You are on page 1of 3

EDUCAO INCLUSIVA

DADOS DO PROJETO: OBJETIVOS: Objetivo Geral: Promover uma cultura de convivncia com as diferenas e as exigncias legais da Educao Inclusiva.

Objetivos Especficos: - Contribuir no suporte pedaggico aos docentes em assuntos referentes Educao Inclusiva; - Aprofundar e ampliar a abordagem da incluso, envolvendo aspectos da diversidade, tais como: necessidades educacionais especiais, educao de jovens e adultos, educao do campo, diversidade tnico-racial, gnero e diversidade; - Construir reflexes que ressignifiquem o manejo com as diferenas; - Possibilitar aos participantes conhecimentos bsicos de Lngua Brasileira de Sinais e da Cultura Surda Justificativa: As prticas educativas vm sendo aprimoradas a cada dia, para que se possa acompanhar o desenvolvimento do aluno envolvido no processo de ensino e aprendizagem. Os fatores que influenciam nas mudanas das prticas j existentes so fatores sociais, culturais econmicos entre outros. Porm, os que mais so observados so os fatores scio-culturais, pois a partir da vivncia dos alunos e do seu contexto social que poderemos elaborar atividades pedaggicas que venham ao encontro das necessidades e particularidades dos nossos alunos. As mudanas e as adaptaes das prticas educativas existentes so fundamentais para um bom desenvolvimento do trabalho, pois conhecer e tentar entender o mundo no qual o aluno est inserido o primeiro passo a ser desenvolvido. Proporcionar atividades interessantes que cativem a curiosidade do aluno essencial. Portanto, so atividades concretas e bem fundamentadas que podero guiar o professor a desenvolver as capacidades de seus alunos, a partir de uma nova perspectiva em relao ao aluno e a suas diferenas. Isso tambm far com que ele venha a ter um melhor desenvolvimento, respeitando sempre suas caractersticas e especificidades e o seu tempo de aprendizado. Com isso, podemos perceber a importncia da ressignificao das prticas educativas para incluso de todos. O professor deve manter-se em constante atualizao para que possa acolher as diversas realidades que chegam escola, podendo assim adaptar atividades e avaliaes de acordo com as especificidades dos alunos. Resultados esperados: Que seja desenvolvido um novo olhar e uma nova postura para responder as necessidades do trabalho com a Educao Inclusiva em sala de aula.

Metodologia: Os encontros de formao sero realizados semanalmente, com durao de quatro horas,

totalizando 40h em cada municpio atendido. As atividades sero desenvolvidas nos municpios de Miragua e Coronel Bicaco, com professores do ensino bsico da rede pblica. Para racionalizar os deslocamentos as atividades sero desenvolvidas na parte da manh em um municpio e tarde no outro. O curso ser desenvolvido por seis docentes e uma aluna do Curso de Licenciatura em Computao. Aes Previstas: - Sensibilizao do pblico alvo para a diversidade; - Diagnstico junto aos participantes dos diferentes grupos por eles atendidos; - Subsidiar os participantes em suas demandas tericas e prticas, a partir do diagnstico realizado; -Avaliar as atividades junto aos participantes; - Desenvolver e proporcionar a prtica docente a aluna Anai discente do Curso de Licenciatura em Computao. 2.6. Disciplinas / Ementas / Contedos Programticos: 1. Educao Inclusiva a) Contato, sensibilizao com a diferena e levantamento das principais demandas locais na rea da Educao Inclusiva ; b) Educao e incluso no Brasil aspectos histricos e legais; c) Aspectos da educao da pessoa com necessidades especiais; - Educao do Cego; - Educao e Deficincia Mental; - Educao e Deficincia Fsica; - Educao e sofrimento psquico; d) Aspectos da Educao do Campo; e) Aspectos da Educao de Jovens e Adultos; f) Educao, gnero e sexualidade; g) Aspectos da Educao etno-racial; 2. Introduo Lngua Brasileira de Sinais a) Histria da Educao de Surdos; b) Constituio da identidade e cultura surda; c) Alfabeto manual e noes bsica da LIBRAS.

Bibliografia: ALMEIDA, Elisabeth C.; DUARTE, Patrcia M. Atividades Ilustradas em Sinais da Libras. Editora Revinter, 2004. BAPTISTA, Cludio Roberto. (org.). Incluso e Escolarizao: mltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediao, 2006. BRASIL. Lei 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. Secretaria de educao e cultura: SEC/Joo Pessoa-PB, p.7-43, 1996. _____. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: Adaptaes

Curriculares/ secretaria de educao Fundamental/ Secretaria de Educao Especial. Braslia: MEC/SEF/SEESP, 1999. _____. Secretaria de Educao Especial. Saberes e Prticas da Incluso: Desenvolvimento e Competncias para o atendimento s necessidades educacionais especiais de alunos Surdos. Braslia: MEC/SEESP, 2006. BRASIL. Lei 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. Secretaria de educao e cultura: SEC/Joo Pessoa-PB, p.7-43, 1996. _____. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: Adaptaes Curriculares/ secretaria de educao Fundamental/ Secretaria de Educao Especial. Braslia: MEC/SEF/SEESP, 1999. CAPOVILLA, Fernando Cesar; RAPHAEL, Walkiria Duarte. Dicionrio enciclopdico ilustrado trilngue da lngua de sinais brasileira. 3.ed. Editora Edusp, 2008. DORZIAT, Ana. O Outro da Educao - Pensando a surdez com base nos temas identidade/diferena, currculo e incluso. Editora Vozes, 2008. JESUS, S. N., & MARTINS, H. Escola Inclusiva e Apoios Educativos. Porto: ASA editores II. Declarao de Salamanca. (1994). PELBART, Peter Pl. A utopia assptica. In: A nau do tempo-rei: sete ensaios sobre o tempo da loucura. Rio de Janeiro: Imago, 1993. QUADROS, Ronice Muller de. Educao de Surdos A Aquisio da Linguagem. Editora Artmed, 1997. QUADROS, Ronice Muller de.; KARNOPP, Lodenir Becker. Lngua de Sinais Brasileira. Editora Artmed, 2004. SKLIAR, Carlos (org). Atualidade da educao bilnge para surdos. Texto: A localizao poltica da educao bilnge para surdos. Porto Alegre, Mediao, 1999. SKLIAR, Carlos B. A Surdez: um olhar sobre as diferenas. Editora Mediao. Porto Alegre.

You might also like