You are on page 1of 15

ARTIGO 6

A NOO DE ANGSTIA NA PRTICA CLNICA: APROXIMAES ENTRE O PENSAMENTO DE KIERKEGAARD E A GESTALT-TERAPIA THE NOTION OF ANGUISH IN CLINICAL PRACTICE: RELATIONS BETWEEN KIERKEGAARDS THOUGHT AND GESTALT-THERAPY

Manuela Boga Peres* Adriano Furtado Holanda**

RESUMO O artigo visa estabelecer relaes entre o pensamento de Sren Kierkegaard e a Gestalt-Terapia, partindo da noo de angstia, aqui entendida como um fenmeno essencialmente humano e que revela o sujeito na sua relao com o mundo. A Gestalt-Terapia possui uma viso de homem compatvel com as Filosofias da Existncia e tem entre seus postulados a proposta de um retorno ao vivido, sendo uma abordagem na qual a questo da angstia pode ser compreendida em sua complexidade, a partir de uma viso relacional. A partir de algumas noes kierkegaardianas, procura-se apontar similaridades e discrepncias entre seu pensamento e a proposta da Gestalt-Terapia para a clnica psicoterpica. Dada a existncia de pouca literatura especfica sobre a angstia na clnica gestltica, espera-se fomentar questionamentos sobre o entendimento desta questo, bem como contribuir para uma perspectiva de fundamentao filosfica da Gestalt-Terapia.

PALAVRAS-CHAVE Angstia; gestalt-terapia; Kierkegaard; psicoterapia.

INTRODUO A noo de angstia permeia as teorias e prticas psicolgicas, em especial no seu locus de atuao clnica. Neste contexto bem como no senso comum , conviver com a angstia constitui-se uma das tarefas mais difceis na vida de um sujeito. O que se tem visto, ao longo do tempo, uma

contnua tentativa de se evitar o confronto com esta tarefa, encontrando inmeras formas de alienla. A questo que, apesar dos diversos esforos na busca por se evadir da angstia, a pessoa permanece angustiada. , possivelmente, atravs da improficuidade de sua busca que o cliente chega psicoterapia. O presente trabalho nasce de um projeto de investigao de como a psicoterapia pode responder a esta demanda, pautada no pensamento clnico da Gestalt-Terapia, e pela necessidade de abrir possibilidades para uma discusso terica, dada a escassez de literatura encontrada acerca do assunto, tanto na Gestalt-Terapia em particular quanto na clnica em geral. Neste sentido, este trabalho se insere na perspectiva de um questionamento epistemolgico da Gestalt-Terapia, em sua teoria e prtica (KARWOWSKI; HOLANDA, 2002). Para este fim, se estabelece a tentativa de encontrar relaes entre a filosofia da existncia de Kierkegaard e a Gestalt-Terapia, no tocante angstia, como proposta de compreenso deste fenmeno na clnica. Colocando-a como essencialmente humana, este filsofo se faz presente como possibilidade de fundamentar a idia de que a angstia no pode ser ignorada no mbito da psicoterapia. Esta proposta se mostra possvel pelo fato de que a Gestalt-Terapia possui uma viso de homem compatvel com as Filosofias da Existncia, e ambas tm, entre seus postulados, a proposta de um retorno ao vivido.

O CONCEITO DE ANGSTIA Etimologicamente, a palavra angstia advm do latim angustus, estreito, apertado, e de ang?re, apertar, estreitar, afogar (HOUAISS, 2001). Por sua vez, a raiz latina remete ao grego ???? (sufoco); que significa um estado em que o homem se sente como sufocado perante um mal que est iminente, que inevitvel e pelo menos em parte no foi ainda experimentado (MORUJO, 1990, p. 263). O mesmo sentido pode ser apreendido na Medicina, sendo que no Manual de Diagnstico e Estatstica dos Transtornos Mentais (DSM-IV) ela aparece como sintoma para critrio diagnstico nos transtornos de ansiedade. Walton, Beeson & Scott (1986) ressaltam que este fenmeno pode ser considerado uma preparao fisiolgica do organismo em determinadas circunstncias, funcionando de maneira adaptativa para o indivduo. Na Psicologia, a angstia caracterizada de maneiras bem diferenciadas, de acordo com os enfoques tericos. Segundo Sillamy (1998), ela se refere a um medo sem objeto determinado ou a um estado de excitao causado por antecipaes, sinais ou representaes de perigo fsico ou ameaa psquica. Esta parece ser a definio mais comum aos diversos dicionrios de Psicologia, corroborada por vrios autores (DORIN, 1978; DORON; PAROT, 2000; DORSCH, 2001; ENGLISH; ENGLISH, 1964; GOLDENSON, 1970). No referencial psicanaltico, o conceito de angstia descrito por Chemama (1995, p.14) como um afeto de desprazer maior ou menor, que se manifesta, em um sujeito, em lugar de um sentimento inconsciente, na espera de alguma coisa que no pode nomear. Acrescenta ainda que sua ocorrncia vinculada perda de objetos fortemente investidos. Corsini (1984) utiliza o termo comportamento de evitao como sinnimo de angstia e afirma que nas teorias comportamentais ela entendida como uma resposta a estmulos imediatamente antecedentes, sendo mantida por conseqncias reforadoras, que podem ser externas ou internas. Eysenck, Arnold e Meili (1975) consideram que respostas de angstia condicionadas a situaes objetivamente associadas ao perigo so adaptativas, ao passo que as no-relacionadas ao perigo so no-adaptativas e, portanto, patolgicas.

J o enfoque humanista sobre a angstia dificilmente encontrado nos dicionrios de Psicologia, sendo construdo a partir de uma viso filosfica. Dados os fundamentos humanistas da GestaltTerapia, considera-se necessrio recorrer ao campo da filosofia para fundamentar a possibilidade de trabalhar uma viso existencial do conceito de angstia. No mbito filosfico, o termo se refere aos sentimentos e s sensaes que se presentificam no homem quando este se v obrigado a se responsabilizar por suas aes. Nas Filosofias da Existncia, a angstia vista como resultante da apreciao plena das implicaes da escolha e da responsabilidade pessoais. Kierkegaard primeiro filsofo a tratar a questo com profundidade considera que a angstia desperta o homem para a possibilidade de ser livre, e que ela ocorre frente percepo de que o futuro no determinado, que h possibilidades de escolha e, portanto, liberdade (ABBAGNANO, 1996). Afirma, tambm, que por ela o homem toma conscincia do nada de onde veio e do porvir em que se engaja, sendo o puro sentimento da possibilidade, sobre a qual o homem no tem qualquer garantia de realizao (HUISMAN, 2001).

KIERKEGAARD E AS FILOSOFIAS DA EXISTNCIA A filosofia de Kierkegaard se refere essencialmente recuperao da subjetividade da existncia e do existente. O ponto de partida a prpria existncia. Neste sentido: O homem [...] o nico ser que tem a capacidade de cuidar do prprio ser, de se projetar, e neste sentido que dizemos que ele o nico que existe (RIBEIRO, 1985, p. 37). Esta nfase sobre o ser humano a caracterstica mais forte e comum nas Filosofias da Existncia, que, de acordo com Huisman (2001), recuperam a subjetividade do homem, perdida desde a filosofia platnica, quando a preocupao saiu do sujeito que pensa para as coisas pensadas por ele, construindo um mundo de pura objetividade. Jolivet (1961) afirma que as Filosofias da Existncia podem ser caracterizadas por partirem da experincia concreta e vivida, debruando-se diretamente sobre o ser humano, e pela recusa em considerar a existncia como objetivvel: A existncia no comporta potencialidade alguma: aquilo que ela pode ser -o sempre em acto e os seus possveis no so seno uma expresso do que ela em acto. [...] a liberdade, que ela , a constitui e, ao mesmo tempo, a limita e enclausura, pois a cada momento do seu devir, ela tudo o que pode ser [...] (JOLIVET, 1961, p. 20) Neste sentido, Ribeiro (1985) aponta que o homem no autodeterminado, mas um ser em constante construo, sendo aquilo que decide ser, cuja essncia resultante de seus atos. Esta afirmao remete liberdade fundamental que impe ao homem a necessidade de escolher, a todo instante, o que ser no instante seguinte, colocando-o diante da responsabilidade pelo que faz, no lhe sendo permitido culpar a um outro por seus erros. Nas Filosofias da Existncia, a liberdade o fundamento do ser, aquilo que constitui o homem, e a responsabilidade aquilo que a limita. Neste cenrio em que o homem se reconhece como legislador de si mesmo e sozinho na execuo de seu projeto, a angstia se instala e mobiliza-o para a ao. Assim, o que as Filosofias da Existncia buscam que o homem no viva se debatendo contra a verdade, mas que possa encar-la diretamente, ainda que isto seja difcil (RIBEIRO, 1985, p. 39).

Um dos aspectos centrais do pensamento de Kierkegaard que sua filosofia procura recolocar a subjetividade como a verdade e a realidade, propondo que o indivduo seja compreendido em sua singularidade, como categoria central da existncia, que inevitavelmente individual. Opondose ao racionalismo abstrato e cincia objetiva, a filosofia de Kierkegaard pe o homem em evidncia, como um ser de significados e que no se pode abstrair de si mesmo (HOLANDA, 1998a). Para Kierkegaard, uma filosofia da existncia coerente deve fazer um todo uno com a verdade: deve-se viv-la em lugar de pens-la. preciso, antes de tudo, existir, no se alcanando a verdade pelo pensamento (JOLIVET, 1961). Este filsofo no admite que a anlise existencial possa conduzir a uma verdade universal. Para ele, tentar objetivar a existncia significaria neg-la, pois a existncia no pode ser apreendida seno como histria: pura possibilidade e incerteza, demandando continuamente tomadas de deciso. Ao negar a filosofia como sistema e postular que a anlise da existncia s pode se dar em carter individual e concreto, Kierkegaard concede um lugar fundamental subjetividade do indivduo (HUISMAN, 2001). Sua busca por uma verdade pessoal e subjetiva e se d pelo referencial cristo. A partir de suas crenas em relao prpria religiosidade, este filsofo pensou a existncia e as condies que se impunham ao homem na procura por faz-la autntica. O pensamento kierkegaardiano destaca algumas condies necessrias para uma existncia autntica atravs da exortao ao cristianismo, quais sejam: 1) o compromisso e o risco, no podendo haver verdade sem disposio a tomar um compromisso e arriscar tudo; 2) o primado da subjetividade: a objetividade e a certeza no determinam o homem, e sim a concordncia da verdade com as mais profundas exigncias da pessoa, com essa verdade moral que em mim o indivduo que eu sou e quero ser (JOLIVET, 1961, p. 49). O que quer que seja dado ao homem, o apenas como possibilidade, sobre a qual ele efetua suas escolhas e define sua existncia. E 3) o desespero e a angstia: condies inerentes ao ser humano, que ocorrem pela obrigao da escolha e o risco nela contido. Sua presena vem da conscincia dos prprios limites, do sentimento de que no se pode ser completo, nem por si mesmo, nem pelo mundo. Para diferenciar desespero e angstia, Kierkegaard dir que o desespero est ligado ao fracasso e resulta deste, enquanto a angstia precede o pecado estando ligada possibilidade e liberdade. A angstia coloca o homem diante de si mesmo, preparando e anunciando uma ruptura necessria a escolha para realizar o prprio eu. Com base nestas condies, Kierkegaard estabelece que h diferentes maneiras de o indivduo experienciar sua existncia, s quais chama de estgios (ou esferas) da existncia. Ele os distingue em trs: a) a esfera esttica, caracterizada pelo refgio no imediatismo do desejo e na recusa das escolhas. Tem um aspecto de satisfao material e quantitativa, representando um homem centrado na busca do prazer; b) a esfera tica, caracterizada pela compreenso desesperada de que preciso ir alm do imediatismo para se tornar o que se . Retrata a crena em um saber unitrio e uma vida governada por normas morais, consagrada no matrimnio E c) a esfera religiosa, que representa a libertao de todo cinismo autodestruidor e a aceitao do peso de uma falta do homem perante Deus, para com o qual tem uma dvida (HUISMAN, 2001). Como ordem de realidade superior, este estgio se manifesta pela desordem dos anteriores e pela completa solido do homem. O paradoxo existencial trabalhado por este filsofo reside na insuficincia da subjetividade do homem em relao a Deus que o transcende e que ele no e no pode chegar a ser. Nesta perspectiva, a existncia e permanecer sempre falta, uma ascenso inacabada e inacabvel. No cessamos de aspirar a uma plenitude enquanto vagamos no meio de uma incerteza infinita (HUISMAN, 2001, p. 43), em total solido com ns mesmos. em sua obra O Conceito de Angstia, de 1844, que Kierkegaard traz tona a questo do livrearbtrio como a fonte da angstia humana. Ele afirma que, pela falta de um projeto bsico para a sua

existncia e pela ausncia de uma essncia definidora de si, imposta ao homem uma liberdade absoluta que lhe gera medo, insegurana e angstia. Na angstia [o homem] tem medo de perder a si mesmo [...]. A angstia apodera-se do homem enquanto livre, que v nas suas mos o prprio destino, que d conta de que precisa se arriscar livremente, para se salvar. (FRAGATA, 1990, p. 163) Segundo Huisman (2001), o silncio de Deus gerador de incerteza impe ao homem que ele no pode contar seno com ele mesmo, numa concepo de conscincia ensimesmada e eternamente confrontada a dilemas. Neste contexto, a angstia aparece como o nico motor para o homem, que o impele ao e o tira do estado de inrcia, esperando pr fim a seu estado de incerteza. Sobre a angstia, Kierkegaard dir ainda que a sada da ignorncia para a autoconscincia o que conduz o humano at ela, por confront-lo com a insegurana da pura possibilidade (a liberdade): [...] o que angustia na angstia ser sem razo [...], o indivduo no se angustia por ter feito, mas por ter que fazer e por poder fazer (CAULY apud HUISMAN, 2001, p. 44). Esta idia confirmada por Aranguren (1982), quando afirma que a angstia um estado afetivo que possui uma intencionalidade, uma referncia a um objeto intencional e que, sendo a angstia de algo que no nada, o nada se torna o correlato objetivo do estado subjetivo de angstia. Ele conclui que a angstia no se refere a nada determinado, mas pura possibilidade de poder. Afirma ainda que ela no uma imperfeio, mas o lugar da irrupo do esprito. Da Kierkegaard propor a necessidade de aprender a angustiar-se. Assim, permanecer na ignorncia, fixando-se em um modo de vida automatizado tornando-se uma estrutura rgida uma forma de evitar o confronto e permanecer seguro. De acordo com Huisman (2001), Kierkegaard descreve a converso da angstia repulsiva em angstia atrativa como vertigem da liberdade. Para ele, a angstia o intermedirio entre o possvel e o real, caracterizada como o poder (ou seja, o ser livre) ao qual a escolha se impe e , em si mesma, um ato de liberdade. De forma mais especfica, a angstia pode se dar por trs vias: pela falta de espiritualidade, na qual o homem incapaz de existir como totalidade; pelo desejo do homem de ser o que gostaria de ser, no tolerando ser o que ; e pela percepo das prprias limitaes e de sua dependncia perante Deus. Na viso adotada por este trabalho, esses trs aspectos podem ser resumidos num s: a novivncia da prpria totalidade. neste sentido que se pode vislumbrar as possibilidades de entrelaamento entre o pensamento de Kierkegaard e a Gestalt-Terapia sobre a questo da angstia: na sua viso de homem e nas suas proposies de retorno subjetividade e de resgate do vivido.

GESTALT-TERAPIA No contexto geral das abordagens psicoterpicas, a Gestalt-Terapia surge como um modelo que procura privilegiar os aspectos vivenciais da experincia humana. Sua concepo de homem se constri em torno de algumas caractersticas fundamentais, partindo de um privilgio da existncia sobre a essncia. Como assinala Ribeiro: [...] esse princpio significa que a escolha existencial fundamental para o ser humano. Significa que ns escolhemos o que aceitamos, pensamos, rejeitamos, sentimos e at como nos comportamos [...] o homem um ser de responsabilidade, um ser permanentemente mutante, um ser de relao. (RIBEIRO, 1994, p. 14)

Partindo da, Martins (1998, p. 16) destaca trs pontos centrais sobre os quais a Gestalt-Terapia se apia: a liberdade, a responsabilidade e a escolha humanas. Baseado nestas caractersticas, afirma o sujeito humano como um ser responsvel, como uma totalidade passvel de integrao, como um ser voltado para a conscincia, auto-regulado, em permanente energia de auto-realizao e presentificao e em busca de dar um sentido s suas percepes, s suas experincias, sua existncia. Estas idias supem um resgate do humano em tudo o que seja potencialmente transformador, gerador de possibilidades e caminhos para a reconstruo de si mesmo. Na Gestalt-Terapia, com base na Teoria do Campo de Kurt Lewin, o indivduo percebido como um sistema, no qual h valncias positivas e negativas que se superpem. Assim, entende-se que h partes adoecidas no sistema, afetando o bom funcionamento de sua totalidade. Por isso a psicoterapia no se atm ao sintoma ou doena (valncia negativa), mas ao processo que os mantm, buscando encontrar as partes mais preservadas da personalidade (valncia positiva). Acredita-se que este procedimento permite que a pessoa, entrando em contato com os prprios recursos para restaurar o funcionamento saudvel da totalidade do sistema, se redefina cotidianamente como um ser de possibilidades. Na viso de Ribeiro (1999), o homem um ser individual (voc voc e eu sou eu), singular (eu sou eu, diferente de voc) e subjetivo (eu sou eu, diferente de voc, e tenho conscincia disso), capaz de assumir responsabilidades e se relacionar de maneira construtiva. Observe-se que esta considerao diz respeito individualidade do ser humano, e no proposio de um individualismo. Fazer esta diferena importante na compreenso do movimento de evoluo da Gestalt-Terapia ao longo do tempo. Como ocorreu com as Psicologias Humanistas de modo geral, no incio, houve uma exacerbao das noes de individualidade, singularidade e subjetividade, como reao aos modelos dominantes na poca. A questo que indo para o outro extremo colocou-se o risco de isolar o homem de seu aspecto relacional, impondo um solipsismo que alienaria o sujeito de seu contexto socioambiental. medida que a percepo deste isolacionismo foi clareando para os gestalt-terapeutas e se colocando como um fator prejudicial ao processo psicoterpico, o foco saiu do indivduo para a relao. na diferena que o homem se reconhece como nico, e s na relao que a diferena pode ser percebida, aspecto em que a Gestalt-Terapia difere da filosofia kierkegaardiana. Yontef (1998) considera um equvoco achar que a Gestalt-Terapia se volta apenas para a interioridade, pois a conscincia de si mesmo sem uma conscincia do mundo lida somente com parte do campo, e a auto-observao passa a ser to incua produo de insights quanto a carncia de interioridade. Na perspectiva da Gestalt-Terapia, a pessoa concebida como um processo permanente de autodefinio, um ser em constante construo, ou seja, a pessoa aquilo que est sendo, permanentemente responsvel por seu cuidar-se e modificar-se. sobre a noo de pessoa como impermanente, constantemente renovada e relacional, que a Gestalt-Terapia alicera sua perspectiva psicoteraputica, apontando para uma transio ocorrida ao longo de sua histria, de uma perspectiva centrada no processo de awareness e no aqui-e-agora, para uma nfase tambm no processo de contato interpessoal (JULIANO, 1999). Assim, a objetividade em psicoterapia s pode ocorrer na intersubjetividade. Neste particular, a awareness pode ser definida como a experincia de estar em contato com a prpria existncia, que Ribeiro (1994) caracteriza como a experincia de estar consciente da prpria conscincia. A awareness cognitiva, sensorial e afetiva. [...] A pessoa que est consciente, aware, sabe o que faz, como faz, que tem alternativas e escolhe ser como (YONTEF, 1998, p. 31).

neste sentido que se diz que a ampliao de conscincia entendida como a busca incessante por um continuum de awareness o principal objetivo da psicoterapia gestltica. A experincia de estar aware torna possvel que a pessoa aprenda uma forma mais saudvel de estar no mundo, por devolver ao indivduo o poder e a responsabilidade sobre a prpria vida. nesta nfase no processo de awareness que a Gestalt-Terapia pode recuperar o sentido da angstia na experincia de seu cliente. J a idia de aqui-e-agora contm e explica a relao do sujeito com a realidade, dispensando a necessidade de recorrer experincia passada, pela crena de que tambm esta est contida no presente (RIBEIRO, 1985). Na Gestalt-Terapia, o presente que explica o passado, e no o contrrio. O que est implicado nesta colocao que o homem no mera repetio de seu passado: embora ele esteja contido em seu presente, algo nele modificado pelas vivncias ulteriores. No contexto da psicoterapia, o papel do terapeuta trilhar com seu cliente o caminho de busca da ampliao de conscincia e desenvolvimento da awareness, numa postura ativa mas no diretiva, de facilitador de um processo e no de solucionador de problemas (YONTEF, 1998). A partir da pode-se compreender o binmio sade e doena em Gestalt-Terapia. Doena resulta de uma disfuno na capacidade do indivduo de estar em contato com sua experincia. Sade envolve a idia de integrao consigo e com o ambiente , o que permite o desenvolvimento da awareness, isto , permite que o cliente perceba os processos pelos quais ele aliena partes do seu funcionamento (YONTEF, 1998). A partir da, acredita-se que a pessoa aprende a auto-aceitao e pode assumir a responsabilidade por si, suas escolhas e seu modo de funcionar. No h uma nica maneira de alcanar este objetivo, mas algumas caractersticas so essenciais para um trabalho gestltico, conforme o esquema referido por YONTEF (1998): I-and-thou (eu-e-tu), Here-and-now (aqui-e-agora), What-and-how (o que-e-como). Isto significa que deve ser considerada a importncia do encontro cliente-terapeuta; da preponderncia do presente sobre o passado e o futuro; e do como sobre o por qu. A contribuio nica de Perls, segundo Yontef (1998), para a metodologia psicoterpica est na substituio da interpretao pela observao e experimentao comportamentais. Isto significa dizer que, na psicoterapia de base gestltica, a vivncia em si mesma, a experincia, o caminho para a descoberta, e que a cura no est nos resultados, mas no processo mesmo de aprendizagem. Convm esclarecer que a noo de cura assim como no contexto geral das abordagens clnicas em Psicologia controversa na Gestalt-Terapia. Historicamente, observa-se que alguns autores optam por no se utilizar dela, por consider-la limitada a uma perspectiva positivista da clnica; outros como o caso deste trabalho se apropriam do conceito, adequando-o a uma viso mais dinmica (DELISLE, 1991; HOLANDA, 1998b; PERLS, 1988; POLSTER; POLSTER, 2001; RIBEIRO, 1985, 1994, 1997; YONTEF, 1998). Em relao psicoterapia, outro conceito central da Gestalt-Terapia o de contato, definido por Ribeiro (1997) como convite ao encontro das diferenas, do qual a mudana funo e pelo qual ela se torna possvel. De acordo com Polster e Polster (2001), apropriar-se do que assimilvel ou rejeitar o que inassimilvel no novo leva mudana, de modo que fazer contato incompatvel com permanecer o mesmo. Aqui importante retomar a questo relacional, pois impossvel pensar

contato, encontro e mudana sem uma relao que os torne possveis. Assim, a idia de contato envolve necessariamente relao, pois nela que o homem se modifica e modifica aos outros. Associada noo de contato, tem-se a idia de fronteira. Segundo Yontef (1998), a fronteira entre o indivduo e o ambiente deve ser permevel o suficiente para permitir trocas, e firme o suficiente para manter sua autonomia. Quando a fronteira perde uma destas caractersticas, a pessoa perde o poder de distino entre si e o mundo. A fronteira de contato o ponto em que o indivduo experiencia o eu em relao ao que no-eu e, por esse contato, ambos so experienciados mais claramente (POLSTER; POLSTER, 2001, p. 115), o que significa uma ampliao de conscincia do indivduo em relao sua totalidade. Por isso, Ribeiro (1997) coloca totalidade, conscincia e contato como o trip da mudana em psicoterapia. Tomando o contato como paradigma da Gestalt-Terapia, pode-se remeter sua noo de doena, entendida como uma interrupo do contato em qualquer um dos campos do espao vital da pessoa e que, afetando todos os outros campos em funo da interdependncia postulada por Kurt Lewin na Teoria da Campo, modifica sua totalidade. Sob esta tica, impossvel pensar a pessoa e o sintoma isoladamente: no processo, a pessoa como totalidade figura, tendo o sintoma como fundo. Esta uma leitura diferenciada da doena e do sintoma, que diferencia tambm a maneira de se lidar com ela no processo psicoteraputico, pois se acredita que a doena, [...] no deve ser considerada em si, mas sempre em relao pessoa e ao campo total no qual esta existe. [...] Por isso, no deveramos tratar a doena e sim a pessoa adoecida, na qual a relao harmoniosa entre os campos se quebrou. (RIBEIRO, 1997, p. 36) a partir desta noo que Ribeiro (1997) trabalha o Ciclo do Contato, definido mais especificamente como o Ciclo dos Fatores de Cura e Bloqueios do Contato. Este ciclo esquematiza vrias formas de contato pleno, como processos com incio, meio e fim. Por Bloqueios do Contato entende-se uma srie de mecanismos pelos quais a pessoa interrompe o contato consigo e com o mundo. Estes bloqueios so tambm chamados de mecanismos de defesa, justamente pela idia de que vm como uma maneira de o organismo tentar se proteger de uma situao, com a qual no consegue lidar de modo saudvel. J os Fatores de Cura so as maneiras pelas quais a pessoa faz contato, possibilitando a mudana. De acordo com Ribeiro (1997), trilhar um caminho pelos Fatores de Cura dentro do Ciclo significa dar continuidade procura infinita pelo contato total consigo mesmo, no mundo. A proposta de Ribeiro (1997) de tomada do Ciclo como um modelo psicopatolgico e prognstico para a Gestalt-Terapia, visando a mudana, aqui concebida como funo do contato na relao entre pessoa e mundo. A psicoterapia se constitui, ento, em um espao de transio do bloqueio para o fator de cura e, uma vez completado o ciclo, ele implica numa auto-equilibrao da pessoa em direo ao estado de sade. No que diz respeito ao Ciclo do Contato no processo psicoterpico, um dos aspectos mais importantes remete questo das polaridades. A polarizao a maneira pela qual a pessoa tenta se equilibrar no mundo, identificando-se com um dos extremos de uma cadeia de caractersticas opostas. O perigo perder a fluidez, a capacidade de transitar movimentar-se entre os plos, passando a um processo de fixao, ou seja, negando um plo e afirmando apenas o outro. De acordo com Ribeiro (1994), este processo de reencontro com a parte negada amplifica a conscincia das possibilidades da pessoa. Em consonncia com esta postura, se coloca a necessidade

de, em psicoterapia, o cliente entrar em contato com suas polaridades, vivenciando conscientemente suas maneiras de se interromper (bloqueios) como forma de integrao da prpria experincia, para chegar ao estado de sade entendido como a realizao de contatos plenos, a vivncia da prpria totalidade.

ANGSTIA E GESTALT-TERAPIA interessante observar que a Gestalt-Terapia tenha dedicado pouca ateno questo da angstia. E foi neste estranhamento, refletido na escassez de literatura sobre o assunto, que nasceu a questo que deu origem a este trabalho. Foi ento que ocorreu o encontro com as Filosofias da Existncia, a partir de um olhar direcionado busca de aproximaes com Kierkegaard. Ao considerar a angstia como condio de existncia para o homem, Kierkegaard abre forosamente nossos olhos para ela. Vrios pontos de convergncia entre o pensamento de Kierkegaard sobre o fenmeno da angstia e os princpios fundamentais da Gestalt-Terapia se mostraram possveis no desenvolvimento deste trabalho. Uma das principais aproximaes entre o pensamento de Kierkegaard e a psicoterapia como um todo, explicitada nas palavras de Feijoo (2000), que, sob uma perspectiva existencial, declara: [...] a proposta de uma psicoterapia em uma perspectiva fenomenolgico-existencial vai buscar nas reflexes de Kierkegaard a possibilidade de se estabelecer uma relao psicoteraputica na busca da transparncia do eu, a qual constitui-se como retomada do movimento do existir. A proposta deste pensador torna vivel uma psicoterapia que consiste em ajudar o outro a reconhecerse nas suas escolhas. (FEIJOO, 2000, p. 122) Fazendo esta mesma aproximao abordagem gestltica, pode-se ver o homem como um ser dialtico e de movimento, e que a tentativa de resolver o inevitvel (neste caso, a angstia) leva a pessoa a uma paralisao que resulta no que Feijoo (2000) chama de perda do eu. Segundo sua proposio, a psicoterapia caminharia no sentido de auxiliar a pessoa a sair do fechamento para a abertura, uma vez que o fechamento entendido como uma negao da existncia. Ao falar de dialtica do homem, tem-se, na perspectiva existencialista de Feijoo (2000), a possibilidade do estabelecimento de um paralelo com o conceito de polarizao na Gestalt-Terapia. Pode-se entender o processo de polarizao da angstia como sendo, de um lado, paralisadora, e de outro, como tendo um sentido para a pessoa. Em geral, o cliente encontra-se fechado no plo da paralisao, e a busca do outro plo (do sentido), via abertura para a experincia, que permite ao indivduo transitar entre os plos. Assim, abandona-se o processo de polarizao em nome de um processo integrativo, de busca da totalidade. O que se est chamando ateno aqui para a impossibilidade da no-vivncia. Quanto mais a pessoa nega sua experincia sentimentos, emoes, pensamentos, aes, desejos maior o estado de paralisao e fechamento que gera para si mesma, entrando em um ciclo de manuteno do estado de ausncia de sade. Negar a sensao de estar angustiado significa interromper o contato com uma parte de si mesmo. Esta negao pela interrupo do contato pode ser associada idia de ausncia do homem para si mesmo levantada por Kierkegaard, conforme Lodge (1997) discute em seu romance intitulado Terapia: [Kierkegaard afirma que] o homem infeliz est sempre ausente para com ele mesmo, nunca presente para ele. Lawrence discorda, em princpio, do filsofo: No, errado, meu caro Sren nunca paro

de pensar em mim, esse que o problema. Mas, quando analisei, pensar em mim no a mesma coisa que estar presente para mim. Percebe, portanto, que nunca est presente a si mesmo porque est sempre vivendo no passado, de recordaes, ou no futuro, de expectativas. (LODGE, 1997, p. 119) Alm de resgatar o contato como esta idia de presena, o trecho supracitado chama a ateno para outro conceito fundamental: o aqui-e-agora. somente no aqui-e-agora que o contato pode acontecer, e, portanto, o contato exige que a pessoa esteja presente para si mesma, como maneira de chegar awareness. A noo de angstia como condio de existncia, conforme afirma Kierkegaard, passa a ser tomada como um fenmeno essencialmente humano, que no pode ser tratada em si mesma. O que se olha, em psicoterapia, a vivncia que cada um faz da prpria angstia, ou a maneira de (no) fazer contato com ela. A angstia, como modo de liberdade, deve ser mantida: experiment-la e nela emergir so o possvel da liberdade. O homem se constitui como liberdade, da a angstia frente ao real e ao futuro, onde se d o mundo das possibilidades. Muitas vezes, no entanto, o homem quer fugir de sua liberdade e, conseqentemente, da sua angstia, assumindo-se, no mundo, como no-liberdade. (FEIJOO, 2000, p. 115) Esta afirmao resgata o pensamento de Kierkegaard no qual a angstia acontece para o homem frente possibilidade como liberdade absoluta, na imposio do ato de escolher e responsabilizar-se por suas escolhas e, ao mesmo tempo, aponta para o aspecto eminentemente vivencial que se enfatiza na Gestalt-Terapia, ao propor a manuteno da angstia. E mais, a necessidade de experiencila com todo o sofrimento que possa nela estar implicado em oposio a fugir dela, negando-a. No se est propondo a aceitao do sofrimento no sentido de dizer que o indivduo deve sofrer porque esse seu destino e nada h a fazer, mas no sentido de que o sofrimento um dado de realidade. Aceit-lo como tal integr-lo prpria experincia, o que significa deixar de alienar uma parte de si mesmo. S pela vivncia profunda de uma polaridade se chega outra, pela integrao da experincia: a vivncia da angstia chega ao consultrio como um s dos plos, em geral o do sofrimento, da paralisao ou da desesperana. S vivenciando esta experincia de dor o homem poder chegar vivncia da angstia como mobilizao, como abertura para a mudana, positivando a experincia de ter possibilidades e escolhas. A no-negao das polaridades permite a conscincia da totalidade do organismo, cujo funcionamento inclui a tenso constante em busca da auto-regulao, na qual reside o conceito de sade em GestaltTerapia. Neste sentido, a angstia pode ser entendida como esta tenso que mobiliza o organismo no sentido de auto-regular-se. A angstia, portanto, no , em si mesma, patolgica. A paralisao e a imobilizao em face dela, a fixao nela ou a negao dela que impedem o bom funcionamento do indivduo. A partir das reflexes aqui realizadas, acerca das aproximaes entre o pensamento kierkegaardiano e a GestaltTerapia, a angstia deve ser reinserida num processo natural, ligado ao funcionamento saudvel. Nessa perspectiva, nosso olhar se volta para a sada de uma m vivncia da angstia a idia de que ela sofrimento e sofrimento deve ser eliminado para uma boa vivncia da angstia que se refere idia de que ela mobiliza o indivduo a buscar a superao dos prprios limites. nesta atitude de busca pela superao de si mesmo que o homem alcana a possibilidade de crescimento e

entendemos que no processo psicoteraputico gestltico isto pode ser feito atravs da integrao da experincia do sofrimento, pelo fato de que ele tem um sentido. Naranjo (1993) prope que a pessoa se renda ao sofrimento da mesma maneira que ao prazer, pois esta a nica maneira de integrar o sujeito para atingir a totalidade da vivncia. Kierkegaard prope o mesmo ao falar da angstia: aceitando o sofrimento como realidade, o homem se depara com a fora mobilizadora desta experincia, encarando a angstia como algo que o exorta escolha constituinte de si mesmo. No tocante a este aspecto da escolha como aquilo que confere ao indivduo a liberdade para construirse a si mesmo, pode-se fazer uma relao entre o pensamento de Kierkegaard e as palavras de Ribeiro (1985), ao falarem da experincia de angstia e da experincia de psicoterapia, respectivamente, na medida em que ambos apontam estas experincias como oportunidade seno necessidade de que a pessoa aprenda a correr riscos. Nesta leitura, correr riscos entendido como condio para o compromisso que o encontro com a verdade exige (segundo Kierkegaard) e para a abertura para a mudana (em Gestalt-Terapia). Se para este filsofo a vivncia da angstia provoca a mesma aprendizagem que o processo psicoteraputico para Ribeiro (1985), ento a angstia trazida pelo cliente ao setting passa a ser uma condio facilitadora do processo, se adequadamente administrada pelo psicoterapeuta. O que se est tentando pensar, metodologicamente, a sada da coisa em si (a angstia), de forma a poder vislumbrar a possibilidade de lidar com ela de forma concreta na terapia, interessando, pois, o sentido que a angstia tem para o sujeito que a vivencia. Voltando s razes filosficas, recupera-se o sentido do pensamento socrtico conhece-te a ti mesmo sobre Kierkegaard, como um retrato da necessidade de que o homem faa esse retorno a si prprio como fonte primeira de conhecimento. A proposta kierkegaardiana de retorno subjetividade valorizao do ser existente em sua singularidade a porta de entrada para o contexto psicoteraputico, pois neste retorno que o cliente pode integrar a experincia da angstia e vivenci-la de modo saudvel. Na Gestalt-Terapia, tambm se valoriza a singularidade como um retorno subjetividade como verdade e realidade, porm, a partir de uma tica relacional. Este talvez seja o ponto de maior distanciamento entre o pensamento de Kierkegaard e a proposta gestltica. O filsofo deu tamanha importncia individualidade em sua obra, que acabou por ignorar e muitas vezes negar o papel constituinte das relaes para o ser humano. Sob este ponto de vista relacional, o trabalho com o cliente de modificao das valncias investidas em sua angstia. No a angstia que muda, mas a percepo que o cliente tem dela. Quando chega ao consultrio paralisado pela angstia, o cliente a est vivenciando como uma fora frenadora em seu espao vital. Quando chega querendo se livrar de sua angstia, a est vivenciando como uma valncia negativa e, portanto, investindo toda a sua fora em repeli-la. A busca de que ele possa vir a vivenci-la como uma valncia positiva, para a qual atrado, aproximando-se e apropriando-se dela. Nesta nfase sobre a vivncia tambm se pode aproximar Kierkegaard da Gestalt-Terapia: para ambos, o vivido o primordial. Para o filsofo, isto fica claro em sua veemente e constante negao da filosofia como um sistema: segundo ele, no pelo pensamento que o existente se constitui; preciso viver para existir. Caminhando na mesma direo, tem-se a famosa afirmao de Perls: perca a cabea, recupere os sentidos. (PERLS, 1979, p. 155). Retomando os conceitos de contato como sade e bloqueio de contato como ausncia de sade, est se propondo a sada do bloqueio a no-vivncia da angstia para o contato. Vale ressaltar o

trip da mudana mencionado anteriormente: o contato o que permite a apropriao da experincia de angstia e, apropriando-se dela, o indivduo recupera o senso de totalidade que, por sua vez, propicia a awareness. Esse pressuposto se fundamenta na crena de que awareness e responsabilidade andam sempre juntas e que o processo teraputico isto: um caminho constante entre a conscincia do que se e a responsabilidade de atualizao (RIBEIRO, 1994, p.14-15). Este poderia ser o grande momento de mudana para o cliente. A hiptese aqui apresentada de que a awareness, neste caso, seria o momento em que a angstia deixa de ser figura e passa a ser fundo, porque o cliente volta a se perceber, inteiro, como figura. Aqui se tem outro encontro da GestaltTerapia com Kierkegaard: essa nfase na totalidade insere a angstia como algo que no pode ser destacado da experincia do sujeito. Kierkegaard (1982) afirma que a busca incessante do homem por se tornar o que realmente . No mesmo sentido, Perls (STEVENS, 1977) diz que o primeiro e ltimo problema do indivduo integrar-se internamente e, ainda assim, ser aceito pela sociedade, reforando a idia de que a GestaltTerapia procura levar a pessoa integrao, deixando de lado os deverias socialmente impostos para respeitar seus sentimentos e necessidades. Assim, a angstia no algo de que o homem possa se livrar, mas sobre o qual pode assumir o poder, utilizando-se dela como fora propulsora para o prprio crescimento. Olhando para a prpria angstia, a pessoa se habilita a ver alm dela. Abrindo mo da necessidade de neg-la, no sentido de v-la fora de si, a pessoa pode integrar a angstia a si mesma em sua inteireza, assumindo-se maior do que ela. Neste caminho se estabelece uma tica humanista, na qual se afirma o desenvolvimento das capacidades do homem, e a virtude consiste em assumir-se a responsabilidade por sua prpria existncia. O mal constitui a mutilao das capacidades do homem; o vcio reside na irresponsabilidade perante si mesmo (FROMM apud AMATUZZI, 1989, p. 91). Nesta perspectiva, a tica humanista o que conecta Kierkegaard mais intimamente Gestalt-Terapia. sob a sua gide que se arrisca o resgate da noo de angstia construda pelo filsofo como proposta de compreenso deste fenmeno no contexto da clnica gestltica. Visto como um instrumento, uma fora, um caminho para o encontro de si mesmo, consigo mesmo e com uma forma mais autntica de estar no mundo.

CONSIDERAES FINAIS A partir de um apanhado geral do conceito de angstia, encontrou-se na filosofia de existncia de Kierkegaard uma possibilidade de se pensar este fenmeno em consonncia com os postulados da Gestalt-Terapia. O conceito aqui adotado baseou-se numa resultante da apreciao das implicaes da escolha e da responsabilidade pessoais, ocorrendo para o homem frente percepo de que seu futuro no determinado, despertando-o para a possibilidade de ser livre. Isto pde ser feito com base numa viso de homem como um ser em constante construo, que aquilo o que decide ser e cuja essncia resultante de seus prprios atos. Esta concepo remete a uma liberdade fundamental que impe ao homem a necessidade de se escolher a todo instante. Considerando-se este referencial, o ponto central da contribuio de Kierkegaard para a compreenso do humano aqui presente o resgate da subjetividade, bem como sua nfase sobre a vivncia, em oposio ao racionalismo abstrato e cincia objetiva. Sobre a questo da angstia, outra contribuio importante sua afirmao de que a existncia essencialmente liberdade e portanto pura possibilidade e incerteza, demandando continuamente tomadas de deciso. Neste sentido, destacase sua viso da inevitabilidade da angstia, dada pela obrigao e pelo risco de escolher, e da conscincia dos prprios limites: vendo em suas mos o prprio destino, o homem se d conta de

que precisa arriscar livremente para se fazer, e ele pode se apoderar da angstia como um motor, impelindo-o ao e tirando-o do estado de inrcia, pela esperana de pr fim ao estado de incerteza. O estabelecimento de relaes destas idias de Kierkegaard com a Gestalt-Terapia mostrou-se vivel a partir da viso de homem centrada na liberdade, responsabilidade e escolha humanas, que comum a ambos. Tanto Kierkegaard quanto a Gestalt-Terapia se apiam na crena no poder humano de se recriar e tomar posse de si, resgatando tudo que seja potencialmente transformador, gerador de possibilidades e caminhos para a reconstruo de si mesmo. Em contrapartida, um aspecto importante da Gestalt-Terapia que se percebeu distanci-la de Kierkegaard a afirmao de que na relao que a pessoa se constitui, no contato com o outro que se faz possvel para o homem a construo de sua subjetividade. Pela constatao desta diferena, ressalta-se a importncia de refletir, a posteriori, como o fato de a Gestalt-Terapia desenvolver sua abordagem psicoteraputica centrada na relao (depositando nela o potencial para a mudana e afirmando o encontro como seu principal instrumento) pode influenciar a apropriao da noo de angstia kierkegaardiana por esta abordagem. Uma vez adotada a noo de angstia como fenmeno essencialmente humano, afirma-se que no a angstia em si mesma o foco de ateno da psicoterapia, mas a vivncia que o cliente tem dela. Sendo assim, a angstia passa a ser considerada como um fenmeno, real e evidente no contexto clnico, uma realidade vivida na particularidade de uma subjetividade, podendo ter para este sujeito a especificidade de uma valncia positiva ou negativa, de acordo com o modo como este a vivencia. A angstia, portanto, deixa de ser considerada apenas como sintoma, como algo a ser extirpado, para se integrar ao vivido do sujeito. Assim, enfatizou-se que, no processo teraputico, a pessoa como totalidade figura, tendo o sintoma como fundo, pela crena de que, reexperienciando suas interrupes, o cliente pode se conscientizar de si mesmo e de seus modos de se interromper. Esta ampliao de conscincia possibilita o alcance da percepo da prpria totalidade, pela qual a pessoa poderia integrar a experincia da angstia e modificar sua vivncia dela. Neste contexto, resgatou-se o conceito de contato como instrumento para tal modificao, pelo qual a mudana se torna possvel. Colocando totalidade, conscincia e contato como o trip da mudana em psicoterapia, ela passa a se constituir em um espao de transio do que se chamou de uma m para uma boa vivncia da angstia, que implica o acontecimento de um processo de auto-equilibrao da pessoa em direo ao estado de sade. Ao final deste percurso, vale ressaltar que este estudo no teve a pretenso de esgotar a discusso da noo de angstia, mas de despert-la, fomentando questionamentos sobre um aspecto relevante para a psicoterapia, ao qual a Gestalt-Terapia no vem dedicando ateno. Constatando que as aproximaes propostas so possveis e tendo lanado algumas idias de como se lidar com a angstia na clnica gestltica, ressalta-se a necessidade de dar prosseguimento a este trabalho, pelo aprofundamento no estabelecimento das relaes necessrias apropriao da noo de angstia, e pela verificao da viabilidade de aplicao prtica do que foi refletido no tocante ao psicoteraputica.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ABBAGNANO, N. Diccionario de Filosofia. 13 ed. Cidade do Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1996.

AMATUZZI, M. M. O significado da Psicologia Humanista: posicionamentos filosficos implcitos. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 41, n. 4, p. 88-95, 1989. ARANGUREN, J. L. Introduccin. In: KIERKEGAARD, S. El Concepto de la Angstia. 2ed. Madrid: Espasa-Calpe, 1982. CHEMAMA, R. Dicionrio de Psicanlise: Larousse. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1995. CORSINI, R. J. Encyclopedia of Psychology. V. 1. New York: John Wiley & Sons, 1984. DELISLE, G. A gestalt perspective of personality disorders. The British Gestalt Journal, Londres, n. 1, p. 42-50, 1991. DORON, R; PAROT, F. (Orgs.). Dicionrio de Psicologia. So Paulo: tica, 2000. DORSCH, F. Dicionrio de Psicologia Dorsch. Petrpolis: Vozes, 2001. DORIN, L. Dicionrio de Psicologia. So Paulo: Melhoramentos, 1978. ENGLISH, H. B.; ENGLISH, A. C. A Comprehensive Dictionary of Psychological and Psychoanalytical Terms: a guide to usage. 6 ed. New York: David McKay, 1964. EYSENCK, H.; ARNOLD, W.; MEILI, R.. Encyclopedia of Psychology. V. 1. Londres: Fontana, 1975. FEIJOO, A. M. L. C. A Escuta e a Fala em Psicoterapia. So Paulo: Vetor, 2000. FRAGATA, J. Kierkegaard. In: Logos. Enciclopdia Luso-Brasileira de Filosofia. Lisboa: Verbo, 1990. p.161-167. GOLDENSON, R. The Encyclopedia of Human Behavior: psychology, psychiatry and mental health. V. 1. New York: Doubleday and Company, 1970. HOLANDA, A. F. Dilogo e Psicoterapia: correlaes entre Carl Rogers e Martin Buber. So Paulo: Lemos Editorial, 1998a. ______. Sade e doena em Gestalt-Terapia: aspectos filosficos. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 15, n. 2, p. 29-44, 1998b. HOUAISS, A.. Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. HUISMAN, D. Histria do Existencialismo. So Paulo: EDUSC, 2001. JOLIVET, R. As Doutrinas Existencialistas: de Kierkegaard a Sartre. Porto: Livraria Tavares Martins, 1961. JULIANO, J. C. A Arte de Restaurar Histrias: o dilogo criativo no caminho pessoal. So Paulo: Summus: 1999. KARWOWSKI, S. L.; HOLANDA, A. F. Produo acadmica em Gestalt-Terapia: Anlise de Mestrados e Doutorados, manuscrito no-publicado, trabalho apresentado no I Congresso Brasileiro Psicologia, Cincia e Profisso, So Paulo, 2002. KIERKEGAARD, S. El Concepto de la Angstia. 2ed. Madrid: Espasa-Calpe, 1982. LODGE, D. Terapia. So Paulo: Scipione, 1997. MARTINS, A. E. O. Gestalt-Terapia: solidificar para expandir reflexes sobre as possibilidades da prtica social gestltica. Revista de Gestalt, So Paulo, n. 7, p. 15-25, 1998. MORUJO, A. Existencialismo. In: ______. et al. Logos: Enciclopdia Luso-Brasileira de Filosofia, Lisboa: Verbo, 1990. NARANJO, C. Gestalt Sin Fronteras: testimonios sobre el legado de Fritz Perls. Buenos Aires: Era Naciente, 1993. PERLS, F. S. Escarafunchando Fritz: dentro e fora da lata de lixo. So Paulo: Summus, 1979. PERLS, F. S. A Abordagem Gestltica e Testemunha Ocular da Terapia. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1988. POLSTER E.; POLSTER, M. Gestalt-Terapia Integrada. So Paulo: Summus, 2001. RIBEIRO, J. P. Gestalt-Terapia: refazendo um caminho. So Paulo: Summus, 1985. ______. Gestalt-Terapia: o processo grupal. So Paulo: Summus, 1994. ______. O Ciclo do Contato. So Paulo: Summus, 1997. ______. Gestalt-Terapia de Curta Durao. So Paulo: Summus, 1999. SILLAMY, N. Dicionrio de Psicologia: Larousse. Porto Alegre: Artmed, 1998.

STEVENS, J. (Org.). Isto Gestalt. 6 ed. So Paulo: Summus, 1977. WALTON, J. N., BEESON, P. B.; SCOTT, R. B. The Oxford Companion to Medicine. Oxford: Oxford University Press, 1986. YONTEF, G. Processo, Dilogo e Awareness: ensaios em Gestalt-Terapia. So Paulo: Summus, 1998.

ABSTRACT The aim of this paper is to establish relations between Sren Kierkegaards thought and GestaltTherapy, taking the notion of anguish as its reference. Anguish is understood as an essentially human phenomenon that reveals the person in their relation with the world. Gestalt-Therapys comprehension of the human being is compatible with the ones presented by the Philosophies of Existence, which implies a return to the lived experience. Therefore, it is here taken as a psychotherapeutic approach in which anguish may be understood in its complexity, in a relational view. Some of Kierkegaards notions are related to Gestalt-Therapys proposition of psychotherapy, both where they converge and/or diverge. Due to the scarce specific literature on anguish in Gestalt-Therapy, it is this works task to foment the discussion about the understanding and coping with anguish in this psychotherapeutic approach, as well as to contribute to the perspective of giving philosophical foundation to Gestalt-Therapy, under the ground of Philosophies of Existence.

KEYWORDS Anguish; gestalt-therapy; Kierkegaard; psychotherapy.

Recebido em: 17/10/2003 Aceito para publicao em: 16/01/2004 Endereo: aholanda@yahoo.com

* Psicloga Ps-Graduanda no Instituto de Gestalt-Terapia de Braslia (IGTB). Aluna do Curso de Mestrado da Universidade de Braslia (UnB). * Psiclogo. Doutor em Psicologia pela PUC-Campinas. Professor Recm-Doutor (CNPq) na Universidade de Braslia (UnB). Didata do Instituto de Gestalt-Terapia de Braslia

You might also like