You are on page 1of 3

Desenvolvimento da Criana Entre as Idades de 4 aos 6 anos

1-Definio do desenvolvimento mas reas: DESNVOLVIMENTO MOTOR- O Desenvolvimento motor o conjunto de movimento que o nosso corpo faz como pernas, tronco e os braos, tendo em conta isto pode-se dizer que o desenvolvimento motor o processo de mudana no comportamento motor, o qual est relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criana.

DESENVOLVIMENTO INTLECTUAL E COGNITIVO- O desenvolvimento intelectual e cognitivo o nvel de inteligncia que uma pessoa acumula durante as etapas da vida.

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM- O desenvolvimento da linguagem a evoluo da comunicao entre os seres humanos e tambm uma das mais bsicas e mais importantes funes de uma pessoa pois sem ela no podia-mos nos comunicar e sem comunicar no haveria evoluo.

DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL- O desenvolvimento emocional a evoluo do estado emocional de um ser humano ao longo da vida. O estado de espirito e emocional completam-se uma ao outro transformando-se num todo, sem isto um ser humano no estaria apto para interagir emocionalmente com o resto da sociedade.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL- O desenvolvimento social a soma da interao e convivncia social com outras pessoas. Isto s ocorre quando se estabelece polticas que aperfeioam a forma como as crianas interagem entre si e com outros num meio externo.

2-Definio de necessidades especiais educacionais: As necessidades especiais educacionais so as necessidades no desenvolvimento motor, intelectual e cognitivo, lingustico, emocional e social.

3- Caraterizao do desenvolvimento por idades (4 aos 6):

DESNVOLVIMENTO MOTOR: Veste e cala-se sem necessitar de muita ajuda; Come sozinha, j sabe usar bem o garfo, faca e colher; Penteia o cabelo e lava os dentes sozinha; Consegue andar em linha reta de forma direita; Corre e salta sobre e em torno de obstculos com facilidade; Sobe e desce sem grande dificuldade; Salta bem sobre um p apenas; Apanha, atira e dribla bem uma bola; J anda bem de triciclo; Consegue empilhar objeto sem dificuldade; Cria formas e objetos com recurso a plasticina; Segura bem num lpis e faz desenhos legveis; J sabe usar uma tesoura infantil.

DESENVOLVIMENTO INTLECTUAL E COGNITIVO: Fala fluentemente, com frases muito completas; Adora inventar palavras, cantar canes e rimas; Gosta de conversar, ter longas conversas; J conhece muitas letras do alfabeto e at algumas palavras mais familiares; Pode j saber escrever o prprio nome; J sabe dizer o nome completo, onde mora e o nmero de telefone; Faz muitas perguntas; Responde facilmente s perguntas que lhe so feitas; Percebe e recorda-se bem dos seus feitos/sucessos; J sabe distinguir entre ontem, hoje e amanha; Percebe bem a rotina diria e o que sucede a qu; Consegue atender a um pedido com 2 ou 3 aes distintas; J percebe os conceitos relacionados com: quantidades, tamanhos, pesos, medidas, texturas, cores, distncias, tempo e posies.

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: Descreve eventos e personagens de histrias conhecidas e relata 2 factos em ordem de ocorrncia; Utiliza tempo passado e plural; Copia uma linha e um crculo; Define os objetos pelo uso e pode dizer de que so feitos os objetos; Conhece relaes espaciais como acima, abaixo, atras, perto e longe; Constri oraes utilizando de 5 a 6 palavras; Identifica o dinheiro; Usa corretamente os sons da lngua; Entende o significado das palavras igual e diferente; Usa condicional; Conta dez objetos; Sabe o significado e usa corretamente as palavras hoje, ontem e amanha.

DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL: Gosta de se exibir a si prpria e as suas coisas; Tem mais confiana; Comea a perceber o que o perigo; Pode ter medo de muitas coisas, inclusive do escuro e dos monstros; Ainda tem birras, normalmente em relaes a pequenas coisas; Capacidade de sentir raiva e frustrao, principalmente quando algo no est a correr como quer; Passa a exprimir o seu descontentamento/raiva mais verbalmente do que fisicamente; Por vezes ainda agressiva e/ou violenta.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Est mais independente em relao aos adultos; Gosta de obter a aprovao dos adultos; Gosta de brincar com outras crianas, nomeadamente com aquelas com aquelas que tm a mesma idade; J consegue brincar em grupo; J sabe partilhar com outras crianas e f-lo na maioria das vezes; Por vezes pode querer ser o lder; Gosta de alterar as regras da brincadeira medida que se brinca; Pode chamar nomes a outras crianas, fazer queixas das mesmas aos adultos; Pode ter um ou mais amigos imaginrios; Gosta de contar histrias e anedotas - muitas vezes sem nexo aos adultos; Esta constantemente a perguntar porqu; Quando brinca de imitar os pais, normalmente o do mesmo sexo; Adora brincar s personagens: professora, dona do caf, dono da loja, bombeiro, policia.

You might also like