You are on page 1of 10

CALENDRIO SAGRADO - 8 ESTAES

As luminrias desfilam no Cu : Sol, Lua, Estrelas e Planetas, e cruzam acima da Terra e Mar pela margem Leste e desaparecem no Oeste, na eterna renovao. O Horizonte divide Terra e o Cu, e forma um dos muitos crculos que acompanham nossas vidas. Ns vivemos sempre expandindo crculos e esferas de relacionamentos, buscando, trabalhando, jogando e explorando.

A DANA DAS ESTAES


No xamanismo nos iniciamos na realidade ordinria e entramos em reinos no ordinrios de mistrios e sabedoria que nos rodeiam. Fiz na minha caminhada vrias anotaes , de diversos autores, que confesso no saber detalhar mais quem escreveu ou falou o que. Como so informaes Universais, quero prestar uma homenagem juntando meu texto vrios autores como William Bloom, Ney Ching, Larsen, J.Murphy, K Meadows, os quais agradeo o aprendizado. Nos primrdios da humanidade, o homem vivia em contato direto e permanente com a Terra, o Sol, a Lua e as Estrelas, sintonizado com os ritmos csmicos e altamente influenciado pelas foras e manifestaes da natureza. Para garantir sua sobrevivncia em um ambiente muitas vezes hostil, cheio de perigos e imprevistos, os homens assim ditos, primitivos, observavam cuidadosamente os sinais e as mudanas da natureza a seu redor. Suas vidas e atividades dependiam dos ciclos do Sol e da Lua, das mudanas das estaes, dos efeitos climticos e da interao com as foras naturais ou sobrenaturais. Os povos antigos, consideravam a viagem circular da Terra ao redor do Sol uma roda, representando o eterno ciclo de nascimento e desabrochar, crescimento e florescimento, maturidade e frutificao, envelhecimento e decadncia, morte e decomposio e, novamente renascimento, refletido na vida humana e na natureza. Em sua aparente trajetria anual, o Sol atinge dois pontos de afastamento mximo em relao ao Equador celeste, tanto para o norte quanto para o sul. Esses pontos so chamados solstcios, o de inverno marcando o dia mais curto do ano e o de vero, o dia mais longo do ano. Os equincios so os pontos de interseo dessa trajetria aparente do Sol com o equador celeste, determinando dois momentos em que o Sol se encontra exatamente sobre o equador, quando o dia e a noite tem a mesma durao. Ns estamos apenas comeando a recriar nossa celebrao e vivncia destes festivais. A nova maneira de trabalhar com o ciclo lunar tem uma certa claridade inata, devida ao fato que ele se refere, at um certo ponto, a uma forma pura de trabalho interior que no afetado pelas dinmicas sociais e culturais.

No entanto, os festivais do Sol e do Fogo so uma manifestao direta do relacionamento humano com seu ambiente ecolgico : planetrio, solar e csmico. Estes festivais emergem da cultura humana, de sua conscincia natural e sua ecologia espiritual. As luminrias desfilam no Cu : Sol, Lua, Estrelas e Planetas, e cruzam acima da Terra e Mar pela margem Leste e desaparecem no Oeste, na eterna renovao. O Horizonte divide Terra e o Cu, e forma um dos muitos crculos que acompanham nossas vidas. Ns vivemos sempre expandindo crculos e esferas de relacionamentos, buscando, trabalhando, jogando e explorando. Quando sentamos no crculo em volta do fogo, as labaredas iluminam cada um de ns, nos campos e florestas escuros. O que est fora est dentro. O que est encima est embaixo. O macrocosmo e o microcosmo.

Este principio traz a reconexo para os nativos e povos ancestrais, que acontece no ciclo natural de atividade externa do mundo da realidade fsica, como reflexo do que h por dentro da entidade humana e vive-versa. O ciclo conhecido como a Roda do Ano, que gira constantemente e muda com as estaes, os perodos de claridade e escurido. Horizontes aquecem a imaginao e preenchem nossos sentidos de maravilhas. Leva-nos at vastas regies do Universo. Das montanhas s plancies, do deserto at uma ilha no meio do oceano, os humanos olham para as margens e para alm delas. No espao entre os mundos onde Cu e Terra se reunem, ns sentimos o portal para possibilidades infinitas. O Calendrio Sagrado acompanha nossas vidas e forma "margem de tempo e espao" nos caminhos fsicos e espirituais. Ns descobrimos como dar ao mundo fsico uma sagrada dimenso, consagrando as quatro direes, as quatro estaes, os quatro elementos. E eles tornam-se reflexes do Grande Cosmos Espiritual que vivemos

O Gradual desdobramento das estaes do ano, ciclo por ciclo, da primavera para o vero, do outono para o inverno e novamente a primavera, sempre sintonizados com as fases da Lua, que indica o jeito que essas energias suts operam dentro do organismo humano. E assim, chegar na harmonia com o fluxo da natureza possibilitando a pessoa obter maior equilbrio fsico, emocional, mental, sexual e espiritual, aspectos de sua propria natureza. Essas quatro locaes so chamadas de Solstcios de Inverno e Vero e Equincios de Primavera e Outono, e so determinados pelo movimento da Terra ao redor do Sol.So orientados pelo Sol. No perodo pr-cristo britnico, Norte Europeu, esses quatro pontos do ciclo eram reconhecidos como festivais solares, ou festivais sazonais. Desde que os solstcios so pontos de fluncia das energias csmicas e solares, eles so reconhecidos como tempos oportunos para trazer a compreenso do que temos que por em ao na nossa vida pessoal e fixar intenes para preparao do prximo perodo. O fluxo das estaes e as fases da Lua afetam; a vida no campo, nosso nimo, mudanas no tempo, influenciam a vida e o trabalho. Porm, nas grandes cidades, o movimento da fora sutil no percebido com conscincia. As quatro ocasies dentro do ciclo das estaes, indicam pontos de mudana da energia potencial da Natureza dentro de ns mesmos. Essas quatro ocasies podem ser localizadas na "Teia da Terra" e prov coordenadas cujo Tempo e Espao podem ser sincronizados. No perodo pr-cristo britnico, Norte Europeu, esses quatro pontos do ciclo eram reconhecidos como festivais solares :

OSTARA = Primeiro dia da Primavera LITHA = Vero MABON = Outono YULE = Inverno

Os solstcios so os pontos centrais no ano e quando os dias so mais longos (vero) ou mais curtos (inverno). So como "switches" que trazem mudanas climticas para aumentar ou diminuir a luz - de longas noites para longos dias, de dias curtos para noites longas. Cada solstcio uma pausa entre a mudana na Natureza, e cada um, deixa vestgios para os humanos. Tambm so momentos de pausas para alinhar a vida buscando a harmonia com o constante fluxo de mudanas das foras naturais. Desde que os solstcios so pontos de fluncia das energias csmicas e solares, eles so reconhecidos como tempos oportunos para trazer a compreenso do que temos que por em ao na nossa vida pessoal e fixar intenes para preparao do prximo perodo. No meio do caminho, entre os solstcios, esto os equincios, onde o dia e a noite tm a mesma durao. Eles indicam perodos de mudana rpida no ciclo anual.

8 DIREES E SUA CORRESPONDNCIAS


Estao Voo Ciclo da Terra A Colheita Outono ltima Colheita Inverno Germinao Primavera Fertilizao Vero Cerimonia Pag Corresponde Missa do Po Ao de Graas Finados Natal Candelria Pscoa Santo Antonio So Joo Hemisfrio Sul 01 de fevereiro 21 de maro 30 de abril 21 junho Hemisfrio Norte 1 de agosto 21 de setembro 31 de outubro 21 de dezembro

Amadurecimento Lughnassadh Morte Decomposio Renovao Germinao Nascimento Fertilizao Crescimento Mabon Samhain Yule Imbolc Ostara Beltane Litha

01 de agosto 01 de fevereiro 21 de setembro 01 de novembro 21 de dezembro 21 de maro 01 de maio 21 de junho

AS 8 DIREES / ESTAES / HEMISFRIO SUL

As luminrias desfilam no Cu : Sol, Lua, Estrelas e Planetas, e cruzam acima da Terra e Mar pela margem Leste e desaparecem no Oeste, na eterna renovao. O Horizonte divide Terra e o Cu, e forma um dos muitos crculos que acompanham nossas vidas. Ns vivemos sempre expandindo crculos e esferas de relacionamentos, buscando, trabalhando, jogando e explorando. Nos primrdios da humanidade, o homem vivia em contato direto e permanente com a Terra, o Sol, a Lua e as Estrelas, sintonizado com os ritmos csmicos e altamente influenciado pelas foras e manifestaes da natureza. Para garantir sua sobrevivncia em um ambiente muitas vezes hostil, cheio de perigos e imprevistos, os homens assim ditos, primitivos, observavam cuidadosamente os sinais e as mudanas da natureza a seu redor. Suas vidas e atividades dependiam dos ciclos do Sol e da Lua, das mudanas das estaes, dos efeitos climticos e da interao com as foras naturais ou sobrenaturais. Os povos antigos, consideravam a viagem circular da Terra ao redor do Sol uma roda, representando o eterno ciclo de nascimento e desabrochar, crescimento e florescimento, maturidade e frutificao, envelhecimento e decadncia, morte e decomposio e, novamente renascimento, refletido na vida humana e na natureza. Em sua aparente trajetria anual, o Sol atinge dois pontos de afastamento mximo em relao ao Equador celeste, tanto para o norte quanto para o sul. Esses pontos so chamados solstcios, o de inverno marcando o dia mais curto do ano e o de vero, o dia mais longo do ano.

Os equincios so os pontos de interseo dessa trajetria aparente do Sol com o equador celeste, determinando dois momentos em que o Sol se encontra exatamente sobre o equador, quando o dia e a noite tem a mesma durao. O Calendrio Sagrado acompanha nossas vidas e forma "margem de tempo e espao" nos caminhos fsicos e espirituais. Ns descobrimos como dar ao mundo fsico uma sagrada dimenso, consagrando as quatro direes, as quatro estaes, os quatro elementos. E eles tornam-se reflexes do Grande Cosmos Espiritual que vivemos O Gradual desdobramento das estaes do ano, ciclo por ciclo, da primavera para o vero, do outono para o inverno e novamente a primavera, sempre sintonizados com as fases da Lua, que indica o jeito que essas energias suts operam dentro do organismo humano. E assim, chegar na harmonia com o fluxo da natureza possibilitando a pessoa obter maior equilbrio fsico, emocional, mental, sexual e espiritual, aspectos de sua propria natureza.

DIREO OESTE - OUTONO - MORTE - INTROSPECO


A estao do Outono simboliza no Calendrio Sagrado do Ciclo sazonal, o perodo ideal para o estudo de si, encontro consigo mesmo - balano e processamento de todo o vivido na primavera e vero e construo de uma nova singularidade, um novo projeto de vida a cada vez mais sintonizado com a misso pessoal. Experimentao do poder do silncio e da meditao. Oportunidade para escutar e observar o mundo interior. Autocura das feridas da alma. Libertao da negatividade - culpas e medos. E assim gerar a nova vontade e novas atitudes. O poder que vem do Oeste o do desenvolvimento da fora interior, da autosuficincia, que nos permite enfrentar os desafios do dia-a-dia, as dificuldades da vida. o reconhecimento dessa fora que est dentro de todos ns. um momento de acumular energias, de repensar o projeto de vida, os conhecimentos e deixar de lado o que intil, assim como as arvores deixam cair as suas folhas secas. O oeste tem o sentido de olhar para dentro, da introspeco. Momento de avaliar o aprendizado das aes e adquirir experincia para tomar decises mais sbias. De avaliar as nossas verdadeiras intenes e digeri-las como o Urso em sua caverna.

DIREO SUDOESTE - A ULTIMA COLHEITA - DECOMPOSIO


O frio aumenta na terra, o Sol diminui sua intensidade, as folhas das rvores secam e caem. o perodo dos trminos. Sementes caem na Terra e deixam o ventre da Deusa com uma esperana de vida O fio que separa as estaes, o fio que separa a morte da vida, a Ultima Colheita. Onde honramos todos aqueles que j passaram por este mundo. o vu que se solta para a comunicao com os espritos familiares, seus ancestrais. o momento do Calendrio Sagrado que podemos comparar aqui no Hesmifrio Sul com a poca do Dia dos Finados, de Todos os Santos, Samhain, Halloweeen. A morte profundamente significativa. Descobrindo o que ela em si mesma, conheceremos o segredo da vida. Aquilo que continua alm da sepultura somente pode ser conhecido por pessoas de conscincia desperta. Quem est adormecido desconhece aquilo que est alm da morte. Teorias h muitas, cada um pode formular sua opinio, porm o mais importante experimentar diretamente tudo isso que perternce aos mistrios da morte.

Evocamos a medicina da purificao e limpeza, morte e renovao (renascimento) Celebraremos a esperana da vida na escurido, a preparao para o perodo de renovao que chegar com o inverno. Os elementos que influenciam so Fogo e Terra.

DIREO SUL - INVERNO - A RENOVAO - CRESCIMENTO INTERIOR


o tempo em que as coisas parecem estar adormecidas. Contudo, com a aparente dormncia, um dos maiores crescimentos est ocorrendo. no inverno quando as sementes permanecem congeladas dentro da terra, que elas pegam para s as energias da terra que lhes permitem crescer nas estaes por vir. no Sul que nossos corpos no conseguem se mover to facilmente quanto o fizeram no passado ou faro no futuro, que parecemos forados a levar para dentro de ns a sabedoria do Esprito que usaremos medida que contiuamos a nossa jornada em torno da Roda. O poder do Esprito do Inverno a Renovao,a Sabedoria, o Conhecimento. Da beleza e da ressonncia harmnica. Da imaginao ilimitada e do intelecto. Dos sbios, ancies e ancestrais, das preces e agradecimentos. o portal da honra. Perodo em que as coisas parecem estar adormecidas. Contudo, com a aparente dormncia, um dos maiores crescimentos est ocorrendo. quando a atividade exterior diminui efetivamente. um tempo de escurido, quietude e sonhos. um tempo para se avaliar realizaes e propsitos e de se preparar para a ddiva maior de morte e renascimento. poca em que muitas pessoas atingem uma compreenso de suas prprias vidas, aceitao do que elas alcanaram ou no. Pode ser um tempo de paz, um tempo de poder, um tempo de perdo, de compaixo por tudo sua volta. poca de se libertar de velhos padres de comportamento, para se render s pequenas mudanas do corpo e da mente em preparao, para as mudanas maiores que viro. Direo : Sudeste

DIREO SUDESTE - GERMINAO - PREPARAO


o meio do inverno, onde sentimos mais os ventos frios, nos impulsionando para ficarmos mais confinados, mais limitados, ficarmos mais quietos descansando. Porm h movimento dentro da terra com a nova vida que se esconde por debaixo da superfcie. Est poca ensina como a trabalhar o centro do corao, como demonstrar afeio, como encarar os medos, e como desenvolver habilidades de liderana. Ajuda a desenvolver a coragem e o poder O meio do Inverno, a Terra faz a sua prpria limpeza preparando-se para um novo ritmo de crescimento que est por vir. Um momento de preparao, para planejar, buscar vises e ideias inovadoras. Um momento do inverno onde podemos sentir a influncia solar se agitando, na frescura do ar. Uma energia estimulante, revigorante e de limpeza. A semente se rompe, a planta vence a limitao e no ventre da Me Terra uma nova vida que estar por vir, movendo-se para debaixo da superfcie. Ns aqui na Terra aproveitamos essa energia para vencer limitaes e constrangimentos. Na Gr-Bretanha, a data era celebrada como Imbolc (fevereiro no Hemisfrio Norte), cujo siginifcado do nome significa barriga (gravidez) onde se comemorava o retorno da luz e tem o equivalente cristo do Festival da Candelria. Nos tempos antigos era um festival de limpeza. De limpar a terra e a confuso de coisas acumuladas no ano interior e que j no serviam mais. Um tempo de preparao para o novo crescimento quando a dormncia do inverno subitamente ir se transformar na atividade da primavera. Os nativos americanos faziam a cerimnia do "dar e receber" , ocasio para que essas coisas serem oferecidas. Tambm para banir ms atitudes e hbitos, pequenos medos e ressentimentos, e os maus sentimentos.

Ceriomonialmente cada banimento era representado por um nico gro ou por um pau lanado para dentro do fogo e sendo comumido. Chega o poder da nova vida que se esconde no repouso, indicando a necessidade de estar em silncio e ouvir, para fugir da conversa fiada e confuso. O Poder associado com a meditao e contemplao cuja essncia o repouso da atividade externa para preparao

DIREO LESTE - PRIMAVERA - CLARIDADE - ILUMINAO


A direo e o poder do esprito do Leste a Iluminao que abre o olho espiritual e, traz discernimento e claridade. o poder de novo comeo e nova vida, como o despertar da Primavera depois do sono do Inverno. a Luz que dispersa a escurido e a ignorncia. neste momento, que s coisas nascem e, renascem, observamos o nosso jeito de ser, aquilo que aprendemos com a vida. E, com os olhos da guia, voar acima dos preconceitos, das regras e escolher, do alto da conscincia, aquilo que nos serve e que nos eleva, e o que queremos deixar cair. Ele nos traz o impulso da inspirao, da iluminao, da clareza e da sabedoria. No Caminho da Iluminao dele voamos para perceber que, nossas vidas tm um propsito, aqui estamos por uma razo que talvez, no compreendemos inteiramente. Nesta direo adquirimos clareza que devemos e, podemos nos conectar com a Origem e o Poder Divino, que criou o Universo.

DIREO NORDESTE - FERTILIZAO - A SAGRADA UNIO


O perfume doce das plantas j podem ser sentidos, comea a florescncia. A Direo Nordeste anuncia a aproximao do Vero. Caminhamos para o auge da energia, aumentamos a nossa expectativa de boas colheitas. Abrimos nosso corao para a comunidade, nos preparamos para celebrar a fertilidade na Terra. Chegamos ao ponto mdio entre o Equincio de Primavera e o Solstcio de Vero. Momento dos ritos de iniciao para a fase adulta, da florescncia das rvores, quando os aromas das flores tornam-se mais fortes e encantadores. O poder est em ascenso assim como as emoes nos relacionamentos, a energia e fluxo do poder est aumentando, assim como a nossas expectativas. Momento na Terra para abenoarmos nossas relaes e relacionamentos. A Sagrada Unio do Masculino e Feminino. Para complementar os opostos e nos harmonizarmos com nossa energia sexual, do amor sexual. Para fortalecermos nosso relacionamento atual ou para buscar um novo relacionamento de qualidade, de amor, verdadeiro. Para fortalecer casais e para quem est a procura de seu amor . Para fertilizar Todas As Nossas Relaes.. O maior desafio que teremos para esse novo milnio o de harmonizar nossos relacionamentos, nossas relaes. Harmonizar relaes / relacionamentos em todos os nveis : na famlia, na relao homem e mulher, com os filhos, com os pais, com chefes, com subordinados, com fornecedores, com clientes, com companheiros de trabalho, vizinhos, amigos em geral. E claro, relacionamento consigo mesmo, com Deus, crena/religio....ou seja : Tudo na vida relacionamento. Hoje, mais do que nunca, temos que nos relacionar com o meio-ambiente, com a nossa alimentao, com a escola de nossos filhos, com os amigos de nossos filhos.......... Vivemos numa rede interminvel de relacionamentos ! Se a vida a dana das Relaes, sbio aprendermos cada vez mais a danar, em harmonia com tudo o que nos cerca.Ns necessitamos de outros para sobreviver, e ns nos alegramos na presena de outros para viver.

Nesta estao, povos dos passado, rezavam para a segurana dos seus rebanhos, iluminando cumes com chamas enormes. Aqui ns vamos orar pela liberdade e pela vida de nossos animais, para que o mundo melhore o seu relacionamento com eles, assim como para todo o nosso planeta, nossas rvores e minerais.

DIREO NORTE - VERO - CRESCIMENTO


O poder do Esprito do Vero o Crescimento, Inocncia, F e Confiana. Onde podemos recapturar a maravilha de estarmos vivos e podermos ser como crianas. o Portal das Emoes e do Elemento gua. No pensamento nativo, assim como no podemos bloquear as guas de um rio, tambm no bloqueamos as nossas emoes. Ou seja, deixar fluir. Representa tambm o Reino Vegetal. A Direo Norte (Hemisfrio Sul) tem as ddivas da energia, adaptabilidade, maturidade, diverso e humor. A hora de estudar relacionamentos, quando tudo em nosso mundo torna-se verdadeiramente possvel, quando buscar por amor definitivamente uma de nossas foras guias e onde somos capazes de dar e receber amor em muitos sentidos.O poder da Direo Vero misterioso, um poder de mudana, do crescimento. para explorar o amor, os relacionamentos,o mundo a sua volta, explorar quem voc . A Direo Norte (Hem. Sul) o local do corao, das emoes. l que chegamos, quando necessitamos curar nosso corao, quando necessitamos aprender como amar, quando precisamos aprender a deixar de lado tudo o que no amor ( dio, medo, inveja, cime, raiva...) Ensina tambm sobre sexualidade e sensualidade.Todos os desejos podem ser realizados pois a fora vital est no auge. A oportunidade para, no ano que se inicia, rever os ensinamentos do ano que passou. Para estabelecer um compromisso, consigo mesmo, para seu crescimento, em mais um ciclo de sua misso terrestre.

DIREO NOROESTE - A PRIMEIRA COLHEITA - ABUNDNCIA


Celebrao da Primeira Colheita. Este Festival do fogo corresponde sazonalmente com o Festival do Milho Verde, a Dana do Milho dos nativos norte-americanos; com Lammas ou Lughnasadh (que acontecem em 01 de agosto no hemisfrio Norte e 01 de fevereiro no Hemisfrio Sul); e muitas outras celebraes da colheita. Lammas em ingls arcaico, significava a Missa do Po (Loaf Mass), descrevendo assim, a festa do po fresco, feitos dos primeiros gros de trigo. Pelo Calendrio Cristo associado ao "Dia de Ao de Graas", "A Massa de Po". o momento onde avaliamos aquilo que colhemos, fazendo um balano de nosso sucessos e frustraes. Onde conscientemente e atravs do lvre-arbtrio abrimos mo, rejeitamos, limpamos o velho e comeamos a plantar novos projetos. o momento de honrar as divindades relacionadas com a colheita e darmos graas por nossa primeira colheita. Invocamos a conexo com a natureza e com os seres da Criao. Buscamos a conscincia que estamos todos ligados por "Todas As Nossas Relaes ". Preservamos nossa essncia, celebramos os resultados e fazemos cerimnias de agradecimento e purificao. Fazemos a avaliao dos sucessos e fracassos e nos preparamos para o Equincio de Outono. O gro est maduro para a colheita, as rvores esto carregadas das primeiras frutas do vero. Marca um descanso do trabalho, para avaliar o estoque. A safra que o sol rendeu. Um momento de agraciar, comemorar, apreciar o nosso trabalho dirio. poca para lembrarmos que no estamos sozinhos e celebrarmos com nossas relaes, do trabalho e conquistas em

grupo, da comunidade que vivemos, dos nossos ancestrais, antepassados. Para resgatarmos o sentido de pertencer, do compromisso. Onde agradecemos por comer e por ter um lugar para viver. Para louvar o sacrifcio da Me Terra e de toda a alma feminina.

You might also like