You are on page 1of 9

CALOR

Energia transferida entre sistemas (corpos), por existir entre eles uma diferena de temperatura. O termo calor usado, exclusivamente, para energia trmica transferida de um corpo para outro. Portanto incorreto dizer que um determinado corpo possui calor. Na verdade, o corpo possui uma quantidade de energia interna associada movimentao de suas partculas que pode ser alterada se esse corpo ganhar ou perder calor. Existem dois tipos de calor: 1) Calor Sensvel : ocorre quando um corpo sofre variao em sua temperatura, devido ao fornecimento ou retirada de energia . Corpo recebe calor : aumenta sua temperatura ( aquecimento ) -Corpo cede calor : diminui sua temperatura ( resfriamento) 2) Calor Latente: ocorre quando uma substncia pura , altera seu estado fsico. Essas substncias em sua mudana de estado fsico permanecem com sua temperatura constante. Vejamos, abaixo: exemplos onde o uso da palavra CALOR no coincide o significado correto, daquele que usado na Termofsica.

CONDUO TRMICA
o processo de transmisso de calor em que a energia trmica passa de um local para outro atravs das partculas do meio que os separa. No h deslocamento de matria, as partculas recebendo energia transmitem energia para as partculas vizinhas, menos energizadas, que passa a vibrar com intensidade maior, estas por sua vez, transmitem energia trmica para as seguintes, e assim sucessivamente. _ BONS CONDUTORES : metais _ MAUS CONDUTORES ( ISOLANTES TRMICOS ) : madeira,
plstico, borracha, papelo, baquelite ,vidro, isopor, ar, gua, outros. Exemplos: _ cabos das panela e dos talheres; _ piso frio (ladrilhos) X madeira _ gaiolas das mineraes _ apoio das panelas dos foges

Os cabos das panelas, talheres, so revestidos com materiais isolantes, para evitar que o calor seja conduzido at nossas mos.

Que objeto esse?

Por que temos sensaes trmicas diferentes se pisarmos descalos nesses dois ambientes? A conduo de calor um processo que exige a presena de um meio material para a sua realizao, no podendo ocorrer no vcuo ( local isento de partculas )

CONVECO TRMICA
Processo de transmisso de calor, que consiste em movimentos de massas fluidas, trocando de posio. Assim, podemos afirmar que a conveco somente ocorre nos fluidos ( lquidos, gases e vapores ), no podendo ocorrer nos slidos e no vcuo. Pode ser natural, quando ocasionada por diferena de densidade devido a diferena de temperatura entre as massas de fluido, ou forada quando ocasionada por bombas ou ventiladores. Da surgindo as correntes de conveco.

Observamos que na conveco no h passagem de energia de um corpo para outro, mas apenas, estes que mudam de posio. Sendo assim, conclumos que, a rigor, a conveco no um processo de transmisso de calor, pois no h passagem de energia de um corpo para outro.
Exemplos: _ar condicionado X lareira ou aquecedor eltrico; _ interior das geladeiras; _ brisas martimas X brisas terrestres ( cH2O >> cAREIA ); _ fornalhas; _ vo do urubu, asa delta; _ construo civil, paredes com vcuo, ar rarefeito, isopor; _ moradores de rua ( coberta = papelo, jornal ); _ banho dos ces, das aves; _ malha das roupas;

Nas grandes cidades, os poluentes atmosfricos, como os gases expelidos por indstrias e veculos automotores, sendo mais quentes que o ar atmosfrico sobem e so substitudos pelo ar mais frio e mais limpo existentes nas camadas mais altas da atmosfera que descem.

Os urubus e os praticantes de asa delta, procuram as correntes de ar quente ascendentes (correntes de conveco), para que possam ficar por mais tempo no ar.

RADIAO/IRRADIAO TRMICA
o processo de transmisso de calor atravs de ondas eletromagnticas ( ondas de calor). A energia emitida por um corpo ( energia radiante) se propaga at o outro, atravs do espao que os separa. Sendo uma transmisso de calor atravs de ondas eletromagnticas, a radiao no exige a presena do meio material para ocorrer, isto , a radiao ocorre no vcuo e tambm em meios materiais. Meios Diatrmicos: So os meios que permitem a propagao de calor atravs deles ( so os meios transparentes s ondas de calor ). Ex: Ar atmosfrico. Meios Atrmicos: So os meios que no permitem a propagao das ondas de calor atravs deles ( so os meios opacos s ondas de calor). Ex: parede de tijolo.

O ferro de passar roupa, quando est em funcionamento, transmite calor aos corpos. Nas clnicas de fisioterapia, algumas leses como distenses musculares, so tratadas com lmpadas especficas que emitem raios infravermelhos. Estes fenmenos so caracterizados devido a radiao.

VASO DE DEWAR GARRAFA TRMICA


A garrafa trmica no permite a transferncia de calor por nenhum dos trs processos, isolando com isso o lquido colocado em seu interior. Para evitar a radiao, a parede interna espelhada nos dois lados. O vcuo existente entre as paredes evita a conduo e conveco. Dessa forma, a temperatura do lquido em seu interior no se altera por um longo perodo. Mas, como a vedao no perfeita, com o tempo o lquido vai esfriando ao entrar em equilbrio trmico com o meio exterior.

You might also like