You are on page 1of 2

REGULAMENTO DOS ESTGIOS PROFISSIONAIS NA UNIVERSIDADE DO MINHO

O Decreto-Lei n 107/2008, de 25 de Junho, no seu artigo 46 - B, introduz medidas de apoio aos licenciados e mestres que, aps a obteno do grau, se encontrem a realizar estgio profissional para o exerccio de uma profisso. Atravs do presente Regulamento, a Universidade do Minho vem assegurar o cumprimento desta disposio legal. Artigo 1 (mbito) 1 - Este regulamento aplica-se aos titulares do grau de licenciado ou de mestre pela Universidade do Minho, doravante Universidade, que, no perodo de 24 meses aps a obteno do grau, se encontrem a realizar estgio profissional para o exerccio de uma profisso. 2 Para efeitos de aplicao do nmero anterior, consideram-se apenas os estgios profissionais organizados no seio de organismos autorizados legalmente a regular o exerccio de uma determinada actividade profissional e que atestem a exigncia desse mesmo estgio para o acesso actividade profissional em causa. Artigo 2 (Benefcios) 1- Os estagirios que se encontrem ao abrigo do presente Regulamento beneficiam dos direitos dos alunos da Universidade. 2 - A atribuio dos direitos mencionados no nmero anterior independente de o estgio profissional ser remunerado ou no, sendo apenas condicionada inscrio na Universidade. 3 - A inscrio a que se refere o nmero anterior no est sujeita ao pagamento de propinas ou de quaisquer outros encargos. 4 - Os estagirios tm direito:

a) emisso de carto de identificao da Universidade; b) Ao acesso aco social escolar nos mesmos termos dos alunos da Universidade, incluindo a eventual
atribuio de bolsa de estudos;

c) Ao acesso aos recursos da Universidade, como bibliotecas e recursos informticos, nos mesmos termos em
que a eles acedem os alunos.

Artigo 3 (Inscrio) 1. A inscrio do estagirio na Universidade feita nos Servios Acadmicos. 2. A inscrio condicionada apresentao prvia de requerimento, em impresso prprio, acompanhado de documento do organismo que exige o estgio profissional que comprove a obrigatoriedade de realizao do mesmo para acesso actividade profissional e que indique a data do seu incio e trmino. 3. A inscrio s vlida para o perodo de realizao do estgio e at ao prazo mximo de 24 meses aps a obteno do grau. 4. O estagirio compromete-se a informar os Servios Acadmicos do abandono ou interrupo do estgio. 5. No acto da inscrio o estagirio deve pagar o seguro escolar para poder beneficiar dos direitos inerentes ao mesmo. Artigo 4 (Responsabilidade) A organizao do estgio profissional, designadamente as actividades de superviso e avaliao, e a eventual remunerao do estagirio no so da responsabilidade da Universidade. Artigo 5 (Entrada em vigor) O presente Regulamento entra em vigor aps a sua publicao.

You might also like