You are on page 1of 5

1

A IMPORTNCIA DO LDICO NA EDUCAO INFANTIL


Orientando: Maria Jos Nascimento Costa1 Orientadora: Mayane Santos Amorim2

RESUMO Este trabalho objetiva destacar a importncia pedaggica do ldico na Educao Infantil associado na aprendizagem de crianas de cinco anos, desta forma o presente texto tem como objetivo abordar a brincadeira como instrumento facilitador da aprendizagem, ressaltando o brincar como uma forma prazerosa. Para obter resultados satisfatrios na educao da criana necessrio proporcionar espaos ldicos, fazendo com que a mesma aprenda e tenha gosto por esse espao. Para o desenvolvimento do estudo foram utilizados tipos variados de instrumentos, a saber; observaes com roteiro orientado e entrevistas realizadas na busca de compreender como visto o ldico na Educao infantil. Com quem voc realizou as entrevistas? Deve incluir a anlise dos dados. Palavras-chave: O ldico. Educao Infantil. Ensino-aprendizagem.

1 INTRODUO A importncia do ldico na Educao infantil com crianas de faixa etria de 5 anos tem merecida ateno a partir do momento em que se acredita ser a melhor forma de desenvolver um trabalho com atividades ldicas, as quais desenvolve na criana a ateno, memorizao, imaginao, enfim todos os aspectos bsicos para o processo da aprendizagem, que est em andamento quando a criana se encontra com 5 anos de idade. Valorizando o trabalho com jogos e brinquedos, os professores tero uma ferramenta indispensvel na aprendizagem, associadas a situaes do cotidiano, como a fantasia e o imaginrio. O presente trabalho retrata algumas anlises e pesquisas sobre o reconhecimento do ato de brincar como uma prtica social, buscando conhecer a histria da brincadeira, j que estamos cientes da importncia do espao ldico na aprendizagem. Wajskop (1999, p.25) afirma que, durante muito tempo a infncia no tinha o seu prprio espao social. Dessa

1 2

Ps-graduanda em completar com seus dados. Mestranda em Estudos Lingusticos pela Universidade Estadual de feira de Santana (UEFS). Ps-graduada em Estudos Lingusticos UEFS (2011). Graduada em Letras com Ingls UEFS (2009).

forma, as crianas no eram vistas como seres que necessitavam de cuidados prprios e de uma educao voltada inteiramente para elas. Neste trabalho sero expostas algumas definies importantes a cerca do jogo associado aprendizagem, diferenciando o jogo, da brincadeira e do brinquedo mostrando sua importncia na aprendizagem com o ldico. 2 O LDICO ASSOCIADO APRENDIZAGEM

Durante muito tempo, o brincar foi visto apenas como uma reao ou um momento em que se livrava a criana das preocupaes do mundo adulto e hoje a criana ocupa um contexto social onde o jogo, a brincadeira proporciona prazer, diverso, desafios proporcionando o sucesso na aprendizagem de forma prazerosa, envolvente e significativa. preciso levar em conta que o professor de uma escola infantil no apenas permanece grande parte do tempo com seus alunos, como tambm responsvel por organizar atividades com o ldico envolvendo a criana e possibilitando uma aprendizagem mais prazerosa, na qual o professor por sua vez deve associar o cotidiano de cada criana aos contedos programticos. Trabalhar o ldico significa transportar essas crianas ao mundo imaginrio, pois segundo Piaget (1978), o jogo importante no desenvolvimento da criana, pois o brincar faz com que a criana crie um ambiente simblico vivenciado no faz de conta a realidade. Por isso nada melhor do que aprender brincando e associar atividades ldicas no cotidiano dessas crianas desenvolve aspectos cognitivos e sociais. A brincadeira representa uma experincia livre para a criana e compreendida dessa forma, a brincadeira infantil passa a ter uma importncia fundamental em sua aprendizagem. Para Vygotsky (1984 p. 117), o que define o brincar a situao imaginria criada pela criana. Brincando a criana aprende de forma diferente e torna mais gostoso o aprender a partir da vivncia com outras crianas, ela cria, recria, inventa, tendo um jeito especial de agir e de olhar o mundo, no esquecendo que h vrios tipos de crianas como aquelas mais agitadas ou menos agitadas e por terem um tempo de concentrao mais curto, as vezes atrapalham algumas brincadeiras, cabe ao educador procurar adequar as brincadeiras para essas crianas.

Ainda em algumas escolas existem profissionais que usam o ldico de forma errada, apenas como passa tempo e isso no deve acontecer. O professor deve renovar sua formao e envolver-se em um processo dinmico, contnuo e permanente, para possibilitar a criana aulas prazerosas. preciso abordar o ldico como um instrumento facilitador da aprendizagem significativa proporcionando a criana o desenvolvimento da comunicao, da socializao e da capacidade de cooperao facilitando o conhecer, estimulando seu conhecimento de mundo e sua interao sociocultural. Enfim o brincar muitas vezes foi considerado um passa tempo, mais diante da realidade de hoje o ato de brincar ganha maior seriedade a partir do momento em que os profissionais utilizam as brincadeiras como aquisio do conhecimento tornando o brincar um instrumento de ligao entre o concreto e o abstrato.

3 O JEITO DE APRENDER NO ESPAO LDICO A escola um espao reconhecido de formao no s educacional mais cidad, moral e cultural, para os sujeitos que fazem parte deste espao na perspectiva de agir e pensar tm o professor como pea principal para realizar o trabalho de orientar e mediar o conhecimento. preciso levar em conta que o professor de uma escola infantil no apenas permanece grande parte do tempo com seus alunos, como tambm responsvel por organizar as atividades e o espao ldico, motiv-lo e sobre tudo, criar e oferecer situaes educativas que faam com que cada um deles se desenvolva com a mxima amplitude possvel, em funo dos objetivos educacionais propostos devido a influncia que o educador exerce durante os primeiros anos, cada um deve levar conta sua prpria personalidade, sua caractersticas e suas atitudes, de forma que a influencia seja mais positiva possvel. Cada criana tem seu jeito de aprender, seu tempo que deve ser respeitado, necessitando de um ambiente que seja aconchegante e acolhedor. Segundo Rodam (2003, p.108),
Quando a criana aceita com seu jeito de aprender, quando descobre que o ambiente acolhedor, o prprio ambiente ldico conjuga o verbo aceitar que os seus limites so respeitados, como consequncia ela abre sua guarda, fica aberta tambm para o conhecimento e vai empregar todos os recursos disponveis para ultrapassar seus prprios limites e atingir todo seu potencial.

Portanto, no espao ldico e com atividades diferenciadas utilizando jogos e brincadeiras que tornam um facilitador para que tudo acontea de forma natural e prazerosa. Para que esse trabalho seja realizado eficazmente, imprescindvel ter um objetivo a ser alcanado, para que assim a criana desenvolva e mostre seu potencial. A brincadeira vem sendo discutida pela perspectiva sociocultural, a qual estabelece que a brincadeira uma forma da criana conhecer a realidade interagindo com o meio em que vive e que a partir da, pode-se concretizar um vnculo com a educao. Essa concepo ainda amedronta parte dos educadores por conta que alguns no tm formao qualificada para compreender a funo da brincadeira com instrumento facilitador na aprendizagem e no espao ldico para a educao infantil, pois quando se trabalha com o concreto e visual a criana passa a assimilar o conceito proposto e ainda ajuda na construo do conhecimento escolar e fundamental na aprendizagem e para a vida em geral, pois atravs as crianas desenvolvem suas potencialidades, tornando sua aprendizagem significativa e prazerosa. Enfim, os jogos e as brincadeiras no devem ser utilizados como uma receita pronta e acabada, onde no se pode alterar acrescentar ou diminuir nada, pelo contrrio os mesmos devem ser alterados e adaptados para que surta efeito diante das necessidades da turma.

4 CONSIDERAES FINAIS Diante as necessidades das crianas de Educao Infantil com faixa etria de 5 anos e aps vivenciar experincias com este grupo, foi percebido que no devemos usar o ldico de forma errada e sim na perspectiva sociocultural por entender o ldico de forma geral, com maneira mais prpria de possibilitar a criana um convvio com os demais. Acreditase na importncia do ldico e ressalta-se ser necessrio que todos os educadores tenham sua concepo, para que possam contribuir efetivamente com a aprendizagem das crianas, tornando-se mediadores do conhecimento infantil. Percebe-se, com esse trabalho, a importncia da utilizao, por parte do professor, da brincadeira e dos jogos como fonte de desenvolvimento individual e de equipe, a criao da situao imaginria ou a definio de regras especficas dentro da brincadeira e em uma anlise mais profunda revelam que o brincar contribui para o desenvolvimento da

criana. Sendo assim, a escola e principalmente a educao Infantil deve considerar o ldico como parceiro e utiliz-lo amplamente, pois se acredita na importncia pedaggica do ldico e salienta-se ser necessrio que todos os educadores tenham essa concepo, para que possam contribuir efetivamente com o aprendizado das crianas, tornando-se medidores do conhecimento.

REFERNCIAS

CURRCULO: Norteador ou Reflexo da Prtica da Educao infantil. Construir Noticias. Circulao Nacional: n.36, setembro/outubro.2007. KISHIMOTO. Jogos, Brinquedos, Brincadeiras e a Educao. 5 ed. So Paulo: Cortez Editora, 2001. PIAGET, Jean. A formao do smbolo na criana. Rio de Janeiro. Zahan, 1978. VYGOTSKY. A formao social da mente. 6 ed.So Paulo,Editora Martins Fontes,1998. WAJSKOP, Gisela. O papel da brincadeira na educao das crianas. Ideias, So Paulo, FDE, n7, 1999. RODAM?

REVER SE TODAS AS REFERNCIAS CITADAS ESTO AQUI. Muito curto o artigo. Deve ter entre 8 e 12 paginas.

You might also like