You are on page 1of 27

MUNDO RURAL E ERA VARGAS: DIREITOS, PAPEL DO CAMPO E LEGISLAO SOCIAL NA HISTORIOGRAFIA RECENTE Marcus Dezemone1

Resumo: O objetivo do artigo relativizar as interpretaes historiogrficas consagradas, a partir da produo acadmica mais recente, que tem procurado auxiliar no entendimento do papel do campo e dos camponeses durante a Era Vargas (19301945). A legislao para o mundo rural se inseria num projeto maior para a nao, o que se constata por meio da anlise da produo legislativa e dos investimentos na sua divulgao pelos meios de comunicao de massa como o rdio e os jornais. A anlise concentra-se nas pesquisas desenvolvidas diante de duas regies voltadas para a grande lavoura o Sudeste cafeeiro com o sistema do colonato e o Nordeste canavieiro com o sistema da morada. Palavras chave: Mundo Rural, Era Vargas, historiografia, legislao social, direitos

RURAL WORLD AND VARGAS AGE: RIGHTS, ROLE OF FIELD AND SOCIAL LEGISLATION IN THE RECENT HISTORIOGRAPHY Abstract: This paper is devoted to relativize the tradicional historiographical interpretations, using the latest academic research who have sought help in understanding the role of the rural world and the peasants during the Vargas Era (19301945). The laws for the rural were incorporated into the larger project for the nation, which is verified by analyzing the legislative process and investment in its disclosure by the means of mass media like radio and newspapers. The analysis focuses on the research about two plantation regions - Southeast coffee with the system of colonato and the Northeast sugarcane with the system of morada. Key words: Rural world, Vargas, historiography, social legislation, rights.

H um forte entendimento compartilhado pela historiografia nacional de que o mundo rural brasileiro e, em especial, as populaes campesinas, permaneceram afastados dos benefcios materiais e imateriais trazidos pela legislao social do primeiro governo Vargas (1930-1945). Numa outra direo, todo um esforo intelectual desenvolvido nos ltimos 15 anos, sobretudo, no mbito de pesquisas em Histria Rural, tem relativizado essas interpretaes. Os trabalhos perceberam efeitos no campo, na maior parte das vezes, no planejados por aqueles que produziram e divulgaram a

Doutor em Histria pelo Programa de Ps-Graduao em Histria da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor Adjunto de Histria do Brasil Repblica (Departamento de Histria da Universidade Federal Fluminense). Professor Adjunto de Histria do Brasil (Departamento de Histria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)). E-mal: dezemone@gmail.com. Tempos Histricos Volume 16 2 Semestre 2012 p. 219 - 245 ISSN 1517-4689 (verso impressa) 1983-1463 (verso eletrnica)

MARCUS DEZEMONE

legislao trabalhista e sindical. Apresentar essas contribuies o objetivo principal desse artigo.2 Para isso, procederei primeiro com a anlise da historiografia tradicional que se dedicou ao estudo da legislao social diante do rural na Era Vargas. Em seguida, apresentarei os trabalhos que relativizaram algumas dessas concluses a partir da apropriao criativa que as populaes do campo realizaram, manifestando noes de direitos, mesmo que de forma no esperada pelos legisladores. Na sequncia, o foco recai na anlise do papel do rural, na tica do regime, para reforar que a produo legislativa tinha coerncia com a viso construda diante do campo. Por fim, os esforos de produo e divulgao de uma legislao social para o mundo rural sero analisados, procurando relacion-los ao contexto e condies sociais em que foram efetuados durante a ditadura do Estado Novo (1937-1945).

A historiografia tradicional e a legislao social para o mundo rural Em seu trabalho clssico da dcada de 1980, Alcir Lenharo (1986) ressaltou uma descontinuidade entre a legislao social aplicada ao trabalhador urbano e ao trabalhador rural. Em seguida, o autor faz uma ressalva:
Somente as legislaes extensivas aos acidentes de trabalho e ao salrio mnimo atingiram o trabalhador rural. Em outras palavras, a maior parte dos trabalhadores do pas, 9 entre 12 milhes, aproximadamente, passaram a ser assistidos por uma legislao trabalhista simplesmente inconclusa. Assim que o decreto-lei sobre a organizao sindical no atingiu o trabalhador rural, que tambm no foi assistido pela lei bsica sobre a durao do trabalho.

A concepo de excluso dos camponeses dos principais pontos da legislao trabalhista e sindical gerou desdobramentos que merecem maior ateno por serem reproduzidos em diversas anlises. O primeiro desses aspectos diz respeito afirmao da preservao das relaes sociais tradicionais na esfera rural. Boris Fausto fala da intocabilidade sagrada das relaes sociais no campo no ps-1930 e em especial durante o Estado Novo (1937-1945), que seria expresso da difundida noo de Estado de Compromisso, elaborada originalmente por Francisco Weffort. Utilizada pelo autor em sua obra clssica A Revoluo de 1930. Historiografia e Histria (FAUSTO, 1998), o Governo Provisrio, que emerge aps a Revoluo de 1930, foi entendido como

Esse trabalho resume as reflexes desenvolvidas no captulo 2 de minha tese de doutorado defendida no PPGH-UFF: (DEZEMONE, 2008).

Tempos Histricos Volume 16 2 Semestre de 2012 p. 219 - 245

MUNDO RURAL E ERA VARGAS: DIREITOS, PAPEL DO CAMPO E LEGISLAO SOCIAL NA HISTORIOGRAFIA RECENTE representante de uma transao no interior das classes dominantes. Embora o prprio Fausto j tenha abandonado esta categoria, ainda hoje o argumento que a fundamenta mantido como ser verificado a seguir. Para Jos Murilo de Carvalho, em reflexo sobre o longo caminho da cidadania no Brasil (2002: 123) o grande vazio na legislao indica com clareza o peso que ainda possuam os proprietrios rurais. O governo no ousava interferir em seus domnios levando at eles a legislao protetora dos direitos dos trabalhadores. Os inmeros entraves burocrticos e legais sindicalizao rural reforariam o distanciamento entre trabalhadores do campo e da cidade; ao mesmo tempo que, atribudos a uma poltica deliberada do Estado, apontariam para a intencionalidade da manuteno das relaes tradicionais de dominao. Novamente, recorrendo s palavras de Alcir Lenharo (1986):
O descompasso agravou-se definitivamente quando do aparecimento da CLT [1943]. A rigor, a nica conquista conseguida foi a extenso dos direitos trabalhistas do operrio urbano para os trabalhadores das usinas, assim mesmo somente para aqueles que estivessem empregados em funes tcnicas especializadas nas sees industriais das usinas, ficando fora, portanto, os trabalhadores agrcolas.

Um segundo desdobramento vinculado relao entre legislao trabalhista e campesinato o uso da categoria populismo como chave explicativa para se pensar o perodo de 1930 a 1964. Boris Fausto e Fernando Devoto (2004) foram autores que defenderam a utilizao desse conceito para pensar o Brasil de Vargas e a Argentina de Pern. Os autores reconhecem que o conceito tem servido para designar relaes sociais e formas polticas to diversas que seu uso se torna muitas vezes problemtico. Porm, em artigo para a divulgao da obra, intitulado Duas faces do populismo, Fausto (2004:14) compara a relao dos dois populismos com a gente do campo, afirmando que:
Embora sua base social estivesse essencialmente nas cidades, Pern lanou uma ponte em direo aos trabalhadores rurais, aos quais estendeu vrios direitos. Vargas, pelo contrrio, os ignorou praticamente, e isso num pas caracterizado pelas miserveis condies de vida das massas do campo e em que a reforma agrria sempre foi um tema sensvel e concorrente.

A passagem sustenta uma interpretao recorrente nos manuais de histria: o afastamento dos camponeses do recebimento das benesses populistas. Esse afastamento foi justificado pela historiografia, como afirmou Lourdes Sola (1984, 277-

Tempos Histricos Volume 16 2 Semestre de 2012 p. 219 - 245

MARCUS DEZEMONE

278), em seu artigo na obra clssica Brasil em Perspectiva, pela opo do Estado na manuteno das bases sociais e econmicas da dominao das oligarquias rurais. Isso teria ocorrido, ainda em conformidade com Sola, em troca de uma espcie de compromisso tcito entre elas [oligarquias rurais], o governo e a burguesia industrial. Essa argumentao se aproxima da de Fausto (2004): a aliana abrangeu o Estado, a burguesia nacional e a classe trabalhadora, tendo como polo articulador o primeiro. O comportamento em relao aos trabalhadores do campo foi explicado pelo desejo de manter boas relaes com os grandes proprietrios e o fato de no existirem, em sua poca [a de Vargas], mobilizaes significativas no campo. O que se percebe aqui, novamente, a ideia da manuteno das relaes sociais tradicionais no campo como condio para implementar os direitos sociais nas cidades e o projeto intervencionista promotor da industrializao, com um governo Vargas que praticamente ignora os camponeses. Esse argumento foi retomado em biografia de Getlio Vargas, tambm de autoria de Fausto (2006: 56):
No que diz respeito aos laos entre Getlio e setores agrrios dominantes, vale lembrar que eles foram facilitados pelo fato de que o governo Vargas nunca promoveu a reforma agrria nem a extenso dos benefcios trabalhistas aos trabalhadores rurais temas que, no discurso de Getlio, aparecem em segundo plano, quase sempre contidos em expresses vagas como promoo do homem do campo. Esse comportamento tinha a ver com a pouca capacidade de mobilizao dos trabalhadores ou pequenos proprietrios rurais, combinada com a conivncia do apoio das oligarquias regionais, com as asas devidamente cortadas. Tinha a ver tambm com o impulso industrializao, que contou com mo-de-obra barata, atrada pelas oportunidades oferecidas pelos grandes centros urbanos, no quadro das migraes que, a partir de 1940, transformaram as linhas demogrficas do pas.

Por fim, um terceiro desdobramento recorrente na historiografia que se fundamenta no fosso que separa os camponeses dos ganhos populistas, a anlise da mobilizao em meados do sculo XX, nas dcadas de 1950 e 1960. Tal mobilizao costuma ser compreendia atravs do referencial do populismo:
Ao iniciar-se o governo Jango, era claro o avano dos movimentos sociais e o surgimento de novos atores. Os setores esquecidos do campo verdadeiros rfos da poltica populista comeam a se mobilizar. O pano de fundo dessas mobilizaes encontra-se nas grandes mudanas estruturais ocorridas no Brasil entre 1950 e 1964, caracterizadas pelo crescimento urbano e uma rpida industrializao.

desse modo que nas grandes snteses historiogrficas, obras com olhares mais Tempos Histricos Volume 16 2 Semestre de 2012 p. 219 - 245

MUNDO RURAL E ERA VARGAS: DIREITOS, PAPEL DO CAMPO E LEGISLAO SOCIAL NA HISTORIOGRAFIA RECENTE abrangentes sobre os temas do Brasil Republicano, nota-se a presena de um fosso separador dos direitos dos trabalhadores urbanos daqueles alcanados pelos rurais. Esse fosso alm de ser tomado como um dado da realidade, pronto e acabado, sobre o qual no se aplica quase nenhuma relativizao, ainda utilizado como um elemento ratificador de esquemas explicativos tradicionais como o que se baseia no conceito de populismo sobre o Estado Novo e o perodo da Experincia Democrtica (1945-1964). Nesses dois perodos histricos haveria em comum a manuteno da dominao tradicional no campo, que se apresenta como uma condio necessria industrializao e ao projeto de modernizao conduzida pelo Estado, como evidenciado pela legislao social no meio urbano. Essa historiografia mais geral assume tal afastamento como uma base segura atravs da qual se explicam as aes polticas dos camponeses, tanto de mobilizao e lutas, quanto da sua ausncia em momentos que seriam de passividade. Da por que, nessas leituras, as lutas camponesas teriam significado uma tomada de posio coletiva para minorar esse distanciamento e alcanar os direitos trabalhistas urbanos. At a produo acadmica mais especfica voltada para a questo agrria e a luta pela reforma agrria opera nessa mesma chave: parte dos mesmos supostos ao explicar a luta pela terra nos anos 1950 e 1960 em grande medida pelo colapso do populismo na consagrada leitura de Otvio Ianni (1975) e pela descontinuidade da extenso de direitos sociais ao mundo rural. O aumento das mobilizaes no campo nas dcadas de 1950 e 1960 no pode ser atribudo somente excluso dos benefcios sociais. Tal excluso no explicaria o porqu dos atores no campo terem se colocado em movimento, pois, no limite, existe a opo (muito comum no somente para os camponeses, mas para qualquer outro grupo social), de no lutar ou no resistir. Tampouco as explicaes poderiam ser reduzidas ao pano de fundo das grandes transformaes estruturais, aladas condio de elemento central para entender os variados movimentos rurais observados, como se esses fossem consequncias inescapveis das estruturas. As transformaes de ordem socioeconmica, isoladamente, so incapazes de dar conta das formas de luta e de resistncia empreendidas pelos setores camponeses. A clssica noo de populismo foi criticada e debatida na ltima dcada, salientando seus limites para pensar as relaes entre Estado e classe trabalhadora no perodo de 1930 a 1964. O conceito vem sendo relativizado por parte da produo historiogrfica em trabalhos que efetuaram contundentes criticas a essa categoria to

Tempos Histricos Volume 16 2 Semestre de 2012 p. 219 - 245

MARCUS DEZEMONE

largamente utilizada por inmeros cientistas sociais (FERREIRA, 2001). As crticas centram-se no questionamento da relao de manipulao pura e simples das massas pelo lder carismtico na cidade, o que atribua uma excessiva passividade aos segmentos populares. Fogem aos objetivos aqui delineados debater o conceito, seus limites e crticas (MATTOS, 2003), porm, imperioso reconhecer que o entendimento tradicional no mais tem conseguido dar conta de diversas questes identificadas.

Memria, processos judiciais e correspondncias ao presidente: a apropriao da legislao social no campo Um primeiro esforo para relativizar a tese do afastamento dos camponeses da legislao social foi iniciado em fins dos anos 1990, graas, em grande medida, ao avano das pesquisas que se valeram da metodologia da Histria Oral. O destaque a Vargas nos relatos, se pensado atravs do referencial do populismo, reiterav a, entendimentos h muito consolidados nos meios acadmicos nacionais. O problema que essa postura tomava tais lembranas como dados que no mereceriam ser problematizados, abandonando a complexidade que est por trs da sua construo. A viso positiva de Vargas no pode ser naturalizada e merece receber tratamento aprofundado. Investigar as condies sociais de elaborao de tais referncias a leis, direitos e conteno do arbtrio nos depoimentos poderia revelar o porqu do lugar privilegiado de Getlio Vargas na memria de camponeses. As dcadas de 1930 e 1940 poderiam estar associadas a perdas e dificuldades nas recordaes de trabalhadores do campo sobre a poca de adversidades atravessada pelo mundo rural brasileiro, devido aos desdobramentos da dupla crise os efeitos da crise de 1929 e da Revoluo de 1930, com o afastamento de parte dos grupos polticos tradicionais do protagonismo poltico nacional e estadual. Porm, as construes mnemnicas identificadas nos depoimentos orais de camponeses, de forma generalizada, associam o perodo Vargas a direitos, liberdade, leis, justia e coragem enquanto as pocas anteriores foram percebidas como de ausncia de direitos, arbtrio, catinga do cativeiro e injustia (GOMES & MATTOS, 1998; DEZEMONE, 2004; RIOS & MATTOS, 2005). As palavras de lvaro Roldo, ex-colono de caf, sintetizam bem essas consideraes. Ele narra em detalhes um episdio que teria ocorrido num municpio fluminense envolvendo o italiano Jos Raposo, que seria colono de caf.

Tempos Histricos Volume 16 2 Semestre de 2012 p. 219 - 245

MUNDO RURAL E ERA VARGAS: DIREITOS, PAPEL DO CAMPO E LEGISLAO SOCIAL NA HISTORIOGRAFIA RECENTE
L em Laranjais tinha uma fazenda de caf. (...) que tinham uns fazendeiros que tiravam as telhas dos colonos, e quando no tirava telha, pegava os esteios das pessoas, jogava na estrada. E l morava um italiano, nessa fazenda, numa casa na beira da rua. (...) Ento esse colono, um tal de Jos Raposo, o patro implicou com ele l e depois falou com ele: voc desocupa minha casa at amanh, se voc no sair eu vou tirar as telhas, vou te deixar no tempo. O rapaz tinha famlia. Era um italiano. A quando foi no dia seguinte, ele no saiu, a de tardinha chegou o fazendeiro com dois capangas, tirou as telhas do homem tudinho e jogou pela beira da estrada. Que foi que ele fez? Encostou com a famlia embaixo de uma rvore de saboneteira que tinha, rvore grande, encostou, passou a noite ali. No dia seguinte teve algum que instruiu ele, pra levar ele ao juiz em Itaocara e foi pra l, levou aos caras l de Itaocara, chegou l, o juiz foi, mandou pro cnsul italiano, n, pra resolver isso, e esse cara [o fazendeiro] ficou quase pobre. Teve que indenizar essa famlia, comprar casa boa pra essa famlia e amparar, e ele gastou um dinheiro pra se defender, pra no ficar preso na cadeia. A polcia chegou l, como um trabalhador caando emprego, pra pegar o fazendeiro. Chegou l, pegou o cara, mandou chamar o cara l, prendeu ele, levou ele pro Rio. Botou abaixo pra se defender l, mas perdeu tudo da fazenda. J era do governo de Getlio, da entrada j de Getlio. A Getlio comeou a resolver... a criar aquela lei, a trazer o direito do trabalhador, que essa lei que ns temos hoje, trabalhista, eu te confesso, que tudo ns devemos a Getlio Vargas. Tudo que ns temos hoje devemos a Getlio Vargas. At a aposentadoria. Foi tudo projeto dele. Ento Getlio foi um leo, foi um homem do maior respeito.3

Embora tenham sido mencionados outros atores algum que instruiu o colono, a Justia, o cnsul italiano e a polcia , a figura de destaque no relato foi Vargas, associado coragem um leo , direitos, leis e benefcios para os colonos. Dependendo do grupo campons e da regio estudados, a presena de leis e direitos, ainda que marcante, balizada em outras referncias. o caso da Zona da Mata de Pernambuco, onde os marcos fundamentais so o Estatuto do Trabalhador Rural de 1963 e o governo Joo Goulart (1961-1964), como salientados em diversas pesquisas desenvolvidas no Museu Nacional, dentre as quais, os trabalhos da antroploga Lygia Sigaud (1979). Porm, pesquisas como a tese de doutorado de Christine Dabat (2003), indicam papel relevante a Vargas naquela regio, estabelecendo uma cronologia de direitos um pouco diferente daquela consagrada. No padro narrativo presente na regio canavieira, os direitos permaneceram escondidos e somente foram revelados anos aps a morte do ex-presidente. Para Christine Dabat (2003: 601) nessa compreenso prpria de eventos polticos to determinantes para sua condio passada e atual, os entrevistados atribuem a Getlio Vargas um mrito que talvez no merea. Embora seja atribudo a Vargas um papel no
3

Depoimento do Sr. lvaro Roldo, 2 entrevista, em 09/09/2001. Acervo do CPDA-UFRRJ. Pesquisa Assentamentos Rurais.

Tempos Histricos Volume 16 2 Semestre de 2012 p. 219 - 245

MARCUS DEZEMONE

caminho pela aquisio de tais direitos, do ponto de vista legal, e para muitos historiadores, trata-se de uma questo emprica: a legislao social s foi definitivamente estendida ao campo com o governo Joo Goulart (1961-1964) no Estatuto do Trabalhador Rural (1963) e concluda no governo do general Emilio Garrastazu Medici (1969-1974), com a instituio da previdncia social para o trabalhador rural atravs do FUNRURAL (1971). Embora as duas primeiras referncias apaream de maneira destacada nos depoimentos de moradores, ao lado do exgovernador de Pernambuco, Miguel Arraes, Vargas emerge como figura principal.

Processos Judiciais H ainda outras evidncias que permitem perceber a apropriao da legislao social pelos camponeses nos anos imediatamente posteriores ao fim do Estado Novo. A literatura especializada reduziu a importncia da CLT para o mundo rural. Em grande medida, essa postura se sustentou no prprio texto legal que, em seu artigo 7 do Ttulo I, afirma categoricamente sua inaplicabilidade:
aos trabalhadores rurais, assim considerados aqueles que exercendo funes diretamente ligadas agricultura e pecuria, no sejam empregados em atividades que, pelos mtodos de execuo dos respectivos trabalhos ou pela finalidade de suas operaes, se classificam como industriais ou comerciais.

No entanto, o exame mais atento dos demais artigos da CLT permite identificar uma tenso entre essa excluso e a incluso dos trabalhadores rurais em alguns direitos. O artigo 13 do Ttulo II torna a carteira de trabalho obrigatria para o exerccio de qualquer atividade profissional, inclusive rural e de carter temporrio, fazendo referncia direta ao proprietrio rural e aos que trabalham em regime de economia familiar.4 Contrariando a historiografia que afirma uma separao insupervel entre a legislao social presente na CLT e os trabalhadores rurais, pesquisas tm demonstrado que aes judiciais de trabalhadores do campo contra seus patres foram mais frequentes do que se pensava. A partir da pesquisa inovadora no doutoramento do brasilianista Clifford Andrew Welch (1990, 1999 e 2008)5 em Ribeiro Preto, So Paulo, trabalhos como o do brasileiro ngelo Priori (1995) foram empreendidos,
4

Consolidao das Leis do Trabalho. Decreto-lei n. 5.452, de 1 de maio de 1943. Cf. Dirio Oficial da Unio, 09/08/1943, p. 11937. 5 O livro resultado da tese de doutorado do pioneiro pesquisador norte-americano: (WELCH, 1999). H uma traduo para o portugus, ver: (WELCH, 2008).

Tempos Histricos Volume 16 2 Semestre de 2012 p. 219 - 245

MUNDO RURAL E ERA VARGAS: DIREITOS, PAPEL DO CAMPO E LEGISLAO SOCIAL NA HISTORIOGRAFIA RECENTE investigando processos semelhantes em Maring no Paran. Com outras preocupaes relacionadas aos usos do espao, os processos judiciais baseados na CLT foram trabalhados pelo gegrafo canadense Christian Brannstrom (1997). At meados da dcada de 1950, segundo Brannstrom (1997), a Justia do Trabalho acolhia as aes, passando, em seguida, a enviar parte delas Justia Comum como aes ordinrias. Clifford Welch demonstrou que, de 1957 a 1964, quase um tero das aes trabalhistas da Primeira Junta de Conciliao e Julgamento (Justia do Trabalho) de Ribeiro Preto (SP) eram de trabalhadores rurais (2008). Para Maria Yedda Linhares e Francisco Carlos Teixeira da Silva (1999) tais casos revelariam evidente extrapolao legal capaz de dar conta da fora que a CLT exerceu sobre as mentalidades coletivas, em especial dos trabalhadores bastante bem informados e de alguns funcionrios da Justia convencidos das possibilidades de extenso da lei. De qualquer modo, necessria a realizao de mais pesquisas para melhor compreender os alcances e limites das leis trabalhistas no campo, pois apesar de uma parte dessa documentao ter sido destruda, so inmeras as possibilidades investigativas do material da Justia do Trabalho (NEGRO, 2006). E esse trabalho est em curso em pesquisas cujos resultados preliminares foram divulgados, como as de Edinaldo Antonio Oliveira Souza, sobre o recncavo baiano nas dcadas de 1940 a 1960 (2009). As aes judiciais de lavradores baseadas na CLT, acolhidas pela Justia, tanto pelas Varas Cveis (Comum), quanto pela Justia do Trabalho (Especial), resultaram da inexistncia de vcuo jurdico no ordenamento brasileiro. Isso significa que na ausncia da norma jurdica especfica, o juiz tem autonomia para julgar baseando-se na jurisprudncia, na analogia ou nos princpios gerais de direito. Em outras palavras, no era a inexistncia de uma lei que versasse sobre a matria que impedia o acesso dos trabalhadores rurais ao Poder Judicirio. Assim, o impacto da CLT no mundo rural foi muito mais importante do que se pensa na soluo jurdica de conflitos, com desdobramentos que so expresso da Era Vargas em certas reas rurais do pas.

Cartas de camponeses Um terceiro conjunto de fontes explorado pelos trabalhos recentes em Histria Rural so as correspondncias de camponeses remetidas ao presidente. O principal fundo documental encontra-se disponvel no Arquivo Nacional, na cidade do Rio de Janeiro, no fundo Gabinete Civil da Presidncia da Repblica. Dois historiadores, em

Tempos Histricos Volume 16 2 Semestre de 2012 p. 219 - 245

MARCUS DEZEMONE

10

pesquisas de ps-graduao, refletiram sobre o acervo do fundo: Jorge Ferreira (1997), no livro Trabalhadores do Brasil, pesquisou de forma pioneira a correspondncia enviada a Vargas entre 1930 e 1945; e Jos Roberto Franco Reis (2002) revisitou o acervo em sua tese de doutorado, concentrando-se no perodo do Estado Novo. Os dois estudos revelaram que, por trs de aparente paternalismo, os trabalhadores brasileiros apropriaram-se do discurso oficial. No entanto, os trabalhos citados priorizaram as correspondncias dos trabalhadores urbanos, explorando menos as cartas remetidas pelos camponeses. O primeiro refletiu apenas sobre a missiva do colono Jos Drio, que se queixava em So Paulo dos abusos dos proprietrios da fazenda; o segundo encontrou mais vestgios e dedicou uma curta seo da sua tese ao senso de justia dos camponeses. O afastamento dos camponeses do recebimento dos ganhos populistas foi abandonado enquanto suposto por Vanderlei Vaselesk Ribeiro (2001), que se preocupou com a voz tnue, porm audvel de trabalhadores rurais no sindicalizados que atuavam em processos administrativos durante o Estado Novo. Eles buscavam o apoio do Estado atravs do recurso burocracia para manter o que julgavam ser seus direitos. O autor chega a sugerir a existncia de um projeto da burocracia estado-novista de extenso dos direitos sociais para o campo, que esbarrava na oposio das oligarquias rurais. O historiador retomou o tema em sua tese de doutorado, dessa vez, comparando a questo agrria no governo Vargas com o perodo de Pern na Argentina (2006), se constituindo num interessante contraponto anlise de Boris Fausto e Fernando Devoto (2004) no que se refere ao campo nos dois pases. Nessa mesma linha, concentrei-me em algumas dezenas de missivas de camponeses remetidas ao presidente Vargas, circunscritas ao sudeste cafeeiro e regio canavieira no nordeste. A pesquisa contemplou em levantamento preliminar um total de 4.385 cartas remetidas Presidncia da Repblica de 1928 a 1947. Foram priorizadas as cartas referentes ao perodo do Estado Novo, com 3.877 missivas, isto , 88% do total. Destas, foram selecionadas 116 cartas remetidas por pessoas que se apresentavam apenas como camponeses, colonos, moradores, posseiros e lavradores pobres das reas em foco, o que compe cerca de 3% do total de correspondncias pesquisadas. As correspondncias revelaram os contra-argumentos produzidos a partir da prpria lgica do discurso oficial do Estado pelos camponeses. Autodenominados em muitas cartas como os mais humildes, os pobres, eles pleiteavam conquistas e melhorias em suas vidas. Tempos Histricos Volume 16 2 Semestre de 2012 p. 219 - 245

MUNDO RURAL E ERA VARGAS: DIREITOS, PAPEL DO CAMPO E LEGISLAO SOCIAL NA HISTORIOGRAFIA RECENTE

Repensando a legislao agrria na Era Vargas para o mundo rural O perodo que vai de 1930 at os anos finais do Estado Novo tradicionalmente pensado como uma poca de compromisso do Estado com o atendimento das demandas e concesso de privilgios aos grandes proprietrios rurais. rgos como o CNC (Conselho Nacional de Caf), de 1931 (BACHA, 1992), e seu congnere no Nordeste, o IAA (Instituto do Acar e do lcool), de 1933 (SZMRECSNYI, 1979), criados para atenuar ou debelar as sucessivas crises atravessadas pelo setor agrcola de exportao poderiam reforar essa viso. Em sentido contrrio, a produo mais recente tem percebido na legislao produzida a existncia de uma poltica para o mundo rural que desagradou em diversas oportunidades aos interesses dos grandes proprietrios no campo. Maria Yedda Linhares e Francisco Carlos Teixeira da Silva foram autores que investiram em reflexes e orientaes de trabalhos em Histria Agrria. Em obra publicada em 1999, com o sugestivo ttulo de Terra Prometida, os autores analisaram a legislao produzida a partir de 1930. Na obra, identificaram inovaes na poltica agrria, como aquelas introduzidas pelo decreto 24.606 de 6 de julho de 1934. Por esse decreto do Governo Provisrio, o sistema de arrendamento de terras da Unio foi extinto, inclusive para ordens e instituies religiosas. Alm disso, para legalizar a posse de terra considerada pblica, exigia-se o ttulo de propriedade. A medida autorizava tambm a desapropriao mediante o pagamento de quarenta vezes o valor do ltimo foro pago. O decreto utilizava ainda, em prejuzo dos proprietrios rurais, as mesmas armas por eles manuseadas para seu benefcio. Eram prticas corriqueiras dos proprietrios os atrasos no pagamento de impostos e a sonegao de tributos atravs da manuteno de um baixo valor venal dos imveis base para clculo dos impostos, tornando os valores devidos sempre inferiores ao real valor de mercado. Assim, atrelar a indenizao ao ltimo foro no foi apenas uma forma de coibir os atrasos e os baixos valores venais, mas de igualmente baratear o valor das indenizaes por desapropriao (LINHARES & TEIXEIRA DA SILVA, 1999: 125-128). Uma forte oposio ao decreto 24.606 de 1934 foi observada nos anos seguintes, com constantes recursos judiciais impetrados por ocasio de sua aplicao. Isso levou sua reformulao em 1941, durante o regime autoritrio. Porm, a medida tornou-se ainda mais nociva aos interesses oligrquicos: o recurso ao Poder Judicirio diante de

Tempos Histricos Volume 16 2 Semestre de 2012 p. 219 - 245

MARCUS DEZEMONE

12

desapropriao foi proibido, competindo exclusivamente ao Poder Executivo a deciso sobre o imvel que seria expropriado. Mais do que isso: o valor das indenizaes foi reduzido de quarenta vezes o imposto pago para uma variao de dez a vinte vezes, em 1941 (LINHARES & TEIXEIRA DA SILVA, 1999: 125-128). Tal decreto j havia sido identificado no trabalho clssico de Aspsia Camargo, que analisou de maneira pioneira a produo legislativa para o campo de 1930 a 1964. Reunindo reflexes de sua tese de doutorado defendida nos anos 1970, acrescido de levantamento a partir dos principais peridicos no mesmo perodo, principalmente, no ps 1946, o artigo Reforma Agrria: Crise de Poder e Reformas de Base, foi publicado na coletnea Histria Geral da Civilizao Brasileira, nos volumes organizados por Boris Fausto (CAMARGO, 1981: 220-224). A partir de ento, se tornou referncia obrigatria para os trabalhos subsequentes. Contra os obstculos jurdicos criados por aqueles que se diziam proprietrios de amplas parcelas de terras, foi promulgado pelo governo, em 8 de junho de 1944, o decreto-lei 6.569, que tornava obrigatria a exibio do ttulo de propriedade pelos ocupantes de terras que a Unio considerava como suas. O contexto da poca influenciou a postura do Estado em relao questo fundiria. A dcada de 1930 foi marcada por expansionismos territoriais de potncias industriais como o Japo diante da China em 1931, o ataque italiano Etipia em 1935, e a partir de 1938, o avano da Alemanha Nazista na Europa. A ocupao do territrio nacional, com amplas parcelas desabitadas e sem integrao, denominadas poca de espaos vazios, alm de comunidades de imigrantes estrangeiros cuja origem remontava aos pases expansionistas tornou-se um tema sensvel ao governo. Em 1945 houve um avano nesse tema com a proposta de distribuio de terras devolutas nos territrios federais com o decreto-lei 7.916 de 30 de agosto. Os decretos subjugavam o interesse de grandes proprietrios tradicionais ao que seria encarado pela burocracia como um interesse nacional, no apenas econmico, mas de segurana, o que j havia sido salientado por Otvio Guilherme Velho (1976), em Capitalismo Autoritrio e Campesinato, trabalho da dcada de 1970. Concomitante produo dessa legislao agrria, mltiplas iniciativas alteravam vises sobre o campo em relao Primeira Repblica. Nos anos 1930, os esforos de entendimento da sociedade brasileira caminhavam para a compreenso do peso do passado colonial e, por conseguinte, do mundo rural no estabelecimento dos rumos da nao. Foi essa a preocupao da gerao de 1930. Afrnio Garcia e Mario Tempos Histricos Volume 16 2 Semestre de 2012 p. 219 - 245

MUNDO RURAL E ERA VARGAS: DIREITOS, PAPEL DO CAMPO E LEGISLAO SOCIAL NA HISTORIOGRAFIA RECENTE Grynszpan (2002), em balano sobre a produo acadmica nas cincias sociais brasileira de 1970 a 2002, chamam a ateno que os autores da gerao de 1930 Gilberto Freyre, Sergio Buarque de Holanda e Caio Prado Jr. estudaram as grandes plantaes porque estavam interessados em falar sobre a nacionalidade brasileira. E falar sobre como a nao se formou significava, naquele momento, necessariamente, falar sobre as grandes plantaes e o lugar do campo. Esses esforos se aproximavam daqueles empreendidos por correntes do movimento modernista, que embora defendessem a urbanizao e a industrializao, valorizaram a exemplo de Freyre, a mestiagem associada ao rural, passando a perceb-la como algo positivo. Foram destinados pelo Estado Novo recursos na valorizao do trabalho e do trabalhador que passava a ser percebido como fonte da grandeza nacional. So fartas as referncias acadmicas que falam de um novo lugar para o trabalhador urbano. Escassos so os trabalhos que comprovam as mesmas preocupaes para o chamado lavrador, mesmo diante das fartas evidncias. Composies populares do perodo como Marcha para o Oeste (1938) de Joo de Barro e Alberto Ribeiro, livros e poemas como os de Cassiano Ricardo, manifestaes nas artes plsticas com o painel no prdio do MEC no Rio de Janeiro O Caf (1936-1944) e a tela O lavrador de caf (1939) ambos de Candido Portinari, demonstram que rdio, msica popular e artes, mas tambm imprensa, teatro, cinema e literatura contriburam naquilo que Maria Yedda Linhares e Francisco Carlos Teixeira da Silva (1999:115) chamaram de dignificao autoritria do trabalho, moldando um imaginrio do rural. Dois exemplos de esforos simblicos de valorizao do homem do campo com resultados pouco substantivos para os camponeses que deles tomaram parte foram a Marcha para o Oeste e a Batalha da Borracha. A retrica de ambos assentavase na contribuio para o bem-estar da nao. A Marcha para o Oeste foi estimulada pelo governo em projetos de colonizao das reas da regio central como Gois e Mato Grosso e de parte da regio amaznica, os espaos vazios, na lgica da segurana nacional e proteo integridade territorial, no contexto de expansionismo de potncias industriais. Contudo, a Marcha sofreu resistncias, sobretudo no mbito local, devido proliferao de supostos donos das terras que seriam utilizadas para colonizao (ESTERCI, 1972; VELHO, 1976; LENHARO, 1986, RIBEIRO, 2001). J a Batalha da Borracha, foi travada na Amaznia e visava aumentar a extrao de ltex a partir de 1942 com o ingresso brasileiro no esforo blico aliado durante a Segunda Guerra

Tempos Histricos Volume 16 2 Semestre de 2012 p. 219 - 245

MARCUS DEZEMONE

14

Mundial (1939-1945), mobilizando milhares de trabalhadores, sobretudo, nordestinos, os soldados da borracha, que receberam maior visibilidade no trabalho de Maria Veronica Secreto (2007).6

Legislao social e mundo rural: as iniciativas do regime Varguista O processo de ampliao dos direitos sociais para o campo vem sendo mapeado por alguns trabalhos que notaram forte correspondncia entre as iniciativas do regime para os trabalhadores urbanos e os esforos para os trabalhadores do campo (DEZEMONE, 2008). Tm-se aqui, a exemplo da legislao agrria, outras iniciativas do Estado que geraram resistncias dos proprietrios, conforme a produo mais recente tem destacado. Foi o caso dos usineiros no nordeste aucareiro com o Estatuto da Lavoura Canavieira que entrou em vigor atravs do decreto-lei n. 3.855 de 21 de novembro de 1941.7 O decreto assinado por Vargas foi redigido por membros que integravam o IAA (Instituto do Acar e do lcool) durante a presidncia de Barbosa Lima Sobrinho que contou, dentre outros colaboradores, com Miguel Arraes. Diminua inicialmente o peso poltico dos usineiros na conduo do Instituto atravs da extino do Conselho Consultivo e da reduo das prerrogativas do Conselho Executivo, que passaria a ter mais membros indicados pelo governo. Alm disso, regulava as relaes entre fornecedores e usineiros e aumentava a fiscalizao sobre os ltimos na pesagem e demais etapas da produo, estipulando pagamento de multas e sanes diante de fraudes contra fornecedores. O decreto-lei 6.969 de 19 de outubro de 1944 complementou o Estatuto da Lavoura Canavieira com garantias de salrio, moradia, assistncia mdica e educacional, alm de indenizao por demisso sem justa causa para os moradores, equiparados a fornecedores, desde que no sistema de colonato, parceria ou renda.8 Mas a principal medida foi o estabelecimento do direito a uma rea para cultivos de subsistncia, sem nus para os trabalhadores com mais de um ano de morada no Engenho, no que Barbosa Lima Sobrinho chegou a qualificar em 1962 como uma reforma agrria setorial (apud CAMARGO, 1981: 142). As propostas para o campo se acentuaram nos anos finais do Estado Novo, junto
6

O trabalho de Secreto no tem como preocupao maior discutir a produo legislativa para o mundo rural, mas sim, o no cumprimento dos direitos previstos. Segue a mesma linha do trabalho de John French (2001), Afogados em Leis que inaugurou a coleo da Fundao Perseu Abramo, da qual o trabalho de Secreto parte. 7 Coleo de Leis do Brasil. Brasil: Volume 7, 31/12/1941, p. 485, coluna 1. 8 Coleo de Leis do Brasil. Brasil: Volume 7, 31/12/1944, p. 48, coluna 1.

Tempos Histricos Volume 16 2 Semestre de 2012 p. 219 - 245

MUNDO RURAL E ERA VARGAS: DIREITOS, PAPEL DO CAMPO E LEGISLAO SOCIAL NA HISTORIOGRAFIA RECENTE com duas aes que diminuiriam o descompasso rural/urbano. A seguridade social foi ampliada ao campo, com a cobertura de acidentes de trabalho na agricultura e na pecuria, atravs do decreto-lei 18.809 de 5 de junho de 1945.9 A principal iniciativa, todavia, foi a assinatura, no ano anterior, do decreto-lei 7.038, de 10 de novembro de 1944, que previa a extenso do direito de sindicalizao ao campo. No captulo 1, artigo 1, pargrafo 1, o decreto estabeleceu que:
Os sindicatos rurais sero organizados normalmente reunindo exercentes de atividades ou profisses idnticas, similares ou conexas, podendo o Ministro do Trabalho, Indstria e Comrcio permitir, excepcionalmente, a organizao de entidades congregando exercentes de atividades ou profisses rurais diferentes, comprovada a impossibilidade de serem organizadas entidades especficas.10

O principio do monoplio da representao presente na legislao voltada aos trabalhadores urbanos foi reproduzido. Ele determinava aos trabalhadores de uma mesma atividade profissional, independente de sindicalizados, ou seja, filiao e pagamento de mensalidade sindical, sua representao pelo sindicato daquela categoria profissional. Ficava a cargo do Ministrio do Trabalho, Indstria e Comrcio, com sua burocracia, no que pesariam critrios afirmados como tcnicos, que se mesclariam com outros critrios, mesmo quando no assumidos, inegavelmente polticos, avaliar a criao em termos excepcionais de entidades com exercentes de atividades ou profisses rurais diferentes. O exame dos demais artigos do decreto-lei permite constatar que a extenso dos direitos sindicais ao campo foi formulada nos mesmos moldes da sindicalizao dos trabalhadores urbanos, definida pelas leis de 1931 e 1939, sobretudo pela ltima, com a unicidade sindical, o sindicato oficial, e a estrutura sindical verticalizada. Esses princpios so praticamente consensuais na historiografia e na doutrina no campo jurdico sobre o tema da sindicalizao dos trabalhadores urbanos nos anos 1930. Sobre a lei de sindicalizao de 1939, conforme destacou, dentre outros, Luiz Werneck Viana em Liberalismo e Sindicato no Brasil (1978: 223-235). A unicidade sindical o principio de um sindicato por categoria profissional na mesma base territorial, que represente em sua totalidade a profisso, mas com patres e empregados em entidades diferentes. No deve ser confundida (apesar de muitos acadmicos e at mesmo juristas o fazerem) com a unidade sindical, isto , um nico
9 10

Coleo de Leis do Brasil. Brasil: Volume 5, 31/12/1945, coluna 2, p. 223. Coleo de Leis do Brasil. Brasil: Volume 7, 31/12/1944, p. 134.

Tempos Histricos Volume 16 2 Semestre de 2012 p. 219 - 245

MARCUS DEZEMONE

16

sindicato ou corporao reunindo patres e empregados, numa mesma base territorial, que caracterizava, por exemplo, a legislao fascista italiana na Carta Del Lavoro de 1927 e outras por ela influenciadas. Rejeita-se aqui a leitura de que a CLT foi cpia da Carta Del Lavoro (1927), afirmao utilizada muito mais para desqualificar a CLT e consequentemente Vargas.11 O sindicato oficial (captulo II, artigos 5, 6 e 7 do decreto) exigia a apreciao do registro sindical pelo Ministrio do Trabalho, Indstria e Comrcio, dotando as entidades de personalidade jurdica de direito pblico, o que conferia ao Estado a capacidade regulatria dos sindicatos rurais, ao mesmo tempo em que possibilitaria a ampliao da organizao sindical s varias categorias de trabalhadores no campo, de forma anloga ao processo observado na sindicalizao urbana (GOMES, 2002: 25-26). A estrutura sindical verticalizada (captulo III, artigos 8, 9 e 10) limitava o sindicato com a unicidade sindical a uma mesma base territorial que seria o municpio, com a federao no mbito estadual, congregando diferentes sindicatos e a confederao no plano nacional, reunindo as federaes, mas sempre de uma mesma categoria profissional, sem misturar trabalhadores de distintas profisses. Note-se que a estrutura sindical verticalizada foi recuperada no Estatuto do Trabalhador Rural de 1963, no governo Goulart (DEZEMONE, 2008). Assim, pela Lei de sindicalizao 1939, vrios sindicatos em reas rurais que existiam de fato, fundados por variadas categorias ao longo da dcada de 1930, deixaram de existir, porque no obtiveram o reconhecimento do Estado por no atenderem ao principio da unicidade sindical. Comprova-se a existncia de sindicatos rurais na dcada de 1930, sem reconhecimento do Estado, numa poca em que a exigncia no estava determinada em lei, pelas cartas enviadas por seus dirigentes ao presidente Vargas (DEZEMONE, 2008; RIBEIRO, 2006). Outros, porm, continuaram a existir em cumprimento s exigncia legais, adequando-se lei, como, por exemplo, o Sindicato dos Empregados Rurais da lavoura canavieira de Campos (RJ), fundado em 1930 (GRYNSZPAN, 2002). Os discursos do presidente Vargas no Estado Novo fornecem indicaes do papel reservado ao campo pelo regime. Veja-se, por exemplo, o discurso do 1 de maio de 1941 o tema da extenso dos direitos sociais ao campo apareceu quando o presidente
11

Ver Carta Del Lavoro em http://www.uff.br/trabalhonecessario/Lobo%20TN4.htm, disponvel em 05/10/2007. Um trabalho que explora a comparao entre as legislaes brasileira e italiana, no que se refere a criao de uma justia especial para temas laborais o de SILVA, Fernando Teixeira da. Justia do Trabalho e Magistratura del Lavoro: apontamentos comparativos . mimeo, no prelo, s/d. Agradeo ao professor pela gentil cesso de uma verso preliminar do artigo.

Tempos Histricos Volume 16 2 Semestre de 2012 p. 219 - 245

MUNDO RURAL E ERA VARGAS: DIREITOS, PAPEL DO CAMPO E LEGISLAO SOCIAL NA HISTORIOGRAFIA RECENTE se dirigiu a uma audincia composta por trabalhadores urbanos na Capital Federal. Na fala, o mandatrio procurou associar tais benefcios ao progresso associado civilizao, conteno do xodo rural, ocupao das regies desabitadas e ao sucesso da campanha de valorizao integral do homem brasileiro:
Os benefcios que conquistastes devem ser ampliados aos operrios rurais, aos que, insulados nos sertes, vivem distantes das vantagens da civilizao. Mesmo porque, se no o fizermos corremos o risco de assistir ao xodo dos campos e superpovoamento das cidades desequilbrio de consequncias imprevisveis, capaz de enfraquecer ou anular os efeitos da campanha de valorizao integral do homem brasileiro, para dot-lo de vigor econmico, sade fsica e energia produtiva.12

Se o presidente diz que devem ser ampliados, implica em reconhecer que ainda no havia sido feito. Trs anos depois as preocupaes de 1941 reapareciam. Conforme palavras do prprio Vargas no Comcio do 1 de maio de 1944, realizado pela primeira vez fora da Capital Federal, no estdio do Pacaembu em So Paulo:
Concludos esses aperfeioamentos no sistema de auxlio e estmulo ao operrio industrial, o Estado atacar com idntico empenho outro aspecto relevante do problema da produo. Esto adiantados os estudos para a promulgao de uma lei definidora dos direitos e deveres dos trabalhadores rurais. A quinta parte da nossa populao total trabalha e vive na lavoura e no possvel permitir, por mais tempo, a situao de insegurana existente para assalariados e empregadores. Torna-se inadivel estabelecer com clareza e fora da lei as obrigaes de cada um, o que vir certamente incrementar as atividades agrrias, vinculando o trabalhador ao solo e evitando a fuga do campo para a cidade, to perniciosa expanso da riqueza nacional.13

O presidente prometia o mesmo empenho para os trabalhadores rurais que haviam sido destinados ao operrio industrial. O discurso do presidente foi transmitido pelo rdio e publicado no dia seguinte nos jornais. Seus objetivos eram claros: conter o xodo rural necessrio para assegurar a produo nacional de alimentos. Eles foram detalhados no material elaborado pelo Ministrio do Trabalho, Indstria e Comrcio do anteprojeto do decreto-lei de sindicalizao rural submetido apreciao do presidente em 1944. O documento arrolava os direitos ampliados ao homem do campo no sentido de equiparao com o trabalhador urbano, como o salrio mnimo, as

12

Discurso de Getlio Vargas no 1 de maio de 1941. Estdio de So Janurio, Rio de Janeiro. Transmitido ao vivo pelo rdio e publicado no jornal. Biblioteca Nacional. A Manh, 02/05/1941, p. 1. 13 Discurso de Getlio Vargas no 1 de maio de 1944. Estdio do Pacaembu, So Paulo. Transmitido ao vivo pelo rdio e publicado no jornal. Biblioteca Nacional. A Manh, 02/05/1944, p. 1.

Tempos Histricos Volume 16 2 Semestre de 2012 p. 219 - 245

MARCUS DEZEMONE frias e a proteo contra acidentes de trabalho.14

18

Diversos estudos sobre a histria dos trabalhadores urbanos chamaram ateno para as datas comemorativas do Estado Novo que divulgavam os valores e as diretrizes do regime e realavam atributos da personalidade de Vargas atravs da construo de sua imagem pblica. Jos Roberto Franco Reis (2002: 33-65) destacou em sua tese de doutorado as principais datas comemorativas introduzidas pelo Estado Novo foram: 19 de abril, aniversrio do presidente; 30 de maio, Dia da Raa, introduzido em 1939; e o 10 de novembro, aniversrio do regime de 1937. Alm disso, utilizava-se o 1 de maio, Dia do Trabalho, para divulgar feitos do regime, como parte das estratgias da construo do que o autor qualifica como mito Vargas atravs do rdio, da imprensa, do cinema e da fotografia. De tal maneira, a data do decreto-lei de sindicalizao rural no pode ser considerada coincidncia: 10 de novembro, aniversrio do regime instaurado em 1937. Marco de comemoraes pblicas, ao lado do 1 de maio, o 10 de novembro foi utilizado, sobretudo aps 1942, para anncio de medidas sociais de envergadura. Completava-se inclusive naquele dia um ano de vigncia da CLT, anunciada no Dia do Trabalho, mas efetivada no aniversrio do Estado Novo. Os mecanismos de controle como a censura e a propaganda articuladas pela mquina do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) e a encampao de meios de comunicao de massa como a Rdio Nacional ou a interveno no jornal O Estado de So Paulo contriburam para amplificar as iniciativas dentro da tica do regime, devido ao silncio imposto aos opositores. Foi no momento crtico, a partir da entrada na guerra, que o governo investiu mais pesadamente na associao da imagem do presidente aos direitos sociais. O regime buscava apoio e legitimao nas camadas populares. A mquina de propaganda se pautava na construo daquilo que Luiz Werneck Vianna denominou como ideologia da outorga, isto , a noo de que o Estado antecipava-se aos conflitos sociais, concedendo benefcios classe trabalhadora, sem nenhuma presso ou demanda anterior dos trabalhadores e do estabelecimento da Revoluo de 1930 como marco na mudana de tratamento da questo social, que na Repblica Velha seria caso de polcia. O autor j entendia, em fins dos anos 1970, que as conquistas da classe trabalhadora no podem ser pensadas como benesses concedidas pelo Estado visto que atendiam a lutas que

14

CPDOC-FGV, Arquivo Getlio Vargas, GV c 1944.00.00/4.

Tempos Histricos Volume 16 2 Semestre de 2012 p. 219 - 245

MUNDO RURAL E ERA VARGAS: DIREITOS, PAPEL DO CAMPO E LEGISLAO SOCIAL NA HISTORIOGRAFIA RECENTE antecediam a Revoluo de 1930. O processo de emisso desse discurso oficial que insistia na clarividncia do presidente foi finamente analisado por Angela de Castro Gomes (1988) no que a historiadora chamou de inveno do trabalhismo. As transmisses radiofnicas semanais do Ministro do Trabalho, Indstria e Comrcio, que tambm acumulava a pasta da Justia, Alexandre Marcondes Filho, em linguagem coloquial e direta, voltada para as massas trabalhadoras, apresentavam os feitos do governo e sua poltica social. Calcula-se que entre 1942 e 1945 tenham ocorrido cerca de 200 palestras. No dia seguinte, a palestra era transcrita no jornal oficial do regime, o peridico A Manh, num claro propsito de fixao da mensagem. Contudo, mais do que a massificao de um discurso, segundo a autora, o regime pretendia valorizar o trabalho e o trabalhador, o governo buscava gratido e esperava reciprocidade. Com destaque, A Manh anunciou na sua primeira pgina na edio de sextafeira, 11 de novembro de 1944, ao lado das notcias sobre a Segunda Guerra Mundial: Sindicalizao das classes rurais. O Presidente da Repblica baixou ontem importante decreto lei relativo aos que exercem atividade ou profisso rural Reconhecimento e investidura sindical. O decreto-lei foi publicado na ntegra. O Jornal do Brasil e O Estado de So Paulo tiveram o mesmo procedimento. O Correio da Manh destacava a percepo corrente de que as associaes ou agremiaes que para tal fim se constiturem obedecero aos mesmos moldes j estabelecidos para as demais profisses. (DEZEMONE, 2008). Uma semana depois, em 17 de novembro, A Manh e outros peridicos transcreviam a palestra do Ministro Marcondes Filho realizada vspera no programa Hora do Brasil. A primeira referncia foi a Vargas e ao discurso do 1 de maio no estdio do Pacaembu: Foi em cumprimento dessas promessas que, em 10 de novembro, o Presidente decretou a lei de sindicalizao rural, resultado feliz de uma tarefa difcil. Didtico, o ministro falava dos obstculos, como a ausncia de uma legislao internacional que servisse de modelo e explicava o principio de organizao dos sindicatos rurais:
Na lei cogita-se apenas de duas classes: empregados e empregadores, ou sejam os dois grupos tradicionais do binmio capital e trabalho. (...) Tudo gira, em ltimo termo, sobre ser ou no possuidor de terra. Empregador , nas classes rurais, aquele que tem o domnio ou a posse legal da terra. Empregado o que trabalha em terra

Tempos Histricos Volume 16 2 Semestre de 2012 p. 219 - 245

MARCUS DEZEMONE

20

alheia ou por conta do dono desta, sem que tenha sua posse assegurada por um contrato de arrendamento.15

Procura-se enquadrar a pluralidade de relaes de trabalho no campo, reduzindoa ao binmio capital-trabalho, que agruparia a diversidade do mundo rural na mesma lgica que definiu a sindicalizao urbana, entre empregadores e empregados. A cidadania, portanto, s estendida a quem possui emprego, tal como havia chamado ateno Wanderley Guilherme dos Santos (1979). E conclua suas consideraes ao mostrar que a proposta de sindicalizao tal como formulada se coadunava com o projeto de nao do Estado Novo:
A sindicalizao rural completa a magnfica obra de organizao das classes, estabelecida na Constituio e, atravs de suas entidades profissionais, elas vivero em ntima e leal convivncia com o estado, colaborando diretamente para a grandeza do Brasil. 16

A produo da legislao social para o mundo rural, na proposta aqui defendida, compe parte de uma estratgia que visava buscar legitimidade para um governo que se instaurou por meio de um golpe em 1937 e, desde ento, proibiu os partidos polticos e mantinha fechadas todas as instituies representativas do Poder Legislativo eleitas por sufrgio. Some-se a isso o temor, aps 1942, dos resultados da aproximao do pas com os EUA e da participao brasileira na Segunda Guerra Mundial, processos que poderiam acelerar o fim da ditadura estado-novista, segundo a percepo corrente poca no prprio governo. Em abril de 1945, o presidente cogitava tal desfecho, a ponto de redigir j naquela poca, uma carta-testamento com a exposio de motivos que o levaria a cometer suicdio, caso fosse deposto por um golpe militar.17 Setores do governo temiam que, no retorno da FEB (Fora Expedicionria Brasileira) da campanha na Itlia, ocorresse um golpe de Estado. Foi por isso que, ao contrrio dos efetivos militares de outros pases que participaram do conflito, a desmobilizao das tropas brasileiras no jargo militar, o recolhimento dos armamentos e extino da unidade ocorreu na Itlia, antes do embarque de regresso, e no no Brasil, como de praxe entre as foras aliadas.18
15 16

Biblioteca Nacional, A Manh, 17/11/1944, p. 2. Biblioteca Nacional, A Manh, 17/11/1944, p. 2. 17 CPDOC-FGV, Arquivo Getlio Vargas, GV c 1945.04.13/2, em 13/04/1945. 18 Sobre a idia de uma contradio na participao brasileira na guerra em aliana com as democracias liberais e a critica ao Estado Novo, alm do tema da desmobilizao das tropas, entre outros, conferir (SILVEIRA, 1995: 190-192) e (BRAYNER, 1968). O brasilianista Frank McCann Jr. frisa que a

Tempos Histricos Volume 16 2 Semestre de 2012 p. 219 - 245

MUNDO RURAL E ERA VARGAS: DIREITOS, PAPEL DO CAMPO E LEGISLAO SOCIAL NA HISTORIOGRAFIA RECENTE Em que pesem os esforos do regime para evit-la, a deposio temida se concretizou em 29 de outubro de 1945. Os atos de redemocratizao daquele ano como a anistia, o fim da censura, o pluripartidarismo e a divulgao do calendrio eleitoral, no surtiram os efeitos desejados. A derrubada de Vargas, com uma renncia forada, foi seguida de eleies com voto direto universal (masculino e feminino, excluindo analfabetos) de uma Assembleia Nacional Constituinte. Entre as vrias correntes, a Assembleia contou com setores liberais, para os quais a legislao trabalhista e sindical, consagrada na CLT para os trabalhadores urbanos, era fascista. Apesar da forte campanha, os liberais no obtiveram sucesso nas suas reivindicaes e a legislao alcunhada de autoritria, fascista e corporativista foi mantida.19 As conquistas dos trabalhadores urbanos permaneceram inalteradas, tendo seu smbolo maior na manuteno da vigncia da CLT. Por seu turno, o desfecho em relao continuidade das medidas para o mundo rural foi diferente. Os instrumentos legais de sindicalizao no campo produzidos no final do Estado Novo no foram regulamentados e tampouco integraram o novo ordenamento jurdico democrtico (CAMARGO, 1981). O decretolei da sindicalizao rural, por exemplo, sofreu forte oposio da poderosa Sociedade Rural Brasileira que usava os mesmos adjetivos para desqualificar a medida considerada fascista e autoritria (WELCH, 1999: 91-95). primeira vista, os ataques ao decreto de sindicalizao rural de 1944 alcanaram seus objetivos. Sabe-se que nos anos de 1950 existiam apenas cinco sindicatos rurais. Cabe, porm, indagar o porqu da quantidade to reduzida. A dificuldade para institucionalizao e legalidade de sindicatos camponeses foi mais resultado da oposio de atores polticos do que do uso instrumental do Estado pelos grandes proprietrios rurais. Durante o governo Dutra (1946-1951) o decreto de 1944 esbarrava na burocracia, ao depender do Ministrio do Trabalho para reconhecer sindicatos de exercentes de atividades rurais diferentes. Como a legislao sindical urbana era pautada no princpio de um sindicato por categoria profissional, somente foram permitidos sindicatos no campo para a categoria dos empregados rurais", o que abraou os trabalhadores da indstria canavieira, mas excluiu amplos contingentes no
desmobilizao servia tanto aos propsitos de Vargas quanto aos do Ministro da Guerra e candidato s eleies presidenciais de 1945, Eurico Gaspar Dutra, num quadro em que a maioria dos oficiais era contrria ao regime. Cf. (McCANN Jr., 1995: 347-378). 19 Sobre esse tema, ver em especial a Introduo e o captulo 1: Quando os trabalhadores querem: poltica e cidadania na transio democrtica. In: (FERREIRA, 2005: 9 -95).

Tempos Histricos Volume 16 2 Semestre de 2012 p. 219 - 245

MARCUS DEZEMONE

22

enquadrados nesta definio, tais como colonos, meeiros, foreiros, arrendatrios, pequenos agricultores, posseiros, candieiros, campeiros, carreiros, etc. A pluralidade de relaes de trabalho no campo foi um argumento em torno do qual proprietrios rurais e suas associaes de classe se reuniam para barrar a extenso dos direitos trabalhistas aos trabalhadores rurais, tanto no final do Estado Novo quanto no perodo democrtico que o sucedeu, como evidenciam os jornais e os debates no Congresso Nacional. Segundo Aspsia Camargo, o reaparecimento do projeto extensivo dos direitos ao campo foi um dos motivos que provocaram a sada de Joo Goulart do Ministrio do Trabalho em 1954 (1981: 147-148). Havia, no entanto, outro aspecto para o pequeno nmero de sindicatos camponeses: a diferena de concepo a respeito da melhor maneira de organizar a luta. A criao das Ligas Camponesas em Pernambuco, a partir de 1955, no lugar de "sindicatos" camponeses, relaciona-se menos aos impedimentos legais do que ao entendimento de seu principal lder, o advogado e deputado estadual pelo Partido Socialista Brasileiro Francisco Julio. Para Julio, os sindicatos rurais eram entidades inapropriadas luta camponesa, esvaziando essa forma de organizao em beneficio de associaes civis, modelo das Ligas, que no teriam a tutela e reconhecimento do Estado. A mesma ideia da inadequao dos sindicatos como principais organizaes para o campo foi adotada pelos comunistas que fundaram associaes civis no seus curto perodo de legalidade. As Ligas Comunistas existiram em outras regies do pas, como, por exemplo, no serto carioca, antiga zona rural da cidade do Rio de Janeiro, na paulista Ribeiro Preto (SP) e no estado de Gois, entre outras localidades. O estmulo organizao de sindicatos rurais foi retomado nos anos 1960, durante o governo Joo Goulart, como parte da estratgia de ampliao de sua base poltica, cuja expresso foi o Estatuto do Trabalhador Rural de 1963 (GRYNSZPAN & DEZEMONE, 2007)20. Leila de Menezes Stein (2008), em sua tese de doutorado defendida pela UNICAMP na segunda metade dos anos 1990 e em livro publicado em 2008, argumentou, com base na produo legislativa nos anos 1950 e 1960 para o campo que o trabalhismo, no mais com Vargas, mas com Jango procurou estimular a
20

Sobre as mobilizaes no campo e a competio poltica entre comunistas, catlicos e Ligas, de 1950 a 1964, ver o trabalho de GRYNSZPAN & DEZEMONE (2007) publicado na coletnea As esquerdas no Brasil, que apresenta parte da produo mais recente sobre aquele perodo. Um trabalho clssico, que inovou ao abordar os trabalhadores rurais como atores ativos de sua histria nas lutas do ps 1945 pode ser encontrado em MEDEIROS (1989). Resultado da sua dissertao de mestrado defendida em 1982, a sociloga, mesmo partindo de certos referenciais da historiografia tradicional, rompe com a ideia de passividade associada ao mundo rural.

Tempos Histricos Volume 16 2 Semestre de 2012 p. 219 - 245

MUNDO RURAL E ERA VARGAS: DIREITOS, PAPEL DO CAMPO E LEGISLAO SOCIAL NA HISTORIOGRAFIA RECENTE participao popular como mecanismo de sustentao poltica, reforando assim, a leitura de um trabalhismo rural.

Consideraes Finais Depreender diretamente a realidade social pela produo de leis um equvoco. A legislao que versa sobre os direitos sociais sistematicamente descumprida at hoje, como revela a permanncia do trabalho anlogo ao escravo, sobretudo no campo, exemplo mais flagrante e dramtico do desrespeito a dispositivos legais desde muito promulgados. No extremo oposto, seria reducionismo qualificar as medidas para o campo apenas como lei para ingls ver na expresso comumente associada s leis que no pegam no Brasil desde 1831. No existem elementos que permitam considerar a legislao para o mundo rural um sinal de que Vargas se opunha de forma radical aos proprietrios de terras, visto que prticas de dominao tradicional foram, na maior parte do Brasil, mantidas. Todavia, apropriado considerar que os decretos e iniciativas mencionados colidiam em certas situaes com os interesses dos grandes proprietrios rurais. E indicam relevantes referenciais de anlise para entender, em sua complexidade, o processo social que conduziu aos entraves extenso da legislao trabalhista e sindical ao campo, preciso pesquisar mais as disputas que envolveram atores dspares, como proprietrios rurais, suas entidades representativas, a burocracia estatal, os camponeses. No lugar de reduzir o ente estatal a mero instrumento operado pelos grupos dominantes agrrios ou reproduzir anlises que repousam nesse entendimento, trata-se de compreender as bases do porqu do desrespeito e descumprimento a certas medidas e no a outras, e no caso, da manuteno de determinados dispositivos e supresso de outros referentes aos direitos sociais no campo. Os esforos materiais e simblicos do regime para elaborao e divulgao das medidas ao campo foram direcionados a brasileiros e no a ingleses. Tomando um tema coberto por um sem-nmero de pesquisas, o da represso do Estado Novo ao movimento sindical urbano, mister reconhecer que a coero a outras prticas sindicais mais autnomas coexistia com o estmulo ao modelo de sindicalismo que se inseria nos propsitos autoritrios, isto , os princpios da Lei de 1939. Analogamente, no que tange aos direitos sociais no universo rural, a lgica estado-novista embasava-se em princpios como a propalada harmonia das classes e o progresso, em objetivos como

Tempos Histricos Volume 16 2 Semestre de 2012 p. 219 - 245

MARCUS DEZEMONE

24

a ocupao dos espaos vazios, a valorizao do trabalhador nacional e, destaca-se, com sua divulgao, a expectativa da reciprocidade dos beneficirios. O ponto fundamental, revelado pelas pesquisas com a memria, os processos judiciais e as correspondncias remetidas ao presidente foi a extrapolao dos objetivos iniciais dos formuladores de tais polticas, por meio da apropriao desenvolvida pelos trabalhadores do campo. Isso estimulou um novo olhar da historiografia para o mundo rural na Era Vargas, percebendo uma produo e divulgao legislativas que se coadunavam com as concepes do regime, no que vai ao encontro da produo acadmica sobre a legislao social para os trabalhadores urbanos.

Bibliografia BACHA, Edmar. 150 anos de caf. Rio de Janeiro: Marcellino Martins/Johnson Exportadores, 1992. BRANNSTROM, Christian. Brazilian County-Level Juridical Documents as Sources for Historical Geography: A Case Study from Western So Paulo. Yearbook. Conference of Latin Americanist Geographers, 23, 1997, pp. 41-50 BRAYNER, Floriano de Lima. A verdade sobre a FEB. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1968 CAMARGO, Aspsia. A questo agrria: Crise de Poder e Reformas de Base (19301964), p. 142, nota 45. In: FAUSTO, Boris. (org.). Histria Geral da Civilizao Brasileira. Tomo III, 3 Vol. So Paulo: Difel, 1981. CARVALHO, Jos Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 2 ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002. DABAT, Christine Paulette Yves Rufino. Moradores de Engenho. Estudo sobre as relaes de trabalho e condies de vida dos trabalhadores rurais na zona canavieira de Pernambuco, segundo a literatura, a academia e os prprios atores sociais. Tese de Doutorado. Recife: PPGH-UFPE, 2003. DEZEMONE, Marcus. Memria Camponesa: conflitos e identidades em terras de caf. Fazenda Santo Incio Trajano de Moraes RJ (1888-1987). Dissertao de Mestrado. Niteri: Programa de Ps-Graduao em Histria da Universidade Federal Fluminense, 2004. ___. Do cativeiro reforma agrria: colonato, direitos e conflitos (1872-1987). Niteri: Programa de Ps-Graduao em Histria da Universidade Federal Fluminense, 2008. ___. A Era Vargas e o mundo rural brasileiro: memria, direitos e cultura poltica camponesa. In: MOTTA, Marcia; ZARTH, Paulo (Orgs.). Histria Social do Campesinato. So Paulo: Editora da UNESP, 2009, v. 2, p. 73-98. ESTERCI, Neide. O mito da Democracia no Pais das Bandeiras anlise dos discursos sobre colonizao e migrao no Estado novo. Dissertao de Mestrado. Rio de Janeiro: UFRJ, 1972.

Tempos Histricos Volume 16 2 Semestre de 2012 p. 219 - 245

MUNDO RURAL E ERA VARGAS: DIREITOS, PAPEL DO CAMPO E LEGISLAO SOCIAL NA HISTORIOGRAFIA RECENTE FAUSTO, Boris. A revoluo de 1930. Historiografia e Histria. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. ___. Duas Faces do Populismo. Caderno Mais! Folha de So Paulo. So Paulo, 21/03/2004. ___. Getlio Vargas: o poder e o sorriso. So Paulo: Cia. das Letras, 2006. ___ e DEVOTO, Fernando. Brasil e Argentina: um ensaio de histria comparada (1850-2002). So Paulo: Editora 34, 2004. FERREIRA, Jorge. Jos e os Srios: opresso social e cultura poltica camponesa. In: Trabalhadores do Brasil: o imaginrio popular 1930-1945. Rio de Janeiro: FGV, 1997, pp. 57-66. ___ (org.). O populismo e sua histria. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2001. ___. O imaginrio trabalhista: getulismo, PTB e cultura poltica popular 1945-1964. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2005. FRENCH, John D. Afogados em Leis. A CLT e a cultura poltica dos trabalhadores brasileiros. So Paulo: Perseu Abramo, 2001. GARCIA, Afrnio e GRYNSZPAN, Mario. Veredas da questo agrria e os enigmas do grande serto. In MICELI, Sergio (org.). O que ler na cincia social brasileira 1970-2002. 1 ed. So Paulo: Sumar, p. 311-348, 2002. GOMES, Angela de Castro. A inveno do trabalhismo. 3 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2005 [1988]. ___. Cidadania e direitos do trabalho. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. ___ e MATTOS, Hebe Maria. Sobre apropriaes e circularidades: memria do cativeiro e poltica cultural na Era Vargas. Revista da Associao Brasileira de Histria Oral. N 1, junho de 1998, pp. 121-143. GRYNSZPAN, Mario. Da Barbrie Terra Prometida: o campo e as lutas sociais na histria da Repblica. In: GOMES, Angela de Castro; PANDOLFI, Dulce Chaves e ALBERTI, Verena (org.). A Repblica no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002, p. 116-155. ___ e DEZEMONE, Marcus. As esquerdas e a descoberta do campo brasileiro: Ligas camponesas, comunistas e catlicos (1950-1964) In: FERREIRA, Jorge e AARO REIS, Daniel (org.) As Esquerdas no Brasil. Nacionalismo e reformismo radical (19451964). Volume 2. Rio de Janeiro: Editora Civilizao Brasileira, p. 209-236, 2007. IANNI, Otvio. O colapso do populismo no Brasil. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1975. LENHARO, Alcir. Colonizao e Trabalho no Brasil: Amaznia, Nordeste e CentroOeste. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1986. LINHARES, Maria Yedda e TEIXEIRA DA SILVA, Francisco Carlos. Terra Prometida. Rio de Janeiro: Campus, 1999. McCANN Jr., Frank. O fim de uma Era In: Aliana Brasil-Estados Unidos (19371945). Rio de Janeiro: Biblioteca do Exrcito, 1995, MATTOS, Marcelo Badar. Greves e represso policial ao sindicalismo carioca. Rio de Janeiro: APERJ/FAPERJ, 2003.

Tempos Histricos Volume 16 2 Semestre de 2012 p. 219 - 245

MARCUS DEZEMONE

26

MEDEIROS, Leonilde Srvolo de. Histria dos Movimentos Sociais no Campo. Rio de Janeiro: Fase, 1989. NEGRO, Antonio Luigi. O que a Justia do Trabalho no queimou: novas fontes e questes para a Histria Social. Politia (Vitria da Conquista), v. 6 n. 1, p. 193-209, 2006. PRIORI, Angelo. Legislao social e sindicalismo: um estudo sobre os trabalhadores rurais no norte do Paran (1956-1963). Ps-Histria, Assis, v. 3, 1995. REIS, Jos Roberto Franco. A sinfonia ideolgica do Estado Novo In: No existem mais intermedirios entre o governo e o povo. Correspondncias a Getlio Vargas o mito e a verso. Tese de Doutorado. Campinas: Unicamp, 2002. RIBEIRO, Vanderlei Vazelesk. Um novo olhar para a Roa: a questo agrria no Estado Novo. Dissertao de Mestrado. Rio de Janeiro: PPGHIS-UFRJ, 2001. ___. A roa y a La campana. A questo agrria sob o Varguismo e o Peronismo em perspectiva comparada. Tese de Doutorado. Niteri: PPGH-UFF, 2006. RIOS, Ana Maria Lugo e MATTOS, Hebe. Memrias do Cativeiro: famlia, trabalho e cidadania no ps-abolio. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2005. SANTOS, Wanderley Guilherme. Cidadania e Justia: a poltica social na ordem brasileira. Rio de Janeiro: Campus, 1979. SECRETO, Mara Vernica. Soldados da borracha: Trabalhadores entre o serto e a Amaznia no governo Vargas. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2007. SIGAUD, Lygia. Os Clandestinos e os Direitos. So Paulo: Duas Cidades, 1979. SILVEIRA, Joel. II Guerra: momentos crticos. Rio de Janeiro: Mauad, 1995. SOLA, Lourdes. "O golpe de 37 e o Estado Novo". In MOTA, Carlos Guilherme (org.). Brasil em Perspectiva. 6 ed. So Paulo: Difel, 1984. SOUZA, Edinaldo Antonio Oliveira. Disputas trabalhistas em Comarcas do Interior: Recncavo da Bahia, 1940-1960. v. 1, n. 1, 2009. STEIN, Leila de Menezes. Trabalhismo, crculos operrios e poltica - a formao do sindicato dos trabalhadores agrcolas no Brasil (1954-1964). So Paulo: FAPESP/ Annablume, 2008. SZMRECSNYI, Tams. O Planejamento da Agroindstria Canavieira no Brasil. 1930-1970. So Paulo: HUCITEC, 1979. VELHO, Otvio Guilherme. Capitalismo autoritrio e campesinato. So Paulo: Difel, 1976 VIANNA, Luiz Werneck. Liberalismo e Sindicato no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978, pp. 223-235. WELCH, Clifford. Rural Labor and the Brasilian Revolution in So Paulo, 1930-1964. Ph.D. dissertation, Departament of History, Duke University, 1990. ___. The Seed Was Planted: The So Paulo Roots of Brazil's Rural Labor Movement, 1924-1964. Penn State Press, 1999. ___. A semente foi plantada: as razes paulistas do movimento sindical dos trabalhadores rurais do Brasil (1924-1964). So Paulo: Expresso Popular, 2008.

Tempos Histricos Volume 16 2 Semestre de 2012 p. 219 - 245

MUNDO RURAL E ERA VARGAS: DIREITOS, PAPEL DO CAMPO E LEGISLAO SOCIAL NA HISTORIOGRAFIA RECENTE Artigo Recebido em: 02/08/2012 Artigo Aceito em: 17/10/2012

Tempos Histricos Volume 16 2 Semestre de 2012 p. 219 - 245

You might also like