (presente) sobre o plano metafsico (passado) e at mesmo as Idias com suas respectivas efetuaes. No entanto, tal como pretendo mostrar mais adiante, tais fundamentos possuem outro sentido do que aquele dado por Plato, um novo sentido, sem dvida, um sentido atravs do qual velhos conceitos ganham uma nova juventude. Com efeito, trata-se de conceitos praticamente indissociveis, motivo por que no se pode falar de um sem aludir ou, pelo menos, pressupor os outros. No seria demasiado afirmar que o Tempo ao modo do passado o conceito que fundamenta todo o pensamento de Bergson. Desde o Ensaio sobre os dados imediatos da conscincia (1889) at O pensamento e o movente (1934), passando por Matria e memria (1896), A evoluo criadora (1907) e As duas fontes da moral e da religio (1932), o referido conceito apresenta-se como a pedra de toque sem a qual no seria possvel entender as grandes questes aventadas pelo pensador francs: a relao entre a metafsica e a fsica, a formao dos sujeitos, o desenvolvimento das sociedades, as diferentes tendncias de evoluo na natureza, em suma, a prpria vida em sua complexidade, heterogeneidade e pluralidade, um fenmeno cuja renovao se faz por linhas divergentes - aquilo que ele prprio definia como o lan vital. que, para Bergson, toda manifestao da vida sempre se d numa durao. A durao, no entanto, pressupe a existncia do Tempo. Mas em que consiste o Tempo pelo qual a vida pode durar? Para dirimir tal questo, Bergson elabora um estatuto complexo e original, no qual se evidenciam dois grandes modos temporais com seus respectivos atributos: por um lado, o passado cujos atributos so a anterioridade, a
Revista Geografares, n9, p.1-28, jul./Dez., 2011 ISSN 2175 -3709

http://www.periodicos.ufes.br/geografares Tempo e espao, mudana e movimento, percepo/sensao e lembrana em Henri Bergson Modenesi, J.C.

permanncia e a simultaneidade; por outro, o presente caracterizado pela posteridade, pela transitoriedade (sucesso) e pela simultaneidade. No se pode negar que, ao longo de sua obra, Bergson tambm faa meno ao futuro. Todavia, se considerarmos que, no mbito do pensamento bergsoniano, o futuro no seno o novo presente, o presente que advm ao presente que passa, o presente enquanto novidade, conclumos que o estatuto elaborado por Bergson no contempla o Tempo ao modo do futuro enquanto 5 uma temporalidade autnoma e soberana.
Mas j agora podemos falar do corpo como de um limite movente entre o futuro e o passado, como de uma extremidade mvel que nosso passado estenderia a todo momento em nosso futuro. Enquanto meu corpo, considerado num instante nico, apenas um condutor interposto entre os objetos que o influenciam e os objetos sobre os quais age, por outro lado, recolocado no Tempo que flui, ele est sempre situado no ponto preciso onde meu passado vem expirar numa ao. Conseqentemente, essas imagens particulares que chamo mecanismo cerebral terminam a todo momento a srie de minhas representaes passadas, consistindo no ltimo prolongamento que essas representaes enviam no presente, se ponto de ligao com o real, ou seja, com a ao. (Bergson, 1999, p.84)

Eis por que, nesse ponto, Camille Riquier acerta ao dizer que, no pensamento de Bergson, o futuro depende estreitamente do presente, assim como do passado.
Qual seria, com efeito, o sentido do porvir em Matria e memria? Bergson, sem deixar o porvir puramente indeterminado como no Ensaio, o pensa a partir de um horizonte perceptivo que estariam limitando, de uma parte, as possibilidades da ao entre as quais meu corpo hesita e, de outra, a lembrana til que se projeta nele, aquela que completar e esclarecer a situao presente em vista da ao final (MM, p. 199). (...) Em outras palavras, o porvir no pensado em si mesmo nem primariamente, porque depende estreitamente das dimenses temporais, presente e passado, para se determinar. (Riquier, 2007, p. 145 e 146)

No fundo, mesmo o Tempo ao modo do presente assoma como uma temporalidade problemtica. que o presente possui o atributo da transitoriedade (sucesso), estando imbricado mudana e ao movimento, o que acaba por confundi-lo com a matria inorgnica, mas, sobretudo, com a orgnica e viva.
(...) A sua percepo, por mais instantnea, consiste numa incalculvel quantidade de elementos rememorados, e, para falar a verdade, toda percepo j memria. Ns s percebemos, praticamente, o passado, o presente puro sendo o inapreensvel avano do passado a roer o futuro. (Bergson, Op. cit,, p. 176)

bem verdade que, atravs do conceito de lan vital enquanto linhas divergentes atravs das quais o passado cria o novo presente, tal como aparece a partir de A evoluo criadora, podemos fazer hiptese no sentido de que Bergson entrev o futuro na medida em que o presente criado pelo passado por dessemelhana, isto , por uma continuidade caracterizada pela diferena, o que, alis, no est longe da prpria viso de Deleuze sobre o bergsonismo. Revista Geografares, n9, p.1-28, jul./Dez., 2011 ISSN 2175 -3709

http://www.periodicos.ufes.br/geografares Tempo e espao, mudana e movimento, percepo/sensao e lembrana em Henri Bergson Modenesi, J.C.

Ento, se o presente alado condio de modo temporal, isso se deve aos atributos da posteridade e da simultaneidade. O presente necessariamente posterior ao passado que lhe anterior, assim como o presente simultneo ao passado para o qual ele passa aps advir. Portanto, na perspectiva de Bergson, o passado e somente o passado que, enquanto o verdadeiro Tempo, o Tempo dos Tempos, o Tempo metafsico por excelncia, faz do presente um modo temporal. Mas sobretudo atravs da durao 6 que o passado confere temporalidade ao presente. A durao no seno a prpria efetuao do passado em presente ou, em termos bergsonianos, a atualizao das qualidades virtuais - as lembranas permanentes que constituem a Memria metafsica -, em mudanas qualitativas atuais - principalmente simbolizadas pelas sensaes sucessivas no interior da matria orgnica (os corpos dos seres vivos). Por isso, ao definir o conceito de dure como uma sucesso contnua, Frdric Worms acerta apenas em parte.
A durao consiste pois na sucesso contnua de um contedo qualquer que seja. (...) enquanto continuidade ou mais ainda continuao, ela o fato ou ato que unifica o Tempo na sua passagem mesma; enquanto sucesso ou continuao de qualquer coisa, ou mais ainda, de qualquer coisa que precede em qualquer coisa que sucede, pois por esta diferena e esta inseparabilidade, ela constituio de um todo individual ou de uma multiplicidade diferenciada e indivisvel. A durao supe estas trs caractersticas ou trs caracteres que so a fonte da prpria noo de durao. (Worms, 2000, p.20 e 21)

De fato, no presente, a durao aparece como uma sucesso contnua na medida em que se confunde com a prpria mudana qualitativa. Contudo, se a mudana qualitativa (sobretudo as sensaes atuais e sucessivas no interior dos corpos dos seres vivos) requer a interveno da qualidade (as lembranas virtuais e permanentes da Memria metafsica), sem a qual no poderia ensejar o novo, torna-se claro que o conceito de durao deve ser ampliado, visto que tambm envolve o passado (Memria metafsica ocupada pelas lembranas virtuais e permanentes) com sua respectiva atualizao. Mas se o Tempo o passado, e o passado a Memria, acabamos retornando pergunta cuja resposta havia ficado em suspenso mais acima: para Bergson, o que o Tempo? O Tempo a prpria Memria. A Memria qual se refere Bergson no uma faculdade especial do sujeito nem tampouco uma funo do crebro. Para ele, o
Revista Geografares, n9, p.1-28, jul./Dez., 2011 ISSN 2175 -3709

http://www.periodicos.ufes.br/geografares Tempo e espao, mudana e movimento, percepo/sensao e lembrana em Henri Bergson Modenesi, J.C.

crebro faz parte do sistema sensrio-motor, de tal modo que sua funo no a de armazenar lembranas de experincias passadas, mas a de receber movimentos internos advindos do mundo externo (as sensaes), assim como a de devolv-los ao lugar do qual vieram (as reaes), o que acena para uma operao circunscrita ao mbito do presente.
Todos os fatos e todas as analogias esto a favor de uma teoria que veria no crebro apenas um

intermedirio entre as sensaes e os movimentos, que faria desse conjunto de sensaes e movimentos a ponta extrema da vida mental, ponta incessantemente inserida no tecido dos acontecimentos (...) (Bergson, Op. cit, 208)

Com efeito, segundo Bergson, o presente no pode reter as lembranas porque o presente a temporalidade na qual se encontra a matria (tanto orgnica como inorgnica), caracterizada pela mudana qualitativa, ao passo que as lembranas so qualidades permanentes. Essa permanncia pressupe um outro lugar, ou melhor, uma outra temporalidade onde as lembranas sejam armazenadas de maneira que permaneam tais como so. A temporalidade aludida por Bergson no pode ser outra a no ser o passado, modo temporal que permanece e no muda, razo pela qual se revela como uma grande Memria, a Memria metafsica para a qual se encaminham as experincias advindas do presente. Grosso modo, isso significa que, no presente, as experincias consistem em mudanas qualitativas da matria (orgnica e inorgnica). No entanto, ao passar do presente para o passado, tais experincias transformam-se em qualidades permanentes. Pois minha hiptese a de que, neste ponto, Bergson comea a se diferenciar de Plato. que, no platonismo, o conceito de Idia criado atravs da adio entre as qualidades fsicas e os atributos do Tempo metafsico ao modo do passado. Esta adio, por sua vez, pressupe uma dupla operao: por um lado, a retrojeo das qualidades fsicas (do presente) sobre o Tempo metafsico (o passado); e, em seguida, a ocultao da retrojeo, a fim de legitimar a Idia enquanto modelo eterno e incriado. Diferente de Plato, no entanto, Bergson vai revelar a operao de retrojeo. Para ele, esta revelao constitui uma necessidade terica, uma vez que, sob a forma da Memria, o passado recebe e guarda as lembranas ao modo de qualidades virtuais, o que somente possvel porque as percepes enquanto qualidades atuais foram lanadas para trs, isto , do
Revista Geografares, n9, p.1-28, jul./Dez., 2011 ISSN 2175 -3709

http://www.periodicos.ufes.br/geografares Tempo e espao, mudana e movimento, percepo/sensao e lembrana em Henri Bergson Modenesi, J.C.

presente em direo ao passado. Por conseguinte, podemos inferir que, para Bergson, alm da diferena entre a percepo e a lembrana, h tambm uma distino entre a lembrana e a Memria: enquanto a ltima consiste no passado que jamais foi presente em virtude de sua anterioridade, a primeira um antigo presente, isto , um presente que se tornou passado na medida em que a percepo transformou-se em lembrana sob a guarda da Memria. Eis o que a Idia para Bergson: a lembrana sob a guarda da 8 Memria. Em Matria e memria, no entanto, ele afirma que o passado no seno idia, ao passo que o presente ideo-motor. Com isso, ele tematiza a interveno da lembrana sobre a percepo, da Memria sobre a matria, enfim, da metafsica sobre a fsica. que, se o presente compreende tanto a percepo como a lembrana, significa que, de algum modo, o passado nos presente. A presena do passado deve-se atualizao atravs da qual as qualidades virtuais da Memria metafsica (as lembranas) misturam-se s qualidades atuais dos corpos e das coisas (as percepes), produzindo as chamadas mudanas qualitativas, as quais se apresentam, sobretudo, como sensaes (signo da mudana qualitativa interior) quando se trata da matria orgnica (os corpos de seres vivos). Para entender o processo de atualizao da lembrana em sensao, Bergson realiza um estudo sobre aquilo que define como o sistema sensrio-motor. Segundo ele, a finalidade dos seres vivos (matria orgnica) a sobrevivncia. Para sobreviver, todavia, faz-se necessrio o movimento, o qual, em ltima instncia, constitui o meio pelo qual se domina a matria. Desde os seres vivos mais inferiores at o homem, age-se para sobreviver. Portanto, no se trata de uma ao qualquer, mas da ao til vida. Esta ao, por sua vez, requer um sistema que a organize e a sustente. Tal sistema varia de indivduo para indivduo, assim como de espcie para espcie, variao que se apresenta em nveis diferenciados de complicao. No cabe aqui um inventrio desta variao. suficiente entendermos que, nos corpos dos seres vivos, o sistema sensrio-motor foi montado para receber movimentos ao modo de percepes do mundo exterior, desenvolv-los enquanto sensaes e devolvlos sob a forma de reaes fsicas. Entretanto, ao receber, desenvolver e devolver o movimento, o sistema sensrio-motor opera uma diviso, assim como uma imobilizao da realidade. Para Bergson, trata-se de operaes artificiais e arbitrrias, visto que, em si mesmo, o real consiste num fluxo, num devir, numa mudana contnua e indivisvel.
Revista Geografares, n9, p.1-28, jul./Dez., 2011 ISSN 2175 -3709

http://www.periodicos.ufes.br/geografares Tempo e espao, mudana e movimento, percepo/sensao e lembrana em Henri Bergson Modenesi, J.C.

Todavia, por meio destas operaes, a mudana dividida e imobilizada de tal modo que se constituem as coisas, os corpos e os prprios movimentos. nesse sentido que a especializao, assim como a individuao dos seres vivos representam uma iluso, ainda que se trate de uma iluso necessria vida. que, paradoxalmente, tanto a diviso como a imobilizao da mudana no tem outra finalidade a no ser o prprio movimento atravs do qual os seres vivos podem sobreviver, embora este no passe de 9 uma iluso no plano epistemolgico. Uma das principais teses de Bergson a de que a percepo pura existe no propriamente em ns, mas no mundo exterior, nas coisas que nos rodeiam, nos movimentos que excitam nossos sentidos. Da a afirmao de Ren Gillouin, segundo a qual (...)
que, para Bergson, nossa percepo, no estado puro, faria pois verdadeiramente parte das coisas; ela no seria nem o efeito como quer o materialismo, nem a causa como quer o idealismo, ela coincidiria com elas. (GILLOUIN, 1911, p.98)

Segundo Bergson, no entanto, a percepo pura existe mais de direito do que de fato. por isso que, atravs da percepo de fato, do-se a diviso e a imobilizao da mudana, operaes pelas quais se constituem nossos prprios corpos, bem como os demais corpos e as coisas em nosso entorno, alm da prpria dinmica dos mesmos. Ocorre que, no presente, a percepo fsica atrai e mistura-se lembrana metafsica do passado, constituindo aquilo que ele prprio denomina de reconhecimento atento. Por exemplo, para realizarmos uma ao til qualquer, tal como nos esquivar de uma ameaa imediata nossa vida, devemos reconhecer atentamente aquilo que nos pe em perigo. Ao menos em parte, este reconhecimento baseia-se na semelhana, isto , numa relao de similitude pela qual a percepo inicial subsume uma lembrana anloga experincia presente, de tal modo que se forma o reconhecimento atento, aquele a partir da qual ser possvel escolher uma reao apropriada (prtica e til vida) sob as circunstncias que se impem. A exemplo da teoria platnica, Bergson lana mo do conceito de semelhana para explicar a sntese entre o passado e o presente. Tal sntese, representada pelo reconhecimento atento, acontece em virtude da atualizao da lembrana (a qualidade

Revista Geografares, n9, p.1-28, jul./Dez., 2011 ISSN 2175 -3709

http://www.periodicos.ufes.br/geografares Tempo e espao, mudana e movimento, percepo/sensao e lembrana em Henri Bergson Modenesi, J.C.

virtual). Em Bergsonismo, Deleuze acerta ao afirmar que a atualizao envolve duas fases: a princpio, invoca-se um dos planos da Memria; em seguida, evoca-se uma ou vrias lembranas deste plano que, ao misturarem-se s percepes iniciais, formam o reconhecimento atento.
Em primeiro lugar, no devemos confundir a invocao lembrana com a evocao da imagem. A invocao lembrana esse salto pelo qual instalo -me no virtual, no passado, em certa

10

regio do passado, em tal ou qual nvel de contrao. Acreditamos que essa invocao exprima a dimenso propriamente ontolgica do homem, ou melhor, da memria. (...) Quando, ao contrrio, falamos de revivescncia, de evocao da imagem, trata-se de algo totalmente distinto: uma que nos tenhamos instalado em determinado nvel, no qual jazem as lembranas, ento, e somente ento, estas tendem a se atualizar. Sob a invocao do presente, as lembranas j no tm a ineficcia, a impassibilidade que as caracterizavam como lembranas puras; elas se tornam imagens-lembranas, passveis de serem evocadas. Elas se atualizam ou se encarnam. (...) J se tem a, portanto, dois aspectos da atualizao: a contrao-translao e a orientao rotao. (Deleuze, 1999. p.49 e 50)

O reconhecimento atento, enquanto produto da coalescncia da lembrana com a percepo, o ponto do qual parte a mudana qualitativa interior, isto , a sensao. No interior do corpo humano, as sensaes percorrem um trajeto que vai dos nervos aferentes ao crebro, assim como do crebro musculatura, onde finalmente ganham a forma de reaes fsicas. Para Bergson, no entanto, mais do que receber e devolver as sensaes (mudanas qualitativas internas), a funo do crebro a de escolher um dentre os inmeros caminhos pelos quais as sensaes podem retornar, escolha da qual depende a reao do corpo e, por conseguinte, a sobrevivncia do homem. Mas, ao lado da ao voluntria, tambm existe a ao reflexa. Segundo Bergson, este outro tipo de ao baseia-se no na Memria metafsica, mas numa espcie de memria corporal. que a ao reflexa consiste numa repetio de poses corporais, onde as lembranas da Memria metafsica no intervm diretamente. Por isso, a princpio, trata-se de uma ao carente de quaisquer representaes, tais como os pensamentos, os sonhos etc. Aqui, praticamente no h escolha porque, aps o estmulo externo, as sensaes percorrem um trajeto que no passa pelo crebro: vo dos nervos aferentes medula espinhal, e desta musculatura, onde transformam-se em reaes reflexas. A exemplo da ao voluntria, a ao reflexa tambm pressupe um reconhecimento. Trata-se, porm, de um reconhecimento de outra natureza, um
Revista Geografares, n9, p.1-28, jul./Dez., 2011 ISSN 2175 -3709

http://www.periodicos.ufes.br/geografares Tempo e espao, mudana e movimento, percepo/sensao e lembrana em Henri Bergson Modenesi, J.C.

reconhecimento automtico, nas palavras do prprio filsofo, j que no envolve a interveno realizada pelas lembranas, nem tampouco a escolha operada pelo crebro. A ao reflexa, baseada no reconhecimento automtico, o que melhor caracteriza o hbito. Atravs do hbito, os seres vivos nem lembram, nem pensam, nem sonham, apenas reagem de maneira imediata e predeterminada s aes sofridas. Da o comentrio de Rose-Marie Moss-Bastide segundo o qual (...) 11
(...) Bergson mostra ento que o mesmo termo memria recobre duas qualidades totalmente diferentes de lembrana. Uma pertence aos corpos cujos mecanismos motores so capazes de se desenrolar de modo to certo o pensamento sem se desligar, como na recitao maquinal. A outra a da memria propriamente dita, que guarda a lembrana das diversas repeties sucessivas e das circunstncias particulares caracterizando cada uma delas. Ela as rememora (...) (Moss-Bastide, 1959, p. 68 e 69)

De fato, foi David Hume quem primeiro formulou o conceito de hbito como novo dado terico no interior do pensamento classicista. Atravs deste conceito, a noo de causalidade, no mbito circunscrito aos limites do Tempo ao modo do presente, foi posta em suspenso. Vimos tambm que, ao traar o plano transcendental, plano que se confunde com o Tempo ao modo do futuro, o qual condiciona o Tempo ao modo do presente, Kant procurou revalidar a noo de causalidade. De certa forma, Bergson tambm parte do conceito de hbito, tal como elaborado por Hume, para desenvolver sua teoria a respeito da constituio do Tempo ao modo do presente. Todavia, ao contrrio de instrumentalizar o conceito de Tempo ao modo do futuro, ele lana mo do conceito de Tempo ao modo do passado. O passado confunde-se com o processo mnemnico, de tal modo que as aes voluntrias, cujo pressuposto o reconhecimento atento, primam pela hesitao, indeterminao e imprevisibilidade, o que aponta para a possibilidade de liberdade. Mas o que Bergson tambm aprende com Hume que, em geral, o hbito til vida. Por isso, no se pode negar a importncia do reconhecimento automtico e das aes reflexas, ao lado do reconhecimento atento e das aes voluntrias. Alis, o que Bergson faz questo de salientar que, na realidade, os dois tipos de reconhecimento e, por conseguinte, as duas formas de ao so indissociveis: por um lado, no fundo de toda ao reflexa subjazem as lembranas da Memria metafsica, j que no pode haver Repetio de uma ao sem que, primeiro, a
Revista Geografares, n9, p.1-28, jul./Dez., 2011 ISSN 2175 -3709

http://www.periodicos.ufes.br/geografares Tempo e espao, mudana e movimento, percepo/sensao e lembrana em Henri Bergson Modenesi, J.C.

mesma tenha sido criada como algo indeterminado e imprevisvel, ou seja, livre; por outro, a ao reflexa faz com que, na ao voluntria, as lembranas teis sejam efetuadas, a saber, as lembranas do passado que se assemelhem s percepes no presente.
H, dizamos, duas memrias profundamente distintas: uma, fixada no organismo, no seno o conjunto dos mecanismos inteligentemente

12

montados que asseguram uma rplica conveniente s diversas interpelaes possveis. Ela faz com que nos adaptemos situao presente, e que as aes sofridas por ns se prolonguem por si mesmas em reaes ora efetuadas, ora simplesmente nascentes, mas sempre mais ou menos apropriadas. Antes hbito, do que memria, ela desempenha nossa experincia passada, mas no evoca sua imagem. A outra a memria verdadeira. Coextensiva conscincia, ela retm e alinha uns aps outros todos os nossos estados medida que eles se produzem, dando a cada fato seu lugar e conseqentemente marcando-lhe a data, movendo-se efetivamente no passado definitivo, e no como a primeira, num presente que recomea a todo instante. Mas, ao distinguir profundamente essas duas formas de memria, no havamos mostrado seu vnculo. Acima do corpo, com seus mecanismos que simbolizam o esforo acumulado das aes passadas, a memria que imagina e que repete pairava, suspensa no vazio. Mas, se nunca percebemos outra coisa que no nosso passado imediato, se nossa conscincia do presente j memria, os dois termos que havamos separado de incio iro fundir-se intimamente. (BERGSON, Op. cit. p. 176 e 177).

Mas se as lembranas teis so efetuadas e sintetizadas s percepes com as quais se assemelham, isso no significa que as aes voluntrias se repetem, a exemplo do que ocorre nas prprias aes reflexas? Para Bergson, a resposta necessariamente negativa, visto que a efetuao uma operao que envolve certa impreciso. Primeiro, nem sempre as lembranas mais semelhantes so efetuadas; e, depois, mesmo quando isto acontece, tal efetuao sempre trs consigo lembranas de pouca ou nenhuma semelhana s percepes que as atrai.
Se a imagem retida ou rememorada no chega a cobrir todos os detalhes da imagem percebida, um apelo lanado s regies mais profundas e afastadas da memria, at que outros detalhes conhecidos venham a se projetar sobre aqueles que se ignoram. E a operao pode prosseguir indefinidamente, a

Revista Geografares, n9, p.1-28, jul./Dez., 2011 ISSN 2175 -3709

http://www.periodicos.ufes.br/geografares Tempo e espao, mudana e movimento, percepo/sensao e lembrana em Henri Bergson Modenesi, J.C. memria fortalecendo e enriquecendo a percepo, a qual, por sua vez, atrai para si um nmero crescente de lembranas complementares. (Id. ib., p. 147)

Da a assertiva de Bernard Gilson segundo a qual (...)


(...) A primeira a memria por excelncia, a segunda o hbito esclarecido pela memria. As relaes entre os dois realizam uma adaptao vital. Trata-se do equilbrio com o meio, a adaptao... que o fim geral da vida. Uma escolha se opera em funo da atividade. No mo mento de agir os

13

mecanismos motores inibem as lembranas-imagens. Os mecanismos deixam passar esses que formam um conjunto til com a percepo atual, mas deixam tambm subsistir uma franja menos clara de lembranas. (Gilson, 1992, p.38)

Eis por que, para Bergson, h uma relao inversamente proporcional entre a utilidade e a liberdade: quanto maior a utilidade menor a liberdade e vice-versa. Ser livre agir a contrapelo da utilidade porque esta pressupe uma relao de similitude entre as lembranas e as percepes, entre os planos metafsico e fsico, entre o passado e o presente. Atravs da semelhana, o presente, o novo presente, o instante que advm pode ser previsto e at mesmo predeterminado, j que se caracteriza por uma repetio de si prprio, consubstanciada pelo passado. Mas, tal como observamos acima, o prprio passado que se encarrega de reduzir e, em alguns casos, desfazer a semelhana na operao de efetuao. claro que, na matria inorgnica, a repetio levada ao paroxismo. Um determinado elemento qumico, por exemplo, repete-se ao infinito. Sua homogeneidade e invariabilidade so mais do que evidentes. Neste caso, porm, a repetio no se deve efetuao de lembranas teis, mas ao pequeno nmero ou mesmo ausncia de quaisquer lembranas, ainda que possamos supor um passado sob a forma de Memria para o referido elemento. Talvez uma Memria sem lembranas. por isso que, atravs do hbito, isto , por meio da ao reflexa sobre a qual no intervm as lembranas, os seres vivos tendem a se confundir com a matria inorgnica da qual, a princpio, tentavam se diferenciar. Mas o que Bergson igualmente pontua que, caso consideremos o universo em sua totalidade ao mesmo tempo aberta e mltipla, at mesmo a matria inorgnica possui certo grau de indeterminao e de imprevisibilidade.
Para alm da organizao, a matria inorganizada aparece-nos sem dvida como decomponvel em sistemas sobre os quais o Tempo desliza sem penetrar, sistemas que so da alada da cincia e aos quais o entendimento se aplica. Mas o universo material, em seu conjunto, deixa na espera nossa Revista Geografares, n9, p.1-28, jul./Dez., 2011 ISSN 2175 -3709

http://www.periodicos.ufes.br/geografares Tempo e espao, mudana e movimento, percepo/sensao e lembrana em Henri Bergson Modenesi, J.C. conscincia; ele prprio espera. Ou ele dura, ou solidrio de nossa durao. Quer se vincule ao esprito por suas origens, quer por sua funo, em ambos os casos ele da alada da intuio por tudo aquilo que contm de mudana e de movimento reais. (Bergson, Op. cit., p. 30)

que a matria em geral caracteriza-se pela extenso, mas a extenso no seno uma expresso da mudana qualitativa. A mudana qualitativa pode manifestar-se como extenso material porque consiste numa continuidade indivisvel. Da a 14 indissocivel ligao da matria inorgnica orgnica, ligao atravs da qual a primeira haure certa indeterminao e imprevisibilidade da segunda. Decerto, na matria orgnica que a mudana qualitativa elevada sua maior potncia. Tal potncia eleva-se na medida em que os seres vivos tornam-se mais complexos, isto , com rgos mais diferenciados e funes mais especializadas. Mas no homem que a mudana qualitativa chega ao seu grau mais elevado. Em virtude de sua complexidade fisiolgica, cuja maior expresso a escolha operada pelo crebro, o homem capaz de realizar aes voluntrias de diferentes ordens, o que inclui as aes avessas utilidade e praticidade, a saber, as aes livres. A ao livre aquela em que a mudana qualitativa alcana seu pice, pois no apresenta quantidades homogneas nem tampouco qualidades heterogneas, ou seja, entidades fechados, previsveis e predeterminveis. Segundo Bergson, tanto as quantidades homogneas (movimentos, coisas e corpos extensos) como as qualidades heterogneas (os atributos dos movimentos, das coisas e dos corpos extensos) resultam de divises e de imobilizaes da mudana qualitativa. De fato, dividir e imobilizar so operaes sem as quais os seres vivos no conseguiriam, por um lado, diferenciar-se da matria inorgnica e, por outro, sobreviver atravs do domnio sobre a ltima. Assim, exteriormente, recebemos e devolvemos os movimentos das coisas e dos corpos que nos cercam (as quantidades homogneas), bem como, interiormente, experimentamos os inmeros atributos destas coisas e destes corpos moventes (as qualidades heterogneas). por isso que, no plano fisiolgico, quanto mais se complica o aparelho sensrio-motor, mais se operam divises e imobilizaes sobre a mudana qualitativa. Da a critica de Bergson s chamadas faculdades do esprito, tais como a imaginao, a inteligncia e a linguagem: ao aparecerem como o grau mais elevado desta complicao sensrio-motora, constituemse como o meio mais refinado de diviso e de imobilizao da vida. Aqui, porm, a

Revista Geografares, n9, p.1-28, jul./Dez., 2011 ISSN 2175 -3709

http://www.periodicos.ufes.br/geografares Tempo e espao, mudana e movimento, percepo/sensao e lembrana em Henri Bergson Modenesi, J.C.

questo torna-se mais complexa porque, embora o aparelho sensrio-motor opere divises e imobilizaes, sua finalidade ltima no outra a no ser o prprio movimento. Eis por que, para Bergson, o maior propsito da inteligncia no a especulao, mas a ao. Agir inteligentemente operar divises e imobilizaes sobre o devir, a fim de refaz-lo de acordo com as necessidades e os interesses do indivduo. Trata-se, portanto, de algo prtico e til vida. Mas trata-se tambm de uma iluso, 15 visto que o movimento artificialmente produzido atravs do espao, isto , por meio de pontos, de segmentos, de partes justapostas e introjetadas pela inteligncia sob a mudana contnua e indivisvel da realidade. por isso que, em seu ensaio Bergson: a metafsica do Tempo, James Aras pode afirmar que a inteligncia (...)
(...) substitui a nossa experincia mvel, plena e suscetvel de um aprofundamento crescente; substitui a nossa experincia contnua por um extrato fixo, seco, vazio, um sistema de idias gerais abstratas, tiradas da experincia, ou antes, de suas camadas mais superficiais. Impotente diante da realidade mvel, da fluidez de nossa experincia, a inteligncia substitui essa experincia por sistemas abstratos, por idias gerais. (Aras, 2003, p. 137)

A rigor, este processo de espacializao da mudana tem incio na prpria percepo. Perceber j pressupe um esquadrinhamento e uma paralisao na proporo em que a continuidade indivisvel da mudana aparece sob duas formas verificadas pelo dualismo vulgar: seja pelo movimento realizado por corpos e coisas (as quantidades homogneas), seja pelos atributos no interior destas coisas e destes corpos moventes (as qualidades heterogneas).
Nossa percepo, cujo papel iluminar nossas aes, opera um seccionamento da matria que ser sempre excessivamente ntido, sempre subordino s exigncias prticas, sempre a ser revisto, por conseguinte. (Bergson, 2005, p. 225)

Se Bergson defende a filosofia como um empirismo superior porque, para ele, a percepo do movimento das coisas e dos corpos, bem como a sensao de seus atributos, no so seno signos que manifestam algo de mais latente, a saber, a mudana qualitativa. Bergson tinha conhecimento de que, mesmo sob a anlise da cincia, a qualidade uma iluso na medida em que esconde um sem nmero de vibraes. Por exemplo, ao percebermos o verde de uma rvore frutfera, a percepo nos oferece uma

Revista Geografares, n9, p.1-28, jul./Dez., 2011 ISSN 2175 -3709

http://www.periodicos.ufes.br/geografares Tempo e espao, mudana e movimento, percepo/sensao e lembrana em Henri Bergson Modenesi, J.C.

qualidade sob a qual se encontra uma mudana qualitativa no percebida, a saber, o verdejar. Entretanto, esta iluso necessria vida, visto que, atravs da percepo desta qualidade, um corpo vai, enquanto um centro de ao, ao encontro desta rvore, da qual colhe os frutos com os quais sacia sua fome. O corpo um centro de ao porque tem o poder de absorver os movimentos das coisas e dos corpos, isto , as percepes enquanto signos das mudanas qualitativas 16 externas. Nesta absoro, as percepes convocam as lembranas da Memria, de tal modo que ambas, numa coalescncia fsico-metafsica, formam as sensaes. Estas podem, enquanto signos das mudanas qualitativas internas, transformar-se em reaes fsicas de acordo com as escolhas operadas pelo crebro. Aqui fica claro que, ao contrrio do que se acredita comumente, a teoria bergsoniana contempla no uma, mas pelo menos trs escolhas ao longo do sistema sensrio-motor. Ocorre que, antes da escolha operada pelo crebro, do-se as escolhas perceptivas e mnemnicas. A primeira escolha aquela realizada no mbito da percepo: conforme os interesses prticos e as necessidades teis vida, escolhem-se mveis e movimentos a partir da diviso da mudana.
No que diz respeito percepo, nosso corpo, pelo lugar que ocupa a todo instante no universo, marca as partes e os aspectos da matria sobre os quais teramos ao: a percepo, que mede justamente nossa ao virtual sobre as coisas, limita-se assim aos objetos que influenciam atualmente nossos rgos e preparam nossos movimentos. (Bergson, Op. cit., p. 207)

Os mveis e os movimentos escolhidos excitam os corpos, os quais invocam as lembranas atravs das quais se reconhecem atentamente os objetos da excitao. Esta invocao das lembranas, por sua vez, envolve a segunda escolha, que se divide em duas fases: inicialmente, elege-se um dos planos que constituem a Memria metafsica (translao); depois, opta-se por uma ou mais lembranas deste plano (rotao), de tal modo que, atravs da sntese com as percepes iniciais, formem um reconhecimento atento a partir do qual se produzem as sensaes no interior dos corpos.
Em outras palavras, a memria integral responde ao apelo de um estado presente atravs de dois movimentos simultneos, um de translao, pelo qual ela se dirige por inteiro ao encontro da experincia e se contrai mais ou menos, sem se dividir, em vista da ao, o outro de rotao sobre si

Revista Geografares, n9, p.1-28, jul./Dez., 2011 ISSN 2175 -3709

http://www.periodicos.ufes.br/geografares Tempo e espao, mudana e movimento, percepo/sensao e lembrana em Henri Bergson Modenesi, J.C. mesmo, pelo qual se orienta para a situao a fim de apresentar-lhe a face mais til. (...) No que diz respeito memria, o papel do corpo no de armazenar as lembranas, mas simplesmente escolher, para traz-la conscincia distinta graas eficcia real que lhe confere, a lembrana til, aquela que completar e esclarecer a situao presente em vista da ao final. (BERGSON, Op. cit., p. 197, 198 e 207)

Como se sabe, Bergson prope a imagem de um cone dividido em planos sobrepostos para esclarecer o conceito de Memria metafsica. Com efeito, desde o 17 vrtice at a base do cone, a nica diferena consiste na contrao de cada um de seus planos. que se a antiga percepo transforma-se em lembrana, esta passa a ocupar cada um dos planos da Memria ao mesmo tempo. Isso aponta para o fato de que, atravs da contrao, tais planos diferenciam-se no em natureza, mas em grau. Quanto maior for o grau de contrao de um plano, maior ser a relao por semelhana entre as lembranas, donde se conclui que, nos planos mais contrados, as lembranas imbricamse, misturam-se e confundem-se, tornando-se mais impessoais. Ao contrrio, quanto menor for o grau de contrao de um plano, maior ser a relao por contigidade ou cronolgica entre as lembranas, donde se conclui que, nos planos menos contrados, as lembranas tornam-se mais pessoais. Da a assertiva de Bergson segundo a qual as lembranas apresentam uma data e um lugar, ao ocupar a base do cone.
Tudo se passa portanto como se nossas lembranas fossem repetidas um nmero indefinido de vezes nesses milhares e milhares de redues possveis de nossa vida passada. Elas adquirem uma forma mais banal quando a memria se contrai, mais pessoal quando se dilata, e deste modo participam de um quantidade ilimitada de sistematizaes diferentes. (....) (Bergson, Op. cit., p. 198)

No entanto, Deleuze tem razo ao dizer que, ao aportar o problema da atualizao das lembranas, a teoria bergsoniana apresenta certos pontos obscuros. que o termo contrao usado para explicar tanto os planos da Memria quanto a atualizao das lembranas.
Donde a necessidade de no confundir os planos de conscincia, atravs dos quais a lembrana se atualiza, e as regies, os cortes ou os nveis do passado, de acordo com os quais varia o estado da lembrana, sempre virtual. Donde a necessidade de distinguir a contrao ontolgica intensiva, em que todos os nveis coexistem virtualmente, contrados ou distendidos, e a contrao psicolgica, translativa, pela qual cada lembrana, em seu nvel

Revista Geografares, n9, p.1-28, jul./Dez., 2011 ISSN 2175 -3709

http://www.periodicos.ufes.br/geografares Tempo e espao, mudana e movimento, percepo/sensao e lembrana em Henri Bergson Modenesi, J.C. (por mais distendido que seja), deve passar para atualizar-se e tornar-se imagem. (Deleuze, Op. cit., p. 52)

Com efeito, trata-se de contraes distintas, ainda que complementares: na Memria, a contrao consiste no meio pelo qual seus planos diferenciam-se; j no processo de atualizao, a contrao constitui o modo atravs do qual os planos da Memria oferecem suas lembranas s percepes iniciais. Se considerarmos que cada 18 um destes planos da Memria possui a totalidade das lembranas, podemos entender a necessidade da contrao na primeira fase da atualizao: caso a infinidade de lembranas de um determinado plano no fosse contrada, no seria possvel que certa percepo escolhesse a lembrana que mais lhe conviesse. Mas, de algum modo, as contraes da atualizao e da Memria tambm se completam. Para Bergson, todo universo est interligado atravs de uma mudana qualitativa contnua e indivisvel. Assim, as percepes encontram-se menos em ns do que no mundo que nos rodeia, ou melhor, as percepes, enquanto divises e imobilizaes ilusrias desta mudana qualitativa contnua e indivisvel, surgem no mundo e movem-se em nossa direo. por isso que, no exterior, a percepo j se apresenta como um movimento, e mais, como uma quantidade homognea da qual faz parte o prprio movimento, mas tambm o mvel que realiza este movimento, a saber, a matria extensiva j recortada em coisas e em corpos moventes. Contudo, ao encontrarnos, a percepo atrai, enquanto uma quantidade homognea (movimento e mvel), uma ou mais lembranas de um dos planos da Memria com a qual formar a sensao. Esta, no entanto, tambm ilusria porque, ao apresentar-se como uma sucesso descontnua de qualidades heterogneas, oculta a continuidade indivisvel da mudana qualitativa em nosso interior, ainda que, segundo Bergson, seja mais fcil intuir a mudana qualitativa atravs da sensao do que por meio da percepo. No sinal de trnsito, por exemplo, o motorista percebe exteriormente o movimento sucessivo das luzes coloridas, experimenta interiormente cada uma destas cores, mas no apreende a continuidade indivisvel entre o verde, o amarelo e o vermelho, e mais, entre tais cores e si prprio. Pois, desde o Ensaio sobre os dados imediatos da conscincia, a intuio como mtodo aparece como a apreenso imediata da durao, isto , da mudana qualitativa que, a

Revista Geografares, n9, p.1-28, jul./Dez., 2011 ISSN 2175 -3709

http://www.periodicos.ufes.br/geografares Tempo e espao, mudana e movimento, percepo/sensao e lembrana em Henri Bergson Modenesi, J.C.

partir e atravs da atualizao do passado em presente, constitui a prpria quantidade homognea. Da a afirmao de Jean-Louis Vieillard-Baron segundo a qual (...)
(...) O Ensaio tinha mostrado brilhantemente que em toda quantidade h um elemento qualitativo que o conhecimento do mundo negligencia, mas que o filsofo deve reconhecer, pois a qualidade da durao o que degenera em quantidade espacial, enquanto que em relao ao espao quantitativo,

19

quantificado e medido pela cincia, no podemos remontar qualidade. (Vieillard-Baron, 2007, p.61)

Ao criticar aquilo que define como dualismo vulgar, Bergson quer demonstrar que, ao invs de uma diferena de natureza, h somente uma diferena de grau entre a quantidade homognea e a qualidade heterognea. A quantidade homognea e a qualidade heterognea no possuem uma diferena de natureza entre si porque, embora sejam produtos artificiais respectivamente da percepo e da sensao, so produzidas a partir da mesma matria prima: a mudana qualitativa.
Ento um ltimo ponto restaria elucidar: como se opera a contrao, no mais, certamente, de movimentos homogneos em qualidades distintas, mas de mudanas menos heterogneas em mudanas mais heterogneas? Mas a essa questo responde nossa anlise da percepo concreta: essa percepo, sntese viva da percepo pura e da memria pura, resume necessariamente eu sua aparente simplicidade uma multiplicidade enorme de momentos. Entre as qualidades sensveis consideradas em nossa representao e essas mesmas qualidades tratadas como mudanas calculveis, h portanto apenas uma diferena de ritmo de durao, uma diferena de tenso interior. Assim, atravs da idia de tenso, procuramos suspender a oposio da qualidade quantidade (...) (Bergson, Op. cit., p. 288 e 289)

Ento, se h uma diferena entre as duas, esta necessariamente a de grau ou intensidade. A diferena de grau ou intensidade, por sua vez, corresponde alterao, variao, modulao da contrao de um dos planos na Memria no processo de atualizao. Nas quantidades homogneas, a mudana qualitativa possui um grau de heterogeneidade menor, uma vez que a contrao modulada em um nvel to baixo que, ao longo da atualizao, este plano da Memria verte uma ou mais lembranas que, sempre em sntese com as percepes em nosso exterior, distendem-se a ponto de tornarem-se extenso material e, por conseguinte, coisas, corpos e movimento. Inversamente, na qualidade heterognea, a mudana qualitativa tem um grau de heterogeneidade maior, j que a contrao de um dos planos da Memria modulada
Revista Geografares, n9, p.1-28, jul./Dez., 2011 ISSN 2175 -3709

http://www.periodicos.ufes.br/geografares Tempo e espao, mudana e movimento, percepo/sensao e lembrana em Henri Bergson Modenesi, J.C.

em um nvel mais alto, de tal modo que, durante a atualizao, este plano da Memria verte uma ou mais lembranas que, sempre em coalescncia com as percepes em nosso interior, tornam-se atributos das coisas e dos corpos ao modo de qualidades fechadas e distintas umas das outras. Mas se a atualizao por contrao relaciona-se Memria formada por planos diferentemente contrados porque as quantidades homogneas (presente) so compostas por lembranas advindas de planos 20 mais contrados (passado), ou seja, de planos nos quais as lembranas renem-se por semelhana, ao passo que as qualidades heterogneas (presente) so constitudas por lembranas oriundas de planos menos contrados (passado), isto , de planos nos quais as lembranas ligam-se por contigidade ou cronologia, de tal maneira que possuem uma especificidade maior (data e lugar). De fato, na teoria bergsoniana, a atualizao aparece como um conceito complexo. Tal complexidade deve-se ao fato de que a atualizao consiste numa espcie de linha divergente. Isso quer dizer que o atual requer o virtual como a sua condio de possibilidade, embora o primeiro no se assemelhe nem tampouco se identifique ao segundo. bem verdade que as percepes no presente escolhem as lembranas no passado atravs das relaes de semelhana. Como foi colocado, elege-se um dos planos da Memria, do qual se convoca uma ou mais lembranas que melhor atendam s exigncias prticas das percepes. No entanto, ao aderir convocao, descrevendo o movimento do passado em direo ao presente, as lembranas divergem, mudam, diferenciam-se de si mesmas, de tal modo que, ao entrar em coalescncia com as percepes, j no so o que eram no passado. Aqui tambm podemos notar um claro acento platnico: a atualizao como um processo demirgico. Mas, enquanto em Plato, as Idias so efetuadas sob o comando da identidade e da semelhana, j em Bergson, a semelhana limita-se apenas ao apelo do presente ao passado, j que a efetuao do passado ao presente d-se por dessemelhana. Aqui, podemos visualizar a lembrana atualizando-se por graus cada vez menores de semelhana. A princpio, a lembrana ao modo da idia; em seguida, como imagem-lembrana; e por fim, sob a forma de percepo. Na verdade, Bergson no deixa claro o estatuto da lembrana ao modo da idia. Grosso modo, diz que se trata de uma antiga percepo, isto , uma percepo que, ao perder o carter ativo, torna-se uma lembrana ao modo da idia.

Revista Geografares, n9, p.1-28, jul./Dez., 2011 ISSN 2175 -3709

http://www.periodicos.ufes.br/geografares Tempo e espao, mudana e movimento, percepo/sensao e lembrana em Henri Bergson Modenesi, J.C.

Pois, para ele, esta a grande diferena entre a percepo e a lembrana: a percepo age ao passo que a lembrana .
Mas existe bem mais, entre o passado e o presente, que uma diferena de grau. Meu presente aquilo que me interessa, o que vive em mim e, para dizer tudo, o que me impele ao, enquanto meu passado essencialmente impotente. Detenho-me nesse ponto. Opondo-o percepo presente, iremos compreender melhor a natureza daquilo que chamamos lembrana pura. (Bergson, Op. cit., 186)

21

Diz tambm que, atravs da atualizao, as lembranas ao modo das idias so capazes de intervir na mudana qualitativa, contribuindo para a produo das sensaes e das aes indeterminadas e imprevisveis, isto , fenmenos da ordem do novo e da liberdade. Isso encontra confirmao na anlise operada por Franois Meyer pela qual (...)
(...) Cada um de nossos estados concentra dentro de sua indivisibilidade todo o passado, ao qual se acrescenta o presente. Nenhum jamais se identifica nem tampouco se assemelha completamente a outro, pois dois estados jamais poderiam ter o mesmo passado com o qual se reflete. No se assemelhando a nada que o precede, cada momento radicalmente novo, sem medida comum com o passado. Esse um momento original de uma histria no menos original, uma autntica criao, como a obra de um autor. (Meyer, 1985, p. 38)

Ora, se as lembranas ao modo das idias interferem na mudana qualitativa, podemos fazer hiptese no sentido de que se trata de qualidades. Mas podemos chegar mesma concluso caso consideremos o fato de que, na condio de antigas percepes ou mesmo de ex-sensaes, as lembranas no podem ser seno qualidades. Curiosamente, na teoria bergsoniana, a percepo assoma como uma qualidade atual e ilusria, ao passo que a lembrana aparece como uma qualidade virtual e real. A percepo uma qualidade atual porque se encontra no presente cujos atributos so a atividade, a transitoriedade de si para consigo, a posteridade de si para com o passado que lhe anterior e a simultaneidade entre si e o passado que tambm lhe contemporneo. Mas igualmente uma iluso porquanto resulta da diviso e da imobilizao arbitrrias da mudana qualitativa. Por outro lado, a lembrana uma
Revista Geografares, n9, p.1-28, jul./Dez., 2011 ISSN 2175 -3709

http://www.periodicos.ufes.br/geografares Tempo e espao, mudana e movimento, percepo/sensao e lembrana em Henri Bergson Modenesi, J.C.

qualidade virtual j que, antes da atualizao, ocupa o passado cujas propriedades so a inatividade, a permanncia de si para consigo, a anterioridade de si para com o presente que lhe posterior e a simultaneidade entre si e o presente com o qual coexiste. Sua realidade determinada pela primeira propriedade do passado, a permanncia, visto que ela sem agir, ou antes, porque no age. Contudo, desde que a percepo faz uma escolha, encetando o processo de 22 atualizao, a lembrana apresenta uma dessemelhana pela qual deixa de ser uma idia para torna-se uma imagem: a imagem-lembrana. Segundo Bergson, tal diferenciao deve-se ao fato de que, atravs da atualizao, a lembrana afasta-se do passado ao mesmo tempo em que se aproxima do presente. Aqui, devemos observar que, no Tempo ao modo do presente, a mudana qualitativa contnua e indivisvel, de tal modo que ela se estende ao infinito. Isso significa que a mudana qualitativa extensa. Ocorre que toda extenso matria. Mas a matria necessria e imediatamente imagem, uma vez que, tal como entende Bergson, a percepo e o percebido so o mesmo. por isso que, ao aproximar-se do presente, a lembrana torna-se imagtica, embora ainda no tenha adentrado a mudana qualitativa atravs da sntese com a percepo. Pois, ao misturar-se percepo, a lembrana sob a forma da imagem ganha a atividade da qual carecia ao modo da idia. Na verdade, de certo maneira, ela deixa de ser lembrana, ainda que mantenha relaes com a Memria na qual se encontrava. Do contrrio, como reconheceramos a influncia do passado sobre o presente? Por isso, Bergson alerta-nos sobre a dificuldade em traar com clareza as linhas que separam cada uma das fases da lembrana ao longo da fase de atualizao. De idia imagem-lembrana, de imagem-lembrana percepo, a atualizao da lembrana testemunha o processo atravs do qual o passado vai ao encontro do presente a fim de realizar a maior das snteses: a sntese temporal. Neste ponto, no entanto, devemos da crtica de Kant ao conceito de sntese em Plato. No platonismo, atravs da imitao, a coisa sensvel no presente participa da Idia no passado, o que tambm evidencia uma sntese temporal. Para Kant, porm, tal sntese no possvel, j que se trata de dois Tempos distintos por natureza e, por conseguinte, auto-excludentes. como se tentssemos misturar a gua ao azeite - uma mistura

Revista Geografares, n9, p.1-28, jul./Dez., 2011 ISSN 2175 -3709

http://www.periodicos.ufes.br/geografares Tempo e espao, mudana e movimento, percepo/sensao e lembrana em Henri Bergson Modenesi, J.C.

impossvel. Pois uma das maiores realizaes tericas de Bergson foi a de formular uma nova e engenhosa soluo para o problema levantado por Kant. Segundo ele, a referida sntese no somente possvel como tambm necessria porquanto, antes de uma diferena de natureza, h uma diferena de grau entre o passado e o presente. que, se o passado apresenta inmeros graus de contrao, o presente no seno o grau mais contrado do passado (coexistncia e coextenso). Da por que, ao buscar o presente a 23 fim de operar a grande sntese, o passado acaba encontrando a si mesmo. Mas, se o presente o grau mais contrado do passado, significa que, em conseqncia desta situao-limite, h tambm uma diferena de natureza entre o presente e o passado. Para alm da simultaneidade enquanto uma natureza em comum, o passado inativo, permanente e anterior, ao passo que o presente ativo, transitrio e posterior. Donde por que, ao encontrar a si mesmo, o passado encontra igualmente o outro, ou seja, o presente. Portanto, podemos concluir que o presente e no o passado, o que, longe de configurar uma contradio lgica, constitui um paradoxo estrutural do prprio Tempo. A redescoberta do Tempo ao modo do passado a maior contribuio de Bergson para o pensamento filosfico. Trata-se do passado sob a forma da Memria, a Memria metafsica, uma Memria que, ao invs de ser uma faculdade superior de um suposto sujeito transcendental ou uma mera propriedade do crebro, constitui-se como uma virtualidade assubjetiva, impessoal e pr-individual, ao mesmo tempo em que se constitui como a condio sob a qual se produzem as subjetividades em geral. Donde por que concordamos com Bento Prado Jnior para quem (...)
(...) Se a reduo bergsoniana instaura (...) um campo de experincia transcendental, no ser no interior de uma subjetividade constituinte. Pelo contrrio, a partir da noo de indeterminao ou de introduo de novidade que assistiremos, interior do campo transcendental, ao nascimento da prpria subjetividade. (Prado Jnior, 1988, p. 145 e 146)

Se considerarmos que a liberdade o problema de fundo do pensamento bergsoniano, poderemos entender a razo pela qual o filsofo francs elabora tal teoria. A liberdade requer a emergncia do novo. O novo, por sua vez, exige uma criao absolutamente imprevisvel e indeterminada. Entretanto, no presente, tanto a qualidade
Revista Geografares, n9, p.1-28, jul./Dez., 2011 ISSN 2175 -3709

http://www.periodicos.ufes.br/geografares Tempo e espao, mudana e movimento, percepo/sensao e lembrana em Henri Bergson Modenesi, J.C.

como a quantidade podem ser previstas e predeterminadas. que ambas resultam da diviso, da imobilizao e da seleo artificiais da mudana qualitativa. Talvez o exemplo mais claro disto seja a prpria cincia, mbito no qual se opera uma reduo da complexidade do real, de tal modo que, atravs de poucas variveis, formulam-se problemas para solues j dadas de antemo. Mas se, no presente, a mudana qualitativa caracteriza-se pela indeterminao e imprevisibilidade, o que lhe confere tais 24 caractersticas? A qualidade, responde Bergson, mas a qualidade virtual e real, ou seja, a lembrana. Tal como foi colocado anteriormente, o estatuto da lembrana pode ser entendido de acordo com duas chaves: por um lado, ao perder o carter ativo, a percepo ou mesmo a sensao torna-se uma lembrana na proporo em que retrojetada sobre a Memria metafsica; por outra, ao ocupar esta Memria, a lembrana pode ganhar uma nova atividade na medida em que seja atualizada. Trata-se de uma atualizao por dessemelhana, uma vez que a lembrana sofre uma transformao qualitativa ao longo deste processo. Mas, alm de ser paciente, a lembrana tambm agente. Ocorre que, ao entrar em coalescncia com a percepo que a atraiu, a lembrana cria uma nova sensao. Isso somente possvel porque, sob a percepo enquanto uma qualidade atual e ilusria, h a mudana qualitativa interior sobre a qual intervm a lembrana enquanto uma qualidade virtual e real. Pois a interveno da lembrana sobre a mudana qualitativa interior no seno o limite extremo do processo de atualizao por diferenciao. Consideraes finais Atravs do processo de atualizao por diferenciao, a qualidade capaz de criar o novo e, por conseguinte, ensejar a liberdade. Entretanto, uma questo impe-se de imediato: se a emergncia do novo e da liberdade exige no menos do que uma diferenciao radical, a qualidade realmente capaz de tal radicalidade? Ao escrever Diferena e Repetio, Deleuze desenvolve uma teoria monumental sobre o tema em questo. Para ele, a diferenciao radical no passa pela qualidade, nem tampouco pela quantidade, mas pela intensidade. Conquanto no se possa negar a diferenciao qualitativa, esta j se encontra por demais submetida s relaes de identidade, de semelhana, de analogia e de oposio. Para tanto, faz-se necessrio outra diferenciao, uma diferenciao radical, uma diferenciao que primeira em relao
Revista Geografares, n9, p.1-28, jul./Dez., 2011 ISSN 2175 -3709

http://www.periodicos.ufes.br/geografares Tempo e espao, mudana e movimento, percepo/sensao e lembrana em Henri Bergson Modenesi, J.C.

ao diferenciado que segundo. Por isso, no se trata de uma diferenciao em que uma coisa se diferencia de outra coisa ou mesmo de si prpria, a exemplo do que acontece com a qualidade, ainda que esta seja impulsionada fora da primeira diferenciao. Pois tudo uma questo de fora, de potncia, de intensidade. a fora que distingue a primeira da segunda diferenciao, de tal maneira que Deleuze chega a lhe dar outro nome: diferenao. A diferenao a prpria Diferena diferenciando-se, a Diferena 25 pura, a Diferena como a potncia a partir da qual se operam as diferenciaes, donde se conclui que ela no qualitativa nem tampouco quantitativa, mas intensiva. Neste artigo, porm, no nos cabe detalhar a teoria deleuzeana da Diferena. Por enquanto, basta que se compreenda a questo da diferenciao qualitativa. Ao contrrio do que pensava Bergson, o processo de atualizao de uma suposta qualidade virtual e real no capaz de criar o novo nem de ensejar a liberdade, visto que se trata de uma diferenciao ainda circunscrita aos limites do Mesmo. Aqui, o limite no outra coisa a no ser um sinal de incapacidade, de impotncia, de ausncia desta fora pela qual o mundo livremente se renova. bem verdade que, ao conceber o conceito de contrao, Bergson intui a necessidade de uma diferenciao intensiva. Para ele, a contrao estrutura a Memria, assim como opera a atualizao das lembranas. O problema o de que, na contrao, ainda se trata de uma fora exercida sobre pretensas qualidades virtuais e reais (as lembranas): na Memria, a contrao comprime as lembranas em diferentes graus, ao passo que, na atualizao, a contrao modela e transforma as lembranas. Este conceito de fora o que, por vezes, leva Bergson a pensar na qualidade virtual e real (a lembrana) em termos de intensidade.
A memria, portanto, tem seus graus sucessivos e distintos de tenso e de vitalidade, difceis de definir (...) H sempre algumas lembranas dominantes, verdadeiros pontos brilhantes em torno dos quais os outros formam uma vaga nebulosidade. (Bergson, Op. cit., p. 199 e 200)

nesse sentido que, correndo o risco de cairmos numa certa tautologia, devemos dividir o misto mal formado dentro do prprio pensamento de Bergson: a qualidade qualitativa, ao passo que a intensividade intensiva - ainda que a primeira possa decorrer da segunda. Enquanto a diferenciao qualitativa delimitada pela semelhana e pela identidade, a diferenciao intensiva (diferenao) desconhece tais limites, de tal modo que vai ao encontro da singularidade. Outro conceito importante no

Revista Geografares, n9, p.1-28, jul./Dez., 2011 ISSN 2175 -3709

http://www.periodicos.ufes.br/geografares Tempo e espao, mudana e movimento, percepo/sensao e lembrana em Henri Bergson Modenesi, J.C.

mbito da filosofia deleuzeana, a singularidade contrape-se aos princpios da identidade, da semelhana, da analogia e da oposio, ao revelar a fora, a potncia, a intensidade de uma diferenciao radical sem a qual o mundo no poderia livremente se renovar. Com isso, possvel compreender que, desde que as qualidades atuais e ilusrias (as percepes e as sensaes dos corpos fsicos) so retro-jetadas do presente 26 sobre o passado, onde pretensamente se tornam qualidades virtuais e reais (as lembranas da Memria metafsica), Bergson re-encobre aquilo que havia redescoberto para a filosofia: justamente o Tempo ao modo do passado. Se o metafsico engendra o fsico, se o virtual produz o atual, se o passado funda o presente, porque, tal como tentamos mostrar nesta anlise final, o passado ocupado no por qualidades, mas por singularidades cuja atualizao por diferenciao intensiva cria o presente enquanto a temporalidade na qual assomam o novo e a liberdade. Da, inclusive, a crtica de Heidegger ao conceito de Tempo qualitativo formulado por Bergson.
O Tempo enquanto intratemporalidade surge, no entanto, de um modo essencial de temporalizao da temporalidade originria. Esta origem diz que o Tempo no qual nasce e perece um ente simplesmente dado um fenmeno autntico do Tempo e no a exteriorizao para o espao de um Tempo qualitativo, como pretende fazer crer a interpretao do Tempo feita por Bergson, que, do ponto de vista ontolgico, inteiramente insuficiente e indeterminada. (Heidegger, 2001, p. 128)

A propsito, uma crtica que parece ecoar ao fundo do prprio pensamento de Deleuze.
Em sua prpria natureza, a diferena nem qualitativa nem extensiva. Observemos, primeiramente, que as qualidades tm muito mais estabilidade, imobilidade e generalidade do que s vezes se diz. Trata-se da ordem das semelhanas. (...) certo que uma diferena qualitativa no reproduz ou no exprime uma diferena de intensidade. Mas, na passagem de uma qualidade a outra, mesmo sob o mximo de semelhana o de continuidade, h fenmenos de no correspondncia e de patamar, de choques de diferenas, de distncias, todo um jogo de conjunes de

disjunes, toda uma profundidade que forma uma escala graduada, mais que uma durao propriamente qualitativa. (...) Em suma, nunca haveria Revista Geografares, n9, p.1-28, jul./Dez., 2011 ISSN 2175 -3709

http://www.periodicos.ufes.br/geografares Tempo e espao, mudana e movimento, percepo/sensao e lembrana em Henri Bergson Modenesi, J.C. diferenas qualitativas, assim como no haveria diferenas quantitativas, se no houvesse a intensidade capaz de constituir umas na qualidade e outras no extenso, mesmo que ela parea se distinguir numas e noutras. Eis por que a crtica bergsoniana da intensidade parece pouco convincente. (...) espantoso que Bergson no tenha definido a durao qualitativa como indivisvel, mas como aquilo que muda de natureza ao dividir-se, como aquilo que no para de dividir-se ao mudar de natureza. (Deleuze, 1988, p. 381 e 382)

27

Revista Geografares, n9, p.1-28, jul./Dez., 2011 ISSN 2175 -3709

http://www.periodicos.ufes.br/geografares Tempo e espao, mudana e movimento, percepo/sensao e lembrana em Henri Bergson Modenesi, J.C.

Bibliografia BERGSON, Henri. A evoluo criadora. Trad. Bento Prado Neto. SP: Martins Fontes, 2005. BERGSON, Henri. Matria e memria. Trad. Paulo Neves. SP: Martins Fontes, 1999. 28 BERGSON, Henri. O pensamento e o movente. Trad. Bento Prado Neto. SP: Martins Fontes, 2006. RIQUIER, Camille. A durao pura como esboo da temporalidade eksttica: Heidegger, leitor de Bergson. Trad. Roberto Preu, in Imagens da imanncia. Escritos em memria de H. Brgson. Org. Eric Lecerf, Siomara Borba, Walter Kohan. BH: Autntica, 2007. WORMS, Frdric. Le vocabulaire de Bergson. Paris: Ellipses, 2000, p. 20 e 21. GILLOUIN, Ren. La philosophie de M. Henri Bergson. Paris: Bernard Grasset, diteur, 1911. DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. Trad. Luiz Orlandi. SP: Ed. 34, 1999. MOSS-BASTIDE, Rose-Marie. Bergson et Plotin. Paris: Press Universitaire de France, 1959. GILSON, Bernard. La revision bergsonienne de la philosophie de lesprit. Paris: Librarie Philosophique J. Vrin, 1992. ARAS, James Bastos. Bergson: a metafsica do Tempo, in Tempo dos Tempos. Org. Marcio Doctors. RJ: Jorge Zahar Editor, 2003. VIEILLARD-BARON, Jean-Louis. Compreender Bergson. Trad. Mariana de Almeida Campos. RJ: Vozes, 2007. MEYER, Franois. Bergson. Paris: Bordas, 1985. PRADO JNIOR, Bento. Presena e campo transcendental. SP: EDUSP, 1988. HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo (parte 2). Trad. Mrcia de S Cavalcante. Petrpolis: Editora Vozes, 2001. DELEUZE, Gilles. Diferena e Repetio. Trad. Luiz Orlandi e Roberto Machado. RJ: Graal, 1988.
Revista Geografares, n9, p.1-28, jul./Dez., 2011 ISSN 2175 -3709

You might also like