You are on page 1of 4

REGULAMENTO FESTIVAL DE SAMBA ENREDO - 2014

O festival de samba de enredo da Unio da vila do IAPI tem por objetivo incentivar os compositores vinculados ou no a escola ou ao mundo do samba, fazendo sim que todos tenham a mesma oportunidade para poder botar seu nome no ROOL dos compositores que faro parte do CD do carnaval de Porto Alegre 2014. E inclusive abrilhantaram o grandioso desfile da Unio da Vila do IAPI no carnaval que se aproxima.

Capitulo I Das inscries Artigo I- no ato da inscrio os compositores deveram tomar cincia que o festival ser coordenado e dirigido pelo Departamento de Carnaval da Unio da Vila do IAPI, devendo os mesmos fazer a entrega do material abaixo at o dia 25 de Agosto (domingo) das 12.00hs at s 22.00hs na Quadra de Ensaio (Av. Bernardino Silveira Amorim, 911 - Rubem Berta, nesta capital). A 25 cpias da letra, digitada em fonte Times New Roman - 14 em papel branco A4. B 01 CD com o Samba gravado com melodia. C tratando-se de msica composta em coautoria os compositores deveram designar na ficha de inscrio aquele que representara os demais junto ao Departamento de Carnaval. D deveram constar os dados dos coautores e seus respectivos apelidos se tiverem. E) a no apresentao de qualquer dos quesitos do artigo I, A, B, C, D no ato entrega do material para o Departamento de Carnaval implicara a no homologao da inscrio ficando o compositor excludo do presente festival. Em data previamente estipulada o Departamento de Carnaval estar na quadra a disposio dos compositores que necessitarem de mais esclarecimento referente ao Tema Enredo.

Capitulo II Do concurso e julgamento Artigo II o samba enredo uma ilustrao potica e meldica do enredo; sua letra se refere ao enredo apresentado pela escola, devendo, por conseguinte, haver compatibilidade entre o tema e a letra: A) os sambas enredo possuem estilos e caractersticas prprias, por isso os mesmos no deveram ser julgados como pea erudita, mas como expresses de linguagem popular e no lhe devem ser exigidos esquemas fixos de mtrica e rima. B) os sambas enredo podero ainda ser descritivo ou interpretativo. O descritivo aquele que relata minuciosamente o enredo. O interpretativo aquele que conta o enredo sem fixar-se em detalhes, mas contendo implicitamente a idia e o esprito das principais passagem do enredo. C) sero atribudos conceitos segundo disposies abaixo especificadas: Os quesitos sero: 1 - letra 2- melodia 3- harmonia 4- em todos os quesitos e sub-quesitos sero atribudos os conceitos como: (R- RUIM) (B- BOM) (O- OTIMO)

D) Letra. 1) preciso (letra dentro da temtica do enredo). 2) encadeamento (letra dentro da cronologia do enredo). 3) objetividade. 4) clareza.

E) Na melodia, devero ser observados os sub-quesitos: 1) se diviso perfeita. 2) se harmonia prima para que todos cantem. 3) criatividade. 4) originalidade (melodia indita).

F) Na harmonia, deveram ser observado os sub- quesitos: 1) do canto: a constatao da perfeita igualdade do canto. 2) da letra e melodia do samba, pela totalidade do conjunto. Artigo III- Da comisso julgadora: A Comisso julgadora ser composta por pessoas indicadas pela Diretoria executiva e Direo de Carnaval. Artigo IV- Ordem de apresentao: A - Ser feito um sorteio pelo Departamento de Carnaval da Vila do IAPI, onde se determinar o dia e horrio de apresentao de cada um dos sambas. O representante do samba que no estiver no horrio e dia marcado para o sorteio de sua apresentao, ser colocado para sua apresentao no horrio e dia que a direo de carnaval estipular. PARAGRAFO NICO no caber por parte do concorrente qualquer discordncia quanto ordem da apresentao do samba. Sua ausncia na hora marcada para sua apresentao implicara na desclassificao sumaria do festival. Artigo V Cada samba concorrente ser apresentado (5) vezes sendo, (2) vezes s com harmonia e voz e as ultimas (3) vezes com harmonia, voz e bateria; no podendo ultrapassar este limite. O horrio de inicio e fim ficar a cargo do Departamento de Carnaval que sinalizara o inicio e o fim da apresentao. A Cada compositor ter que montar sua Harmonia de voz (Interprete e sustentao) e harmonia de cordas (Violo e Cavaco). E proibido membros da Harmonia Musical da escola de fazer parte na apresentao de qualquer samba escrito do festival. B Os diretores atuantes da escola no podero participar com composies no festival da ARCUVI . Capitulo III Das premiaes:
3

Ser atribudo trofu e premiao em dinheiro ao primeiro colocado, segundo e terceiro lugar trofus, o valor da premiao em dinheiro a ser estipulado pela Direo executiva. Ser atribudo a melhor torcida na final do festival Cinco (5) fardos de Cerveja em Lata e trofu. Observao: Os casos omissos devero ser resolvidos pelo Departamento de Carnaval e Direo executiva da Unio da Vila do IAPI.

Porto Alegre, 25 de Julho de 2013.

JORGE SODR PRESIDENTE DA ARCUVI

ELBDES L. RODRIGUES DIRETOR DE CARNAVAL

You might also like