You are on page 1of 5

Captulo 7 Parte Prtica: Utilizao da Bancada de Teste

Demonstrar de maneira pratica e objetiva os tipos de falhas bsicas possveis de serem identificadas com a tcnica de Anlise de Vibraes. Exemplos de falhas bsicas: Desbalanceamento, Desalinhamento, Folgas Mecnicas, Falha de Rolamento, entre outras.

7.1.

Bancada de Teste

Foi desenvolvida uma bancada de teste (porttil), com caractersticas prximas a de uma maquina comum encontrada na indstria, possuindo 01 Motor trifsico, acionado por inversor de freqncia, que permite demonstrar situaes diversas em funo da rotao do conjunto. Possui tambm, acoplado (flexvel) a esse motor, um eixo apoiado sobre mancais e composto por 02 discos, sendo 01 entre mancais e 01 na extremidade do eixo o que permite a demonstrao de Desbalanceamento em 01 e 02 Planos. A A bancada foi dimensionada para fcil locomoo at os locais onde sero ministrados os treinamentos de Anlise de Vibrao Nvel 01, 02 e 03, Balanceamento e Alinhamento a Laser.

Dimenses e Peso: Comprimento: 800 mm Largura: 300mm Altura: 200mm Peso: 20 Kg

B Montagem dos componentes e calibragem do conjunto, realizando alinhamento Laser entre os eixos e balanceamento dos discos.

C 07 Pg. 1

C Insero de Falhas Bsicas conhecidas para desenvolvimento das aulas prticas previstas no contedo de cada treinamento.

7.2. Inserindo Falhas Bsicas Conhecidas

C 07 Pg. 2

DESBALANCEAMENTO
O Desbalanceamento um fenmeno causado por uma distribuio desigual de massa em um determinado corpo. Exemplo: Rotor de um ventilador. facilmente identificado pela vibrao gerada na velocidade (RPM) em que o rotor est trabalhando, porm muitas vezes ser necessrio utilizar algumas ferramentas de auxilio, como verificar forma de onda para distingui-lo de outras falhas que tambm excitam a freqncia de 1x RPM. Para simulao de Desbalanceamento, utilizaremos um analisador de vibraes porttil. Tambm ser cadastrado e configurado um equipamento no software MHM (Programa de Gerenciamento de Manuteno Preditiva), denominado com a respectiva aplicao (Desbalanceamento).

COMO FAZER?
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Ligue o Motor e deixe-o trabalhando com 30Hz no inversor (1780rpm Motor) Efetue a medio do conjunto na 1 Rota, seguindo seqncia dos pontos Desligue o Motor Adicione 05 gramas de massa em qualquer posio do disco intermedirio Ligue o Motor Efetue medio do conjunto na 2 Rota, seguindo a seqncia dos pontos Desligue o Motor Adicione 10 gramas de massa em qualquer posio do disco da extremidade Ligue o Motor Efetue medio do conjunto na 3 Rota, seguindo a seqncia dos pontos. Desligue o Motor.

Aps efetuar todas as seqncias de medies dos passos 1 ao 10, transfira os dados para o Software MHM e faa as comparaes.

DESALINHAMENTO

C 07 Pg. 3

O Desalinhamento entre eixos, acontece quando existe uma divergncia entre os centros de dois eixos acoplados. um item muito importante, pois quando presente em um conjunto representa uma perda de vida til muito significativa nos componentes mecnicos (rolamentos, selos) e aumenta o consumo de energia. Para identific-lo no espectro de vibraes, geralmente segue-se o padro de 2XRPM elevado, porm isso depende do tipo do desalinhamento (angular, paralelo ou combinado) e do tipo do acoplamento utilizado. Para simulao de Desalinhamento, utilizaremos um analisador de vibraes porttil. Tambm ser cadastrado e configurado um equipamento no software MHM (Programa de Gerenciamento de Manuteno Preditiva), denominado com a respectiva aplicao (Desalinhamento).

COMO FAZER?
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Ligue o Motor e deixe-o trabalhando com 30Hz no inversor (1780rpm Motor) Efetue a medio do conjunto na 1 Rota, seguindo seqncia dos pontos. Desligue o Motor. Solte os parafusos da base do motor e movimente-o na direo horizontal, dando uma volta completa nos parafusos laterais. (certifique-se antes, de que os mesmos esto encostados na base, aliviando os parafusos opostos a eles) Aperte os parafusos da base do motor. Ligue o Motor. Efetue medio do conjunto na 2 Rota, seguindo a seqncia dos pontos Desligue o Motor. Solte os parafusos da base do motor e volte somente a dianteira do motor para a posio inicial e aperte os parafusos da base do motor. Ligue o Motor. Efetue medio do conjunto na 3 Rota, seguindo a seqncia dos pontos. Desligue o Motor. Solte os parafusos da base do motor e movimente a traseira do mesmo para a posio inicial, aperte os parafusos da base do motor. Efetue uma nova medio do conjunto na 4 Rota, para verificar se mesmo encontra-se prximo a situao inicial.

OBS: Se preferir, pode-se realizar a simulao movimentando o motor ma direo vertical, porm pode proporcionar um grau de dificuldade maior para os movimentos e dificultar ao trazer o conjunto para a posio inicial. Aps efetuar todas as seqncias de medies dos passos 1 ao 12, transfira os dados para o Software MHM e faa as comparaes.

FOLGAS MECNICAS

C 07 Pg. 4

Existem duas categorias de folgas: folgas estruturais ou de elementos rotativos. As folgas podem ser causadas por erros de montagem, desgaste excessivo, danos na fundao ou na base, trincas ou ruptura de componentes de fixao. Para simulao de Folgas Mecnicas, utilizaremos um analisador de vibraes porttil. Tambm ser cadastrado e configurado um equipamento no software MHM (Programa de Gerenciamento de Manuteno Preditiva), denominado com a respectiva aplicao (Folgas Mecnicas).

COMO FAZER?
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Ligue o Motor e deixe-o trabalhando com 30Hz no inversor (1780rpm Motor) Efetue a medio do conjunto na 1 Rota, seguindo seqncia dos pontos. Desligue o Motor. Solte levemente os parafusos da base do motor Ligue o Motor. Efetue medio do conjunto na 2 Rota, seguindo a seqncia dos pontos. Desligue o Motor. Aperte os parafusos da base e altere a posio do acoplamento, aumentando a distancia entre as faces do mesmo. Ligue o Motor. Efetue a medio do conjunto na 3 Rota, seguindo a seqncia dos pontos. Desligue o Motor. Volte o acoplamento na posio inicial e certifique-se de que todos os parafusos esto devidamente apertados. Efetue uma nova medio do conjunto na 4 Rota, para verificar se mesmo encontra-se prximo a situao inicial.

Aps efetuar todas as seqncias de medies dos passos 1 ao 12, transfira os dados para o Software MHM e faa as comparaes.

C 07 Pg. 5

You might also like