You are on page 1of 47

Contratos

em Geral Unidade 1/13


FMU

Professor Rodrigo Ribeiro Bastos

Denio de Obrigao
"Obrigao relao de carter patrimnial, em virtude da qual o devedor vincula-se a uma prestao, posiKva ou negaKva, em relao ao credor. (in, TEPEDINO, Gustavo. Cdigo Civil Interpretado, Vol 1. Rio de Janeiro: Renovar, 2007)

Professor Rodrigo Ribeiro Bastos

Leso D.S(SE) pret Fato jurdico DJ obrig D.O. DS(S.A.) resist. ao mater. DP Suj
Professor Rodrigo Ribeiro Bastos 3

Fontes das Obrigaes


responsabilidade civil lei demais relaes Fontes Ato Jurdico (senKdo estrto) vontade Negcio Jurdico
Professor Rodrigo Ribeiro Bastos 4

Elementos das Obrigaes


Dbito Dever de prestar (objeto principal) E.O. Responsabilidade (0bjeto secundrio)
Professor Rodrigo Ribeiro Bastos 5

Objeto das obrigaes


imediato (conduta) Objeto mediato (bem referente)

Professor Rodrigo Ribeiro Bastos

Conceito de Contrato
Contrato o acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurdica, desKnado a estabelecer uma regulamentao de interesse entre s partes, com o escopo de adquirir, modicar ou exKnguir relaes jurdicas de natureza patrimonial. (DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro Vol 3. So Paulo: Saraiva, 2012)
Professor Rodrigo Ribeiro Bastos 7

Contratos x Obrigaes
Os negcios jurdicos so fontes de obrigaes; Os contratos so espcies de negcios jurdicos; Logo, os contratos no se confundem com as obrigaes j que so uma dentre suas possveis fontes,
Professor Rodrigo Ribeiro Bastos 8

Objeto dos Contratos


imediato (conjunto de obrigaes) Objeto mediato (bens da vida)
Professor Rodrigo Ribeiro Bastos 9

Conceito de Empresrio
Conceito de empresrio est no arKgo 966 do CCB, nos seguintes termos: " C o n s i d e r a - s e e m p r e s r i o q u e m e x e r c e prossionalmente a7vidade econmica organizada para a produo ou circulao de bens ou servios. Pargrafo nico. No se considera empresrio quem exerce prosso intelectual, de natureza cineEca, literria ou arEs7ca, ainda que com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exerccio da prosso cons7tuir elemento da empresa."
Professor Rodrigo Ribeiro Bastos 10

Contratos Civis x Contratos Empresariais


Os contratos empresariais so aqueles celebrados pelos empresrios no seu execrccio prossional. A relevncia da disKno perKnente quando da anlise das condies de validade dos contratos. Como certos contratos so, exclusivamente, empresariais h que se aferir se o contratante ostenta esse essa caractersKca.
Professor Rodrigo Ribeiro Bastos 11

Exemplos de contratos empresariais


CONTRATOS DE COLABORAO Distribuio. Concesso mercanKl. Concesso para comercializao de veculos automotores terrestres. Mandato mercanKl. Comisso mercanKl. Representao comercial autnoma. Agncia. Clusula de exclusividade e Mercado Cinza (Importao paralela). CONTRATOS RELATIVOS PROPRIEDADE INTELECTUAL Franquia (franchising). Licenas e cesses. Transferncia de Tecnologia. Know how. CONTRATOS BANCRIOS AKvidade bancria. Sistema Financeiro Nacional. Depsito bancrio. Mtuo bancrio. Aplicao nanceira. Desconto bancrio. Crdito documentrio. Vendor. GaranKas bancrias. CONTRATOS BANCRIOS IMPRPRIOS Fomento mercanKl (factoring). Arrendamento mercanKl (leasing). Alienao duciria em garanKa. CONTRATO DE SEGURO AKvidade securitria. Seguro de Pessoas. Seguro de danos. Liquidao do Seguro. Resseguro. . OUTROS CONTRATOS EMPRESARIAIS Transporte de carga. Fretamento. Armazenamento. Agenciamento de Publicidade. Hedge. Corretagem mercanKl.
Professor Rodrigo Ribeiro Bastos 12

Principios e Axiomas
Todo raciocnio humano se d na forma de sistemas axiomKcos. Axiomas so armaes que no podem ser provadas e que devem ser aceitas para que o raciocnio possa se desenvolever e para que uma prova lgica possa ser apresentada. Os axiomas do Direito Brasileiro so expressos em princpios.
Professor Rodrigo Ribeiro Bastos 13

Hierarquia dos princpios


Ordenamento brasileiro elege axiomas em diversos nveis, assim temos princpios: Fundamentais : ArKgo 1 da CF; Gerais: ArKgo 5 da CF; Setoriais: Ex. Moralidade administraKva; Especiais: Ex. Princpios do Direito Contratual

Professor Rodrigo Ribeiro Bastos

14

Princpios x regras
H, no direito brasileiro, princpios colidentes, no entanto, essa coliso no implica na excluso de um dado princpio da ordem jurdica nacional. No caso das regras o que se d o inverso. No podem coexisKr no mesmo ordenamento jurdico normas colidentes.
Professor Rodrigo Ribeiro Bastos 15

Ponderao de princpios
Quando, em um caso concreto h que se compaKbilizar princpios diferentes o aplicador do direito deve ponder-los. Por exemplo, em um dado contrato pode haver a coliso entre o efeito vinculante dos contratos e sua funo social, ou entre a dignidade e a liberdade. Nesses casos a aplicao e ponderao dos princpios deixada ao arbtrio do aplicador.
Professor Rodrigo Ribeiro Bastos 16

Validade x Peso
Validade: Ao interpretar normas questo fundamental saber se so vlidas ou invlidas segundo sua relao hierrquica. Peso: Como no h hierarquia entre os princpios a questo no de validade mas sim de escolher qual princpio aplicado ao caso especco.
Professor Rodrigo Ribeiro Bastos 17

Execpcionalidade da ponderao
Como os princpios so os axiomas de um sistema de regras. de se presumir que as regras so elaboradas com base nos princpios, ento, em geral, os problemas jurdicos devem ser passveis de soluo SEM o recurso a ponderao de princpios, uKlizando-se, tanto quanto possvel, a aplicao das regras. Segue o exemplo de ponderao entre dignidade e liberdade:
Professor Rodrigo Ribeiro Bastos 18

O lanamento de anes (em ingls: dwarf tossing, dwarf throwing; em francs: lancer de nains) uma brincadeira (ou esporte, para alguns) na qual anes, vesKndo roupas de proteo, so arremessados em direo a um tapete acolchoado, vencendo aquele que conseguir lanar o ano na maior distncia possvel. Em uma cidade francesa chamada Morsang-sur-Orge, a Prefeitura, uKlizando seu poder de polcia, resolveu interditar um bar onde era praKcado o lanamento de anes, argumentando que aquela aKvidade violava a ordem pblica, pois era contrria dignidade da pessoa humana. No se conformando com a deciso do Poder Pblico, o prprio ano (Sr. Wackenheim) quesKonou a interdio, argumentando que necessitava daquele trabalho para a sua sobrevivncia. O ano argumentou que o direito ao trabalho e livre iniciaKva tambm seriam valores protegidos pelo direito francs e, portanto, Knha o direito de decidir como ganhar a vida. Em outubro 1995, o Conselho de Estado francs, rgo mximo da jurisdio administraKva daquele pas, decidiu, em grau de recurso, que o poder pblico municipal estaria autorizado a interditar o estabelecimento comercial que explorasse o lanamento de ano, pois aquele espetculo seria atentatrio dignidade da pessoa humana e, ao ferir a dignidade da pessoa humana, violava tambm a ordem pblica, fundamento do poder de polcia municipal. ( O Sr. Wackenheim, mais uma vez inconformado, recorreu ao Comit de Direitos Humanos da ONU, alegando que a deciso seria discriminatria e violava o seu direito ao trabalho. Em setembro de 2002, o Comit de Direitos Humanos da ONU conrmou a deciso do Conselho de Estado francs, reconhecendo que o lanamento de ano violaria a dignidade da pessoa humana e, portanto, deveria ser proibido*. *h~p://georgemlima.blogspot.com/2007/08/jurisprudenciando-casos-curiosos.html Professor Rodrigo Ribeiro Bastos 19

Princpios dos Contratos

liberdade consenualismo Princpios pacta sunt servanda relaKvidade funo social boa f

Professor Rodrigo Ribeiro Bastos

20

Princpio da liberdade contratual


contratar ou no com quem contratar Liberdade contedo do contrato

Professor Rodrigo Ribeiro Bastos

21

Limitaes liberdade
Liberdade de contratar: Limitao legal Seguro obrigatrio Limitao de fato Servios essenciais Liberdade subjeKva: Monoplio Liberdade de contedo: Legal: ordem pblica e funo social Negocial: Contratos de adeso
Professor Rodrigo Ribeiro Bastos 22

Consensualismo
Segundo este princpio o simples consenso entre s partes suciente para a realizao do contrato. No entanto, para que isso ocorra, preciso que a liberdade da vontade e de sua manifestao estejam presentes. Por isso, na interpretao dos contratos h que se levar em conta a impossibilidade de igualdade material bem como deve-se vericar a existncia ou no dos vcios de consenKmento.
Professor Rodrigo Ribeiro Bastos 23

Pacta sunt servanda


obrigatoriedade Pss intangibilidade inalterabilidade

Professor Rodrigo Ribeiro Bastos

24

Obrigatoriedade
Os contratos so fonte de obrigaes. As obrigaes, como j visto, se dividem em: Dbito = dever de prestar Responsabilidade = vnculo entre o dever de prestar e o patrimnio. A responsabilidade implica no fato de que uma vez descumprido o dbito o patrimnio do obrigado responder pela obrigao (em espcie) ou ser liquidado para a reparao dos eventuais danos.
Professor Rodrigo Ribeiro Bastos 25

Intangibilidade
Conhecido tambm como princpio da conservao dos contratos. Por esse princpio o contrato deve ser manKdo da forma que foi pactuado s se aceitando sua alterao ou exKno em casos extremos: 1- Nulidades ou anulabilidades; 2- Alterao da base do negcio

Professor Rodrigo Ribeiro Bastos

26

Inalterabilidade
Se o contrato como um todo deve ser preservado suas clusulas individuais tambm devem s-lo. No entanto possvel a alterao em algumas hipteses: A) Teoria da impreviso; B) Onerosidade excessiva.

Professor Rodrigo Ribeiro Bastos

27

Direitos relaKvos
Direitos relaKvos so aqueles oponveis a sujeitos determinados, ou seja, so relaKvos determinados sujeitos. a b o
Professor Rodrigo Ribeiro Bastos 28

Direitos Absolutos
So direitos oponveis a todos e produzem um dever geral de absteno. Sua violao acarreta o dever de indenizar. a coleKvidade o
Professor Rodrigo Ribeiro Bastos 29

Efeitos quanto a terceiros


Os atos jurdicos relaKvos produzem efeitos para: a) As partes; b) Os terceiros indiferentes; No produzem efeitos para os terceiros interessados que no parKciparam dele. Exemplo: locao pelo usufruturio sem anuncia do nu proprietrio.
Professor Rodrigo Ribeiro Bastos 30

Funo social
Direito consKtudo como um sistema normaKvo (deontolgico) que tem como escopo criar e possibilitar a vida em sociedade. Os contratos so parte do Direito e no se prestam ao capricho das partes eles devem atender a funo social que legiKma sua proteo pelo ordenamento.
Professor Rodrigo Ribeiro Bastos 31

Aplicaes da funo social do contrato


1. Proibio de contratos injustos ou desequilibrados
Exemplos
condies de reajuste que oneram excessivamente clusulas impeditivas de restituio do valor pago negativa de renovao automtica de contrato longo multa excessiva em relao de consumo dispositivo proibitivo de purgao da mora clusula de renncia indenizao das benfeitorias, desligamento compulsrio de empreendimento cooperativo. reviso judicial dos termos do contrato

Professor Rodrigo Ribeiro Bastos

32

Boa-f
tica no contrato Tutela da confiana Princpio constitucional da solidariedade Contraposio autonomia privada

Professor Rodrigo Ribeiro Bastos

33

Boa-f Subjetiva x Objetiva


Boa f subjetiva diz respeito a percepo individual de um sujeito determinado sobre dado fato. No direito atual relevante para as questes atinentes ao direito possessrio. A boa f objetiva cria normas comuns de interpretao e cria direitos e deveres colaterias.
Professor Rodrigo Ribeiro Bastos 34

Boa-f
Trplice funo Cnon interpretativo Limitao do exerccio de direitos Imposio de deveres laterais

Professor Rodrigo Ribeiro Bastos

35

Boa-f na interpretao
Boa-f e equidade Art. 113. Os negcios jurdicos devem ser interpretados conforme a boa-f e os usos do lugar de sua celebrao Exemplo da pintura

Professor Rodrigo Ribeiro Bastos

36

Boa-f na interpretao
Proprietrio de um apartamento no Rio de Janeiro firma contrato pelo qual o cede em locao por prazo determinado. No contrato, como de costume, consta como clusula a obrigao de o locatrio devolv-lo pintado e devidamente conservado. Ao final do prazo, para desagrado do locatrio, o locador o informa de seu desejo de reaver o imvel e extinguir a locao. Quando vai ao apartamento para realizar a vistoria, contudo, surpreendido ao encontrar o apartamento integralmente pintado de preto. Aos protestos, o locatrio defende-se afirmando que apenas cumpriu com a obrigao que lhe era exigvel em virtude do contrato, que no especificava a cor que deveria ser usada na pintura do apartamento.
Professor Rodrigo Ribeiro Bastos 37

Boa-f na limitao do exerccio de direitos


Boa-f e abuso do direito Art. 187. Tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes Diversas especializaes funcionais
Professor Rodrigo Ribeiro Bastos 38

Venire contra factum proprium


Proibio ao comportamento contraditrio
Art. 619. Salvo estipulao em contrrio, o empreiteiro que se incumbir de executar uma obra, segundo plano aceito por quem a encomendou, no ter direito a exigir acrscimo no preo, ainda que sejam introduzidas modificaes no projeto, a no ser que estas resultem de instrues escritas do dono da obra. Pargrafo nico. Ainda que no tenha havido autorizao escrita, o dono da obra obrigado a pagar ao empreiteiro os aumentos e acrscimos, segundo o que for arbitrado, se, sempre presente obra, por continuadas visitas, no podia ignorar o que se estava passando, e nunca protestou.

Professor Rodrigo Ribeiro Bastos

39

Tu quoque
Proteo ao sinalagma: quem violou uma regra no pode invoc-la contra o outro
Art. 476. Nos contratos bilaterais, nenhum dos contratantes, antes de cumprida a sua obrigao, pode exigir o implemento da do outro.

Professor Rodrigo Ribeiro Bastos

40

Tu quoque
Tendo o R., ardilosamente, mantido em seu poder o documento enviado para assinatura pela firma que lhe vendera o veculo (h muito na sua posse), vindo depois invocar a nulidade do contrato devida a falta de assinatura, ao serlhe exigido o pagamento, incorreu ele em abuso do direito naquela modalidade [tu quoque], no merecendo proteo a sua posio.
(STJP, processo 02B4734, Rel. Nascimento Costa, 13.02.2003).

Professor Rodrigo Ribeiro Bastos

41

Adimplemento substancial
Abusividade da resoluo do contrato Ao credor resta pedido de indenizao ou adimplemento Proximidade entre o efetivamente realizado e o que estava previsto Prestao imperfeita que satisfaz o interesse do credor

Professor Rodrigo Ribeiro Bastos

42

Adimplemento substancial
ALIENAO FIDUCIRIA. Busca e apreenso. Falta da ltima prestao. Adimplemento substancial. O cumprimento do contrato de financiamento, com a falta apenas da ltima prestao, no autoriza o credor a lanar mo da ao de busca e apreenso, em lugar da cobrana da parcela faltante. O adimplemento substancial do contrato pelo devedor no autoriza ao credor a propositura de ao para a extino do contrato, salvo se demonstrada a perda do interesse na continuidade da execuo, que no o caso. Na espcie, ainda houve a consignao judicial do valor da ltima parcela. No atende exigncia da boa-f objetiva a atitude do credor que desconhece esses fatos e promove a busca e apreenso, com pedido liminar de reintegrao de posse. Recurso no conhecido.
(STJ, 4 T., REsp. 272739, Rel. Min. Ruy Rosado de Aguiar, julg. 01.03.2001, publ. RSTJ 150/398)

Professor Rodrigo Ribeiro Bastos

43

Boa-f na criao de deveres laterais


Art. 422. Os contratantes so obrigados a guardar, assim na concluso do contrato, como em sua execuo, os princpios de probidade e boa-f.

Professor Rodrigo Ribeiro Bastos

44

Os deveres laterais
Deveres principais ou primrios de prestao Deveres secundrios
Meramente acessrios da prestao principal Substitutivos ou complementares prestao principal

Deveres laterais, anexos ou instrumentais

Professor Rodrigo Ribeiro Bastos

45

Deveres laterais: classificao


Deveres de proteo e cuidado Deveres de lealdade e cooperao Deveres de informao e esclarecimento Deveres de sigilo

Professor Rodrigo Ribeiro Bastos

46

Deveres laterais: caractersticas


Insuscetveis ineficcia do contrato Aplicveis nos perodos pr e pscontratual No limitados pessoa do devedor Indeterminveis previamente: vinculados s circunstncias, natureza, objeto e finalidade do contrato

Professor Rodrigo Ribeiro Bastos

47

You might also like