You are on page 1of 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE CINCIAS BIOLGICAS CURSO: CINCIAS BIOLGICAS DISCIPLINA: ECOLOGIA DA CAATINGA

JUAZEIRO (Ziziphus joazeiro - Rhamnaceae ).


ANDERSON TIARA S. MOSCOSO DE OLIVEIRA

Feira de Santana 2013

ANDERSON TIARA SANTOS MOSCOSO DE OLIVEIRA

A JUAZEIRO (Ziziphus joazeiro - Rhamnaceae ).

Trabalho solicitado pelo professor Eraldo Medeiros como mtodo avaliativo da terceira unidade da disciplina Ecologia de Campo do curso de Cincias Biolgicas.

Feira de Santana 2013

O Juazeiro (Z. joazeiro) uma espcie endmica do Brasil, e pertence a famlia Rhamnaceae, sendo distribuda do Cear ao Mato Grosso do Sul. Essa planta possui hbito arbreo, mdio porte podendo atingir at 16m de altura, todo seu caule recoberto por espinhos, seria essa mais uma de suas adaptaes a escassez de gua, seu tronco pode ser simples ou dividido em distintos ramos. A rvore Juazeiro cresce geralmente em ambientes com gua no subsolo, dessa forma as razes profundas conseguem captar gua e a planta se mantm verde o ano todo, porm em caso de secas extremas a planta pode perder suas folhas assim como as outras plantas do bioma Caatinga. uma planta monica tendo suas sementes dispersadas por animais, a polinizao realizada principalmente por abelhas, contudo foi constatado que outros insetos tambm realizam a polinizao dessa planta.

Existem controvrsias quanto o nvel de ocupao ecolgica do Juazeiro, porm a maior parte dos autores concorda que a planta est nos primeiros nveis sendo uma espcie pioneira ou no mximo secundria. Importante observar que o Juazeiro uma planta que se encontra sempre isolada de outros indivduos da mesma espcie.

As folhas so pecioladas, levemente coreaceas acompanhadas de estpulas geralmente caducas, demonstra nervao curvinrvea, esto dispostas no caule de forma alterna, variam em comprimento de 5 a 10cm e possuem largura com cerca de 4cm. A face adaxial desprovida de estmatos e tricomas, as clulas foliares apresentam

sinuosidades em suas paredes, resultando assim em uma maior resistncia a compresses, j a fase abaxial possui muitos estmatos comuns e tricomas simples, unicelulares, interessante observar a grande enervao da folha e o seu aspecto coriceo.

As flores so pequenas, apresentando-se unidas em inflorescncia do tipo axilar cimosa, com ramos pilosos. Os pednculos so curtos com comprimento semelhantes ao do pecolo, o clice bastante reduzido com apenas 5 mm de comprimento, ptalas so recurvas. O florescer do Juazeiro ocorre em distintos meses a depender de sua localizao geogrfica.

O fruto do tipo drupa pequeno, com formato arredondado, cerca de 2cm de diametro , 2 g de peso, com uma colorao amarelada, apresenta uma leve aspereza, sua casca bem fina e o gosto adocicado. O fruto comestvel, estudos indicaram uma quantidade considervel de vitamina C.

Estudos fitoqumicos demonstram a presena de substancias como saponinas, acido betunlico, cafena e alcalides. Tais saponinas explicam uma espuma liberada quando as folhas so esfregadas umas contra as outras.

O Juazeiro fundamental para homens e animais da Caatinga, pois aos animais oferecem sombra e alimento em boa parte do ano, aos homens oferecem mais ainda, pois dessa espcie possvel se extrair xampus, sabonetes, cosmticos que atuam na limpeza da pele, possvel limpar a boca esfregando as folhas nos dentes, as folhas ajudam no combate da caspa e o ch combate enfermidades gstricas alm de fornecer madeira de qualidade para produo de mveis e casas. Por estar verde geralmente o ano todo uma espcie utilizada para arborizao de cidades do interior nordestino.

A crena popular afirma que o Juazeiro o protetor dos vaqueiros, pois lhe oferece sombra e alimento durante as viagens pelo serto, alm de afastar os espritos maus, devido ao folclore envolvendo essa espcie foi dado o nome dessa rvore para nomear duas cidades no nordeste do Brasil, sendo elas Juazeiro do Norte CE e Juazeiro BA. Um fato curioso e que em Juazeiro do Norte existe uma arvore dessa espcie que no desenvolveu espinhos, sendo assim esse individuo tido como milagre de Padre Ccer

Musica Juazeiro composta por Luiz Gonzaga

Juazeiro, juazeiro Me arresponda, por favor, Juazeiro, velho amigo, Onde anda o meu amor Ai, juazeiro Ela nunca mais voltou, Diz, juazeiro Onde anda meu amor Juazeiro, no te alembra Quando o nosso amor nasceu Toda tarde tua sombra Conversava ela e eu Ai, juazeiro Como di a minha dor, Diz, juazeiro Onde anda o meu amor Juazeiro, seje franco, Ela tem um novo amor, Se no tem, porque tu choras, Solidrio minha dor Ai, juazeiro No me deixa assim roer, Ai, juazeiro T cansado de sofrer Juazeiro, meu destino T ligado junto ao teu, No teu tronco tem dois nomes, Ela mesmo que escreveu Ai, juazeiro Eu num gento mais roer, Ai, juazeiro Eu prefiro int morrer. Ai, juazeiro...

Poesia Juazeiro de Z Vicente

Juazeiro, rvore frondosa e cheia de vida, Mesmo quando nada parece viver. Ela se levanta na beira das estradas, acolhendo retirantes sem morada, Oferecendo sombra aos animais e florando na paisagem desolada. Olhando o serto quando h seca tudo to triste que d vontade pra chorar. O sol queima o verde da terra, tudo to duro de se adimirar. Mas o serto abre um sorriso No p de juazeiro aqui e acol, De p, faz gritar a esperana Guardada, criana querendo acordar.

Referencias Biliogrficas

NADIA, Tarcila de Lima; MACHADO, Isabel Cristina; LOPES, Ariadna Valentina. Fenologia reprodutiva e sistema de polinizao de Ziziphus joazeiro Mart. (Rhamnaceae): atuao de Apis mellifera e de visitantes florais autctones como polinizadores. Acta Bot. Bras., So Paulo, v. 21, n. 4, Dec. 2007 .

OLIVEIRA, Andreya Kalyana de et al . Atividade aleloptica de extratos de diferentes partes de juazeiro (Ziziphus joazeiro Mart. - Rhamnaceae). Acta Bot. Bras., Feira de Santana, v. 26, n. 3, Sept. 2012 .

OLIVEIRA, Andreya Kalyana de et al . Alelopatia em extratos de frutos de juazeiro (Ziziphus joazeiro Mart. - Rhamnaceae). Acta Bot. Bras., So Paulo, v. 23, n. 4, Dec. 2009

http://viveravidaeomeioambiente.blogspot.com.br/2011/12/plantas-medicinaisjuazeiro.html

You might also like