You are on page 1of 15

08 e 09 de junho de 2012 ISSN 1984-9354

Utilizao de mapas conceituais para elaborao de contedo da disciplina de gerenciamento de riscos


Moacyr Machado Cardoso Junior ITA Tiago Jos Menezes Gonalves ITA Rodrigo Arnaldo Scarpel ITA

Resumo: O ensino dos conceitos de gerenciamento de riscos influenciado pelas demandas do mercado e, portanto uma atividade dinmica. A proposta deste trabalho demonstrar a elaborao do contedo da disciplina de gerenciamento de riscos do curso de ps-graduao em engenharia de segurana do trabalho utilizando mapas conceituais, que so ferramentas grficas para organizar e representar o conhecimento. O trabalho utiliza como ponto de partida o conhecimento implcito nos planos de ensino de 4 cursos atuais e de uma proposta de ementa oriunda do CONFEA, assim como do conhecimento adquirido por profissionais que atuam na rea. Os resultados demonstram que o mapa um forte aliado na construo do plano de ensino, e ajuda a definir os domnios de conhecimento que devem ser desenvolvidos em conformidade com as caractersticas do curso, dos discentes e do estado atual da arte.

Palavras-chaves: Ementa, Ensino, Gerenciamento de Riscos, Mapas Conceituais

VIII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


08 e 09 de junho de 2012

1. Introduo
O gerenciamento de riscos pode ser definido como a cincia e arte de antecipao, identificao, avaliao e tomada de deciso compreendendo a formulao e a implementao de medidas, aes e procedimentos tcnicos, financeiros e administrativos que objetivam eliminar, neutralizar, prevenir, reduzir e/ou controlar os riscos, viabilizando a continuidade operacional de uma empresa dentro de padres de segurana considerados como tolerveis, durante toda a sua vida til. (CETESB, 2002) Compreende tambm as aes planejadas, os investimentos e os recursos humanos e materiais disponveis para minimizar a extenso da gravidade decorrente dos riscos, uma vez configurada a sua materializao (mitigao). Adicionalmente e no menos importante, envolve os aspectos relativos a tratativa dos riscos residuais ou tolerveis, isto , o financiamento dos riscos, no que diz respeito a deciso sobre as perdas consideradas absorvveis, que no iro impactar os negcios da empresa, isto , a reteno financeira dos riscos ou, caso contrrio, pela sua transferncia para entidades externas (seguradoras). Em sntese o gerenciamento de riscos a combinao da avaliao de riscos, controle da exposio, monitoramento dos riscos, preparao para mitigar os seus impactos e o tratamento financeiro. A questo do tratamento financeiro do risco relegada a um segundo plano pela grande maioria das organizaes, exceto as anlises de risco de empreendimentos tais como indstrias petrolferas, qumicas, off-shore dentre outras. As operaes so dimensionadas quase que exclusivamente visando a operao fsica dos sistemas, ou seja, sua operao normal e manuteno, porm os custos de operao associados aos riscos de acidentes, quer sejam ambientais ou ocupacionais so relegados a segundo plano, a tal ponto que na ocorrncia de um acidente de propores significativas em relao aos ativos da empresa, a mesma fica vulnervel. A percepo do risco, o processo pelo qual as pessoas recebem ou extraem informaes do ambiente e como interpretam estas, representa um ponto central no processo de gerenciamento do risco, demandando pesquisa e melhor compreenso do fenmeno nas organizaes com o intuito de se implementar aes estratgicas. Na Figura 1, apresenta-se a estrutura bsica do processo de gerenciamento de riscos, englobando as fases de anlise do risco, com definio do sistema, processo, usos e objetivos. Na fase projetual possvel antecipar os perigos inerentes s decises tcnicas e administrativas referente ao empreendimento. Tambm nesta fase que realizada a identificao dos perigos existentes na instalao/atividade e finalmente a avaliao das probabilidades de ocorrncia e suas

VIII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


08 e 09 de junho de 2012

respectivas conseqncias em termos de gravidade. Na Fase seguinte o processo decisrio de avaliao do risco, onde alm de critrios quantitativos aparecem os aspectos relacionados a percepo de risco da pessoa ou equipe responsvel pela deciso de aceitao ou no da fase anterior.
Definio do Sistema Objetivos/ Usos Antecipao dos Perigos Anlise de Risco Identificao dos Perigos Estimativa do Risco (Freqncia e gravidade) Reduo do risco

Tolerabilidade do Risco estimado Avaliao do Risco Sim Tratamento do risco residual tolervel Financiamento do risco Preveno e controle total de perdas Segurana de Processos (para indstria de processo)

No

Mitigao Plano de contingncia Gerenciamento de crise

Monitoramento dos riscos

Auto Seguro

Auto adoo

Transferncia para seguradora Plano de controle de emergncia

Plano para controle de outras crises

FIGURA 1 - Viso geral do gerenciamento de riscos.

No caso de aceitao do risco, a deciso tomada foi no sentido de que o risco tolervel, e, portanto aparece a figura do risco residual, que deve receber ateno especial para a questo do financiamento do risco, com as opes de auto-seguro, auto-adoo ou transferncia para

VIII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


08 e 09 de junho de 2012

seguradora externa. nesta fase que novamente a percepo do risco faz com que a operao da maioria das organizaes fique vulnervel ao risco residual no tratado adequadamente. Finalmente ainda fazem parte do processo de tratamento do risco residual os programas de controle total de perdas, segurana de processo e de mitigao, que engloba basicamente o plano de gerenciamento de crise. O objetivo deste trabalho o de apresentar o processo de elaborao da ementa da disciplina de gerenciamento de riscos do curso de ps graduao lato senso em Engenharia de Segurana do Trabalho com o auxlio do mapa de conceitos, que permite apresentar na forma grfica os domnios e conceitos fundamentais para o processo de ensino e formao de futuros profissionais. O trabalho est estruturado em 4 sees, sendo a primeira esta introduo sobre gerenciamento de riscos, a segunda aborda o mapa de conceitos, a terceira o estudo desenvolvido e discusso e finalmente na quarta seo as concluses obtidas.

2. Mapa de Conceitos
Os mapas de conceito foram desenvolvidos por Novak em 1972, baseado nos estudos da psicologia do aprendizado de David Ausubel dos anos de 1963 e 1968, cuja principal caracterstica que o aprendizado realizado pela assimilao de novos conceitos e proposies a partir de conceitos existentes e quadros de referncia do aprendiz. Esta estrutura de conhecimento denominada como estrutura individual cognitiva. (NOVAK e CANAS, 2008 A estrutura cognitiva est constantemente se reestruturando durante a aprendizagem significativa. O processo dinmico; o conhecimento vai sendo construdo. (NOVAK, 1990a, 1990b, 1995, 1998) Os mapas de conceitos so ferramentas grficas para organizar e representar o conhecimento. Eles incluem conceitos, normalmente representados em crculos ou caixas e relaes entre os conceitos, indicadas por uma linha entre os dois conceitos, e uma frase de ligao, especificando a relao entre os dois conceitos. (NOVAK e CANAS, 2008) Novak e Canas (2008) definem conceitos como uma regularidade percebida em eventos ou objetos, ou registros de eventos ou objetos designados por um rtulo. O rtulo para a maioria dos conceitos uma palavra. Proposies so afirmaes a cerca de um objeto ou evento no universo, de ocorrncia natural ou construda. As proposies contm dois ou mais conceitos conectados usando palavras ou frases de ligao de forma a gerar afirmaes com um sentido. Estas

unidades so tambm chamadas de unidades semnticas, ou unidades de significado. A Figura 2

VIII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


08 e 09 de junho de 2012

mostra um exemplo de um mapa conceitual que descreve a estrutura do mapa conceitual e ilustra as caractersticas descritas. Outra caracterstica dos mapas conceituais que os conceitos so representados de forma hierrquica com o mais inclusivo, mais geral, no topo do mapa, e os mais especficos na parte baixa do mapa. A estrutura hierrquica para um campo especifico do conhecimento tambm depende do contexto no qual aquele conhecimento aplicado, desta forma melhor que a construo do mapa faa referncia a uma questo focal a ser respondida. A incluso de interrelacionamentos entre os conceitos de diferentes segmentos do mapa ajudam a entender como um conceito de um domnio do mapa se relaciona com outro conceito pertencente a outro domnio. O interrelacionamento est quase sempre associado com a criatividade do produtor do conhecimento. Dois atributos importantes do mapa conceitual que so importantes no processo de pensamento criativo so a estrutura hierrquica e a habilidade da busca de novas interrelaes entre conceitos. O ltimo atributo importante a adio de exemplos, que normalmente no so colocados em caixas, uma vez que no representam conceitos (NOVAK e CANAS, 2008).

VIII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


08 e 09 de junho de 2012

FIGURA 2 - Mapa Conceitual mostrando seus atributos chave. Fonte: Novak e Canas, 2008, adaptado.

3. Elaborao da ementa com auxlio do Mapa de Conceitos


Para a elaborao deste trabalho, como ponto de partida, foram selecionadas aleatoriamente instituies de ensino que ministram o curso de Engenharia de Segurana do Trabalho e por meio da anlise dos respectivos planos de ensino buscou-se extrair os tpicos chave da disciplina de gerenciamento de riscos. Cabe ressaltar que tais planos de ensino encontram-se disponveis nos respectivos sites das instituies de ensino. No Quadro 1, apresentam-se 5 ementas disponibilizadas por 5 diferentes instituies, que no presente estudo foram denominadas genericamente por instituio A, at D, mantendo o sigilo da instituio, uma vez que o presente trabalho no tem por objetivo avaliar os respectivos programas, mas sim extrair os pontos comuns. A ltima avaliao de ementa foi extrada da proposta elaborada pela Cmara Nacional de Engenharia de Segurana do Trabalho do CONFEA (CONFEA, 2010).

VIII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


08 e 09 de junho de 2012

Instituio A

CONFEA

QUADRO 1 - Pesquisa de Planos de Ensino de diferentes Instituies de Ensino. Ementa Apresentar e discutir a natureza dos riscos, a identificao dos riscos, inspees de segurana, investigao e anlise de acidentes e incidentes, controle total de perdas, reteno de riscos e seguros, e administrao de seguros. Natureza dos riscos empresariais, riscos puros e riscos especulativos. Conceituao e evoluo histrica. Segurana de sistemas. Sistemas e subsistemas. A empresa como sistema. Responsabilidade pelo produto. Identificao de riscos: inspeo de segurana, investigao e anlise de acidentes. Tcnica de incidentes crticos. Fundamentos matemticos: Confiabilidade e lgebra booleana. Anlise de riscos: anlise preliminar de riscos, anlise de modos de falha e efeito, srie de riscos. Anlise de rvores de falhas. Avaliao de riscos. Avaliao das perdas de um sistema. Custo de acidentes. Previso e controle de perdas: controle de danos, controle total de perdas. Programas de preveno e controle de perdas. Planos de emergncia. Reteno de riscos e transferncia de riscos. Noes bsicas de seguro. Natureza dos Riscos Empresariais, Riscos Puros e Riscos Especulativos. Conceituao e Evoluo Histrica, Segurana de Sistemas. Sistema e Subsistemas. A Empresa como Sistema. Responsabilidade pelo Produto. Identificao de Riscos: Inspeo de Segurana, Investigao e Anlise de Acidentes. Tcnica de Incidentes Crticos. Fundamentos Matemticos: Confiabilidade e lgebra Boleana. Anlise de riscos: Anlise Preliminar de Riscos (APR), Anlise de Modos de Falhas e Efeitos (FMEA), Srie de Riscos, Anlise de rvore de Falhas (AAF), Anlise de Perigos e Operabilidade (HAZOP). Avaliao de Riscos: Riscos e Probabilidades, Distribuies de Probabilidade, Previso de Perdas por Estatsticas. Avaliao das Perdas de um Sistema. Custo de Acidentes. Preveno e Controle de Perdas: Controle de Danos, Controle Total de Perdas. Programas de Preveno e Controle de Perdas. Planos de Emergncia. Reteno de Riscos: Autoadoo de Riscos e Auto-seguro. Transferncia de Riscos. Noes Bsicas de Seguro. Natureza dos Riscos Empresariais, Riscos Puros e Riscos Especulativos; Conceituao, Segurana e Sistema; Sistema e Subsistemas, a Empresa como Sistema; Responsabilidade pelo Produto; Identificao de Riscos: Inspeo de Segurana, Investigao e Anlise de Acidentes, Tcnicas de Incidentes Crticos; Fundamentos Matemticos: Confiabilidade e lgebra Booleana; Anlise de Riscos: Anlise Preliminar de Riscos, Anlise de Modos de Falhas e Efeitos, Srie de Riscos, Anlise de rvores de Falhas; Avaliao de Riscos: Anlise Preliminar de Riscos, Anlise de Modos de Falhas e Efeitos, Srie de Riscos, Anlise de rvores de Falhas; Avaliao das Perdas de um Sistema; Custos de Acidentes; Preveno de Controle de Perdas: Controle de Danos, Controle Total de Perdas; Programa de Preveno e Controle de Perdas; Planos de Emergncia; Reteno de Riscos: Auto-Adoo de Riscos e Auto-Seguro; Transferncia de Riscos; Noes Bsicas de Seguro. Introduo a gerencia de riscos; Natureza dos riscos empresariais; Riscos puros e riscos especulativos; Conceitos de Segurana de Sistemas e Subsistemas; Identificao e anlise de riscos; Tcnicas de incidentes crticos (TIC); Anlise preliminar de riscos (A.P.R); Anlise de vulnerabilidade das instalaes industriais; Anlise de rvore de falhas (AAF); Anlise de modos de falhas e efeitos(AMFE); Hazop e confiabilidade; Administrao do controle de preveno de perdas; Sistema de gesto das condies e Meio Ambiente Trabalho; Modelo de um programa de gerenciamento de riscos; Custos dos acidentes; Plano de contingncia; Noes bsicas de seguro; administrao de seguros;

A partir desta pesquisa inicial extraiu-se os tpicos chave ministrados nos 5 cursos pesquisados, mediante a anlise de coincidncia das ementas. A partir deste resultado inicial e de entrevistas no estruturadas com um grupo de especialistas em gerenciamento de riscos foi elaborado o Mapa de Conceitos da disciplina de gerenciamento de riscos utilizando-se para tanto o auxlio da ferramenta IHMC CmapTools, verso 5.4 disponvel em http://cmap.ihmc.us/.

VIII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


08 e 09 de junho de 2012

Utilizou-se tambm o modelo conceitual de anlise de risco proposto por CETESB (2002), conforme Figura 1, assim como as boas prticas de gerenciamento de risco que tem sido utilizadas na prtica e descritas na bibliografia especializada (GREENBERG e CRAMER, 1991; VINCOLI, 1993; VINNEM, 2007).

4. Resultados e Discusso
Os Tpicos Chave extrados das ementas foram Investigao e Anlise de Acidentes, Fundamentos matemticos da confiabilidade e da lgebra booleana, Identificao e Anlise de riscos, Avaliao de Riscos, Programas de Gerenciamento de Riscos, Planos e Emergncia, Natureza dos Riscos Empresariais e Segurana de Sistemas. Na Tabela 2 apresentam-se os tpicos com detalhamento.
TABELA 2 - Tpicos Chave extrados das ementas dos Cursos Pesquisados.

1. Investigao e Anlise de Acidentes 2. Fundamentos matemticos: Confiabilidade e lgebra booleana 3. Identificao e Anlise de Riscos Ferramentas: Tcnicas de incidentes crticos (TIC); Inspeo de Segurana; Anlise preliminar de riscos (A.P.R); Anlise de Modos de Falhas e Efeitos (FMEA), Srie de Riscos, Anlise de rvore de Falhas (AAF), Anlise de Perigos e Operabilidade (HAZOP) 4. Avaliao de Riscos Avaliao de Riscos: Riscos e Probabilidades, Distribuies de Probabilidade, Previso de Perdas por Estatsticas. Avaliao das Perdas de um Sistema. Custo de Acidentes. 5. Programas de Gerenciamento de Risco Controle de Perdas 6. Planos de Emergncia 7. Natureza dos riscos empresariais. Conceituao e evoluo histrica. 8. Segurana de sistemas. Sistemas e subsistemas Para a construo do mapa conceitual, alm dos tpicos chave descritos anteriormente, ponto de partida, tomou-se por base as entrevistas com especialistas. Os domnios representados no Mapa, so definidos por Apresentao, Objetivo, Anlise, Avaliao do Risco, e Implementao. Na Figura 3 apresenta-se o primeiro dos domnios Apresentao.

VIII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


08 e 09 de junho de 2012

FIGURA 3 - Domnio 1 Apresentao da disciplina.

Neste domnio, ou tpico da disciplina so abordados os tpicos referente a histria do gerenciamento de riscos, desde os primrdios das aplicaes militares e espaciais, a evoluo da tentativa e erro at a atual engenharia de sistemas e a apresentao dos grandes eventos acidentais registrados na histria, com o objetivo de contextualizar a disciplina e demonstrar os diferentes campos de atuao. Neste ponto os exemplos citados podem ser diferentes em funo da

experincia prvia do professor e tambm da formao bsica dos alunos. Na Figura 4, apresenta-se o domnio os objetivos da disciplina, que por meio de tcnicas de eliminao, neutralizao, preveno e reduo dos perigos existentes em mquinas e equipamentos, fbricas, obras, sistemas, instalaes e ambientes garante-se a continuidade operacional das atividades com um mnimo de impactos devido a acidentes.

VIII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


08 e 09 de junho de 2012

FIGURA 4 - Domnio 2 Apresentao domnio Objetivo.

No domnio anlise do risco so apresentados os aspectos essenciais da antecipao e identificao dos Perigos, utilizando as ferramentas tradicionais, tais como Lista de Verificao (Check-List e Tickler-List), que tem por objetivo estabelecer procedimentos mnimos para execuo de operaes de forma padronizada e segura. Tcnicas de identificao de Perigos tais como What-If, que introduz a importncia do questionamento sistemtico de cada ao ou procedimento nas conseqncias de uma operao. A Anlise Preliminar de Perigos (APP), tcnica de origem militar que visa priorizar os Perigos e adequar o nvel de gesto responsvel pelas decises. Figura 5. A Anlise de Modos de Falhas e Efeitos (FMEA) que introduz a preocupao da investigao sistemtica e minuciosa de todos os componentes de um sistema, na busca de falhas que possam comprometer a segurana da operao. A anlise de Perigos e Operacionalidade

10

VIII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


08 e 09 de junho de 2012

(Hazop), que busca atravs dos desvios anormais de uma operao, identificar os possveis perigos do mesmo. A Tcnica dos Incidentes Crticos (TIC) que visa identificar todos os desvios detectados pelos operadores de um sistema durante a operao, e utilizar estes desvios como ponto de partida para preveno. A ferramenta que se destaca o Bow-Tie, uma tcnica que visa identificar as causas, conseqncias de um perigo, incluindo o estudo das barreiras necessrias, assim como verificar como essas barreiras podem falhar, contribuindo para a adoo de medidas de gerenciamento. a ferramenta que liga a identificao dos Perigos com o processo de gerenciamento de riscos, e, portanto essencial para os objetivos da disciplina.

FIGURA 5 - Domnio Anlise.

No domnio Avaliao, Figura 6, estuda-se a construo de modelos de anlise probabilstica dos acidentes, utilizando conhecimentos de lgebra booleana aplicada na construo de rvore de falhas e rvore de eventos, que tem por objetivo calcular as probabilidades de ocorrncia dos cenrios acidentais, e ao mesmo tempo estudando os modelos de vulnerabilidade, que possibilitam a avaliao do risco. Nesta fase do curso tambm so introduzidos os aspecto

11

VIII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


08 e 09 de junho de 2012

ligados Tomada de deciso, analisando os critrios tcnicos e legais da tolerabilidade dos riscos e os aspectos da percepo do risco, que norteiam as anlises de risco e, portanto as decises.

FIGURA 6 Domnio Avaliao.

Finalmente o domnio de implementao que estuda as medidas, aes e procedimentos que visam estabelecer a segurana de processos e programas de preveno, considerando os aspectos de financiamento do risco e implementao de programas de gerenciamento de crises, envolvendo planos de emergncia, conforme Figura 7.

12

VIII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


08 e 09 de junho de 2012

FIGURA 7 Domnio Implementao.

13

VIII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


08 e 09 de junho de 2012

5. Consideraes finais
A disciplina de gerenciamento de riscos fundamental na formao de engenheiros de segurana, e para tanto a reflexo sobre a elaborao da ementa facilitada pela construo do mapa conceitual da disciplina, tendo de um lado os assuntos abordados tradicionalmente nos cursos e de outro lado o que a prtica, neste caso representado pelo modelo conceitual da CETESB, exigir do profissional. O Mapa conceitual apresentado neste trabalho, no pode ser considerado definitivo e muito menos nico, pois depende do conhecimento da pessoa que o elabora e do estado da arte do gerenciamento do risco reinante na prtica. O objetivo deste mapa o de suscitar discusses sobre o tema, visando a melhoria da formao dos profissionais da rea, e tambm propiciar ao docente ensino de forma mais efetiva e com adequao aos profissionais que se deseja formar e que o mercado necessita.

Referncias
[CETESB]. COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL. Anlise, avaliao e gerenciamento de riscos. So Paulo: CETESB, 2v. 2002, 244p. [CONFEA]. Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Proposta N 0006/2010 CCEEST Proposta de Curriculum Mnimo Curso de Engenharia de Segurana do Trabalho. 2010. GREENBERG H. R.,;CRAMER, J.J. Risk Assessment and Risk Management for the Chemical Process Industry. John Wiley and Sons, 1991 NOVAK, J. D. & A. J. CAAS, The Theory Underlying Concept Maps and How to Construct and Use Them, Technical Report IHMC CmapTools 2006-01 Rev 01-2008, Florida Institute for Human and Machine Cognition, 2008, Disponvel em:

http://cmap.ihmc.us/Publications/ResearchPapers/TheoryUnderlyingConceptMaps.pdf NOVAK, J.D., "Concept Mapping: A Useful Tool for Science Education", Journal of Research in Science Teaching, Vol.27, No.10, pp.937-949, 1990a. NOVAK, J.D., "Concept Maps and Vee Diagrams: Two Metacognitive Tools to Facilitate Meaningful Learning", Instructional Science, Vol.19, No.1,, pp.29-52, 1990b. NOVAK, J.D., "Concept Mapping: A Strategy for Organizing Knowledge", pp.229-245 in Glynn, S.M. & Duit, R. (eds.), Learning Science in the Schools: Research Reforming Practice, Lawrence Erlbaum Associates, (Mahwah), 1995.

14

VIII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


08 e 09 de junho de 2012

NOVAK, J.D., "The Nature of Knowledge and How Humans Create Knowledge", pp.79-111 [Chapter 6] in Novak, J.D., Learning, Creating, and Using Knowledge: Concept Maps as Facilitative Tools in Schools and Corporations, Lawrence Erlbaum Associates, (Mahwah), 1998. VINCOLI, J.W. Basic Guide to System Safety. New York: John Wiley & Sons.1993 VINNEM, J.-E. Offshore Risk Assessment: Principles, Modelling and Applications of QRA Studies. Springer, 2 Ed. 2007

15

You might also like