You are on page 1of 21

Resumo de Historia do Brasil

Capitulo 1: Brasil Colnia (1500-1822)


Para entender o que se passa no Brasil necessrio compreender o contexto histrico que o mundo esta vivendo no perodo. Contexto histrico: transio da Idade Media para Moderna, expanso martima.

A Europa no sec. XV: A Idade Media vai do sec. V ao XV, onde temos o Feudalismo, que se caracteriza por um poder descentralizado. Neste sistema, ocorre um grande nmero de Srs. Feudais, em conseqncia, h diversos feudos com diferentes moedas, impostos, etc. Neste contexto, os camponeses se mostram insatisfeito com o sistema feudal e aumentam presso e o risco de uma Revolta camponesa, dando inicio Crise Feudal. Ocorre unificao, sec. XV, Os Srs. Feudais, com o risco de perder seus poderes e privilgios, preferem centralizar o poder, escolhendo um nico Sr. Feudal, adotando exercito e impostos nicos, assim como a mesma moeda. Essa unificao econmica, poltica e territorial marca a transio da Idade Media para a Moderna. A nobreza mantm seu poder. A Idade Moderna, sec. XV ao XVIII, encontra-se o Absolutismo. Com o poder centralizado a burguesia se v em uma boa fase. Ocorre uma mudana na estrutura econmica necessrio frisar que o que sustentava o Feudalismo diferente do que vai sustentar o Absolutismo -. A formao dos estados nacionais conta com o apoio da burguesia, uma vez em que, o comercio passa a ser uma atividade fundamental para a economia. Formando, portanto, uma necessidade por novos consumidores. Portugal obrigado a procurar novos consumidores por mar, j que por terra teria que enfrentar Itlia. Acarretando na expanso martima. Resumo/Palavras Chaves: Transio da Idade Media para Moderna, Feudalismo para Absolutismo, Unificao, Poder descentralizado para Centralizado, Formao dos Estados Nacionais, Comercio Fundamental para economia, procura por novos consumidores, Expanso Martima.

Perodo Pr-Colonial ( 1500-1530):


Cabral cruzou o atlntico em 1500 porque Portugal tenta repetir o sucesso da Espanha mais ao norte. Por 3 dcadas, Portugal no foi capaz de encontrar uma rota de matrias preciosos na Colnia, assim, priorizou o comercio monopolizado de especiarias, do qual lhe davam altos lucros. A colnia se torna uma economia complementar para Portugal. O seu territrio era utilizado como ponto para paradas de seus navios, justificando a criao de Feitorias no seu litoral. A monocultura era exercida no local, s produzia-se para exportao. Originou-se o extrativismo de Pau-Brasil, dando altas margens de lucros. A mo-de-obra (MDO) usada foi indgena, organizada na forma de Escambo, a disparidade cultural entre as partes dava ambas uma sensao de lucro nesse comercio, o que tornava o extrativismo eficaz

Problemas do Brasil Pr- Colonial:

O sistema de feitorias no litoral no foi suficiente para impedir a ao de piratas. Franceses, Ingleses e Holandeses assiduamente roubavam matria prima, diminuindo lucratividade da metrpole, alm dos riscos de perda territorial. A queda dos lucros fez Portugal perder a rota de especiarias. Assim, ocorre a necessidade urgente de colonizao. Neste contexto de ocupar ou perder, o sistema de Capitanias Hereditrias foi opo de Portugal. Resumo/ Palavras Chaves: economia complementar, pau-brasil, monocultor, exportao, extrativista, MDO escrava indgena, escambo, Feitorias, Piratas, risco de perda territorial e lucros, Colonizao, Capitanias Hereditrias.

A colonizao:
- Modelo de Colonizao: o sistema de Capitanias Hereditrias foi escolhido por Portugal, a idia era repetir a experincia do sucesso das ilhas Atlnticas aonde Flandres produzia o acar em engenhos hidrulicos. O monarca tambm sonhava em passar o nus da colonizao para o setor privado, os donatrios. - Sistema de Capitanias Hereditrias: A capitania hereditria no era uma propriedade privada, era uma concesso eterna, para manter-la o donatrio teria que proteger, produzir e colonizar sua capitania. Devido as grandes responsabilidades e riscos, a alta nobreza recusa o convite da monarquia. A nobreza decadente de Portugal assume posio de donatrio, mesmo sem o capital suficiente para a eficcia da capitania. Os donatrios ganham direito as Sesmarias, propriedades privadas gratuitas. O foral, alm de explicitar deveres e direitos, permitia a doao de terras, dando aos donatrios a possibilidade de dividir as responsabilidades do policiamento das capitanias. Os lucros se davam atravs da venda de Sal para as mesmas e da coleta de impostos. No entanto, muitos se arruinaram, as nicas capitanias bem sucedidas foram So Vicente e Pernambuco, com agro manufatura da cana. Inicia-se com as Sesmarias, o modelo de agricultura Brasileira vigente ate hoje, o latifndio exportador que produz riqueza concentrada e misria ampliada. Os fracassos recorrentes inibiram a venda de sesmarias e a Coroa foi obrigada a intervir. Centralizar a administrao foi o subterfgio encontrado, porm as falncias continuaram. O sucesso de So Vicente e Pernambuco explicado pela riqueza de seus donatrios, o que uma exceo. Com suas riquezas, obtinham grande infra-estrutura, engenho, exrcito forte e diferentes rebanhos trazidos da Europa. Devido aos seus sucessos, sesmeiros ficaram atrados. No final do sec. XVII, no sustentava mais uma agricultura de grande porte. A regio empobrecida tornou-se plo de Bandeirantes. Pernambuco se torna maior que So Vicente pois tem uma localizao mais prxima da Europa e solo massap, atraindo Flandres. Os ndios, inclusive, no foram suficientes para demanda, o que deu inicio ao trafico de escravos. Resumo/ Palavras chaves: Necessidade de Colonizao presente, criao de Capitanias Hereditrias, a carta de doao hereditria, o Foral criado para definir direitos e deveres: proteger, produzir e

colonizar, donatrios decadentes, falncias, sucesso de So Vicente e Pernambuco, inicio ao trafico de escravos, ao dos bandeirantes, modelo agrcola implantado. A Igreja e o Poder:

A religio possua para a Monarquia, fins polticos. A idia de controlar os hbitos de um adulto europeu era fundamental. No permitindo que os colonos se perdessem das suas razes, tendendo a no tornar-se um sdito menos fiel. As crianas brancas educadas e catequizadas, quanto s matrias de formao geral eram ministradas, tinham tanto finalidade de controle poltico como de preparar futuros funcionrios pblicos ou, pelo menos, latifundirios. A catequese indgena tambm possui fins polticos, a idia era incorporar os nativos sociedade, assim tornando-as produtivas. O padroado, ento, passa a existir em Portugal, Espanha e Frana. O rei torna-se chefe da religio, constri templos, nomeia glricos, recolhe dzimo. Em meio a Reforma religiosa o papado v esse fenmenos como estratgia para frear o Protestantismo e os monarcas o caminho do Absolutismo. Resumo/ Palavras chaves: Religio para fins polticos, Padroado, novos funcionrios pblicos, reforma religiosa, frear o protestantismo, caminho para o Absolutismo. Economia Colonial:

- O Plantation e a fome: O Plantation um latifndio exportador baseado na MDO escrava e na monocultura. Inerente a sua exportao, est a decadncia do mercado interno que gerava desabastecimento. A fome idmica nascia da riqueza, ao contrario do que dizia Malthos. As melhores terras visavam o mercado externo, gerando pobreza. Tentando reverter o problema a monarquia criou uma lei que impunha ao latifndio a plantao de mandioca para o mercado interno (M.I.). Os latifundirios boicotaram a lei, julgando-a como desperdcio. Com a tentativa falha, foram tabelados preos do mercado interno, na tentativa de libertar o latifndio do mercado externo e reverter fome. Esse produtor tem como caracterstica comum o uso da MDO familiar e priorizao do mercado local. Este pequeno produtor pode ser de qualquer etnia, ter ou no escravos. Resumo/ Palavras chaves: Latifndio exportador baseado na MDO familiar e monocultura gera fome. Criao da lei para extinguir a fome, boicotada pelos latifundirios. Tabela-se os preos do mercado interno incentivando pequenos produtores visando o mercado local.

- A Plantation canavieira: Duas elites dominavam a cultura canavieira: Srs. de Engenho ( mais rica, com mais lucros) e os canavieiros ( ricos, possuam latifndio e escravos tambm, mas lhe faltava o refino do produto). No sec. XVII(1.600) surgiu uma classe mdia envolvida na produo de cana os canavieiros obrigados -, usavam as terras dos latifundirios e em troca davam 50% da produo ou a vendiam totalmente ao dono. Essa classe no utiliza MDO familiar, quase sempre possuam em torno de 10 escravos.

- Algodo no Maranho: possua reservas naturais de algodo. A exausto das reservas gerou a Plantation, que usava MDO escrava indgena. Com a guerra da independncia no EUA e a guerra de sucesso, ocorreu o aumento do preo mundial do produto e a produtividade na regio sul declinasse. Com o preo mundial subindo muitos canavieiros adotaram a nova cultura. Apesar da proibio da MDO escrava indgena, os latifundirios utilizavam o subterfgio chamado guerra justa, que permitia o aprisionamento dos ndios caso ocorresse um ataque dos mesmos. - Tabaco: destinava-se ao mercado africano, atravs do escambo, trocava-se o tabaco por escravos africanos. Localizado no recncavo Baiano, longe do litoral. Esta elite precisava de menos capital que a canavieira. - Pecuria: A elite desta comparadas as demais a mais precria, uma vez em que, a produo destinada ao mercado interno e utilizava MDO livre. Por ser um produto perecvel o lucro baixo. Estabeleciam-se no interior do NE e sul do pas. A MDO escrava era nfima pelo fato da facilidade de fuga. No sec. XVIII(1700) ocorre o crescimento devido descoberta do ouro, ampliando o mercado interno ate ento inexistente. Este crescimento traz o choque dos ndios e a expanso territorial. - Drogras do Serto: O vale amaznico era prioridade dos jesutas devido a grande densidade demogrfica de ndios na regio. Resumo/ Palavras chaves: Plantation, latifndio, monocultura, monoplio, mercado externo prioritrio , escravido, concentrao de riqueza e aumento da misria, agro manufatura da cana.

Invases Holandesas no Nordeste:


1) Unio Ibrica( 1580-1640): se caracteriza pela dominao da dinastia espanhola sobre portuguesa. O trono de Felipe II foi apoiado pela elite que via uma aumento de seus privilgios com a possibilidade de comercio com a Espanha, quanto igreja que visava fortalecer a Espanha para auxiliar na tentativa de frear o Protestantismo. Ao contrrio do objetivo inicial, os gastos com as guerras com os protestantes trouxeram o esvaziamento dos cofres portugueses, que por sua vez, no possuam o mesmo capital que a Espanha. Crise Portuguesa e o beneficiamento da Igreja. 2) A Proclamao da Repblica Calvinista da Holanda: Flandres era uma possesso espanhola que absorvera o Calvinismo como religio majoritria. Felipe II tentou intervir na regio, a vitoria era Calvinista. Nascia a Republica da Holanda. Felipe II probe a comercializao da republica com Pernambuco, impondo-lhes grandes prejuzos. A retaliao no tardaria. 3) A CIA das ndias Ocidentais: A burguesia da Holanda no aceitou o prejuzo. Um grupo de burgueses, com apoio do governo, criou a CIA para retomar o comercio canavieiro e pensou em invadir o nordeste. O foco inicial era Salvador, onde dominariam a sede do Governo Geral. Para desestruturar a resistncia, em 1620 e 24, fracassaram. A opo ento foi Pernambuco, uma vez em que, existia a disperso da populao, facilitando o ataque. 4) Os primeiros anos de Dominao (1630-1642): O Governo e as leis passaram a ser Holandesas. A invaso no trouxe os lucros esperados devido inexperincia para a produo, alm dos conflitos com os produtores de cana-de-acar. Para acabar com os conflitos com os Srs. de Engenho a soluo foi a no tomada das terras, deixando-os produzir, o interesse era comercializar, foi definido ento s poderia ser comercializado com a CIA das ndias Ocidentais.

O prncipe holands Mauricio de Nassau era o principal administrador, e fez tudo para que os Srs. de Engenho colaborassem com os holandeses: cobravam metade do valor do impostos, adiava as cobranas, etc. 5) A libertao de Portugal a Espanha(1640): A unio ibrica tinha sufocado Portugal, graas ao auxilio militar da Inglaterra, finalmente se rebelou e separou o pas da Espanha. Desse modo Portugal volta a ter seu prprio Rei. Com um novo Rei, ocorre tentativas de acordo com os holandeses, mas Nassau avanou sobre o Maranho e frica, ocupou os portos de Angola para garantir os escravos. 6) Holanda Afundada em dividas(1654): Os holandeses tinham gasto muito dinheiro travando guerras contra a Espanha e Ingleses, as derrotas afundaram-na em um mar de dividas Assim, j no podendo desperdiar com o Brasil, aumentou os impostos, cobraram-se dividas, etc., dando inicio as revoltas. Foram atacados e venceram inmeras vezes, a Holanda nunca foi derrotada por completo, mas estava gastando mais em batalhas do que estava lucrando com o acar no Brasil. A Holanda fez as malas e retirou-se do Brasil em 1654. 7) Tratado de Haia (1661): O tratado de paz estabelecia que Portugal deveria pagar uma indenizao a Holanda pela perda do Nordeste.

Resumo/Palavras chaves: Dominao da Espanha sobre Portugal, Rei espanhol assume Portugal devido crise financeira, Proclamao da Republica Calvinista que durou 24 anos, Ingleses ajudam Portugal a se libertar da Espanha, Crise financeira Holandesa a faz abandonar o Brasil. Tratado de Haia, paz, assinado entre Holanda e Portugal.

Crise do Acar:
Os holandeses desistiram do Brasil, no do acar. Passaram a produzir nas colnias nas Antilhas, no Caribe. A concorrncia fez diminuir o preo internacional e reduzir os lucros portugueses. Em 1650, a exportao rendia 3,8 milhes de libras enterlinas, em 1710 caiu para 1,7 milho. - Revoluo dos preos do sec. XVI: os preos do acar na Bahia aumentavam continuamente. Na Europa chegara grandes quantidades de ouro e prata, que estimulavam os negcios favorecendo o comercio de acar. - Europa sec. XVII: viveu uma forte crise econmica devido guerras, ocasionando falncia de banqueiros e donos de manufaturas, diminuio de prata e ouro, com isso os preos decaram. Epidemias como febre amarela e varola agravaram ainda mais a economia ao matar inmeros escravos. Os traficantes aumentaram o preo dos escravos no mercado. - Portugal no era mais o mesmo: no final do sec. XVII, pases mais fortes como Inglaterra, Holanda e Frana, tomam a maior parte dos pontos comerciais. A grandeza de Portugal era baseada nas riquezas do Brasil, por isso criou- se varias leis para aumentar o controle da colnia: navios estrangeiros no podiam mais parar nos portos do Brasil e o os navios sados daqui s poderiam parar em porto de Portugal. O comercio era exclusivo de acordo com o Rei. Aumento de impostos e controles coloniais causaram insatisfao e atritos com os colonos.

Resumo/Palavras chaves: A concorrncia com os holandeses em conjunto com a crise econmica da Europa diminuram os lucros. Portugal se v em crise econmica e impe leis e aumenta os impostos, dano exclusividade comercial a Portugal. Insatisfao dos colonos, em conseqncia, revoltas.

Movimentos Nativistas:
So movimentos pr-iluministas que buscam a independncia, eram realizados por portugueses que no se percebiam brasileiros. - Revolta de Beckman (1684): A colnia ibrica havia fragmentado a colnia separando o Maranho do Brasil. Paltos era a maior mina de prata da regio e vulnervel devido aos rios navegveis da Amaznia. Aps a ascenso dos Baganas, foi criado um conselho que tem como estratgia fortalecer o Pacto Colonial, repassando a burguesia a obrigao de fiscalizar. Com eficcia do Pacto, os latifundirios entraram em crise, os importados encareceram e os produtos da regio baratearam. A CIA usufrua do monoplio. A rebelio aconteceu e as propriedades da CIA atacadas. A monarquia reage, esquarteja-se e expe-se o corpo de Beckman, dizimando medo e impondo ordem; expulso dos jesutas para facilitar escravizao indgena pela elite local; mudana da cpula diretora da CIA para gerar expectativa de melhora para populao. - Revolta da Cachaa(1661, RJ): contra o aumento de impostos sobre a bebida. - Revolta do Nosso-Pai (1666, Pernambuco): contra o abuso dos governadores. - Revolta do Sal (1711, Santos e SP): contra o aumento do sal, que acabava influenciando no aumento da alimentao.

Sociedade Mineradora
- A descoberta: A principal economia do perodo colonial foi o acar, entretanto, a decadncia dessa atividade acarretou no prejuzo no Errio portugus. Com isso, a Coroa voltou a incentivar a procura de metais no Brasil. No final do sec. XVII, durante a crise, foram encontradas grandes minas de ouro, em especial em MG, pelos bandeirantes paulistas. - Ao dos Bandeirantes: Luta destemida na selva procura de ouro e diamantes. Homens que deixavam rios de sangues por onde passavam. Com a ocupao dos Holandeses no nordeste e, assim os portos de angola que forneciam escravos para o Brasil, os Srs. de Engenho necessitavam de MDO e os bandeirantes encubiram-se de ir ate o interior do Brasil atacar aldeias para conquistas de escravos a serem vendidos para os colonizadores. - A forte Imigrao, Brasil para Brasil: Em MG, o ouro atraiu pessoas variadas, diferente nveis sociais e tnicos. Tal fato levou a ocorrncia de um conflito A guerra dos emboabas -, entre vicentinos (descobridores das minas) e forasteiros, todos visando posse das minas. O aumento populacional teve como conseqncia a crise do abastecimento interno. - Guerra dos Emboabas(1709): Paulistas x no-Paulistas disputavam posse das minas. Os forasteiros eram homens livres e pobres, atrados pelo sonho. A renda do grupo era alta dentro do mercado inflacionrio, trazendo misria como a maioria na sociedade.

- Guerra dos Mascates (1710): Vila de Olinda x povoado do Recife. A burguesia dominava o Recife e os Srs. de Engenho Olinda. Comerciantes e credores dos latifundirios, queriam transformar o povoado em Vila. Como medida, o Rei fortalece o Pacto Colonial mudando a condio de Recife, os Srs. de Engenho atacam o projeto Vila. A administrao das Minas.

Com a descoberta das minas e pouco controle, a sonegao era o maior dos problemas. O rei, obedecendo lgica mercantilista, tomou uma srie de medidas para fortalecer o controle: 1) Envio s minas de um governador, ministro de justia e um grande contingente de soldados. 2) Aplicao do Regime das Minas de Ouro, de 1702, que duraria ate o fim da minerao na regio. Criao de vrios cargos, inclusive do Superintendente das Minas, responsvel por interpretar e executar a lei, subordinado somente ao Conselho Ultramarino. 3) Criao de impostos: a capitao , que consiste na cobrana de impostos pela quantidade de escravos, mas logo abolido pois sobretaxava o minerador e diminua o lucro da metrpole. 4) A Finta: a cobrana de 30 arrobas anuais de toda populao, tambm abolido, pois limitava o lucro mximo da metrpole. 5) A criao das Casas de Fundio, que transforma ouro em p, que acabou por facilitar a camuflagem e a sonegao. Assim, o ouro agora seria feito em barras e com selo real, assim o Quinto( 20%), j seriam cobrados automaticamente. 6) Transferncia da capital de Salvador para o Rio de Janeiro, 1763, tornando o RJ o principal porto colonial. 7) Criao do Distrito Diamantino: descoberta de diamantes em Arraial do Tijuco, concedendo a um particular a exclusividade na extrao, destinando uma parte a Coroa. Aps a Guerra dos Emboabas foi institudo um sistema de sorteio de Datas. A 1 data seria entregue ao descobridor, a 2 seria propriedade do Rei e, logo em seguida, leiloava, a 3 eram sorteadas obedecendo ao critrio de posses de escravos, quanto maior o numero de escravos maior a chance de ser sorteado (mnimo de 12 escravos). - Vila Rica, gente Pobre. : Com o sistema de Datas, os mais ricos foram favorecidos e os pobres iludidos. Os faisadores eram atrados a regio pelo sonho de enriquecer( faiscaes- lugares menos provveis de ter ouro). Este sistema, entretanto, no garantia lucro para os donos das datas escolhidas no inicio do sorteio, visto que a extrao ainda no era uma atividade requeria grande aparato tecnolgico no inicio do sec. XVIII. O tratado de Metheun, de 1703, conhecido como tratado de panos e vinhos com a Inglaterra, fizeram com que grandes partes do lucro da extrao deslocassem diretamente para este pas. A grande quantidade de ouro extrado tambm aumentou os preos, no s na regio de minas, como em todo o Imprio Portugus. Urbanizao: O descobrimento das minas acarretou no desenvolvimento das regies vizinhas. Com a urbanizao nessas reas, mais opes de empregos surgiram para o segmento populacional. Assim, uma nova classe social surgiu: A intermediria. Esta classe constitua em comerciantes, sapateiros, etc. Dando populao mais mobilidade social.

Sociedade mineradora: Composta pela Elite, dona de minas e altos funcionrios pblicos, classe mdia urbana, homens livres e pobres, escravos, sendo os dois ltimos quase no mesmo patamar da sociedade. A decadncia das minas:

Como o ouro no um bem renovvel da natureza, a extrao do mesmo comeou a dar sinais de esgotamento a partir de meados do sec. XVIII. Uma quantidade cada vez menor de minas eram descobertas, as existentes davam claros sinais de esgotamento. Como medida de contornar o problema a Coroa aumentou a represso fiscal, atravs do alvar de 1785 revogando a permisso de Pombal em criar manufaturas e criando a derrama, em 1962, que consistia em cobrar dos habitantes 100 arrobas anuais de ouro que, se no fossem pagas, seriam cobradas a fora, de forma indiscriminada. Essa medida mostrou-se infrutfera e acabaria por fomentar um dos maiores movimentos de contestao da dominao portuguesa, a Inconfidncia Mineira. Alm da crise financeira a Coroa tinha que lidar com outro problema, a expanso dos ideais Iluministas na Europa, que ameaava os regimes absolutistas. A Coroa focou-se em fortalecer o Estado e aumentando a rigidez na fiscalizao da colnia. Contribuindo, portanto, para o ideal separatismo no Brasil, tambm influenciado no Iluminismo.

A inconfidncia Mineira (1789):

Chegamos a um ponto crucial da histria, nesse momento diversos fatores vinham ocorrendo de forma a motivar a Inconfidncia Mineira: 1) Muitos estudantes mineiros na Europa, assim absorviam as idias Iluministas motivando a luta contra Portugal. 2) A chamada poca Pombalina, 1750-1777, caracterizou o despotismo esclarecido portugus impondo o Brasil um maior controle metropolitano. Exemplos do maior controle: Companhias privilegiadas de comercio: Gro- Para, Maranho e de Pernambuco; a transferncia da capital para o RJ; a instituio do sistema de Contratao Real para a extrao em diamantina. 3) Em 1785, ocorre o decreto do Alvar que probe as manufaturas coloniais, com exceo feita aos Tecidos destinados a cobrir os escravos. Com a economia mineira autoabastecia-se de sapatos, ferramentas, alm de possuir oficinas locais, houve um inflacionamento do mercado local neste momento de decadncia da minerao. 4) A Coroa portuguesa ameaava a cobrana da derrama, 100 arrobas anuais, imposto complementar ao quinto. Cada cidado tinha que dar a metrpole 1500 kg de ouro/ano. 5) Muitos membros da elite local assinaram contratos para arrecadarem tributos em nome do Rei. Podendo ficar com uma parte da arrecadao, desde que passasse de uma quantia x, muitos acabaram em dividas com a monarquia. Conseqncia: nascia mais um motivo para lutar por liberdade. 6) As casas manicas so muito comuns e uma parte considervel da elite fazia parte dela. As reunies manicas secretas tornaram-se foco de discusses e ampliao dos ideais revolucionrios.

A elite mineradora e as classes mdias urbanas, no possuam poucos motivos para organizar uma rebelio armada contra a metrpole. Os principais objetivos dos Inconfidentes: 1) Transformar So Joo Del Rei na capital da repblica criada. 2) Criar o alistamento dos cidados quando a republica estivesse em risco. 3) Motivar o liberalismo econmico e o setor Secundrio 4) Criar uma universidade 5) Estimular produo de alimentos facilitando o acesso terra. O liberalismo dos inconfidentes era marcado pelo interesses de classe dos latifundirios e dos mineradores, setores exploradores da escravido e por isso no previam necessariamente a abolio em sua maioria. Todo o projeto no demorou muito a ruir. Silvrio dos Reis, um dos envolvidos na trama, denuncia a Inconfidncia ao Presidente de Provncia. Ocorre ento a priso de Tiradentes, no RJ, sendo esquartejado e tendo sua cabea exibida, e a cobrana da derrama suspensa em 1789 para que a populao geral estivesse desmobilizada para facilitar a priso dos demais envolvidos. Conjurao Carioca, 1792:

Segundo movimento em busca da Independncia poltica. No havia planos de tomada de poder, nem armas, no conclamavam o povo, nem mesmo fizeram qualquer plano de propaganda revolucionaria. Foi o nome pelo qual ficou conhecida a represso a uma associao de intelectuais que se reuniam, no Rio de Janeiro, em torno de uma sociedade literria, no fim do sculo XVIII. As autoridades descobriram uma sociedade literria destinada a leitura de livros franceses na capital. Os envolvidos foram presos e seus livros queimados, trs anos depois foram soltos. Conjurao baiana, 1798:

O movimento pela independncia da Bahia elaborado na cidade de Salvador tem seus objetivos no meramente polticos, seus membros no so homens da elite, a cor da pela e a religiosidade dos lideres so africanas, e, portanto, tratava-se de um projeto estritamente popular e singular, na virada do sec. XVII para o XIX. Principais motivaes para a conjurao: 1) As crises cclicas de fome que ocorriam no Nordeste 2) O monoplio do comercio tido pela metrpole e inibidor do consumo popular por permitir o inflacionamento do mercado. 3) A revoluo francesa em seu perodo jacobino, servindo de motivao. 4) A difuso dos escritores franceses, possvel entre os populares graas sociedade secreta Cavalheiros da Luz. 5) A situao penria, desqualificao e desprezo, vividos pelos no-brancos livres, libertos ou escravos.

Os objetivos que lideram o movimento foram influenciados pelas suas origens sociais. A conscincia da classe formada nos ofcios alfaiate e soldado, profisso da maioria dos lideres, fez com que as proposta diferissem muito da de Minas. Principais objetivos: 1) Proclamao de uma republica com voto universal 2) Abolio da escravido 3) Liberdade de comercio 4) Proibio de preconceito racial 5) Aumento do soldo dos soldados

Vrios motivos, no entanto, fizeram com que o movimento fracassasse: 1) A grande parte dos populares que poderia ser seduzida pelos panfletos revolucionrios era analfabeta 2) Salvador, por sua importncia econmica e por ter sido sede do Governo Geral, possua muitos portugueses, o que facilitou a represso 3) A elite da Provncia, assustada com as propostas, no apoiou o movimento. 4) A delao dos torturados ou interessados em benesses individuais entregou metrpole os lideres do movimento O que se viu em Salvador foram quatro enforcamentos seguidos de esquartejamento em praa publica. O espetculo de violncia no foi gratuito, varias rebelies escravas aconteciam, o Haiti e seu iminente desfecho trgico. Alm da dificuldade de controle nas grandes cidades e a origem scio-racial dos envolvidos fizeram com que a metrpole fosse com mais fora para reprimir o caso. Conjurao Mineira Quando Objetivo Influencia Crise local Liderana Propostas
1789 R.Francesa esta acontecendo.

Independncia Independncia do EUA Crise da Minerao Elites Coloniais Moderados

Conjurao Baiana 1798 Independncia Revoluo Francesa Crise de Abastecimento Camadas mdias e populares Radicais

As idias que influenciavam a Revoluo Francesa tm outros objetivos no Brasil: liberdade, fraternidade e igualdade. - No Brasil: visava reforma agrria, contra a escravido. - Na Frana: tinha como objetivo o fim do Absolutismo. A vinda da Famlia Real, 1808:

Frana e Inglaterra no inicio do sec. XIX eram lideres na Europa. Frana x Inglaterra Revoluo Francesa e Revoluo Industrial, disputa de mercados. Em 1086, Napoleo Bonaparte anuncia o Bloqueio Continental Inglaterra, determinando que o pas europeu que comercializasse com a Inglaterra seria invadido. Portugal, por sua vez, se v numa sinuca de bico, a Inglaterra pressionava de um lado com o comercio do Brasil e Napoleo, por outro, ameaando invadir quem comercializasse com a Inglaterra. A soluo encontrada foi fuga da famlia Real para o Brasil e a continuidade de comercio com a Inglaterra.

Em 1808, a famlia Real chega ao Brasil escoltado pela marinha inglesa, e ganha o Brasil como comerciante dependente. Ocorre ento o fim do Pacto Colonial, afinal a metrpole agora era a colnia. A maior beneficiada nesta nova realidade foi Inglaterra. Os tratados de Aliana, Amizade, Comrcio e Navegao: que estabelecia as taxas alfandegrias, o comercio passa a ser internacional. Os impostos alfandegrios eram cobrados da seguinte forma: Portugal pagava 16%, a Inglaterra paga 15% e os demais pases 24%. O Brasil depende politicamente de Portugal e economicamente da Inglaterra. O Brasil se torna o Reino Unido de Portugal e Algarez, neste momento est ocorrendo o fim do Absolutismo na Frana, graas ao capitalismo, e com isso dando lugar a burguesia francesa. A Revoluo do Porto a tentativa de re-colonizaro do Brasil. Liderada pela burguesia, que queria de volta o monoplio colonial, que dava mais lucros e privilgios. A burguesia que, portanto, a recolonizao, ditadura. Portugueses x Brasileiros: inicia-se uma separao de ideais, os portugueses queriam a recolonizao e os brasileiros eram favor da independncia. O Partido Portugus, tinha predominncia de nascidos portugueses, visavam volta do Pacto Colonial, para estes a independncia nunca poderia ocorrer. O Partido Brasileiro, predominncia de brasileiros, homens ricos, comerciantes, traficantes de escravos, latifundirios, etc. , visavam o fim das restries comerciais. Ento como se pode observar a independncia no foi algo inesperado como imaginamos, foi um processo de inmeros acontecimentos.

Capitulo 2 : Primeiro Reinado ( 1822-1831)


Antes da independncia, portugueses eram aqueles que defendiam a Revoluo do Porto e os brasileiros eram aqueles contrrios re-colonizao. Aps a independncia as denominaes mudaram de sentido. Os portugueses passaram a serem os que defendiam a monarquia ditatorial , centralizada e absoluta. O Partido Brasileiro no era hegemnico, afinal existiam dois interesses parcialmente distintos, os da elite do sudeste do Brasil que defendia a idia de 3 poderes e enfatizava a idia de poder centralizado, porm fiscalizado e mais liberal-, e a elite nordestina que defendia uma monarquia federalista, onde dava autonomia local. O projeto Constitucional de Jos Bonifacio: Jose Bonifacio havia sido tutor de Pedro, e o Regente escolheu-o para escrever a 1 constituio do Brasil. Pedro escolheu o seu tutor que era brasileiro (nascido), porm com idias portugueses. A idia neste caso era fugir de uma Assemblia Constituinte, afinal a maioria era do Partido Brasileiro possuindo a maior fora eleitoral. Bonifacio fez o contrario do que o Regente tinha em mente e acabou causando grande discrdia entre as elites. Bonifacio foi destitudo da sua funo por falta de apoio poltico. O PB reclama da proibio do trafico, das restries impostas aos estrangeiros no processo eleitoral. Pedro, por sua vez, no admitia o liberalismo estruturado. A assemblia Constituinte de 1823: Com a sada de Bonifacio, as eleies para a Assemblia Constituinte favoreciam o PB. Assim, denominando o caminhamento para criao de uma Constituio Liberal, contrariando a vontade de Pedro. O Regente, no entanto, para no deixar que a

criao se concretize utiliza o exrcito, para bombardear a Assemblia. Assim, afirmando sua caminhada em direo a uma ditadura e, conseqentemente, uma constituio imposta- outorgada. Constituio Outorgada:

Poder Moderador (exclusivo para o Imperador)

Exclusivo do Imperador
Poder Executivo Poder Legislativo Poder Judicirio

- Imperador - Conselho de Estado. - Ministrio - Presidente de Provncia - PP ocupa cargo -PB marginalizado

- Catolico/ Brasileiro -Eleitor de Parquia -Eleitor de Provncia Deputados Senadores

Baseado no Juiz de Fora, autoridade escolhida pelo Poder moderador.

Poder executivo: Tinha como chefe o Imperador, era exercido pelos ministros, que nomeavam sem dar satisfaes ao povo,nem a assemblia. O presidente de provncia era o Governador de Estado. Poder legislativo: Faz as Leis, era formado pela Assemblia Geral do Imprio, composta por deputados e senadores, o senado era vitalcio. Os senadores eram escolhidos pelo Poder moderador, a partir de uma trplice lista que o eleitor de provncia elegia, nesse caso, possibilitando a escolha do mais vendido, normalmente era escolhido o votado em terceiro lugar. Poder Judicirio: Juzes nomeados pelo Imperador, o portugus que aterrorizava a elite brasileira. Poder Moderador: Na teoria foi criado como 4 poder para evitar conflito entre os trs poderes, na prtica foi o brao da ditadura do Imperador, sufocando o projeto de Montesquieu. Afinal, o Poder Moderador tinha uma autoridade indiscutvel sobre os outros poderes ( podia nomear e demitir ministros, fechar a assemblia geral, etc.) A constituio de 1824, durou ate a proclamao da Republica em 1989 . Estabeleceu o voto censitrio, que dava direito a voto s a quem tinha renda alta, alm de ser necessrio se maior de 25 anos, o voto era indireto, o eleitor no votava nos deputados e senadores, somente escolhia os votantes e estes escolhiam quem seriam os deputados e elegiam 3 para disputar a vaga, onde somente um seria escolhido pelo Poder Moderador. A classe media votava nos ricos, que defendiam os altos ricos, deputados, e os extremamente ricos, senadores . O eleitor tambm teria que ser catlico, afirmando o Padroado. Comeou a ocorrer a facilitao da naturalizao de portugus para brasileiros, com o objetivo de ajudar o P.P a ganhar fora para votar.

Confederao do Equador em 1824: A partir de Pernambuco surge um movimento separatista reagindo a outorga da constituio. O projeto da elite nordestina era criar uma republica laica com voto censitrio e MDO escrava. A lusofobia, averso portugus, guiava o grupo que, no entanto, na essncia era conservador. Ocorre a expanso para outras cidades nordestinas. Neste novo ambiente a classe media adotava um discurso revolucionrio com objetivos: a destributalizao de alimentos, a abolio da MDO escrava, a nacionalizao do comercio( portugueses no poderia comercializar), voto universal. A classe mdia ao contrario da elite nordestina: defende a abolio pois ver necessidade de consumidores para o desenvolvimento da economia urbana, o numero de escravocratas crescia e os ex donos de escravos aderiram a idia abolucionista. O imperador usufruiu da fragilizao interna da confederao: e queria utilizar o exercito ao seu favor, derrotando a Revoluo. A elite do sudeste que fazia oposio Pedro, apio-o nesta empreitada. Esta no se interessava pela fragmentao poltica pois analisava a expanso territorial como um fator fortalecedor do pas. A crise econmica: A crise possua diversos fatores: 1) A cana perdia espao para o produto urbano. ( o caf s ganha fora da dec de 1830 e a minerao produzia baixssima rena). 2) EUA e outros pases da Europa reconheceram o Brasil mediante a um acordo que estabelecia uma 3) Um projeto individual do Imperador piorou a crise, Pedro queria a reconciliao com Portugal e para faz-lo indenizou a ex-metropole pela perda do Brasil. 4) A Inglaterra queria uma acordo que pudesse comercializar com ambos os pases. Guerra da Cisplatina: A regio interessava o Brasil porque os Pampas possuam caractersticas pecuaristas, os rios navegveis geravam potencial comercial e o Rio da Prata possua grandes passagens de riquezas em metais. O Imperador pensou que o domnio na regio geraria condies para que o pas sasse da crise. A interveno da Argentina no conflito destruiu os planos dos brasileiros, a guerra durou 4 anos. Elevou a divida externa, acabou com o tratado de paz no qual o Brasil no recebia beneficiamento. A dimenso da crise fez com que o Imperador tomasse uma deciso econmica equivocada, no pelo efeito econmico e sim pelo efeito poltico. A medida escolhida para melhorar a economia foi o fechamento do Banco do Brasil , com o objetivo de calotear os correntistas, no entanto, esta medida atinge diretamente a elite, o que acarretou no prejuzo da mesma. A abdicao: O Imperador destituiu o ministrio dos Marqueses para por um do PB, a estratgia era arrefecer os nimos. O novo Ministrio, no entanto, prope o fim do Poder moderador. Pedro contra-ataca destituindo-o, o prximo passo em busca da paz interna foi tentar cooptar o PB mineiro. O plano fracassou, o Imperador no gerava confiana. Na volta de minas, Pedro se depara com uma srie de insurreies da corte, os alvos eram os portugueses. Os ricos e os pobres eram atacados, o primeiro pela elite brasileira em busca de poder poltico e o segundo porque os brasileiros pobres julgavam-os como concorrentes no mercado de trabalho.

O imperador decide abdicar para assumir o trono portugus, seu filho ser o novo imperador, com a ausncia do PB.

Capitulo 3: Perodo Regencial:


O herdeiro do trono possua 5 anos de idade, assim o Brasil foi governado provisoriamente pelos regentes.Os deputados elegeram trs representantes para assumir o poder. O PB usufruiu da maioria e comps o poder central. Em busca da pacificao trs medidas foram tomadas: expulso dos portugueses do exrcito, anistia dos presos polticos, realocao do PB no ministrio. As medidas no foram suficientes para a pacificao interna, inmeras manifestaes populares eclodiram. A carestia urbana motivava homens pobres revolta. O clima de instabilidade amedronta as elites. Regncia trina permanente: Os regentes vieram das trs regies do Brasil. Essa distribuio geopoltica deveria dar fora ao poder central. As rebelies populares, no entanto, continuavam sendo fonte de preocupao e a estratgia do poder central era fortalecer o poder local para acabar com as rebelies, assim uma monarquia federativa. Com este fim, criou-se em 1831 Guarda Nacional eleita por voto censitrio. A elite ganha. Juiz de Paz 1832, reforma no cdigo penal, o juiz eleito por voto censitrio, o poder local se livra do Juiz de Fora, fugindo da represso da Guarda Nacional criada por Feij. Ato adicional de 1843, estabeleceu algumas mudanas significativas, que definia as atribuies dos Conselhos Gerais de Provncia. Ele extinguiu os Conselhos Gerais das provncias e criou, em seu lugar, as assemblias legislativas provinciais com poderes para legislar sobre economia, justia, educao, entre outros. Alm disso, a cidade do Rio de Janeiro foi transformada em Municpio Neutro, desmembrado da Provncia do Rio de Janeiro, que passou a ter a sede do governo em Niteri. Agora, sem a interveno do poder rgio, as tendncias polticas presentes, representadas pelas alas liberal e conservadora, tentavam se equilibrar no poder. Refora o poder executivo sobre o legislativo, voto direto e secreto, suspenso do poder moderador e cmara municipal, presidente de Provncia escolhido pelos Regentes, acaba com o conselho de estado. Partidos Politicos: PP, restaurador em 1822-1831, torna-se regressista em 1843, centralista e conservador, tendo as principais elites. O PB, liberal em 1822-1831, divide-se em duas vertentes: Sudeste regressista(radicais) e o Nordeste progressista, federalistas liberais (liberais exaltados) em 1834. Morre D. Pedro I: 1) As regncias UNA: Feij, entre 35 e 37, pois os progressistas no poder. O liberalismo tentava satisfazer o poder local, fracassou, 5 rebelies puseram em riscos polticos e territoriais. Feij ento renuncia. Cresce ento a idia de Golpe da maior idade. Liberais queriam aproveitar a posse antecipada de D.Pedro II, inexperiente, como ponte para o poder. Os regressistas mesmo perdendo o poder apoiavam a idia visando futuramente voltar a eles o poder, j que eram a elite. 2) Rebelies Regenciais: Cabanagem (1833-40), no Par populares depe o presidente de provncia, fracassou. Farropilha( 34-35), elite queria republica protecionista, criou-se duas republicas na regio. Baicada(34-41), maranho, regressores e progressistas conflitando, geraram um movimento popular. Sabinada( 37-38) Salvador Republica daria o tempo da maior idade, elite rural e Araujo lima junta-se ao movimento, faltava legtimidade ao regime.

Capitulo 4 : Segundo Reinado (1840- 1889) :


Poltica no Segundo Reinado: A poltica no Segundo Reinado foi marcada pela disputa entre o Partido Liberal e o Conservador. Estes dois partidos defendiam quase os mesmos interesses, pois eram elitistas. Neste perodo o imperador escolhia o presidente do Conselho de Ministros entre os integrantes do partido que possua maioria na Assemblia Geral. Nas eleies eram comuns as fraudes, compras de votos e at atos violentos para garantir a eleio. Partido liberal prope ao Imperador uma nova eleio para ganhar a maioria parlamentar. Violncia entre liberais e conservadores o que fez com que Pedro interferisse a favor da legitimidade do poder. Medida poltica de conciliao: aliana ministerial entre partidos.

- Tarifa de Alvarez( 1844): taxa alfandegria brasileria de 15% inibia o poder de arrecadao do estado. Novas tarifas de 30% para produtos sem similar e 60% para os com similar nacional, protegendo a industria e fortalecendo o Estado, gerou polticas ruralistas que iam de encontro com o PC e o PL, partido conservador e liberal. Revoluo praieira de 48: juno dos cavalcantes e os regobarros gera uma elite que domina a economia e a politica pernambucana. Os populares no percebiam o conservadorismo e apoiaram na deposio dos calvacantes, decepo. Afastamento da massa do poder, tentativa de manifesto prometendo: o estado laico, voto universal, sindicato livre e direito a felicidade, inspirado no socialismo utpico. No falaram em abolio e nem teve o resultado esperado. Ciclo do caf: Na segunda metade do sculo XIX, o caf tornou-se o principal produto de exportao brasileiro, sendo tambm muito consumido no mercado interno. Os fazendeiros (bares do caf), principalmente paulistas, fizeram fortuna com o comrcio do produto. As manses da Avenida Paulista refletiam bem este sucesso. Boa parte dos lucros do caf foi investida na indstria, principalmente nas cidades de So Paulo e Rio de Janeiro, favorecendo o processo de industrializao do Brasil. Imigrao: Muitos imigrantes europeus, principalmente italianos, chegaram para aumentar a mo-de-obra nos cafezais de So Paulo, a partir de 1850. Vieram para, aos poucos, substiturem a mo-de-obra escrava que, devido as presses da Inglaterra, comeava a entrar em crise. Alm de buscarem trabalho nos cafezais do interior paulista, tambm foram para as grandes cidades do Sudeste que comeavam a abrir muitas indstrias.

A queda do final do Imprio( 1870-89)

Manifesto republicano de 1870: classe media carioca editou este documento aproximando-se do projeto republicano jacobino: voto universal, abolio, cosmopolitismo( coloniza a cidade), e sindicato livre. As elites Proclamaro a Republica em 89, marginalizaro a classe media vista como radical. Positivismo: Na frana, August conte elaborou o positivismo, baseado na valorizao da racionalidade humana, no progresso da humanidade e pelo desenvolvimento da mesma. Os oficias do

exercito vo ser os principais focos de absoro e difuso do: cosmopolitismo, centralismo, voto para analfabetos e abolio. Questo abolicionista 1) Lei Eusbio de Queirz (1850): extinguiu oficialmente o trfico de escravos no Brasil 2 )Lei do Ventre Livre (1871): tornou livre os filhos de escravos nascidos aps a promulgao da lei. 3) Lei dos Sexagenrios (1885): dava liberdade aos escravos ao completarem 65 anos de idade. 4 )Lei urea (1888): assinada pela Princesa Isabel, aboliu a escravido no Brasil.

teve incio j no comeo da dcada de 1880. Esta crise pode ser entendida atravs de algumas questes: 1)Interferncia de D.Pedro II em questes religiosas, gerando um descontentamento nas lideranas da Igreja Catlica no pas; 2) Crticas e oposio feitas por integrantes do Exrcito Brasileiro, que mostravam-se descontentes com a corrupo existente na corte. Alm disso, os militares estavam insatisfeitos com a proibio, imposta pela Monarquia, pela qual os oficiais do Exrcito no podiam dar declaraes na imprensa sem uma prvia autorizao do Ministro da Guerra; 3)A classe mdia brasileira (funcionrio pblicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) desejava mais liberdade e maior participao nos assuntos polticos do pas. Identificada com os ideais republicanos, esta classe social passou a apoiar a implantao da Repblica no pas; 4)Falta de apoio dos proprietrios rurais, principalmente dos cafeicultores do Oeste Paulista, que desejavam obter maior poder poltico, j que tinham grande poder econmico. Fazendeiros de regies mais pobres do pas tambm estavam insatisfeitos, pois a abolio da escravatura, encontraram dificuldades em contratar mo-de-obra remunerada.

Fim da Monarquia e a Proclamao da Repblica Em 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, destituiu o Conselho de Ministros e seu presidente. No final do dia, Deodoro da Fonseca assinou o manifesto proclamando a Repblica no Brasil e instalando um governo provisrio. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a famlia imperial brasileira viajaram para a Europa. Era o comeo da Repblica Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo, de forma provisria, o cargo de presidente do Brasil.

Capitulo 4: Primeira Republica (1889-1930)

A primeira republica conhecida como republica da espada:

Os governos dos Marechais: Os dois primeiros representantes do Brasil eram Marechais do exercito, Deodoro tinha o apoio do PRP- partido republicano brasileiro, apesar das diferenas de projetos. A s primeiras reformas - Com a proclamao da Repblica foram dissolvidas as Assemblias Provinciais e Cmaras Municipais.Governadores foram nomeados para os Estados (antigas provncias) que compunham o novo sistema de governo.Intendentes seriam a primeira autoridade municipal. Durante a administrao do Governo Provisrio destacam-se os seguintes fatos: 1) Procede-se grande naturalizao, assim chamada em virtude de passarem condio de brasileiros todos os estrangeiros aqui residentes que no manifestassem desejo de permanecer com a antiga nacionalidade. 2) Separa-se a Igreja do Estado. Regulamenta-se conseqentemente casamento e o registro civil.Secularizam-se os cemitrios. 3) Reforma-se o Cdigo Criminal e a organizao judiciria do pas. 4) Reforma-se o ensino e o sistema bancrio. Os primeiros meses de repblica no foram fceis. Pouco mais de um ms aps a proclamao da repblica, em 18 de dezembro, o governo abafava um motim no 2o. Regimento de Artilharia Montada. A Constituio de 1891 Com a proclamao da repblica, naturalmente no mais vigorava a Constituio de 1824. Nomeara o Governo Provisrio uma comisso especial para elaborar o projeto de uma Constituio republicana que deveria ser apresentado ao futuro Congresso Constituinte. Modelou-se pela Constituio dos Estados Unidos o projeto elaborado; era republicano, federativo e presidencialista. Embora ampla autonomia fosse dada aos Estados, os grandes poderes pertenciam Unio. Um ano aps a proclamao da Repblica (15 de novembro de 1990), instalava-se o Congresso Constituinte, cujos membros haviam sido escolhidos pela primeira eleio republicana realizada em nosso pas. Ento, em 24 de fevereiro de 1891 era promulgada a primeira Constituio da Repblica. Suas principais disposies eram: 1) A suprema autoridade do pas seria o Presidente da Repblica, com mandato de quatro anos e eleito diretamente pelo povo. 2) Os ministros seriam de sua livre escolha. 3) Senadores e deputados tambm seriam eleitos pelo povo. 4) Os Estados e o Distrito Federal seriam representados por 3 senadores, com mandatos de nove anos, e por deputados em nmero proporcional s suas respectivas populaes, com mandatos de 3 anos.

Deodoro da Fonseca ( 1889-91): Eleito indiretamente, teve varias denuncias de corrupo( despotismo, etc.), politica de encilhamento, facilitara-se o crdito, dera-se liberdade aos Bancos, emitirase bastante; esperava-se assim estimular a economia republicana. Os resultados, porm, foram diversos. No foram criadas grandes empresas agrcolas ou industriais e sim companhias dedicadas sobretudo explorao dos valores das respectivas aes, desenvolvendo-se desenfreado jogo de Bolsa. Quando se evidenciou que as fabulosas empresas eram absolutamente insolvveis, era tarde. O pas j sofria os efeitos de uma inflao desordenada e as taxas cambiais favoreciam substancialmente as moedas estrangeiras. Idealizava um desenvolvimento menos agrrio para diminuir o poder do coroneis . Conflito com o congresso, quando criada a Lei de Responsabilidade, obrigando o Presidente prestar contas. Renuncia 1891. Floriano Peixoto, conhecido como marechal de ferro, utilizava uma frase conhecida: vo discutindo que eu vou prendendo. Era vice de Deodoro da Fonseca. Floriano Peixoto assumiu a presidncia 1991-1994, e entre seus atos, estatizou a moeda, estimulou a indstria, baixou o preo de imveis e alimentos. Floriano tambm repreendeu movimentos monarquistas, e entre seus atos, proibiu o Jornal do Brasil, na poca com inclinaes monarquistas, de circular at o final de seu governo. Revolta Federalista: guerra entre pica-paus: os que defendiam o governo autoritrio executivo forte, admiradores do positivismo e os maragatos: fazendeiros, polticos tradicionais, liderados pelo antigo conselheiro do Imprio, que queriam os poderes legislativos e impedir a reeleio do governador. Floriano era favor dos pica-paus. Revolta Armada: monarquistas da marinha contra o Presidente, tiros de canho em direo a capital, surgimento de batalhes, populares florianistas do RJ, Niteri e ate SP vieram defender o Presidente. Durante toda a Repblica da Espada, a base governamental foi s oligarquias agrrias. O poder dos militares sucumbiu fora poltica dos bares do caf de So Paulo e aos pecuaristas de Minas Gerais, e com a instituio de eleies diretas, o cafeicultor paulista Prudente de Morais foi eleito Presidente da Repblica, encerrando o perodo da Repblica da Espada, dando incio Poltica do Caf com Leite, que norteou o restante da Repblica Velha.

Republica Caf com Leite

A poltica do caf-com-leite foi uma poltica de revezamento do poder nacional executada na Repblica Velha entre 1898 e 1930, por presidentes civis fortemente influenciados pelo setor agrrio dos estados de So Paulo - mais poderoso economicamente, principalmente devido produo de caf e Minas Gerais - maior plo eleitoral do pas da poca e produtor de leite. PRESIDENTES PAULISTAS : PRP Prudente de Morais( 1894-1898). inicio da poltica caf com leite. Primeiro governador do estado de So Paulo (1889-1890), senador, presidente da Assemblia Nacional Constituinte de 1891, terceiro presidente do Brasil, tendo sido o primeiro poltico civil a assumir este cargo e o primeiro a fazlo por fora de eleio direta.

Na disputa pela sucesso de Floriano Peixoto, que chegara presidncia devido ao golpe de 23 de novembro de 1891, tornando-se o primeiro presidente do Brasil a ser eleito pelo voto direto e o primeiro presidente civil do Brasil. A sua eleio marcou a chegada ao poder da oligarquia cafeeira paulista em substituio aos setores militares. Os quatro anos de governo de Prudente de Morais foram agitados, tanto por problemas polticopartidrios (a perda do apoio do Partido Republicano Federal) como pela oposio dos setores florianistas e pela continuao, no Rio Grande do Sul, da Revolta Federalista(1893-1895). No incio do seu governo consegue pacificar a Revoluo Federalista no Rio Grande do Sul, assinando a paz com os rebeldes, que receberam anistia. Em 1896, enfrentou a questo diplomtica envolvendo os ingleses, que acharam por bem tomar posse da Ilha da Trindade em 1895, e a revolta da Escola Militar. Fez ento valer sua autoridade: fechou a escola e o clube militar. A questo diplomtica foi resolvida favoravelmente ao Brasil. Prudente de Morais restabeleceu as relaes com Portugal e assinou o Tratado de Amizade, Comrcio e Navegao com o Japo, em novembro de 1895, com o objetivo de incitar a vinda de imigrantes japoneses. Mas pouco tempo depois enfrentaria um movimento rebelde ainda maior: a Guerra de Canudos, no serto baiano. As divergncias internas no PR Federal e a Guerra de Canudos desgastam o governo. Mesmo com a vitria das tropas do governo na guerra, os nimos no se acalmam. Em 5 de novembro de 1897, durante uma cerimnia militar, sofreu um atentado contra a sua vida; escapou ileso, mas o seu ministro da Guerra, Marechal Bittencourt, faleceu defendendo a vida de Prudente. O presidente decretou, ento, estado de stio, para o Distrito Federal (Rio de Janeiro e Niteri) conseguindo assim livrar-se dos oposicionistas mais incmodos. As dificuldades econmico-financeiras, herdadas da crise do encilhamento, acentuaram-se em sua administrao, sobretudo devido aos gastos militares, aumentando as dvidas com os credores estrangeiros. Prudente de Morais desfrutava de grande popularidade ao fim do mandato, em 15 de novembro de 1898, quando passou o cargo de Presidente da Repblica a Campos Sales

Campos Sales(1898-1902): Campos Sales sucedeu, em 15 de novembro de 1898, o presidente Prudente de Morais, em uma poca que a economia brasileira, baseada na exportao de caf e borracha, no ia bem. Campos Sales julgava que todos os problemas do Brasil tinham uma nica causa: a desvalorizao da moeda. Desenvolveu a sua Poltica dos Estados mais conhecida como poltica dos governadores, atravs da qual afastou os militares da poltica e estabeleceu a Repblica Oligrquica, segunda fase da Repblica Velha. Principais caractersticas: politica dos governadores, inicio da idia local, diviso estadual e federal, partidos estaduais, Funding loan divida externa, aumento da dependncia externa, suspenso de juros por 3 anos, novos emprstimos, hipoteca o Brasil ( estrada de ferro central do pas, controle das guas, os portos do Brasil).

Rodrigo Alves (1902-1906) e reeleito em 1918, quando no tomou posse por estar doente: modernizao do RJ, queria europeizar o pas , retirada de mendigo das ruas, vacas, alargamento das ruas, aterro do flamengo. Revolta da vacina: a populao pobre instalou-se nas favelas, excluso social. Obrigatoriedade de vacina sem o devido esclarecimento acarretou na revolta da populao em no querer toma-la. Convenio de Taubat: aumento dos impostos no caf e da divida externa.

You might also like