You are on page 1of 47

Grandes mudanas ocorreram na forma de fazer agricultura depois da utilizao de tratores e o uso intensivo de adubos qumicos e agrotxicos.

Muitos agricultores mudaram seus sistemas e tcnicas e passaram a depender destes insumos para manter a produo. No entanto, essas mudanas no aconteceram sozinhas. A intensificao da produo a partir de insumos favoreceu principalmente grandes agricultores e criou dificuldades para a pequena produo. A agricultura dependente de insumos externos aliada a variaes nos preos dos produtos agrcolas deixam a produo familiar fragilizada e levam as terras a empobrecerem. Na Regio do Litoral Norte do Rio Grande do Sul estas mudanas aconteceram um pouco diferente. A recuperao da fertilidade dos solos que era feita atravs do sistema pousio-corte-queima (coivara), deixou de ser feito devido necessidade de manter mais e maiores reas de roa para garantir o sustento familiar. Porm, com o passar dos anos, as terras sem descanso sofrem eroso e perdem sua fertilidade. Com a evoluo das leis ambientais, o sistema tradicional de queimada foi proibido o que dificultou ainda mais a continuidade destas formas de manejo. Cultivos como o fumo, horticultura e a bananicultura incorporaram de forma mais intensiva o uso de adubos e agrotxicos. Atualmente, estes sistemas de produo tem sua viabilidade econmica dependente das variaes do preo de compra dos insumos e dos preos de venda. Isso coloca muitos agricultores numa condio desfavorvel, sobretudo aqueles que dependem de financiamento. Nesta cartilha procuramos abordar algumas prticas e tcnicas que podem auxiliar os agricultores a quebrarem este ciclo e tornarem-se mais independentes, buscando maior qualidade de vida para suas famlias e melhorando o seu principal recurso de produo: a Terra.

Azedinha ( Oxalis oxyptera ) Beldroega ( Portulaca oleracea ) Cabelo-de-porco ( Carex sp.) Capim-caninha ou capim-colorado ( Andropogon laterallis ) Capim-marm elada ou papu ( Brachiaria plantaginea )

Terra argilosa, pH baixo, deficincia de Ca e de Mo. Solo frtil, no prejudica as lavouras, protege o solo e planta alim entcia com elevado teor de protena. Com pactao e pouco clcio. Solos tem porariam ente encharcados, queim ados e com deficincia de fsforo. periodicam ente

Tpico de solos constantem ente arados, gradeados e com deficincia de Zn; desaparece com o plantio de centeio, aveia preta e ervilhaca; dim inui com a perm anncia da prpria palhada sobre a superfcie do solo; regride com a adubao corretiva de P e Ca e com a reestruturao do solo. Tpico de terras abandonadas e gastas - indica solos cidos com baixo teor de Ca, im perm evel entre 60 e 120 cm de profundidade. Solo em pobrecido e m uito duro, deficincia de Ca. Hm us cido, desaparece com a calagem e rotao de culturas; freqente em solos onde se praticam queim adas. Pobreza do solo, com pactao superficial, prefere solos com gua estagnada na estao chuvosa. Deficincia de Ca. Indica solo frtil. Indica solo m uito com pactado. Solo com pactado ou superficialm ente erodido. Em solo frtil fica viosa; em solo pobre fica pequena. Solos com pactados e midos. Ocorre freqentem ente aps lavouras m ecanizadas e em solos m uito expostos ao pisoteio do gado. Solo adensado (40 a 120 cm). Regride com a aplicao de K e em reas subsoladas. Ocorre em solos rasos e firm es, indica deficincia de Mo. Deficincia de B e Mn. Solo com excesso de N e deficiente em m icronutrientes, principalm ente Cu. Alto teor de alum nio. Sua presena reduz com a calagem . As queim adas fazem voltar o alum nio ao solo e proporcionam em retorno vigoroso da sam ambaia. Solos com pouca aerao, com pactados ou adensados. Solos cidos, adensados, anaerbicos, com carncia de Mg. Excesso de N (m atria orgnica). Deficincia de Cu

Capim rabo-de-burro ( Andropogon sp.) Capim amoroso ou carrapicho ( Cenchrus spp.) Caraguat ( Erygium ciliatum ) Carqueja ( Bacharis articulata ) Carrapicho-de-carneiro ( Acanthospermum hispidum ) Dente-de-leo ( Taraxacum officinale ) Grama-seda ( Cynodon dactylon ) Guanxuma ( Sida sp.) Lngua-de-vaca ( Rumex obtusifolius )

M aria-mole ( Senecio brasiliensis ) M io-mio ( Baccharis coridifolia ) Nabo ( Raphanus raphanistrum ) Pico preto ( Galinsoga parviflora ) Samambaia ( Pteridium aquilinium )

Tanchagem ( Plantago maior ) Tiririca ( Cyperus rotundus ) Urtiga ( Urtica urens )

indicado para reas com maior declividade. Consiste em deixar faixas de vegetao permanente respeitando as curvas de nvel dentro das reas de cultivo. Estas faixas servem como uma barreira para evitar o escorrimento superficial da gua, ajudando na sua infiltrao e evitando a eroso do solo. Nestas curvas de nvel comum utilizar cultivos de cana de acar, capim elefante, rvores frutferas, etc..

Inclinao do terreno 2 a 4% 4 a 6% 6 a 8% 8 a 10%

Distncia entre faixas 45 metros 40 metros 35 metros 30 metros

12

a ltima camada deve ser feita com uma boa cobertura de palha para evitar o encharcamento em caso de chuva,

Realizao:

Patrocnio:

You might also like