You are on page 1of 7

TESTANDO OS PROFETAS: ELES ESTO FALANDO A PALAVRA DE DEUS?

Os profetas esto em toda a parte! Ns os ouvimos dentro dos edifcios das igrejas, na televiso e no rdio, nas ruas, ou plantados na porta de nossas casas, para nos falar da vontade de Deus. Eles se dizem mensageiros de Deus, revelando quando o mundo vai acabar, ou o que vai acontecer em nossas vidas, atualmente. s vezes, predizem grandes bnos. Outras vezes, eles nos avisam sobre srias calamidades. Freqentemente, nos dizem que Deus lhes tem falado para ordenar-lhes a construo de uma grande catedral ou o empreendimento de algum glorioso empenho no servio do Senhor.

Sem dvida, a Bblia menciona freqentemente profetas de Deus (que revelaram a palavra do Senhor). Algumas vezes, eles falaram sobre os acontecimentos de seu tempo, ou sobre o fim do mundo. Eles predisseram bnos maravilhosas e terrveis tragdias. Mas aqueles que desejaram conhecer a vontade de Deus, durante os tempos da Bblia, tambm tiveram que se guardar contra os profetas enganadores e falsos. Eles no poderiam aceitar cegamente o testemunho de cada homem que dissesse estar falando por Deus. Hoje, mais do que nunca, precisamos testar aqueles que alegam serem portadores das mensagens de Deus. Toda pessoa que diz falar a palavra de Deus precisa ser experimentada de acordo com a palavra de Deus. Seguindo as recomendaes de 1 Joo 4.1 (Amados, no deis crdito a qualquer esprito; antes, provai os espritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas tm sado pelo mundo fora ), precisamos submeter os profetas de nossos dias ao teste. So eles, verdadeiramente, mensageiros de Deus?

TESTES BBLICOS DAS PRETENSES DOS PROFETAS

Baseados nos exemplos e instrues encontradas na Bblia, podemos examinar as palavras daqueles que tm a pretenso de serem profetas, aplicando estes cinco testes:

1. 2. 3. 4. 5.

Contradio Cumprimento Confirmao Revelao completa Apstolos contemporneos

Considere a importncia destes cinco testes.

1. O TESTE DA CONTRADIO

Deus no a fonte de contradies, indeciso e confuso (2 Corntios 1.18-21 Antes, como Deus fiel, a nossa palavra para convosco no sim e no. Porque o Filho de Deus, Cristo Jesus, que foi, por nosso intermdio, anunciado entre vs, isto , por mim, e Silvano, e Timteo, no foi sim e no; mas sempre nele houve o sim. Porque quantas so as promessas de Deus, tantas tm nele o sim; porquanto tambm por ele o amm para glria de Deus, por nosso intermdio. Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu Deus; 1 Corntios 14.33 porque Deus no de confuso, e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos ). A verdade que provm de Deus (Joo 8.31-32 Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vs permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discpulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertar ) promove a unidade e no promove a diviso, o conflito ou a diversidade de doutrina (Joo 17:17-23 Santifica-os na verdade; a tua palavra a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, tambm eu os enviei ao mundo. E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles tambm sejam santificados na verdade. No rogo somente por estes, mas tambm por aqueles que vierem a crer em mim, por intermdio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como s tu, Pai, em mim e eu em ti, tambm sejam eles em ns; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glria que me tens dado, para que sejam um, como ns o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeioados na unidade, para que o mundo conhea que tu me enviaste e os amaste, como tambm amaste a mim).

Estes princpios so a base do teste da contradio. A verdade no contradiz a verdade, portanto, duas revelaes da verdade de Deus no podem ser contraditrias. Qualquer um que seja reprovado neste teste no um profeta de Deus. Se as "profecias" de um homem contradizem aquelas feitas em outra ocasio, ele um mentiroso, no um profeta. Se um homem apresenta uma "revelao" que conflita com revelaes prvias na Bblia, ele um falso mestre que tem que ser rejeitado (Glatas 1:6-10 Admira-me que estejais passando to depressa daquele que vos chamou na graa de Cristo para outro evangelho, o qual no outro, seno que h alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que ns ou mesmo um anjo vindo do cu vos pregue evangelho que v alm do que vos temos pregado, seja antema. Assim, como j dissemos, e agora repito, se algum vos prega evangelho que v alm daquele que recebestes, seja antema. Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, no seria servo de Cristo).

O teste da contradio apresenta srios problemas para aqueles que hoje alegam inspirao. Muitos deles ensinam doutrinas contraditrias, enquanto dizem que Deus a fonte de suas mensagens! Que insulto a Deus, culp-lo pela confuso criada pelo homem, que obscurece a verdade que ele revelou! "Seja Deus verdadeiro e mentiroso todo homem" (Romanos 3:4 De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e mentiroso, todo homem, segundo est escrito: Para seres justificado nas tuas palavras e venhas a vencer quando fores julgado).

2. O TESTE DO CUMPRIMENTO

Deus usou a profecia como evidncia de sua Divindade. Em Isaas 46.9-11, ele disse: "Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus, e no h outro, eu sou Deus, e no h outro semelhante a mim; que desde o princpio anuncio o que h de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda no sucederam; que digo: o meu conselho permanecer de p, farei toda a minha vontade; que chamo a ave de rapina desde o Oriente e de uma terra longnqua, o homem do meu conselho. Eu o disse, eu tambm o cumprirei; tomei este propsito, tambm o executarei"

A implicao deste argumento clara. Se suas profecias no fossem cumpridas, suas outras palavras (inclusive sua prpria declarao de ser Deus) seriam falveis. No haveria mais razo para temer Jeov do que para respeitar os deuses impotentes descritos em Isaas 46.

Os que se dizem mensageiros de Deus no merecem um exame mais benevolente. Deus revelou um teste muito claro para ser aplicado queles que alegam falar por Ele: "Se disseres no teu corao: Como conhecerei a palavra que o SENHOR no falou? Sabe que, quando esse profeta falar em nome do SENHOR, e a palavra dele se no cumprir, nem suceder, como profetizou, esta palavra que o SENHOR no disse; com soberba, a falou o tal profeta; no tenhas temor dele (Deuteronmio 18.21-22). Todos os anos, algum "profeta" aparece com predies especficas sobre acontecimentos no mundo ou at mesmo a volta de Cristo, algumas vezes vendendo milhes de livros e ganhando fama. Quando se passam os meses e suas profecias falham, lembramo-nos novamente de que no h necessidade de respeitar as palavras daqueles que tm a pretenso de falar por Deus.

3. O TESTE DA CONFIRMAO

Moiss revelou a palavra de Deus ao Fara, e sua mensagem foi acompanhada por milagres para confirmar que essas palavras vinham de Deus. Jesus freqentemente acompanhava seus ensinamentos com milagres notveis, e ordenava aos seus apstolos que fizessem o mesmo: "cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam" (Marcos 16.20 E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam ; veja, tambm, Hebreus 2.3-4 como escaparemos ns, se negligenciarmos to grande salvao? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodgios e vrios milagres e por distribuies do Esprito Santo, segundo a sua vontade).

Estes sinais de confirmao eram inconfundveis: ressuscitar os mortos, curar instantaneamente doenas inegveis e srias, etc. Os milagres da Bblia eram muito mais do que afirmar a algum que ele foi curado de uma doena mental ou invisvel.

Quando os homens, em nossos dias, afirmam que esto proferindo alguma mensagem recebida diretamente de Deus, precisamos desafi-los a confirmar suas palavras com milagres genunos e inegveis. Que eles ressuscitem os mortos e restaurem os membros dos amputados, ou ento que parem de afirmar que tm revelaes de Deus!

4. O TESTE DA REVELAO COMPLETA

Alguns desses profetas podem afirmar que seus ensinamentos esto em completa harmonia com a Bblia e que eles realizam milagres do mesmo tipo encontrado nas Escrituras. Suas pretenses a revelar alguma coisa nova de Deus no passaro no teste da revelao completa. A Bblia mostra que milagres, tambm profecias, lnguas e revelaes especiais de Deus, tinham um propsito especfico e temporrio: confirmar a palavra dita. Uma vez que essa palavra foi revelada e confirmada, no haveria mais necessidade de uma confirmao milagrosa. Escrevendo sob a inspirao do Esprito Santo, Paulo ensinou que os dons espirituais foram planejados por Deus para serem temporrios, e que eles cessariam quando a revelao completa ou perfeita (a Bblia) fosse conhecida (1 Corntios 13:8-13 O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecero; havendo lnguas, cessaro; havendo cincia, passar; porque, em parte, conhecemos e, em parte,

profetizamos. Quando, porm, vier o que perfeito, ento, o que em parte ser aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas prprias de menino. Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; ento, veremos face a face. Agora, conheo em parte; ento, conhecerei como tambm sou conhecido. Agora, pois, permanecem a f, a esperana e o amor, estes trs; porm o maior destes o amor). "Profetas" modernos focalizam meios imperfeitos e temporrios de revelao, enquanto falham em dedicar o tempo adequado a estudar e aplicar a verdade da Bblia, completamente revelada.

Alegaes de inspirao e de habilidades milagrosas so hoje negaes da adequao e da confiabilidade das Escrituras (veja 2 Timteo 3:16-17 Toda a Escritura inspirada por Deus e til para o ensino, para a repreenso, para a correo, para a educao na justia, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra).

5. O TESTE DOS APSTOLOS CONTEMPORNEOS

Mais um problema para estes "profetas" modernos, que uma questo de tempo. Eles chegaram cerca de 1900 anos atrasados! A Bblia mostra que os dons milagrosos do Esprito Santo (incluindo-se a profecia veja 1 Corntios 12:7-11 A manifestao do Esprito concedida a cada um visando a um fim proveitoso. Porque a um dada, mediante o Esprito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Esprito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Esprito, a f; e a outro, no mesmo Esprito, dons de curar; a outro, operaes de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espritos; a um, variedade de lnguas; e a outro, capacidade para interpret-las. Mas um s e o mesmo Esprito realiza todas estas coisas, distribuindoas, como lhe apraz, a cada um, individualmente ) eram normalmente transmitidos pela imposio das mos dos apstolos (Atos 8:18 Vendo, porm, Simo que, pelo fato de imporem os apstolos as mos, era concedido o Esprito Santo , ofereceu-lhes dinheiro; 19:6 E, impondo-lhes Paulo as mos, veio sobre eles o Esprito Santo; e tanto falavam em lnguas como profetizavam ), e sempre na presena pessoal de um ou mais dos apstolos. Visto que o ltimo dos apstolos morreu l pelo fim do primeiro sculo, qual o meio de transmitir esses dons hoje em dia? Os profetas de hoje tm que:

ou alegar que ainda existem apstolos o que seria uma alegao difcil de provar, pois os apstolos foram testemunhas oculares do Cristo ressuscitado (Atos 1:21-22 necessrio, pois, que, dos homens que nos acompanharam todo o tempo que o Senhor Jesus andou entre ns, comeando no batismo de Joo, at ao dia em

que dentre ns foi levado s alturas, um destes se torne testemunha conosco da sua ressurreio; 1 Corntios 15:3-9 Antes de tudo, vos entreguei o que tambm recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E apareceu a Cefas e, depois, aos doze. Depois, foi visto por mais de quinhentos irmos de uma s vez, dos quais a maioria sobrevive at agora; porm alguns j dormem. Depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apstolos e, afinal, depois de todos, foi visto tambm por mim, como por um nascido fora de tempo. Porque eu sou o menor dos apstolos, que mesmo no sou digno de ser chamado apstolo, pois persegui a igreja de Deus),

ou afirmar que a Bblia no confivel quando diz que esses dons eram transmitidos pelas mos dos apstolos (leia novamente Atos 8:18 Vendo, porm, Simo que, pelo fato de imporem os apstolos as mos, era concedido o Esprito Santo , ofereceu-lhes dinheiro).

OS PROFETAS MODERNOS PASSAM NESTES TESTES?

Quando examinados luz das Escrituras, os profetas modernos falham a cada volta. Alguns deles podem ser capazes de enganar milhes de pessoas para que aceitem e apoiem seus ensinamentos, mas grandes nmeros de seguidores no podem transformar o erro em verdade. Esses profetas contradizem uns aos outros e, mais importante, contradizem a Bblia. Eles falham em produzir milagres autnticos para confirmar suas mensagens. Suas predies sobre o futuro falham uma atrs da outra. Eles alegam ter dons que cessaram segundo o plano da sabedoria de Deus cerca de 1900 anos atrs. Eles pretendem ter hoje dons que foram transmitidos diretamente pelos apstolos, ainda mesmo que os apstolos tenham morrido 1900 anos atrs. Tais pretenses de revelaes sensacionais de Deus podem atrair seguidores e seu dinheiro, mas no resistiriam ao exame cuidadoso daqueles que respeitam as Escrituras como sendo a palavra de Deus, completa e autorizada. Precisamos ter cautela com a atrao mortal daqueles que nos conduziriam para longe de Deus. Jesus elogiou os cristos de feso pelo seu cuidadoso exame daqueles que traziam a eles mensagens novas e diferentes: Conheo as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverana, e que no podes suportar homens maus, e que puseste prova os que a si mesmos se declaram apstolos e no so, e os achaste mentirosos (Apocalipse 2:2). Precisamos imitar seu exemplo, lembrando a atitude tomada pelos cristos de Beria, Ora, estes de Beria eram mais nobres que os de Tessalnica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim (Atos 17:11).

Que faremos com aqueles que alegam falar por Deus? Temos que submet-los ao teste!

- por Dennis Allan

You might also like