You are on page 1of 3

25/07/13

Imprimir Notcia

Construir & Decorar

CONSTRUIR E DECORAR

Publicado em: 25/03/2012 02:00|Atualizado em: 25/03/2012 02:00

Tijolo ecolgico tem vantagens


Kelly Moraes O desafio da construo civil aliar qualidade de vida a moradias sustentveis, otimizando processos construtivos e diminuindo custos. O desenvolvimento de materiais ambientalmente corretos vem de encontro com esta proposta. Produzido atravs da mistura de um tipo de solo, cimento e gua, o tijolo ecolgico uma das novidades do setor da construo civil que, em concordncia com os projetos sustentveis, traz mais agilidade e resistncia obra. Divulgao

Pode ser utilizado em casas, prdios, reas externas e outros Com um desenho inovador e faces regulares e lisas, o tijolo possui pequenos encaixes e furos centralizados, que permite que os sistemas hidrulico e eltrico sejam embutido evitando quebras. "Chamamos de ecolgico, pois o tijolo no utiliza queima em seu processo de produo e ainda por utilizar em alguns casos, em sua composio, Resduo de Construo e Demolio (RCD) classe A", explica o proprietrio da empresa de Curitiba DuraEco, Robson Calvo, que vai usar os tijolos ecolgicos na construo de casas em Mandaguau. Ele estuda a possibilidade de abrir uma filial da fbrica em Ourizona, a cerca de 30 quilmetros de distncia de Maring. Por possuir caractersticas que contribuem para o isolamento acstico, resistncia e impermeabilidade, o material pode ser utilizado em qualquer tipo de construo. "O tijolo ecolgico pode ser usado em edificaes habitacionais de at seis andares, estruturas industriais, reas externas, pisos, muros, entre outros", garante Calvo.
www.odiario.com/noticias/imprimir/556602 1/3

25/07/13

Imprimir Notcia

Vantagens Com relao ao tijolo de alvenaria convencional, alm de utilizar pouca argamassa de assentamento, o material apresenta outras vantagens: dispensa o uso de revestimento, no consome combustvel na fabricao, tem maior resistncia ao atrito, no h necessidade de reboco, permite o assentamento direto ao acabamentos e no requer viga para o apoio da laje. Trata-se de uma obra limpa e rpida, que gera poucos resduos a custos mais baixo, acrescenta. Depois de finalizada (a obra), o produto possibilita que a construo tenha pouca variao interna de temperatura. Para Maring e regio essa uma caracterstica muito importante, pois a casa fica muito mais agradvel e fresca. Estudos mostram que a diferena de temperatura, com relao s casas convencionais de alvenaria, de aproximadamente cinco graus a menos. Assentamento CUSTO X BENEFCIO Com os tijolos ecolgicos, o custo final da obra pode ficar at 30 % mais barato Robson Calvo Empresrio Como so encaixados uns nos outros, o assentamento bem simples e no precisa de mo de obra especializada. Os tijolos so fixados com cola de PVA e, em seguida, rejuntados. O processo simples, prtico e rpido. A DuraEco, empresa que revende os tijolos, disponibiliza tcnicos para treinar os profissionais que queiram trabalhar ou conhecer o produto.

Preo Em comparao ao produto de alvenaria, o tijolo ecolgico um pouco mais caro, mas tem melhor custo-benefcio. O milheiro custa em torno de R$ 650, um pouco mais caro que o tijolo de barro; porm, com o uso dos tijolos ecolgicos, o custo final da obra pode ficar at 30% mais barato, finaliza ele.

VANTAGENS DO PRODUTO Divulgao

Os tijolos possuem faces regulares e furos que se encaixam As formas regulares, planas e lisas requerem pouca argamassa de assentamento, facilitando o clculo da obra. No necessita de cortes.Dependendo do projeto, dispensa o uso de revestimentos. Utiliza Resduo deConstruo e Demolio(RCD), em sua composio, e dispensa a queima durante a fabricao. Mais resistente e impermevel e tem maior isolamento acstico. Devido ao encaixe, as paredes mantm o nivelamento e no h necessidade de reboco. Permite o assentamento de diversos acabamentos. Em comparao com a construo convencional, utiliza-se apenas 60% de ferro e 10% de concreto. O custo da mo de obra menos da metade da construo convencional. Custo reduzido na fundao da obra, devido ao peso das paredes que so menores.
www.odiario.com/noticias/imprimir/556602 2/3

25/07/13

Imprimir Notcia

Por ser um modelo construtivo, dispensa a utilizao de pregos, arames e madeiras. Obra limpa, com menor quantidade de entulho e perda de material, principalmente concreto e massa de assentamento. No requer mo de obra especializada.

www.odiario.com/noticias/imprimir/556602

3/3

You might also like