You are on page 1of 6

Aviei uma receita, fato normal no dia a dia de milhes. A partir desse dia no mais me senti bem.

Uma sensao de torpor, aliada a uma perda da conscincia, me tem ocasionado saltos na memria futura e me preocupado com o rumo das coisas. Ontem atravessei a avenida mais movimentada do centro na hora do rush e lembro somente de trs pontos durante a passagem. noite, quando o silncio se faz presente, tudo toma dimenses inimaginveis: o relgio de parede da sala, cujo tiquetaquear pode ser ouvido de qualquer cmodo em alto e bom som, me tem pregado peas. Ora ouo o tique e o taque, em outros momentos ouo somente o tique, tique... ou o taque, taque. Tenho observado, tambm, que os segundos ultimamente no apresentam o mesmo espao separando-os. Tenho tentado avaliar isso contando 1001, 1002, 1003... mas sempre ocorre um erro. Estou desnorteado. Durante um temporal de grandes propores que assolou a regio h alguns dias permaneci deitado observando o iluminar dos relmpagos ao longe, como habitualmente fao, contando os segundos para saber qual a distncia em que o evento havia ocorrido, sabedor que sou de que o deslocamento sonoro gira em torno de 340 m/s, dependendo das condies atmosfricas e do local em que ocorre. Conto os segundos, multiplico pelo valor enunciado e obtenho a distncia. Seguidas vezes naquela noite observava o iluminar do cu ao longe e de forma concomintante o estrondo se produzia. Isso colocou por terra toda a vivncia de anos como observador de tempestades. Estou me sentindo como um aficionado por determinada banda que, ao ouvir a msica que mais o toca, jura que a mesma foi regravada ou algum elemento est provocando saltos abruptos na sua execuo. Afirmo isso por experimentar toda vez que coloco um disco a rodar. Falar ao telefone tem sido um suplcio. Mal uma frase principia e j estou a ouvir outra sem relao com a anterior. Palavras desconexas me deixam mudo. No sei o que respondi e se respondi. Ontem aconteceu o seguinte dilogo com a pessoa que controla o setor de lavagem de carros ao informar que meu veculo havia apresentado um defeito aps a lavagem: Funcionria: - Seu Valmor, sinto inform-lo de que seu carro no est... na bateria. O Sr. deve... a locomoo at a parte da lavagem... Agora... no ptio... que venha... esse problema... E... Cristo... faz... J

pedimos... para que auxiliasse... em vo. Pedimos para que traga um... de sua confiana... ser por nossa conta... que... foi... aps... Ao que respondi (j que minha mente trabalha numa velocidade intensa para compor um texto a partir dos elementos envolvidos): - Estou indo e levando o melhor. No tinha idia, no entanto, do que a funcionria estava a se referir. A partir das informaes entrecortadas supus tratar-se de alguma campanha de arrecadao de fundos patrocinada por alguma igreja das redondezas e que estariam necessitando de auxlio de um proco para resolver. No entendi o motivo de me terem solicitado esse prstimo. Talvez soubessem do relacionamento amigvel que mantinha com o Padre Edavino, da Igreja Pentecostal Nova Luz ao Longe, pessoa muito amvel e reclusa. Poucas vezes saa da parquia, e sempre que o fazia ligava-me para que o acompanhasse. Diziam as ms lnguas que seu nome estava ligado ao desaparecimento de uma grande quantia (teria sido na gesto de Dom Eusbio, ocasio em que teria assumido o comando do dinheiro da Igreja Pentecostal Internet Gospel). Mesmo estando em meio ao um culto fnebre de corpo presente de uma anci que havia sido atropelada por dezenas de carros h alguns dias em frente a uma tica no centro, pessoa muito bem quista e querida na igreja, no deixou de me cumprimentar. Aps relatar minha inteno no se negou em me auxiliar. Pessoa de fino trato e discurso preciso, co-optou todos os presentes a participarem do evento, j que o fretro passaria pelo local. No custaria dar uma paradinha e me auxiliar. Afinal a ancio no tinha parentes que pudessem contradizer a vontade do religioso (no entanto ouvi num burburinho que ela havia deixado sua fortuna para a Igreja, fundada por meu amigo e que, por esse fato, ela merecia mais respeito). Finalizado o culto s pressas, partimos. Tive que auxiliar no transporte do esquife que, diga-se de passagem, poderia ter tido uma melhor escolha, observao unnime, principalmente por parte das idosas que estavam prximas do atade (segundo elas a escolha fora do Padre). Preocupava-me, no entanto, que no consegussemos chegar ao destino observando que a estrutura de madeira aparentava no ter sido bem fixada. Por sorte tudo passava rpido graas ao meu problema (acabara por detectar um fator positivo do meu caso clnico).

Notei certo rebulio geral quando adentramos na lavao, no entanto creditei o fato ao evento de captao de fundos que supunha estivesse acontecendo no local. Deixamos o esquife na entrada do lava-jato modernssimo, com escovas giratrias e um duto de lavagem que dava vontade de entrar junto com o carro. Dirigimos-nos, o padre e eu, at a diretoria do empreendimento comercial em questo quando o segurana nos barrou e iniciou-se um bate-boca que, dado meu problema, no consegui entender do que se tratava. Como de costume nos ltimos tempos abstive-me de interceder. Deixei que o processo flusse naturalmente. Esse foi o grande erro!

Em meio a agresses verbais de ambos os lados (nunca havia ouvido um proco proferir tais palavres tampouco desferir to certeiros socos e pontaps, sem contar na destruio total do escritrio). Juntamente com os ancies fomos nos afastando na direo do esquife. Qual no foi nossa surpresa! O havamos deixado sobre a esteira rolante que leva diretamente ao setor de lavao, e l estava sendo esborrifado e premido pelas escovas de lavar do sistema automtico, que compreendem um corpo cilndrico sobre cuja superfcie lateral externa existe pluralidade de tiras definindo os elementos de limpeza da escova (informao tcnica isso). De incio no me preocupei, porm algo bateu fundo ao lembrar da fragilidade do invlucro da anci. Corri, ato que os velhinhos tentaram imitar sem sucesso. Os poucos minutos da lavagem do esquife, mesmo no meu caso especial no diagnosticado pela medicina, pareceram horas interminveis... E l estava a anci exposta s intempries. Nada havia restado do produto de baixa qualidade adquirido pelo meu amigo religioso. A grossa camada de cosmticos adicionados pele do cadver tambm havia sido removida pelo sistema de lavagem (devemos admitir sua eficcia conforme anunciado, pois conseguiu retirar uma camada to espessa que distncia mais parecia uma mscara de cermica). Por um momento isso me abalou. Essa situao foi esquecida de pronto quando observei a imagem serena da anci aparentando sorrir. Um milagre! gritaram os ancies minha volta. Vejam seu rosto, parece que quer nos dizer algo.

Mas ela continuou com a mesma feio calma e serena (at hoje me questiono sobre o aparecimento daquele sorriso enigmtico). Depositamos seus restos no seu endereo final, um tmulo comunitrio onde poderia dividir as recordaes com tantos outros sua volta. E seu sorriso me comoveu. Mesmo que as imagens entrecortadas me tenham exigido demais na montagem do quebra-cabeas do ocorrido. A empresa de lavagem fechou alguns dias aps, amaldioada que fora pelo proco. Nenhum cliente jamais retornou ao local aps o incidente, at porque os inmeros fragmentos a que se reduziu o artefato de baixa qualidade prejudicaram o funcionamento do mecanismo, com muita dificuldade concluindo as lavagens agendadas para aquela data. Quanto ao meu carro, jamais foi visto. Credito o fato represlia a que fui submetido pelos proprietrios do estabelecimento aps o ocorrido. Cumpre citar o fato de que estou providenciando minha transferncia para a Costa do Marfim premido pelos constantes telefonemas annimos recebidos (seu contedo no posso precisar dado meu problema clnico ora bem esclarecido). Observando que os saltos apresentam-se cada vez mais longos na contagem de tempo creio deva estar embarcando dentro em breve. O proco meu amigo misteriosamente desapareceu, estranhamente aps ter sido resgatada vultosa quantia da conta da Sr. Ranira, a defunta da lavagem, como ficou sendo conhecida. Existe um mandato de captura emitido pela Interpol, pois todos os valores da nova Igreja que havia fundado tambm desapareceram. Hoje, sentado em um banco qualquer, j que no sei onde estou, rebusco por entre meus documentos como forma de passar o tempo. Localizo a famigerada receita que iniciou todo esse problema. Resolvo l-la. Observo a prescrio do medicamento Fetardol. Apanho sua caixa e inicio a leitura informativa:
Indicaes: apontado para o tratamento de retardamento em geral. Indicado aos que no tem a mnima noo dos limites. Posologia e Modo de Administrao: apresenta-se sob a forma de comprimidos, para serem ingeridos via oral, com pequena quantidade de lquido. A quantidade de "FETARDOL" depende do nvel de comprometimento diagnosticado pelo mdico.

Contra-Indicaes: No existem casos publicados. Um pouco de "FETARDOL" provou ser benfico a qualquer usurio, mesmo para os mais afetados. Efeitos Secundrios: o uso contnuo de "FETARDOL" gera uma forte depresso logo nas primeiras semanas de uso, normalmente porque o paciente passa a perceber suas aes anteriores. Precaues Especiais: Recomenda-se ateno dosagem. Mantenha o "FETARDOL" fora do alcance das crianas. Avalia-se que seu uso impea o internamento psiquitrico.
Obs.: Dificuldades observadas na obteno das drogas a partir das quais sero gerados os medicamentos est na impreciso da nomenclatura, principalmente nos nomes qumicos como silicicum ou silicatum. Existem tambm os medicamentos obtidos a partir de drogas ilegais como pio, LSD, substncias proscritas em geral, ou aqueles obtidos a partir de outras substncias que so praticamente impossveis, como Plutonium nitricum ou Aqua marina. Pode-se falar ainda de substncias quimicamente instveis, para as quais no existem esclarecimentos.

Admito que essa leitura preocupou. Ingerir uma quantidade no computada desse medicamento, j que no sei quantas caixas adquiri dados os lapsos de tempo a que sou constantemente submetido. O quadro pode ser irreversvel. Eis que meu nibus encosta no Box 41. Devo me dirigir at a Capital para, ento, embarcar na direo de minha nova morada. Usando uma barba postia e um chapu de vaqueiro, alm de botas duras e incmodas, adentro ao veculo e quando me dou conta j estou no saguo do aeroporto. Meu vo o prximo. Durante a curta viagem no lembro de terem servido qualquer alimento. J chegamos. Estusiasmado deso os degraus. No entendo, porm, o motivo de no conseguir definir o que est escrito nos outdoors no caminho para no sei onde. Estranho, igualmente, a presena de militares fortemente armados por todos os cantos, com longas vestimentas e normalmente com barba. Agora estou numa zona desrtica. Um militar vem ao meu encontro. Estou de volta Legio Estrangeira, misso Afeganisto.

(Para melhor entendimento do pargrafo 6, o autor houve por bem publicar o texto relatado na ntegra no intuito de evitar contratempos editoriais: - Seu Valmor, sinto inform-lo de que seu carro no est (apresentando carga) na bateria. O Sr. deve (t-lo deixado com os faris ligados e como) a locomoo at a parte da lavagem ( toda automatizada no notamos). Agora, (ao tentar estacion-lo) no ptio (a espera) que venha (retir-lo) esse problema (surgiu). E (no h) Cristo (que consiga) faz (-lo pegar). J pedimos (para todos os funcionrios do posto ao lado) para que auxiliasse (m,) em vo. Pedimos para que traga um (mecnico) de sua confiana. (O conserto) ser por nossa conta (j) que (o problema) foi (detectado) aps (o termos recebido).) O autor

You might also like