You are on page 1of 30

PRODUO CARTOGRFICA

UD 1 CONVENES CARTOGRFICAS

1Semestre de 2011

PRODUO CARTOGRFICA

Produto o resultado de um trabalho, com valor agregado Ex: um objeto, um conceito, um evento. Para obter um produto necessrio: 1) Concepo: baseada na necessidade, visando a atender um ou mais objetivos; 2) Projeto: procurando aplicar os conhecimentos existentes para atender s necessidades e atingir os objetivos propostos; 3) Execuo: implementao do que foi especificado no projeto; 4) Controle de qualidade: verificao da eficcia do produto na soluo do problema proposto e da conformidade com as especificaes do projeto; 5) Distribuio: disponibilizao do produto ao cliente;
1Semestre de 2011

PRODUO CARTOGRFICA

Produto relacionado comunicao 1) Emissor: o responsvel por transmitir a mensagem; 2) Receptor: o universo de pessoas que receber a mensagem; 3) Mensagem: contedo a ser transmitido; 4) Meio: forma de transmisso da mensagem; 5) Cdigo: convenes usadas para registrar a mensagem ao meio, inteligveis a um dado conjunto de usurios.

1Semestre de 2011

PRODUO CARTOGRFICA

Produto cartogrfico Conjunto de informaes posicionadas em um sistema geodsico de referncia a serem transmitidas a um conjunto de usurios empregando convenes prprias da finalidade proposta.

Convenes

Finalidade 1Semestre de 2011

PRODUO CARTOGRFICA

Produtos (e servios) cartogrficos na atualidade Cartas Topogrficas; Mapas temticos Impressos; Plantas de reas Patrimoniais; Bases Cartogrficas Digitais (arquivos vetoriais e bancos de dados); Modelos Digitais de Elevao; Ortofotos e ortofotocartas; Cartas-Imagem; Listas de Coordenadas; Sistemas de Informao Geogrficas SIG; Servidores de Mapas pela WEB (WMS); Servidores de Feies pela WEB (WFS); Infra-estrutura de Dados Espaciais.

1Semestre de 2011

PRODUO CARTOGRFICA

ISO/TC211 O objetivo do comit tcnico especializado : estabelecer um conjunto de padres para as informaes relacionadas a objetos e fenmenos direta ou indiretamente associados com um lugar na Terra. Estes padres podem especificar, para a informao geogrfica, mtodos, ferramentas e servios de gerenciamento de dados (inclusive definio e descrio), aquisio, processamento, anlise, acesso, apresentao e transferncia de tais dados (os geogrficos) na forma digital/eletrnica entre diferentes usurios, sistemas e localidades.
(Traduo livre: http://www.isotc211.org/scope.htm#scope) http://www.iso.org/iso/iso_catalogue/catalogue_tc/catalogue_tc_browse.htm?com mid=54904
1Semestre de 2011

A lista de padres j publicados est em

PRODUO CARTOGRFICA

1Semestre de 2011

PRODUO CARTOGRFICA

O Consrcio OpenGIS (Open Geospatial Consortium, Inc. - OGC) uma organizao internacional sem fins lucrativos para padronizao voluntria e consensual, que est frente do desenvolvimento de padres para servios geoespaciais e baseados em localizao (location based services LBS). O desenvolvimento (e publicao) de padres permite implementar solues que podem interagir diretamente com outras produzidas por outros desenvolvedores (interoperabilidade). Padres publicados: CityGML, Geography Markup Language (GML), Keyhole Markup Language (KML), Web Coverage Service (WCS), Web Feature Service (WFS), Web Map Context, Web Map Service (WMS), Web Processing Service (WPS).

1Semestre de 2011

PRODUO CARTOGRFICA

C 21-30 este Manual tem por finalidade a adoo de abreviaturas, siglas, smbolos e convenes cartogrficas no mbito do Ministrio da Defesa, a fim de simplificar a escrita de documentos, no nvel administrativo e no mbito operacional, que, pela natureza e destinao militar, possam ser assim redigidos. Os smbolos constantes deste Manual so convenes compostas de desenhos, nmeros, letras, abreviaturas ou siglas e cores, empregadas para identificar graficamente em cartas, calcos, esquemas, plantas, croquis ou plotagens, elementos constituintes das Foras Armadas ou a elas relacionados. As convenes constantes no Captulo sobre convenes cartogrficas esto de acordo com o Manual Tcnico T 34-700 elaborado pela Diretoria do Servio Geogrfico do Exrcito Brasileiro.
1Semestre de 2011

PRODUO CARTOGRFICA

T 34-700 estabelece as normas para a representao dos acidentes naturais e artificiais destinados confeco de cartas topogrficas e similares nas escalas de 1:25.000, 1:50.000, 1:100.000 e 1:250.000. De acordo com o previsto no Decreto-Lei n243, de 28 de fevereiro de 1967, que estabelece as diretrizes e bases das atividades cartogrficas e correlatas executadas no Brasil, as prescries contidas neste manual so de uso obrigatrio por todas as organizaes, civis e militares, que venham a executar, em territrio nacional, os documentos cartogrficos nas escalas de 1:25.000, 1:50.000, 1:100.000 e 1:250.000. As especificaes contidas neste manual so aplicveis s fases do mapeamento, nas quais necessrio o uso de simbologia convencional.
1Semestre de 2011

PRODUO CARTOGRFICA

A apresentao deste manual feita em 2 partes complementares: 1 Parte Normas para o Emprego dos Smbolos - define os conceitos,indica os procedimentos e estabelece as normas para o emprego dos smbolos convencionais, constantes da 2 Parte, de modo a dirimir possveis dvidas. 2 Parte Catlogo de Smbolos - estabelece o formato e as dimenses dos smbolos convencionais, bem como os tipos e as dimenses das letras a serem utilizadas nas legendas lanadas nas cartas.

1Semestre de 2011

PRODUO CARTOGRFICA

Sempre que possvel e desde que tal fato no sobrecarregue o desenho final, os acidentes constantes da carta devem ser representados em escala, de acordo com sua grandeza real e as particularidades de sua natureza. Os formatos e as dimenses das convenes especificadas na 2 Parte deste manual referem-se aos smbolos representveis em escala e aos smbolos mnimos. Quando um acidente for estreito, porm de comprimento compatvel com a representao em escala, dever ser usada as prescries do smbolo mnimo, para representar sua largura, sendo traados em escala sua forma e comprimento. As convenes cartogrficas apresentadas procuram representar, da forma mais expressiva, os diversos acidentes naturais e artificiais que devam constar das cartas topogrficas.
1Semestre de 2011

PRODUO CARTOGRFICA

As legendas cartogrficas devem ser lanadas com clareza, de modo que possam ser consultadas sem mudana na posio normal de leitura. As legendas devem ser lanadas de modo a abranger todo o acidente nomeado. No entanto, quando a extenso deste for grande o suficiente para prejudicar a fcil leitura, deve ser feita a repetio da legenda, tantas vezes quanto necessrio. A escolha do tamanho das letras, quando no especificado, deve ser feita criteriosamente, de modo a obter uma gradao proporcional importncia relativa do acidente representado, em funo da rea ocupada pelo mesmo na carta. O acidente geogrfico que der origem ao nome da carta deve ter o tamanho da sua letra aumentada de um corpo.
1Semestre de 2011

PRODUO CARTOGRFICA

1Semestre de 2011

PRODUO CARTOGRFICA

As legendas de localidades, regies, edificaes e acidentes orogrficos isolados so lanadas ao longo dos paralelos das quadrculas; Nas serras, cursos dgua, vias de transporte e demais acidentes, a legenda lanada ao longo de suas representaes;

1Semestre de 2011

PRODUO CARTOGRFICA

ABREVIATURAS Em princpio, os nomes devem ser escritos por extenso. As abreviaturas constantes do Anexo A da 1 Parte, s devem ser usadas numa das situaes a seguir: a) o catlogo de smbolos prev sua utilizao; b) as dimenses do objeto no permitem o lanamento dos nomes por extenso. c) o uso de nomes por extenso prejudica a clareza.

Rede Ferroviria Federal S. A. (www.rffsa.gov.br)

1Semestre de 2011

PRODUO CARTOGRFICA

Folha Modelo tem a finalidade de estabelecer uma padronizao no formato e no aspecto das cartas confeccionadas pelas vrias organizaes. Ela define, para cada uma das escalas: a situao relativa rea ocupada; as informaes marginais; os tipos de letras das inscries marginais; e as espessuras das linhas das quadrculas. De acordo com o Decreto-Lei n 243, de 28 de fevereiro de 1967, as folhas-modelo so de uso obrigatrio e devem ser editadas a cada cinco anos. A Diretoria de Servio Geogrfico (DSG) estuda a alterao da folha-modelo em vigor.

1Semestre de 2011

PRODUO CARTOGRFICA

Leitura interna e externa Quando se consideram os elementos contidos na legenda, efetua-se a leitura interna da carta. A legenda facilita a identificao dos elementos e permite agrup-los conforme suas caractersticas. Ao se considerarem os elementos perifricos - ttulo, escala, coordenadas geogrficas, sistema de projeo, dentre outros efetua-se a leitura externa da carta.

1Semestre de 2011

PRODUO CARTOGRFICA

rgo responsvel: Estabelece o rgo responsvel pelo produto cartogrfico, no implicando que este esteja envolvido em todas as fases para construo do mesmo. Aparece no canto superior esquerdo e mostra os rgos de subordinao (1 e 2 linhas) e o rgo executante (3 linha).

1Semestre de 2011

PRODUO CARTOGRFICA

Ttulo: O ttulo da folha determinado pela caracterstica topogrfica mais relevante da rea representada. Pode ser a localidade de maior populao, curso dgua mais importante ou algum outro aspecto relevante. Ao lado esquerdo do ttulo aparece o emblema da organizao e acima o grau de sigilo do documento.

O Decreto n. 4.553/2002 aborda os critrios de classificao de produtos cartogrficos quanto ao sigilo.


1Semestre de 2011

PRODUO CARTOGRFICA

ndice de nomenclatura: aparece no canto superior direito da carta, abaixo do nome da regio representada e da escala utilizada. Este ndice serve para localizar a carta em questo dentro das especificaes da Carta Internacional do Mundo ao Milionsimo.

1Semestre de 2011

PRODUO CARTOGRFICA

Sistema de Transporte, Infraestrutura, Edificaes e Limites: estes elementos constituem parte da legenda na qual fornecem informaes para a leitura interna. Devem ser apresentados no canto inferior esquerdo da carta.

1Semestre de 2011

PRODUO CARTOGRFICA

Pontos de referncia, hidrografia, localidades, altimetria e vegetao: fazem parte da legenda e, como os demais elementos, so divididos em classes de modo a facilitar a identificao e interpretao dos mesmos.

1Semestre de 2011

PRODUO CARTOGRFICA

Articulao e localizao da folha: a articulao da folha nos mostra a disposio entre a rea mapeada e as que circunvizinham, indicando as referncias daquelas que so contguas, alm da localizao desta no Estado-Membro. Aparece no canto inferior direito.

1Semestre de 2011

PRODUO CARTOGRFICA

Sistema de projeo e informaes adicionais: traz informaes sobre o sistema de projeo adotado e outras informaes como escalas grfica e numrica, escala de declividade, equidistncia das curvas de nvel, erro grfico, classificao quanto exatido.

1Semestre de 2011

PRODUO CARTOGRFICA

Diviso administrativa: a diviso poltico-administrativa ser representada atravs dos limites internacionais e/ou estaduais e/ou municipais contidos na rea mapeada, permitindo ao usurio a localizao de elementos como tambm de problemas estruturados na regio.

1Semestre de 2011

PRODUO CARTOGRFICA

Declinao magntica e convergncia meridiana: aparece ao lado direito da legenda e traz o valor da declinao magntica (ngulo entre os nortes geogrfico e magntico) com sua variao anual e da convergncia meridiana (ngulo entre os nortes de quadrcula e geogrfico).

1Semestre de 2011

PRODUO CARTOGRFICA

ndice de compilao / generalizao dados sobre as cartas utilizadas em uma possvel compilao ou generalizao. Aparece acima da articulao da folha.

1Semestre de 2011

PRODUO CARTOGRFICA

Cdigo de Barras o cdigo de barras que corresponde matrcula da carta e aparece do canto inferior direito. necessrio ter instalada a fonte correspondente para exibio do cdigo de barras.

1Semestre de 2011

PRODUO CARTOGRFICA

Fases de execuo da carta (lineage) mostra o rgo responsvel pela execuo de cada fase na construo da carta, bem como o ano de cada uma.

1Semestre de 2011

You might also like