You are on page 1of 10

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Macei AL 15 a 17 de junho 2011

Os et nos super heris das histrias em quadrinhos1 Amanda Gonalves Alboino2 Trcia Montenegro Lemos3 Universidade Federal do Cear, Fortaleza, CE RESUMO: Este trabalho, inserido no Campo de Anlise do Discurso tem como objetivo central analisar os et apresentados pelos personagens de super-heris das histrias em quadrinhos com nfase no Super Homem e sua dupla identidade. constatado a importncia das mscaras para a construo do etos no super heri tradicional: ao us-las eles assumem uma identidade diferente da identidade original, no podendo ser dois personagens (et) ao mesmo tempo. Para o fundamento deste estudo foi apresentado uma introduo da histria da anlise do discurso para depois ser exposta a noo de etos e cenografia proposta por Maingueneau. Outros autores so apresentados a fim de complementar a bagagem terica do estudo. O ser humano experimenta em si mesmo uma dupla natureza.(SILVA, Manuela). PALAVRAS-CHAVE: Anlise do Discurso; Etos; Cenografia; Super-Heris; Super-Homem.

1 INTRODUO

A anlise do Discurso (AD) se desenvolveu a partir da dcada de setenta, para identificar o papel da linguagem na estruturao das relaes de poder na sociedade (FAIRCLOUGH, 2001). Na Gr-Bretanha, estudiosos desenvolveram a chamada lingustica crtica, e a lingustica sistmica. Na Frana, Pcheux e Jean Dubois estudaram um novo tipo de abordagem para a anlise de discurso, se embasando nos trabalhos do lingista Zellig Harris e sua reelaborao da teoria marxista sobre a ideologia, feita por Althusser, que acabou por ficar conhecido como Anlise do Discurso Francesa (ADF).

1 Trabalho apresentado no DT 08 Estudos Interdisciplinares da Comunicao do XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste realizado de 15 a 17 de junho de 2011. 2 Estudante do 4 semestre do Curso de Comunicao Social, com habilitao em Jornalismo. E-mail: amangalboino@gmail.com 3 Prof. Dra Adjunta do Departamento de Letras Vernculas da Universidade Federal do Cear e orientadora do artigo: E-mail: literatercia3@gmail.com

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Macei AL 15 a 17 de junho 2011

Em 1990, por causa das limitaes de algumas teorias em Anlise do Discurso (AD), surge a Anlise Crtica do Discurso (ACD) tendo como marco a publicao da revista Dijk, Discourse and Society. Porm importante lembrar que houve, um ano antes, publicaes de livros a respeito como: Language and power, de Norman Fairclough; Language, power and ideology, de Ruth Wodak. A chamada Anlise do Discurso ou Anlise de Discursos definida como um mtodo da lingstica especializado em analisar construes ideolgicas presentes no texto (ou discurso). O discurso, por outro lado, a prtica social de produo de textos. O que quer dizer que todo discurso advm de uma necessidade social, e no individual, de querer se expressar perante o outro que s pode ser analisado considerando o contexto histrico-social em que foi produzido, e que, portanto reflete uma viso de mundo vinculada diretamente do seu autor e a sociedade em que ele pertence. O objeto emprico do Discurso o texto. na sua superfcie que o analista se debrua para procurar as marcas da investigao cientifica. Entretanto no nosso estudo preciso focar no discurso que , verdadeiramente, o objeto da AD. No ato da comunicao necessrio tornar crvel o discurso, atravs da coerncia sinttica e semntica de seu contedo, dependendo, inclusive da coerncia de seu produtor. Foi para entender o papel do indivduo, personagem ou autor, na construo de um discurso convincente que foi criado a noo do etos nos estudos da AD.

2 ETHOS

O conceito de Etos foi retomado no final dos anos 80 pelos analistas do discurso atravs dos pensamentos dos retricos antigos como Aristteles que entendia o etos como o carter que o orador deve apresentar em seu discurso para

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Macei AL 15 a 17 de junho 2011

se mostrar crvel. Isso no quer dizer, necessariamente, o que ele , mas o que aparenta ser: honesto, simptico, atrapalhado, solidrio etc. Aparncia essa legitimada no s por suas falas, mas principalmente por usas atitudes. Maingueneau quem introduz o estudo do etos na Anlise do Discurso, pois cada texto carrega uma individualidade que no pode ser desprezada pelo analista. Ruth Amossy, reitera essa noo observando que todo ato de tomar a palavra implica a construo de uma imagem de si da qual nenhuma enunciao est isenta. Patrick Charaudeau, em sua Teoria Semiolingustica do Discurso, vai mais alm, ligando o conceito de etos ao de credibilidade, j que no basta poder tomar a palavra, necessrio ser levado a srio. Em resumo o etos tem a ver com a construo do eu e sua identidade social no enunciado:

A imagem discursiva de si [...] ancorada em esteretipos, um arsenal de representaes coletivas que determinam, parcialmente, a apresentao de si e sua eficcia em uma determinada cultura. (CHARAUDEAU; MAINGUENEAU, 2004, p. 221).

A construo de personagens da fico, portanto est carregada desses esteritipos que, embora em alguns casos empobrea a obra, aliada a uma narrativa convincente faz com que o leitor compactue com a realidade que l se constri, desse jeito, mesmo as cenas mgicas no so tidas como absurdas. Essa realidade alternativa o que se chama de cena de enunciao engloba mais trs cenas que Maingueneau prope chamar de cena genrica.

A cena genrica a do contrato associado a um gnero, a uma instituio discursiva: o editorial, o sermo, o guia turstico, a visita mdica. Quanto cenografia, ela no imposta pelo gnero, ela constituda pelo prprio texto: um sermo pode ser enunciado por meio de uma cenografia professoral, proftica etc. (MAINGUENEAU,2005, p. 75)

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Macei AL 15 a 17 de junho 2011

Mas como o receptor poderia compactuar com essa cena fictcia se ela escapa a realidade? Como seria o processo de reconhecimento e a construo de significados para dar sentido a narrativa? Nas teorias de recepo propostas por Bahktin, Paulo Freire e reforada por Meditsch quando se trata de criao de novas redes de significaes, importante entender que o saber no pode ser transmitido:

O crebro humano no um recipiente onde se possa depositar conhecimentos: a aprendizagem implica numa operao cognitiva, onde quem aprende tem um papel to ativo quanto quem ensina. (MEDITSH,1997)

Dessa forma o receptor cumpre um papel fundamental para a construo da significao, em que se parte de pressupostos reais (cientficos) para se construir o irreal (fico). Assim a fico construda a partir de elementos do real ou do possvel para que haja o reconhecimento do receptor sobre a realidade daquela narrativa. Segundo Meditsh (1997) O processo de produo e reproduo do conhecimento depende no s do equipamento cognitivo dos indivduos, mas tambm das possibilidades de socializao de experincias. A escolha de um gnero literrio implica numa escolha da cenografia, que por si s possui subvariaes, pois quando se opta pela narrao da primeira ou da terceira pessoa, no se est s escolhendo o foco narrativo, mas a perspectiva discursiva, do que ou de quem se fala. Nas histrias em quadrinhos no poderia ser diferente, pois possvel encontrar nesse gnero, tanto histrias que giram em torno de um s protagonista evidenciado atravs de recordatrios (discurso autodiegtico), quanto em torno de vrios personagens de uma vez, ocultando-se a figura do narrador e deixando a histria fluir.

3 O ETHOS DOS PERSONAGENS SUPER-HEROIS DAS HISTRIAS EM QUADRINHOS

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Macei AL 15 a 17 de junho 2011

As primeiras histrias escritas em quadrinhos, como conhecemos hoje, apareceram com as tiras de Down Hogan's Alley, que usou, pela primeira vez, bales representando fala dos personagens, mostrando os integrantes da histria em situaes engraadas, criticando a poltica internacional norte americana do comeo do sculo XX. O protagonista dessa histria, Yellow Kid, chegou at mesmo a nomear uma tendncia jornalstica chamada de Yellow Journalism (MOYA, 1970; SPIEGELMAN, 2004), caracterizado pela abordagem social e sensacionalista dos acontecimentos do perodo. Desse modo possvel constatar que as histrias contadas atravs de quadrinhos evidenciaram um novo tipo de cenografia. Nela possvel encontrar realidades alternativas onde personagens com habilidades especiais, os ditos super-heris, enfrentando situaes de perigo extremo para defender o ideal de justia e liberdade. Reflitamos agora sobre a importncia da mscara para a construo do etos no superheri tradicional: ao us-la ele assume uma identidade diferente e extra-ordinria, ao mesmo tempo que escondem a identidade original, no podendo ser dois personagens (et) ao mesmo tempo. A conveno de super-heris que usavam mscaras originou-se com a histria em quadrinhos Lee Falks, a partir da foram surgiram muitas outras histrias de heris que, para manter sua identidade preservada se utilizavam de mscaras que iam desde as chamadas mscaras de domin que cobrem os olhos e deixam a boca e a mandbula exposta (exemplos: Zorro, Batman, Robin etc) at as que cobrem o rosto inteiro (exemplos: Homem-Aranha e Pantera Negra). Uma exceo bastante notvel Clark Kent, o Super homem, que no usa mscaras enquanto luta contra o crime, mas usa culos grandes em sua vida civil. Se resgatarmos a raiz das palavras pessoa e personagem encontramos que a sua base etimolgica persona, mscara em grego. Podemos considerar, portanto, que a mscara que os heris usam seja um smbolo concreto da presena do etos de uma pessoa. Usamos uma mscara perante a sociedade como forma de

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Macei AL 15 a 17 de junho 2011

esconder nossa verdadeira individualidade. O ser humano experimenta em si mesmo uma dupla natureza. (SILVA, Manuela). 4 A ideia de homens que possuem fora superior e autodomnio, capazes de transcender o ser humano comum foi formulada h sculos por Aristteles, que os considerava no s como justiceiros, mas como a prpria personificao da lei:
H homens to divinos, to excepcionais e to bonitos, que naturalmente, pelo direito dos seus dons extraordinrios, so capazes de transcender todo o julgamento moral ou controle constitucional. [] No h nenhuma lei que engloba os homens desse calibre: estes so lei. (HUGHES-HALLETT; KNOPF, 2004).

A cenografia, nessa hora, assume uma grande importncia na construo do etos desses justiceiros, pois atravs de todo o aparato cenogrfico, topogrfico e cronolgico, que torna uma histria em quadrinhos um fracasso ou uma febre editorial. Nietzsche, em sua obra Assim Falava Zaratustra, introduz o conceito de bermensh (Super-Homem ou sobre-homem), heri que transcende a escravatura da moralidade crist pela sua vontade de superao. Trata-se do perfeito prottipo para futuras personagens da era moderna. Se utilizando desse conceito e vivendo uma poca em que se buscava um ideal de justia, que Jerry Siegel e Joe Shuster, no perodo da Segunda Guerra Mundial, inauguraram a moda dos heris disfarados com um uniforme, possuidores de poderes fantsticos e dotados de um alter-ego. Todas estas caractersticas, com especial nfase na dupla personalidade, super-heri reconhecido e cidado annimo, foram a chave para o sucesso do Super Homem, precedente do planeta imaginrio Kripton. Kal-el mandado Terra por seus pais pois o seu planeta, Kripton, est prestes a ser destrudo. Ele encontrado por um casal de fazendeiros, os Kent, na cidade americana fictcia chamada Smallville (Pequenpolis) e resolvem cri-lo

SILVA, Manuela apud JR. Kent ou Super Homem Disponvel em: <http://sites.google.com/site/leituraintegraldoquesubjaz/clark-kent-ou-super-homem>.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Macei AL 15 a 17 de junho 2011

como filho dando-lhe o nome terrquio de Clark Kent. medida que vai se desenrolando a histria, aparecem viles que devem ser derrotados pelo heri ao mesmo tempo em que Clark tenta levar uma vida normal junto com a de outras pessoas. A partir da so bem definidos dois et, o etos de Kal-el, o heri defensor da paz e da lei, e Clark Kent, jornalista desengonado embora competente, apaixonado por sua colega de trabalho Louis Lane. A construo do etos desse personagem o inverso do que correntemente acontece nos outros super-heris. Em geral os heris so pessoas comuns, mas por algum incidente ou inquietao interior se tornam justiceiros. Para preservar sua verdadeira identidade eles utilizam mscaras enquanto combatem o crime.

Na histria de Zorro, Don Diego De La Vega, um heri justiceiro que se veste com mscara e capa para combater os inimigos.

Com o Super Homem acontece exatamente o inverso. Por se tratar de um extra-terrestre, para que Clark possa manter uma vida social ele precisa esconder seus poderes (super fora, raio X, laser etc) atravs de uma mscara que seriam seus culos grandes. Mais do que isso, ele procura expor para as pessoas um etos contrario ao de um heri: um jornalista desastrado que nunca est presente quando algum desastre acontece. Na histria, Clark sempre repreendido por seu chefe por perder os eventos em que o Super-Homem est combatendo o mal.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Macei AL 15 a 17 de junho 2011

Assim o Super-Homem vai de encontro normalidade do etos dos outros heris, pois Clark usa mscara diante a sociedade por que s ele mesmo enquanto combate o crime.

Clark Kenk ou Karl-el inverte a lgica dos super heris, quando busca na sua mscaraum meio de viver em sociedade e guardar sua verdadeira natureza extraterrestre.

notvel como este gnero literrio considerado infantil pela maioria das pessoas tem uma bagagem impressionante para o estudo de etos, paratopia e cenografia. Muito mais anlises podem ser aprofundadas nos estudos de histrias em quadrinhos, pois esta uma rea literria que pouco contemplada nos estudos e reflexes acadmicas.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Macei AL 15 a 17 de junho 2011

4 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ______.O ethos na interseco das disciplinas: retrica, pragmtica, sociologia dos campos. In: AMOSSY, Ruth (org). Imagens de si no discurso a constituio do ethos. So Paulo: Contexto, 2005b. p. 119-144. FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Traduo: Laura Fraga de Almeida Sampaio. 2 Ed. So Paulo: Edies Loyola, 1996. p. 5-79. MAINGUENEAU, D. O contexto da obra literria. So Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 138 154. MEDITSH, Eduardo. Jornalismo uma forma de conhecimento? 1997. MENEZES, William Augusto. Estratgias discursivas e argumentao. In: LARA, Glaucia Muniz Proena (org.). Lingua(gem), texto, discurso v1: entre a reflexo e a prtica. Rio de Janeiro: Lucerna; Belo Horizonte, MG: FALE/UFMG, 2006. p. 87-105. LUYTEN, Snia M. Bibe (org). Histrias em quadrinhos leitura crtica. So Paulo: Paulinas (2 ed), 1985. MESSIAS, Alessandro da Silva. Marcas Enunciativo Discursivas nas histrias em Quadrinhos (HQs): Uma Proposta de Anlise de Texto como discurso, 2006. http://www.letras.ufrj.br/posverna/mestrado/MessiasAS.pdf. Disponvel em: Acesso em: 20 jan. 2011 MOYA, lvaro de. Histria da Histria em Quadrinhos. 3 ed. ampliada. So Paulo: Brasiliense, 1994. ______ (org). Shazam! So Paulo: Perspectiva, 1970. MOURA, Srgio Arruda. Discursos de identidades em tiras de humor: anlise em duas vertentes crticas, 2009. Disponvel em: <http://www.logos.uerj.br/PDFS/31/08_logos31_sergioeliana.pdf.> Acesso em: 22 jun. 2011 NOGUEIRA, Lus Carlos. O mito do super-homem. Disponvel em: <http://www.bocc.uff.br/pag/nogueira-luis-mito-superhomem.pdf>. Acesso em: 22 jun. 2010 REIMO, Sandra Lcia. Em instantes - notas sobre a programao na TV brasileira. So Paulo: Faculdades Salesianas / Cabral Editora Universitria, 1997. SANTOS, Roberto Elsio dos. Para reler os quadrinhos Disney: linguagem, evoluo e anlise de HQs. So Paulo: Paulinas (Coleo Comunicar), 2002.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Macei AL 15 a 17 de junho 2011

SILVA, Manuela apud JR. CLARK Kent ou Super Homem. Disponvel em: <http://sites.google.com/site/leituraintegraldoquesubjaz/clark-kent-ou-superhomem>. Acesso em: 22 jun. 2011. SIMES, Alex Caldas. AD e HQ, Lex Luthor sob a luz das teorias Lingsticas. Disponvel em: < http://www.revistaicarahy.uff.br/revista/html/numeros/4/ensaios/Alex_Simoes.pdf> 2010. 29 out. 2011. SOUZA, Jorge Pedro. Elementos da Teoria e Pesquisa da Comunicao da Mdia. Florianpolis: Letras Contemporneas. 2004. cap.VII. p. 326-330 SOUZA, Tnia C. Clemente de. Discurso e Imagem: perspectivas de anlise do no verbal. In: http://www.uff.br/mestcii/tania1.htm SUPERHERO. Disponvel em: <http://www.search.com/reference/Superhero>. Acesso em: 22 jun. 2011. WIKIPEDIA. Ethos. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Ethos>. Acesso em: 22 jun. 2011. WIKIPEDIA. Anlise do Discurso. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_do_discurso>. Acesso em: 22 jun. 2011.

10

You might also like