You are on page 1of 10

MUROS UTILIZANDO BLOCOS DE CONCRETOS Como fazer um muro com Blocos de Concreto?

O bloco de concreto muito utilizado para fazer muros porque oferece resistncia, produtividade (a execuo mais rpida) e esteticamente mais atrativo que o muro de tijolos.

Muro de Blocos de Concreto Normalmente o muro de tijolos rebocado, e isto deixa de ser necessrio no muro de blocos de concreto, gerando economia de material e mo-de-obra. A seguir vamos ver algumas consideraes importantes sobre a execuo de muros com blocos de concreto. 1) Fundaes:

A fundao pode ser rasa ou profunda (com sapatas ou estacas). A definio do tipo de fundao depende da resistncia do solo, da altura e do comprimento do muro, e deve ser definida pelo profissional da obra. Se for um muro de arrimo, necessrio dimensionar a fundao corretamente, pois o muro deve resistir ao tombamento. Outra questo importante no muro de arrimo a impermeabillizao, j que o solo vai transmitir umidade para o muro, podendo causar infiltraes neste.

Muro de Arrimo de blocos de concreto. Fonte: Alvenaria Estrutural O prprio bloco canaleta pode ser utilizado para fazer a viga de fundao.

Fundao com blocos canaleta

Em todas as situaes importante que a armadura vertical do muro seja amarrada na viga de fundao. Isto serve para garantir a amarrao entre a fundao e o muro, auxiliando na sua estabilidade. 2) Elevaes do muro: O mais importante no muro de blocos de concreto manter as juntas alternadas a cada fiada, para garantir a amarrao do muro.

Muro de Arrimo de blocos de concreto. Fonte: Alvenaria Estrutural A intervalos regulares, os furos dos blocos devero ser preenchidos com armao e graute na vertical. Tambm devem ser executadas vergas (fiadas de bloco canaleta com graute e armao) para fazer a amarrao do muro na horizontal e na ltima fiada, para fazer o acabamento. 3) Comprimento do muro:

Se o muro tiver uma grande extenso (maior que 10 metros), necessrio executar juntas de controle. Isto ocorre porque o muro pode dilatar ou contrair, gerando fissuras na alvenaria. As juntas de controle servem para evitar este tipo de patologia.

Juntas de controle no muro de alvenaria Fonte: Alvenaria Estrutural 4) Pilares:

A necessidade de pilares vai depender das dimenses do muro (altura e comprimento) e das solicitaes que o muro tm de resistir (no caso de um muro de arrimo, ele tem de resistir ao peso do solo em um dos lados do terreno). Os pilares do muro podem ser feitos de concreto armado ou de blocos, conforme a especificao do engenheiro projetista.

Muro com pilares de concreto armado

Muro com pilares de concreto armado

Muro com pilares de blocos de concreto (tambm chamado de enrijecedor) Muro com pilares de blocos de concreto (tambm chamado de enrijecedor)

Muro com pilares de blocos de concreto A vantagem de fazer os pilares de bloco de concreto a facilidade e a rapidez da execuo, pois no necessrio utilizar formas de madeira e realizar a armao e a concretagem do pilar, tornando a execuo mais simples. Normalmente o pilar de blocos de concreto preenchido com graute nos furos, recebe a armadura vertical e algumas vezes estribos nas fiadas de argamassa.

Muro de blocos de concreto com grades

Tambm podem ser executados pilares de blocos de concreto para fins estticos. Na foto acima, os pilares foram executados para auxiliar a fixao das grades de metal. Construindo um muro Comece sempre pela limpeza da faixa onde o muro vai ser construdo (retire lixo, vegetao e solo fraco) e marque a rea com piquetes de madeira. Tenha bastante cuidado com o alinhamento. O ideal fazer o muro da frente e a calada ao mesmo tempo. Levante o muro e, por fim, faa o piso da calada. Os muros podem ser feitos com blocos de concreto de 10 cm x 20 cm x 40 cm. O sistema de placas de concreto pr-moldadas tambm pode ser usado. Sua execuo rpida. Os muros de blocos de concreto devem ser subdivididos em trechos de comprimento mximo de 2,80 m (7 blocos de 40 cm).

Entre cada trecho deixe um espao de 20 cm, onde ser feito um pilarete de concreto armado, para travamento do muro. A construo do muro comea pela abertura da vala da fundao. Sua profundidade vai depender da altura do muro e do tipo de solo do terreno. Em alguns casos necessrio usar brocas. Comeando a construir o muro Levante os blocos de cada trecho do muro da mesma forma que as paredes da casa .

Em seguida, feche os espaos de 20 cm entre os trechos do muro com duas tbuas, que vo funcionar como frma para a concretagem dos pilaretes. A vala

Vala para fundao do muro Altura do muro Profundidade da vala at 1,00 m 20 cm at 1,50 m 30 cm at 2,50m 40 cm

O fundo da vala deve ser bem compactado. Coloque uma base de concreto magro de 5 cm e encha o restante da vala com concreto normal (baldrame).

Muro de blocos Se o muro for de blocos de concreto, deixe no concreto da fundao as pontas de ferro (esperas) para os pilaretes de travamento do muro.

Cada pilarete leva 4 barras de ferro de 8 mm de bitola, amarradas com estribos de 6 mm de bitola. fonte: Associaco Brasileira de Cimento Portland

Ateno para a altura Em muros com mais de 2 m de altura preciso fazer uma cinta de concreto armado, a meia altura do muro, em toda a sua extenso, armada com duas barras de ferro de 8 mm de bitola.

Essa cinta pode ser feita com blocos- canaleta.

Concreto para muros

Aplicao

Trao 1 saco de cimento de 50 Kg 4 latas de areia 6 latas de pedra 1 lata de gua

Rendimento por saco de cimento de 50 kg

Dica

Pilaretes e cintas de muros de blocos de concreto

Lance o concreto dos pilaretes em camadas de 50 cm 8 latas ou 0,15 m3 .Compacte com uma ou barra de ferro. 12 m de muro de Os ferros no devem 1,50 m de altura encostar nas laterais. S retire as tbuas 24 horas aps a concretagem

ATENO: A lata de medida deve ter 18 litros. Evite latas amassadas.

You might also like