You are on page 1of 28

CEM ANOS DE LUTAS DA CLASSE OPERRIA NO BRASIL 1880-1980

Vito Giannotti

CEM ANOS DE LUTAS DA CLASSE OPERRIA NO BRASIL 1880-1980

INFORMAR CULTURA & EDUCAO POPULAR


2

CEM ANOS DE LUTAS DA CLASSE OPERRIA NO BRASIL 1880-1980

O IN. FORMAR, com esta primeira publicao, quer dar sequncia aos seus objetivos, isto , informar sobre fatos passados e presentes com dados obtidos e vividos pelos Movimentos Populares e Sindicais. Vito Giannotti um batalhador do Movimento Sindical e ele quem escreve os Cem Anos de Luta da Classe Operria no Brasil para ser lido e debatido, criticado, contestado e/ou apoiado por todos os que se interessam por este assunto.

Ateno
Este texto destina-se aos que necessitam ter as primeiras noes sobre a Histria do Sindicalismo. Muitas vezes, no texto so reproduzidas frases e perodos inteiros de outros textos, sem se preocupare em citar a fonte. Achamos que encher esse texto de citaes e haspas s iria dificultar sua compreenso. As matrias assinadas so de inteira responsabilidade de seus autores.

Primeiro perodo: O Nascimento da Classe Operria


A histria da classe operria no Brasil, como no mundo todo, a histria da luta dos trabalhadores contra os seus patres. Por classe operria entendemos os trabalhadores urbanos que trabalham em atividades industriais ou ligadas indstria. A classe operria comea a aparecer quando aparece a indstria. At 1850, no Brasil quase tudo era importado da Europa. S havia pequenas oficinas. A atividade produtora no Brasil era s agrcola e extrativa. Desde o descobrimento pelos europeus at o fim do sculo passado a grande massa de trabalhadores no Brasil eram os negros escravos.

Incio da industrializao
As primeiras indstrias se formam no Brasil entre 1850 e 1900. Nessa poca, a Europa j tinha milhes de operrios. Na Frana, em 1856, havia 4 milhes e meio de operrios. No Brasil, em 1890, havia 55 mil operrios e em 1920 havia 275 mil. A classe operria europeia e norte-americana j estava organizada em sindicatos e tinha at sua organizao internacional: a Associao Internacional dos Trabalhadores (A.I.T,), criada em 1864. Os primeiros operrios no Brasil,eram quase todos de origem europeia. Os escravos trabalhavam na lavoura. Em 1984 acabou oficialmente a escravido negra. A burguesia precisava de braos livres para trabalhar em suas indstrias nascentes: era mais barato para ela pagar o salrio do que manter um escravo. A classe operria nascente comeou logo a se organizar contra a explorao patronal. As reivindicaes eram as mesmas da classe operria no mundo todo: Salrio (Ganhar mais) Horrio (Trabalhar menos horas) Melhorias (Melhorar as condies de trabalho) Livre Associao (Direito de se associar para lutar) Logo na classe operria aparecem ligas e unies de operrios para resistir explorao patronal.

As primeiras sociedades operrias, no Brasil, eram associaes de ajuda e assistncia mtua. Tinham vrios nomes: Liga Operria, Unio Mtua, Sociedade Beneficiente Operria, Coletivo Operrio, e outros. Apareceram ento os primeiros boletins e jornais: O Proletrio, O Anarquista, O Brado dos Pobres, O Lutador, Gazeta Operria, Revoluo Social, O Progresso, O Trabalho e dezenas de outros mais.

As condies de trabalho e de vida


As condies de vida e de trabalho eram as que os patres impunham. A jornada de trabalho era muito longa, chegando at a 20 horas por dia. Trabalho noturno para mulheres e crianas. Quanto maior a jornada de trabalho, maior o lucro. A legislao trabalhista no existia. Por exemplo, em 1901, havia nas indstrias inmeras crianas de at 5 anos trabalhando. Os locais de moradia dos trabalhadores eram precrios, faltando gua, transporte, higiene, luz, etc. O direito de se organizar em sindicatos era barrado. Mas a classe operria usou logo a sua arma mais conhecida: a greve. Atravs dela conseguia melhorar um pouco sua situao.

Primeiras Greves no Brasil


1791: Greve dos trabalhadores das oficinas das Casas de Armas (Rio de Janeiro); 1815: Greve dos pescadores (Recife); 1858: Greve dos grficos (Rio de Janeiro); 1863: Greve dos ferrovirios (Rio de Janeiro); 1877: Greve dos carregadores de Santos. Nessa poca, nos pases industrializados, j se faziam enormes greves. Basta lembrar os milhes de grevistas em Chicago, EUA, em 1886.

Quais os principais motivos destas primeiras greves?


Por salrios (aumento, atraso, contra a reduo do salrio); Por melhores condies de trabalho (por Lei de proteo aos menores e mulheres, contra os acidentes, contra os chefes, pelo descanso semanal); Por jornada de 8 horas de trabalho; Por solidariedade (contra demisses, prises e punies); Contra o no cumprimento de acordos pelos patres; Por motivos polticos (boicotes polticos); Contra a carestia de vida.

Situao econmica e social da classe operria


Quando comeou a nascer a indstria, o Brasil vivia de uma economia tipicamente colonial, baseada na exportao de matria prima e produtos agrcolas e na importao de quase todos os produtos industrializados. A industrializao no Brasil teve incio quando outros pases j estavam altamente industrializados. Nesses pases, em longos anos de lutas a classe operria tinha conseguido uma srie de vitrias sobre a classe burguesa. O proletariado brasileiro nasceu quando no conjunto do mundo ocidental j se aceitavam determinadas reivindicaes que no eram aceitas um sculo antes. Mas a maior parte das conquistas operrias na Europa e Estados Unidos, conseguidas com muita luta e sacrifcio, no eram reconhecidas no Brasil. As reivindicaes conquistadas h alguns anos pelo proletariado europeu, no Brasil ainda eram vistas como "coisas de subversivos" e tratadas a ferro e fogo pelo Governo. E importante lembrar que o trabalhador brasileiro no sofreu o mesmo processo de formao do trabalhador europeu. Aqui os trabalhadores passaram diretamente do campo cidade, trazendo para a indstria toda a mentalidade caracterstica da vida agrria: individualismo, fatalismo, comodismo e a submisso ao patro e ao Governo. O longo processo de lutas entre a classe operria e a burguesia ocorrido na Europa, que levou os trabalhadores a criar e desenvolver formas cada vez mais avanadas e organizadas de enfrentar o inimigo, no ocorreu da mesma forma no Brasil. Por isso mesmo, as formas de luta do movimento operrio vo ser trazidas de fora, pela grande quantidade de trabalhadores vindos da Europa nessa poca. Sob a influncia da maioria operaria estrangeira, o movimento operrio brasileiro repetiu os temas habituais do socialismo europeu, principalmente o anti-clericalismo, o anti-militarismo, o internacionalismo operrio e as crticas veementes ao capitalismo. Mas todos esses temas importados, no respondiam aos sentimentos tpicos da nascente classe operria brasileira. Isso contribuiu para formar uma pequena elite politizada, capaz de entender esses grandes temas, mas deixou a grande massa afastada de tudo.

Segundo perodo: de 1900 at 1930


Situao econmica da poca
Por volta de 1900, a cidade de So Paulo tinha 240 mil habitantes e o Rio de Janeiro 688 mil. O Brasil nessa poca dependia quase que totalmente da agricultura. A base da economia era o caf. Mas os fazendeiros comearam tambm a instalar indstrias porque j era bom negcio. A classe operria era composta especialmente de trabalhadores estrangeiros, principalmente de italianos e espanhis. Porque trabalhadores estrangeiros? Porque nesse perodo no havia mais escravos e a mo de obra estrangeira era mais acostumada civilizao industrial nos seus pases de origem. Os fazendeiros e o Governo instalaram agnciasde propaganda na Europa e prometeram aos italianos, espanhis e outros que, se viessem para o Brasil teriam terra, instrumentos e casa. Vieram milhes para o Brasil. O que aconteceu com esses trabalhadores estrangeiros? Uns poucos conseguiram terra. Grande parte ficou trabalhando nas fazendas de caf. A maioria deixou, depois, o campo e veio para a cidade. Neste perodo, de 1880 a 1920, a indstria que mais se desenvolveu foi a txtil. Os capitalistas da Inglaterra e de outros pases da Europa, como tambm dos Estados Unidos, tinham muito interesse em se instalar aqui. Grande parte das mquinas, j usadas, eram vendidas pela Inglaterra para o Brasil. Foi assim que comeou a industrializao no Brasil. Nos primeiros anos deste sculo j existiam grandes indstrias. Em So Paulo havia a indstria txtil Mariangela (Matarazzo), com 3 mil operrios, a tecelagem Santana, com 2 mil operrios, o Cotonifcio Crespi, com 2 mil operrios, a Antrtica, com mil operrios.

As vrias formas de organizao da classe operria


Ao mesmo tempo em que as fbricas aumentam, cresce a organizao da classe operria. Multiplicam-se as organizaes operrias com os mais variados nomes: Centro das Classes Operrias, Filhos do Trabalho, Sociedade Internacional Unio dos Operrios, Centro Protetor dos Operrios, Grupos dos Homens Livres, Sindicatos de Trabalhadores. De 1900 a 1920 criam-se muitos sindicatos e vrias formas de organizao operria. Eis as principais formas de organizao da poca:

Sindicatos At 1915 existiam sindicatos por ofcios: todos os torneiros, todos os mecnicos, etc. Durante a primeira guerra mundial comeou a organizao por categorias: todos os metalrgicos, todos os txteis etc... Cada organizao operria decidia sua forma de organizao, seus estatutos. Naquela poca os sindicatos tinham nomes diversificados. Por exemplo: Unio dos Operrios em Fbricas de Tecido, Unio dos Metalrgicos, Sindicato das Pedreiras, Associao Grfica, Centro dos Carregadores, etc. Os sindicatos funcionavam como instrumento de luta, de solidariedade, de lazer, de atividades culturais, de comemoraes e local de reunies. Eles se sustentavam com contribuies dos trabalhadores. O Governo negava a sua existncia, no lhe dava nenhum reconhecimento legal.

Federaes Vrios sindicatos de diferentes ramos de indstrias e servios se agrupavam e formavam uma federao. Tinham um papel de comando mais geral. Por exemplo a Federao Operria de So Paulo, a Unio Geral dos Trabalhadores ou Federao dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (reunia,

em 1920, 25 sindicatos de diversos ramos industriais), a Federao dos Condutores de Veculos, a Federao Martima. Tambm se formaram organizaes temporrias da classe operria: os comits.

Comit Esta forma de organizao geralmente aparece em momentos de grande mobilizao e greve. Temos dois exemplos: em 1912, depois das manifestaes do Primeiro de Maio, foi criado o Comit de Agitao Contra a Carestia de Vida, com o objetivo de organizar os trabalhadores e de lutar contra o custo de vida. Em 1917, durante a grande greve de So Paulo, foi o Comit de Defesa Proletria que comandou o movimento grevista.

Congresso Eram encontros gerais da classe operria. Foram realizados trs Congressos Operrios, tirando bandeiras de lutas e formas de organizao. Por exemplo, a luta pela jornada de 8 horas de trabalho foi a grande bandeira do 1 Congresso. No 10 Congresso Operrio Brasileiro em 1906 decidiu-se criar a Central Operria Brasileira (COB) que passou a existir em 1907. Outros congressos foram organizados em 1913 e 1920.

(Leia Anexo 1)
Os militantes operrios da poca davam muita importncia imprensa operria. Assim os operrios no incio do sculo, tinham uma imprensa muito ativa. Circulavam muitos jornais e a maioria em lnguas estrangeiras: espanhol, italiano, alemo como A Plebe, Fanfulla, La Bataglia, A Voz do Trabalhador, Novo Rumo e muitos outros.

Principais fatos de 1900 at 1930


O perodo de 1903 a 1908 um momento de grandes greves. A resposta do Governo era uma s: represso policial. O ano de 1906 riqussimo em greves. Realiza-se tambm o 10 Congresso Operrio Brasileiro e depois fundada a Confederao Operria Brasileira (COB). De 1908 a 1912 h um refluxo da luta operria, com a polcia desmantelando os sindicatos. Todos os Primeiros de Maio eram comemorados em praa pblica, todos eram reprimidos pela polcia. Em 1912 o filho do presidente da Repblica Hermes da Fonseca, organizou um Congresso Operrio para neutralizar os anarquistas e socialistas. nessa linha que mais tarde o presidente Arthur Bernardes seguiu procurando o apoio dos sindicatos para se eleger presidente. Em 1913 a COB organizou o Segundo Congresso Operrio Brasileiro. Em 1917 Greve Geral em So Paulo, por aumento de salrio, comeando numa tecelagem, e se estendendo por todo Estado. O Comit de Defesa Proletria por trs dias quase dominou a cidade toda. Houve comcios com 80mil operrios.

(Leia anexo 2)
No Recife tambm em 1917 acontecem vrias greves. O Governo no Rio decretou o Estado de Stio, proibiu todas as manifestaes e fechou todos os sindicatos do pas. De 1920 a 1926 o Brasil viveu em Estado de Stio: desarticulou-se todo o movimento operrio. A partir de 1919 o Governo iniciou um esboo de legislao social; eis as primeiras leis:

1919 Lei sobre acidentes de trabalho; 1925 Lei de 15 dias de frias; 1926 Lei sobre o trabalho do menor. Essas leis existiram quase que s no papel. De 1920 a 1930 h luta poltica entre os militantes operrios das vrias correntes que existiam no movimento: a anarquista, a comunista e a catlica. A partir de 1922 os Primeiros de Maio sero organizados sempre separados em duas ou trs manifestaes. Os catlicos comeam a fazer a sua manifestao. Em 1922 fundou-se o Partido Comunista do Brasil num congresso de 9 pessoas, 7 operrios e 2 intelectuais. A partir dessa data a tendncia comunista-socialista se fortaleceu e passou a disputar com os anarquistas a direo dos sindicatos. At 1932 os anarquistas continuaram ativos, mas perdendo cada vez mais fora para os comunistas. A partir de 1922 o movimento operrio dividiu-se em Federaes anarquistas, comunistas e amarelas. Em 1929 os comunistas fundaram a Confederao Geral dos Trabalhadores Brasileiros (CGTB), que teve vida quase s no papel. A Revoluo de 1930 encontrou o movimento operrio esmagado por longos anos de represso e dividido entre si. Isso permitir a implantao do sindicalismo oficial por Getlio Vargas.

Tendncias do movimento operrio sindical at 1930


Tendncia anarquista a tendncia predominante no comeo da industrializao no Brasil. tambm chamada de anarco-sindicalismo. anti-capitalista, quer o fim da propriedade privada e das classes; contra qualquer opresso. Na viso anarquista todo Estado opressor; prope um regime libertrio. Para os anarquistas a soluo uma Repblica Sindicalista; O anarquismo diz que s a ao direta resolve. Nada de parlamento de partidos; a nica luta que importa a luta sindical. Tem um forte tom internacionalista: "Operrio no tem ptria".

Tendncia Socialista Fala na mudana do sistema, mas na verdade contenta-se com algumas reformas, por isso ser chamada de reformista. Baseia-se na aliana, nos interesses comuns entre burguesia e proletariado; Esta tendncia passa a ser conhecida como "Social Democracia".

Tendncia Comunista anti-capitalista: quer uma sociedade sem classes. Para os comunistas necessrio um partido para a classe operria se libertar; Necessidade de um Estado Operrio. Prope um regime de "Ditadura democrtica do proletariado" (K. Marx).

Tendncia Catlica Aceita a sociedade capitalista. V a necessidade de retoques, mas no grosso aceita a sociedade dividida em classes. Quer diminuir as desigualdades mais gritantes. A tendncia catlica desenvolve uma oposio especial viso anarquista e comunista.

Tendncia Trabalhista Viso conservadora da sociedade. Seus adeptos so chamados de "Amarelos". Defende a conquista de alguns direitos para os trabalhadores;

Quer um sindicalismo de estreita ligao com a burguesia; Recruta seus adeptos da rea socialista e catlica.

A passagem do Brasil agrcola ao Brasil industrial


No podemos esquecer que at 1930 o Brasil era governado pela burguesia latifundiria, isto , os grandes senhores da terra. Eram homens que impunham ao Governo a mentalidade violenta e autoritria que vigorava no campo. As reivindicaes operrias eram reprimidas com a maior violncia o que provocava uma resposta ainda mais violenta dos trabalhadores. Essa confrontao direta entre o Governo e a classe operria no interessava aos novos setores da burguesia que comeavam a ter maior expresso na economia brasileira: industriais, comerciantes, banqueiros. O que esses setores desejavam era ordem e estabilidade para desenvolver suas atividades. Eles percebiam, com muita clareza e mais inteligncia que os latifundirios, o perigo que representava para o sistema capitalista, o tratamento violento das questes operrias. A crise geral do capitalismo de 1929 agravou a crise brasileira. Houve a grande crise do caf. Isso fez passar dianteira da economia a produo industrial. A nova burguesia industrial liderou a revoluo de 1930, e Getlio Vargas foi o nome mais destacado. Com essa mudana nos rumos da economia, a classe operria comeou a ser tratada de outra forma pelo Governo. O novo grupo no poder, a Aliana Liberal, sob a liderana de Getlio Vargas, mostrou imediatamente uma nova mentalidade frente ao movimento operrio. O tempo em que o ltimo Presidente da Repblica antes da revoluo de 1930, Washington Luiz, afirmava que "a questo social caso de polcia", j estava superado.

Terceiro perodo: de 1930 a 1945


A dcada de 1930 v acontecer mudanas profundas na sociedade brasileira. A indstria teve um grande desenvolvimento, ao mesmo tempo que diminui a importncia do setor agrcola. O poder que, at a vitria da Aliana Liberal, estava nas mos da burguesia agrria, passou pouco a pouco s mos da burguesia urbana. Com a perda de importncia do setor agrrio, muitos camponeses ou colonos abandonaram o interior e vieram procurar trabalho nas cidades. A classe operria que at este momento estava formada por uma maioria de estrangeiros, passou a ser constituda principalmente por brasileiros. E esses novos operrios no tinham nenhuma ligao com as lutas da classe operria do perodo anterior. Essa massa de operrios provocou uma mudana de mentalidade da burguesia com relao questo social. assim que de 1930 at 1937 se faro quase todas as leis trabalhistas que depois Getlio juntar na Consolidao das Leis do Trabalho (CLT). A nova burguesia industrial passa a ter uma atitude diferente, frente ao sindicato. O sindicalismo brasileiro chega s portas da dcada de 30 completamente esbugalhado pela represso policial, pela crise econmica e pelas divises internas. O ltimo presidente antes de Vargas, Washington Luiz quase resumindo o pensamento de toda a burguesia desde o comeo do sculo, dizia que "a questo social era um caso de polcia, e como tal devia ser resolvida com as patas dos cavalos". Isto explica porque Vargas, porta-estandarte da burguesia liberal, conseguiu impor com relativa facilidade seu plano de sindicalismo oficial. Em 1931 Vargas cria o Ministrio do Trabalho; j era o comeo de um plano de controle sobre a classe operria e de atrelamento dos sindicatos ao Estado burgus.

O Sindicato no Plano de Getlio


O sindicato passou a ser uma entidade ligada ao Estado burgus e garantido por ele. O sindicato, assim, pode viver sem o apoio efetivo da classe, pois bastava-lhe unicamente ser reconhecido e aprovado pelo Governo. Existindo um nico sindicato, este se transformou automaticamente em representante oficial obrigatrio da categoria em negociaes e lutas com a classe dos patres. Isto , o sindicato no ope sua fora conforme a participao da massa de sua categoria na luta, mas simplesmente, por ser o nico interlocutor legalmente reconhecido para desempenhar esse papel. Toda essa organizao dos sindicatos, imposta de cima para baixo, ao mesmo tempo em que eram violentamente reprimidas as organizaes socialistas e as autnticas lideranas operrias, e em que grandes massas do campo se integravam ao sistema industrial, marcou o fim do velho movimento sindical. Marcou o fim das associaes criadas espontaneamente pelos militantes operrios socialistas. Marcou o fim do sindicalismo baseado na luta de classes, que via nas lutas econmicas e salariais um meio de chegar a abolio da explorao baseada na propriedade privada dos meios de produo. A CLT regula, com numerosos detalhes, a submisso dos sindicatos ao Ministrio do Trabalho. Ele quem fornece a carta de reconhecimento s entidades sindicais, sem o que elas no podem funcionar. As eleies so controladas por ele; devem ser submetidos ao Ministrio o oramento e as prestaes de contas, bem como, todas as deliberaes das assembleias sindicais. O Ministrio pode, ainda, congelar as contas bancrias das entidades sindicais. E, para estreitar ainda mais esse atrelamento do sindicato ao Governo, o Ministrio pode destituir diretorias legalmente eleitas e colocar em seu lugar interventores de sua absoluta confiana, o que tem feito com bastante frequncia, principalmente nos momentos crticos como ocorreu em 1947, 1954, 1964, 1980, 1983.

Caractersticas do novo sindicalismo "ministerial"


Alguns de seus aspectos mais relevantes merecem ser destacados, pelo que tem de atual no Movimento Operrio.

A despolitizao das lutas sindicais A finalidade dos sindicatos, passou a ser de mero assistencialismo e, uma vez por ano, a conquista de melhorias salariais. A sua finalidade dar aos trabalhadores tudo aquilo que precisam, menos o principal: conscincia poltica de sua situao de classe explorada pela burguesia nacional e imperialista.

O papel contraditrio do sindicato Um sindicato que "dado" aos trabalhadores pelo Estado burgus, com a funo de colaborar com este mesmo Estado, s poderia dar os frutos que deu at hoje: o desinteresse e a indiferena dos operrios pela sua sorte. Nessas condies, o sindicato vive uma contradio fundamental: seu objetivo, como de todo sindicato, lutar pelos interesses da classe operria. Ao mesmo tempo, obrigado a colaborar com a ordem estabelecida, isto , com o regime capitalista, contrrio aos interesses operrios. Dessa forma, a liberdade e autonomia sindical, so uma expresso vazia, que no apresenta contedo real. Na verdade, o sindicato brasileiro tem liberdade e autonomia unicamente para apoiar o Governo.

(Leia anexos 3 e 4)

Principais fatos deste perodo Em 1900 o Brasil tinha 15 milhes de habitantes, e So Paulo tinha 240 mil habitantes. O nmero de operrios crescer proporcionalmente ao crescimento da industrializao. Vejamos esse quadro:

10

ANO 1890 1907 1920 1930 1940 1950

N0 DE OPERRIOS NO ESTADO DE S.PAULO ? 22.355 83.998 119.296 272.865 484.844

N0 DE OPERRIOS NO BRASIL 55.000 149.140 275.512 ? 781.185 1.256.807

De 1931 a 1934 criaram-se quase todas as leis trabalhistas e sociais que temos hoje no Brasil. Em 1931 foi criado o Ministrio do Trabalho como "juiz" entre patres e empregados. Para dominar o Movimento Operrio foi preciso controlar os sindicatos. Por isso foi preciso destruir os sindicatos livres, politizados, ativos contra os patres e construir sindicatos atrelados, de colaborao entre as classes. Criou-se o sindicato nico atravs de toda uma legislao sindical. Todo sindicato dever ter: Carta de reconhecimento sindical; Estatuto padro; Controle das finanas pelo Governo; Direito de interveno pelo Governo; Atestado ideolgico dos membros da diretoria; Imposto sindical e assistencialismo obrigatrio.

At 1934, haviam dois tipos de sindicatos; o sindicato do Governo e o sindicato livre. O Governo reprimia tudo o que era programado pelos sindicatos livres e apoiava tudo que vinha dos sindicatos oficiais. Em 1935 houve a tentativa de insurreio liderada pelos comunistas. A frente popular chamada Aliana Nacional Libertadora liderou esse movimento que no chegou a mobilizar o povo. A resposta de Vargas foi uma grande represso e os sindicatos foram fechados. A partir da os sindicatos livres no conseguiram se levantar. A partir de 1935 a represso fecha toda e qualquer organizao sindical no oficial, inclusive as Federaes. Comeam 10 anos de represso total classe operria. Em 1937 oficializa-se a ditadura de Vargas: o "Estado Novo". O Governo pressionava a classe a sindicalizar-se, mas os sindicatos continuavam vazios. Exemplo: no Rio em 1935 haviam 86 sindicatos; em 1945 s havia 58. A greve terminantemente proibida em toda a poca da ditadura. Em 1939, o Governo, para encher os sindicatos, obriga-os a prestar assistncia mdica e social aos scios. A partir de 1940 Getlio cria o Imposto Sindical para sustentar este tipo de sindicato. Em 1940 institudo o salrio mnimo. De 1940 a 1945 a poca da Segunda Guerra Mundial. Muda a conjuntura poltica. Getlio tambm muda sua conduta, pois precisa da classe operria para apoiar seu projeto poltico. O PCB lidera o apoio ao ditador em troca da penetrao nos sindicatos e da anistia. o "queremos Getlio", "queremismo" de 1945. Em 1944 o PCB tinha criado o Movimento Unitrio dos Trabalhadores (MUT), sem que o Governo o proibisse. De 1930 a 1940 a dcada que marcou a passagem das "patas do cavalo" ao Imposto Sindical. Foi a poca da implantao de Getlio e da ideologia populista. Criou-se toda a Legislao Trabalhista Criou-se o sindicato oficial para atrelar o movimento operrio.

A ideologia a seguinte: "J hora de substituir o velho e negativo conceito de luta de classes pelo conceito novo, construtivo e orgnico de colaborao de classes". (Lindolfo Collor, 1931, Ministro do Trabalho).

11

'Transformar o proletariado numa fora orgnica de cooperao com o Estado e no deixar entregue a ao dissolvente de elementos perturbadores" (Vargas, 1938). Elemento fundamental para isso o fortalecimento dos sindicatos oficiais. E eles para existirem precisam do Imposto Sindical. Por isso Getlio criou o Imposto Sindical. Em 1943 Getlio promulga a CLT.

Quarto perodo: de 1945 at 1964


A) Principais fatos do fim da II Guerra Mundial at 1950
Com o fim da guerra, a situao no Brasil e no resto do mundo muda. poca de "democratizao" a nvel mundial. Isso trs ao mundo todo um afrouxamento da presso sobre os Sindicatos e Partidos Comunistas. A Unio Sovitica e os Estados Unidos, tinham lutado juntos na guerra, e viviam um perodo de relativa trgua. O Brasil acompanha o clima mundial de democratizao. Assim Vargas toma as primeiras medidas estabelecimento de relaes com a URSS. democratizantes: anistia, legalizao do PCB,

Em 1945 o MUT, seguindo a linha do PCB, nesta poca, tenta por todos os meios refrear o movimento e impedir greves. O MUT levou uma poltica de conciliao, no aprofundou a crtica estrutura oficial e a luta pelo desligamento do sindicalismo oficial. Em junho de 1946 o PCB aprovou a realizao de um congresso operrio que visava a criao da Confederao Geral dos Trabalhadores Brasileiros (CGTB) em substituio ao MUT. A CGTB passa a atuar levando a mesma poltica do MUT, de propor aos operrios de "apertar os cintos". A classe operria no atende o pedido de conciliao e parte para repetidas greves. Em 1947 o Governo Dutra, acompanhando a virada poltica internacional, pe o MUT e o CGTB na ilegalidade. Inicia-se uma poca de grande represso classe operria. O Governo intervm em mais de 400 Sindicatos. A greve fica novamente proibida pela Lei-9070.

B) A Poltica populista
O perodo de 1945 a 1964 a poca de ouro da ideologia populista. A ideologia do populismo tem estas ideias bsicas: "O Estado acima das classes. O Estado protege os fracos. O Estado cuida do povo todo."

Essa poltica foi implantada pela burguesia, com o apoio da poltica conciliadora dos partidos de esquerda. Essa poltica levou consolidao da estrutura sindical criada pela ditadura de Vargas. Enfraqueceu a organizao da classe operria de forma autnoma em relao burguesia e aos partidos. Destruiu a ideia de luta de classe e criou a confuso ideolgica.

12

C) De 1950 at 1960: de Vargas a Jnio


Nesta poca aparecem em cena as indstrias gigantescas como a petrolfera, a qumica, a farmacutica. A indstria siderrgica se espande para acompanhar o novo surto industrial. Agora a metalrgica e a eletrnica passam a liderar o campo industrial, enquanto a indstria txtil e de alimentos passam para o terceiro lugar. Esta fase do populismo de Vargas mostrou melhor seus aspectos nacionalistas. Falava-se em Brasil como grande potncia, independente de compromissos com o imperialismo. Falava-se em Brasil como nao cada vez mais rica e desenvolvida graas colaborao entre a burguesia nacional e o proletariado. Esta poca marca uma nova asceno do movimento operrio sindical. tambm nesta poca que os homens do poder numa linha populista, desencadeiam as grandes lutas anti-imperialistas conhecidas como a campanha de "O Petrleo nosso" com a criao da Petrobrs e da Eletrobrs. Durante toda a dcada de 1950 as esquerdas, lideradas pelo PCB, participam cada vez mais desse clima populista, onde no se distinguem as duas classes antagnicas: burguesia e proletariado, e onde a direo poltica-ideolgica est nas mos da burguesia nacional. A classe operria fica sem rumo, pois os diferentes sindicatos que seguiam a orientao do PCB, levavam uma poltica contraditria. Ora mandavam apoiar Vargas, porque diziase que levava uma poltica nacionalista. Ora mandavam se opor a Vargas, porque se dizia que apoiava os Estados Unidos e se opunha Unio Sovitica. Os anos de 1953 at 1963 marcam uma retomada das greves; e junto com estas greves a classe operria formar vrios organismos unificados para a luta operria.

D) Vejamos a sequncia dos principais fatos:


Em 1950, Vargas acaba com o atestado ideolgico para cargos sindicais. 1951 aumento de 100% no salrio mnimo que estava congelado desde 1943. 1951 e 52 so anos de pouqussimas greves. 1953 os trabalhadores txteis iniciam uma greve em So Paulo, que logo se estende para outras categorias. Atinge 7 categorias com 300.000 grevistas.

uma greve intercategorias na qual se forma o Comando Geral de Greve (CGG), que em seguida se transforma na Comisso Intersindical (CIS), da qual participam principalmente dirigentes sindicais. A CIS formada principalmente por dirigentes comunistas. Estes acabam por adotar um princpio que marcar o desenvolvimento do sindicalismo at 1964: na plataforma da CIS, se diz que " necessrio a aprovao das diretorias sindicais oficiais para realizao de qualquer manifestao dos trabalhadores". Isto dar tom s vrias articulaes posteriores: a mesma organizao centralizada que dirige a classe se d o direito de control-la. Da CIS se cria outro organismo chamado Pacto de Unidade Intersindical (PUI), em junho de 1953, que nasce como uma articulao de lideranas sindicais, de federaes e sindicatos. Mais de 100 sindicatos participaram do PUI. 1955 e 56 so anos de arrocho salarial e de forte represso aos sindicatos. 1955: muitas greves econmicas.

Em outubro de 1957 h uma greve generalizada com 500.000 trabalhadores: o PUI lidera o movimento. Havia uma enorme comisso negociadora composta de 10.000 membros; fazia assembleias com at 100.000 pessoas. At 1958 h uma elevao do salrio real. De 1958 em diante temos uma inflao alta, ao mesmo tempo que se d uma industrializao acelerada. A desnacionalizao acelerada da economia, provoca uma mobilizao operria contra a inflao e

13

uma politizao muito forte das lutas. As direes sindicais, sempre ameaavam com a Greve Geral, mas sempre adiavam por motivos externos aos interesses da classe operria. 1958 o PCB aprofunda sua poltica oportunista de aliana com a burguesia e atrelamento da classe operria a poltica da burguesia nacional.

Assim no seu programa o PCB passa a propor: "Frente nica de luta por um Governo nacionalista e democrtico do qual participam a burguesia interessada no desenvolvimento independente e progressista da economia nacional; setores de latifundirios que possuem contradies com o imperialismo norteamericano... os grupos da burguesia ligados a monoplios imperialistas rivais dos monoplios dos Estados Unidos e que so prejudicados por estes". "Nas presentes condies do pas o desenvolvimento capitalista corresponde aos interesses do proletariado e de todo o povo". Estas ideias influem fortemente na atuao das direes sindicais que passam a ter uma poltica de mobilizao, porm controlada, dos sindicatos e da classe operria. Foi uma poltica de castrao total da classe operria, que mostrar seu fracasso com a total falta de reao dos trabalhadores ao golpe de 64. 1959: as propostas dos sindicatos so de reformas estruturais da sociedade geral. Por isso os trabalhadores sero chamados a fazerem greves constantemente. No comeo dos anos 60, a burguesia aprofunda sua ao no Movimento Operrio.

Os Estados Unidos passam a preocupar-se com os rumos polticos do Brasil que aos seus olhos era uma "Repblica Sindicalista". Eles atuam no movimento operrio atravs do Instituto Americano para o Desenvolvimento do Sindicalismo Livre (IADESIL). L, treinam os seus lderes sindicais. E a CIA atuando diretamente e formando os futuros interventores dos sindicatos para agirem aps o golpe de 1964.

E) De 1960 at 31.03.64
Em consequncia do processo inflacionrio, as massas comeam a reivindicar aumentos salariais cada vez mais frequentes. As lutas reivindicatrias so quase dirias, para evitar o rebaixamento do poder aquisitivo dos salrios. Em 1960 houve em So Paulo 180 greves que atingiram 954 empresas. Em 1961 houve em So Paulo 154 greves que atingiram 980 empresas.

Nesse contexto a classe operria desenvolve as suas organizaes sindicais. Em 1960 realiza-se a 2a Conferncia Sindical Nacional, criando no Rio o Pacto de Unidade e Ao (PUA); logo depois o 30 Congresso Sindical Nacional. Em 1961 cria-se o Comando Geral dos trabalhadores (CGT).

Este anos marcaram o nascimento do movimento sindical no campo; criada a Confederao Nacional dos Trabalhadores Agrcolas (CONTAG). As Ligas Camponesas se organizam melhor e passam a ter um peso poltico nacional. Todas essas organizaes unificadas da classe trabalhadora nascem de lutas concretas e impulsionam outras lutas. Este um perodo de rpida politizao da classe operria. Alm das greves econmicas a classe operria faz numerosas greves intercategorias e polticas. O Brasil precisa de uma total reformulao, precisa de "Reformas de Base": essa era a viso geral da poca. A classe operria, atravs dos que se diziam seus lderes, e que comandavam suas articulaes, cria uma poltica contraditria com relao ao Governo e as Foras Armadas. todo um perodo de alianas e rompimentos. Mas at 1963 o que predomina um pacto entre Governo, Exrcito e Sindicatos. A impresso geral passada pela imprensa falada e escrita era que o Brasil estava se tornando uma "Repblica Sindicalista", e isso passou pela cabea de muitos lderes da classe operria, como o

14

prprio Luiz Carlos Prestes que chegou a dizer que "a classe operria j est no poder, s falta estar no Governo". Em 1961 com a renncia do presidente Jnio Quadros a classe operria jogada, por seus lderes, na maior confuso. O PCB, primeiro lana a palavra de ordem: "Mobilizar para a Greve Geral, contra o golpe e pela volta de Jnio Quadros". Logo depois passa a dar apoio a inmeras greves pela posse do vice-presidente Joo Goulart. No Rio Grande do Sul, Brizola + PCB + Sindicatos + Exrcito, estimulam greves e distribuem armas ao povo para garantir a posse de Joo Goulart.

o auge da poltica populista. Est montado o trip da confuso. O Estado, a Burguesia e o Trabalhador todos juntos, lutando pelo mesmo objetivo: a posse do vice-presidente Goulart! Enquanto isso, desde 1960 fortalece-se uma tendncia anticomunista, burguesa, no sindicalismo. apoiada pela direita e pelos EUA, atravs do IADESIL. o chamado Movimento Sindical Democrtico (MSD)... a turma do Joaquim e Cia. So contra as greves, contra a agitao e trabalham pelo golpe militar.

F) Governo de Jango 1961 - 1964


caracterizado por: Fortssima inflao; Greves constantes; Radicalizao do movimento de massa; Ligao estreita entre sindicatos e Jango.

Em toda essa poca se realizam constantemente greves de apoio ao Governo ameaado. No meio do ano de 1961 h uma greve generalizada para conseguir o 13o salrio. Logo aps esta greve, o Comando Geral de Greve (CGG) convoca o 40 Congresso Nacional dos Sindicatos. Neste Congresso o CGG transforma-se em Comando Geral dos Trabalhadores (CGT), que passa a ser um organismo de coordenao dos sindicatos.

Do CGT faro parte o PUA (Rio), o CPOS (SP) e trs Federaes Ministeriais: CNT1 (Confederao Nacional dos Trabalhadores da Indstria) CNTT (Transportes), CNTB (Bancos). Depois entrar a CONTAG (Confederao Nacional dos Trabalhadores Agrcolas).

(Leia Anexo 5 e 6)
Em outubro de 1963, h 700.000 operrios em greve em So Paulo. Pela primeira vez se juntam 78 sindicatos em negociao com a FIESP. A represso violenta. Em quatro dias de greve em So Paulo, a classe consegue 80% de aumento para todo mundo. A partir do fim de 1963 a burguesia prepara o Golpe Militar. Estava-se rompendo o pacto civil-militar. Nos sindicatos o Movimento Sindical Democrtico (MSD), trabalha claramente com os golpistas. O PCB ainda manda confiar nas "tradies democrticas e nacionalistas das Foras Armadas". O CGT limita-se a ameaar uma Greve Geral mas fica numa poltica confusa e nem sequer distribui os milhares de panfletos impressos para a hiptese do golpe; achava que as Foras Armadas no dariam o golpe. A 31 de maro de 1964, desarmado pela sua liderana, o proletariado brasileiro foi rapidamente esmagado pelo golpe militar.

O golpe de 1964 ps fim a um movimento operrio de forte tom populista. O movimento operrio destes anos pode ser caracterizado como um movimento combativo, mas com fraca conscincia de classe e sempre levado a lutar em defesa de interesses de outras classes. Sua organizao de base era fraca. O golpe deixou clara a falncia da poltica baseada no nacionalismo, no populismo e no reformismo operrio.

15

G) O golpe militar de 31 de maro de 1964


Em 1964, chegamos ao fim do sistema de democracia populista que comeou com Vargas. Dentro do processo de desenvolvimento da sociedade brasileira, de 1930 at 1964, houve constantemente duas tendncias no sistema poltico populista. De um lado, a fora burguesa e de outro a fora proletria. A medida que as contradies econmicas e polticas avanavam, essas duas tendncias definiam-se e opunham-se cada vez mais entre si. Nos ltimos anos antes de 1964 a fora popular tomou mais pujana e chegou at a ameaar a estabilidade das foras burguesas que tradicionalmente dirigiam o pas. Isso provocou a unio de todas as foras reacionrias burguesas, dirigidas pelos interesses dos trustes americanos e a aplicao do golpe militar de 31 de maro de 1964, com o objetivo de por fim ao progresso da fora proletrio-popular. Com o golpe de 31 de maro, pretende-se impor ao Brasil, uma nova estrutura social e uma nova ideologia. No mais os planos de um Brasil autnomo, livre do imperialismo, mas um Brasil baseado na aliana com o capital internacional, um Brasil em estreita ligao com os Estados Unidos, pas lder da chamada "civilizao ocidental". Para isso era necessrio calar todas as vozes que falavam, era necessrio um regime militar. Dentro dessa nova realidade, era imperiosa uma definio do Governo frente ao movimento operrio sindical. Roberto Campos, ministro do Planejamento de Castelo Branco, assim define a "Posio dos Assalariados no Plano do Governo Revolucionrio": "O 10 pecado do antigo trabalhismo era a preocupao obsessiva com a alta macia dos salrios nominais. O 20 vcio era seu desinteresse por outros aspectos da luta operria, no fundo mais significativo do que a simples reivindicao salarial como: educao, casa prpria, assistncia, previdncia social". Com base nisso que o novo Governo formula as novas diretrizes da poltica sindical, que podemos resumir assim: Acabar com a participao da classe assalariada nas decises polticas em geral. O sindicalismo ser amordaado: prises, perseguies, assassinatos.

Em consequncia, se poder restaurar o controle da classe dominante sobre o proletariado, atravs do controle da poltica salarial, do controle do movimento sindical, do combate mortal s lideranas. Disso tudo derivam as consequncias prticas: No pode mais haver greve, ser crime contra a Segurana Nacional. So destrudas todas as organizaes intersindicais. Interveno em todos os sindicatos que levavam uma linha combativa. Priso de milhares de lderes operrios e delegados de fbricas. Volta a se exigir o atestado ideolgico para cargos sindicais. A nova poltica salarial o "Arrocho Salarial".

Quinto perodo: De 1964 a 1980


Viso geral do perodo
O golpe de 31 de maro de 1964 sufocou o movimento operrio no Brasil inteiro. A causa desa derrota do movimento operrio foi a falta de uma profunda e slida organizao dos trabalhadores. O movimento operrio sindical at 64 carecia de uma verdadeira organizao dentro das fbricas. O sindicalismo at 64 era um sindicalismo de cpula, dirigido de cima.

16

As decises no vinham das bases, mas sim da vontade das lideranas que atrelavam o movimento s decises dos partidos. O movimento sindical at 64 corria na onda da poltica populista. Com o golpe de 31 de maro de 1964 o movimento operrio-sindical sofreu um golpe mortal; tudo parecia morto. Sem liderana, o movimento sindical se encontrava como um corpo destroado e sem cabea. Mas as medidas econmicas do arrocho salarial provocaram uma situao de desespero to grande que propiciou o aparecimento de movimentos expontneos de revolta em todo o Brasil. Junto com essa situao de desespero da classe operria e consequente revolta, assistimos ao aparecimento de novos movimentos proletrios sem os vcios do passado. Essas novas foras tinham vivido as consequncias dos erros do sindicalismo at 64. A grande lio era comear pela base e no pelas cpulas.

O que os Governos ps 1964 querem do sindicalismo


Vimos que de 1950 at 1964 os sindicatos retomaram uma certa vitalidade. O golpe de 31 de maro de 1964 disse um basta a tudo isto. Os Governos Militares ps 64 dedicaram um esforo enorme para transformar a imagem e a realidade do sindicato. O sindicato no pode mais ser rgo de politizao, de reivindicao, de luta de classe. O sindicato tem que ser um rgo assistencialista, tem que promover a paz social. Essa a vontade dos militares no poder. Os vrios Governos Militares tomaram vrias medidas para conseguir esses objetivos. Tudo passou a fazer parte de um plano: transformar o sindicalismo combativo de antes de 64 que eles chamaram de "sindicalismo baderneiro", num sindicalismo vazio, o que chamaram de "sindicalismo construtivo". As medidas que esses Governos toaram foram as seguintes: Fundo de Garantia por Tempo de Servio. Banco Nacional da Habitao. Doao de terrenos aos sindicatos para colnias de frias, hospitais, etc. Bolsas de estudo aos filhos de trabalhadores. Convnio de assistncia mdica dos sindicatos com INPS. PIS (Plano de Integrao Social). Assistncia jurdica gratuita prestada pelos sindicatos aos trabalhadores. Plano de valorizao dos sindicatos (plano de emprstimos aos scios).

Tudo isso responde ao plano de valorizar os sindicatos como rgos assistenciais e negao de qualquer tipo de luta proletria e popular. O novo sindicalismo visto pela Oposio Sindical Metalrgica de So Paulo em 1970 Assim, em So Paulo, a Oposio Sindical Metalrgica, em 1970 escrevia sobre a situao sindical: "Aps 1964 historicamente, est comeando a 2a etapa do sindicalismo brasileiro. No mais o sindicalismo dos tempos de Getlio ou de Jango, baseado na confiana e expectativa do Governo. Hoje est nascendo um sindicalismo novo: sem esperanas no Governo e sem meios termos com os patres. Sindicalismo que v claro sua frente o centro do problema: o problema poltico e o problema de luta de classes. Esse sindicalismo est nascendo, lentamente, das vrias dcadas de experincias da classe operria brasileira e do movimento sindical. A lio mais importante a seguinte: O sindicalismo novo, verdadeiro, tem que nascer de baixo para cima; da fbrica at a organizao das vrias fbricas em organizao de classe: o sindicato. Precisa ser afirmada a ideia de que o sindicato os trabalhadores organizados nas

17

sees, nas fbricas, reunidos com os outros trabalhadores, organizados para planejar e travar lutas. O sindicato no pode mais seguir a linha cupulista. So as massas trabalhadoras que tem de acordar. A tarefa da direo organizar, centralizar, animar, sugerir, politizar. De nada adianta forar a massa a queimar etapas e marchar com passo maior do que suas prprias pernas. Tarefa dura e lenta para o sindicalismo, mas profunda e duradoura."

De 1964 a 1968
Com o golpe militar em maro de 64 e o fim do populismo, os patres esto tranquilos outra vez. O Governo investe contra a classe trabalhadora de todas as formas: Interveno nos sindicatos; Prises de lideranas e perseguies cerradas; Mortes, desaparecimentos, exlio, cassaes; A lei de greve fica mais dura: Lei 4330; E criado o Fundo de Garantia por Tempo de Servio (FGTS); Com isso acabou a Lei da Estabilidade e a rotatividade aumenta fortemente. Lei do arrocho salarial, reajustes abaixo da inflao. a Lei 4725.

Mas o movimento operrio levanta a cabea. A situao de arrocho estimula a reao da classe operria. Em abril de 1968, em Contagem (Minas Gerais), estoura uma greve que consegue 10% de aumento. Em junho este aumento estendido ao Brasil todo, como um "Abono de Emergncia". Em So Paulo o 10 de Maio v um forte choque entre pelegos e Governo e classe operria radicalizada. O palanque do governador incendiado. Em julho, no municpio paulista de Osasco, h uma greve generalizada em vrias fbricas metalrgicas. A Comisso de Fbrica da Cobrasma, maior metalrgica da regio, lidera o movimento, em estreita colaborao com o sindicato. Em 1968 no eixo So Paulo-Osasco nasce a experincia da "Oposio Sindical". O ponto principal desse movimento a luta para transformar toda a estrutura sindical brasileira que atrelada ao Estado, e cupulista. As vrias Oposies Sindicais em formao buscam um novo projeto sindical para o Brasil. A partir do golpe militar de 64 h um movimento de autocrtica na esquerda. Isso acontece no Brasil ao mesmo tempo que algo parecido acontecia nos outros pases do mundo. A experincia da Revoluo Cubana leva muitos comunistas a reverem sua prtica. A partir disso se formaro no Brasil vrios grupos que pregavam a derrubada da ditadura militar pela via das armas. Assim nestes anos de fim da dcada de 60 e incio de 70 encontraremos no Brasil vrias organizaes dessa linha: ALN, VPR, VAR-Palmares, MR-8, Molipo, PCBR, Colina, etc. No mundo todo a "Revoluo Cultural" chinesa estava exercendo uma grande influncia. No Brasil quem mais se embalava por isso o PCdoB, a Ala Vermelha e a Ao Popular. Nestes anos atuam no Brasil vrios grupos de influncia trostskysta como POC, POLOP, e outros.

De 1969 a 1974
A burguesia quer garantir um perodo de forte expanso econmica com mais arrocho; por isso, em 13.12.68 os militares decretam o Ato Institucional n?5 (AI-5). uma nova fase da ditadura militar cujas caractersticas so as seguintes: Aumenta a perseguio aos trabalhadores nas fbricas, nos bairros, nas fazendas. Assassinatos, torturas e prises passam a ser rotina.

18

A chuva de pedra e chumbo cai sobre todo mundo: operrios, camponeses, estudantes, professores, Igreja, artistas e polticos. Este foi o perodo de limpeza de rea para poder garantir um salto da economia servio dos patres. a poca do "Brasil ame-o ou deixe-o", "Pr frente Brasil". Os militares tentaram e conseguiram enganar boa parte do povo com iluses. O arrocho apertou mais; foi a hora do "vamos fazer o bolo crescer para depois dividir", segundo as palavras do Delfim. Em 1973 Delfim Neto falsificou o ndice de reajuste pr deixar mais dinheiro com os patres e com isso desenvolver mais a economia. E conseguiu... a custa da misria do povo.

Neste perodo duas prticas de luta esto presentes na esquerda brasileira: a) H quem ache que a luta armada, na cidade e no campo a soluo. b) Outros defendem uma acumulao de foras com a luta dentro das fbricas e nos bairros. Cresce e se firma o trabalho escondido das Oposies Sindicais: temos pequenos grupos e pequenas lutas nas fbricas. Mesmo nesta poca h pequenas greves por aumento, como na Mercedes, Volks, Ford de So Bernardo do Campo em 1973. Em So Paulo, so pequenas paradas e operaes tartaruga. Em 73 houve greve na Villares Santo Amaro; foi um marco de referncia.

De 1974 at a "Abertura"
O ano de 1974 o ano do voto de insatisfao e protesto que estoura nas eleies polticas de novembro. Foi uma eleio-plebiscito: "No ditadura". Ningum quer mais este Governo que a est. Comeam as passeatas de estudantes em 75 e 76. Vrios quebra-quebras de trens e nibus mostram a insatisfao e a exploso da revolta. Nas fbricas aumentam as pequenas paradas e as operaes tartaruga. Alguns sindicatos comeam a ter uma prtica no pelega e progressivamente combativa. Aos poucos esses sindicatos se aproximaro e passaro a agir em bloco. Este ser o ncleo inicial do chamado "bloco autntico". O sindicato ponta de lana deste bloco, ser o dos Metalrgicos de So Bernardo.

De 1977 a 1980
No ano de 1977 inicia-se a luta pela "reposio salarial". J em agosto de 1976 o Banco Mundial havia publicado, para o mundo todo, a falsificao dos ndices do aumento do custo de vida feito pelo Ministro Delfim Neto, que prejudicou os trabalhadores em 34% no aumento dos seus salrio. Em setembro de 1977 em So Bernardo, os metalrgicos fazem assembleias com mais de 5 mil pessoas para organizar a luta pela reconquista dos 34%. H ensaios de greve na Ford e Mercedes, principais fbricas de So Bernardo. Em So Paulo, durante a campanha salarial de novembro quase se foi a greve. Mas a diretoria do sindicato conseguiu anular a luta e, aos invs de greve, em So Paulo, abriu-se um processo na justia para reaver a diferena da falsificao do ndice de 1974. O ano de 1978 comea j aquecido na luta pelos 34% iniciada no ano anterior. Em So Bernardo dentro das grandes fbricas, grupos de at-vistas comeam a preparar a greve, fbrica por fbrica. Em So Paulo ativistas militantes da Oposio Sindical Metalrgica intensificam a preparao da greve. Em So Bernardo, a reivindicao por 21 %. Em So Paulo se reivindicava 20%. Em 12.05.78 a Scania Vabis de So Bernardo, pra as mquinas. Logo depois a vez da Ford,

19

Mercedes e outras grandes metalrgicas de So Bernardo. Em So Paulo no havia como fazer a negociao, pois os metalrgicos no confiavam na direo sindical liderada pelo interventor Joaquim dos Santos Andrade. Assim, a palavra de ordem da Oposio Sindical de formar Comisses de Fbrica passa a se tornar necessria e se concretizar. Em 30.10.78 os metalrgicos de So Paulo fazem a 1 greve geral da categoria aps 1964. Realiza-se a maior assembleia operria desde o golpe militar, quando 30 mil pessoas na rua votam a continuidade da greve. A direo sindical, a mando dos patres e dos militares no poder trai descaradamente a greve. At as conquistas das greves de maio, junho e julho so anuladas. O ano de 1979 v a grande greve metalrgica de So Bernardo. Alis todo o ano de 1979 ser cheio de greves. Os grevistas se contam aos milhes. A greve de abril de 1979 em So Bernardo inicia uma tradio: sero realizadas grandes assembleias, todos os dias, com at 100 mil metalrgicos. E ser uma greve longa, no s de alguns dias. O Governo decretar a interveno, visando acabar com a greve, mas nem a interveno conseguir esvaziar a greve. Em novembro de 1979 h uma grande greve entre os metalrgicos de So Paulo. a primeira greve geral de uma categoria inteira desde o golpe de 1964. A direo sindical, sempre ao lado dos patres, tudo faz contra a greve. A Oposio sindical dirige a luta. uma greve de rua com grandes piquetes. So os primeiros aps 1964. A represso violenta: morre o ativista metalrgico Santo Dias, assassinado pela represso num piquete.

1979: Os blocos no Movimento Sindical


O ano de 1979 v formar-se duas tendncias no movimento sindical. Isto aparece claramente em So Paulo, mas est menos presente nos vrios outros centros industriais.

So dois blocos com polticas diferentes, com vises e prticas totalmente inconciliveis. o que passa a ser chamado "Bloco Reformista", e "Bloco Autntico". O bloco reformista repete a palavra "unidade", e tenta por todos os meios evitar greves, lutas, enfrentamentos com os patres e com o Governo. Eles propem uma aliana da classe operria com a classe patronal propondo que se faa um "pacto social", isto , todos os brasileiros juntos contra os patres estrangeiros, o FMI. Todos, patres e operrios, unidos contra a crise.

Nesta viso, o Brasil vive uma crise grande e s poder sair dela com a unio entre patres e operrios contra o FMI. No se pode ento fazer greves prolongadas nem aes que possam prejudicar a abertura que os militares esto dando. "Nada de aventuras!" a palavra de ordem. Este bloco chamado de "reformista" composto pelo PCB, MR-8 e o PCdoB; embora este ltimo muitas vezes apoie a luta, acaba sempre se aliando aos pelegos e reformistas. O principal apoio deste bloco so os velhos pelegos, inimigos da classe operria. A poltica deste bloco reformista entrar no sindicato de qualquer jeito, e uma vez l, melhorar um pouco as coisas. Por isso se aliam aos pelegos. O sindicato principal deste bloco o dos Metalrgicos de So Paulo. Do outro lado tem o chamado "bloco autntico", ou "combativo". A prtica deste bloco de enfrentar os patres e o Governo com greves de longa durao. No acreditam em acordo nacional com os patres, so contra o pacto social.

O objetivo deste bloco conquistar sindicatos para servir luta da classe operria, por isso se propem a tirar os pelegos de dentro dos sindicatos, como um passo nesse caminho. Este bloco chamado de "autntico" composto seja por sindicalistas que despertam na luta sem ligao com a esquerda organizada, seja por muitos que participaram ou participam de organizaes de esquerda que no se alinham com os "reformistas" do PCB, MR-8 e PCdoB. A principal caracterstica deste bloco o aspecto "classista", quer dizer, eles vem duas classes na sociedade: patres e operrios e as duas esto em luta constante. Neste bloco encontramos sindicalistas de origem do sindicalismo "combativo" tipo So Bernardo e sindicalistas que vm da rea das Oposies Sindicais. As prticas dos dois so diferentes, mas aos poucos se unificaram melhor.

20

Em 1980 a principal luta que aparece a greve de 41 dias dos metalrgicos de So Bernardo. Durante esta greve o 1 de Maio comemorado em So Bernardo, e saem s ruas mais de 100 mil pessoas.

O Governo responde greve de So Bernardo como sempre: represso, prises e cassaes. Nesta grande greve de 1980 o fosso entre "reformistas" e "autnticos" se faz cada vez mais fundo. Antes da assembleia que decretou a greve, Hercules Correia procura o Lula e se oferece para impedir que a massa entre em greve. Lula recusou a "ajuda fraternal" e a greve estourou. Das centenas de greves dos anos 78, 79 e 80 fica clara para a classe operria a necessidade da unio de toda classe trabalhadora para enfrentar os patres. Assim a ideia de uma Central nica de Trabalhadores, que rena todos na mesma luta, aos poucos toma corpo no meio da classe operria. O raciocnio era simples; todos tinham percebido isto nas vrias lutas isoladas: "se ficarmos isolados os patres nos vencem sempre; se nos unirmos seremos fortes e venceremos". Assim no meio dos sindicalistas se retoma a ideia que apareceu nvel de cpula sindical, em 1977, de se realizar uma grande Conferncia das Classes Trabalhadoras (CONCLAT). Junto com a ideia do CONCLAT, avana a ideia de se criar uma Central nica dos Trabalhadores (CUT).

21

Anexo 1

A "Ao Direta" - Programa do sindicalismo arnaquista


"A Confederao Operria Brasileira, tendo bem em conta as resolues do seu Primeiro Congresso, chama novamente a vossa ateno para a ttica e os mtodos adotados nos dias que correm, pelo proletariado universal. Tendo em conta que a emancipao do trabalhador deve ser obra dele prprio, que s tero valor real as conquistas alcanadas pelo seu prprio esforo, e nunca pela interveno de terceiros, que enervante e prejudicial, a Confederao Operria Brasileira lana o presente apelo a todos os explorados, a todas as vtimas da atual organizao social. J no Primeiro Congresso ficou resolvido, em vista do operariado achar-se extremamente dividido pelas suas opinies polticas e religiosas, "que a nica base slida de acordo e de ao so os interesses econmicos comuns a toda classe operria, os de mais clara e pronta compreenso; que todos os trabalhadores, ensinados pela experincia e desiludidos da salvao vinda da sua vontade e ao reconhecem a necessidade iniludvel da ao econmica direta de presso e resistncia, sem a qual ainda para os mais legalitrios no h lei que valha". No foi sem razo que o dito Congresso aconselhou o proletariado a organizar-se em sociedade de resistncia econmica, como agrupamento essencial e ao direta como ttica de luta, pois s assim conseguiremos alcanar a nossa completa emancipao. No est muito longe o dia. Tudo questo da atividade que cada indivduo em particular, e a coletividade em geral, demonstrem em prol dos seus prprios interesses. Companheiros: a comisso reorganizadora da Confederao Operria Brasileira, alentada com as vigorosas provas de afeto e incitamento recebidas, recomenda-vos uma vez mais a maior ateno para estas circulares que hoje comea a remeter a todas as associaes operrias existentes no pas. Rio, 5 de outubro de 1912".

22

Anexo 2

A greve geral de 1917


"So Paulo uma cidade morta: sua populao est alarmada, os rostos denotam apreenso e pnico, porque tudo est fechado, sem o menor movimento. Pelas ruas, afora alguns transeuntes apressados, s circulavam veculos militares, requisitados pela Cia. Antrctica e demais indstrias, com tropas armadas de fuzis e metralhadoras. H ordem de atirar sobre quem fique parado na rua. Nos bairros fabris do Brs, Moca, Barra Funda, Lapa, sucedem-se tiroteios com grupos de populares; em certas ruas j comearam a fazer barricadas com pedras, madeiras velhas, carroas viradas e a polcia no se atreve a passar por l, porque dos telhados e cantos partem tiros certeiros. Os jornais saem cheios de notcias sem comentrios quase, mas o que se sabe sumamente grave, prenunciando dramticos acontecimentos. Este aspecto da cidade de So Paulo, em julho de 1917, descrito pelo militante operrio e historiador Everardo Dias, d a impresso de um verdadeiro campo de batalha. De fato, a greve geral de 1917 paralisou completamente a capital paulista e colocou, frente a frente, o movimento operrio organizado principalmente pelas lideranas anarquistas e a classe dominante atravs de um forte aparato repressivo do Estado. O conflito iniciou-se com greves localizadas em fbricas txteis ainda no ms de junho. Melhores salrios e melhores condies de trabalho eram as reivindicaes. A Fora Pblica reprimiu violentamente uma concentrao de operrios, sendo assassinado o sapateiro anarquista Antnio Martinez. O enterro do jovem operrio, no dia 11, foi o marco de violentas manifestaes contra a polcia, representando o momento em que a greve se generalizou por toda a cidade. O cortejo fnebre saiu do Brs, verdadeiro reduto da classe operria, atravessou o aterro do Carmo e deslocou-se at ao Cemitrio do Ara, passando pelo centro da cidade e enfrentando o forte aparato repressivo. Organiza-se o Comit de Defesa Proletria. A greve geral recebe adeses de trabalhadores de vrias cidades do interior paulista, alm da solidariedade da Federao Operria do Rio de Janeiro. O nmero de grevistas chegou a 50 mil, por volta do dia 15. O Governo Estadual pede reforos para a represso ao Governo Federal, com deslocamento de tropas do interior e de dois navios de guerra, at as docas de Santos. As lutas nas ruas so interminveis;, desencadeou-se verdadeira revolta popular. Saques de armazens, ataques a autoridades, piquetes, comcios e pancadarias dominam a cidade. O chamado "esprito de carnaval" toma conta da massa proletria em movimento: os garotos depredam os lampies de gs, deixando as ruas s escuras; grupos de jovens invadem os bondes e convencem os motoristas a alterar o trajeto. Crianas, homens e mulheres organizam-se nas Ligas Operrias de bairros, outra forma de associao criada pelos anarquistas. Os bairros operrios tornam-se verdadeiras fortalezas de resistncia dos grevistas: barricadas e esconderijos impenetrveis espalham-se pelos curtios e becos tortuosos da Lapa, Brs, Moca, Barra Funda, Ipiranga, Cambuci e Belenzinho. A burguesia industrial paulista, setor mais astuto das classes dominantes, percebeu logo que a pura represso no daria conta do conflito. Formou-se, ento, uma Comisso de Jornalistas que serviria de mediadora entre operrios e patres. Os grandes empresrios aceitam uma srie de reivindicaes. O presidente do Estado e o prefeito de So Paulo prometeram, da parte do Governo, fiscalizar as condies de trabalho de mulheres e menores, o preo e a qualidade dos gneros alimentcios e libertar os grevistas presos. Os empresrios concederam 20% de aumento salarial e a promessa de no dispensar os grevistas. No dia 15 de julho, em grandes comcios operrios no Brs, Lapa e Ipiranga, a massa grevista aceitou o compromisso patronal, a partir da proposta de volta ao trabalho levada pelo Comit de Defesa Proletria. (Extrado de Ricardo Maranho "Brasil Histria"

23

Anexo 3

O sindicalismo na viso de Getlio Vargas 1930-1937


"O novo Ministrio mantm estreito contato com as indstrias e comrcio, sem falar nos representantes das classes operrias, procurando assisti-los em todos os seus interesses. A sua norma de ao consiste em substituir a luta de classes, negativa e estril, pelo conceito orgnico e justo da colaborao entre as classes, com severa ateno as condies econmicas do pas e aos reclamos da justia social". (Getlio Vargas) "No Brasil, onde as classes trabalhistas no possuem a poderosa estrutura associativa nem a combatividade do proletariado dos pases industriais e onde as desinteligncias entre o capital e o trabalho no apresentam, felizmente, aspecto de beligerncia, a falta, at bem pouco, de organizaes e mtodos sindicalistas, determinou a falsa impresso de serem os sindicatos rgos de luta, quando, realmente, o so de defesa e colaborao dos fatores capital e trabalho com o poder pblico". (Getlio Vargas) "A organizao do trabalho, no sentido que se lhe deve dar, num momento conturbado e de profundas transformaes sociais e econmicas como o atual, no pode realizar-se, com proveito para as classes patronais e benefcios para os operrios, seno mediante inteligente, ponderada e sistemtica coordenao para conciliar e garantir os seus mtuos interesses". (Getlio Vargas) "Com a criao dos Sindicatos Profissionais moldados em regras uniformes e precisas, d-se s aspiraes dos trabalhadores e s necessidades dos patres expresso legal normal e autorizada. O arbtrio, tanto de uns como de outros, gera a desconfiana, causa de descontentamento, produz atritos que estalam em greves e lock-outs. Os sindicatos ou associaes de classe sero os prachoques dessas tendncias antagnicas". (Ministro do Trabalho, Lindolfo Collor)

24

Anexo 4

Principais artigos da CLT sobre o sindicato


Art. 513. So prerrogativas dos sindicatos: a) representar, perante as autoridades administrativas e judicirias, os interesses gerais da respectiva categoria ou profisso liberal ou os interesses individuais dos associados relativos atividade ou profisso exercida; b) celebrar contratos coletivos de trabalho; c) colaborar com o Estado, como rgos tcnicos e consultivos, no estudo e soluo dos problemas que se relacionam com a respectiva categoria ou profisso liberal.

d) impor contribuies a todos aqueles que participam das categorias econmicas ou profissionais ou das profisses liberais representadas. Art. 514. So deveres dos sindicatos: a) colaborar com os poderes pblicos no desenvolvimento da solidariedade. b) manter servios de assistncia judiciria para os associados. Art. 516. No ser reconhecido mais de um sindicato representativo da mesma categoria econmica ou profissional, ou profisso liberal, em uma dada base territorial. Art. 518. O pedido de reconhecimento ser dirigido ao Ministro do Trabalho e Previdncia Social instrudo com exemplar ou cpia autenticada dos estatutos da associao. 10 Os estatutos devero conter: a) a denominao e a sede da associao; b) a categoria econmica ou profissional ou a profisso liberal cuja representao requerida; c) a afirmao de que a associao agir como rgo de colaborao com os poderes pblicos e as demais associaes no sentido da solidariedade social e da subordinao dos interesses econmicos ou profissionais ao interesse nacional.

Art. 521. So condies para o funcionamento do sindicato: a) proibio de qualquer propaganda de doutrinas incompatveis com as instituies e os interesses da Nao.

25

Anexo 5

C.G.T.

Programa

de unidade e ao
(09.1963)

"Unidos na frente nica das foras democrticas e nacionalistas, declaramos que, para a manuteno da traquilidade, da ordem e do progresso social-econmico do pas teremos de realizar imediatamente um programa de unidade e ao com os seguintes e irremovveis pontos: b) Defesa das liberdades democrticas contra qualquer tentativa de implantao do estado de stio; direito de voto ao soldado, ao marinheiro, cabos e analfabetos. Pela elegibilidade de todos os eleitores, sem quaisquer discriminaes. c) Apoio decidido a aprovao imediata de emenda que garanta os direitos de serem eleitos os sargentos e os cabos das Foras Armadas e Auxiliares; anistia ampla e irrestrita, beneficiando os soldados, marinheiros, cabos e sargentos e demais processados por crimes polticos; d) Reforma agrria com efetiva distribuio de terra dos latifundirios aos camponeses, atravs da ao imediata do Poder Executivo; apoio decidido campanha dos camponeses em luta pela posse da terra e pela reforma agrria; modificaes da Constituio Federal, no problema da distribuio da terra, pelos reflexos benficos que trar a toda a populao do pas, com o aumento do poder aquisitivo dos trabalhadores rurais e o consequente incremento industrial e das atividades comerciais, resultando assim na maior produtividade da nao; e) Regulamentao imediata da lei de remessa de lucros e nacionalizao pelo custo histrico das concessionrias de servios pblicos, moinhos, frigorficos, e da indstria farmacutica de estrangeiros; criao da Aerobras; interveno no mercado de gnero alimentcios.

f) Ampliao do monoplio estatal do petrleo, com a encampao das refinarias particulares e entregues Petrobras para a distribuio de todos os produtos; g) h) Rigorosa seletividade do crdito para que o dinheiro do povo seja aplicado exclusivamente em benefcio do povo e monoplio estatal do cmbio; Realizao de uma reforma bancria universitria, eleitoral e administrativa". progressista, tributria, urbana, monetria,

26

Anexo 6

Uma revisso crtica do CGT


O CGT e a base
Muitas vezes esta questo mal colocada. Muitos dos que viveram aquela poca no admitem este questionamento e logo jogam na mesa: "Como o CGT no tinha base se parava o pas na hora que quisesse?". E os que no viveram aquela poca no sabem responder. Mas precisamos entender bem a distino entre poder de mobilizao em uma poca de forte inflao com fora do poder real e em uma conjuntura onde quase sempre se contava com o apoio do setor militar, alm do jogo constante com o poder do Presidente da Repblica. Quando esse apoiou o movimento ele estava forte, quando esse mudou, as coisas tambm mudaram. Em 31.03.64, sem os militares apoiando, no sairam as greves que podiam impedir o golpe. Est claro que o enraizamento dos sindicatos dentro das fbricas era pequeno. Isto se deve a duas causas. Primeiro toda a estrutura sindical brasileira viciada pois permite a existncia de um sindicalismo sem razes nenhuma na base. Os sindicatos brasileiros no possuem ncleos ao nvel das fbricas que possam atrair esses trabalhadores. Por isso, o sucesso de uma greve depende no de um sentido de dever da classe, mas das dificuldades econmicas e da fora da autoridade externa, na forma de um piquete mandado pelo sindicato para impedir as massas trabalhadoras de entrar nas fbricas. A resposta da massa aos apelos do CGT, mais do que uma penetrao deste na base, significa uma obedincia "autoridade do sindicato". Este um aspecto fundamental para entender a funo do CGT com a grande massa. importante pensar bem na iluso da "Repblica Sindicalista" que se imaginou existir na poca. Pensar na iluso de "j estar no poder" e na grande iluso que custou carssimo de que "se houver o golpe militar, a classe operria responder". Muitos observadores atriburam grande porte poltico aos lderes sindicais da poca, mas deixaram de observar limitaes substanciais nesse poder. As principais limitaes vinham de dentro das organizaes sindicais, isto , a fraqueza fundamental das organizaes dos trabalhadores brasileiros. Poucos lderes sindicais possuam fortes laos institucionais com a massa dos trabalhadores. Esta negligncia para com as bases no os impedia contudo, de organizar greves regularmente e com sucesso. Pois a espiral inflacionria corroia de modo constante o poder aquisitivo e predispunha os assalariados descontentes a paralizar o trabalho. Estas greves criaram a iluso de que os dirigentes sindicais exerciam forte controle sobre uma importante massa poltica e por isso os polticos concederam a eles crescentes poderes dentro da mquina estatal. A distncia entre os sonhos da cpula e a realidade da base era enorme. A segunda causa de toda esta prtica do CGT foi a poltica geral levada pelo PCB e reproduzida direta ou indiretamente pelos lderes sindicais que atuavam no CGT. Era toda uma poltica que no se apoiava na participao concreta da massa. A massa servia mais para respaldar as decises das lideranas do movimento do que ela prpria decidir sua poltica e lev-la prtica autonomamente. O sindicalismo era visto como um aparelho do partido. A questo da autonomia entre sindicato e partido era esquecida.

O CGT e a estrutura sindical


Todos estes pactos intersindicais e o prprio CGT, em um certo sentido, levam a um certo rompimento com a legislao sindical oficial, com a estrutura sindical. Mas todas estas organizaes e o CGT tm a mesma doena crnica. Representam a unio dos vrios sindicatos, ligados mesma estrutura sindical oficial, sem bases reais nos locais de trabalho. Hoje est claro que, em todas estas articulaes faltou uma linha, um movimento pela libertao dos sindicatos da tutela oficial do Governo e um esforo bem maior para enraizar o sindicalismo nas bases, dentro das fbricas, nos locais de trabalho. Mas nesta poca, as lideranas operrias e sindicais no estavam interessadas nestes aspectos. Isto

27

exigiria entrar em choque direto com o Governo e romperia o que chamamos de "Pacto Populista", que era a grande iluso da poca. Esta estrutura permanece a mesma, com todas as variaes do movimento sindical desde a dcada de 40, e mesmo no perodo de apogeu do sindicalismo brasileiro na dcada de 50, que a absorveu integralmente, e, num certo sentido, acomodou-se a ela.

1964, O Golpe Militar e o CGT


A fora do CGT mostrou-se impotente no confronto com os golpistas. Apesar da convocao da greve geral, esta foi um solene fracasso. A principal razo, entretanto, foi que, ao habituar-se a um trabalho de cpula, mantendo a estrutura sindical, o CGT distanciou-se da organizao das bases. Habituara-se convocao de greves gerais que s funcionavam porque paravam os transportes pblicos. Quando comeou a represso e caa s lideranas sindicais, desestruturou-se a resistncia como que por encanto. "Tralhadores Muitas Lutas Uma s Classe"

28

You might also like