You are on page 1of 16

Mecnica dos Fluidos

CAPTULO 1

Introduo

Nome: Luiz Fernando Tolentino Vargas Curso: Engenharia Aeronutica Matrcula: 11111EAR015 Professor: Aristeu da Silveira Neto

1 - Observaes preliminares:
A mecnica dos fluidos o estudo dos fluidos em movimento (dinmica dos fluidos) ou em repouso (esttica dos fluidos). Tanto os gases quanto os lquidos so classificados como fluidos, e o nmero de aplicaes dos fluidos na engenharia enorme. Aplicaes: Ao de fluidos sobre superfcies submersas. Ex.: barragens. Equilbrio de corpos flutuantes. Ex.: embarcaes. Ao do vento sobre construes civis. Estudos de lubrificao. Transporte de slidos por via pneumtica ou hidrulica. Ex.: elevadores hidrulicos. Clculo de instalaes hidrulicas. Ex.: instalao de recalque. Clculo de mquinas hidrulicas. Ex.: bombas e turbinas. Instalaes de vapor. Ex.: caldeiras. Ao de fluidos sobre veculos (Aerodinmica).

A essncia do estudo do escoamento dos fluidos um compromisso criterioso entre a teoria e a experimentao. Como o escoamento dos fluidos um ramo da mecnica, ele satisfaz a um conjunto de leis fundamentais bem definidas e, portanto, temos disponvel uma grande quantidade de tratados tericos. No entanto, a teoria frequentemente frustrante porque ela se aplica principalmente a situaes idealizadas, sendo que os dois principais obstculos validade de uma teoria so a geometria e a viscosidade. No primeiro caso as equaes bsicas do movimento dos fluidos so muito difceis para permitir o estudo de configuraes geomtricas arbitrrias. Assim, o estudo se concentra em placas planas, tubos circulares e outras geometrias simples. O segundo obstculo validade de uma teoria a ao da viscosidade, que s pode ser desprezada em certos escoamentos idealizados. Primeiro, a viscosidade aumenta a dificuldade das equaes bsicas. Alm disso, a viscosidade tem um efeito desestabilizador sobre todos os fluidos, dando origem, em baixas velocidades, a um fenmeno desordenado e aleatrio chamado de turbulncia1. A teoria do escoamento turbulento no est refinada e fortemente sustentada por experimentos, contudo pode ser muito til como uma aproximao na engenharia. Frequentemente os dados experimentais so a principal fonte de informao sobre escoamentos especficos, tais comoa o arrasto e sustentao em corpos imersos.

Em mecnica dos fluidos, designa-se por escoamento turbulento, fluxo turbulento ou simplesmente turbulncia o escoamento de um fluido em que as partculas se misturam de forma no linear, isto , de forma catica com turbulncia e redemoinhos, em oposio ao fluxo laminar.

2 O conceito de fluido
Do ponto de vista da mecnica dos fluidos, toda a matria encontra-se em somente dois estados, fluido e slido. A distino tcnica entre os dois estados est na reao de cada um deles aplicao de uma tenso de cisalhamento tangencial. Um slido pode resistir a uma tenso de cisalhamento por uma deflexo esttica; um fluido no pode. Isso ocorre, pois qualquer tenso de cisalhamento aplicada a um fluido, no importa quo pequena ela seja, resultar em movimento daquele fluido. O fluido escoa e se deforma continuamente enquanto a tenso de cisalhamento estiver aplicada. COROLRIO: PODEMOS DIZER QUE UM FLUIDO EM REPOUSO DEVE ESTAR EM UM ESTADO DE TENSO DE CISALHAMENTO IGUAL A ZERO, UM ESTADO GERALMENTE CHAMADO DE CONDIO DE ESTADO HIDROSTTICO DE TENSO, EM ANLISE ESTRUTURAL. Nessa condio, o crculo de Mohr para a tenso se reduz a um ponto e no h nenhuma tenso de cisalhamento em qualquer corte plano passando pelo elemento sob tenso. Ou seja, s h tenso de compresso atuando sobre o fluido. Dada essa definio de fluido, sabemos que existem dois tipos de fluidos: lquidos e gases. A distino tcnica e est ligada aos efeitos das foras de coeso. Um lquido, sendo composto por molculas relativamente agrupadas com foras coesivas fortes, tente a manter seu volume e formar uma superfcie livre em um campo gravitacional, se no estiver confinado na parte superior. Como as molculas dos gases so amplamente espaadas, com foras coesivas desprezveis, um gs livre para se expandir at os limites das paredes que o confinam. Um gs no tem volume definido e, quando deixado sem confinamento, forma uma atmosfera que essencialmente hidrosttica.

Figura 1 - (a) Deflexo esttica do slido;(b) condio de equilbrio e crculo de Mohr para o elemento slido A. (c) Um fluido no pode resistir tenso de cisalhamento;(d) condio de equilbrio e crculo de Mohr para o elemento fluido A.

A figura 1 ilustra um bloco slido em repouso sobre um plano rgido e sujeito ao seu prprio peso. O slido deforma-se em uma deflexo esttica, resistindo ao cisalhamento sem escoar. Uma vez que os lados do bloco no so apoiados, o elemento A tem tenso zero nos lados esquerdo e direito e tenso de compresso no topo e no fundo. Ao contrrio, o lquido e o gs em repouso requerem as paredes de apoio para eliminar a tenso de cisalhamento. Como o lquido precisa ficar dentro de paredes de conteno por no resistir a tenso de cisalhamento, essas paredes exercem uma tenso de compresso igual a e reduzem o crculo de Mohr a um ponto com cisalhamento zero, ou seja, a condio hidrosttica. Como foram apresentados no decorrer do texto, agora possvel distinguir claramente entre slidos, lquidos e gases. Os lquidos comuns so a gua, leo, mercrio, gasolina, e lcool, e os gases comuns so o ar, hlio, hidrognio e vapor nas suas faixas de temperatura e presso comuns. Entretanto h algumas excees, como por exemplo materiais que apresentam comportamentos de slidos e fluidos, e at mesmo situaes em que a distino entre um lquido e um gs se torna nebulosa. Esse o caso que ocorre em temperaturas e presses acima do ponto chamado de ponto crtico2 de uma substncia. medida que a presso aumenta muito acima do ponto crtico, a substncia com aspecto de gs torna-se to densa que h uma semelhana com um lquido, e as aproximaes termodinmicas usuais, como a lei dos gases perfeitos, tornam-se imprecisas. A temperatura e a presso crticas da gua so e , de modo que os problemas tpicos envolvendo gua e vapor esto abaixo do ponto crtico.

3- O fluido como um meio contnuo


Sabemos que os fluidos so agregaes de molculas, estas no esto fixas em uma estrutura, mas movem-se livremente umas em relao s outras. Dessa maneira a massa especfica3 do fluido, no tem significado preciso porque o nmero de molculas que ocupam um dado volume varia continuamente. Esse efeito torna-se sem importncia se a unidade de volume for grande, comparada com, digamos, o cubo do espaamento molecular, quando o nmero de molculas dentro do volume permanece aproximadamente constante, apesar do enorme intercmbio de partculas atravs das fronteiras. Essa situao ilustrada na figura 2, na qual a massa especfica calculada por meio da massa molecular dentro de um dado volume plotada em grfico em funo do tamanho da unidade de volume. A massa especfica de um fluido mais bem definida como
Equao 1 - Massa especfica de um fluido.

onde o volume-limite * muito pequeno sendo suficiente para definir uma massa especfica aproximadamente constante de acordo com a equao 1.

2 3

Estado em que existe somente uma nica fase, com a aparncia principalmente de gs. Representa a massa de um fluido por unidade de volume.

Figura 2 - A definio-limite de massa especfica de um fluido contnuo: (a) um volume elementar em uma regio do fluido de massa especfica contnua varivel;(b) massa especfica calculada em funo do tamanho do volume elementar.

A equao 1 adota um volume pequeno para calcular a massa especfica, pois se a unidade de volume escolhida for muito grande, poder haver uma variao notvel na agregao global das partculas. Essa situao mostrada na figura 2, na qual a massa especfica plotada em grfico em funo do tamanho da unidade de volume. A maioria dos problemas de engenharia trabalha com dimenses muito maiores que o volume-limite, de maneira que a massa especfica essencialmente uma funo pontual e as propriedades do fluido podem ser consideradas variando continuamente no espao, como est representado na figura 1. Tal fluido chamado meio contnuo, que simplesmente significa que a variao de suas propriedades to suave que o clculo diferencial pode ser usado para analisar a substncia.

4- Dimenses e unidades
Uma varivel fsica pode ser expressa quantitativamente atravs da medio de sua dimenso. Uma unidade um modo particular de ligar um nmero dimenso quantitativa. Com o intuito de facilitar o intercmbio de informaes e difundir o sistema mtrico, a Conferncia Geral de Pesos e Medidas, realizada em 1960 por 40 pases, props o Sistema Internacional de Unidades (SI)4. Em mecnica dos fluidos h apenas quatro dimenses primrias das quais todas as outras podem ser derivadas: massa, comprimento, tempo e temperatura5.Essas dimenses e suas unidades no SI so dadas na tabela a seguir.
Tabela 1 - Dimenses primrias no SI.

Dimenso primria Massa * + Comprimento * + Tempo * + Temperatura * +


4

Unidade no SI Quilograma (Kg) Metro (m) Segundo (s) Kelvin (K)

a forma moderna do sistema mtrico e geralmente um sistema de unidades de medida concebido em torno de sete unidades bsicas e da convenincia do nmero dez. 5 Se os efeitos eletromagnticos so importantes, uma quinta dimenso primria deve ser includa, trata-se da corrente eltrica * +, cuja unidade no SI o ampre ( )

Na tabela, as dimenses primrias aparecem com um smbolo entre chaves, como em * +, significam a dimenso do tempo. Todas as outras variveis em mecnica dos fluidos podem ser expressas em termos de * + * + * + * + De acordo com o princpio da homogeneidade dimensional, todas as equaes devem ser dimensionalmente homogneas, isto , cada termo aditivo em uma equao tem de ter as mesmas dimenses. A tabela a seguir apresenta uma lista de algumas variveis secundrias importantes na mecnica dos fluidos, com dimenses derivadas como combinaes das quatro dimenses primrias.

Tabela 2 - Dimenses secundrias em mecnica dos fluidos.

Dimenso secundria rea * + Volume * + Velocidade * Acelerao * Presso ou Tenso * Velocidade angular * Energia, calor,trabalho * Potncia * Massa especfica * Viscosidade * Calor especfico * + + + + ( + + + + +

Unidade no SI

Muitos dados na literatura so fornecidos em unidades inconvenientes ou misteriosas. Ao trabalhar com dados em unidades no usuais, converta-os imediatamente para unidades do SI porque a nica maneira mais profissional de trabalhar e as equaes tericas da mecnica dos fluidos so dimensionalmente consistentes e no requerem outros fatores de converso quando usado esse sistema fundamental de unidade.

5 - Propriedades do campo de velocidade


Na mecnica dos fluidos em um dado escoamento, as propriedades do fluido em funo da posio e do tempo so consideradas a soluo do problema, ou seja, a nfase est na distribuio espao-tempo das propriedades do fluido. Em mecnica h duas vises diferentes a respeito da anlise de um problema. O primeiro, importante mecnica dos fluidos, preocupa-se com o campo de escoamento e chamado de mtodo euleriano de ) do padro de descrio. No mtodo euleriano, calculamos o campo de presso ( ( ) escoamento, no as variaes de presso que uma partcula experimenta quando ela se move no campo, ou seja, esse mtodo trata as propriedades do fluido como funes de campo contnuas. Medidas fluidodinmicas so convenientemente adequadas ao sistema euleriano. Outro modo de anlise, que segue uma partcula individual movendo-se no escoamento, chamado de descrio langrangiana. A qual est interessada na anlise numrica de escoamentos de fluidos claramente delimitados, tais como o movimento de gotas isoladas de fluido. Resumindo, o mtodo de Lagrange descreve o movimento de cada partcula, acompanhando-a em sua trajetria total. O observador desloca-se simultaneamente como a partcula, as quais so observadas como uma funo do tempo. J o mtodo euleriano, conveniente mecnica dos fluidos, consiste em adotar um intervalo de tempo, escolher uma seo ou um volume de controle no espao e considerar todas as partculas que passem pelo local. A principal caracterstica de um escoamento o campo de velocidade ( ). Uma vez que vrias outras propriedades do fluido derivam diretamente do campo de velocidade, e determinar a velocidade frequentemente equivale a resolver um problema de escoamento. Normalmente, a velocidade uma funo vetorial da posio e do tempo e, portanto, trem trs componente e , sendo cada um deles um campo escalar:
Equao 2 ( ) ( ) ( ) ( )

6- Propriedades termodinmicas de um fluido


O campo de velocidade como j foi dito uma propriedade muito importante de um fluido, e est interage constantemente com as propriedades termodinmicas do fluido. Das quais, as trs principais e que esto ligadas ao escoamento de um so: 1. Presso 2. Massa especfica 3. Temperatura Entretanto, h outras quatro propriedades termodinmicas intensivas que se tornaram importantes quando se trata com balanos de trabalho, calor e energia: 4. Energia interna

5. Entalpia 6. Entropia 7. Calores especficos e

Alm disso, efeitos de atrito e conduo de calor so regidos por duas propriedades chamadas de propriedades de transporte: 8. Coeficiente de viscosidade6 9. Condutividade trmica7

Essas nove grandezas so todas verdadeiras propriedades termodinmicas, determinadas pela condio termodinmica ou de estado do fluido. Sendo que as propriedades termodinmicas descrevem o estado de um sistema isto , uma poro de matria de identidade fixa que interage com suas vizinhanas. Em mecnica dos fluidos, normalmente, o sistema ser um pequeno elemento de fluido e todas as propriedades sero consideradas propriedades contnuas de escoamento: ( ) e assim por diante. Outro fato que deve ser lembrado que os fluidos esto em movimento variado com propriedades variando constantemente. Sendo que todas as propriedades termodinmicas listadas anteriormente existem como funes de ponto em um fluido escoando e seguem todas as leis e relaes do estado de equilbrio comum na termodinmica. A seguir cada propriedade termodinmica ser apresentada com suas particularidades, comeando pelas mais importantes.

Presso: Presso a tenso (de compresso) em um ponto no fluido esttico. Junto com a velocidade, a presso a mais importante varivel dinmica em mecnica dos fluidos. Diferenas ou gradientes de presso geralmente causam o escoamento do fluido, especialmente em dutos. Em escoamentos a baixa velocidade, a intensidade real da presso nem sempre importante, a menos que caia a um valor to baixo que cause a formao de bolhas de vapor no lquido. Por convenincia, tratamos muitos dos problemas propostos em nvel de 1 atm = 101.300 Pa. No entanto, os escoamentos de gs a alta velocidade (compressvel) so realmente sensveis ao valor da presso.

Temperatura: A temperatura uma medida do nvel da energia interna de um fluido. Ela pode variar consideravelmente durante um escoamento em alta velocidade de um gs. Se as diferenas de temperatura forem grandes, a transferncia de calor pode ser importante. A escala de temperatura absoluta usual a Kelvin ( ).
a propriedade fsica que caracteriza a resistncia de um fluido ao escoamento, a uma dada temperatura. 7 Quantifica a habilidade dos materiais de conduzir energia trmica, ou seja, de propiciar calor.
6

Massa especfica A massa especfica de um fluido, representada por , a sua massa por unidade de volume. Sendo ela muito varivel em gases e aumenta quase proporcionalmente com a presso. A massa especfica dos lquidos quase constante. Um exemplo a massa especfica da gua que aumenta somente 1% se a presso for aumentada por um fator de 220. Dessa maneira, a maioria dos escoamentos de lquidos tratada analiticamente como aproximadamente incompressvel. Em geral, os lquidos so cerca de trs ordens de grandeza mais densos que os gases presso atmosfrica. Com isso, os parmetros fsicos em vrios escoamentos de lquidos e gases podem variar consideravelmente.

Peso especfico O peso especfico de um fluido, representado por seu preso por unidade de volume. Assim como a massa tem um preso , a massa especfica e o peso especfico so simplesmente relacionados pela gravidade:
Equao 3 - Relao entre Peso especfico e massa especfica.

O peso especfico muito til nas aplicaes de presso hidrosttica. Densidade A densidade, representada por , a relao entre a massa especfica do fluido e a massa especfica de um fluido padro de referncia, usualmente a gua a (para os lquidos) e o ar (para gases):
Equao 4 - Clculo da Densidade de um gs em relao ao ar.

Equao 5 - Clculo da Densidade de um lquido em relao gua a

Essas relaes adimensionais facilitam a compreenso e o uso desses valores diariamente. Energias potencial e cintica Na mecnica dos fluidos, uma substncia possui trs tipos de energia: energia interna , energia potencial e a energia cintica. A primeira delas a mais comum, e armazenada em um sistema por atividade molecular e foras de ligao molecular. Os outros termos de energia so provenientes da mecnica newtoniana: a energia potencial e a energia cintica. A energia potencial igual ao trabalho necessrio para mover o sistema de massa da origem at uma posio vetorial contra o campo gravitacional . Seu valor , ou por unidade de massa. A energia cintica igual ao trabalho

necessrio para variar a velocidade da massa de zero at a velocidade V. Seu valor por unidade de massa. Ento , por conveno, a energia total armazenada de massa em mecnica dos fluidos a soma desses trs termos:
Equao 6 - Energia total armazenada por unidade de massa.

ou

por unidade

A energia interna molecular uma funo de e para substncias puras de uma nica fase, ao passo que as energias potencial e cintica so grandezas cinemticas.

Relao de estado para gases


As propriedades termodinmicas esto relacionadas entre si terica e experimentalmente por relaes de estado que diferem para cada substncia. O estudo aqui se limita a substncias puras de uma nica fase. Todos os gases a altas temperaturas e baixas presses (relativas ao seu ponto crtico) esto em boa concordncia com a lei dos gases perfeitos.
Equao 7- Lei dos gases perfeitos

= constantes dos gases

em que e so os calores especficos. A razo entre os calores especficos de um gs perfeito um parmetro adimensional importante na anlise de escoamento compressvel:
Equao 8 - Razo entre os calores especficos de um gs perfeito.

( ) Como a primeira aproximao na anlise de escoamento de ar, consideramos comumente, , e como constantes:

Equao 9 - Definio dos calores especficos e de k em um escoamento de ar.

Na verdade, para todos os gases, temperatura e diminui gradualmente.

aumentam gradualmente com a

Relao de estado para lquidos


Para os lquidos no se conhece qualquer lei dos lquidos perfeitos. Os lquidos so quase incompressveis e tm um nico calor especfico razoavelmente constante. Dessa maneira uma relao de estado idealizada para um lquido

Normalmente se considera a gua com uma massa especfica igual a e um calor especfico ( ). A massa especfica de um lquido usualmente decresce ligeiramente com a temperatura e cresce moderadamente com a presso.

7-Viscosidade e outras propriedades secundrias.


As propriedades termodinmicas citadas anteriormente (presso, temperatura e massa especfica) so caractersticas de qualquer sistema. Entretanto existem outras variveis secundrias importantes para entender o comportamento mecnico de um fluido especfico. A de mais destaque a viscosidade, que relaciona as tenses locais em um fluido em movimento com a taxa de deformao por cisalhamento do elemento de fluido. Viscosidade A viscosidade uma medida quantitativa da resistncia de um fluido ao escoamento. Mais especificamente, ela determina a taxa de deformao do fluido que gerada pela aplicao de uma dada tenso de cisalhamento. Como por exemplo, movimentar-se no ar mais fcil do que na gua, pois esta possui uma viscosidade 50 vezes maior. Considere um elemento de fluido sob cisalhamento em um plano por uma nica tenso de cisalhamento , como mostra a figura 3.a. O ngulo de deformao devido ao cisalhamento cresce continuamente com o tempo enquanto a tenso for mantida, a superfcie superior move-se com uma velocidade maior que a inferior. Isso demonstra que quanto mais longe da parede, maior a velocidade do fluido, o que pode ser visto na figura a seguir.

Figura 3 - As tenses de cisalhamento causam deformaes tangenciais contnuas em um fluido: (a) um elemento de fluido deformando a uma taxa de parede. ; (b) distribuio de velocidade em uma camada cisalhada prxima a uma

A tenso de cisalhamento aplicada proporcional ao gradiente de velocidade para os fluidos lineares comuns. A constante de proporcionalidade o coeficiente de viscosidade
Equao 10- Relao entre a tenso de cisalhamento e o gradiente de velocidade dos fluidos lineares.

Os fluidos lineares que seguem a equao (10) so chamados de fluidos newtonianos. A figura anterior, ilustra a camada cisalhada, ou camada-limite, junto a uma parede slida. A tenso de cisalhamento proporcional inclinao do perfil de velocidade e maior junto parede. Alm disso, na parede, a velocidade zero em relao parede: essa chamada de condio de no escorregamento e caracterstica de todos os escoamentos de fluidos viscosos. A viscosidade de fluidos newtonianos uma verdadeira propriedade termodinmica que varia com a temperatura e a presso. De uma forma geral, a viscosidade de um fluido aumenta ligeiramente com a presso. No entanto, a temperatura tem um forte efeito, com aumentando com para gases e diminudo para lquidos. Normalmente, em problemas prticos desprezada a variao provocada pela presso na viscosidade. O principal parmetro que correlaciona o comportamento viscoso de todos os fluidos newtonianos adimensional nmero de Reynolds:

Equao 11- Numero de Reynolds.

em que V e L so escalas de velocidade e de comprimento caractersticas do escoamento. A segunda forma de Re ilustra que a razo entre e tem seu prprio nome, que a viscosidade cinemtica:

ela chamada de cinemtica porque a unidade de massa no aparece, ficando somente as dimenses { +. O nmero de Reynolds uma ferramenta muito til no estudo do escoamento de um fluido. Um nmero de Reynolds Re muito baixo indica movimento viscoso muito lento, no qual os efeitos da inrcia so desprezveis. Nmero de Reynolds Re moderado implica escoamento laminar com variao suave. Nmero de Reynolds Re alto provavelmente indica escoamento turbulento, que pode variar lentamente no tempo, mas impe fortes flutuaes randmicas de alta frequncia. Escoamento entre placas: Um problema clssico o escoamento induzido entre uma placa inferior fixa e uma placa superior, que se move uniformemente velocidade , como mostra a figura 4. O espaamento entre as placas , e o fluido newtoniano e no apresenta escorregamento com relao s placas. Se as placas so largas, esse movimento cisalhado permanente ter uma distribuio de velocidades ( ), como mostra a figura, com . A acelerao

do fluido zero em todo o escoamento. Com acelerao zero e supondo que no haja variao de presso na direo do escoamento, podemos mostrar que um balano de foras sobre um pequeno elemento de fluido resulta em que a tenso de cisalhamento constante atravs do fluido. Ento a equao (10) torna-se

Figura 4 - Escoamento viscoso induzido pelo movimento relativo entre duas placas paralelas.

integramos para obter o perfil de velocidades entre as placas

como indica a figura a anterior. O escoamento turbulento no apresenta essa forma. Condutividade trmica A condutividade trmica uma propriedade que relaciona o vetor taxa de fluxo de calor por unidade de rea ao vetor gradiente de temperatura . Essa proporcionalidade, observada experimentalmente para fluidos e slidos, conhecida como lei de Fourier da conduo de calor:
Equao 12 - Lei de Fourier da conduo de calor.

que pode tambm ser escrita na forma de trs equaes escalares:

O sinal de menos satisfaz a conveno de que o fluxo de calor positivo na direo da temperatura crescente. Outro fato importante que a condutividade trmica assim como a viscosidade varia com a temperatura e a presso.

Tenso superficial As molculas no interior de um lquido repelem-se umas s outras devido sua proximidade. As molculas na superfcie so menos densas e se atraem umas s outras. Como metade de sua vizinhana est ausente, o efeito mecnico que a superfcie est sob tenso. Podemos tratar adequadamente os efeitos superficiais em mecnica dos fluidos com o conceito de tenso superficial. Imagine um lquido dentro de um recipiente, se for feito um corte de comprimento em uma superfcie interfacial, foras iguais e opostas de intensidade estaro presentes normais ao corte e paralelas superfcie, em que chamado de coeficiente de tenso superficial. As dimenses de so { } com unidades no SI de newtons por metro.

Presso de Vapor A presso de vapor a presso na qual um lquido vaporiza e est em equilbrio com o seu prprio valor. Por exemplo, a presso de valor da gua a 20 2.346 Pa, enquanto a do mercrio somente 0,1676 Pa. Se a presso do lquido maior que a presso de vapor, a nica troca entre lquido e vapor a evaporao da interface. Porm, se a presso do lquido cai abaixo da presso de vapor, comeam a aparecer bolhas de vapor no lquido. Se a gua aquecida a 100 , sua presso de vapor sobe para 101,3 kPa, e assim a gua na presso atmosfrica normal vaporizar. Quando a presso do lquido cai abaixo da presso de vapor devido a um fenmeno de escoamento, chamamos o processo de cavitao. O parmetro adimensional que descreve a vaporizao induzida pelo escoamento o nmero de cavitao.
Equao 13 - Nmero de cavitao.

em que

= presso ambiente = presso de vapor = velocidade caracterstica do escoamento = massa especfica do fluido.

Dependendo da geometria, determinado escoamento tem um valor crtico de Ca abaixo do qual o escoamento comear a cavitar.

8- Tcnicas bsicas de anlise de escoamento


H trs modos bsicos de abordar um problema de escoamento de fluido. Eles so igualmente importantes para um estudante que aprende o assunto: 1. Volume de controle ou anlise integral. 2. Sistema infinitesimal ou anlise diferencial. 3. Estudo experimental ou anlise dimensional.

Em todos os casos, o escoamento deve satisfazer as trs leis bsicas da mecnica mais uma relao de estado termodinmico e as condies de contorno associadas. 1. 2. 3. 4. 5. Conservao de massa (continuidade) Quantidade de movimento linear (segunda lei de Newton). Primeira lei da termodinmica (conservao de energia). Uma relao de estado como ( ). Condies de contorno apropriadas nas superfcies slidas, nas interfaces, nas entradas e nas sadas.

Essas leis so fundamentais para a fsica, e no se conhece nenhum escoamento de fluido que as possa violar.

9 - Campos de escoamento: linhas de corrente, linhas de emisso e linhas de trajetria.


Os campos de escoamento podem ser visualizados de muitos modos diferentes, e voc pode visualiz-los em esboos ou fotografias e aprender muito qualitativamente e muitas vezes quantitativamente sobre o escoamento. Quatro tipos bsicos de linhas so usados para visualizar os escoamentos: 1. Linha de corrente uma linha tangente em todos os pontos ao vetor velocidade em um dado instante. A linha corrente conveniente para calcular matematicamente, enquanto as demais linhas so mais fceis de gerar experimentalmente. 2. Linha de trajetria o caminho real percorrido por uma determinada partcula de fluido. 3. Linha de emisso a linha formada por todas as partculas que passaram anteriormente por um ponto prescrito. 4. Linha de filete um conjunto de partculas que formam uma linha em um dado instante. Fica claro que a linha de corrente e a linha de filete so linhas instantneas, enquanto a linha de trajetria e a linha de emisso so geradas no decorrer do tempo. Linhas de corrente so difceis de gerar experimentalmente em escoamento no permanente, a menos que se marque um grande nmero de partculas e se observe sua direo de movimento durante um intervalo de tempo muito curto. Em escoamento permanente, no qual a velocidade varia somente com a posio, a situao se simplifica bastante: Linhas de corrente, linhas de trajetria e linhas de emisso so coincidentes em escoamento permanente. Em mecnica dos fluidos o resultado matemtico mais comum para fins de visualizao a linha de corrente.

10- Visualizao do escoamento


Os principais mtodos de visualizao so: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Descargas de corante, fumaa ou bolhas. P ou flocos na superfcie em escoamentos de lquidos. Partculas flutuantes ou de densidade neutra. Tcnicas pticas que detectam mudanas de densidade em escoamentos de gases: grfico de sombras, difrao de luz (schlieren) e interfermetro. Tufos de fios colados nas superfcies-limite. Revestimentos evaporativos sobre as superfcies-limite. Fluidos luminescentes, aditivos ou bioluminescncia. Velocimetria por imagens de partculas (PIV).

Os experimentos modernos de escoamento e os modelos numricos usam computadores de forma intensiva para criar suas visualizaes.

You might also like