You are on page 1of 31

Fsico Qumica princpios

Professor: Thiago Moreira

Estudo geral dos gases

Variveis de estado e quantidade de substncia


Para se estudar os gases, usa-se um modelo que denominado Gs Ideal ou Perfeito. Esse gs hipottico. As variveis que caracterizam o estado de um gs so:
A) Volume (V) - Os gases no tm volume nem forma prprios. Por

definio, o volume de um gs o volume do recipiente que o contm.


B) Presso (P) - A presso de um gs devida aos choques das

molculas contra as paredes do recipiente.


C) Temperatura (T) - o estado de agitao das partculas do gs. No

estudo dos gases usa-se muito a temperatura absoluta em Kelvin (K).

Clapeyron (fsico francs) estabeleceu que o quociente

PV/T diretamente proporcional ao nmero n de moles de um gs. No estado gasoso, as molculas encontram-se isoladas, separadas umas das outras por grandes espaos vazios em relao ao seu tamanho e em contnuo movimento de translao, rotao e vibrao e praticamente no h interao.

Um gs tem a forma do recipiente onde est contido e ocupa

todo o espao limitado pelas paredes do recipiente.


A teoria cintica dos gases considera estas molculas em

contnuo movimento desordenado e colidindo umas com as outras e com as paredes do recipiente que contm o gs. As colises das molculas entre si e contra as paredes do recipiente que as contm so perfeitamente elsticas e de durao desprezvel.

Os principais parmetros de interpretao de um gs so a

sua temperatura, em Kelvin (energia cintica das molculas), e sua presso (impacto das molculas com o recipiente). "Em determinadas condies, um gs real apresenta comportamento que se aproxima do previsto para o gs ideal."

As molculas no exercem fora umas sobre as outras, exceto quando colidem.

No caso de um gs, o volume o do recipiente que o

contm. O volume pode ser expresso atravs das unidades abaixo (mais comuns).

A temperatura uma medida da energia cintica mdia de todas as molculas que constituem o gs. Quanto mais alta a temperatura do gs, mais alta sero as velocidades das molculas que o formam.

A presso resultante da coliso das molculas do gs

com as paredes do recipiente que o contm, fora por unidade de rea. Normalmente a presso medida em atmosfera (atm), milmetros de mercrio (mmHg), centmetros de mercrio (cmHg) ou torricelli (torr).

Leis de gases (Transformaes gasosas)


A lei de Boyle-Mariotte estabelece que temperatura constante, a massa de

um dado gs ocupa um volume que inversamente proporcional presso exercida sobre o mesmo. Se a presso dobrada, o volume cai para a metade. Se a presso cai para a metade, o volume dobra. Transformaes gasosas temperatura constante so chamadas de isotrmicas.
O produto P.V = cte. Portanto, para o caso de um gs que sai de P1 e V1 e vai

para P2 e V2, atravs de um processo isotrmico...

A lei de Charles/Gay-Lussac estabelece que presso

constante, o volume ocupado por uma massa gasosa diretamente proporcional temperatura absoluta. Transformaes gasosas presso constante so chamadas de isobricas. Se a temperatura do gs dobra, seu volume tambm dobrar. Se a temperatura do gs cair para metade, o volume tambm cair para metade. V / T = cte. Portanto, para o caso de um gs que sai de T1 e V1 e vai para T2 eV2, atravs de um processo isobrico...

Outra constatao de Charles/Gay-Lussac a de que

volume constante, a presso exercida por uma massa de gs diretamente proporcional temperatura absoluta. Transformaes gasosas volume constante so chamadas de isocricas ou isovolumtricas. P / T = cte. Portanto, para o caso de um gs que sai de T1 e P1 e vai para T2 e P2, atravs de um processo isovolumtrico...

Equao Geral dos Gases


As equaes apresentadas at aqui se prestam a situaes em

que uma das variveis do gs se mantm constante. Para o caso em que as trs variveis se modifiquem durante o processo temos a equao geral dos gases, que obtida a partir das leis apresentadas anteriormente.

Equao geral dos gases: uma equao que relaciona as

trs variveis de estado (presso, volume e temperatura). Sua frmula P1V1/T1 = P2V2/T2, sendo que os ndices referem-se ordem cronolgica. Ela ser sempre aplicada quando, em uma transformao, o gs sofrer variao em suas trs variveis de estado (presso, volume e temperatura).

(nmero de mols constante)

A lei de Avogadro se origina do fato de o tamanho das

molculas ser desprezvel em relao s distncias que as separam: volumes iguais de gases quaisquer, mesma temperatura e presso, possuem o mesmo nmero de molculas. O volume molar foi definido como o ocupado por um mol de qualquer gs nas CNTP e igual a 22,4 litros (independe do gs).

Equao de Clapeyron
As leis de Boyle-Mariotte, Charles/Gay-Lussac e de

Avogadro possibilitam a obteno da equao de estado de um gs ou equao de Clapeyron que relaciona quantidade de mols de um gs com presso, volume e temperatura, sendo R a constante universal dos gases perfeitos.

n = nmero de mols.

Gs ideal ou gs perfeito
um modelo terico. um gs que obedece s equaes

pV/T = k e pV = nRT, com exatido matemtica, ou seja, obedece rigorosamente aos postulados da teoria cintica dos gases, s leis de Boyle-Mariotte, Charles, Gay-Lussac, Equao geral de estado e Equao de Estado dos gases. Na prtica, temos gases reais. Um gs real tende para o gs ideal quando a presso tende a zero e a temperatura se eleva.

Relaes entre gases


Densidade absoluta de um gs nas CNTP: uma

grandeza definida como a razo entre a massa e o volume ocupado por esta massa nas CNTP.

Densidade de um gs a uma presso p e temperatura T: a relao entre a massa (m) e o volume ocupado (V) e pode ser calculada a partir da Equao de Estado (Clapeyron): PV=nRT

Densidade relativa de um gs A em relao a outro

gs: Define-se como o quociente entre as densidades absolutas dos gases A e B, na mesma Presso e Temperatura.

Densidade relativa de um gs A em relao ao ar: Define-se como o quociente entre a densidade absoluta do gs A e a densidade do Ar, na mesma Presso e Temperatura.

Efuso e difuso de gases - Lei de Graham


Efuso de gases a passagem de um gs por pequenos

orifcios, para um ambiente externo de menor presso. Difuso de gases a mistura de gases quando colocados uns na presena de outros ou seja o movimento espontneo de disseminao das molculas de uma substncia gasosa em outra substncia, de modo a formar uma mistura homognea. Tambm se considera difuso a passagem de uma substncia gasosa atravs de uma parede porosa. Lei de Graham: As velocidades de efuso e de difuso so inversamente proporcionais s razes quadradas de suas massas moleculares (ou de suas densidades).

De mesmo modo pode-se calcular a velocidade de difuso do gs A

em relao ao gs B pela equao:

Misturas gasosas - presso parcial (Lei de Dalton)

2. Fundamentos da Termodinmica
Termodinmica: Relaciona as trocas de energia entre um sistema

(gasoso) e o meio externo. Essas trocas podem acontecer envolvendo calor, energia interna e trabalho. Considerando um gs, num sistema fechado, contido num cilindro provido de um mbolo que pode se deslocar sem atrito. Ao aquecer o sistema, o gs se expande e desloca o mbolo para cima. O calor fornecido provocou o deslocamento do mbolo e o sistema realizou um trabalho contra o meio exterior. O calor e o trabalho correspondem as trocas de energia. Trabalho realizado ( ), segundo a fsica, igual ao produto da fora exercida sobre o mbolo F pelo seu deslocamento d; e a presso P exercida pelo gs igual ao quociente da fora exercida sobre o mbolo e a sua rea S.

Como a presso sempre positiva, o trabalho realizado assume o sinal da variao do volume. Na expanso gasosa: Se Vi < Vf ; AV>0; >0; o gs est cedendo energia, sob a forma de trabalho realizado pelo gs, para o meio exterior; Na compresso gasosa: Se V1>Vf ; AV<0 ; <0;o gs est recebendo energia, sob a forma de trabalho realizado pelo gs, do meio exterior; O sistema recebe calor do meio exterior (processo endotrmico; Q>0) e realiza trabalho sobre ele ( >0). O sistema libera calor para o meio exterior (processo exotrmico; Q<0) e meio realiza um trabalho sobre o sistema (< 0).

No diagrama de Clapeyron, o trabalho realizado pelo gs

numericamente igual rea formada no grfico P x V

You might also like