You are on page 1of 3

ATIVIDADES DE COMPLEMENTAO DE ESTUDOS 3 BIMESTRE

Expectativas de aprendizagem:: reconhece os elementos que constituem o texto de gnero potico; reconhece no texto o uso do artigo e do numeral,assim como sua classificao; reconhece o uso dos substantivos,dos verbos, dos pronomes e dos adjetivos no texto; reconhece as diversas formas de uso dos porqus em um texto; reconhece o uso dos advrbios no texto e sua classificao de acordo com a relao de sentido empregado ao texto.

Leia o texto abaixo (responda em seu caderno)

Ceclia Meireles

Sonhos da Menina
A flor com que a menina sonha est no sonho? ou na fronha? Sonho risonho: O vento sozinho no seu carrinho. De que tamanho seria o rebanho? A vizinha apanha a sombrinha de teia de aranha . . . Na lua h um ninho de passarinho. A lua com que a menina sonha o linho do sonho ou a lua da fronha? 1parte: A partir da anlise do texto. 1 - De acordo com que aprendemos em sala de aula sobre o texto potico, aponte os elementos encontrados no texto de Ceclia Meireles que o caracteriza como poema. 2- Aprendemos em sala que nos poemas, os versos isolados nem sempre apresentam sentido completo; mas numa estrofe, sim. Retire do texto de Ceclia Meireles um trecho que confirme esta afirmao. 3- H uma repetio de ideias e sonora no texto? De exemplos e explique qual a finalidade dela no texto. 4- O texto apresenta uma linguagem conotativa ou denotativa? Justifique apresentando um trecho do texto. 5- Segundo o que vimos em sala, o eu lrico uma figura criada pelo autor para representar ou assumir os sentimentos do poema. O eu lrico desse texto a Ceclia Meireles? Justifique sua resposta. 6- Retire do texto uma personificao. 7- Como aprendemos a poesia muitas vezes se utiliza de comparaes para expressar seus sentimentos. No texto lido h uma comparao? 8- Explique que rebanho esse no qual o poema se refere: De que tamanho/seria o rebanho? 9- O poema apresenta uma caracterstica para o sonho da menina. Qual? Justifique com trecho do texto. 10- No trecho: A flor com que a menina sonha. um verso? Justifique e diga quantas estrofes existem no poema. 2 parte: Gramtica a partir do texto. 1- Retire uma locuo adverbial do poema apresentando qual a forma verbal que ela modifica e apresente a circunstncia expressa por ela no poema. 2- Retire dois artigos do texto, classifique-o e apresente o substantivo a que ele se refere. 3- No trecho: ou a lua da fronha? . Na palavra em destaque h ocorrncia de artigo? Explique. 4- Retire todas as locues adverbiais da ltima estrofe e classifique-as. 5- Na primeira estrofe A flor com que a menina sonha. Explique por que foi usado artigo definido a nas duas ocorrncias e no um artigo indefinido?Explique apresentando o sentido do uso doas artigos definidos e indefinidos no texto.

3 parte: Outras linguagens 1-Leia a tira abaixo:

a) Explique o uso da palavra por que no primeiro quadrinho. b) Explique o uso da palavra por que no ltimo quadrinho. 2- Leia a tira abaixo:

a) Retire uma locuo adverbial do primeiro quadrinho, classifique-a e apresente qual forma verbal ela se refere. b) Retire uma locuo adverbial do segundo quadrinho, classifique-a e apresente qual forma verbal ela se refere. c) Retire duas locues adverbiais do terceiro quadrinho, classifique-as e apresente quais as formas verbais ela se refere. d) Retire uma locuo adverbial do ltimo quadrinho, classifique-a e apresente qual forma verbal ela se refere. 4- Leia o texto abaixo:

a) Retire o numeral, classifique e explique se o uso dele no texto est de acordo com as normas padro da lngua.

You might also like