You are on page 1of 10

ARTIGOS

A linguagem como lugar da pessoa na hermenutica: concepes tangenciais da hermenutica filosfica e fenomenolgica
Alfredo Emanuel Farias de Oliveira1
Resumo: A Hermenutica Filosfica e Fenomenolgica surge com o propsito, em seu sentido mais estrito, de descrever o fenmeno da interpretao, de realizar reflexo a cerca das possibilidades, regras e meios. No campo do Direito, tambm nota-se sua influncia, j que operou reflexo sobre o modo de interpretar os textos, a vinculao entre a generalidade da norma jurdica e a concretude do caso. luz da Fenomenologia, interpretar passa a ser considerado no como um ato de afirmao da norma jurdica apenas, mas tambm do intrprete. A linguagem passa a ser reconhecida como expresso da Pessoa e elemento essencial da interpretao, que nada mais do que a expresso da existncia temporal do intrprete, da essncia de sua humanidade que se transborda em sua Pessoa. Palavras-chave: Interpretao. Hermenutica filosfica e fenomenolgica. Pessoa. Linguagem e mudana de paradigma. Abstract: The Philosophical and Phenomenological Hermeneutics arises for the purpose, in its strictest sense, to describe the phenomenon of interpretation, to hold discussion on the possibilities, rules and means. In the field of Law, its influence is also seen, in that they reflect on how to interpret the text, the link between the generality of law and concreteness of the case. For the Phenomenological Hermeneutics Interpretation is not only an act of rule affirmation, but also the interpreter. The language is now recognized as an expression of the Person and, which is nothing more than an expression of temporal existence of the interpreter, the essence of his humanity that overflows in his Person. Keywords: Interpretation. Philosophical and phenomenological hermeneutics. Person. Language and paradigm shift.
Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorando em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Defensor pblico estadual em segunda instncia e tribunais superiores. Professor universitrio. Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Famlia (IBDFAM).

PHRONESIS: Revista do Curso de Direito da FEAD

no 7

Janeiro/Dezembro de 2011

35

1. Introduo
Je est un autre2, a clebre frase de Arthur Rimbaud escrita para Paul Demeny e publicada na obra Lettre Du Voyant3, em 1871, anuncia a necessidade do rompimento de velhos paradigmas, inclusive na Hermenutica, pois demonstra a importncia da alteridade e, mais do que isso, demonstra que a existncia humana desdobra-se para muito alm do prprio EU, projetando-se no TU e abrangendo o NS. Impe a percepo de que somente no encontro com o outro que se desvela toda a existncia humana at ento implcita e hermtica. No se trata de uma escolha, mas de uma constatao, reconhecimento de uma realidade, no sentido de que a obra humana, seja ela qual for, excede o seu prprio autor. Nesse prisma da alteridade como uma realidade humana inexorvel, viver sempre conviver (viver com), e a linguagem assume papel fundamental, j que se projeta como meio e condio de realizao da interpretao e determina-se como expresso da prpria existncia humana, na medida em que o existir no mundo somente se perfaz por meio da linguagem. O Homem marcado por sua tradio, por seu passado, e, somente em razo dele, que se opera o desenvolvimento da linguagem. Assim, a partir da articulao desta, opera-se toda a produo do conhecimento e a realizao de toda a existncia humana, que somente pode ser compreendida na medida em que se organiza na e pela linguagem. O mesmo se observa no Direito, na medida em que a proposio normativa tambm uma forma de organizao da linguagem e, aps a sua publicao, desvincula-se de seu autor e criador de forma definitiva, ganha vida prpria, passa a fazer parte de variados contextos fticos de sua aplicao, nem mesmo imaginados por seu autor, muitas vezes. Em meio a essa realidade, a Hermenutica e mais especificamente a Hermenutica Filosfica e Fenomenolgica apresenta as sendas necessrias interpretao do Direito; e mais do que isso, para a prpria realizao da Justia. Apesar de amplamente estudada em sede filosfica, os elementos estruturais e condies da Hermenutica Filosfica e Fenomenolgica, ainda, so pouco difundidos e conhecidos no campo jurdico e no receberam, por isso, tratamento analtico e sistemtico; muito embora existam, sem dvida, textos acadmicos que estudem a Hermenutica Filosfica e Fenomenolgica, mas de forma puramente analtica sem qualquer problematizao ou realizao de implicaes ou ligaes com as noes de essncia, linguagem e historicidade do Direito e da Pessoa, bem como no as relaciona com a noo de Justia.

Car Je est un autre. Si le cuivre sveille clairon, il ny a rien de sa faute. Cela mest vident: jassiste lclosion de ma pense: je la regarde, je lcoute: je lance un coup darchet: la symphonie fait son remuement dans les profondeurs, ou vient dun bond sur la scne. Traduo livre: ento, EU outro. Se o cobre acorda clarim, a culpa no dele. Para mim, evidente: assisto ecloso do meu pensamento: fito-o, escuto-o: dou com o golpe de arco no violino: a sinfonia tem um estremecimento nas profundidades ou salta de sbito para a cena. Eu estou no outro. Frase marcante do poeta Jean Arthur Rimbaud, em Lettre Du Voyant, em 1871, que demonstra a inverso verbal e o significado da obra ultrapassando as fronteiras do prprio autor e imortalizando-se. (grifos nossos)
Lettre Du Voyant (Carta do vidente) escrita por Arthur Rimbaud em 1871.

36

PHRONESIS: Revista do Curso de Direito da FEAD

no 7

Janeiro/Dezembro de 2011

Como bem sintetizou Goyard-Fabre (2002), um dos principais desafios da cincia do Direito o abandono das noes puramente formais e a consequente busca pela essncia e pelo real refletido nas construes jurdicas. Afirma Goyard-Fabre (2002, p. XIII):
Devemos refletir sobre os ensinamentos da constatao de carncia que se impe: enquanto a filosofia do Direito se nutrir de uma investigao dogmtica ou emprica, ser incapaz de delimitar o campo prprio do Direito e de circunscrever a compreenso de seu conceito. A lio clara: para eliminar as incertezas e os equvocos que se acumularam ao longo dos sculos na filosofia do Direito pela ausncia de problematizao correta das estruturas jurdicas das sociedades humanas [...].

A autora acrescenta a necessidade de abordagem crtica das estruturas jurdicas, dentre as quais, se inclui a interpretao e continua:
[...] faz-se necessria outra abordagem do Direito: uma abordagem minuciosa e crtica condicionada, antes de mais nada, pelo trabalho intelectual capaz de forjar o aparelho metodolgico que possibilitar escapar s iluses dogmticas que submetem o Direito ao julgo das doutrinas e polmicas.

Nesse mesmo sentido, defende Edson Fachin (2003) a necessidade de uma transformao radical que pode ser alcanada por meio da (re)personalizao das construes jurdicas. E vrias so as formas de se realizar tal desafio. Uma delas por meio de nova compreenso do fenmeno hermenutico, bem como de sua influncia na interpretao e aplicao do Direito. Ao longo da histria do pensamento jurdico ocidental, a Hermenutica Jurdica ganhou diferenciadas conformaes, no apenas como simples prtica da interpretao, mas tambm como teoria. Conforme Bleicher (1980), possvel perceber uma tomada epistemolgica sobre a prpria hermenutica, o que possibilitou o desenvolvimento de base metodolgica slida para sua compreenso. Tal fato se deu com a contribuio de Schleiermacher, pois a partir da que se passa a questionar as condies de validade da interpretao. Posteriormente, a Hermenutica recebeu a contribuio do historicismo de Dilthey, do existencialismo e ontologia de Heidegger e tambm da teoria de Betti, na qual se observa a dialtica entre objetividade e subjetividade, assim como o desenvolvimento de uma metodologia e a formulao dos cnones da interpretao. Nesse contexto de construo dos pilares da interpretao e aplicao do Direito, tem-se a fundamental e pouco estudada contribuio de Hans-Georg Gadamer, cuja obra de grande importncia na construo da Hermenutica Filosfica e Fenomenolgica do sculo XX. Nesta, possvel perceber a defesa do carter secundrio da metodologia, j que o elemento principal da Hermenutica seria o encontro dialtico entre o Ser que busca compreender e o objeto que se apresenta para ser compreendido. Hans-George Gadamer foi profundo conhecedor da obra e do pensamento de seu mestre Martin Heidegger, que marca de forma decisiva suas concepes hermenuticas, em especial o destaque da linguagem como possibilidade da compreenso e interpretao,
PHRONESIS: Revista do Curso de Direito da FEAD no 7 Janeiro/Dezembro de 2011 37

bem como o rompimento da at ento esttica relao sujeito-objeto com a interssubjetividade, j que se reconhece, no texto, a funo de conduzir e influenciar a interpretao. Conforme expe Gadamer (1980, p. 565):
No caso de textos, trata-se de manifestaes vitais fixadas duradouramente, que devem ser entendidas, o que significa que um parceiro da conversao hermenutica, o texto, s pode chegar a falar atravs do outro, o intrprete. Somente por ele se reconvertem os signos escritos de novo em sentido.

Ao mesmo tempo em que se rompe a dualidade entre sujeito-objeto, impe-se como tnica da interpretao a linguagem, j que, por meio dela, que se realiza a conexo ou conversao e constitui-se a prpria possibilidade da interssubjetividade entre autor e texto. Nessa mesma linha, aponta Salgado (2008). Para este, a linguagem se apresenta como possibilidade da fuso de horizontes e, com isso, o surgimento da compreenso do texto que tambm interpretar, j que so elementos ou atos indissociveis. Nas palavras de Gadamer (1998, p. 567), a linguagem o mdium universal em que se realiza a prpria compreenso. A forma de realizao da compreenso a interpretao. A linguagem aparece como vetor ou elemento principal da Hermenutica, at mesmo como condio de realizao e na qual se encontra a tradio. por meio da linguagem que se expressa qualquer relao humana. Da, pode-se, at mesmo, apontar a identidade entre ser e linguagem. Afirma Gadamer (1998, p. 688): o ser que pode ser compreendido a linguagem. Assim, ao se impor como ponto central da Hermenutica, a linguagem impe-se, em verdade, o prprio ser: a pessoa. Afirma Heidegger (2011, p. 8): fazer uma colocao sobre a linguagem no significa tanto conduzir a linguagem, mas conduzir a ns mesmos para o lugar de seu modo de ser, de sua essncia: recolher-se no acontecimento apropriador. Acrescentam-se as palavras de Heidegger (1983, p. 42): o ser a proteo que guarda o homem em sua essncia existente, de tal maneira, para a sua verdade, que ela instala a existncia na linguagem. , por isso, que a linguagem particularmente a casa do ser e a habitao do homem. Conforme destaca Gadamer (1980), o papel da Hermenutica no seria a criao ou o desenvolvimento de um procedimento de compreenso ou at mesmo de um mtodo, mas sim e, em verdade, a delimitao das condies de ocorrncia da compreenso, do fenmeno hermenutico e, em ltima anlise, a determinao da importncia do sujeito na interpretao. Nas palavras de Gadamer (1980, p. 393): nosso trabalho tem por escopo desenvolver esse novo aspecto do problema hermenutico. [...] O conceito da compreenso j no mais um conceito metdico [...]. Compreender o carter ntico original da prpria vida humana. Logo possvel perceber que o crculo da compreenso que permite a interpretao surge como verdadeiro cotejamento interpretativo entre o momento da tradio da obra e a historicidade do intrprete. Esse mesmo arcabouo apresentado aplicvel, tambm, Hermenutica Jurdica, uma vez que a tarefa do aplicador do Direito nada mais
38 PHRONESIS: Revista do Curso de Direito da FEAD no 7 Janeiro/Dezembro de 2011

do que formar uma espcie de ideia jurdica da lei para ento realizar uma ponderao justa, que leva em considerao a sua prpria histria, as circunstncias do caso concreto e os limites postos e impostos pela proposio normativa que tambm se apresenta como espcie de articulao da linguagem. Interpretar passa a ser considerado no apenas como um ato de afirmao da norma jurdica, mas tambm da existncia temporal do intrprete, da essncia de sua humanidade que se transborda em sua Pessoa. Segundo a anlise de Grondin (1999), a Hermenutica passa a ser o reconhecimento da essncia histrica da Pessoa. No se defende as implicaes da subjetividade no fenmeno hermenutico, mesmo porque no se observa tal investigao na obra de Gadamer, mas sim percebe-se as possibilidades e as condies para a (re)personalizao da figura do sujeito de Direito e tambm do intrprete e por consequncia da prpria interpretao. A perspectiva hermenutica proposta por Gadamer afasta-se, por completo, do paradigma lgico-formal, das categorias abstratas e desprovidas de qualquer contedo para assumir a realidade do sujeito de Direito que se apresenta como Pessoa em suas diversas dimenses e definies: o vulnervel, o hipossuficiente, o idoso, o deficiente fsico, a criana, a mulher em situao de violncia familiar, o morador de rua, o encarcerado e, fundamentalmente, o intrprete, em sua existncia histrica no momento de aplicao da lei que se opera em uma sociedade complexa. Conforme ensina Bittar (2005, p. 183):
[...] consequncia desta postura o fato de a Interpretao e a Hermenutica serem vistas como o prprio modo de existir do ser, e nada diferente disso. algo que est na experincia de mundo do ser, e que compem parte de sua experincia de mundo, no uma categoria aleatria criada pela teoria para descrever as coisas ou criar hipteses cientficas.

Diante do panorama apresentado, a ontologia do intrprete, seus condicionamentos existenciais e a expresso da linguagem, antes desprezados pela Hermenutica tradicional, tornam-se, agora, variveis importantes na interpretao e aplicao das leis, fator que permite realizar a essncia, a existncia e a complexidade da Pessoa Humana tambm na aplicao da lei.

2. Desenvolvimento
A Hermenutica Filosfica e Fenomenolgica apresenta importante contribuio interpretao do Direito, no com o propsito, em seu sentido mais estrito, de determinar metodologia ou esquemas de interpretao, mas sim e precipuamente de descrever o fenmeno da interpretao, de realizar reflexo acerca das possibilidades, regras e meios, em especial, nos casos em que essa exitosa e convincente, analisa Gadamer (1983). Todavia, o seu percurso histrico revela a ocorrncia de profundas modificaes e rupturas. Inicialmente, visto como um momento prtico da interpretao, um livro auxiliar prtico da interpretao. Afirma Gadamer (1983, p. 62): os livros que levavam o titulo de Hermenutica tinham, na maioria das vezes, um carter puramente pragmtico-ocasional e ajudavam
PHRONESIS: Revista do Curso de Direito da FEAD no 7 Janeiro/Dezembro de 2011 39

na compreenso de textos difceis, mediante a clarificao das passagens que ofereciam dificuldades de compreenso. Posteriormente, as exigncias da teologia impuseram uma ruptura no modo de pensar e executar a interpretao e a compreenso, em especial, a doutrina Crist de Santo Agostinho, no que diz respeito interpretao do Antigo Testamento, luz dos valores atuais. Tal desafio tambm se verificou na poca da Reforma, j que era preciso suplantar o mtodo da alegoria e o da dogmtica para revelar a Palavra de Deus. No campo do Direito, Gadamer (1983) observa que tambm se operou uma reflexo sobre o modo de interpretar os textos. A vinculao entre a generalidade da lei e a concretude do caso era em si uma dificuldade que se expandia quando os textos legais no se apresentavam conforme uma condensao imediata da experincia jurdica da poca, mas sim como elemento histrico. Nas palavras de Gadamer (1983, p. 63):
A vinculao entre a generalidade da lei e a matria concreta de caso submetido aos tribunais de justia constitui um momento integral do toda a arte do Direito e toda a cincia do Direito. Porm, essas dificuldades aumentam especialmente, quando os textos legais no so uma condensao imediata da experincia jurdica que procede da realidade social da vida, mas representam uma herana histrica que foi tomada de uma realidade histrico-social diferente.

Outro desafio imposto Hermenutica ocorreu quando da irrupo do humanismo e, nesse campo, tem-se a importante contribuio de Heidegger que permitiu redefinir o tradicional conceito de ser e em especial o de conscincia, por meio do qual o carter existencial daquele que interpreta passa a fazer parte do fenmeno hermenutico. Defende Gadamer (1998, p. 43)
Ao contrrio, o pertencimento tradio no menos originariamente e essencialmente constitutivo da finitude histrica do ser-a do que o fato de este ser-a encontrar-se sempre em um projeto em direo as suas possibilidades futuras. Sobre esse ponto, Heidegger sublinha com razo que os dois momentos do ser-lanado (gworfenheit) e do projeto (entwurf) devem sempre ser pensados conjuntamente. Desse modo, no existe nenhuma compreenso ou interpretao que no ponha em jogo a totalidade dessa estrutura existencial, mesmo quando inteno do sujeito do conhecimento restringir-se a uma leitura puramente literal de um texto ou deste ou daquele evento.

Acrescenta-se, ainda, a importncia do carter existencial da Pessoa, muito bem apresentado por Heidegger sem sua obra Ser e tempo, ao demonstrar que a existncia constitui-se de ilimitadas possibilidades, um entreaberto vivo, em que existir se perfaz na presena da indefinibilidade da Pessoa e, por isso tambm, se impe a limitao da interpretao jurdica tradicional, j que incompleta e , muitas vezes, voltada mais para o texto ou obra; e outras vezes, mais voltada para a sua prpria definio metodolgica do que para o fenmeno interpretativo em si, para o seu autor, a Pessoa, e para a sua prpria finalidade, que a realizao do Justo. Diz Heidegger (2006, p. 209):
No compreender, a presena projeta seu ser para possibilidades. Esse ser para possibilidades em compreendendo um poder-ser que repercute sobre a presena as possibi-

40

PHRONESIS: Revista do Curso de Direito da FEAD

no 7

Janeiro/Dezembro de 2011

lidades enquanto aberturas. O projetar inerente ao compreender possui a possibilidade prpria de se elaborar em formas. Chamamos de interpretao essa elaborao. Nela o compreender apropria-se do que compreende. Na interpretao, o compreender vem a ser ele mesmo e no outra coisa. A interpretao funda-se existencialmente no compreender e no vice-versa. Interpretar no tomar conhecimento do que se compreendeu, mas elaborar as possibilidades projetadas no compreender.

A contribuio de Gadamer decorre, tambm, da imposio da dialtica a partir da fuso de horizontes, tambm na interpretao do Direito, em que o mundo do intrprete e toda a sua conscincia histrica passa a fazer parte do fenmeno da interpretao e encontra, com a totalidade da proposio normativa (o que tambm se apresenta como uma totalidade histrica), esse movimento de afirmao e negao das duas realidades proporciona a interpretao que no se despe de conceitos prvios, mas se perfaz com eles e apesar deles, ultrapassando, assim, os prprios limites das duas realidades histricas, anteriormente, dadas e criando uma nova realidade que o resultado da interpretao. Afirma Gadamer (1998, p. 511):
A pertena do intrprete a seu texto como a pertena do destino humano a sua histria evidentemente uma relao hermenutica fundamental que no se pode eliminar, com belas sentenas, como acientficas. Deve-se assumi-la conscientemente como a nica atitude adequada cientificidade do conhecimento.

Paralelamente s rupturas operadas no campo da Hermenutica e no fenmeno da interpretao, observaram-se, tambm, modificaes conceituais na concepo de Pessoa, conforme observa o prprio Gadamer (2009), vez que passou do conceito de substncia para subjetividade e da, posteriormente, para o de autoconscincia. Afirma Gadamer (2009, p. 110):
Tendo em vista tudo aquilo que est ligado ao conceito de pessoa. Como sabemos, tal como o seu paralelo grego prosopon uma expresso para a mscara do ator e, com isso, tambm para o papel que o autor desempenha no teatro tico e, do mesmo modo, cada um de ns no teatro do mundo. O mesmo vale para o seu equivalente latino (persona). A partir da, o conceito de pessoa penetrou ento na linguagem do Direito. compreensvel que no seja a individualidade enquanto tal que interesse e seja visada no Direito, mas o papel reduzido dimenso jurdica, um papel que algum desempenha no caso jurdico.

Considerando todas as modificaes citadas, bem como a importncia da Pessoa na interpretao e aplicao do Direito, na medida em que a prpria noo de Pessoa influencia, e j em si uma forma de interpretao, na conformao da Hermenutica, pode-se dizer que a pertinncia da Pessoa ao mundo e sua autorrevelao que se opera em seu prprio existir no mundo apresentam na interpretao e aplicao do Direito a sua prpria identidade temporal e finita, sua historicidade e valores de seu tempo. O existir da Pessoa em si um compreender-se, interpretar e interpretar-se. Toda interpretao tem como ponto de partida e de chegada os valores da Pessoa, em especial, a jurdica, j que a prpria existncia da Pessoa se perfaz na linguagem, elemento fundamental da interpretao, logo no h interpretao fora dos valores da Pessoa Humana,

PHRONESIS: Revista do Curso de Direito da FEAD

no 7

Janeiro/Dezembro de 2011

41

motivo pelo qual no pode o intrprete afastar-se dos mesmos, sob pena de se esquivar de seu maior objetivo e finalidade que a realizao da Justia.

3. Concluso
O papel da Hermenutica no seria a criao ou desenvolvimento de um procedimento de compreenso ou at mesmo de um mtodo, mas sim e, em verdade, a delimitao das condies de ocorrncia da compreenso, do fenmeno hermenutico e, em ltima anlise, determinar a importncia do sujeito e do texto na interpretao e estabelecer a sua revelao por meio da linguagem apontada como elemento ou condio essencial para a compreenso e interpretao. Logo, possvel perceber que o crculo da compreenso que permite a interpretao surge como verdadeiro cotejamento interpretativo entre o momento da tradio da obra e a historicidade do intrprete. Esse mesmo arcabouo apresentado aplicvel, tambm, Hermenutica Jurdica, uma vez que a tarefa do aplicador do Direito nada mais que formar uma espcie de ideia jurdica da lei, para ento realizar uma ponderao justa, que leva em considerao a sua prpria histria, as circunstncias do caso concreto e os limites postos pela proposio normativa. Interpretar passa a ser considerado no apenas um ato de afirmao da norma jurdica, mas tambm da existncia temporal do intrprete, da essncia de sua humanidade, de sua Pessoa, elementos que se expressam na linguagem. A perspectiva hermenutica proposta por Gadamer afasta-se, por completo, do paradigma lgico-formal, das categorias abstratas e desprovidas de qualquer contedo, para assumir a realidade do sujeito de Direito que se apresenta como Pessoa em suas diversas dimenses e definies: o vulnervel, o hipossuficiente, o idoso, o deficiente fsico, a criana, a mulher em situao de violncia familiar, o morador de rua, o encarcerado e, fundamentalmente, o intrprete em sua existncia histrica, no momento de aplicao da lei que se opera em uma sociedade complexa. Assim, o grande legado da Hermenutica Filosfica e Fenomenolgica a imposio da experincia do mundo e a historicidade do intrprete na produo da interpretao que se revelam na linguagem. No campo jurdico, resgata o sentido contido na obra humana e tambm na lei, mas no se contenta em descrev-la. Vai alm, a compreende, transforma a interpretao em um modo de ser da prpria obra, fazendo surgir uma interpretao produtiva. Enfim, a vivncia das coisas e a existncia histrica da Pessoa no se dissociam da interpretao, pois o existir da Pessoa j em si um compreender-se, interpretar e interpretar-se. Toda interpretao tem como ponto de partida e de chegada os valores da Pessoa, no podendo nem devendo o intrprete afastar-se dos mesmos, sob pena de esquivar-se de seu maior objetivo e finalidade que a realizao da Justia.

42

PHRONESIS: Revista do Curso de Direito da FEAD

no 7

Janeiro/Dezembro de 2011

Referncias
ALMEIDA, Guilherme Assis de; BITTAR, Eduardo C. B. Curso de filosofia do Direito. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2002. BITTAR, Eduardo C. B; BOUCAULT, Jos Rodrigo Rodriguez. Hermenutica plural: possibilidades jusfilosficas em contextos imperfeitos. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2006. BLEICHER, Josef. Hermenutica contempornea. Lisboa: Edies 70. ENGELMANN, Wilson. Direito natural, tica e Hermenutica. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007. FACHIN, Luiz Edson. Teoria crtica do Direito Civil. Rio de Janeiro: Renovar, 2003. DUBOIS, Christian. Heidegger: introduo a uma leitura. Traduo de Bernardo Barros Coelho Oliveira. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2004. GADAMER, Hans-Georg. Verdade e mtodo. 3. ed. Petrpolis: Vozes, 1999. GADAMER, Hans-Georg. O problema da conscincia histrica. Organizao de Pierre Fruchon e traduo de Paulo Csar Duque Estrada. Rio de Janeiro: Editora Fundao Getlio Vergas, 1998. GADAMER, Hans-Georg. A razo na poca da cincia. Traduo de ngela Dias. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1983. GADAMER, Hans-Georg. Hermenutica em retrospectiva. Traduo de Marco Antnio Casanova. Rio de Janeiro: Vozes, 2009. GOYARD-FABRE, Simone. Os fundamentos da ordem jurdica moderna. Traduo de Maria Ermantina Galvo. So Paulo: Martins Fontes, 2002. GRAU. Eros Roberto. Ensaio e discurso sobre a interpretao /aplicao do Direito. 5. ed. So Paulo: Malheiros, 2009. GRONDIN, Jean. Hans Georg Gadamer: uma biografia. Traduo de ngela Ackermann Pilri, Roberto Benet e Eva Martn-Mora. Barcelona: Herder, 2000. GRONDIN, Jean. Introduo Hermenutica Filosfica. Traduo de Benno Dischinger. So Leopoldo: Unisinos,1999. GRONDIN, Jean. Introduccin a Gadamer. Traduo de Constantino Ruiz-Garrido. Madrid: Herder, 2003. HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Traduo de Mrcia de S Cavalcante Schuback. Petrpolis: Vozes, 2006. HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem. Traduo de Mrcia S Cavalcante Schuback. 5. ed. Petrpolis/RJ: Vozes, 2011. HEIDEGGER, Martin. Carta sobre o humanismo. Traduo de Rubens Eduardo Frias. So Paulo: Editora Moraes, 1991. HEIDEGGER, Martin. Introduo metafsica. Traduo de Emanuel Carneiro Leo. 4. Ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999.

PHRONESIS: Revista do Curso de Direito da FEAD

no 7

Janeiro/Dezembro de 2011

43

MEGALE, Maria Helena Damasceno e Silva. A Fenomenologia e a Hermenutica Jurdica. Belo Horizonte: Edies da Fundao Valle Ferreira, 2007. MEGALE, Maria Helena Damasceno e Silva. Hermenutica Jurdica:interpretao das leis e dos contratos. Tese (Doutorado) Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Direito, 2001. MEGALE, Maria Helena Damasceno e Silva. Temas de Direito: programa de iniciao docncia da Faculdade de Direito da UFMG Organizao de Maria Helena Damasceno e Silva Megale. Belo Horizonte: Fundao Valle Ferreira, 2007. OLIVEIRA, Alfredo Emanuel Farias. Direitos de humanidade: uma viso jusfilosfica do fundamento dos denominados direitos da personalidade. Dissertao (mestrado) Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Direito. OLIVEIRA, Alfredo Emanuel Farias. Traos fundamentais de uma teoria da experincia Hermenutica. In: MEGALE, Maria Helena Damasceno e Silva (Org.). Temas de Direito: programa de iniciao docncia da Faculdade de Direito da UFMG. Belo Horizonte: Fundao Valle Ferreira, 2007. PALMER, Richard E. Hermenutica. Lisboa: Edies 70. PIZZOLANTE, Rmulo P. A essncia humana como conquista: o sentido da autenticidade no pensamento de Martin. So Paulo: Annablume, 2008. REALE, Miguel. Horizontes do Direito e da Histria. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 1977. RIMBAUD, Arthur. Oeuvres Compltes, Correspondance de Jean-Arthur Rimbaud. Coleo Bouquins 2009. SALGADO, Joaquim Carlos. A ideia de justia em Kant: seu fundamento na liberdade e na igualdade. 2. ed. Belo Horizonte: UFMG, 1995. SALGADO, Joaquim Carlos. A ideia de justia no mundo contemporneo: fundamentao e aplicao do Direito como maximum tico. Belo Horizonte: Del Rey, 2006. SALGADO, Ricardo Henrique Carvalho. A fundamentao da cincia Hermenutica em Kant. Belo Horizonte: Declogo, 2008.

44

PHRONESIS: Revista do Curso de Direito da FEAD

no 7

Janeiro/Dezembro de 2011

You might also like