You are on page 1of 19

TENTATIVA DE COMPREENSO DA LEI DE RECURSOS HDRICOS: ESTRATGIAS DO CAPITAL E NOVAS FORMAS DE PRIVATIZAO DA GUA Joaquim Shiraishi Neto

RESUMO A Lei de Recursos Hdricos (Lei n.9.433) promulgada no Brasil, em 1997, acendeu uma polmica em torno da forma de como vem sendo realizado a gesto e o uso da gua. A despeito desse intenso debate, tem-se observado um enorme consenso existente entre os chamados interpretes do direito das guas , que se verifica, sobretudo, por causa de uma leitura extremamente apaixonada do referido dispositivo, vinculado a uma discusso do problema a partir da noo de crise do recurso. Percebe-se que esse processo delineado, tem prejudicado , pelo menos no Brasil, a possibilidade de uma anlise mais acurada da prpria Lei, bem como das implicaes desse dispositivo na vida social brasileira. Os usos da gua realizado por diversos indivduos e grupos sociais se opem noo de uso mltiplo e integrado contida na Lei, revelando distintas temporalidades e racionalidades, que se encontram referidas a uma forma de representar e de usar desse recurso. Assim, o presente artigo pretende compreender o processo de construo desse instrumento legal, apropriando-se do que ele tem de arbitrariedade e, desta forma, fugir de um certo preciosismo tcnico , que tem focalizado a descrio comentada e a efetividade da denominada Lei de Recursos Hdricos. PALAVRAS-CHAVE: LEI DE RECURSOS HDRICOS, DIREITO DAS GUAS, USOS DA GUA

ABSTRACT The Hdricos Resources Act (Act n.9.433) promulgated in Brazil, in 1997, has started a controversy around the form of how it has being carried through the management and the use of the water. Despite of this intense debate, it has been observed an enormous existing consensus between the so called interprets of the right of waters , which verified, over all, because of an extremely passionate reading of the related device, tied to a quarrel of the problem from the notion of crisis of the resource. It has been perceived that delineated process has harmed, at least in Brazil, the possibility of an accurate analysis of the Act itself, as well as of the implications of this device in the Brazilian social life. The uses of the by diverse individuals and social groups to the
Advogado. Professor do Programa de Ps-graduao em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Coordenador do Grupo de Pesquisa Direito, Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais. Pesquisador do Projeto de Pesquisa Nova Cartografia Social da Amaznia (UFAM-FFORD).

notion of multiple and integrated use contained in the Act, disclosing to distinct temporalities and rationalities, that are find cited to a form to represent and to use of this resource. Thus, the present article intends to understand the process of construction of this legal instrument, assuming itself of what it has of arbitrariedade and, in such a way, to run away from a certain excessive straight , who has focused the commented description and the effectiveness of the called Hdricos Resources Act.

KEYWORDS: HDRICOS RESOURCES ACT, RIGHT OF WATERS, USES OF DE WATER

Introduo Muito tem sido escrito sobre a denominada Lei de Recursos Hdricos (Lei n.9.433) 1, promulgada no Brasil em 1997. No contexto desses debates jurdicos, possvel perceber um enorme consenso dos intrpretes do direito das guas, que se evidencia numa leitura extremamente apaixonada do referido dispositivo2. Essa leitura, que se vincula a uma noo de crise, aqui entendida como um poderoso instrumento explicativo da realidade, contm em si uma ambigidade, pois traz consigo a idia de um tempo transitrio entre dois estados estveis passveis de serem superados3. Para esse tipo de interpretao, observa-se um empobrecimento das possibilidades de anlise, pois trata-se o problema da gua estrutural, importando lembrar que a gama de situaes que coloca em risco as possibilidades de uso, resulta de processos inadequados de interveno, que comprometem o seu ciclo de renovao. As interpretaes que tomam essa noo de crise tem prejudicado , pelo menos no Brasil , uma anlise mais acurada do prprio instrumento legal pelo fato de apresentar srias dificuldades de se adequar s situaes vivenciadas pelos diversos

Apesar das noes de gua e de recursos hdricos no serem conceitos idnticos (POMPEU, 2006: p. 71-71), vamos empregar esses conceitos como se fossem sinnimos, pois entendemos que no necessrio esse preciosismo tcnico para as questes aqui referidas. Entre os diversos tericos que vm comentando e analisando de forma exaustiva a denominada Lei de Recursos Hdricos, podemos nos referir: Granziera (2001); Machado (2002); Pompeu (2006). Alm desses autores, podemos identificar estudos mais localizados , que se encontram circunscritos a realidade Amaznica como o de Benatti (2003). Miaille (2002: p.14).

povos e comunidades tradicionais no pas, j que esses grupos sociais se utilizam e se apropriam de forma diferenciada desse precioso recurso4. Nesse imenso pas, a gua adquire mltiplos e complexos significados e representaes, que se encontram para alm daqueles institudos pelo dispositivo legal em que a gua tratada como mercadoria. Os usos mltiplos e complexos da gua realizados pelos diferentes grupos sociais so evidenciados com fora diante das dificuldades operacionais de aplicao do referido dispositivo legal. Os usos da gua por esses grupos se opem noo de uso mltiplo e integrado contida na Lei n.9.433/ 97, revelando distintas temporalidades e racionalidades; afastando qualquer possibilidade de compreender o uso da gua como se fosse um dado natural, desprovido de quaisquer significados e representaes5. Ao contrrio do entendimento usual dos intrpretes que insistentemente afirmam haver no mbito do direito ambiental interesses que possam ser considerados difusos ou de todos indistintamente, os usos mltiplos e complexos da gua servem para contestar essa noo tomada previamente. Verifica-se a impossibilidade da pretenso universalista e idealista do direito e da prpria Lei. Neste sentido, os particularismos contrariam a universalizao. Para essa forma de compreender o direito e a Lei, que entende as coisas como naturais, no haveria lugar para as diferenas e nem espao para a existncia de contrastes e, por isso mesmo, o direito tem servido como um poderoso instrumento para acobertamento dos interesses que possam estar em jogo6.

Hodiernamente, h uma tendncia em adotar medidas legais que possam atender s demandas mais localizadas, que se relacionam com o reconhecimento dos povos e das comunidades tradicionais e envolvem diferentes prticas jurdicas. Essas medidas legais se apresentam no bojo das discusses em torno das noes de multiculturalismo e do pluralismo , isto , do reconhecimento da alteridade e das diferenas existentes nos interior dos Estados. A propsito dessa discusso de reconhecer as diferenas, ver o Relatrio do Desenvolvimento Humano de 2004 do PNUD intitulado Liberdade Cultural num Mundo Diversificado.
5

Para se ter uma idia do significado do que seja esse processo de naturalizao da gua e de seu uso basta ler dois importantes intrpretes: Machado (2002: p.12-14) e Granziera (2001). Para essa ltima: A questo que a relao que existe entre homem e gua antecede ao direito. um elemento intrnseco sua sobrevivncia. G.M (GRANZIERA, 2001: p.232). importante enfatizar que o fato da gua ser elemento vital para o Homem, no implica que seja usada e apropriada da mesma forma por todos os grupos sociais, pois ela pode ter diferentes significados e representaes o que implica em diferentes formas de uso e apropriao.

Para esta discusso do direito como o reino de um nico direito, ver Rancire (1996: p.110). Segundo esse autor, o direito tem um papel relevante no perodo que denomina de ps-democracia estado idlico do poltico onde impera a noo de consenso, pois ele colocado como se fosse um regime de identidade da comunidade. A identificao entre democracia e Estado de direito serve para produzir um regime de identidade em si da comunidade, para diluir a poltica sob um conceito do direito que a identifica ao esprito da comunidade. (RANCIERE, 1996: p.110).

O exerccio aqui proposto sobre uma anlise crtica dos discursos formulados em torno da Lei de Recursos Hdricos uma tentativa de compreend-la, afastando-se de qualquer tentao de tentar descrever e interpret-la ou de pens-la alternativamente s situaes da regio Amaznica. Trata-se, no caso especfico deste trabalho, de submeter a Lei n.9.433/ 97 a uma crtica, que se alicera na histria social de sua formulao e da sua utilizao, onde possvel observar os interesses que convergiram para a sua edio7. Nesse sentido, tomo como pressuposto o fato de que os usos da gua se encontram inscritos num processo de construo social e que no so naturais, importando diferentes formas de representao e apropriao. Desta forma, trata-se de uma tentativa de compreender o processo de construo desse instrumento legal, apropriando-se do que ele tem de arbitrariedade e, nesse sentido, fugir de um certo preciosismo tcnico8 , que tem focalizado a descrio comentada e a efetividade da denominada Lei de Recursos Hdricos. Aproveito para salientar que no se trata aqui de negar o problema da gua e muito menos ainda a relevncia dos estudos jurdicos para a disciplina do direito, cujos mritos so inegveis para se refletir a problemtica de uso e gesto da gua. necessrio colocar o problema sob um outro olhar, numa tentativa de aprofundar as discusses jurdicas que se encontram em curso, cuja relevncia inquestionvel. Neste sentido, o objetivo do trabalho o de realizar uma leitura crtica do referido dispositivo legal e suas implicaes na vida social.

Neste sentido da discusso do direito, h tambm um longo debate que se inicia, o de tentar encontrar o papel do direito na atualidade. Enquanto alguns enfatizam a importncia do direito como mediador dos conflitos sociais, buscando a harmonizao de interesses conflitantes, outros vm relativizando esse papel: enquanto o processo judicial uma espcie de guerra que afasta as partes, a arbitragem tenta manter as relaes entre elas de modo que possam continuar a atuar em conjunto nos contratos de longo prazo, quer como fornecedores, quer como clientes. G.M (WALD, MARTINS, 2006: p. A3). Tornam-se preocupantes essas tentativas de procurar afastar o direito das disputas a despeito de como tem sido utilizado e de quem tem sido beneficiado. A despeito da presso exercida pelas agncias multilaterais para que os Pases reformem suas legislaes de gua, esses tm se colocado de forma distinta. Enquanto que o Chile foi o primeiro Pas a alterar a sua legislao, em 1981 (Dourojeanni; Jouravlev, 2001: p. 13), o Uruguai submeteu essa discusso a um plebiscito, realizado em 2004. Nele votaram, afirmando que a gua um recurso que deve pertencer a todos e no um privilgio de quem pode pagar. Para Eduardo Galeano, o povo uruguaio confirmou que sabe votar , pois ...num mundo sedento, as reservas de gua sero mais ou to mais cobiadas do que as reservas de petrleo. (GALEANO, 2004). Miaille enfatiza a necessidade de se tomar o direito de forma reflexiva, afastando-se de um aprendizado calcado no conhecimento e reproduo de tcnicas tidas como universais e naturais (MIAILLE, 1994).
8 7

Escassez Anunciada: o discurso da necessidade Neste contexto em que se formula a relevncia da Lei, importante trazer tona os argumentos mais velados e que no esto explicitados nos discursos formulados pelos intrpretes. O exerccio aqui proposto seria de encontrar no dito o no dito, o que implica em colocar em suspenso os argumentos comumente acionados para explicitar a relevncia da Lei, que se encontram referidos a um discurso da necessidade9, o qual se distingue de um discurso do direito10. Os argumentos de uma crise vivenciada pela m utilizao e gesto dos recursos hdricos, isto , da iminente falta de gua no planeta Terra, tem servido para justificar a imediaticidade de reformas, cujo objetivo precpuo seria a realizao de uma gesto integrada do recurso11. Para esse tipo de anlise, haveria um total descompasso entre a situao vivida e as respectivas legislaes dos pases, que alm de serem dispersas e atrasadas, estariam desarticuladas e desordenadas entre si, no permitindo um aproveitamento racional desse recurso natural12. Na esteira desses argumentos, diagnosticam que a simplificao das medidas legais tomadas ao longo dos anos de forma simplificada e parcial pelos governos13 no elidiu os conflitos pelo acesso e uso do recurso e trouxeram uma ordem de problemas, que podem ser pressentidos pela iminncia de um conflito agudo pelo recurso, em virtude de uma possibilidade de escassez que se avizinha. Os profetas da crise da governabilidade da gesto da gua se opem a qualquer possibilidade de uma anlise mais rigorosa das situaes, enraizada em contextos e nas diferenas nacionais e regionais. Por isso, tm dificuldade para sugerir
9

A respeito dessa discusso, orientada para a necessidade dos Estados criarem capacidades de governabilidade para a gesto dos recursos hdricos, ver Dourojeanni; Jouravlev (2001). Trata-se de um estudo que foi desenvolvido no mbito da CEPAL/ Divisin de Recursos Naturales e Infraestructura. Os intrpretes do direito das guas tm feito ecoar esse discurso sobre os problemas do mau uso e da escassez do recurso e, portanto, da necessidade de instrumentos legais para disciplinar as formas de uso (GRANZIERA, 2001: p.13-16; 226-234; POMPEU, 2006: p.35-38).
10

Petrella, ao relatar esse processo que torna a gua mercadoria, enfatiza essa passagem de uma cultura de direitos para a da lgica da necessidade : Todo direito eventualmente adquirido reversvel. Variveis segundo os indivduos , os grupos sociais, os locais e o tempo, as necessidades bsicas devem ser satisfeitas por um sistema de servios universais correspondentes a um preo razovel e acessvel, de maneira a conciliar os usos concorrenciais e divergentes com os recursos disponveis.G.M (PETRELLA, 2003: p. 16). Ver Dourojeanni; Jouravlev (2001). Dourojeanni; Jouravlev (2001: p.07-14). Dourojeanni; Jouravlev (2001: p.7).

11 12 13

medidas que possam potencializar o aproveitamento racional do recurso, que se encontra referido ao que se tem denominado de gesto integral do recurso. Um dos efeitos desse discurso em torno da crise da gua o de ignorar as contradies inerentes ao prprio sistema, onde grandes empreendimentos agrcolas e industriais vm sistematicamente provocando a destruio e contaminao das nascentes e dos rios14, colocando em risco a sobrevivncia do prprio recurso. A lgica desse processo que o problema da gua se apresente como um dado novo no interior da problemtica ambiental, pois alm de incorporar as dimenses que envolvem as questes ambientais, incorpora, tambm, a da gesto racional do recurso, aqui compreendida como harmonizadora dos diferentes interesses conflitivos que porventura estariam em situaes de oposio. Portanto, a Lei teria idealmente a capacidade de resolver esses antagonismos. As questes relacionadas aos problemas da gua vm sendo focalizadas como naturais ou mesmo autoevidentes e, por esse motivo, tm se apresentado de forma indistinta a todos. A gua, enquanto recurso natural, dada como natural. tratada como se tivesse um nico sentido, independentemente das posies sociais e do uso e dos significados que distintos sujeitos possam fazer dela. Ou melhor, a gua destituda dos diversos significados e representaes que comportam usos mltiplos e complexos. possvel observar que se trata de um problema construdo, sobretudo pelas agncias multilaterais15, que objetivam uma homogeneizao jurdica. Ela um elemento caro s estratgias empresariais. Da a dificuldade de incorpor-lo a uma agenda ambiental mais localizada. Tanto isto parece verdadeiro que, uma das recomendaes para aplicao da Lei, seria a criao de instrumentos que possam sensibilizar a sociedade em torno do problema gua, ou melhor, trat-la como

14

A respeito desse processo de destruio dos recursos naturais, em especial dos recursos hdricos causados por grandes empreendimentos voltados para as atividades da soja, pecuria, plantio de eucalipto, alm de atividades mineradoras e siderrgicas, ver Almeida ; Shiraishi Neto; e Martins (2005).
15

O discurso da escassez e da necessidade de uma gesto integrada dos recursos no resulta de um processo espontneo, mas representa os interesses que se direcionam no sentido sistemtico de produzir e difundir essas idias. A propsito desse processo que se relaciona com a gua, consultar Petrella (2003: p.12-15). Vale lembrar que a vulgata neoliberal tal como a ortodoxia econmica poltica to universalmente aceita, como afirma Bourdieu: produto de um trabalho prolongado e constante de uma imensa fora de trabalho intelectual, concentrado e organizado em verdadeiras empresas de produo, difuso e inveno (BOURDIEU, 2001: p.07-08).

problema social16. Configura-se uma enorme presso em torno da incorporao dessa agenda pelos Estados, que o fazem por meio da adoo de medida legal. As recomendaes tm se centrado na necessidade de criar , sobretudo atravs de dispositivos jurdicos, o que pode ser denominado de uma cultura da gua, capaz de sensibilizar a todos. A forma indistinta como o problema construdo e o respectivo instrumento normativo edificado para resolv-lo no pode se constituir no prprio fundamento da pesquisa jurdica, que deve ser pensada de forma crtica e reflexiva. Ademais, no custa lembrar a singularidade do direito, onde a Lei tratada como se verdade o fosse e essa verdade jurdica, por ser produto das prticas sociais inscritas no jogo de relaes de poder, exterior verdade cientfica17. Os resultados mais visveis desse processo que absolutiza a verdade da Lei so os prprios procedimentos adotados pela maioria dos intrpretes de se ocuparem com a simples constatao e o testemunho; afinal, a gua, desde os primrdios, sempre foi utilizada pelo Homem. Aqui, necessrio romper com esse esquema de pensamento dominante que se impe aos intrpretes do direito de incorporar unicamente as questes legais sem qualquer reflexo prvia a respeito do processo de construo do discurso e da Lei. A anlise crtica e reflexiva implica num processo de organizao das formas, onde possvel controlar as diferentes posies e os respectivos discursos que so produzidos, reproduzidos e difundidos em torno da Lei. A anlise deveria incorporar uma reflexo do significado de um objeto significante para o direito ambiental . Observa-se que a Lei de Recursos Hdricos deve ser compreendida a partir do que se tem denominado de processo de globalizao. Ele tem imposto aos diversos

16

Para Dourojeanni; Jouravlev se deve construir uma cultura da gua, edificar uma conscincia ou estabelecer uma poltica sobre a importncia do recurso, com o fim de que a populao adote decises racionais sobre o uso (DOUROJEANNI; JOURAVLEV, 2001: p. 7-8). Para Foucault, haveria duas histrias da verdade: A primeira uma espcie de histria interna da verdade, a histria da verdade que se corrige a partir de seus prprios princpios de regulao: a histria da verdade tal como se faz na ou a partir da histria das cincias. Por outro lado, parece-me que existem, na sociedade , ou pelo menos, em nossas sociedades, vrios outros lugares onde a verdade se forma, onde um certo nmero de regras do jogo so definidas regras de jogo a partir das quais vemos nascer certas formas de subjetividade, certos domnios de objeto, certos tipos de saber e por conseguinte podemos, a partir da, fazer uma histria externa, exterior da verdade. (FOUCAULT, 1996: p.11).

17

pases uma mesma ordem legal, que tem a pretenso de conferir determinado padro jurdico. o que Pierre Bourdieu denomina de homogeneizao jurdica18. Os objetivos da difuso de um padro legal mundial devem ser refletidos para alm da mera noo de segurana jurdica, e se vincularem s discusses mais amplas, que estariam relacionadas a uma exigncia de construo de instrumentos legais mais homogneos para permitir uma maior facilidade dos fluxos e da livre circulao dos capitais. A prpria noo de segurana jurdica, apropriada indistintamente pelos intrpretes do direito, passa pela difuso da necessidade dos Estados de construrem uma ordem legal mais universal19, passvel de ser compreendida e apropriada pelo capital. Neste caso, a noo de segurana est ancorada nas formas e estratgias de controle dos instrumentos legais20. Ele se encontra afeto aos ganhos e perdas de capital. Para a situao focalizada na presente pesquisa, tem-se ainda a possibilidade de apropriao da gua. Observa-se que h toda uma estratgia do capital em se apropriar das discusses relacionadas s questes ambientais, incorporando s suas aes um discurso ambientalista21, sendo que o direito, por ser colocado como se fosse de toda comunidade, um importante instrumento para a realizao desses propsitos.

18 19

Bourdieu (2001: p.107).

Neste contexto, possvel observar, por exemplo, a Reforma do Poder Judicirio no Brasil. Ao longo da ltima dcada, tem sido formulado em toda Amrica Latina e Caribe um discurso para justificar a necessidade de implementao de reformas no Poder Judicirio. Os experts acusam uma ordem de problemas no Judicirio que tem provocado a sua ineficincia. Eles vo da simples demora do trmite dos processos falta de transparncia e previsibilidade nas decises. A constatao desses problemas por parte desses experts vincula suas anlises necessidade de realizao de reformas no Poder Judicirio. A propsito dessas discusses em torno da necessidade da realizao de reformas no Poder Judicirio, conferir o Documento Tcnico do Banco Mundial n 319S intitulado: O setor judicial na Amrica Latina e no Caribe, de Dakolias (1997). A ttulo de ilustrao, vale recuperar o relato de Pablo Solon sobre a revolta popular em Cochabamba , na Bolvia, que fez romper um contrato de privatizao dos servios da gua. Desse processo resultou uma ao proposta pela empresa concessionria, Bechtel, de origem norte americana, que passou a reclamar uma indenizao de 25 milhes de dlares como forma de indenizao pelos prejuzos presentes e futuros. Para Solon, o verdadeiro fundamento desta ao no a indenizao , mas O que na verdade a Bechtel e toda a irmandade multinacional perseguem plantar um precedente, dar um exemplo para que ningum mais siga o caminho de Cochabamba. Eles querem advertir todos os governos que, caso cedam s presses sociais, sofrero como castigo o pagamento de indenizaes milionrias, definidas em reunies de arbitragem privadas e secretas. (SOLON, 2003: p. 32-33).
21 20

Lopes ressalta que as questes atinentes ao meio ambiente so construdas, incorporadas e naturalizadas por toda a sociedade, sendo que esse processo percebido de forma diferenciada pelas pessoas e grupos sociais que o externalizam de diversas formas (LOPES, 2004: p.17-20).

Estratgias de uma Ao Despretensiosa: o discurso jurdico da autoridade Nesta abordagem insisto em compreender o papel desempenhado pelos intrpretes do direito das guas22 no conjunto da produo, reproduo e difuso da denominada Lei de Recursos Hdricos, pois entendo que o campo jurdico o locus privilegiado, sobretudo porque reafirma a existncia da Lei e sua efetivao. O fato dos intrpretes focalizarem indistintamente em suas anlises o instrumento legal a partir de um ideal, bloqueia o caminho para a compreenso de sua real dimenso. A Lei de Recursos Hdricos pode esconder objetivos menos nobres e que estariam muito mais vinculados s necessidades do capital do que necessariamente da preservao, como tem sido propagado. No interior do campo, aqueles que se encontram autorizados ou mesmo legitimados23 a interpretarem o referido dispositivo afirmam insistentemente que se trata de um texto envolvente, significativamente avanado, posto que a gua passa a ter novo tratamento legal, diferentemente do regime anterior do denominado Cdigo de guas (Decreto n.24.643/ 1934), no qual era considerada como bem de domnio pblico(artigo 1 , inc. I, da Lei). As discusses em torno da problemtica da gua tm se ocupado em revelar a atualidade e inovao do instrumento legal e, para isso, tm contrastado com os instrumentos legais anteriores a ele, sem qualquer reflexo maior acerca desses instrumentos. Este procedimento analtico que se opera por contraste, colocando um

dispositivo em face do outro, tm sido um relevante instrumento para inculcar uma idia de que o direito, ainda que de forma lenta e gradual, se atualiza e inova. Nesta

22

As questes so por demais complexas para serem compreendidas a partir de uma nica disciplina ou matria, alm do mais, no se pode esquecer que este tipo de especialidade, que enseja uma carreira jurdica, sempre est a sujeitar-se aos padres determinados pela prpria disciplina, acabando por restringir as possibilidades de interpretao e anlise, isto : Para ser um especialista, voc tem de ser credenciado pelas autoridades competentes; elas ensinam a falar a linguagem correta, a citar as autoridades corretas, a sujeitar ao territrio correto (SAID, 2005: p.81). A noo de autoridade ou de legitimidade do intrprete da Lei aqui utilizada refere-se a noo de campo jurdico de Bourdieu (1989: p. 209-254).

23

No caso especfico do direito, h uma tendncia natural em classific-lo a partir de duas grandes reas (direito pblico e direito privado). Elas, por sua vez, se dividem em ramos do direito (no direito pblico: direito constitucional, direito administrativo, direito tributrio... no direito privado: direito civil, direito comercial, direito do consumidor....), os quais se dividem em disciplinas (no direito civil: direito das coisas, direito de famlia, direito de sucesses...), as quais se fracionam em temas. Da possvel observar que existem experts dos experts dos experts dos experts, como o caso do que se tem denominado de direito das guas, direito urbanstico ambiental, direito internacional ambiental, direitos dos povos, e teoria geral do direito ambiental entre outros...

modalidade de gradualismo seria possvel perceber o processo evolutivo do direito nas sociedades contemporneas24 . De outra forma, esse procedimento tem servido, sobretudo, para omitir na anlise os porqus da no efetividade de determinados instrumentos legais. como se o problema da Lei fosse inerente prpria Lei. A extenso dessa leitura compreende, tambm, a descrio de sua aplicao e comentrios exaustivos ao texto legal. Esta leitura procura focalizar todos os aspectos e vertentes que dizem respeito s modificaes em torno do uso e da gesto da gua. Isso implica na impossibilidade de qualquer exerccio especulativo a respeito da Lei, isto , se possvel aplic-la e quais as conseqncias de sua aplicao. Nesse sentido, as referidas descries e comentrios nem sempre so de fcil compreenso, pois dizem respeito ao que se denomina de doutrina do direito. As descries e os comentrios, por sua vez, tratam as questes de forma geral, em consonncia com a Lei, tornando difcil e, s vezes, quase impossvel, perceber a aplicao concreta do dispositivo, ainda mais quando se est diante de situaes que se apresentam fora dos grandes centros do Pas. Os efeitos concretos desse procedimento so o de um distanciamento entre a teoria jurdica e a prtica. O modus operandi que se encontra inscrito na cultura jurdica dificulta extrapolar as reflexes para alm do que usualmente dito pelos intrpretes autorizados ou legitimados. A recorrncia deste tipo de prtica jurdica serve para ratificar determinadas verdades jurdicas, que j se encontram inscritas na Lei. No caso, os interpretes ficam refns e esto submetidos a um padro de anlise ditado pelo prprio campo jurdico . Como as discusses so travadas no plano das idias, dos argumentos jurdicos, tem-se um enorme vazio, embora esse processo sirva para inculcar o entendimento que se possa ter do texto legal. A mobilizao dos intrpretes em torno de uma prtica de repetio dos mesmos argumentos oferece uma sensao da evidncia do discurso, ou melhor, da veracidade dos argumentos construdos e de toda sua fora, que tem se relevado inquestionvel. As reflexes jurdicas consideradas mais crticas a respeito do tema, contudo, tm se ocupado em reafirmar a necessidade de construir modelos alternativos aos que esto sendo apresentados, de maneira que possam estar referidos realidade localizada.
24

A idia de consagrar determinado texto legal a partir da noo de evoluo legislativa est ancorada num modelo explicativo poderoso. No mbito do pensamento social brasileiro, Almeida chama a ateno para uma tendncia que procura explicar a realidade brasileira a partir da noo de evoluo, que tem como das suas maiores expresses o darwinismo social (ALMEIDA, 2005: pp.9-27).

10

Entretanto, essas anlises, por mais crticas que possam parecer, se restringem ao plano formal de adequao da Lei, no contemplando as diferentes formas de representao e apropriao do recurso, as quais criam situaes nem sempre conciliveis. Para uma anlise da Lei, faz-se necessrio tentar recuperar como elaborado o discurso jurdico ambiental, que tem se ocupado, por sua vez, e prevalentemente, em tutelar o bem ambiental.

Prevalncia do Bem Ambiental: retorno ao determinismo ambiental ? O direito ambiental busca transformar o recurso natural em bem, passvel de ser transacionado, objeto de transaes mercantis. No caso da Lei de Recursos Hdricos, esse processo se faz evidente quando se atribui gua valor econmico (artigo 1, inciso II, da Lei). Por tal razo, as discusses em torno da Lei deveriam passar por uma discusso inicial dos motivos e das conseqncias desse processo de transformao de um recurso natural em mercadoria. O fato do objeto da tutela ser o bem ambiental e de que a bacia hidrogrfica a unidade territorial para a implementao da Poltica (artigo 1, inciso V), da Lei) tem como pressuposto uma forma de compreender e de organizar o mundo social, onde os dados geogrficos e ambientais prevalecem. A despeito do dispositivo garantir a participao dos usurios e das comunidades na gesto dos recursos hdricos (artigo 1, inc.VI, da Lei), fica evidente a diminuta importncia que se atribui ao sujeito, que seria mero gestor dos recursos hdricos. Essa compreenso, que subordina as aes humanas s condies do bem ambiental, inverte as relaes, na medida que impe ao Homem condicionamentos geogrficos e ambientais. O fato de tutelar o bem ambiental em detrimento do Homem tem provocado acalorados debates entre os intrpretes no interior do campo jurdico; ao mesmo tempo, tem servido para que as chamadas comunidades tradicionais relativizem o papel do direito ambiental, que em muitas situaes tm servido como empecilho sua prpria reproduo fsica e cultural. O direito ambiental tem impedido que alguns grupos sociais se utilizem dos recursos naturais da forma como compreendem e se relacionam com o meio ambiente, mesmo que tal forma esteja assegurando por sculos uma preservao / conservao dos recursos naturais.

11

Os chamados interesses difusos do meio ambiente, que tm uma tendncia de trat-lo como um dado natural, evidenciam-se nessas situaes como algo idealizado, pois no admitem na ordem ambiental interesses difusos diversos. Afinal, o meio ambiente seria, segundo o receiturio homogeneizante: bem de uso comum do povo (artigo 225 da Constituio Federal). Uma disposio dessa natureza, de tal ordem, onde o bem ambiental prevalece sobre o Homem, faz lembrar as anlises geogrficas datadas do incio do sculo XX, quando os instrumentos analticos buscavam explicar a realidade a partir do determinismo da natureza sobre o Homem25. Para esse tipo de anlise, o Homem seria tributrio da natureza26. Alis, essa literatura farta para explicar o processo de desenvolvimento da regio Amaznica, tida como atrasada e primitiva, j que o Homem na Amaznia teria sido totalmente incapaz, diante da imensido da floresta, de vencer e domesticar a natureza27. Esses instrumentos analticos, que seriam dotados de uma certa pretenso de objetividade cientfica, tm servido para explicar as relaes existentes entre os Homens e a natureza e, no caso da regio Amaznica, para justificar todo tipo de medidas que tm importado no descaso para com os povos e as comunidades tradicionais a existentes. As implicaes acerca desse modelo explicativo tm enfatizado a incapacidade do Homem Amaznico de pensar a sua prpria existncia individual e coletiva. Disso decorrem polticas pblicas formuladas a partir de fora da regio quando os experts mobilizariam seus conhecimentos ditos racionais para melhor conceb-la28. Um dos tantos resultados nefastos desse tipo de interpretao, sua incapacidade de compreender os processos mais localizados, que se relacionam com as
25

Para Almeida, a nfase no quadro natural gerou trs formas proeminentes para compreenso da realidade Amaznica: o biologismo, o geografismo e os dualismos. Essas formas de pensamento se tornaram um verdadeiro obstculo epistemolgico que necessita ser superado para uma compreenso da Amaznia (ALMEIDA, 2005: p.15), sob o signo de uma diversidade no reduzida aos ecossistemas. A importncia terica e explicativa que se atribui regio tem no gegrafo Friedrich Ratzel, um dos seus principais sustentculos. poca de suas anlises , seus estudos permitiram substituir os estudos evolucionistas em moda pela descrio das regies. Isto levou s afirmaes correntes de que as condies geogrficas podem dar respostas a determinadas explicaes (LOWIE, 1946: pp.149-158). Essas noes pr-concebidas de que o Homem foi impotente diante da imensido da natureza ou de que a natureza quem determina o ritmo da vida podem ser identificadas na vasta literatura sobre a Amaznica brasileira, a exemplo das expresses inferno verde e o rio comanda a vida, que se naturalizaram e servem como poderoso instrumento explicativo da realidade Amaznica. A propsito da discusso dos tcnicos e planejadores em torno da necessidade do desenvolvimento da regio amaznica e de sua incorporao economia nacional, ver Oliveira (1994).

26

27

28

12

formas especficas de organizao social e econmica da regio, onde os recursos naturais disponveis no so objetos de apropriao privada e muito menos passveis de mercantilizao.

A Lei de Recursos Hdricos: nova forma de privatizao? Segundo os intrpretes29, a Lei 9.433/ 1997 trouxe profundas transformaes e implicaes em relao ao domnio da gua ao prescrever que a gua um bem de domnio pblico (artigo I, inc. I)
30

. Ela no transforma o Poder Pblico Federal e

Estadual em proprietrio, mas em gestor desse bem; e o fato do bem ser um dos elementos que compe o meio ambiente, faz incidir o disposto no caput do artigo 225 da Constituio Federal. Trata-se a gua, portanto, de um bem de domnio pblico de uso comum do povo31. Ao mesmo tempo que a gua elevada condio de bem de domnio pblico de uso comum, essa mesma Lei passa a trat-la como bem dotado de valor econmico (artigo 1, inciso II da Lei), pois afinal esse recurso natural seria limitado e no ilimitado como sempre se pensou. Os elementos que justificariam a necessidade de se atribuir valor econmico a um recurso natural e, portanto, de se instituir uma cobrana pelo seu uso, tem como pressuposto a imediaticidade de sua escassez, explicitada a partir de uma teoria econmica (frisa-se: de uma teoria). Esta teoria se vincula a uma leitura dos recursos a partir de um modelo de anlise da capacidade de demanda e oferta do recurso, centralizando a discusso em torno do mercado. Em resumo, diante da possibilidade da escassez do recurso pela m utilizao ou demanda, urge a necessidade de se instituir cobrana pelo uso do recurso32 a fim de que

29 30

Ver Pompeu (2006: p.67-71), Machado (2002: p.24-32), Granziera (2001: p.90-97).

Os bens so classificados de acordo com o Cdigo Civil Brasileiro em pblicos e privados, sendo que o bens privados so considerados todos os bens que no so pblicos (artigo 65 do CC). O nosso Cdigo Civil classifica os bens pblicos de acordo com uso e domnio : os de uso comum do povo; os de uso especial; e os dominicais (artigo 66 do CC). Machado (2002: p.24).

31 32

No caso, importante recuperar as discusses em torno do processo de cercamento das terras comunais na Inglaterra, que serviram s teses de Garret Hardin sobre a tragdia dos comuns. Thompson lembra que os argumentos de Hardin de que como ningum possui e protege os recursos mantidos em comum haveria uma lgica que condena esse recurso a superexplorao, no tem fundamento, pois ignora o autor que os camponeses no eram desprovidos de bom senso e tinham conhecimento da importncia dos recursos para a garantia de reproduo social (THOMPSON, 1998: p. 86-105). Ademais, lembra Thompson que esses argumentos da tragdia dos comuns esto inscritos

13

se possa dotar as empresas concessionrias, segundo os intrpretes desse modelo, de uma gesto mais eficaz, capaz de penalizar aqueles que desperdiam o prprio recurso. As implicaes que decorrem desse modelo referem-se ao fato de que a gua, enquanto recurso natural, pode ser mensurada consoante valores econmicos. Assim, pode-se atribuir gua um determinado valor ou um preo, ainda que no se possa utiliz-la ao seu bel prazer33. Enquanto recurso ambiental , o seu uso dever ser orientado para a vida, o desenvolvimento econmico e o bem estar social34. Para alm dessa prtica discursiva, que focaliza a importncia de uma gesto racional do recurso, possvel observar que as transformaes formais em torno dele se deram no sentido de garantir a sua apropriao e a sua privatizao. A apropriao se d pela possibilidade que se tem de separ-lo da natureza, ou melhor, de individualiz-lo enquanto bem. J a privatizao pode ser compreendida enquanto possibilidade de cobrana pelo uso do recurso. Essa transformao da gua permite que alguns agentes (concessionrias) possam se apropriar individualmente do bem e transform-lo em bem de troca. A despeito do recurso natural gua no ser produto das relaes sociais de produo, transforma-se em mercadoria35.

numa prtica discursiva daqueles que so favorveis ao cercamento e a uma variante malthusiana especfica (THOMPSON, 1998: p.93).
33 34 35

Machado (2002: p. 32). Granziera (2001: p. 99).

Oliveira chama ateno para o fato de que Marx j relatava poca, processos desse tipo, em que o trabalho no o nico produtor de riqueza, a primazia sendo da natureza (OLIVEIRA, 1994: p.12). Observa-se que nas discusses em torno do meio ambiente h toda uma formulao jurdica orientada no sentido de transformar os recursos naturais e os conhecimentos tradicionais em bem, passvel de ser apropriado e valorado economicamente. Configura-se numa forma de representar e de se apropriar da natureza, medida pela capacidade e potencialidade econmica de cada recurso. Nesta ltima dcada, os debates jurdicos tm se orientado no sentido de criar instrumentos legais que possam servir para apropriao dos chamados conhecimentos tradicionais, sendo que as pesquisas jurdicas voltadas a esse problema, vm se tornando refns das discusses, pois o fazem a partir da utilidade ou necessidade dos instrumentos, ou seja, se vinculam a uma discusso j dada, sem qualquer tipo de questionamento acerca de sua prpria necessidade, de mercantilizao do conhecimento tradicional. Esta forma de compreender o mundo, alicerada numa racionalidade econmica, que tem o direito como instrumento de sua realizao, parece no deixar margem s outras formas de saber, que por no ser formalizado e se encontrar mais localizado, enraizado, tem se insurgido, o que Foucault denomina de insurgncia dos saberes (FOUCAULT, 1999: pp. 3-48). Nesse processo, onde se encontra inscrita uma concepo de mundo dotada de determinada racionalidade econmica, o Homem no teria outro significado alm de mero instrumento para a realizao dos propsitos do capital (EDELMAN, 1999).

14

Nesse sentido, necessrio relativizar as transformaes que fizeram do Poder Pblico o titular de seu domnio. Observa-se que para o que est em jogo, indiferente a titularidade ou domnio do bem, tal como tem sido realado pelos intrpretes como se constitusse um dado inovador da Lei de Recursos Hdricos. Verifica-se pois, que tem havido um processo de mobilizao do capital no sentido de se apropriar da riqueza nos diversos pases36. Ao transformar um recurso natural em bem dotado de valor econmico, ainda que seja para os objetivos previstos (artigo 2 da Lei), possibilita uma cobrana pelo uso do recurso. Tal processo ensejou profundas transformaes relacionadas gua, como o de permitir a extrao de renda dos sujeitos. Os sujeitos so obrigados a entregar parte de seu rendimento, que fruto de seu trabalho, para o pagamento de um recurso natural oriundo da prpria natureza. Nesse sentido, evidenciam-se as estratgias do capital para acumular mais capital, por meio de um recurso natural, na medida em que se atribui gua determinado valor econmico. Como visto, a usurpao da gua permite, sem nenhum custo, aumentar o ganho do capital, cujo investimento foi de simplesmente transformar, por meio da denominada Lei de Recursos Hdricos, um recurso da natureza, de uso comum , em mercadoria. Karl Marx j havia chamado ateno para esse processo que denominou de acumulao primitiva, que o processo histrico que dissocia o trabalhador dos meios de produo. considerada primitiva porque constitui a pr-histria do capital e do modo de produo capitalista37.

36

Oliveira vem ressaltando o fato do capital financeiro vir tentando incluir no seu circuito recursos sobre os quais no tinha controle. Para ele, a Lei de Responsabilidade Fiscal, que tem sido festejada pelos intrpretes como um importante instrumento legal para a melhor gesto dos recursos pblicos: um garrote vil que inclui os poderes locais necessariamente no circuito financeiro globalizado, e essa insero o instrumento mais poderoso de controle poltico e, pois, social. Quem pensa que a LRF sanear as finanas municipais e estaduais, livrando-se das dvidas, no entendeu nada do capitalismo financeirizado. (OLIVEIRA 2001: p. 28). Marx ( 1989: p. 803). Marx est preocupado em analisar como se d o processo de acumulao de capital, que vai permitir que alguns detenham o controle dos meios de produo. No caso especfico, focaliza a passagem das terras comunais para o domnio privado: O roubo assume a forma parlamentar que lhe do as leis relativas ao cercamento das terras comunais, ou melhor, os decretos com que os senhores das terras se presenteiam com os bens que pertencem ao povo, tornando-os sua propriedade particular, decretos de expropriao do povo (MARX, 1989: p.841).

37

15

Consideraes Finais interessante observar que essa transformao de um recurso natural em um bem ambiental dotado de valor econmico orientado no interior de um discurso ambientalista, que advoga pela possibilidade de esgotamento do recurso e, portanto, da necessidade de instituir meios que possam tornar vivel a cobrana para entre tantas razes organizar racionalmente a sua explorao, evitando o monoplio ou mesmo o uso indevido. O apelo de um discurso ambiental tem sido um poderoso instrumento de convergncia de idias, sobretudo porque se tem uma naturalizao do recurso e de seu uso. O discurso ambiental tem servido para apagar as divergncias e acertar as prescries que so contidas na Lei, as quais se impem quase sem nenhum questionamento. Neste contexto em que estratgias do capital se apropriam de mais capital no se pode afirmar que a simples instituio de cobrana da gua permitir s empresas concessionrias um melhor redirecionamento da gesto do recurso. Ademais, quem pode garantir que esse recurso recebido pelo pagamento do uso da gua ser revertido para uma melhor gesto do recurso ? Alm disso, ningum tambm assegurar que as empresas concessionrias do servio venham a dispor o recurso para outros pases, mediante uma escassez aguda. Afinal, diante de uma imediata tragdia de escassez da gua, ningum se colocaria contrrio instituio de cobrana para evitar possveis abusos e para melhor organizar a gesto do recurso. Contudo, importante lembrar que esses discursos so acionados para justificar as prticas jurdicas, cujos objetivos nem sempre esto explicitados. Importa salientar que no caso especfico, trata-se a gua de um recurso bastante valioso e que tem sido designado como ouro azul. O fato de ser um bem extremamente valioso precisa ser tratado com a devida cautela a fim de no embarcar cegamente no discurso do mercado, cujos interesses so muito especficos e que no tm a ver com os interesses da coletividade. Mais do que isso, necessrio ser cuidadoso no sentido de tratar o problema da gua de modo a contemplar as diferentes representaes e significados que cercam esse bem .

16

REFERNCIAS BIBILIOGRFICAS: ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Biologismo, Geografismo e Dualismos: notas para uma leitura crtica de esquemas interpretativos da Amaznia que dominam a vida intelectual. Manaus, 2005. Mimeo. 42p. ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Darwin e Marx: dilogos nos tpicos para uma interpretao do Brasil. Somalu: Revista de Estudos Amaznicos do PPGSCA, ano 1, n.1, pp. 9-27, 2006. ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de; SHIRAISHI NETO, Joaquim; MARTINS, Cynthia Carvalho. Guerra Ecolgica nos Babauais: o processo de devastao dos palmeirais, a elavao do preo de commodities e o aquecimento do mercado de terras na Amaznia. So Lus: Lithograf , 2005. AXEL, Dourojeanni; JOURAVLEV, Andrei. Crisis de governabilidad en la gestin del gua (Desafios que enfrenta la implementacin de las recomendaciones contenidas en el captulo 18 del Program 21). Chile: CEPAL/ Divisin de Recursos Naturales e Infraestructura, 2001. BENATTI, Jos Heder. Comentrios sobre a Legislao e os sistemas institucionais de gesto dos recursos hdricos no Brasil e sua relevncia para a Amaznia de Augusto Setti. ARAGON, Luis E; CLUSENER, Miguel. Problemtica do uso local e global da gua da Amaznia. Belm: NAEA, 2003. pp.377-382. BOURDIEU, Pierre. O Poder Simblico; trad. Fernando de Tomaz. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil S.A, 1989. pp.17-58; 209-254. BOURDIEU, Pierre. Contrafogos 2: para um movimento social europeu; trad. Andr Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. DAKOLIAS, Maria. El sector judicial em Amrica Latina y el Caribe: elementos de reforma. Estados Unidos: Banco Mundial, 1997. EDELMAN, Bernard. La Persona en Danger. 1 Ed. Frana: PUF, 1999. FOUCAULT, Michel. Em Defesa da Sociedade; trad. Maria Ermantina Galvo. So Paulo: Martins Fontes, 1999. FOUCAULT, Michel. A Verdade e as Formas Jurdica. Rio de Janeiro: NAU, 1996. GALEANO, Eduardo. guas de Outubro. Jornal Sem Terra, ano XXII, n.246, novembro-dezembro de 2004. (Retirado do site

http://www.mst.org.br/informativos/JST/246/internacional.html, em 14 de outubro de 2006.

17

GRANZIERA, Maria Luiza Machado. Direito das guas: disciplina jurdica das guas doces. So Paulo: Atlas, 2001. LOPES, Jos Srgio Leite. Introduo. A ambientalizao dos conflitos sociais. LOPES, Jos Srgio Leite; ANTONAZ, Diana; PRADO, Rosane; SILVA, Glucia (orgs.). A ambientalizao dos conflitos sociais. Rio de Janeiro: Relume Dumar , 2004. pp. 17-38. LOWIE, Robert H. Historia de la Etnologia. Mxico: Fundo de Cultura Econmica, 1946. pp. 149-158. MACHADO, Paulo Affonso Leme Machado. Recursos Hdricos. Direito Brasileiro e Internacional. So Paulo: Malheiros Editores, 2002. MARX, Karl. A Chamada Acumulao Primitiva. O Capital: crtica da economia poltica. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil S A , 1989. Livro I O Processo de Produo do Capital, vol. II. pp.828-882. MIAILLE, Michel. Introduo Crtica ao Direito. 2 Ed. Portugal: Estampa, 1994. MIAILLE, Michel. Desordem, Direito e Cincia. Revista da Faculdade de Direito da UFF, vol.6, pp. 09-24, 2002. OLIVEIRA, Francisco. A Reconquista da Amaznia. Revista Novos Estudos CEBRAP, n.38, pp.03-14, maro de 1994. OLIVEIRA, Francisco. Aproximaes ao Enigma: que quer dizer desenvolvimento local? So Paulo: Polis; Programa de Gesto Pblica e Cidadania/ EAESP/ FGV, 2001. Relatrio do Desenvolvimento Humano 2004. Liberdade Cultural num Mundo Diversificado. Portugal: Programa das Naes Unidas (PNUD), 2004. PETRELLA, Riccardo. Uma necessidade vital se torna mercadoria. Cadernos Dipl (A Disputa pelo Ouro Azul), n.3, pp.12-15, 2003. PETRELLA, Riccardo. A Conquista da gua. Cadernos Dipl (A Disputa pelo Ouro Azul), n.3, pp. 16-17, 2003. POMPEU, Cid Tomanik. Direito das guas no Brasil. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006. RANCIERE, Jacques. O Desentendimento; trad. ngela Leite Lopes. So Paulo: ed. 34, 1996. SAID, Edward W. Representaes do Intelectual: as conferencias Reith de 1993; trad. Milton Hatoum. So Paulo: Companhia das Letras, 2005. SOLON, Pablo. A Lio de Cochabamba. Cadernos Dipl (A Disputa pelo Ouro Azul), n.3, pp.32-33, 2003. 18

THOMPSON, E. P. Costumes em Comum; trad. Rosaura Eichemberg. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. WALD, Arnoldo; MARTINS, Ives Granda da Silva. Dez anos da Lei de Arbitragem. Folha de So Paulo, 24 de setembro de 2006, A3.

19

You might also like