You are on page 1of 6

Honorrios advocatcios

Os honorrios advocatcios so balizados pelo Cdigo de Processo Civil brasileiro (Lei de n. 5.869/73) em seu artigo 20, que assim dispe: Art. 20. A sentena condenar o vencido a pagar ao vencedor as despesas que antecipou e os honorrios advocatcios. Esta verba honorria ser devida, tambm, nos casos em que o advogado funcionar em causa prpria. 1 O juiz, ao decidir qualquer incidente ou recurso, condenar nas despesas o vencido. 2 As despesas abrangem no s as custas dos atos do processo, como tambm a indenizao de viagem, diria de testemunha e remunerao do assistente tcnico. 3 Os honorrios sero fixados entre o mnimo de dez por cento (10%) e o mximo de vinte por cento (20%) sobre o valor da condenao, atendidos: a) o grau de zelo do profissional; b) o lugar de prestao do servio; c) a natureza e importncia da causa, o trabalho realizado pelo advogado e o tempo exigido para o seu servio. 4o Nas causas de pequeno valor, nas de valor inestimvel, naquelas em que no houver condenao ou for vencida a Fazenda Pblica, e nas execues, embargadas ou no, os honorrios sero fixados consoante apreciao eqitativa do juiz, atendidas as normas das alneas a, b e c do pargrafo anterior. 5o Nas aes de indenizao por ato ilcito contra pessoa, o valor da condenao ser a soma das prestaes vencidas com o capital necessrio a produzir a renda correspondente s prestaes vincendas (art. 602), podendo estas ser pagas, tambm mensalmente, na forma do 2o do referido art. 602, inclusive em consignao na folha de pagamentos do devedor. Deste modo, a lei brasileira define os critrios de valorao do quantum dos honorrios advocatcios em termos de percentual sobre o valor da condenao. Diante da regra da legislao processual brasileira, esse percentual varia de 10% a 20%, entretanto, a prtica jurisprudencial revela outra realidade. Pela jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia, responsvel por uniformizar a jurisprudncia infraconstitucional, j se decidiu reiteradas vezes que os honorrios advocatcios so devidos em percentuais inferiores a 20%, diante do exorbitante valor da condenao, como se infere no julgado AgRg no RESP 1.076.302/SP, min. rel. Humberto Martins, 2 Turma, DJ 11.11.2008, cuja ementa segue, in fine: TRIBUTRIO CONTRIBUIO DESTINADA AO SESC E AO SENAC EMPRESA PRESTADORA DE SERVIO INCIDNCIA HONORRIOS ADVOCATCIOS POSSIBILIDADE DE REVISO QUANDO O VALOR EXORBITANTE OU IRRISRIO.

1. A controvrsia restringe-se possibilidade de reviso de honorrios advocatcios, pelo STJ, na hiptese de fixao de sucumbncia em valores irrisrios ou exorbitantes. 2. A jurisprudncia do STJ firmou-se no sentido de que a via especial inadequada para rever o valor fixado a ttulo de honorrios advocatcios, exceo das hipteses em que se mostre irrisrio ou excessivo. 3. Da atenta leitura dos autos, verifica-se que os honorrios foram fixados em 5% sobre o valor da causa, portanto R$ 288.522,00 (duzentos e oitenta e oito mil, quinhentos e vinte dois reais), configurando valor exorbitante em relao pouca complexidade da demanda (contribuio para o SESC e para o SENAC pelas empresas prestadoras de servio); desarte, nesse ponto, merece reparo o acrdo a quo para reduzir o quantum honorrio para o patamar de 1%. Agravo regimental improvido. Assim, esses valores legais balizam a fixao dos honorrios advocatcios pelo juiz de acordo com os critrios de (a) o grau de zelo do profissional, (b) o lugar de prestao do servio (c) a natureza e importncia da causa, o trabalho realizado pelo advogado e o tempo exigido para o seu servio, podendo, entretanto, fixar os honorrios em percentuais inferiores aos de 10%, diante do exorbitante valor da condenao. No processo de fixao desse valor, no h participao do Ministrio da Justia nem mediao da Ordem dos Advogados (OAB), de forma que a fixao definida pelo juiz diante do caso concreto. Por fim, destaque-se que o sistema jurdico brasileiro enfatiza proteo ao direito de acesso justia, preceito este considerado direito fundamental, como se infere no teor do art. 5, incisos XXXV e LXXIV, CF/88: Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: XXV - a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito; [...] LXXIV - o Estado prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos; Veja-se que este fundamento constitucional percorre a legislao

infraconstitucional e a jurisprudncia dos Tribunais, indicando a assistncia jurdica gratuita e integral, caso se comprove a insuficincia de recursos. Assim, quando comprovada a insuficincia de recursos, no h que se falar em condenao de honorrios advocatcios, conforme o art. 3, inciso V, da lei de n.

1.060/50. Mas veja-se que, esse benefcio no se trata de iseno, mas de suspenso do pagamento, conforme se infere no teor do art. 12 da lei de n. 1060/50, que estabelece normas para a concesso de assistncia judiciria aos necessitados, in verbis: Art. 12. A parte beneficiada pelo iseno do pagamento das custas ficar obrigada a pag-las, desde que possa faz-lo, sem prejuzo do sustento prprio ou da famlia. Se dentro de cinco anos, a contar da sentena final, o assistido no puder satisfazer tal pagamento, a obrigao ficar prescrita. Esse foi o entendimento adotado pela jurisprudncia do STJ, ao indicar que essa gratuidade no iseno, sendo em verdade uma suspenso temporria, enquanto durar a situao de pobreza. Nesse sentido, o STJ ainda define casos excepcionais em que no h condenao de honorrios advocatcios ou em que haver a condenao, indicados pelas smulas de n 345, 306, 303, 201, 111, 110, 105 e 14: Smula 345: So devidos honorrios advocatcios pela Fazenda Pblica nas execues individuais de sentena proferida em aes coletivas, ainda que no embargadas; Smula 306: Os honorrios advocatcios devem ser compensados quando houver sucumbncia recproca, assegurado o direito autnomo do advogado execuo do saldo sem excluir a legitimidade da prpria parte; Smula 303: Em embargos de terceiro, quem deu causa constrio indevida deve arcar com os honorrios advocatcios; Smula 201: Os honorrios advocatcios no podem ser fixados em salriosmnimos; Smula 111: Os honorrios advocatcios, nas aes previdencirias, no incidem sobre as prestaes vencidas aps a sentena; Smula 110: A iseno do pagamento de honorrios advocatcios, nas aes acidentrias, e restrita ao segurado; Smula 105: Na ao de mandado de segurana no se admite condenao em honorrios advocatcios; Smula 14: Arbitrados os honorrios advocatcios em percentual sobre o valor da causa, a correo monetria incide do respectivo ajuizamento. Portanto, no Brasil, os honorrios advocatcios so balizados pela Lei, e fixados pelo juiz no caso concreto, sem a interveno do Ministrio da Justia ou da Ordem dos Advogados. Ademais, a necessidade de pagamento de honorrios advocatcios, no barra o acesso justia, tendo em vista que, quando concedido o benefcio da assistncia gratuita, no h que se falar na cobrana dos respectivos honorrios. Os honorrios advocatcios so balizados pelo Cdigo de Processo Civil brasileiro (Lei de n. 5.869/73) em seu artigo 20, que assim dispe: Art. 20. A sentena condenar o vencido a pagar ao vencedor as despesas que antecipou e os honorrios advocatcios. Esta verba honorria ser devida, tambm, nos casos em que o advogado funcionar em causa prpria.

1 O juiz, ao decidir qualquer incidente ou recurso, condenar nas despesas o vencido. 2 As despesas abrangem no s as custas dos atos do processo, como tambm a indenizao de viagem, diria de testemunha e remunerao do assistente tcnico. 3 Os honorrios sero fixados entre o mnimo de dez por cento (10%) e o mximo de vinte por cento (20%) sobre o valor da condenao, atendidos: a) o grau de zelo do profissional; b) o lugar de prestao do servio; c) a natureza e importncia da causa, o trabalho realizado pelo advogado e o tempo exigido para o seu servio. 4o Nas causas de pequeno valor, nas de valor inestimvel, naquelas em que no houver condenao ou for vencida a Fazenda Pblica, e nas execues, embargadas ou no, os honorrios sero fixados consoante apreciao eqitativa do juiz, atendidas as normas das alneas a, b e c do pargrafo anterior. 5o Nas aes de indenizao por ato ilcito contra pessoa, o valor da condenao ser a soma das prestaes vencidas com o capital necessrio a produzir a renda correspondente s prestaes vincendas (art. 602), podendo estas ser pagas, tambm mensalmente, na forma do 2o do referido art. 602, inclusive em consignao na folha de pagamentos do devedor. Deste modo, a lei brasileira define os critrios de valorao do quantum dos honorrios advocatcios em termos de percentual sobre o valor da condenao. Diante da regra da legislao processual brasileira, esse percentual varia de 10% a 20%, entretanto, a prtica jurisprudencial revela outra realidade. Pela jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia, responsvel por uniformizar a jurisprudncia infraconstitucional, j se decidiu reiteradas vezes que os honorrios advocatcios so devidos em percentuais inferiores a 20%, diante do exorbitante valor da condenao, como se infere no julgado AgRg no RESP 1.076.302/SP, min. rel. Humberto Martins, 2 Turma, DJ 11.11.2008, cuja ementa segue, in fine: TRIBUTRIO CONTRIBUIO DESTINADA AO SESC E AO SENAC EMPRESA PRESTADORA DE SERVIO INCIDNCIA HONORRIOS ADVOCATCIOS POSSIBILIDADE DE REVISO QUANDO O VALOR EXORBITANTE OU IRRISRIO. 1. A controvrsia restringe-se possibilidade de reviso de honorrios advocatcios, pelo STJ, na hiptese de fixao de sucumbncia em valores irrisrios ou exorbitantes. 2. A jurisprudncia do STJ firmou-se no sentido de que a via especial inadequada para rever o valor fixado a ttulo de honorrios advocatcios, exceo das hipteses em que se mostre irrisrio ou excessivo. 3. Da atenta leitura dos autos, verifica-se que os honorrios foram fixados em 5% sobre o valor da causa, portanto R$ 288.522,00 (duzentos e oitenta e oito mil, quinhentos e vinte dois reais),

configurando valor exorbitante em relao pouca complexidade da demanda (contribuio para o SESC e para o SENAC pelas empresas prestadoras de servio); desarte, nesse ponto, merece reparo o acrdo a quo para reduzir o quantum honorrio para o patamar de 1%. Agravo regimental improvido. Assim, esses valores legais balizam a fixao dos honorrios advocatcios pelo juiz de acordo com os critrios de (a) o grau de zelo do profissional, (b) o lugar de prestao do servio (c) a natureza e importncia da causa, o trabalho realizado pelo advogado e o tempo exigido para o seu servio, podendo, entretanto, fixar os honorrios em percentuais inferiores aos de 10%, diante do exorbitante valor da condenao. No processo de fixao desse valor, no h participao do Ministrio da Justia nem mediao da Ordem dos Advogados (OAB), de forma que a fixao definida pelo juiz diante do caso concreto. Por fim, destaque-se que o sistema jurdico brasileiro enfatiza proteo ao direito de acesso justia, preceito este considerado direito fundamental, como se infere no teor do art. 5, incisos XXXV e LXXIV, CF/88: Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: XXV - a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito; [...] LXXIV - o Estado prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos; Veja-se que este fundamento constitucional percorre a legislao

infraconstitucional e a jurisprudncia dos Tribunais, indicando a assistncia jurdica gratuita e integral, caso se comprove a insuficincia de recursos. Assim, quando comprovada a insuficincia de recursos, no h que se falar em condenao de honorrios advocatcios, conforme o art. 3, inciso V, da lei de n. 1.060/50. Mas veja-se que, esse benefcio no se trata de iseno, mas de suspenso do pagamento, conforme se infere no teor do art. 12 da lei de n. 1060/50, que estabelece normas para a concesso de assistncia judiciria aos necessitados, in verbis: Art. 12. A parte beneficiada pelo iseno do pagamento das custas ficar obrigada a pag-las, desde que possa faz-lo, sem prejuzo do sustento prprio ou da famlia. Se dentro de cinco anos, a contar da sentena final, o assistido no puder satisfazer tal pagamento, a obrigao ficar prescrita.

Esse foi o entendimento adotado pela jurisprudncia do STJ, ao indicar que essa gratuidade no iseno, sendo em verdade uma suspenso temporria, enquanto durar a situao de pobreza. Nesse sentido, o STJ ainda define casos excepcionais em que no h condenao de honorrios advocatcios ou em que haver a condenao, indicados pelas smulas de n 345, 306, 303, 201, 111, 110, 105 e 14: Smula 345: So devidos honorrios advocatcios pela Fazenda Pblica nas execues individuais de sentena proferida em aes coletivas, ainda que no embargadas; Smula 306: Os honorrios advocatcios devem ser compensados quando houver sucumbncia recproca, assegurado o direito autnomo do advogado execuo do saldo sem excluir a legitimidade da prpria parte; Smula 303: Em embargos de terceiro, quem deu causa constrio indevida deve arcar com os honorrios advocatcios; Smula 201: Os honorrios advocatcios no podem ser fixados em salriosmnimos; Smula 111: Os honorrios advocatcios, nas aes previdencirias, no incidem sobre as prestaes vencidas aps a sentena; Smula 110: A iseno do pagamento de honorrios advocatcios, nas aes acidentrias, e restrita ao segurado; Smula 105: Na ao de mandado de segurana no se admite condenao em honorrios advocatcios; Smula 14: Arbitrados os honorrios advocatcios em percentual sobre o valor da causa, a correo monetria incide do respectivo ajuizamento. Portanto, no Brasil, os honorrios advocatcios so balizados pela Lei, e fixados pelo juiz no caso concreto, sem a interveno do Ministrio da Justia ou da Ordem dos Advogados. Ademais, a necessidade de pagamento de honorrios advocatcios, no barra o acesso justia, tendo em vista que, quando concedido o benefcio da assistncia gratuita, no h que se falar na cobrana dos respectivos honorrios.

You might also like