You are on page 1of 3

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Cincias da Sade Curso de Medicina

Nota dos estudantes de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em relao adeso ao Programa Mais Mdicos para o Brasil.
Em consonncia com reunio realizada no dia 19 de julho do presente ano, bem como a todas as reivindicaes expostas pelos estudantes vinculados a esta instituio por meio de conversas, textos expressivos compartilhados nas mdias sociais, alm de manifestaes de rua, afirmamos que nosso posicionamento representativo contrrio imposio do Governo Federal por meio do Programa Mais Mdicos para o Brasil, pelos motivos que se seguem: 1) De acordo com o Livro sobre o estudo Demografia mdica nacional II, temos em nosso pas aproximadamente 2 mdicos por 1000 habitantes, enquanto a OMS preconiza como parmetro ideal de ateno a sade uma relao de 1 mdico a cada 1000 habitantes. Constata-se, portanto, que a falta de mdicos referida na Medida Provisria 621\2013 no estatisticamente justificada. No obstante, reconhecemos duas falhas essenciais na oferta de profissionais mdicos: a m distribuio desses pelo pas, concentrando-se nos grandes centros urbanos, e a proporo indesejvel observada entre mdicos especialistas e mdicos generalistas. Ainda nesse sentido, afirmamos nossa posio de que essa MP no estabelece solues satisfatrias no que tange estes problemas: falta um plano de carreira digno para o mdico e a valorizao do profissional generalista. 2) Segundo Demografia Mdica no Brasil volume 2, do CREMESP, o local de graduao no determina a fixao do futuro mdico em tal lugar, havendo, dessa forma, uma grande tendncia migratria mdica no Brasil, do interior em direo s capitais e grandes centros urbanos. A razo para isso se deve, principalmente, ao fato de existir significante precariedade na infraestrutura dos servios de sade nos municpios do interior do nosso pas, falta de insumos e equipamentos bsicos, somada a insuficientes vias de acesso e de segurana pblica que garantam o exerccio pleno da medicina. Alm disso, os vnculos empregatcios na maioria das vezes se pautam na mera informalidade, sem assegurar ao mdico garantias trabalhistas e de crescimento profissional, deixando-o exposto prtica de calotes pelos prefeitos, to comuns nos diversos rinces ou mesmo grandes cidades brasileiras. evidente que os mdicos desejam trabalhar com todas as condies e ferramentas as quais lhe garantam o exerccio pleno de sua profisso, repudiando, sobretudo, qualquer ao do governo que os coloque na situao de meros espectadores da sade. Em vista disso, no podemos deixar de destacar o fato de que o programa Mais Mdicos coloca em segundo plano o aperfeioamento da infraestrutura dos servios em sade das pequenas cidades,

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Cincias da Sade Curso de Medicina
fator de extrema importncia para o estabelecimento de uma sade pblica de qualidade, deixando ainda patente o problema que faz milhares de profissionais brasileiros competentes no se fixarem no interior. Ainda, o programa simplifica a pssima qualidade dos servios de sade do SUS, de forma tendenciosa em relao a escassez de mdicos no interior. Se faz necessrio, portanto, uma melhor anlise das reais causas que determinaram tal contexto com a elaborao de solues efetivas que mudem positivamente tal realidade.

3) Na ltima edio do REVALIDA, 92% dos estrangeiros foram reprovados. Injetar mdicos que no possuem seus diplomas devidamente revalidados junto aos rgos competentes submeter a populao brasileira, principalmente a carente, a graves riscos em sade. Em qualquer pas do mundo que tenha uma Medicina de qualidade a revalidao condio indispensvel para o exerccio da profisso, a exemplo dos EUA, Inglaterra, Canad, Frana ou mesmo, Cuba. Qualquer brasileiro que deseje atuar nos pases supracitados, deve se submeter a provas extremamente rigorosas, objetivando exercer seu ofcio. Dessa forma, somos a favor da manuteno do REVALIDA nos seus moldes atuais, a ser aplicada para todo e qualquer mdico estrangeiro que queira exercer a medicina no nosso pas.

4) Diante da deciso publicada em Dirio Oficial da Unio no dia 15 de julho de 2013, haver a realizao de um Pr-teste para Estudo do Instrumento de Avaliao do Exame Nacional de Revalidao de Diplomas Mdicos expedidos por Instituies de Educao Superior Estrangeiras - Revalida, com os alunos dos sexto ano do curso de Medicina de algumas universidades, dentre elas a UFRN. Nesse contexto, o posicionamento dos acadmicos do 12 perodo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte o de estarem dispostos a participar deste processo avaliativo, desde que se faam presentes as seguintes condies: a) Total transparncia em relao aos critrios de seleo das universidades participantes; b) Divulgao obrigatria dos resultados e estatsticas por instituio e por aluno; c) Participao de profissionais no vinculados ao governo na elaborao e correo das provas, com transparncia. Expressa-se o desejo, por conseguinte, de contribuir na elaborao de um REVALIDA justo, adequado ao exerccio de uma Medicina de qualidade no Brasil, como tambm o de garantir a confiabilidade desse pr-teste.

5) A ampliao da durao do curso de Medicina de 6 para 8 anos, com o acrscimo de um novo ciclo de 2 anos de trabalho obrigatrio no Sistema nico de Sade, de acordo com a Medida Provisria 621/2013 (Mais Mdicos para o Brasil), mostra-se como uma soluo ineficaz problemtica, trazendo consigo diversas contradies.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Cincias da Sade Curso de Medicina
Atualmente, o estudante de medicina de faculdades pblicas ou privadas passa os 6 anos do curso atuando exclusivamente no SUS, sob o regimento de um projeto poltico pedaggico que valoriza a ateno bsica e o eixo tico-humanstico. Estruturalmente, essas condies so indispensveis prtica mdica moderna e voltadas para o exerccio da medicina generalista, no se justificando, portanto, a imposio de um servio civil obrigatrio por 2 anos (segundo ciclo) com o intuito de complementar tais pontos j to valorizados nos curriculos mdicos. Lembramos que juridicamente, tal servio civil obrigatrio um ato que vai de encontro Constituio Brasileira. Outro ponto a ser destacado consiste no fato de que s polticas de sade pblica, voltadas principalmente ateno bsica, no devem ser pautadas na imposio, aos mdicos recm formados, de um servio civil obrigatrio, mas na criao de estmulos e garantias atraentes a qualquer profissional. Uma alternativa vlida a carreira de Estado para o mdico do SUS, preconizada pela PEC 34/2011. Reforamos, ainda, nossa posio acerca da carreira de Estado, a qual deve ser ampla o suficiente para incluir tambm todos os profissionais da sade atuantes na ateno bsica, valorizando, pois, o carter interdisciplinar e multiprofissional da equipe de sade. Se a questo distribuio dos mdicos por todas as regies do Brasil, a MP 621\2013 no oferece respostas para a migrao desses estudantes com a necessria superviso. Para finalizar, o adiamento da formao dos estudantes de medicina em 2 anos atrasar a injeo de novos mdicos em atividade, de modo que as consequncias desta medida sero observadas apenas a partir de 2021, no sendo possvel justific-la, portanto, como uma soluo de curto prazo embasada em uma medida provisria.

6) Manifestamos, por fim, nossa discordncia quanto maneira que tais medidas vem sendo definidas, em razo da ausncia de consulta aos setores envolvidos, que coloca em xeque a credibilidade de tais medidas por sujeitar o programa Mais Mdicos a erros tcnicos e intenes de cunho poltico.

Natal-RN, 24 de Julho de 2013.

You might also like