You are on page 1of 6

Linguagem, discurso e ideologia Language, discourse and ideology

Ana Carolina Simes Cardoso 1 UFRJ

Resumo: A Lingustica Aplicada (LA) contempornea se aproxima cada vez mais de reas que
focalizam aspectos sociais, polticos e histricos, j que suas pesquisas so centradas no contexto em que as pessoas vivem e agem, levando em considerao as mudanas relacionadas vida sciocultural, poltica e histrica. De acordo com Moita Lopes (2006), a LA busca problematizar ou criar inteligibilidade sobre contextos em que a linguagem tenha um papel central. Por essa razo, existem trs conceitos fundamentais que devem ser levados em conta ao realizarmos pesquisas na rea de LA: linguagem, discurso e ideologia. Este trabalho pretende, portanto, apresentar uma possvel definio para esses termos assim como indicar a relao entre eles, com base em Bakhtin, Fiorim e Fairclough.

Palavras-chave: linguagem, discurso, ideologia, LA

Abstract: Contemporary Applied Linguistics (AL) increasingly approaches areas focused on social,
political and historical aspects, as its researches are centered on the context in which people live and act, taking into consideration the changes related to the socio-cultural, political and historical life. According to Moita Lopes (2006), AL attempts to raise questions or create intelligibility about contexts in which language has a central role. Therefore, there are three fundamental concepts that should be taken into account when we conduct researches in AL: language, discourse and ideology. This study thus aims at providing a possible definition for these terms as well as indicating the relationship between them, based on Bakhtin, Fiorim and Fairclough.

Keywords: language, discourse, ideology, AL

Antes de iniciar a discusso acerca da linguagem, necessrio entender o conceito de signo, pois a linguagem s existe com ele. Podemos afirmar que um signo um smbolo carregado de ideologia. De acordo com Bakhtin (1992), todo signo ideolgico: um po um produto de consumo, mas pode tambm ser transformado em um signo ideolgico quando ele usado para representar o corpo de Cristo em cerimnias religiosas, por exemplo. Dessa forma, o signo no existe apenas como parte de uma realidade; ele tambm reflete e retrata uma outra (p.32). Todo produto natural, tecnolgico ou de consumo pode se tornar um signo. Assim, o signo pode ser um som, uma massa fsica, uma cor, um movimento do corpo ou qualquer outra coisa. Para um objeto tornar-se um signo em uma sociedade, no entanto, necessrio que ele esteja ligado s condies scio-econmicas de tal sociedade.

carol.acsc@gmail.com

Linguagens e Dilogos, v.1, n.1, p. 122-127, 2010

122

Para um sistema de signos se constituir, preciso que os indivduos formem uma unidade social, pois os signos so criados atravs da interao social. A existncia do signo, portanto, a materializao da comunicao social. Segundo Bakhtin, o signo faz parte de um sistema de comunicao social e s tem existncia fora desse sistema como objeto fsico. Sabemos que a comunicao na vida cotidiana entre os homens se d atravs da linguagem. Fiorin (2007) afirma que a linguagem uma instituio social, que veicula ideologias e media a comunicao entre os homens. Ela determinada pelas condies sociais, mas ao mesmo tempo tem certa autonomia em relao s formaes sociais. Para justificar essa afirmao, Fiorin explica que no h razo identificvel na estrutura social para o fato de o /k/ latino que precede a vogal /a/, como em capra, ter-se mantido no portugus (cabra) e se transformado em /s/ no francs (chvre). Por outro lado, o fato de o masculino ser o termo que indica o plural de nomes masculinos e femininos, por exemplo, pode ter-se dado devido ao prestgio do homem nas sociedades patriarcais, ou seja, pode ter sido determinado por fatores sociais. atravs da linguagem que a conscincia se desenvolve. A palavra usada como um instrumento da conscincia, como um signo interior. Fiorin afirma que o pensamento humano caracteriza-se por seu carter conceitual, no existindo, por conseguinte, pensamento fora da linguagem. Segundo Bakhtin, os signos so o alimento da conscincia individual e se privarmos a conscincia de seu contedo semitico e ideolgico, haver apenas o ato fisiolgico. Como os signos so criados pelas relaes sociais, a conscincia individual tambm social. De acordo com Fiorin, a conscincia formada pelo conjunto de discursos que o indivduo interioriza ao longo de sua vida. O pensamento materializa-se na conscincia apoiando-se no sistema ideolgico de conhecimento que lhe for apropriado. Todo signo leva consigo a individualidade de seu(s) criador(es), mas essa individualidade social, pois foi formada atravs de interaes sociais. Portanto, todo signo social por natureza, tanto o exterior quanto o interior. De acordo com Bakhtin, a linguagem est presente em todas as relaes entre os indivduos, por isso ela ser sempre o indicador das transformaes sociais. Assim, o signo marcado pela sua poca e por um grupo social determinado. Uma modificao nas formas de organizao ou interao social ocasiona uma modificao do signo. Da mesma forma, Fiorin afirma que a formao discursiva materializa a formao ideolgica e, por isso, alteraes nas relaes de produo podem gerar uma mudana nas formaes ideolgicas e, por consequncia, nas formaes discursivas.

Linguagens e Dilogos, v.1, n.1, p. 122-127, 2010

123

Alm disso, sabemos que as diferentes classes sociais usam uma mesma lngua para se comunicar. Por esse motivo, em todo signo ideolgico, confrontam-se ndices de valor contraditrios. Segundo Bakhtin, o signo se torna a arena onde se desenvolve a luta de classes (p.46). E por causa deste entrecruzamento de ndices de valores que o signo se torna vivo, mvel e capaz de evoluir. A classe dominante, porm, tende a caracterizar o signo ideolgico como estando acima das lutas de classe, como monovalente, a fim de ocultar a luta de classes. Em suma, com base em Fiorin, podemos afirmar que a linguagem reflete a realidade, na medida em que ela condensa, cristaliza e reflete as prticas sociais. Ao mesmo tempo em que ela determinada por formaes ideolgicas, determinante, pois impe ao indivduo uma maneira de ver a realidade, constituindo sua conscincia. Em relao ideologia, Fiorin a define como uma viso de mundo de uma classe social; a maneira como uma classe ordena, justifica e explica a realidade. Assim, numa formao social existem tantas vises de mundo quantas forem as classes sociais. Com base nisso, o autor afirma que no h conhecimento neutro, j que ele sempre expressa um ponto de vista de determinada sociedade. A ideologia constitui e constituda pela realidade. Ela no um conjunto de ideias que surge da mente de alguns pensadores, mas determinada pelo modo de produo de uma sociedade. Dessa forma, a ideologia dominante a ideologia da classe dominante. Fairclough (2007), por sua vez, caracteriza as ideologias como significaes da realidade que tm sua materializao nas prticas discursivas. Elas constituem os sujeitos e contribuem para a produo, reproduo ou transformao das relaes de dominao. Essas ideologias surgem nas sociedades e so caracterizadas por relaes de dominao entre as classes sociais. Porm, medida que os sujeitos so capazes de transcender essas sociedades, eles transcendem essa ideologia. As ideologias so veiculadas nas sociedades atravs do discurso. Para defini-lo, Fiorin o distingue da fala: enquanto o discurso trata de combinaes de elementos lingusticos usados pelos falantes para expressar pensamentos e agir sobre o mundo, a fala a exteriorizao psicofsico-fisiolgica do discurso, sendo rigorosamente individual. Da mesma forma, Fairclough considera o discurso como o uso da linguagem como prtica social e no como atividade individual ou reflexo de variveis situacionais. Segundo o autor, o discurso constitui os sujeitos sociais, as relaes sociais e os sistemas de conhecimento e crena. De acordo com Fiorin, o discurso formado pela sintaxe e semntica. A sintaxe discursiva tem certa autonomia em relao s formaes sociais e o campo da manipulao

Linguagens e Dilogos, v.1, n.1, p. 122-127, 2010

124

consciente, ou seja, voc escolhe como organizar seu discurso. Por outro lado, a semntica discursiva depende mais diretamente de fatores sociais e o campo das determinaes inconscientes (embora o sujeito possa fazer algumas escolhas conscientes), pois os elementos semnticos usados nos discursos de determinada poca constituem uma maneira de ver de uma dada formao social. A semntica discursiva , portanto, o campo da determinao ideolgica. Fiorin afirma que existe uma diferena entre um nvel profundo e um nvel de superfcie dos discursos. no nvel superficial, isto , na concretizao dos elementos semnticos da estrutura profunda, que podemos observar as determinaes ideolgicas. Como exemplo, o autor cita discursos em que a liberdade vista como direito diferena e outros em que ela considerada a no-explorao da fora de trabalho. Embora tratem do mesmo tema, estes discursos pertencem a universos ideolgicos diferentes. Segundo Fiorin e Fairclough, da mesma forma como os textos sempre recorrem a outros textos (intertextualidade), sejam eles contemporneos ou mais antigos, o discurso sempre gerado a partir da combinao de outros discursos (interdiscursividade). Fairclough, citando Foucault, afirma que os relacionamentos entre os discursos incluem analogia, oposio, complementaridade e relaes de delimitao mtua. Fairclough e Bakhtin defendem a natureza poltica do discurso, j que a luta pelo poder pode tambm ocorrer no discurso. Este poder implcito nos discursos, porm, vem mascarado para que no seja percebido pelos indivduos. O poder disfarado nas prticas discursivas molda e reinstrumentaliza os sujeitos, para ajust-los necessidade da classe dominante. Fairclough afirma que Foucault chama este poder moderno de biopoder. Ele no imposto de uma classe social sobre a outra, mas desenvolvido na base do conhecimento que gerado. Acredito que hoje no mais atravs da fora bruta que a classe dominante impe seu poder, mas atravs dos seus discursos. Com eles, a classe dominante consegue persuadir e impor sua hegemonia sobre as classes mais baixas, sem que elas percebam. claro que isso uma generalizao, mas grande parte dos indivduos toma os discursos da classe dominante como verdade, sendo moldados e manipulados por eles. Como vimos anteriormente, o discurso social, a materializao de formaes ideolgicas. O texto, porm, individual e consciente, visto que o homem organiza os elementos lingusticos sua maneira para veicular o discurso. Um mesmo discurso pode ser expresso por textos diferentes, apresentando certas peculiaridades. Assim, segundo Fiorin, o discurso simula ser individual, mas no existe uma individualidade discursiva absoluta. No

Linguagens e Dilogos, v.1, n.1, p. 122-127, 2010

125

existe homem livre das coeres sociais: o homem coagido, determinado, aparece como criatura absolutamente livre de todas as coeres sociais (p.42). Para Fiorin, portanto, o falante visto como suporte do discurso e no como agente. O agente do discurso so as classes e as fraes de classes sociais. O indivduo apenas reproduz os discursos que assimilou durante sua formao. O indivduo no fala e no pensa o que quer, mas o que a realidade impe que ele pense e fale (p.43). Fairclough, porm, vai de encontro a essa viso, afirmando que o discurso um modo de representao, mas tambm um modo de ao, em que as pessoas podem agir sobre o mundo e sobre outras pessoas. Acredito que os indivduos geralmente reproduzem os discursos aos quais foram expostos durante a sua vida, mas concordo com Fairclough, pois creio que os indivduos so capazes de mudar esses discursos, de lutar contra a ideologia da classe dominante e de transformar a realidade. Isso, a meu ver, acontece atravs da educao e do estmulo ao pensamento crtico pelos educadores em ambientes escolares. O discurso visto por Fairclough como uma prtica poltica e ideolgica: a primeira porque o discurso pode reproduzir ou transformar relaes de poder, a segunda pois o discurso capaz de constituir, naturalizar, manter e transformar os significados do mundo de posies diversas nas relaes de poder. Segundo Fairclough, autores que do nfase reproduo dos discursos, em detrimento da transformao, no levam em conta a capacidade dos sujeitos de atuarem como agentes e transformarem a realidade. O autor afirma que os sujeitos so capazes de contestar e reestruturar a dominao e as formaes sociais mediante a prtica, pois no esto posicionados de modo passivo na sociedade. Dessa forma, o autor defende a dualidade do discurso: ele contribui tanto para a reproduo como para a transformao das sociedades. Os sujeitos so moldados pelo discurso, mas tambm so capazes de remodel-los e reestruturlos. Para concluir, possvel afirmar que o discurso uma prtica social que veicula ideologias, constitui e constituda pelos sujeitos. Portanto, as pesquisas em LA devem trazer tona a ideologia e tratar a linguagem como discurso, ou seja, a LA deve ver a linguagem como um instrumento que no neutro, pois ela no apenas media a comunicao entre as pessoas, mas serve como veculo para as ideologias. As prticas discursivas envolvem escolhas ideolgicas e polticas, sendo atravessadas por relaes de poder. Alm disso, os sujeitos das pesquisas devem ser entendidos em seu contexto social, e as prticas discursivas em que atuam e que os constituem devem ter papel fundamental.

Linguagens e Dilogos, v.1, n.1, p. 122-127, 2010

126

Referncias

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. So Paulo: Ed. HUCITEC, 1992. MOITA LOPES, Luiz Paulo. Por uma Lingstica Aplicada Indisciplinar. So Paulo: Ed. Parbola, 2006. FAIRCLOUGH, Normam. Discurso e Mudana social. Braslia: Ed. UNB, 2007. FIORIN, Jos Luiz. Linguagem e Ideologia. So Paulo: Ed. tica, 2007.

Recebido em 09/05/2010. Aprovado em 15/06/2010.

Linguagens e Dilogos, v.1, n.1, p. 122-127, 2010

127

You might also like