You are on page 1of 19

ATIVIDADE DE REDAO

Professor: Jilvan Batista

Pesquise na internet ou em outros meios de comunicao as seguintes informaes a respeito das manifestaes ocorridas durante o Evento da FIFA aqui no Brasil, a partir do esquema abaixo. Respnda as perguntas de forma dissertativa. A) O que so e como surgiram os movimentos? B)Quem so seus idealizadores? C) Trace ou descreva o perfil das pessoas envolvidas nos protestos. D) O que eles reivindicaram? Para quem e por qu? E) Quais foram as principais capitais que se destacaram e por qu? F) Quais foram os conflitos que apareceram durante os protestos? G) Por que esses conflitos aconteceram? H) Quais foram suas consequncias? I) Houve algum benefcio ou malefcio para populao? Cite-os. J) Busque em sites, noticirios de mdias internacionais que falaram a respeito das manifestaes no Brasil. L) Referencie, ou seja, transcreva a (s) fonte (s) destas informaes que voc encontrou acima.

Bom trabalho!

3 questo

fato que essas mudanas marcam de forma siginificativa nosso cenrio, seja ele, econmico, social, educacional e cultural, mas nem tudo positvo. Essas novas tecnolgias com o advento dessa nova era global nos remetem a uma reflexo ao comportamento social dos indivduos na contemporaneidade. Seus os conflitos perpassaram pelo modelos religiosos, crenas, vivncia e mquinas. Com o uso exacerbado da tecnologia, o homem criou artificialmente a inteligncia, mas perdeu o controle da situao. A busca pelo ter provocado pela era industrial e o surgimento das novas tecnologias tm afastado os homens a desenvolverem aquilo que a maneira de dizermos imageticamente o que conceitualmente teramos dificuldade para entendermos, j que, o sbio nem sempre se faz ouvir pela maioria ignorante. Sendo assim, o homem est deixando de exercitar o senso crtico e sem isso aquilo que defendendo, dizendo que as coisas tm seus significados e que para isso o homem deveria refletir para empregar suas denominaes e regulariz-las. Assim, surge uma maneira de manipular e de certa forma paralisar aquilo que era possvel aos prisioneiros destas nova era tecnolgica. Contudo, todos aqueles que diante suas tradies distintas, habituais e culturais diferentes, esto acostumados com as naes sem que delas reflitam para fazerem interpretaes e juzos coerentes. Todavia, apenas acreditem e usem como lhes so apresentados. Isso o mundo ao seu redor, fsico, o sensvel em que as imagens prevalecem sobre os conceitos, constitudas em ns conceitos e opinies por vezes errneas e precipitadas.

Hoje a internet e seus derivados, pois os nossos alunos hoje, por exemplo, no querem construrem mais seus pensamentos prprios- pois a internet tornou-se uma priso para muitos quando fazem uso dela sem cautela,. Ento se tornam presos de modo que no se permitiam sair destas prises e confront-los com outros saberes. Podemos tambm exemplificar o campo das formaes que envolvem a lgica Matemtica. Quantos matemticos, fsicos e qumicos formamos por ano agora? E quantos operadores de Software e de sistema de informao formamos por ano? Quando encontramos as respostas, nos perguntaremos; por que ser? Isso demonstra que os homens esto deixando de despertar o interesse e o conhecimento fora da conexo tecnolgicas e esto realmente hibernados, pois esto deixando de conhecer o mundo a fora. Este mund, fora da tecnologia representa o mundo real, o mundo inteligvel por possuir formas ou ideias que registram consigo uma identidade indestrutvel e imvel, garantindo o conhecimento dos seres sensveis. O inteligvel o reino da lgica, da matemtica que so as maneiras como aprendemos e lemos o mundo, que a partir da construmos o saber humano. O contrrio, seria uma priso, o campo virtual. Essa priso est bem representada pela redes sociais. O celular, as redes sociais, os equipamentos eletrnicos, os games esto aprisionando os homens numa cadeia que no permite uma sociabilidade,um toque, o senti e aproximao daquilo que real que so impraticveis realidade. os homens hoje, vivem num ambiente simulado, falso, restritos, presos, onde no podem ver o mundo externo, mas quando encontram a realidade, veem muito ofuscaes primeiramente incompreensveis. Contudo, existam possibilidades de adaptaes, e essas adaptaes esto acontecendo em tempo real, pois os homens imitam o fato, reproduzem a tev. E em cima destas concepes tecnolgicas- eles elaboram suas verdades concentradas nas suas crenas, mas esto deixando de interpretarem o que irreal, por mais que as sombras do mundo real lhes deem sinais, como no mito e no nele constroem suas verdades. Pois, seus corpos so capturadas por mquinas que representado pelo mundo virtual, seu o mundo real, um mundo cujo, o qual era psapocalpticos, o deserto do real.

Direo de Andy Wachowski e Larry Wachowski. 1999. (136 min): Son. Color. Legendado (Port.) Warner Bros.

O filme Matrix, grande marco na histria do cinema contemporneo, obra dos irmos Larry e Andy Wachowski. Em 1999, com The Matrix, os dois irmos cineastas, produtores, roteiristas e tambm diretores lanaram o que viria a ser a sua consagrao em Hollywood. A Filmografia dos irmos Wachowski consta de 11 obras: Assassins (1995); Bound (1996); Matrix (1999); Matrix Reloaded (2003); Matrix Revolutions (2003); Animatrix (2003); V de Vingana (2006), tambm um dos mais conhecidos tanto quanto a trilogia Matrix, Invasores (2007); Speed Racer (2008); Ninja Assassin (2009) e Cloud Atlas (2012). Aps 2008, Larry Wachowski fez cirurgia de troca de sexo e passou a chamarse Lana Wachowski, fato que chamou ateno da comunidade gay e de toda Holywood. O casal de irmos de Chicago, illinois (Estados Unidos). Matrix um filme norte-americano de ao e fico cientfica. Em princpio o filme parece estar ambientado no presente, mas logo percebemos que se trata de uma verso da histria da humanidade no futuro. Neo o apelido de um hacker de nome Thomas Anderson. O personagem programador de computadores e tambm hacker (programador que invade e sabota sistemas alheios ilegalmente). Tudo parecia correr normalmente na vida de Neo quando este abordado por Trinity, uma estranha, que com a enigmtica frase siga o coelho branco leva Neo at Morpheus. Este homem acredita num destino diferente para Neo e tem algumas verdades e instrues para lhe dar. Morpheus explica para Neo e para o espectador o que a Matrix. Trata-se de

um programa de computador que, em grandes propores simula uma realidade virtual. Neo descobre que a realidade em que ele vive na verdade falsa, uma projeo no seu crebro. O seu corpo e o de todos os outros homens est hibernando num lquido, alimentado por veias, e cpsulas. Dentro destas cpsulas, todos os homens da Terra dormem enquanto tem a iluso de ainda estar no sculo XX, ignorando o fator chave para tal hibernao: a guerra entre homens e mquinas. Com o uso exacerbado da tecnologia, explica Morpheus, o homem criou seres artificialmente inteligentes e perdeu o controle da situao.

As mquinas inicialmente auxiliavam o homem e eram constantemente aperfeioadas, tornando-se extremamente inteligentes, at que ganharam vida prpria e poder, por causa de tanta inteligncia e se rebelaram contra seus criadores. Como estas sobreviviam da energia solar, os homens, numa ltima tentativa de elimin-las, bombardearam o cu, causando uma nuvem negra espessa que impedia estas mquinas de se alimentarem e funcionarem. Reagindo ao ataque, as mquinas passaram a utilizar a nica fonte de energia que lhes restara para sobreviver: o corpo humano. Escravizando a humanidade, as mquinas viviam em liberdade dominando o planeta, enquanto mantinham os homens em cpsulas fornecendo-lhes esta confortvel e muito verossmil realidade virtual em troca forada da energia do seu corpo.

Trinity, Morpheus e mais alguns homens so os poucos que escaparam da escravido e formam um grupo de resistncia e fuga no mundo real. Na crena de Morpheus e conforme a previso do programa de computador disfarado de pessoa chamado Orculo, Neo era um lder predestinado a salvar a humanidade de tal escravido. Ele convence Neo a sair da Matrix e ver o mundo real. Devido traio de um dos membros do grupo, as mquinas tomam conhecimento do ocorrido, e assim enviam agentes para impedir essa articulao entre humanos. So programas de computadores treinados para matar e controlar os homens dentro da prpria Matrix.

Porm Neo um ser humano dotado de poderes como controlar determinados elementos dentro da Matrix e capaz de reagir aos agentes. Ora, se a Matrix um programa de computador, ento existe a possibilidade de os conhecimentos serem processados rapidamente na mente dos humanos, como fazemos com as mquinas, j que agora eles esto conectados. E assim o filme faz. Neo toma aulas de artes marciais, domnio de diversas tcnicas e manuseios de equipamentos em segundos. Isto o torna ainda mais apto a reagir contra os programas. Da mesma forma, Neo capaz de fazer coisas fora da lgica da realidade humana, devido a estar dentro de uma realidade virtual, conhec-la e domin-la, como parar balas no ar e golpear diversos homens, vencer a gravidade etc.

Uma grande perseguio desencadeada, mas a equipe, com a liderana de Morpheus e a fora de Neo, consegue vencer as mquinas e escapar da perseguio. O filme finaliza com ar de prolongamento da histria com possibilidade de resoluo definitiva do problema da escravido humana.

Trata-se de uma fico cientfica dotada de efeitos visuais e sonoros diversos, avanados, com forte traos e interferncia da cultura pop, tornando-se hoje uma referncia e um marco na histria do cinema contemporneo devido tambm a tais efeitos.

A histria e a idia central do filme nos remetem a comparaes diversas. O prprio enredo revela diversas associaes com outras obras como o seguir o coelho branco ser uma forma de encontrar a verdade sobre um outro mundo, tal qual em Alice no Pas das Maravilhas (Lewis Carrol).

O fato de haver um lder escolhido e predestinado para libertar escravos sugere um cenrio facilmente ligado s religies que possuem um Messias. O Orculo mostra que o sagrado ainda persistiria num futuro como este, onde o lgico e o intelecto dominam. A traio mais um elemento relacionado religio, em especial crist, pois sem a traio do resistente o filme perderia grande parte da sua lgica, pois Neo no enfrentaria os agentes e no perceberia seu poder e real competncia para salvar o mundo. Da mesma forma, sem a traio de Judas, Jesus no seria crucificado e salvado seus seguidores. Temos tambm a bvia comparao com o Mito da Caverna de Plato, pois em ambas as obras os homens vivem num ambiente simulado, falso, fechado, esto presos, onde no podem ver o exterior e quando confrontam a realidade, esta muito ofuscante e inicialmente incompreensvel, porm passvel de adaptao. Assim como no mito os habitantes da Matrix jamais acreditariam em Morpheus ao ouvi-lo contando sobre o mundo real. Acreditariam muito menos que o mundo que vivem e tocam fosse irreal, por mais que as sombras do mundo real lhes dessem sinais, como no mito. Outra questo o encontro da Verdade, que est relacionada ao conhecimento da Matrix. Descobrir como o mundo concebido j anseio de grandes estudiosos como Descartes, Newton, Einstein. A obra pode ser associada a outras em aspectos diversos, cabe citar aqui obras norte-americanas no mesmo estilo. Em Inteligncia Artificial (Steven Spielberg, 2001) se v um mundo onde as mquinas inteligentes evoluram, em O Exterminador do Futuro (James Cameron, 1984) as mquinas tambm se rebelaram, em Vanilla Sky (Cameron Crowe, 2001) uma realidade virtual pode ser projetada para iludir os homens enquanto estes esto congelados. O futuro degradado, com a humanidade vencida e sobrevivendo escondida atravs de resistncias tambm um cenrio visto em outros filmes. O filme pode ser usado para trabalhar disciplinas como Psicologia, Filosofia, Antropologia, Sociologia, j que permeia conceitos que abrangem todas elas. Trata-se de um filme tipicamente norte-americano, envolvendo temas interessantes aos jovens apreciadores da cultura pop, que questiona o uso e o avano da tecnologia e suas influncias na humanidade, trazendo-nos reflexes diversas sobre questes antagnicas o real e irreal, racional e emocional, homem e mquina, o eu e os outros, dominante e dominados, os submissos enganados e os resistentes esclarecidos, por fim, reflexes variadas, enriquecedoras e abrangentes.

Direo:The Wachowski Brothers. Produo:Joel Silver. Interpretes:Keanu Reeves,Laurence Fishburne e outros. Los Angeles, Warnerer Bros,1fita de vdeo (193 min) VHS,NTSC.Son., color.Legendado em Lngua Portugus, Distribuidora por Warner Home Vdeo do Brasil

Resenhado por Lurdinha Bezerra

A teoria pragmtica, que sustenta o critrio de verdade, esta se encontra nos efeitos e conseqncias de uma idia, e o seu xito, dela depende. Porm a idia apenas idia, um mundo de iluses, uma realidade imaginada. Assim Matrix uma simulao projetada pelas iluses da qual o

homem precisa ser libertado, e uma vez senhor

luz do conhecimento seria

da verdade e livre para definir seus prprios caminhos.

No filme Matrix, Morpheu descobre em seu escolhido: Neo, as qualidades necessrias para salvar a humanidade do sistema que manipula e transporta o homem a uma realidade virtual, a realidade induzida por Matrix, um sistema de computadores que o programa e o condena a um mundo obsoleto.

Morpheus um dos personagens que protagonizam o filme v em Neo o escolhido para resgatar o homem, do mundo presente: mundo virtual, projetado pela mente, segundo a teoria Matrix, mundo de ignorncia e obscuridade. Articulador da destruio do sistema Matrix, Morpheus tem o propsito de acordar o homem para a verdadeira realidade que estabelece um futuro, futuro este, comandado pela mquina onde os seres humanos so mantidos em cpsulas e sua energia utilizada para a manuteno do sistema.

Matrix no pode ser considerado uma fico cientifica, pois ele sugere uma fatalidade e todas as tendncias do autor esto recheadas de conhecimentos tecnolgicos e desafios s leis da fsica, fundamentadas nos conceitos da

metafsica, no muito longe dos computadores inteligentes j projetados pela tecnologia atual, e que pode contribuir, segundo os cientistas, na origem dos primeiros prottipos de uma inteligncia artificial.

Toda sociedade construda por um modelo padronizado sistemtico, que se constituem em verdades indiscutveis e o homem manipulado por suas regras e paradigmas de origens ignoradas, mas simplesmente impostas as segue automaticamente. S ento luz do conhecimento da verdade, o homem transcenderia s aparncias para trazer tona sua prpria realidade.

Analogamente, deduz-se que este mundo, de fato uma virtualidade, e essa viso inspira concluir que, o homem poder estar vivendo uma realidade virtual: o mundo de Matrix. Tal qual o Mito da Caverna onde Plato descreve

prprias sombras projetam, e assim permanecem: presos prpria ignorncia sobre seres humanos acorrentados que conhecem apenas o que as suas

O filme envolve uma srie de aspectos filosficos e cientficos fazendo tambm aluses ao dogmatismo, para despertar no espectador um argumento quase contundente na defesa de uma teoria, que se desenvolve a partir de uma busca dos sentidos da existncia humana, escalando uma trajetria tridimensional em tempo, espao e conscincia.

Escolhida pelo autor da pergunta

Antes de mais nada preciso entender o que a Alegoria de Plato:

"Imaginemos um muro alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali.

Ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder locomover-se, forados a olhar somente a parede do fundo da caverna, onde so projetadas sombras de outros homens que, alm do muro, mantm acesa uma fogueira.

Os prisioneiros julgam que essas sombras eram a realidade

Um dos prisioneiros decide abandonar essa condio e fabrica um instrumento com o qual quebra os grilhes. Aos poucos vai se movendo e avana na direo do muro e o escala, com dificuldade enfrenta os obstculos que encontra e sai da caverna, descobrindo no apenas que as sombras eram feitas por homens como eles, e mais alm todo o mundo e a natureza." (wikipedia)

Ento, fica fcil concluir...

Matrix seria esta caverna, onde todo aquele "mundo virtual" so as sombras... O filme narra exatamente a trajetria de um de seus moradores para "escalar" o muro (o Neo)...

A caverna de Plato, assim como o filme, fazem uma valorizao do conhecimento do mundo como um todo, e no apenas da parte que te envolve, defende a idia de que livre de verdade, aquele que tem coragem de sair e explorar, e que ao faze-lo voc vai encontrar muito mais do que apenas "sombras e iluses" vai encontrar todo um nicho que as vezes pode ser muito parecido com aquilo que voc estava acostumado(da a analogia as sombras), Mas h muito mais para ser observado..

Espero ter ajudado...

Plato (em grego: , transl. Pltn) nasceu em Atenas, na Grecia, por valta do sculo 348/347 a.C.) foi filsofo e matemtico do perodo clssico da Grcia Antiga, autor de diversos dilogos filosficos e fundador da Academia onde eram enviados jovens para obter formao de excelncia. Foi aluno de Scrates e mestre de Aristteles. Plato ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da cincia e da filosofia ocidental. Acredita-se que Plato era um apelido que, provavelmente, fazia referncia sua caracterstica fsica, tal como o porte atltico ou os ombros largos, ou ainda a sua ampla capacidade intelectual de tratar de diferentes temas, entre eles a tica, a poltica, a metafsica e a teoria do conhecimento. na sua grande obra chamada A repblica que irei tentar desenvolver uma relao entre esta obra e o filme matrix. Para tal, farei uso da carta VII e de algumas cenas do filme para desenvolver o raciocnio.

A idia da caverna representa uma Paidia grega, de forma que a alegoria representa a ascenso do conhecimento em direo a idia do bem. Comea assim: Suponhamos uns homens numa habilitao subterrnea em forma de caverna, com uma entrada aberta para a luz, que se estende a todo o comprimento dessa gruta. Esto l dentro desde a infncia, ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder locomover-se, forados a olhar somente a parede do fundo da caverna, onde so projetadas sombras de outros homens que, alm do muro, mantm acesa uma fogueira. Os prisioneiros julgam que essas sombras sejam a realidade. Um dos prisioneiros decide abandonar essa condio e fabrica um instrumento com o qual quebra os grilhes. Aos poucos vai se movendo e avana na direo da entrada da gruta, com dificuldade enfrenta os obstculos que encontra e sai da caverna, descobrindo no apenas que as sombras eram feitas por homens como eles, e mais alm todo o mundo e a natureza. Logo depois decide voltar e contar as maravilhas do mundo que vira, mais ele ignorado e logo depois o espancam e o batem at a morte por dizer tal

coisa.[514 a e] Esta alegoria tem uma funo estratgica na tese socrtica, ela representa no somente a contemplao do mundo superior, mas, tambm sua epistemologia e sua poltica, enfim, sua Paidia. Tentaremos entender uma parte dessa complexa estrutura filosfica. Estabelecer relao com matrix no fcil, pois tanto o texto de Plato como o filme apresentam uma variedade de simbolismos e significados, aliados a uma igualmente variedade de ramificaes tericas.

The Matrix (em lngua portuguesa: A Matriz; no Brasil: Matrix) uma produo cinematogrfica norte-americana e australiana de 1999, dos gneros ao e fico cientfica, dirigido pelos irmos Wachowski e protagonizado por Keanu Reeves e Laurence Fishburne. Foi lanado em maro de 1999, Matrix custou 65 milhes de dlares e rendeu mais de 456 milhes. No incio da srie, Thomas Anderson um entre os milhares de milhes de seres humanos adormecidos. Neuralmente conectado Matrix, ignorava que o mundo em que vivia diferente do que parece. Nesse mundo simulado, ele vive uma vida dupla. Nas suas atividades legais, ele um tranquilo programador para a "respeitvel companhia de software" Metacortex.

Mas Anderson tambm um hacker de computador, que penetra em sistemas de computador ilegalmente e rouba informaes, sob o seu apelido hacker de "Neo" (neo em ingls significa novo, portanto, aquele que novamente volta reencarnando na matrix para salvar o mundo novamente). Durante a sua vida como um hacker, Anderson descobre algo conhecido apenas como a "Matrix". E descrita por Morpheus como uma vaga intuio de que Neo teve durante toda a sua vida: "que h algo de errado com o mundo". Essa lembrana que Neo tem da matrix a lembrana das idias que o filsofo possui, j que para Plato, o filsofo aquele que consegue investigar esse mundo ideal, e lembrar de sua condio como mortal, por isso, para o filsofo o filosofar ir em direo morte. O mundo o mundo das iluses e do engano, isso fica bem representado na parte do dilogo de

Neo com a criana budista que fala sobre a possibilidade de entortar a colher.

As aventuras de Neo comeam logo aps ele ser resgatado e seu corpo recupeado dos anos de vida na usina. Depois que Neo recupera a sua conscincia e capaz de andar, Morpheus diz a verdade sobre a Matrix, sobre o mundo real e sobre o destino da humanidade. De primeira, Neo recusa-se a acreditar nele, mas finalmente percebe que a Matrix no real e que no podia voltar atrs, no importa quanto queira. Depois de se recuperar do seu choque inicial, Morpheus tambm conta a Neo sobre a profecia do escolhido (the One) e de sua crena de que Neo esse homem. No dia seguinte, Neo comea sua "formao", tornando-se especialista em muitas formas de combate, simplesmente carregando vrios programas de treinamento diretamente em seu crebro. Ele tambm recebe novas instrues de Morpheus, de como "libertar sua mente" e sobre os agentes.

Estamos diante de duas histrias parecidas e podem ser interpretadas da mesma maneira. Temos Neo, como aquele que representa o homem da caverna a matrix, onde todos se encontram num estado de iluso, o mundo visvel pode ser entendido como o programa matrix. Neo aquele que encontra o mundo real e tenta ajudar a humanidade a se livrar do mundo ilusrio, no entanto, nenhum dos dois personagens vivem no final de suas aventuras, tanto Neo como o homem da caverna que encontra o sol conseguem se livrar do mundo ilusrio (matrix). Na teoria do conhecimento de Plato o homem pode voltar a viver, a tese da transmigrao da alma, todo vez que o homem morre, sua alma vai em direo ao mundo das idias, onde relembra de todo o conhecimento das idias, logo, o mundo sem iluses, o mundo verdadeiro, aps um perodo ele reencarna e esquece novamente do mundo das idias, por isso o homem precisa aprender tudo novamente, porm, o homem v as coisas de forma imprecisa, como sombras numa caverna, pois este mundo visvel o mundo das sombras. No ltimo episdio Neo morre, mas, o arquiteto deixa claro no filme que houve muitos outros como Neo. Esta ltima parte da saga mostra claramente que Neo a verso moderna do homem da alegoria. Nas duas ilustraes temos um modelo do mundo como um mundo da aparncia, onde a viso negativa, matrix tambm o mundo ilusrio, do erro e da aparncia.

Enfim, de forma superficial, porm, tentei deixar um pouco claro os smbolos identificados no filme (alguns) e sua relao com a alegoria da caverna de Plato, sabemos que so duas obras separadas por estilos e pocas diferentes, o que impe dificuldades em abordar todos os smbolos existentes. Matrix faz uma espcie de bricolagem de vrios elementos: filmes de fico cientfica (The Terminator, Metrpolis), animes (Akira, Ghost in the Shell), H.Q.s(Os Invisveis), filosofia (Plato, Descartes, etc.), religio (Budismo Tibetano, Messianismo Judaico-Cristo), informtica (Realidade Virtual, Inteligencia artificial), literatura cyberpunk (Neuromancer, de William Gibson) e etc. Faltou muitos smbolos para averiguar (como o gato preto de Matrix e o coelho branco de Alice no pas das maravilhas) para serem explorados, mas a leitura ficaria muito cansativa para este tipo de mdia, ficaremos de identificar outros smbolos de matrix e releitura da repblica de forma geral para conhecer um pouco mais destas duas fantsticas obras.

http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdefilmes/1441505

A Alegoria da Caverna de Plato e Os Dias Atuais

O mito da caverna apesar de ter sido desenvolvido por Plato a quase 2500 anos atrs, permanece vivo na memria dos homens do Ocidente. Basta, para confirmar essa idia, lembrarmos que os criadores do filme Matrix, to futurista e dos nossos tempos, inspiraram-se neste mito criado pelo filsofo ateniense, discpulo de Scrates. Seres virtuais vivendo como sombras pensando que na verdade viviam a realidade, que fossem de carne e osso, essa , se eu no me engano, a idia do filme, esta a idia de Plato.

Plato era um defensor do saber, ou seja, defendia que o homem devia desenvolver a cincia, o conhecimento para transformar a vida e com isso, certamente, a sociedade, em detrimento da crena absoluta nos deuses e nas suas possveis interferncias na vida humana. O filsofo de Atenas pensava, tambm, que os belos discursos dos polticos feitos para convencer os cidados, transformava a cidade de Atenas em uma caverna em que as pessoas ignoravam a verdade sobre as coisas. Plato havia apreendido este saber junto a seu mestre, Scrates, o primeiro a "ensinar" aos jovens da sociedade grega estas idias. Scrates fora condenado morte por isso. Plato ficou extremamente revoltado com esta condenao e morte de seu mestre, fez um discurso na forma de alegoria para criticar de maneira atroz sociedade grega da poca, mas que, sem dvidas, pode servir nos dias de hoje para ns refletirmos em torno das nossas vidas e sociedades e suas "bitolas".

O Mito da Caverna

Adaptao: Paulo Romualdo Hernandes

Imaginemos uma caverna. Nesta caverna vive um povo que acredita ser ali o nico lugar possvel para se viver. De uma pequena abertura entra um feixe de luz que faz com que os homens se vejam e vejam as coisas como sombras. Pensam eles que assim so as coisas, os seus companheiros: sombras circulando, se arrastando, despencando nos buracos, nas fendas, caminhando apertados pelas trilhas estreitas, sem ar, alimentando-se de insetos e animais que tambm vivem por l. Vamos imaginar que, certo dia, um destes homens que l vivia ficou intrigado com o feixe de luz. Apontava-o para seus companheiros mais velhos e perguntava curioso sobre o que seria aquilo, mas ningum sabia, e o que era pior, ningum jamais se interessava a saber. Infeliz com a posio dos companheiros, no sossegou at tentar descobrir.

Em um dia, se que podemos afirmar que na caverna existe dia e noite, mas o certo que depois de algum tempo, o nosso personagem curioso resolveu

seguir o feixe de luz para tentar descobrir do que se tratava. Caminhando devagar pelas trilhas estreitas e totalmente estranhas para ele, que jamais tinha sado do lugar em que vivera desde sempre, ofegante de medo e pelo pouco oxignio existente na caverna, para uma empreitada dessas, seguia ele seu caminho de investigao. O medo aumentava muito a medida que o feixe de luz se tornava mais intenso, e, ento, seus olhos, expostos luz, enxergavam menos devido a intensa claridade a que ele no estava acostumado. Aterrorizado chegou finalmente entrada da caverna, que para ele parecia ser o fim, os olhos entreabertos doloridos com a luz, o corpo sentindo uma deliciosa sensao de estar totalmente ereto e com muito espao para andar sem ter que se abaixar, ou segurar em pedras, ou preocupar-se em cair nas fendas e buracos.

Pouco a pouco o nosso personagem curioso habituou-se luz, abriu os olhos, saiu totalmente da caverna e olhou admirado e emocionado o seu prprio corpo: suas pernas, braos, o movimento que fazia para andar. Olhou para as rvores e para os campos que se abriam sua frente: cores, formas, brilho totalmente novos para ele. Assistiu emocionado, embora ainda assustado, um maravilhoso pr do sol, completamente louco, no bom sentido, viu surgir na escurido da noite, escurido to sua conhecida, um lindo feixe de luz, a luz da lua cheia. No conseguiu dormir, no quis, queria observar tudo, mesmo no escuro. Pde ver o nascer do sol. Certamente pensou ele, agora que tinha descoberto aquele novo mundo que surgia sua frente no poderia parar, continuaria seguindo aquele feixe de luz at ao seu ltimo grau, antes, contudo, era preciso voltar caverna para contar aquelas novidades aos seus companheiros.

Voltou rapidamente para o lugar em que vivera dentro da caverna, uma deliciosa sensao o envolvia, pensava consigo mesmo em que vida no teriam ele e seus companheiros vivendo fora da escurido daquela caverna, como seriam felizes seguindo de agora em diante todos os feixes de luz que aparecessem. Estariam livres para sempre. Quando chegou junto seus companheiros inicialmente eles fizeram um festa danada, pois pensavam que tivesse cado em alguma fenda, algum buraco e morrido, final de tantos outros companheiros. A festa era uma estranha festas de sombras se abraando. Quando tudo passou e todos estavam prontos para suas vidas rotineiras ele quis contar todas as novidades que vira fora daquele mundinho, empolgado. Quando, no entanto, contou o que vira e descobrira, e quis convencer os outros a irem com ele, em direo ao feixe de luz, estes se revoltaram o apedrejaram jogando-o na maior fenda conhecida.

Questes sobre o texto: Reflita e faa seus comentrios.

1- Nos nossos dias existem cavernas, no exatamente iguais a estas que o texto de forma metafrica apresenta. Reflita atravs do texto e cite algumas cavernas da vida atual. Explique por que so cavernas? 2- Se voc citou cavernas dos nossos dias, qual seria o feixe de luz que por ela entraria? 3- Se voc pensa que nos nossos dias existem cavernas, explique porque existem pessoas vivendo dentro de caverna, ou cavernas e que no se importam com isto, no se questionam? 4- Quem teria curiosidade de investigar o feixe de luz? 5- possvel nos dias atuais algum se emocionar com alguma descoberta, como aconteceu com a personagem, quando saiu da caverna? 6- Por que a personagem voltou para contar aos outros a sua descoberta? 7- Por que os outros depois de ouvirem o que ele tinha a contar o mataram? 8- Qual a relao que existe entre o mito da caverna e a condenao de Scrates? POSTADO POR MANCINI HERNANDES S 11:04 5 COMENTRIOS:

anna carolina disse... Apesar de no estudar filosofia, tenho uma viso particular sobre a questo. Acho que cada vez mais estamos no entranhando carverna a dentro, o marketing que como voc me explicou substituiu os sofistas, to poderoso e se utiliza de todos os meios com que as informaes chegam a ns nos dias de hoje, que cada vez fica mais difcil identificar o facho de luz. Estamos quase todos presos em falsas necessidades, trabalhando como escravos, s que por opo. Acontece que reconhecer que a nossa realidade est toda manipulada, exige muito trabalho. Olhar para o mundo com "senso crtico" destruir nossa realidade e ter que aprender a conviver com um mundo que no conhecemos, e onde se est totalmente sozinho.

Mas, se com medo de permanecer sozinho voc voltar, no poder convercer ningum a ter o trabalho que voc teve. Se soltar das amarras que voc, que desde o incio foi marionete sempre se prendeu, e ter liberdade para controlar seus movimentos assustador, por que ningum nunca te contou como fazer isso. A partir da voc ter que decidir o que certo, o que real, s que sem ter quem te acompanhe, sem ter parmentros para te ajudar. Acho que companhia que os habitantes da caverna se fazem, uma massa que tem os mesmos desejos e gostos, as mesmas necessidades inventadas, que os mantm para sempre presos l.

4 DE JUNHO DE 2007 09:30 Mancini Hernandes disse... O interessante, para mim, sobre a filosofia Anna, que, talvez diferente de outras formas de reflexo, ela uma intensa busca de conhecimento, de debater as idias. Um amor ao saber. Para Plato, amar no sentido de uma interminvel busca pelo amante, pela Sabedoria, que nos completa e nos far, um dia quem sabe, alcanar um mundo ideal, perfeito. Tenho minhas desconfianas quanto h um dia alcancar o mundo perfeito, mas no tenho dvidas que prefiro muito estar aqui debatendo, refletindo com voc as idias de Plato, Scrates e tantos outros a estar sentado frente a uma televiso, rindo ou chorando com os melodramas enquanto a realidade chora e ri para fora da janela.

4 DE JUNHO DE 2007 19:43 Mancini Hernandes disse... continuando...realmente muito difcil nos livramos das amarras que nos mantm presos s iluses, fabricadas ou aquelas que queremos acreditar e que nos faz muitas vezes relaxar. Mas...O filme Matrix inicia nos fazendo acreditar que uma critica, tal qual a de Plato, quanto a alienao, avida em um mundo virtual. No entanto, termina com a personagem principal, Neo, morrendo como se estivesse em uma cruz, para livrar o mundo das mquinas que vm dos subterrneos, dos desertos. Seria, por fim, a velha briga do bem, cristo, ocidental...contra o mal, os homens do deserto, do oriente?

4 DE JUNHO DE 2007 20:07

St Hetfield disse... No caso do filme Matrix,ao meu ver, o "filsofo" (o produtor) se libertou e acabou voltando caverna, ele deixou-se seduzir pelas iluses tecolgicas. Quis impressionar, inicialmente, pelo contexto e depois amarrou ou espectadores aos grilhos do costume,por sua vez acostumados a verem certos finais, um final diferente talvez no tivesse uma "boa crtica", por no ser compreendido, ao invs do final semelhante ao de uma histria h mais ou menos 2000 anos conhecida. Vejo, atualmente, no a figura dos que saem das cavernas e tentam libertar os demais agrilhonados, mas homens que quando saem das trevas retornam a ela, pelo medo de conhecer... algo que no se faz to anormal, pois, j q no se conhece, quem o dir que o que v de novo, nada mais que uma pea imposta pela prpria mente? O conhecimento to sedutor e lindo, quanto perigoso. Embora eu prefira me arriscar nele.

13 DE MAIO DE 2010 11:22

You might also like