You are on page 1of 30

Complemento - 1

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - ANALISTA


1. ESTRUTURA ATUAL
1.1. Conceituao de SFN
O sistema financeiro nacional (SFN) composto por um conjunto de instituies e instrumentos financeiros que procuram propiciar um fluxo regular de recursos entre poupadores (ofertadores de recursos) e tomadores de recursos, constituindo-se assim o chamado mercado financeiro e de capitais, no Pas. Tomadores de Recursos Encontram-se em posio de dficit financeiro e necessitam de um incremento de recursos (oriundos de poupana/aplicaes financeiras de outros agentes econmicos indivduos ou empresas), para execuo de planos de desenvolvimento da empresa, expanso de negcios, cobertura de capital de giro, crdito pessoal etc. Ofertadores de Recursos Encontram-se em posio de supervit financeiro (consomem/gastam menos que suas rendas), podendo dispor de recursos para terceiros, via de regra, em condies certas de investimento e por determinado perodo de tempo.

DO

BACEN

1.3. Grau de Desenvolvimento e Especializao do SFN


O sistema financeiro de cada nao sempre coerente com o grau de desenvolvimento e com a fora econmica existente. s autoridades fazendrias e monetrias competem satisfazer as necessidades de produo e do mercado em geral, estimulando as atividades financeiras e, concomitantemente, corrigindo e norteando as distores que venham a ocorrer no sistema financeiro-econmico envolvido. Antes de entendermos um pouco mais sobre o mercado financeiro e de capitais, devemos ressaltar que so inmeras as operaes praticadas em termos de moedas fsicas, moedas escriturais, modalidades de operaes de crditos e aplicaes de recursos, alm de operaes envolvendo cenrios futuros de expectativas de taxas e rendimentos. A princpio, podemos indicar que um SFN desenvolvido procurar aprimorar e especializar os quatro grandes componentes macroeconmicos, ou seja: Mercado Monetrio: controlar atravs de operaes financeiras de curto, mdio e longo prazo (open market, redescontos, recolhimentos compulsrios, crditos selecionados), regimes de metas de inflao (taxa de juros) os meios de pagamento disponveis de uma economia (exemplos: depsitos vista em instituies autorizadas a operar carteira comercial, papel moeda e moedas em circulao). Mercado de Crdito: determinar os recursos para o consumo e emprstimo para capital de giro (de curto e mdio prazo) necessrios para diversos tipos de tomadores, sejam pessoas jurdicas ou indivduos. Mercado de Cmbio: procurar envolver o mercado internacional, seja para troca e converso de moedas estrangeiras em relao moeda nacional, seja para operaes de exportaes, importaes, arbitragens, financiamentos e repasses de recursos externos. Mercado de Capitais: onde se concentram operaes de longo prazo, ou por prazo indeterminado, oriundas do mercado primrio ou secundrio, como por exemplo: emisso de novas aes de capital social (ordinrias e preferenciais), debntures (conversveis ou no em aes), troca de dvidas de curto prazo para longo prazo, antecipao de fluxos de caixa futuros (securitizao de papis, cesses de crditos...). Em suma, o mau funcionamento de um sistema financeiro, a sua falta de controle, superviso e organizao pode provocar vrios desajustes econmicos nos fluxos monetrios, creditcios e cambiais do pas, podendo acarretar os seguintes problemas, entre outros: Transferncia de atividades econmicas prprias da iniciativa privada para o setor pblico; Instabilidade do nvel de preos na economia; Funcionamento insuficiente do mercado financeiro nacional; Elevao do custo do dinheiro e descrdito pblico; Desestmulo poupana individual.

1.2. Definio Legal de Instituies Financeiras


Conforme disposto na Lei n. 4.595/64, temos: Art. 17. Consideram-se instituies financeiras, para os efeitos da legislao em vigor, as pessoas jurdicas pblicas ou privadas que tenham como atividade principal ou acessria a coleta, intermediao ou aplicao de recursos financeiros prprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custdia de valor de propriedade de terceiros. Pargrafo nico. Para os efeitos desta lei e da legislao em vigor, equiparam-se s instituies financeiras as pessoas fsicas que exeram qualquer das atividades referidas neste artigo, de forma permanente ou eventual. Art. 18. As instituies financeiras somente podero funcionar no Pas mediante prvia autorizao do Banco Central da Repblica do Brasil ou decreto do Poder Executivo, quando forem estrangeiras. 1 Alm dos estabelecimentos bancrios oficiais ou privados, das sociedades de crdito, financiamento e investimentos, das caixas econmicas e das cooperativas de crdito ou a seo de crdito das cooperativas que a tenham, tambm se subordinam s disposies e disciplina desta lei no que for aplicvel, as bolsas de valores, companhias de seguros e de capitalizao, as sociedades que efetuam distribuio de prmios em imveis, mercadorias ou dinheiro, mediante sorteio de ttulos de sua emisso ou por qualquer forma, e as pessoas fsicas ou jurdicas que exeram, por conta prpria ou de terceiros, atividade relacionada com a compra e venda de aes e outros quaisquer ttulos, realizando nos mercados financeiros e de capitais, operaes ou servios de natureza dos executados pelas instituies financeiras.

Central de Concursos

2 - Complemento

1.4. Instituies Financeiras, Equiparadas e Controladas


Instituies Financeiras (IFs): so todas as instituies que emitem seus prprios papis de captao (passivos) e intermedeiam esses recursos captados juntos a terceiros (pessoas fsicas ou jurdicas, de direito pblico ou privado), por sua conta e riscos, na forma de operaes de crditos (emprstimos, financiamentos e ttulos descontados), ttulos e valores mobilirios, repasses interfinanceiros e outros ativos rentveis ou necessrios para a empresa. Exemplos de IFs: Bancos Comerciais, Bancos Mltiplos, Bancos de Investimentos e Sociedades de Crdito, Financiamento e Investimento (Financeiras). Instituies Equiparadas: so instituies equiparadas s instituies financeiras (IFs), muito embora no exista um dispositivo legal que explicite esse conceito, a no ser caso a caso, atravs de dispositivos infralegais. Estas instituies procuram colocar em contato poupadores com tomadores de crdito, facilitando o acesso e operaes entre os mesmos. Podemos conceituar nesse caso: as Bolsas de Valores, a Bolsa de Mercadorias e Futuros e as Sociedades Corretoras e Distribuidoras de Ttulos e Valores Mobilirios. Instituies No-Financeiras: so algumas instituies no financeiras autorizadas a funcionar e/ou supervisionadas pelo Banco Central do Brasil, como por exemplo: Consrcios e Fundos Mtuos de Investimentos. Nota: Lei Complementar n. 105/01 a) Conforme o art. 1 desta lei complementar as instituies financeiras conservaro sigilo em suas operaes ativas, passivas e servios prestados. Entretanto so consideradas instituies financeiras para efeito desta lei complementar ( 1 e 2): I os bancos de qualquer espcie; II distribuidoras de valores mobilirios; III corretoras de cmbio e valores mobilirios; IV sociedades de crdito, financiamento e investimento; V sociedades de crdito imobilirio; VI administradoras de cartes de crdito; VII sociedades de arrendamento mercantil; VIII administradoras de mercado de balco organizado; IX cooperativas de crdito; X associaes de poupana e emprstimo; XI bolsas de valores e de mercadorias e futuros; XII entidades de liquidao e compensao; XIII empresas de fomento comercial ou factoring; XIV outras sociedades que, em razo da natureza de suas operaes, assim venham a ser consideradas pelo CMN Conselho Monetrio Nacional.

Assim sendo, estes recursos aplicados so multiplicados, gerando um efeito multiplicador econmico da moeda. As instituies financeiras clssicas consideradas monetrias e geradoras desse efeito multiplicador de moeda so: Bancos Comerciais BC; Bancos Mltiplos com Carteira Comercial; Caixas Econmicas CE; Cooperativas de Crdito CC; Bancos Cooperativos Bco. O instrumento financeiro monetrio utilizado para evitar a expanso exagerada desse meio de pagamento o recolhimento compulsrio ou depsito compulsrio sobre determinadas contas de depsitos e recursos transitrios.

1.6. Sistema Financeiro Normativo e Operativo


O sistema financeiro nacional (SFN) pode ser dividido em: Sistema Financeiro Normativo Sistema Financeiro Operativo Sistema Financeiro Normativo Denomina-se sistema financeiro normativo como sendo as seguintes entidades, entre outras: CMN Conselho Monetrio Nacional (rgo mximo do SFN); BACEN - Banco Central do Brasil: (campo de atuao principal: mercado financeiro); CVM Comisso de Valores Mobilirios (campo de atuao principal: mercado de capitais); SUSEP Superintendncia de Seguros Privados: (mercado de seguros, capitalizao, seguro-sade e entidades abertas de previdncia privada); PREVIC Superintendncia Nacional de Previdncia Complementar (criada pela MP 233 de 30/12/2004, substitui a antiga SPC - Secretaria da Previdncia Complementar ) (entidades fechadas de previdncia privada); CRSFN Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional; CNSP - Conselho Nacional de Seguros Privados. Sistema Financeiro Operativo Mercado Financeiro Bancos Mltiplos (BM) Bancos Comerciais (BC) Caixas Econmicas (CE) Cooperativas de Crdito (CO) Banco Cooperativos (BCO) Bancos de Desenvolvimento e Agncias de Fomento (BO e AF) (setor pblico) Bancos de Investimentos (BI) Sociedades de Crdito, Financiamento e Investimentos (SCFI) Sociedades de Crdito Imobilirio (SCI) Cias. Hipotecrias (CH) Associaes de Poupana e Emprstimo (APE) Sociedades de Crdito ao Microempreendedor (SCM) Sociedades de Arrendamento Mercantil (SAM) Mercado de Capitais Outros intermedirios ou auxiliares financeiros: Bolsas de Valores, Bolsas de Mercadorias e Futuros Mercado de Balco Organizado e No Organizado Sociedades Corretoras de Cmbio Agentes Autnomos de Investimentos Sociedades Corretoras de Ttulos e Valores Mobilirios

1.5. Instituies Financeiras Monetrias e No Monetrias


Uma conceituao importante para entendimento do sistema financeiro nacional (SFN) sobre as instituies que tm a capacidade ou no de criar moeda escritural. Esta capacidade de criar moeda escritural deriva do fato das instituies financeiras poderem emprestar uma frao de seus recursos transitrios depositados (captados), durante um certo perodo para terceiros, para o qual no h necessidade de reserva de encaixe financeiro imediato.

Central de Concursos

Complemento - 3

Sociedades Distribuidoras de Ttulos e Valores Mobilirios Representaes de Instituies Financeiras Estrangeiras Sistemas/Cmaras de Liquidao e Custdia/Clearings Houses Selic Sistema Especial de Liquidao e de Custdia Cetip Central de Custdia e de Liquidao Financeira de Ttulos CBLC Cmara Brasileira de Liquidao e Custdia Clearings de Derivativos, Ativos, Cmbio da BM&F CIP Cmara Interbancria de Pagamento, STR Sistema de Transferncia de Reservas, Cmara TECBAN (Tecnologia Bancria S.A), COMPE Centralizadora da Compensao de Cheques e Outros Papis, todas oriundas do Sistema de Pagamentos Brasileiro, implantado a partir de abril 2002. (criado a partir da Lei n. 10.214/01, Resoluo 2.882/01 e Regulamento anexo Circular 3.057/01) Entidades Administradoras de Recursos de Terceiros Fundos Mtuos de Investimentos Carteiras de Investidores Estrangeiros Clubes de Investimentos Administradoras de Consrcios Outras Administradoras/Consultores de Recursos de Terceiros

08. Podem ser equiparadas s instituies financeiras, muito embora no exista um dispositivo legal que explicite esse conceito, a no ser caso a caso, atravs de dispositivos infralegais, as Bolsas de Valores e as Sociedades Corretoras e Distribuidoras de Ttulos e Valores Mobilirios. 09. A Cmara Interbancria de Pagamentos integra o chamado Sistema de Pagamentos Brasileiro. 10. Para efeito de sigilo bancrio as Cias. de fomento mercantil (factorings) so consideradas instituies financeiras.

Gabarito 01. 03. 05. 07. 09. Certo Errado Certo Certo Certo 02. 04. 06. 08. 10. Certo Errado Certo Certo Certo

2. RGOS REGULADORES, DE APOIO OU AUXLIO AO SFN


Destacamos abaixo o principal rgo regulador do mercado financeiro, o Conselho Monetrio Nacional CMN, e o principal rgo executor de suas decises, o Banco Central do Brasil (Bacen). Em seguida, destacaremos outros rgos reguladores (CVM, Susep, PREVIC, BNB etc.), bem como as instituies consideradas de apoio para melhor controle, fiscalizao e incentivos para operaes por parte da autoridade governamental: a) mercado de capitais (Bolsas, Corretoras e Distribuidoras de Ttulos e Valores Mobilirios); b) servio de compensao de cheques e outros papis (Banco do Brasil) (BB); c) mercado cambial e comrcio internacional (BB); d) mercado agrcola e agroindustrial (BB); e) fundos mtuos de investimentos, setoriais e emergentes e valores mobilirios (CVM); f) infraestrutura de setores nacionais como energtico, telecomunicaes e saneamento bsico (BNDES); g) habitao (CEF); h) incentivos fiscais (BASA, BNB) etc.

Exerccios de Fixao
- Responda Certo ou Errado 01. Consideram-se instituies financeiras, para efeitos da legislao em vigor, as pessoas jurdicas pblicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou acessria a coleta, intermediao ou aplicao de recursos financeiros prprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custdia de valor de propriedade de terceiros. 02. As instituies financeiras estrangeiras para operarem no pas dependem de autorizao do Poder Executivo. 03. O Conselho Monetrio Nacional (CMN) considerado um rgo secundrio, em termos do mercado financeiro. Quem realmente normatiza (seja atravs de resolues, circulares, cartas-circulares etc.) as aes do SFN o Bacen. 04. As cmaras de liquidao e custdia/clearings houses no fazem parte do sistema financeiro nacional, sendo autorizadas parte pelo CMN, para liquidao de operaes dos bancos e bolsas de valores.. 05. As instituies financeiras denominadas monetrias criam moeda escritural, fator multiplicador dos meios de pagamentos da economia. 06. Alguns dos instrumentos clssicos que podemos citar como de controle da expanso dos meios de pagamentos de um pas podem ser: recolhimentos compulsrios (reservas compulsrias), operaes de open market (mercado aberto ou operaes compromissadas) e assistncia financeira de liquidez (redescontos). 07. Bancos Comerciais, Bancos Mltiplos com Carteira Comercial, Caixas Econmicas e Cooperativas de Crdito so consideradas instituies financeiras monetrias.

2.1. Conselho Monetrio Nacional (CMN)


rgo mximo de normatizao da poltica monetria, creditcia e cambial a ser fixada para o Pas, o CMN possui algumas particularidades: a) no lhe cabem funes executivas, somente normativas; b) a entidade superior do SFN; c) no possue um local fsico determinado, assim como o Bacen, CVM, SRF etc. d) aps a implantao do Plano Real (vide Lei n. 9.069/ 95, art 8a 11.) sua composio passou a ser integrada pelos seguintes membros: Presidente do Bacen, Ministro do Planejamento, Oramento e Gesto e Ministro da Fazenda, sendo este ltimo na qualidade de presidente do referido Conselho de Poltica Econmica. Alm disto, o Conselho delibera, por maioria de votos, cabendo ao Presidente (Ministro da Fazenda) a prerrogativa de deliberar, nos casos de urgncia e relevante interesse, ad referendum dos demais membros.

Central de Concursos

4 - Complemento

Quando isto ocorrer, ou seja, deliberar ad referundum do Conselho, o Presidente submeter a deciso ao Colegiado na primeira reunio que se seguir quela deliberao. O Presidente do CMN poder convidar Ministros de Estado, bem como representantes de entidades pblicas ou privadas, para participar das reunies, no lhes sendo permitido o direito de voto. O Conselho reunir-se-, ordinariamente, uma vez por ms, e, extraordinariamente, sempre que for convocado por seu Presidente. O Bacen funciona como secretaria-executiva do Conselho. Auxiliando as decises do Conselho Monetrio Nacional (CMN) foi criada a Comisso Tcnica da Moeda e do Crdito (Comoc), cuja composio : - Presidente do Bacen e diretores; - Presidente da CVM; - Secretrio Executivo do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto; - Secretrio Executivo e Secretrios do Tesouro Nacional e de Poltica Econmica do Ministrio da Fazenda. coordenada pelo Presidente do Bacen e sua atribuio propor regulamentao de decises tomadas pelo Conselho Monetrio Nacional, seja em referncia aos ditames da Lei n. 4.595/64, bem como de novas decises de carter monetrio, creditcio, cambial etc. Foram definidas tambm, para funcionar junto ao Conselho, os seguintes Comits (ou Comisses) Consultivos: a) de Normas e Organizao do Sistema Financeiro; b) de Mercado de Valores Mobilirios e de Futuros; c) de Crdito Rural; d) de Crdito Industrial; e) de Crdito Habitacional, e para Saneamento e InfraEstrutura Urbana; f) de Endividamento Pblico; g) de Poltica Monetria e Cambial (Copom). (Comit mais famoso). Na prtica, hoje, as reunies do CMN so menos freqentes que em perodos anteriores. Este fato pode ser explicado, em parte, pelo projeto em tramitao no Congresso de reformulao do SFN (que regulamenta o art. 192 da CF) e porque muitas de suas atribuies foram assumidas pelo prprio Ministro da Fazenda, como por exemplo: - formulao/planificao da poltica de equilbrio dos meios de pagamentos e do balano de pagamentos; - formulao/planificao da poltica de moeda e crdito; - formulao/planificao da poltica de proteo da situao financeira dos agentes econmicos envolvidos, em particular das instituies financeiras e auxiliares, e propiciando o aprimoramento das mesmas. No captulo 4 veremos com mais detalhes as principais atribuies e responsabilidades inerentes ao Conselho Monetrio Nacional - CMN.

to, cumpre e faz cumprir as disposies que so atribudas pela legislao em vigor. O Bacen iniciou suas atividades em 1965, substituindo funes de autoridade monetria antes executadas pela extinta Sumoc (Superintendncia da Moeda e do Crdito), pelo Banco do Brasil (BB) e pelo prprio Tesouro Nacional. A SUMOC foi criada em 1945, com a finalidade de exercer o controle monetrio e preparar a organizao de um Banco Central (experincia vivenciada por vrios pases desde o comeo do sculo XX). Tinha a responsabilidade de fixar os percentuais de reservas compulsrias obrigatrias dos bancos comerciais, as taxas de redesconto e da assistncia financeira de liquidez, bem como os juros sobre os depsitos bancrios. Alm disso, supervisionava a atuao dos bancos comerciais, orientava a poltica cambial e representava o Pas nos organismos internacionais. O Banco do Brasil desempenhava as funes de banco do governo, atravs do controle das operaes de comrcio exterior, do recebimento dos depsitos compulsrios e voluntrios dos bancos comerciais e a execuo de operaes de cmbio em nome de empresas pblicas e do Tesouro Nacional; conforme normas estabelecidas pela SUMOC e pelo Banco de Crdito Agrcola, Comercial e Industrial. O Tesouro Nacional era o rgo emissor de papel moeda. Aps a criao do Banco Central, buscou-se dotar a instituio de mecanismos voltados para o desempenho de Banco dos Bancos. Em 1985, foi promovido um novo reordenamento financeiro governamental com a separao das contas e funes do Banco Central, Banco do Brasil e Tesouro Nacional. Neste contexto ltimo, eventuais deficits do Tesouro Nacional passaram a no mais serem cobertos por emisso de moedas, mas sim com emisso de Ttulos Federais do Tesouro Nacional. Referida regra passou a valer tambm para as eventuais indisponibilidades de caixa do Banco do Brasil (BB), as quais passaram a no mais serem cobertas com solicitaes diretas ao Bacen e, sim, com captao de recursos normais junto ao pblico em geral, na funo de um banco comercial. Autarquia Vinculada ao Ministrio da Fazenda Por ser uma autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda, o Bacen possui oramento prprio, integrando a chamada Administrao Indireta, assim como as empresas pblicas e as sociedades de economia mista como o Banco do Brasil. Por ser considerado o responsvel maior para garantir o poder de compra da moeda nacional, costuma-se dizer que o Bacen tem o monoplio para operacionalizar as polticas monetrias, creditcias (em todos os aspectos) e cambiais do Pas. por meio do Bacen, que o Estado intervm diretamente no SFN e, indiretamente na economia. A diferena existente entre outros pases como Japo e Estados Unidos que o Banco Central do Brasil no independente, ou seja, seus diretores so indicados pelo Ministro da Fazenda e Presidente da Repblica e aprovados pelo Congresso Nacional. Esta subordinao poltica pode conduzir o pas a erros em sua poltica econmica monetria.

2.2. Banco Central do Brasil (Bacen)


Criao do BACEN Criado pela Lei n. 4.595/64, integra o SFN como rgo de execuo das polticas emanadas do CMN. Alm dis-

Central de Concursos

Complemento - 5

Um Banco Central independente pode atuar como um verdadeiro guardio da moeda, garantindo fora e equilbrio ao mercado financeiro e de capitais, protegendo o poder de compra e equilbrio da economia. Nesses pases, o Tesouro Nacional emite ttulos federais para captar recursos, enquanto os bancos centrais repassam papis para garantir a liquidez (pagamento) do sistema. No Brasil, o BC coloca os ttulos do Tesouro Nacional em sua carteira e emite seus prprios ttulos. Ento, se a inflao sobe o Bacen vende mais papis, aumentando a taxa de juros para recolher dinheiro no mercado e controlar a demanda da populao, reduzindo o ritmo de alta dos preos. Secretaria Executiva do Conselho Monetrio Nacional - CMN Como j mencionado, o Bacen funciona como uma secretaria executiva do CMN, sendo administrado por uma diretoria (colegiada) indicada pelo Ministro de Estado da Fazenda e nomeada pelo Presidente da Repblica, depois dos seus membros serem aprovados em sabatina no Senado Federal. Estrutura do BACEN As diretorias so, no dia de hoje, as seguintes (um Presidente e oito Diretores): Presidente do BACEN (Secre Secretaria Executiva da Diretoria, Deaud Depto de Auditoria Interna, Dejur Procuradoria Geral); Diretor de Administrao Dirad (Deafi Depto de Administrao Financeira, Depes Depto de Gesto de Pessoas e Organizao etc.); Diretor de Liquidaes e Desestatizao Dilid (Deliq Departamento de Liquidaes Extrajudiciais etc.); Diretor de Assuntos Internacionais Direx (Gence Gerncia Executiva de Normatizao de Cmbio e Capitais Estrangeiros etc.) Diretor de Poltica Monetria Dipom (Deban Depto de Oper. Bancrias e de Sistema de Pagamentos, Demab Depto de Operaes do Mercado Aberto etc.); Diretor de Fiscalizao Difis (Desup Depto de Superviso Direta, Desin Depto de Superviso Indireta, DecifDepto de Combate Ilcitos Cambiais e Financeiros etc.); Diretor de Normas e Organizao do Sistema Financeiro Dinor (Denor Depto de Normas do Sistema Financeiro e Deorf Depto de Organizao do Sistema Financeiro), Diretor de Poltica Econmica Dipec (Depec Depto de Poltica Econmica, Depep Depto de Estudos Econmicos etc.); Diretor de Estudos Especiais Diesp. Taxa de Juros (SELIC) Uma das prticas mais comuns/usuais de sua administrao com relao definio da taxa bsica de juros da economia (taxa Selic, criada em 1986), a qual norteia as negociaes dirias interbancrias, seja com relao s operaes realizadas com ttulos pblicos federais, ttulos privados ou crditos qualquer de outras natureza. Importante ressaltar, que no mercado financeiro (e de capitais), existem operaes internas subsidiadas com taxas de juros inferiores taxa Selic (mdia diria das taxas das operaes compromissadas realizadas), como por exemplo TJLP Taxa de Juros de Longo Prazo. Via de regra, so operaes direcionadas para setores de infraestrutura da economia e com tomadores de crditos selecionados, fornecedores inclusive de garantias colaterais.

Emisso de Moeda No ano de 1988, a Constituio Federal do Brasil (CF) determinou competncia exclusiva ao Bacen para emisso de moeda. As caractersticas bsicas para emisso dessa moeda so: a) trimestralmente o CMN solicita ao Senado Federal a emisso de moeda (atravs de propostas do Comoc Comit Tcnico da Moeda e do Crdito, comit encarregado, inclusive, de analisar previamente os assuntos a serem tratados no CMN); b) esta solicitao baseia-se, principalmente, em termos da necessidade do PIB nacional, reposies fsicas do papel-moeda e metas inflacionrias. O art. 164 da referida Constituio Federal (CF) vetou definitivamente tambm que nenhuma cesso de emprstimos diretos ou indiretos fosse efetuada a favor do Tesouro Nacional ou para qualquer instituio no financeira. Disponibilidades de Caixa da Unio, Estados e Municpios Constitucionalmente todas as disponibilidades de caixa da Unio Federal so de responsabilidade do Banco Central do Brasil, quanto sua remunerao e gerenciamento. As disponibilidades de caixa dos Estados e Municpios so depositadas em Bancos Oficiais (vide art. 164, da CF). Operalizao das Atribuies do BACEN Para operacionalidade de suas atribuies o Bacen edita, normalmente, os seguintes normativos (publicados no Dirio Oficial da Unio - D.O.U.): a) Resolues (decises do CMN, assinadas pelo Presidente do Bacen); b) Circulares (assinadas por Diretores responsveis pelo assunto tratado); c) Cartas-Circulares (assinadas pelos chefes de departamentos) d) Comunicados ou Comunicados-Conjuntos (em conjunto com outras entidades, exemplo: CVM). Hoje em dia, a grande maioria destes normativos encontram-se dispostos e organizados por assuntos/temas em vrios manuais, como por exemplo: - Manual de Normas e Instrues MNI - Plano Contbil das Instituies do Sistema Financeiro Nacional COSIF - Consolidao das Normas Cambiais CNC - Manual de Crdito Rural MCR e Manual de Crdito Agroindustrial - MCA - Catlogo de Documentos Cadoc etc. Nota: SISBACEN Sistema de Informaes Eletrnicas do Bacen: a) um complexo informacional administrado pelo Banco Central do Brasil que se caracteriza por permitir acesso interativo on line (eletrnico), tanto para a entrada quanto para a recuperao de informaes, alm de disponibilizar consultas em tempo real de dados cadastrais, informaes e evoluo de vrias operaes das instituies. b) apoia os macroprocessos de Formulao e Gesto da Poltica Monetria e Cambial, de Regulao e Superviso do Sistema Financeiro Nacional e de Administrao do Sistema de Pagamentos Brasileiro e Meio Circulante. c) est interligado a 2.000 sedes e 9.000 dependncias de instituies financeiras e a redes e sistemas do Governo tais como Siafi, Siscomex, Serpro, TCU, IBGE, IPEA, Prodasen, Selic, Cetip e rede internacional de transferncia de fundos SWIFT.

Central de Concursos

6 - Complemento

Autorizao de Funcionamento de Novas Instituies - Resumo Baseando-se em vrios dispositivos expressos e determinados pelo Bacen, o ingresso no sistema financeiro nacional de uma nova instituio deve resultar do atendimento, em duas etapas: - de requisitos relacionados com a sua constituio e; - com a efetiva autorizao para o seu funcionamento. Na etapa de constituio so objeto de prvio exame as informaes, os estudos e os projetos capazes de delinear a trajetria do novo empreendimento nos seus primeiros anos de funcionamento, bem como analisados os histricos biogrficos e financeiros de todos os organizadores, administradores e principais acionistas/quotistas. Caso no exista bice, o Banco Central do Brasil comunicar aos interessados de que so satisfatrias as informaes fornecidas pelos organizadores da nova instituio, seja no tocante viabilidade do empreendimento, seja relativamente reputao dos controladores e dos administradores indicados. Uma vez reconhecido o atendimento aos requisitos legais e regulamentares, os organizadores devem adotar as providncias formais necessrias efetiva constituio da instituio, mediante a realizao do ato societrio de constituio, contemplando aprovao do estatuto ou do contrato social, eleio ou nomeao de administradores, subscrio e integralizao do capital social. Tais atos iro compor a instruo do processo de autorizao para funcionamento e somente podero ser levados a registro pblico (arquivamento na Junta Comercial) aps a aprovao pelo Banco Central do Brasil. Assim, para o funcionamento de uma nova instituio pressupe-se, resumidamente os seguintes atos: a) a apresentao do projeto de criao da nova instituio com vrias informaes: Declarao de Propsito (modelo especfico do Bacen, a ser publicado no D.O.U., com informaes de novos integrantes e gestores no SFN), Cadastro dos Scios Proprietrios e Controladores, Estrutura Percentual de Controle e Origens dos Recursos, Estudo de Viabilidade Econmico-Financeira (com prazo mnimo de 3 anos), Plano de Negcios a ser implementado (especificando produtos, tipos de clientes alvo e concorrentes mais diretos), Plano e Projeto de Governana Corporativa (sistemas de gesto de riscos e contingncias) etc.; b) a aprovao do projeto pelo Banco Central do Brasil; c) a posterior formalizao dos atos de constituio; d) a instruo do processo de autorizao para funcionamento; e) a aprovao do processo pelo Banco Central do Brasil com a publicao no Dirio Oficial; e f) o subseqente arquivamento dos atos societrios no registro pblico. Conforme o Bacen, cabe observar ainda: a) as disposies constantes do Roteiro para Anlise de Processos de Eleio/Nomeao de Ocupantes de Cargos Estatutrios; b) consoante o disposto na Circular n. 3.101, de 28.03.2002, que regulamenta a conta Reservas Bancrias e institui e regulamenta a Conta de Liquidao no Banco Central do Brasil, os bancos de investimento e os bancos mltiplos sem carteira comercial que desejarem abrir conta de Reservas Bancrias devero proceder de maneira semelhante dos bancos comerciais e dos bancos mltiplos com carteira comercial.

Comprovada a capacidade tecnolgica do solicitante, ser marcada pelo Deban a data de abertura da conta Reservas Bancrias, observado que o incio de operao est condicionado concluso do processo de autorizao para funcionamento. c) no tocante ao capital estrangeiro no sistema financeiro nacional, at que sejam fixadas as condies a que se refere o artigo 192 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, esto vedadas novas autorizaes para funcionamento de instituies que sejam controladas ou tenham no capital participao, direta ou indireta, de pessoa fsica ou jurdica residente ou domiciliada no exterior, ressalvado autorizaes especficas do Poder Executivo.(acordos internacionais, reciprocidade ou interesse pblico) (artigo 52 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias). Atribuies/Funes Bsicas Atuais do BACEN Para cumprir sua misso e considerando o conjunto de atribuies legais e regulamentares, as funes bsicas do Bacen so: a) Exercer o controle de crdito, sob todas as formas ou modalidades (a influncia e evoluo dos meios de pagamentos implica no controle e regulao do crdito, podendo o Bacen inclusive atuar no contingenciamento de crdito, tanto do setor pblico como do setor privado); b) Executar e acompanhar a poltica monetria a ser implementada/definida para o Pas (o objetivo controlar a expanso da moeda e da taxa de juros, procurando adequ-los s necessidades do crescimento econmico, estabilidade dos preos e da moeda, mantendo seu poder de compra. Geralmente, os instrumentos utilizados so: operaes no mercado aberto com ttulos federais de curto prazo de sua emisso ou do Tesouro Nacional, recolhimentos compulsrios e assistncia financeiras tipo linhas de redescontos bancrios); c) Executar e acompanhar a poltica cambial e de relaes financeiras com o exterior (manter a paridade da moeda e ativos de ouro e moedas estrangeiras para atendimentos s operaes de carter internacional, tanto no mbito pblico como privado. Quando surge dificuldades no Balano de Pagamentos do Pas, cabe ao Bacen contratar operaes de regularizao tipo emprstimos compensatrios com organismos internacionais e FMI); d) Organizao, disciplinamento, fiscalizao (direta e indireta), autorizao, aprimoramento e ordenamento do SFN; e) Emisso de papel-moeda/moedas metlicas e execuo dos meios circulantes (anualmente so encomendadas Casa da Moeda do Brasil CMB os quantitativos de moeda projetados para s necessidades do Pas. O Bacen, em conjunto com a CMB, desenvolve projetos temticos de identidade nacional em relao s cdulas e moedas, observando-se custos de emisso e aspectos de segurana contra a ao de falsificadores. A CMB existe desde 1694. Foi criada na Bahia e depois transferida para o Rio de Janeiro, onde permanece at hoje. A CMB uma Empresa Pblica, constituda pela Unio Federal nos termos da Lei n. 5.895, de 19 de junho de 1973, vinculada ao Ministrio da Fazenda e dotada de personalidade jurdica de Direito Privado, e tem como atividades preponderantes a fabricao, em carter de exclusividade, de papel-moeda e moeda metlica e a impresso de selos postais e fiscais federais e ttulos da dvida pblica. O Bacen desempenha outras funes que, por natureza e especialidade, no se confundem com as atribuies j citadas. Exemplos:

Central de Concursos

Complemento - 7

a) atua como Banqueiro do Governo, detendo a Conta nica do Tesouro Nacional, onde so contabilizadas as disponibilidades de caixa da Unio Federal; b) regulamenta, autoriza e fiscaliza as atividades das administradoras de consrcios para aquisio de bens; c) vigia a interferncia de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais; d) regula a execuo dos servios de compensao de cheques e outros papis na Cmara de Compensao; e) regula o Sistema de Pagamentos Brasileiro; f) normatiza as operaes do Sistema de Crdito Rural (SNCR) e do Programa de Garantia de Atividades Agropecurias (Proagro); g) operacionaliza o Sistema de Informaes de Crdito do Banco Central (Criado pelo CMN e implementado pelo Bacen, em junho de 1997, o maior cadastro de informaes positivas de crdito concedidos no Pas, tanto para pessoas fsicas como pessoas jurdicas, com operaes iguais ou superiores a R$ 5.000,00, vencidas ou a vencer. A base legal para o fornecimento mensal dessas informaes, de carter sigiloso, pelas instituies, so oriundas da Lei Complementar n. 105/01 e Resoluo 2.724/00. As cooperativas de crdito passaram a compor o sistema a partir de fevereiro de 2004. As Sociedades Corretoras e Distribuidoras de TVM com as operaes de conta margem no fazem parte do referido sistema); h) firma acordos internacionais para controle de riscos operacionais e sistmicos, como por exemplo: Acordo do Comit da Basilia, IASC (normas internacionais de contabilidade geral) etc. Dessa forma, podemos considerar o Banco Central como sendo: Banco dos Bancos: em decorrncia de reservas compulsrias, assistncias financeiras de liquidez, orientaes etc. Gestor do Sistema Financeiro Nacional: em decorrncias de normatizaes, disciplinamentos e intervenes extrajudiciais ou liquidaes de instituies quando necessrias; Executor Principal do CMN: em decorrncia do controle dos meios de pagamentos, aplicao de instrumentos de polticas monetrias (open market, redescontos, crditos seletivos, etc.) Banco Emissor: em decorrncia de sua atribuio exclusiva de controle e emisso de papel moeda e moeda metlica; Banqueiro do Governo: em decorrncia do financiamento ao Tesouro Nacional, via emisso de ttulos pblicos. Administrador da dvida pblica interna e externa. Gestor e fiel depositrio das reservas internacionais. Representante junto s Instituies e Organismos Internacionais (FMI, BIS, BIRD etc.). Planejamento Estratgico Futuro do BACEN - Resumo O processo de planejamento estratgico do Banco Central do Brasil, aprovado pela Diretoria Colegiada, apresenta como resultado as orientaes estratgicas balizadoras da atuao da instituio. Fazem parte dessas orientaes: a misso institucional, a viso de futuro, os macro-processos a cargo da organizao, os valores, os objetivos estratgicos e as diretrizes organizacionais. A misso, os macroprocessos e os valores so considerados orientaes mais permanentes ao passo que a viso de futuro, os objetivos estratgicos e as diretrizes so revistos periodicamente, tendo em conta as mudanas ocorridas nos ambientes interno e externo.

As orientaes estratgicas vigentes so: Misso Assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e a solidez do sistema financeiro nacional. Viso de futuro (definida em 2001) O Banco Central do Brasil ser, nos prximos cinco anos, reconhecido pela sociedade brasileira e pela comunidade internacional por sua eficcia na manuteno da estabilidade do poder de compra da moeda e da solidez do Sistema Financeiro Nacional. Macroprocessos 1. Formulao e gesto das polticas monetria e cambial, compatveis com as diretrizes do governo federal. 2. Regulao e superviso do sistema financeiro nacional. 3. Administrao do sistema de pagamentos e do meio circulante. Valores Organizacionais 1. tica 2. Excelncia 3. Esprito empreendedor 4. Compromisso com a Instituio 5. Esprito de equipe Diretrizes (redefinidas com base nas Orientaes Estratgicas de Governo constantes no Plano Plurianual 2004-2007) 1. Orientao para o cidado e controle social: compromisso com os interesses dos cidados e transparncia das aes, possibilitando a participao, a negociao, o controle e a avaliao por parte da sociedade. 2. Qualidade das informaes: garantia de qualidade dos dados e das informaes, inclusive com a integrao de sistemas, de forma a permitir a melhoria do atendimento ao pblico, o aperfeioamento do desempenho gerencial e a reduo dos custos e do tempo dos procedimentos. 3. Qualidade do gasto pblico: integrao dos sistemas de planejamento, oramento, finanas, controle e avaliao do desempenho institucional, com vistas ao melhor aproveitamento dos recursos disponveis. 4. Descentralizao: facilidade de acesso dos cidados s informaes e aos servios prestados pela Instituio. 5. nfase em resultados: responsabilizao por resultados das aes, de acordo com padres de eficincia e eficcia.

2.3. Outros rgos Reguladores ou de Apoio ao SFN


Como forma de complementar as atividades do SFN, controlar e incentivar determinadas operaes financeiras para setores estratgicos nacionais como os setores agrcola e de comrcio internacional (cmbio e poltica exterior), fomentar e desenvolver reas econmicas menos favorecidas (regio nordeste e norte, atravs de incentivos fiscais), implantar projetos de infraestrutura, controlar e fiscalizar mais eficiente os valores mobilirios emitidos (aes de cias abertas, debntures etc.) e os administradores de fundos mtuos de investimentos (renda fixa e renda varivel), descrevemos a seguir, de forma sucinta, as funes bsicas dos agentes pblicos especiais: Comisso de Valores Mobilirios - CVM A Comisso de Valores Mobilirios (CVM) uma entidade autrquica em regime especial, vinculada ao Ministrio da Fazenda, com personalidade jurdica e patrimnio prprios, dotada de autoridade administrativa independente, ausncia de subordinao hierrquica, mandato fixo e estabilidade de seus dirigentes, e autonomia financeira e oramentria.

Central de Concursos

8 - Complemento

A CVM foi criada pela lei 6.385, em 07.12.1976 (nos moldes da SEC Securities and Exchange Comission), apesar das Bolsas de Valores, Corretoras e Distribuidoras j existirem no Brasil muito antes disto (regulamentadas pela Lei n. 4728/ 65), com a incumbncia de regular, disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobilirios, ou seja, aquele que negocia ttulos emitidos pelas empresas para captao junto ao pblico (de mdio e longo prazo), de recursos destinados ao financiamento de suas atividades (sociedades annimas de capital aberto, denominadas cias abertas). Com a edio da Lei n. 6385/76, da Lei n. 10.303, de 2001, e da Lei n. 10.411, de 2002, as quais introduziram novas determinaes na Lei n. 6.404/76, passando referida Lei ser denominada como a Nova Lei das S/A, e a Deciso-Conjunta n. 10 (Comunicado), de 02.05.2002, entre o Bacen e a CVM, foram estabelecidas novas atribuies e valores mobilirios a serem observados, autorizados e/ou fiscalizados pela CVM, a saber: 1) Atividades Bsicas autorizadas e fiscalizadas especialmente pela CVM emisso, distribuio, negociao, intermediao de valores mobilirios; negociao e intermediao no mercado de derivativos; organizao, funcionamento e as operaes das Bolsas, inclusive mercado Balco organizado (elas operam com autonomia administrativa, financeira e patrimonial e, responsabilidade de fiscalizao direta de seus respectivos membros e das operaes com valores mobilirios nelas realizadas, mas sempre, sob a fiscalizao da CVM); a administrao de carteiras e a custdia de valores mobilirios; fundos e sociedades de investimentos; os servios de consultor e analista de valores mobilirios; a auditoria das Czias. abertas. 2) Valores Mobilirios envolvidos (artigo 2 da n. Lei 6.385/ 76, com a nova redao dada pela Lei n. 10.303/01) I - as aes, debntures e bnus de subscrio; II - os cupons, direitos, recibos de subscrio e certificados de desdobramento relativos aos valores mobilirios referidos no inciso II; III - os certificados de depsito de valores mobilirios; IV - as cdulas de debntures; V - as cotas de fundos de investimentos em valores mobilirios ou de clubes de investimento em quaisquer ativos; VI - as notas comerciais; VII - os contratos futuros, de opes e outros derivativos, cujos ativos subjacentes sejam valores mobilirios; VIII - outros contratos derivativos, independentemente dos ativos subjacentes; e IX - quando ofertados publicamente, quaisquer outros ttulos ou contratos de investimento coletivo, que gerem direito de participao, de parceria ou de remunerao, inclusive resultante de prestao de servios, cujos rendimentos advm do esforo do empreendedor ou de terceiros. 1 Excluem-se do regime desta Lei: I - os ttulos da dvida pblica federal, estadual ou municipal; II - os ttulos cambiais de responsabilidade de instituio financeira, exceto as debntures. 2 Os emissores dos valores mobilirios referidos neste artigo, bem como seus administradores e controladores, sujeitam-se disciplina prevista nesta Lei, para as companhias abertas. 3 Compete Comisso de Valores Mobilirios expedir normas para a execuo do disposto neste artigo, podendo: I - exigir que os emissores se constituam sob a forma de sociedade annima;

II - exigir que as demonstraes financeiras dos emissores, ou que as informaes sobre o empreendimento ou projeto, sejam auditadas por auditor independente nela registrado; III - dispensar, na distribuio pblica dos valores mobilirios referidos neste artigo, a participao de sociedade integrante do sistema previsto no art. 15 desta Lei (bancos, bolsas, agentes autnomos, por conta prpria etc.) IV - estabelecer padres de clusulas e condies que devam ser adotadas nos ttulos ou contratos de investimento, destinados negociao em bolsa ou balco, organizado ou no, e recusar a admisso ao mercado da emisso que no satisfaa a esses padres. 3) Fundos de Quotas e de Investimentos, Entidades de Compensao e Liquidao de Operaes com Valores Mobilirios etc. (Deciso-Conjunta n. 10, Bacen e CVM, de 02.05.2002) Art. 1. Estabelecer que as bolsas de mercadorias e de futuros, as entidades de compensao e liquidao de operaes com valores mobilirios, bem como as instituies administradoras de fundos de investimento financeiro, de fundos de aplicao em quotas de fundos de investimento e de fundos de investimento no exterior devem continuar utilizando o sistema de informaes oferecido pelo Banco Central do Brasil, at que seja disponibilizado pela Comisso de Valores Mobilirios sistema de informaes prprio. Pargrafo nico. O disposto no caput aplica-se s informaes remetidas ao Banco Central do Brasil por quaisquer outros meios. Art. 2. Fica criado grupo de trabalho, constitudo por integrantes do Banco Central do Brasil e da Comisso de Valores Mobilirios, com o objetivo de, no prazo de trinta dias, elaborar minuta de convnio a ser firmado entre as duas Autarquias, estabelecendo procedimentos e prazos relativamente s seguintes providncias e procedimentos operacionais a serem adotados acerca de matrias relativas Lei n. 6.385, de 1976, com a redao dada pela Lei n. 10.303, de 2001: I - intercmbio de dados e informaes a ser mantido pelas duas autarquias, no mbito dos mercados financeiro e de capitais, inclusive relativamente s operaes realizadas em bolsas de mercadorias e de futuros e em entidades de compensao e liquidao de operaes com valores mobilirios; II - exerccio da fiscalizao das atividades dos fundos referidos no art. 1; III - manifestao prvia do Banco Central do Brasil a respeito de normas a serem editadas pela Comisso de Valores Mobilirios, sempre que relacionadas s regras prudenciais aplicveis aos mercados de derivativos, s bolsas de mercadorias e de futuros, s entidades de compensao e liquidao de operaes com valores mobilirios e aos fundos de investimento referidos no art. 1, que tenham reflexos na conduo das polticas monetria, cambial e creditcia e na atuao das instituies financeiras e demais por ele autorizadas a funcionar; IV - manifestao prvia da Comisso de Valores Mobilirios a respeito de normas a serem baixadas pelo Banco Central do Brasil que tenham reflexos no mercado de valores mobilirios e na atuao das instituies do sistema de distribuio de valores mobilirios. V - prazo de durao do referido convnio. Art. 3. Esta deciso-conjunta entra em vigor na data de sua publicao.

Central de Concursos

Complemento - 9

4) Responsabilidade exclusivas do CMN e conjuntas com a CVM (Lei 6385/76) Art. 3. Compete ao Conselho Monetrio Nacional - CMN: I - definir a poltica a ser observada na organizao e no funcionamento do mercado de valores mobilirios; II - regular a utilizao do crdito nesse mercado; III - fixar, a orientao geral a ser observada pela Comisso de Valores Mobilirios no exerccio de suas atribuies; IV - definir as atividades da Comisso de Valores Mobilirios que devem ser exercidas em coordenao com o Banco Central do Brasil. V - aprovar o quadro e o regulamento de pessoal da Comisso de Valores Mobilirios, bem como fixar a retribuio do presidente, diretores, ocupantes de funes de confiana e demais servidores. Pargrafo nico. Ressalvado o disposto nesta Lei, a fiscalizao do mercado financeiro e de capitais continuar a ser exercida, nos termos da legislao em vigor, pelo Banco Central do Brasil. Art. 4. O Conselho Monetrio Nacional (CMN) e a Comisso de Valores Mobilirios (CVM) exercero as atribuies previstas na lei para o fim de: I - estimular a formao de poupanas e a sua aplicao em valores mobilirios; II - promover a expanso e o funcionamento eficiente e regular do mercado de aes, e estimular as aplicaes permanentes em aes do capital social de companhias abertas sob controle de capitais privados nacionais; III - assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados da bolsa e de balco; IV - proteger os titulares de valores mobilirios e os investidores do mercado contra: a) emisses irregulares de valores mobilirios; b) atos ilegais de administradores e acionistas controladores das companhias abertas, ou de administradores de carteira de valores mobilirios. c) o uso de informao relevante no divulgada no mercado de valores mobilirios. V - evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulao destinadas a criar condies artificiais de demanda, oferta ou preo dos valores mobilirios negociados no mercado; VI - assegurar o acesso do pblico a informaes sobre os valores mobilirios negociados e as companhias que os tenham emitido; VII - assegurar a observncia de prticas comerciais equitativas no mercado de valores mobilirios; VIII - assegurar a observncia no mercado, das condies de utilizao de crdito fixadas pelo Conselho Monetrio Nacional. 5) Administrao da CVM A Comisso de Valores Mobilirios ser administrada por um Presidente e quatro Diretores, nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovados pelo Senado Federal, dentre pessoas de ilibada reputao e reconhecida competncia em matria de mercado de capitais. O mandato dos dirigentes da Comisso ser de cinco anos, vedada a reconduo, devendo ser renovado a cada ano um quinto dos membros do Colegiado. Os dirigentes da Comisso somente perdero o mandato em virtude de renncia, de condenao judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar. A Comisso funcionar como rgo de deliberao colegiada de acordo com o seu regimento interno e, no qual sero fixadas as atribuies do Presidente, dos Diretores e do Colegiado.

6) Dotao Oramentria da CVM A Comisso custear as despesas necessrias ao seu funcionamento com os recursos provenientes de: I - dotaes das reservas monetrias a que se refere o Art. 12 da Lei n. 5.143, de 20 de outubro de 1966, alterado pelo Decreto-lei n. 1.342, de 28 de agosto de 1974 que lhe forem atribudas pelo Conselho Monetrio Nacional; II - dotaes que lhe forem consignadas no oramento federal; III - receitas provenientes da prestao de servios pela Comisso, observada a tabela aprovada pelo Conselho Monetrio Nacional; IV - renda de bens patrimoniais e receitas eventuais. V - receitas de taxas decorrentes do exerccio de seu poder de polcia, nos termos da lei. 7) Observaes Finais Compete, ainda, Comisso de Valores Mobilirios: I - regulamentar, com observncia da poltica definida pelo Conselho Monetrio Nacional, as matrias expressamente previstas na Lei n. 6.385/76 e na lei de sociedades por aes (Lei n. 6.404/76); II - fiscalizar permanentemente as atividades e os servios do mercado de valores mobilirios, bem como a veiculao de informaes relativas ao mercado, s pessoas que dele participem, e aos valores nele negociados; III - propor ao Conselho Monetrio Nacional a eventual fixao de limites mximos de preo, comisses, emolumentos e quaisquer outras vantagens cobradas pelos intermedirios do mercado; IV - fiscalizar e inspecionar as companhias abertas dada a prioridade s que no apresentem lucro em balano ou s que deixem de pagar o dividendo mnimo obrigatrio. A fim de cumprir as suas atribuies, portanto, a CVM tem os meios necessrios para atingir tal desiderato, isto : Poder Normativo: (Regula a atuao dos diversos agentes financeiros no mercado de capitais, atravs de instrues normativas, atos normativo, deliberaes e pareceres normativos) Poder Punitivo: (Penaliza quem descumpre as normas ou pratica atos fraudulentos no mercado financeiro e de capitais) Importante: considera-se aberta a companhia cujos valores mobilirios estejam admitidos negociao na bolsa ou no mercado de balco. O Banco Central do Brasil, a Comisso de Valores Mobilirios, a Secretaria de Previdncia Complementar, a Secretaria da Receita Federal e Superintendncia de Seguros Privados mantero um sistema de intercmbio de informaes, relativas fiscalizao que exeram, nas reas de suas respectivas competncias, no mercado de valores mobilirios, sem prejuzo dos dispositivos legais sobre guarda do sigilo bancrio. Nos processos judicirios que tenham por objetivo matria includa na competncia da Comisso de Valores Mobilirios, ser esta sempre intimada para, querendo, oferecer parecer ou prestar esclarecimentos, no prazo de 15 (quinze) dias a contar da sua intimao. 8) Descrio Breve de Alguns Valores Mobilirios Os valores mobilirios so instrumentos financeiros utilizados pelas empresas (cias abertas) para captar recursos junto a terceiros. Pode ser uma participao no capital da empresa (desvantagem: menor remunerao para os acionistas fundadores, vantagens: menor custo para entrada de novos recursos e maior possibilidade de capitalizao da empresa) ou a emisso de uma dvida (obrigao passiva). Exemplos de emisses:

Central de Concursos

10 - Complemento

Aes: So ttulos de renda varivel nominativo e negociveis no mercado aberto, que representam para quem as possui, a menor frao do Capital Social da empresa. Aes Preferenciais: So aes que geralmente no do direito a voto nas assemblias deliberativas da empresa, mas do preferncia na distribuio de lucros na forma de dividendos ou no reembolso em caso de liquidao da empresa. Aes Ordinrias: So aes que geralmente do direito a voto nas assemblias da empresa, em contrapartida, seus proprietrios somente tm direito distribuio de dividendos depois de paga a porcentagem prioritria aos portadores de aes preferenciais. Hoje, todas as aes preferenciais ou ordinrias, so sempre nominativas pertencentes exclusivamente pessoa nela nomeada, originando-se da a denominao ON - Ordinrias ou PN - Preferenciais. Debntures: So ttulos de dvida de mdio e longo prazo destinados ao financiamento de projetos de investimento, aumento de capital ou at mesmo suprimento de capital de giro. O portador de uma debnture um credor da empresa que a emitiu ao contrrio do acionista, que um dos donos da empresa. No existem prazos legais para vencimento de debntures, podendo inclusive ter prazo indeterminado (debnture perptua). No entanto, considerando os custos da operao de operao tipo underwriting para oferta pblica, no economicamente vivel para uma emisso com prazo inferior a um ano. Os limites de emisso podem ser de trs tipos: montante do capital social, se excedido este limite, at 80% das garantias reais ofertadas ou se a emisso for com garantia flutuante at 70% do ativo contbil lquido (subtraindo-se do ativo total as dvidas com garantias reais). As debntures podem ser conversveis, isso , podem ser convertidas em aes, segundo condies estabelecidas previamente. A emisso das sries de debntures devem ser sempre aprovadas pelas Assemblias Gerais de Acionistas. Superintendncia de Seguros Privados (SUSEP) A SUSEP o rgo responsvel pelo controle e fiscalizao dos mercados de seguro, previdncia privada aberta, capitalizao e resseguro. Autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda, foi criada pelo Decreto-lei n. 73, de 21 de novembro de 1966, que tambm instituiu o Sistema Nacional de Seguros Privados, do qual fazem parte o Conselho Nacional de Seguros Privados - CNSP, o IRB Brasil Resseguros S.A. - IRB Brasil Re, as sociedades autorizadas a operar em seguros privados e capitalizao, as entidades de previdncia privada aberta e os corretores habilitados. Composio atual do CNSP: Ministro da Fazenda - Presidente Superintendente da Susep - Presidente Substituto Representante do Ministrio da Justia Representante do Ministrio da Previdncia e Assistncia Social Representante do Banco Central do Brasil Representante da Comisso de Valores Mobilirios A SUSEP administrada por um Conselho Diretor, composto pelo Superintendente e por quatro Diretores. Tambm integram o Colegiado, sem direito a voto, o Secretrio-Geral e Procurador-Geral da entidade. Compete ao Colegiado fixar as polticas gerais da Autarquia, com vistas ordenao das atividades do mercado, cumprir e fazer cumprir as deliberaes do CNSP e aprovar instrues, circulares e pareceres de orientao em matrias de sua competncia.

A presidncia do Colegiado cabe ao Superintendente que tem, ainda, como atribuies, promover os atos de gesto da Autarquia e sua representao perante o Governo e sociedade. As atribuies da SUSEP so: fiscalizar a constituio, organizao, funcionamento e operao das sociedades seguradoras, de capitalizao e das entidades de previdncia complementar aberta, na qualidade de executora da poltica traada pelo CNSP; atuar no sentido de proteger a captao de poupana popular que se efetua atravs das operaes de seguros, de capitalizao e de previdncia complementar aberta; zelar pela defesa dos interesses dos consumidores dos mercados supervisionados; promover o aperfeioamento das instituies e dos instrumentos operacionais a eles vinculados, com vistas maior - eficincia do Sistema Nacional de Seguros Privados e do Sistema Nacional de Capitalizao; promover a estabilidade dos mercados sob sua jurisdio, assegurando sua expanso e o funcionamento das entidades que neles operem; zelar pela liquidez e solvncia das sociedades que integram o mercado; disciplinar e acompanhar os investimentos daquelas entidades, em especial os efetuados em bens garantidores de provises tcnicas; cumprir e fazer cumprir as deliberaes do CNSP e exercer as atividades que por ele forem delegadas; prover os servios de Secretaria Executiva do CNSP. As operaes de seguros, de capitalizao e de previdncia complementar aberta obedecem a diversos instrumentos legais, tendo a seguinte legislao bsica: a) Seguros: Decreto-lei n. 73, de 21.11.1966, e Decreto n. 60.459, de 13.03.1967; b) Capitalizao: Decreto-lei n. 73, de 21.11.1966, e Decreto-lei n. 261, de 28.02.1967; c) Previdncia Privada Aberta: Lei Complementar n. 109, de 29.5.2001. Com base nessa legislao, so editados os instrumentos normativos operacionais: Resolues do CNSP e Circulares da SUSEP. As atribuies do Conselho Nacional de Seguros Privados - CNSP so: a) fixar as diretrizes e normas da poltica de seguros privados; b) regular a constituio, organizao, funcionamento e fiscalizao dos que exercem atividades subordinadas ao Sistema Nacional de Seguros Privados, bem como a aplicao das penalidades previstas; c) fixar as caractersticas gerais dos contratos de seguros, de capitalizao e de previdncia complementar aberta; d) estabelecer as diretrizes gerais das operaes de resseguro; e) conhecer dos recursos de deciso da SUSEP e da IRB - BRASIL Re; f) prescrever os critrios de constituio das sociedades seguradoras, de capitalizao e entidades de previdncia complementar aberta, com fixao dos limites legais e tcnicos das respectivas operaes; g) disciplinar a corretagem do mercado e a profisso de corretor. Superintendncia Nacional de Previdncia Complementar (PREVIC) Ligada ao Ministrio da Previdncia Social responsvel por fiscalizar as atividades das Entidades Fechadas

Central de Concursos

Complemento - 11

de Previdncia Complementar (fundos de penso), conforme estabelece a Lei Complementar 109/2001, que trata do regime de previdncia complementar. Compete PREVIC estimular a criao de planos de previdncia complementar e a adeso de novos participantes aos fundos de penso, em uma viso de incluso social, contribuindo para o desenvolvimento econmico e financeiro do pas. A PREVIC divide-se em cinco departamentos e uma coordenao geral: Departamento de Fiscalizao; Departamento de Anlise de Investimentos; Departamento de Anlise e Orientao Jurdica; Departamento de Atuaria; Departamento de Contabilidade e; Coordenao Geral de Projetos Especiais e de Fomento. So atribuies da PREVIC, segundo o Decreto n. 4.818, de 26 de agosto de 2003: I - propor as diretrizes bsicas para o Sistema de Previdncia Complementar; II - harmonizar as atividades das entidades fechadas de previdncia complementar com as polticas de desenvolvimento social e econmico-financeiro do Governo; III - fiscalizar, supervisionar, coordenar, orientar e controlar as atividades relacionadas com a previdncia complementar fechada; IV - analisar e aprovar os pedidos de autorizao para constituio, funcionamento, fuso, incorporao, grupamento, transferncia de controle das entidades fechadas de previdncia complementar, bem como examinar e aprovar os estatutos das referidas entidades, os regulamentos dos planos de benefcios e suas alteraes; V - examinar e aprovar os convnios de adeso celebrados por patrocinadores e por instituidores, bem como autorizar a retirada de patrocnio; e VI - decretar a administrao especial em planos de benefcios operados pelas entidades fechadas de previdncia complementar, bem como propor ao Ministro a decretao de interveno ou liquidao das referidas entidades. Os fundos abertos de previdncia privada so constitudos por instituies financeiras e seguradoras, enquanto os fundos fechados de previdncia privada so constitudos pelas empresas privadas ou estatais e rgos celetistas do setor pblico. Os Fundos de Penso foram regulados pela Resoluo 2.829/01, do Bacen. Banco do Brasil um importante agente financeiro de auxlio e apoio ao Governo Federal, atuando na forma de uma sociedade de economia mista. At o ano de 1986, atuava em parte como uma autoridade monetria, pois possuia uma conta denominada Conta-Movimento (ex-co-responsvel pela emisso de moeda, via ajustamento de contas das Autoridades Monetrias e o Tesouro Nacional), conta esta extinta por deciso do Conselho Monetrio (CMN). Com a eliminao desta conta (em 1996), o banco se viu numa posio similar a de outros bancos comerciais, tendo de reforar sua poltica de competitividade na captao de recursos pblicos, tanto no mercado nacional como mercado internacional, objetivando evitar qualquer indisponibilidade financeira ou de recursos nos pagamentos de seus compromissos.

Apesar de j fazer algum tempo que o Banco do Brasil (BB) deixou de atuar como uma espcie de autoridade monetria e, hoje est atuando fortemente como um banco mltiplo (comercial), o mesmo realiza ainda, a pedido ou por determinao do Governo Federal, diversas operaes de financiamentos/emprstimos especiais, em particular com taxas de juros subsidiadas incentivando por exemplo: tanto o desenvolvimento das empresas brasileiras para o comrcio internacional (operaes de cmbio e de comrcio exterior: exportaes e importaes) como o desenvolvimento e comrcio nacional ou internacional das safras agrcolas anuais brasileiras. Entre as suas inmeras funes, hoje praticadas no mercado financeiro e de capitais, como um agente financeiro auxiliar ou de apoio podemos destacar: principal gestor administrativo dos servios da Cmara de Compensao de Cheques e Outros Papis; principal executor dos servios bancrios de interesse do Governo Federal: recebe depsitos de entidades federais, ministrios civis e militares, instituies de previdncia e outras autarquias, empresas pblicas, sociedades de economia mista etc; realiza financiamentos necessrios ou subsidiados s atividades rurais e agroindustriais do Pas e executa uma poltica de manuteno de preos mnimos dos produtos agropastoris; capta depsitos de poupana rural para aplicao em regies selecionadas no Pas; realiza pagamentos e suprimentos necessrios execuo do Oramento Geral da Unio; efetua operaes de fomento cambial e de continuidade poltica de comrcio exterior do Governo Federal; administra fundos de investimentos setoriais para desenvolvimento de determinados produtos ou regies, exemplo: Pesca e Reflorestamento na regio Centro-Oeste etc. Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES) O Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico BNDE, ex-autarquia federal criada pela Lei n. 1.628, de 20 de junho de 1952, foi enquadrado como uma empresa pblica federal, com personalidade jurdica de direito privado e patrimnio prprio, pela Lei n. 5.662 e o Decreto n. 68.786, ambos de 21 de junho de 1971. Sujeita-se s normas gerais oramentrias e contbeis e disciplina normativa do Conselho Monetrio Nacional (CMN). Com a edio do Decreto Lei n. 1.940, de 25 de maio de 1982, que instituiu a contribuio social e criou o antigo Fundo de Investimento Social (FINSOCIAL), o artigo 5 do referido DL mudou sua denominao social de Banco Nacional do Desenvolvimento Econmico - BNDE para Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social BNDES. Notas a) conforme dispositivos que constavam deste Decretolei, sendo o BNDES um rgo subordinado SEPLAN (Secretaria de Planejamento da Presidncia da Repblica), os recursos disponveis do FINSOCIAL eram aplicados em programas e projetos elaborados segundo diretrizes estabelecidas pelo Presidente da Repblica (Poder Executivo). b) constituam-se recursos do citado FINSOCIAL: I o produto da arrecadao da contribuio instituda pelo art. 1 deste Decreto-lei; (ou seja: a receita bruta das vendas de mercadorias e de mercadorias e servios, de qualquer natureza, das empresas pblicas ou privadas definidas como pessoa jurdica ou a elas equiparadas pela legislao do imposto

Central de Concursos

12 - Complemento

de renda; as rendas e receitas operacionais das instituies financeiras e entidades a elas equiparadas, permitidas as seguintes excluses ...) II recursos de dotaes oramentrias da Unio; III retornos de suas aplicaes; IV outros recursos de origem interna ou externa, compreendendo repasses e financiamentos. c) atualmente alguns recursos disponveis importantes para BNDES so oriundos de emprstimos externos de rgos como o Banco Mundial (BIRD), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Nordic Investment Bank (NIB), o JBIC (ex-Eximbank Japons) e o Kreditanstalt fur Wiederaufbau (KfW), (entre outros, todos, via de regra, sem garantia direta da Unio Federal), Captao de Bnus e Eurobnus, Taxas de Administrao de Fundos administrados e o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Hoje em dia, o BNDES um rgo vinculado ao Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior e seu Estatuto Social foi regulamentado pelo Decreto n. 104, de 22.04.1991. Devido experincia acumulada na gesto de recursos pblicos (desde 1952), o BNDES vem sendo designado para administrar fundos e programas de diversas naturezas. Exemplos: a) Programas: - Programa de Modernizao da Administrao Tributria e de Gesto dos Setores Bsicos PMAT; - Programa de Ampliao dos Meios Fsicos das Instituies de Ensino Superior; - Programa de Apoio e Desenvolvimento do Sistema nico de Sade SUS; - Programa de Apoio a Investimentos Sociais de Empresas; - Programa de Microcrdito; b) Fundos: - Fundo de Participao PIS-Pasep; - Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT); - Fundo da Marinha Mercante (FMM), - Fundo Nacional de Desenvolvimento (FND); - Fundo de Amortizao da Dvida Pblica Mobiliria Federal (FAD); - Fundo de Garantia Exportao (FGE); - Fundo para o Desenvolvimento Regional com Recursos da Desestatizao (FRD); - Fundo de Terras e da Reforma Agrria (FTRA) e; - o Fundo de Garantia para a Promoo da Competitividade (FGPC). Os recursos do Fundo de Participao PIS-Pasep, do Fundo da Marinha Mercante e do Fundo de Amparo ao Trabalhador integram o passivo do BNDES, enquanto os recursos dos demais fundos e programas no constituem obrigao financeira do BNDES. O Sistema BNDES o principal instrumento do governo federal para os financiamentos de longo prazo, com nfase no estmulo iniciativa privada nacional. O BNDES aloca seus recursos para garantir o maior impacto possvel sobre o desenvolvimento nacional, promovendo: o crescimento da produo de bens e servios; a modernizao e a capacitao tecnolgica da indstria e da agricultura; a expanso do comrcio exterior; a maior participao do mercado de capitais privado no financiamento de projetos de longo prazo; o investimento estrangeiro direto; a modernizao da infra-estrutura econmica; e a gerao de empregos e a proteo ao meio ambiente.

Alm da atuao como banco de desenvolvimento, o BNDES tem um papel importante na formulao de polticas de desenvolvimento nacional e na identificao de solues para problemas estruturais da economia brasileira. O BNDES atua tambm atravs das subsidirias integrais BNDES Participaes S.A. BNDESPAR, que investe em empresas nacionais atravs da subscrio de aes e debntures conversveis, e Agncia Especial de Financiamento Industrial FINAME, que apia a expanso e a modernizao da indstria brasileira atravs do financiamento compra de mquinas e equipamentos. O BNDES considera ser de fundamental importncia, na execuo de sua poltica de apoio, a observncia de princpios tico-ambientais e assume o compromisso com os princpios do desenvolvimento sustentvel. As linhas de crdito e apoio do BNDES de financiamentos de longo prazo apresentam custos bastante competitivos (taxa de juros cobrada dos tomadores diretos ou repassadores: TJLP). As linhas de apoio financeiro: BNDES Automtico ou NoAutomtico, Carto BNDES, Finem-Financiamentos a Empreendimentos, Finame de Mquinas e Equipamentos, Finame Agrcola, Finame-Leasing etc. (diretamente atendidas pelo BNDES quando superiores ao valor de R$ 10 milhes), atendem s necessidades de investimentos das empresas de qualquer porte e setor, estabelecidas no pas. Exemplos de portes de empresas: a) Microempresas: receita operacional bruta anual ou anualizada at R$ 1.200 (hum milho e duzentos mil); b) Pequenas Empresas: receita operacional bruta anual ou anualizada superior a R$ 1.200 (hum milho e duzentos mil) e inferior ou igual a R$ 10.500 (dez milhes e meio); c) Mdias Empresas: receita operacional bruta anual ou anualizada superior a R$ 10.500 (dez milhes e meio) e inferior ou igual a R$60 milhes; d) Grandes Empresas: receita operacional bruta anual ou anualizada superior a R$ 60 milhes (sessenta milhes de reais). A parceria com instituies financeiras, com agncias estabelecidas em todo o pas, permite a disseminao do crdito, possibilitando um maior acesso aos recursos do BNDES. O BNDESPAR e o FINAME (j citados), administrados pelo BNDES, constituem-se em dois importantes instrumentos de fomento e desenvolvimento de operaes para as empresas sediadas no Pas. As caractersticas especiais desses dois rgos so as seguintes: a) FINAME (Agncia Especial de Financiamento Industrial) - Atender s exigncias financeiras da crescente comercializao de mquinas e equipamentos fabricados no pas; - Concorrer para a expanso da produo nacional de mquinas e equipamentos mediante facilidade de crdito aos respectivos produtores e aos usurios; - Financiar a importao de mquinas e equipamentos industriais no produzidos no pas; - Financiar e fomentar a exportao de mquinas e equipamentos industriais de fabricao nacional. b) BNDESPAR (subsidiria integra do BNDES, com sede em Braslia): - Praticar operaes a fim de capitalizar empreendimentos privados de acordo com as polticas emanadas do BNDES;

Central de Concursos

Complemento - 13

- Apoiar empresas nacionais que apresentem retorno adequado para investimento e possuam eficincia econmica, tecnolgica e de gesto; - Apoiar novos empreendimentos com tecnologia de ponta; - Fortalecer o mercado de capitais e administrar carteiras de valores mobilirios prprios e de terceiros. Caixa Econmica Federal (CEF) Fundada em 12 de janeiro de 1861, na cidade do Rio de Janeiro, pelo Imperador Dom Pedro II, a CAIXA tinha como misso conceder emprstimos e incentivar a poupana popular. Um dos objetivos do imperador era inibir a atividade de outras empresas que no ofereciam garantias aos depositantes e ainda concediam emprstimos a juros exorbitantes. A Instituio atraiu prncipes, bares e escravos que, vidos por comprarem suas cartas de alforria, nela depositavam seus recursos. Em 1874 a CAIXA comeou sua expanso, instalandose nas provncias de So Paulo, Alagoas, Pernambuco, Paran e Rio Grande do Sul. Somente em 1969 (atravs do Decreto-lei n. 759, 12.08.1969), quase cem anos depois, aconteceria a unificao das 22 Caixas Econmicas at ento existentes (com exceo da Nossa Caixa), que passaram a atuar de forma padronizada (CEF). As carteiras Hipotecrias e de Cobrana e Pagamentos surgiram em 1934, durante o Governo Vargas, quando tiveram incio as operaes de crdito comercial e grande incentivo ao penhor de bens pessoais e sob consignao (monoplio da CAIXA, at hoje). As Loterias Federais comearam a ser operacionalizadas pela CAIXA em 1961, representando um importante passo na execuo dos programas sociais do Governo, j que parte da arrecadao destinada ao Imposto de Renda, Seguridade Social, ao Fundo Nacional de Cultura, ao Programa de Crdito Educativo, Fundo Penitencirio Nacional (FUNPEN) e entidades de prtica esportiva (COB Comit Olmpico Brasileiro, Clubes e Federaes de Futebol), e entidades especiais como: APAE, COB e Cruz Vermelha. A dcada de 70 marcou a implantao e regulamentao do Programa de Integrao Social - PIS, alm da criao e expanso da Loteria Esportiva em todo o pas. Nesse perodo, a CAIXA assumiu a gesto do Crdito Educativo (FIES Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior) e passou a executar a poltica determinada pelo Conselho de Desenvolvimento Social, atravs do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Social FDS. Com a extino do Banco Nacional de Habitao - BNH, em 1986, a CEF se transformou na maior agncia de desenvolvimento social da Amrica Latina, administrando o FGTS (e o Fundo de Compensao de Variaes Salariais FCVS) e tornando-se o rgo-chave na execuo das polticas de desenvolvimento urbano, habitao e saneamento. Em 1990, a Instituio foi incumbida de centralizar quase 130 milhes de contas de FGTS que se encontravam distribudas em 76 bancos. O desafio foi vencido e, em 1993, ela efetuou o pagamento de cerca de 72 milhes de contas inativas. (os recursos obtidos junto ao Fundo de Garantia por Tempo de Servio FGTS, so direcionados quase na sua totalidade para rea de saneamento em infra-estrutura urbana).

As atividades da CAIXA incluem, ainda, o patrocnio ao esporte, em parceria com o Ministrio dos Esportes, e cultura, por iniciativa prpria e em conjunto com o Ministrio da Cultura. No cenrio empresarial, ela detm 48% do capital da CAIXA Seguros (ex-Sasse). a patrocinadora da Fundao dos Economirios Federais - FUNCEF, que trata das aposentadorias de seus empregados, o segundo maior fundo de penso do Brasil. Sendo a CAIXA um agente financeiro importante do Governo, seja no acompanhamento de obras pblicas e servios de engenharia do Governo Federal (OBRASNet) ou na execuo de polticas sociais, destacamos abaixo alguns de seus produtos no pagamento de benefcios ou assessoria tcnica (atuarial, jurdica e organizacional) de aposentadorias e penses a Estados e Municpios: Bolsa Renda; Bolsa Escola; Bolsa Alimentao; Agente Jovem; Auxlio Gs; Abono Salarial (Pis-Pasep); Benefcios do INSS (cerca de 11% do mercado nacional); Seguro Desemprego; Programa de Erradicao do Trabalho Infantil PETI; Caixa FIF Fome Zero; Assessoria Tcnica a Estados e Municpios em Programas de Previdncia etc. No Planejamento Estratgico atual e Misso definido para com os clientes podemos citar como objetivos bsicos da CEF: Promover a melhoria contnua da qualidade de vida da sociedade, intermediando recursos e negcios financeiros de qualquer natureza, atuando, prioritariamente, no fomento ao desenvolvimento urbano e nos segmentos de habitao, saneamento e infra-estrutura, e na administrao de fundos, programas e servios de carter social, tendo como valores fundamentais: a) direcionamento de aes para o atendimento das expectativas da sociedade e dos clientes; b) busca permanente de excelncia na qualidade de servios; c) equilbrio financeiro em todos os negcios; d) conduta tica pautada exclusivamente nos valores da sociedade; etc. A administrao da CAIXA conta com trs instncias: o Conselho de Administrao, o Conselho Diretor e a Diretoria Executiva. O Conselho de Administrao, rgo de orientao superior da CAIXA, integrado por cinco membros indicados pelo Ministro de Estado da Fazenda, um membro indicado pelo Ministro de Estado do Planejamento, Oramento e Gesto mais o Presidente da CAIXA, que exerce a Vice-Presidncia do Conselho. Os membros do Conselho de Administrao so nomeados pelo Presidente da Repblica. A administrao da CEF compete Diretoria Executiva. Essa diretoria pode ter entre dez e trinta membros, sendo o Presidente nomeado e demissvel ad nutum pelo Presidente da Repblica. Os Vice-Presidentes, nove ao todo, tambm sero nomeados e demissveis ad nutum pelo Presidente da Repblica. Desses, um responsvel exclusivamente pela Administrao de Ativos de Terceiros e outro responsvel exclusivamente pela gesto, administrao ou operacionalizao de fundos, programas e servios delegados pelo Governo Federal. Tambm podem fazer parte at vinte Diretores, indicados pelo Presidente da CAIXA e nomeados pelo Conselho de Administrao.

Central de Concursos

14 - Complemento

Alm de uma administrao forte de produtos de captao como Poupana (cerca de 31% do mercado nacional), LH, LI e de aplicao em Carteiras de Crdito Imobilirio e Hipotecrias significativas, podemos dizer que a CEF equipara-se, em certo sentido, aos demais bancos comerciais (e mltiplos com carteira comercial) do mercado brasileiro, pois praticam e competem, entre outros produtos: na captao de depsitos vista e de depsitos a prazo (CDB, RDB, etc.); no crdito direto ao consumidor final de bens durveis e crdito pessoal; em operaes de crdito com pessoas jurdicas (emprstimos, ttulos descontados e financiamentos); nas cesses de crditos e securitizaes de recebveis; em programas especiais de financiamentos e emprstimos a Estados e Municpios (Pr-Saneamento, Pr-Moradia, PNAFE Programa de Apoio Administrao Fiscal de Estados Assistncia, etc.); em operaes de microcrditos (associao ao IMF Instituies de Microfinanas e ONG Moradia e Cidadania); canais virtuais de atendimento aos clientes e cartes de crdito/dbito; em operaes compromissadas (open market); na parceria com STN (Secretaria do Tesouro Nacional) e CLBC (Cia Brasileira de Liquidao e Custdia) para acesso pblico (pequenos investidores) aos Ttulos Pblicos; em operaes de seguros, previdncia e capitalizao; administrao de fundos mtuos de investimentos em prestao de servios acessrios do tipo cobrana de ttulos e outros documentos, servios de bancos correspondentes, custdia de ttulos e valores etc. Banco da Amaznia BASA O Banco da Amaznia (BASA) participa ativamente do processo de desenvolvimento da Amaznia. Criado em 1942, com o nome de Banco de Crdito da Borracha, tinha por finalidade garantir o suprimento de borracha natural aos aliados, durante a Segunda Guerra Mundial. No bojo das aes ps-guerra pelo Governo Federal e, principalmente com a estratgia de intensificar a ocupao da regio (denominada Operao Amaznia), o Banco sofreu novas transformaes. Dessa feita, com o nome de Banco da Amaznia S. A.BASA (Lei n. 5.122, de 28 de setembro de 1966) passou a agregar a funo especial de agente financeiro da poltica do governo federal para o desenvolvimento da Amaznia Legal, rea geoeconmica constituda pela Regio Norte, pelo Estado do Mato Grosso e parcela do estado do Maranho. Atuando, portanto, numa rea que compreende 59% do territrio nacional, onde opera como banco comercial e de fomento. Nessa nova fase, o Banco reforou sua condio de organismo indutor do desenvolvimento regional. Atuando como agente financeiro de importantes programas de crdito - Proterra, Polamaznia, Pesac, Probo e Finame - estimulou a implantao e modernizao de empreendimentos agrcolas, pecurios e industriais de grande impacto para a economia regional, consolidando, desta forma, as linhas de aes j experimentadas.

Um importante programa operado pelo BASA e administrado pela Superintendncia de Desenvolvimento da Amaznia - SUDAM com relao ao FINAM, cujas caractersticas principais so: a) criado pelo Decreto-lei n. 1.376, de 12.12.1974, alterado pela Lei n. 8.167, de 16.01.1991. Complementam esses diplomas legais, o Decreto n. 101, de 17.04.1991 (que regulamenta a Lei n. 8.167/91); a Lei n. 9.808, de 20.07.1999, a Lei n. 9.532, de 10.12.1997, a Lei n. 6.404, de 15.12.1976, bem como normas emanadas do Banco Central do Brasil, da Comisso de Valores Mobilirios e do Conselho Deliberativo da SUDAM. b) consiste numa opo de recolhimento de Imposto de Renda que as pessoas jurdicas tributadas com base no lucro real podero destinar para aplicao no FINAM, nos seguintes percentuais de imposto devido: 1) at 18 %, a partir de janeiro de 1998 a dezembro de 2003; 2) at 12 %, a partir de janeiro de 2004 a dezembro de 2008; 3) at 6 %, a partir de janeiro de 2009 a dezembro de 2013. Esta opo de incentivo fiscal manifestada na Declarao de Informaes Econmico-Fiscais da Pessoa Jurdica (DIPJ) ou no curso do ano-calendrio, nas datas de pagamento do imposto de renda apurado trimestralmente ou no pagamento mensal por estimativa, atravs de DARFs especficos. Banco do Nordeste do Brasil BNB Assim como o BASA, o Banco do Nordeste (BNB) buscando atender aos pequenos e micro empreendedores, sobretudo s populaes de baixa renda, excludas do sistema econmico-social, e demais empresrios ou empreendedores interessados no desenvolvimento da regio do Nordeste (incluindo parte do norte de MG e do Esprito Santo), vem atuando tambm atravs de programas especiais e de uma variedade de linhas de crdito e/ ou de incentivo produo, em produtos como: agroindustrial, rural, turismo etc. Um importante programa operado pelo BNB com relao ao FINOR, cujas caractersticas bsicas so as seguintes: a) os recursos que compem o fundo so originados de uma opo de pagamento do Imposto de Renda devido pelas empresas, que podem optar por aplicar at 18% do valor a ser pago ao Fisco; b) a SUDENE (Superintendncia de Desenvolvimento do Nordeste) define as prioridades, analisa, aprova, acompanha e fiscaliza os projetos propostos por diversos tipos de empresas e empreendimentos para desenvolvimento especfico da regio; c) os grupos ou empresas que detenham 51% do capital votante podem aplicar diretamente seu incentivo fiscal diretamente na empresa que tenha seu projeto aprovado pela SUDENE, no necessitando se tornar cotista do FINOR. Notas: a) Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional CRSFN O Conselho de Recursos do Sistema Financeiro (CRSFN) um rgo colegiado, de segundo grau, integrante da estrutura do Ministrio da Fazenda, conforme disposto na Lei n. 9.069, de 29.06.1995, e cuja Secretaria-Executiva funciona no Edifcio Sede do Banco Central do Brasil (DF). So atribuies do Conselho de Recursos: julgar em segunda e ltima instncia administrativa os recursos interpostos das decises relativas s penalidades admi-

Central de Concursos

Complemento - 15

nistrativas aplicadas pelo Banco Central do Brasil e pela Comisso de Valores Mobilirios (e pela Secretaria de Comrcio Exterior). O Conselho tem ainda como finalidade julgar os recursos de ofcio, interpostos pelos rgos de primeira instncia, das decises que conclurem pela no aplicao das penalidades previstas no item anterior. b) rgos Especiais Singulares do SFN COAFI: Foi criado pela Lei n. 9613/98, no mbito do Ministrio da Fazenda (MF), com a finalidade de disciplinar, aplicar penalidades administrativas, identificar, receber e examinar ocorrncias suspeitas de atividades ilcitas relacionadas lavagem de dinheiro. Conforme o artigo 4, da Lei Complementar n. 105/ 01, a quebra de sigilo poder ser decretada quando necessria para apurao de ocorrncia de qualquer ilcito, em qualquer fase do inqurito ou do processo judicial, e especialmente nos seguintes crimes: I de terrorismo; II de trfico ilcito de substncias entorpecentes ou drogas afins; III de contrabando ou trfico de armas, munies ou material destinado a sua produo; IV de extorso mediante seqestro; V contra o sistema financeiro nacional; VI contra a Administrao Pblica; VII contra a ordem tributria e a previdncia social; VIII lavagem de dinheiro ou ocultao de bens, direitos e valores; IX praticado por organizao criminosa. O Poder Executivo disciplinar, inclusive quanto periodicidade e aos limites de valor (globais), os critrios segundo os quais as instituies financeiras informaro administrao tributria da Unio, as operaes financeiras efetuadas pelos usurios de seus servios. 1 Consideram-se operaes financeiras, para os efeitos da Lei Complementar. I depsitos vista e a prazo, inclusive em conta de poupana; II pagamentos efetuados em moeda corrente ou em cheques; III emisso de ordens de crdito ou documentos assemelhados; IV resgates em contas de depsitos vista ou a prazo, inclusive de poupana; V contratos de mtuo; VI descontos de duplicatas, notas promissrias e outros ttulos de crdito; VII aquisies e vendas de ttulos de renda fixa ou varivel; VIII aplicaes em fundos de investimentos; IX aquisies de moeda estrangeira; X converses de moeda estrangeira em moeda nacional; XI transferncias de moeda e outros valores para o exterior; XII operaes com ouro, ativo financeiro; XIII - operaes com carto de crdito; XIV - operaes de arrendamento mercantil; e XV quaisquer outras operaes de natureza semelhante que venham a ser autorizadas pelo Banco Central do Brasil, Comisso de Valores Mobilirios ou outro rgo competente. rgos representativos no Conselho do COAFI: Bacen, CVM, Depto da Polcia Federal, Procuradoria da Fazenda Nacional, SRF, Susep, Agncia Brasileira de Inteligncia e Ministrio da Relaes Exteriores. SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL - STN: A Secretaria do Tesouro Nacional foi criada em 10 de maro de 1986, conforme Decreto n. 92.452, unindo a antiga Comisso de Programao Financeira e a Secretaria de Controle Interno do Ministrio da Fazenda. Constitui-se rgo central do Sistema de Administrao Financeira

Federal e do Sistema de Contabilidade Federal. Sua criao foi um passo significativo no fortalecimento das Finanas Pblicas no Brasil. Cabe ao Tesouro Nacional, em cumprimento aos dispositivos constitucionais, efetuar as transferncias de receitas federais arrecadadas pelo Governo Federal (IR, IPI, etc.) aos entes federados, nos prazos legalmente estabelecidos. Dentre as principais transferncias da Unio para os Estados, o DF e os Municpios, previstas na Constituio, destacam-se: o Fundo de Participao dos Estados e do Distrito Federal (FPE); o Fundo de Participao dos Municpios (FPM); o Fundo de Compensao pela Exportao de Produtos Industrializados - FPEX; o Fundo de Manuteno e de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorizao do Magistrio - FUNDEF; e o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural - ITR. SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL SRF: Foi criada em 1968, atravs do Decreto n. 63.659, em substituio antiga Direo-Geral da Fazenda Nacional, como fruto das reformas do perodo de reforma bancria e tributria no Pas (1965/67), que adaptaram a administrao tributria ao rpido crescimento econmico vivenciado pelo Pas. No dia 31 de dezembro de 2002, o imposto de renda completou 80 anos de instituio no Brasil. c) Organograma do Ministrio da Fazenda Organograma do Ministrio da Fazenda - MF

Fonte: Fortuna, Eduardo. Mercado Financeiro, 15 edio.

Central de Concursos

16 - Complemento

Exerccios de Fixao
- Responda Certo ou Errado 01. Podemos entender o Banco Central como sendo: a) o banco dos Bancos (recolhimentos compulsrios, assistncias financeiras de liquidez, etc.). b) o gestor do SFN (normatizaes, intervenes extrajudiciais etc.). c) o executor principal do CMN (polticas monetrias, polticas creditcias etc.). d) banco Emissor (emisso e controle do papel moeda em circulao). e) banqueiro do Governo (financiamento ao Tesouro Nacional, via emisso de ttulos pblicos etc.). 02. Excluem-se do regime de controle e fiscalizao da CVM: a) os ttulos da dvida pblica federal, estadual ou municipal; b) os ttulos cambiais de responsabilidade de instituio financeira, exceto as debntures. 03. As funes bsicas do Bacen so: a) exercer o controle de crdito (sob todas as formas ou modalidades). b) executar e acompanhar a poltica monetria a ser implementada/definida para o Pas. c) executar e acompanhar a poltica cambial e de relaes financeiras com o exterior. d) organizao, disciplinamento, fiscalizao (direta e indireta), autorizao, aprimoramento e ordenamento do SFN. e) emisso de papel-moeda/moedas metlicas e execuo dos meios circulantes. 04. Foram definidos como Comits Consultivos junto ao SFN as seguintes Comisses: a) de Normas e Organizao do Sistema Financeiro. b) de Mercado de Valores Mobilirios e de Futuros. c) de Crdito Rural. d) de Crdito Industrial. e) de Crdito Habitacional, e para Saneamento e InfraEstrutura Urbana. f) de Endividamento Pblico. g) de Poltica Monetria e Cambial (Copom). h) de Tcnica da Moeda e do Crdito (Comoc). 05. Sendo o rgo mximo de normatizao da poltica monetria, creditcia e cambial a fixada para o Pas, o CMN possui algumas particularidades, ou seja: a) no lhe cabem funes executivas, somente normativas. b) a entidade superior do SFN. c) no possue um local fsico determinado. d) aps a implantao do Plano Real sua composio passou a ser integrada pelos seguintes membros: Presidente do Bacen, Ministro do Planejamento, Oramento e Gesto e Ministro da Fazenda, sendo este ltimo na qualidade de presidente do referido Conselho de Poltica Econmica. - Julgue as Sentenas 06. O Bacen o rgo mximo do SFN, atuando tambm como uma espcie de secretaria executiva do CMN. 07. A CVM empresa pblica criada por lei especfica (Lei n. 6.386/76, com suas alteraes), assim como foi criada a CEF.

08. Os novos bancos dependem de autorizao especfica do Bacen, o qual determina entre outros itens, a publicao de uma Declarao de Propsito (no D.O.U.) para apresentao ao mercado financeiro/de capitais de novos controladores ou scios proprietrios no mbito do SFN. 09. Os bancos de investimento e os bancos mltiplos sem carteira comercial que desejarem abrir conta de Reservas Bancrias devero obervar os procedimentos de maneira semelhante dos bancos comerciais e dos bancos mltiplos com carteira comercial, para a realizao de algumas operaes com trnsito obrigatrio por esta conta como por exemplo: carteira de cmbio. 10. Com relao emisso do papel moeda (e moedas metlicas) compete tambm a Casa das Moedas (CMB) o controle econmico-financeiro do mesmo. Gabarito 01. C, C, C, C, C 03. C, C, C, C, C 05. C, C, C, C 07. Errado 09. Certo 02. C, C 04. C, C, C, C, C, C, C, C 06. Errado 08. Certo 10. Errado

3. ESPCIES DE INSTITUIES
3.1. Espcies de Instituies (autorizadas pelo Bacen)
O conjunto de instituies autorizadas e controladas pelo Banco Central do Brasil, em particular, atravs do Plano Contbil de Instituies do Sistema Financeiro Nacional COSIF so as seguintes: a) Bancos Mltiplos (BM); b) Bancos Comerciais (BC); c) Bancos de Desenvolvimento (BD); d) Caixas Econmicas (CE); e) Bancos de Investimento (BI); f) Sociedades de Crdito, Financiamento e Investimento (SCFI); g) Sociedades de Crdito ao Microempreendedor (SCM); h) Sociedades de Crdito Imobilirio e Associaes de Poupana e Emprstimo (SCI e APE); i) Sociedades de Arrendamento Mercantil (SAM); j) Sociedades Corretoras de Ttulos e Valores Mobilirios (SCTVM) e Sociedades Corretoras de Cmbio; l) Sociedades Distribuidoras de Ttulos e Valores Mobilirios (SDTVM); m) Cooperativas de Crdito e Bancos Cooperativos (CO e BCO); n) Fundos de Investimento (FI); o) Companhias Hipotecrias (CH); p) Agncias de Fomento ou de Desenvolvimento (AF ou AD); q) Administradoras de Consrcio; r) Empresas em Liquidao Extrajudicial. Caractersticas Bsicas dessas Instituies Bancos Mltiplos (BM) instituio financeira privada ou pblica que realiza as operaes ativas, passivas e acessrias (especiais e de prestao de servios) das diversas instituies financeiras, por intermdio das seguintes carteiras: a) comercial; b) de investimento e/ou de desenvolvimento; c) de crdito imobilirio; d) de arrendamento mercantil e; e) de crdito, financiamento e investimento.

Central de Concursos

Complemento - 17

Essas operaes esto sujeitas s mesmas normas legais e regulamentares aplicveis s instituies singulares correspondentes s suas carteiras. A carteira de desenvolvimento somente poder ser operada por rgo pblico estadual e no operar nas carteias de investimento e de arrendamento mercantil. O banco mltiplo deve ser constitudo com, no mnimo, duas carteiras, sendo uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento; ser organizado sob a forma de Sociedade Annima (capital aberto ou fechado) e na sua denominao social deve constar a expresso Banco (ver as resolues: 1.524/88 e 2.099/94). Na poca de criao dos Bancos Mltiplos (1988) (imitando-se um tipo de modelo de banco alemo) o propsito maior do setor financeiro e do prprio Bacen foi o de racionalizar/ reduzir custos operacionais, simplificar o acesso ao SFN (eliminao de cartas patentes) e facilitar a consolidao de dados de conglomerados financeiros sediados no Pas. Como suporte a esta modalidade de instituio financeira, foi criado tambm um novo Plano Contbil para o SFN (denominado COSIF), aglutinando-se (ou racionalizando-se) diversas contas contbeis utilizadas pelas instituies financeiras vigentes poca. A adeso livre ao conceito de Bancos Mltiplos pelas instituies financeiras ou demais instituies autorizadas pelo Bacen ou at mesmo a criao de novas instituies com origem de recursos de novos investidores/capitalistas deve obedecer aos seguintes critrios bsicos: a) capital: exige-se um volume de capital mnimo dependendo do leque de carteiras escolhidas e da rede de agncias que se deseja estabelecer; b) idoneidade: deduzida a partir da publicao da inteno de constituio da empresa financeira nova em jornal de grande circulao e D.O.U. (a critrio do Bacen), sem que haja contestao por parte da comunidade financeira, de empresas ou pessoas fsicas (Declarao de Propsito); c) competncia: julgada pelo Bacen, com base nos currculos dos futuros administradores. Em face do Acordo da Basilia (1994) a ltima carteira financeira a ser includa na modalidade de Banco Mltiplo foi a carteira de leasing (arrendamento mercantil). Notas: O Comit de Superviso Bancria de Basilia formado por representantes das entidades de superviso dos pases pertencentes ao G-10 (scios principais do BIS, uma espcie de Banco Central dos Bancos Centrais). Tem a funo de estabelecer recomendaes para padronizao das prticas de superviso bancria a nvel internacional. (na tentativa de evitar determinados riscos sistmicos) Bancos Comerciais (BC) instituio financeira privada ou pblica. Tem como objetivo principal proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessrios para financiar, a curto e mdio prazos, o comrcio, a indstria, as empresas prestadoras de servios, as pessoas fsicas e terceiros em geral. A captao de depsitos vista, livremente movimentveis (por cheques, cartes eletrnicos e autorizaes dos clientes), atividade tpica e exclusiva de banco comercial.

Deve ser constitudo sob a forma de sociedade annima (capital aberto ou fechado) e na sua denominao social constar a expresso Banco. Em termos econmicos os bancos comerciais so classificados como Instituies Monetrias por terem o poder de criao da chamada moeda escritural, razo pela qual foi criado o recolhimento compulsrio pelos Bancos Centrais existentes no mundo, para deter/diminuir o efeito multiplicador dessa moeda nos meios de pagamento. Para alcanar seu objetivo social maior, os bancos comerciais utilizam-se principalmente das seguintes operaes ativas, passivas e acessrias (+ especiais e de prestao de servios): Ativas: (aplicaes de recursos) - Disponibilidades (encaixe mnimo, reservas livres, etc.); - Reserva Bancria (compulsrio); - Ttulos e Valores Mobilirios; - Instrumentos Financeiros Derivativos ( por conta prpria ou de terceiros); - CDI Certificados de Depsitos Interfinanceiros (Interbancrios); - Operaes de Crdito: Emprstimos (operaes sem destinao ou obrigatoriedade de comprovao de uso dos recursos, exemplos: capital de giro, crdito rotativo e cheque especial), Ttulos Descontados (duplicatas, cheques etc.) e Financiamentos (operaes com destinao especfica, exemplos: financiamentos rurais, de mquinas industriais, de automveis...); - Repasses e Refinanciamentos (de recursos nacionais: BNDES, CEF de bancos/rgos do exterior...); - Arrendamento Mercantil (Leasing). Passivas: (captaes de recursos) Depsitos Vista; Depsitos a Prazo; CDI Certificado de Depsitos Interfinanceiros; Captaes Externas e Repasses Nacionais; Contas de investimentos (a partir de 01.10.2004.

Operaes Acessrias: (complementares) De carter complementar, atuando a instituio, na forma mandatria ou depositria de recursos. Exemplos: - Cobrana (Simples, Caucionada e Vinculada), Ordens de Pagamento; - Administrao de Fundos Mtuos e Carteiras de Investimentos (administrao financeira independente do banco); - Recebimentos e Pagamentos de Interesse de Terceiros (Carns, Bilhetes de Seguros, etc.); - Custdia de Valores, Cofres de Aluguel, Prestao de Avais e Fianas; - Saneamento do Meio Circulante (troca de moedas), Servios de Correspondentes etc. Operaes Especiais: - Cmbio (Ativo e Passivo); - Open Market (Ativo e Passivo); - Crdito Rural (Ativo e Passivo); - Servio de Compensao de Cheques e Outros Papis (Ativo e Passivo) (inclusive o Sistema de Pagamentos Brasileiro). Prestao de Servios: Convnios firmados com interesse ao atendimento pblico ou particular de alguma empresa. Exemplos: - Arrecadao de Tributos e Contribuies Sociais; - Concessionrias de Servios Pblicos (Energia Eltrica, Gs, gua, etc.);

Central de Concursos

18 - Complemento

- Recebimentos de Faturas de Cartes de Crditos; - Administrao de CPD - Centro de Processamento de Dados, Bens Patrimoniais, Administrao do Fluxo de Caixa, Contas a Pagar ou a Receber de empresas/outros instituies etc. Para melhor consecuo de seus objetivos sociais os bancos comerciais (e mltiplos) operam com redes de agncias prprias (inclusive com agncias pioneiras em alguns municpios brasileiros), servios de correspondentes (outros bancos ou empresas autorizadas), pontos eletrnicos ou bancos virtuais e postos de atendimento do tipo: - Posto de Atendimento Bancrio (PAB); - Posto de Atendimento Transitrio (prazo mximo de funcionamento: 90 dias) (PAT); - Posto de Compra de Ouro (PCO); - Posto de Atendimento Bancrio Eletrnico (PAE) (caixas eletrnicos, quiosques, etc.) e; - Posto de Atendimento Cooperativa (PAC). Por determinaes da Resoluo n. 2.724/00, os bancos (e demais instituies fornecedoras de operaes de crdito, exceto DTVM e Corretoras), devem fornecer ao Bacen por sua conta e responsabilidade os valores de operaes de crdito concedidas para seus clientes com valores superiores a R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para formao de um cadastro de crdito, considerado pelo Bacen de Risco Positivo (bons pagadores). Bancos de Desenvolvimento (BD) instituio financeira pblica no federal que tem como objetivo precpuo proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessrios ao financiamento, a mdio e longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econmico e social do respectivo Estado onde tenha sede, cabendo-lhe apoiar prioritariamente o setor privado. Excepcionalmente, quando o empreendimento visar benefcios de interesse comum, o banco pode assistir programas e projetos desenvolvidos fora do respectivo estado, devendo a assistncia efetivar-se atravs de consrcio com o banco de desenvolvimento local. Deve ser constitudo sob a forma de sociedade annima, com sede na capital do estado que detiver seu controle acionrio, devendo adotar, obrigatrio e privativamente, em sua denominao social, a expresso Banco de Desenvolvimento, seguida do nome do Estado em que tenha sede (ver a Resoluo 394/76, do Bacen). Constitui-se entidade distinta do Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social - BNDES, empresa pblica criada pela Lei n. 1.628, de 20.06.1952, como principal instrumento de execuo da poltica de investimento do governo federal. Exemplos de operaes dos bancos de desenvolvimento: Ativas/Passivas: - Operaes de crdito de mdio e longo prazos prioritrias, especialmente para micros, pequenas, mdias e grandes empresas (e pessoas fsicas) localizadas em suas reas de atuaes geogrficas (Norte, Nordeste etc.) e econmicas do Estado sede; - Demais operaes vigentes permitidas para Bancos Comerciais ou Bancos Mltiplos (inclusive poupana); - Administrao, fiscalizao e direcionamento de incentivos fiscais do IR (exemplo: Sudam e Sudene);

- Via de regra, operam com repasses de recursos de rgos financeiros tanto do Governo Federal como no aspecto internacional. Caixas Econmicas (CE) Integram o sistema financeiro da habitao e poupana nacional. Em face da edio do Decreto-lei n. 759/69 foram unificadas as Caixas Econmicas Federais existentes CEF. So consideradas instituies monetrias criadoras de moeda escritural, pois recebem depsitos vista, realizando vrias operaes comuns aos bancos comerciais/ mltiplos em termos de prestao de servios, operaes acessrias etc., especialmente para pessoas fsicas (crdito direto ao consumidor, penhor de bens etc.) Suas grandes operaes esto sempre relacionadas ao setor imobilirio como: captao de poupana, Letras Imobilirias (LI), Letras Hipotecrias (LH), Fundos Imobilirios e aplicaes em financiamentos carteiras de crdito imobilirio e hipotecrias. Aps a extino do Banco Nacional de Habitao (BNH), a Caixa Econmica Federal passou a ser o agente financeiro do Governo responsvel pela execuo de sua poltica habitacional, regulando e centralizando o recolhimento e aplicao dos recursos oriundos do FGTS. Banco de Investimento (BI) instituio financeira especializada em operaes de participao societria de carter temporrio ou definitivo e de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro (prazo mnimo das operaes: 1 ano). Deve ser constitudo sob a forma de sociedade annima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominao social, a expresso Banco de Investimento. Essencialmente os bancos de investimentos visam dilatar (aumentar) o prazo de todas as operaes de concesso de crditos para financiamentos de aquisio de mquinas e equipamentos das empresas ou fortalecer o capital social das mesmas, seja atravs da subscrio de novas aes ou emisso debntures e papis assemelhados, no mercado nacional e internacional (via operaes de underwriting, mercado balco etc). No podem captar ou operar com depsitos vista com seus clientes. Sua forma de captao principal a emisso de Certificados de Depsitos Bancrios - CDB e Recibos de Depsitos Bancrios RDB. Em sntese, podemos afirmar que so permitidas aos bancos de investimentos a realizao das seguintes operaes ativas, passivas e acessrias: a) praticar operaes de compra e venda, por conta prpria ou de terceiros, de metais preciosos, no mercado fsico, e de quaisquer ttulos e valores mobilirios, nos mercados financeiros e de capitais (inclusive open market); b) operar em bolsas de mercadorias e de futuros (por conta prpria e de terceiros); c) operar em todas as modalidades de concesso de crdito para financiamento de capital fixo e de giro de longo prazo; d) participar do processo de emisso, subscrio para revenda e distribuio de ttulos e valores mobilirios; e) operar em cmbio, mediante autorizao especifica do Banco Central do Brasil;

Central de Concursos

Complemento - 19

f) administrar recursos de terceiros (fundos mtuos, carteiras de investimentos); g) coordenar processos de reorganizao e reestruturao de sociedades e conglomerados, financeiros ou no, mediante prestao de servios de consultoria, participao societria e/ou concesso de financiamentos ou emprstimos (operaes denominadas de corporate finance). h) recursos oriundos do exterior ou por meio de repasses interbancrios (CDI) e captar repasse de recursos oficiais (BNDES, CEF...); i) administrao de recursos de terceiros. Notas Os bancos de investimento podem manter contas especiais, sem juros e no movimentveis por cheque, relativas a recursos de terceiros quando: a) recebidos para aplicao em ttulos e valores mobilirios e outros ativos financeiros e/ou modalidades operacionais disponveis nos mercados financeiro e de capitais, referentes movimentao dessas aplicaes; b) vinculados execuo de suas operaes ativas ou relacionadas com a prestao de servios Para consecuo perfeita de seus objetivos sociais os bancos de investimentos devem focar: a) repasse de recursos via subscries ou aquisio de ttulos e valores mobilirios; b) promover maior eficincia e eficcia na administrao de recursos internos das empresas, seja atravs da proposio de operaes de fuses, incorporaes e cises; c) prestao de garantias (atravs de avais e fianas). Os Bancos de Investimentos no podem destinar recursos a empreendimentos imobilirios. Sociedades de Crdito, Financiamento e Investimento (SCFI) O objetivo bsico das sociedades de crdito, financiamento e investimentos financiar para consumidores finais, bens de consumo durvel (moblia, carros, computadores etc.) via operaes de Crdito Direto ao Consumidor - CDC ou Crdito Direto ao Consumidor com Intervenincia - CDCI (obrigao assumida pelo lojista a favor de seus clientes/consumidores), operaes estas popularmente conhecidas como operaes oriundas de Financeiras. Sua forma de captao bsica so os aceites cambiais de Letras de Cmbio (LC) que so ttulos de crdito sacados pelos financiados e aceitos pelas financeiras para colocao junto ao mercado em geral. Essa captao dos recursos financeiros feita normalmente junto aos grandes investidores institucionais (fundos de penso, entidades de previdncia privada e seguradoras), junto as empresas de mdio e grande porte do pas e tambm junto aos administradores de recursos da indstria de fundos de investimento. Assim como os bancos de investimentos, no podem operar ou manter contas de depsitos de livre movimentao. Por concederem crditos so obrigadas, como as demais instituies financeiras que concedem operaes de crditos a diversos tipos de tomadores, a fazer Provises de Crditos de Liquidao Duvidosa baseada em nveis (fatores) de risco de crdito determinados pelo Bacen (Resoluo n. 2.682/99).

A maioria das operaes de crdito das financeiras existentes no Pas so operacionalizadas por empresas denominadas Promotoras de Vendas (sociedades civis), as quais tm suas atividades de funcionamento tambm autorizadas pelo Bacen (avaliao, cadastro e anlise de limites de crdito para os tomadores, cobrana e pagamento de valores, saques de LCs.). Constitui crime de agiotagem praticar operaes de financiamento sem autorizao e/ou funding de uma instituio financeira regulada pelo Bacen. A maioria das garantias de operaes das financeiras so provenientes de alienaes fiducirias. Sociedades de Crdito ao Microempreendedor (SCM) Tem por objeto social exclusivo a concesso de financiamentos e prestao de garantias a pessoas fsicas, bem como a pessoas jurdicas classificadas como microempresas, com vistas a viabilizar empreendimentos de natureza profissional, comercial ou industrial de pequeno porte. Deve ser constituda sob a forma de companhia fechada ou de sociedade por quotas de responsabilidade limitada, adotando obrigatoriamente em sua denominao social a expresso sociedade de crdito ao microempreendedor, vedada a utilizao da palavra banco (vide a Resoluo 2.874/2001). As SCM podem, mediante previa autorizao do Bacen, ter seu controle societrio exercido por Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico (ONGs) constitudas de acordo com a Lei n. 9.790/99, desde que referidas entidades: a) desenvolvam atividades de crdito compatveis com o objeto social das SCM; b) no confiram ao setor pblico qualquer poder de gesto ou de veto na conduo de suas atividades. As SCM devem observar, permanentemente, os seguintes limites: a) de capital realizado e de patrimnio lquido mnimos de R$ 100.000,00 (cem mil reais); b) de endividamento de, no mximo, cinco vezes o respectivo patrimnio lquido, somadas as obrigaes do passivo circulante, as coobrigaes por cesso de crditos e por prestao de garantias e descontadas as aplicaes em ttulos pblicos federais; c) de diversificao de risco de R$ 10.000,00 (dez mil reais), no mximo, por cliente, em suas operaes de crdito e de prestao de garantias. As SCM podem obter recursos de instituies financeiras nacionais e estrangeiras, ONGs e fundos oficiais. So vedadas as SCM: - captar recursos junto ao pblico, bem como emitir TVM; - ttulos e valores mobilirios; - conceder emprstimos para fins de consumo; - operar no mercado interbancrio (CDI); - participar societariamente em outras instituies autorizadas pelo Bacen. Com a criao das SCM, foi criado o Posto de Atendimento ao Microcrdito (PAM). Assim como os Bancos Comerciais e Mltiplos as SCM devem prestar informaes a Central de Risco de Crdito do Bacen.

Central de Concursos

20 - Complemento

Sociedades de Crdito Imobilirio e Associaes de Poupana e Emprstimo (SCI e APE) instituio financeira especializada em operaes de financiamento imobilirio. Deve ser constituda sob a forma de sociedade annima, adotando obrigatoriamente em sua denominao social a expresso crdito imobilirio. As sociedades de crdito imobilirio podem empregar em suas atividades, alm de recursos prprios, os provenientes de: a) depsitos de poupana; b) letras hipotecarias (LH); c) letras imobilirias (LI); d) repasses e refinanciamentos contrados no Pas, inclusive os provenientes de fundos nacionais; e) emprstimos e financiamentos contrados no exterior, inclusive os provenientes de repasses e refinanciamentos de recursos externos. g) depsitos interfinanceiros; h) outras formas de captao de recursos, autorizadas pelo Banco Central do Brasil (ex: debntures). As associaes de poupana e emprstimo foram criadas pelo extinto BNH conforme Lei n. 4.380/64. Devem sem constitudas na forma de sociedade civil (restrita a determinadas regies do Pas), sendo de propriedade comum de seus poupadores (a caderneta de poupana, neste caso, remunera juros como se fossem dividendos). As operaes so formadas basicamente por financiamentos imobilirios. Sociedades de Arrendamento Mercantil (SAM) De acordo com a Lei n. 7132/83 considera-se arrendamento mercantil as operaes entre arrendadores (operaes privativas de bancos mltiplos com carteiras de arrendamento e cias de leasing) e arrendatrios (pessoas fsicas e jurdicas) e que tenham por objeto bens adquiridos arrendados pelo arrendador ao arrendatrio (segundo especificaes e uso do mesmo). De acordo com a Resoluo n. 2.309/96, do Bacen, existem duas modalidades bsicas de arrendamento mercantil: a) Arrendamento Financeiro Considera-se arrendamento mercantil financeiro a modalidade em que: I - as contraprestaes e demais pagamentos previstos no contrato, devidos pela arrendatria, sejam normalmente suficientes para que a arrendadora recupere o custo do bem arrendado durante o prazo contratual da operao e, adicionalmente, obtenha um retorno sobre os recursos investidos; II - as despesas de manuteno, assistncia tcnica e servios correlatos operacionalidade do bem arrendado sejam de responsabilidade da arrendatria; III - o preo para o exerccio da opo de compra seja livremente pactuado, podendo ser, inclusive, o valor de mercado o bem arrendado (chamado no mercado de VRG valor residual garantido) b) Arrendamento Operacional Considera-se arrendamento mercantil operacional a modalidade em que:

I - as contraprestaes a serem pagas pela arrendatria contemplem o custo de arrendamento do bem e os servios inerentes sua colocao disposio da arrendatria, no podendo o total dos pagamentos da espcie ultrapassar 75% (setenta e cinco por cento) do custo do bem arrendado; II - as despesas de manuteno, assistncia tcnica e servios correlatos operacionalidade do bem arrendado sejam de responsabilidade da arrendadora ou da arrendatria; III - o preo para o exerccio da opo de compra seja o valor de mercado do bem arrendado. Notas a) contraprestao igual a taxa de arrendamento ou taxa de locao. b) as operaes de arrendamento financeiro o VRG residual contratado livremente pactuado (via de regra, 1% do valor de aquisio). Este valor pode ser corrigido/ajustado, diludo e pago antecipadamente (neste ltimo caso gerar uma despesa financeira para empresa arrendadora). (Inciso II, Portaria 140/84 do MF e Resoluo 2.309/96). As fontes de recursos das sociedades de arrendamento mercantil, alm de recursos prprios, so as provenientes de: a) emprstimos contrados no exterior; b) emprstimos e financiamentos de instituies financeiras nacionais, inclusive de repasses de recursos externos; c) instituies financeiras oficiais, destinados a repasses de programas especficos; d) colocao de debntures de emisso pblica ou particular e de notas promissrias destinadas oferta pblica; e) cesso de contratos de arrendamento mercantil, bem como dos direitos creditrios deles decorrentes; f) depsitos interfinanceiros ou outras operaes autorizadas pelo Bacen. Nota a) caso no seja respeitado o prazo mnimo das operaes acima, ser considerada como operao simples de compra e venda (art 11, Lei n. 6.099). Os prazos mnimos para os contratos de arrendamento so: a) arrendamento financeiro 2 (dois) anos, compreendidos entre a data de entrega dos bens arrendatria, consubstanciada em termo de aceitao e recebimento dos bens, e a data de vencimento da ltima contraprestao, quando se tratar de arrendamento de bens com vida til igual ou inferior a 5 (cinco) anos; 3 (trs) anos, observada a definio do prazo constante da alnea anterior, para o arrendamento de outros bens; b) arrendamento operacional: 90 (noventa) dias. Os contratos de arrendamento mercantil de bens cuja aquisio tenha sido efetuada com recursos provenientes de emprstimos contrados, direta ou indiretamente, no exterior devem ser firmados com clusula de variao cambial. As operaes de arrendamento mercantil contratadas com o prprio vendedor do bem ou com pessoas a ele coligadas ou interdependentes somente podem ser contratadas na modalidade de arrendamento mercantil financeiro, aplicando-se a elas as mesmas condies fixadas para as demais. Estas operaes podem ser realizadas: - somente com pessoas jurdicas, na condio de arrendatrias; - com bancos mltiplos com carteira de investimento, de desenvolvimento e/ou de crdito imobilirio, os bancos de

Central de Concursos

Complemento - 21

investimento, os bancos de desenvolvimento, as caixas econmicas e as sociedades de crdito imobilirio tambm podem realizar as operaes previstas neste artigo. permitido entidade arrendadora, nas hipteses de devoluo ou recuperao dos bens: a) conservar os bens em seu ativo imobilizado, pelo prazo mximo de 2 (dois) anos; b) alienar ou arrendar a terceiros os referidos bens. Subarrendamento: os bancos mltiplos com carteira de arrendamento mercantil e as sociedades de arrendamento mercantil podem realizar operaes de arrendamento com entidades domiciliadas no exterior, com vistas unicamente ao posterior subarrendamento dos bens a pessoas jurdicas, no Pas. Algumas observaes importantes: a) a forma de pagamento das contraprestaes poder ser por perodos determinados no superiores a um semestre, salvo para operaes rurais (no superiores a uma ano); b) no poder ocorrer a devoluo do bem antes do prazo de encerramento do contrato de arrendamento; c) a arrendatria poder transferir a terceiros (com anuncia da arrendadora) os direitos e obrigaes dos contratos firmados (com ou sem co-responsabilidade solidria;) d) a cesso de contratos de arrendamento, bem como dos direitos creditrios deles decorrentes, a entidades domiciliadas no exterior, dependem de autorizao do Bacen; e) so vedadas operaes de subarrendamento quando houver coligao (direta ou indireta) ou com prprio fabricante do bem; f) outras operaes permitidas e praticadas no mercado financeiro so: Sales and Lease Back (uma variante do leasing financeiro, no qual uma empresa vende um imvel cia de leasing e depois o arrenda com opo de compra ao final do contrato), Leasing Imobilirio (normal, construo, operaes sindicalizadas) e Leasing Internacional (vinculadas a exportaes, importaes); g) alm da taxa de arrendamento, as operaes de leasing podem cobrar taxa de compromissos (adiantamentos efetuados nas operaes de leasing) e taxas de aberturas de crdito (TAC). SOCIEDADES CORRETORAS DE TTULOS E VALORES MOBILIRIOS (SCTVM) e SOCIEDADES CORRETORAS DE CMBIO instituio habilitada prtica das atividades que lhe so atribudas pelas Leis n. 4.728, de 14.07.1965 (disciplina o mercado de capitais), e n. 6.385, de 07.12.1976 (dispe sobre o mercado de valores mobilirios) e regulamentao aplicvel. Tem por objetos, dentre outros: comprar, vender e distribuir ttulos e valores mobilirios; operar em bolsas de mercadorias e de futuros; e operar em recinto ou em sistema mantido por bolsa de valores. Deve ser constituda sob a forma de sociedade annima ou por quotas de responsabilidade limitada. O Bacen somente conceder autorizao para funcionamento instituio que comprovar a aquisio de ttulo patrimonial de Bolsa de Valores (vide a Resoluo n. 1655/89). As Sociedades Corretoras de Cmbio tm por objeto social exclusivo a intermediao em operaes de cmbio e a prtica de operaes no mercado de cmbio de taxas flutuantes. Deve ser constituda sob a forma de sociedade annima ou por quotas de responsabilidade limitada, devendo constar na sua denominao social a expresso corretora de cmbio (vide a Resoluo n. 1.770/90).

SOCIEDADES DISTRIBUIDORAS DE TTULOS E VALORES MOBILIRIOS (SDTVM) instituio habilitada prtica das atividades que lhe so atribudas pelas Leis n. 4.728, de 14.07.1965 (disciplina o mercado de capitais), e n. 6.385, de 07.12.1976 (dispe sobre o mercado de valores mobilirios), e regulamentao aplicvel. Tem por objetos, dentre outros: comprar, vender e distribuir ttulos e valores mobilirios, e operar em bolsas de mercadorias e de futuros. Distingue-se da sociedade corretora de ttulos e valores mobilirios por no ter acesso ao recinto das bolsas de valores. Deve ser constituda sob a forma de sociedade annima ou por quotas de responsabilidade limitada, devendo constar na sua denominao social a expresso Distribuidora de Ttulos e Valores Mobilirios (vide as Resolues n. 1.120/86 e n. 1.653/89). Cooperativas de Crdito (CO) e Bancos Cooperativos (BCO) uma sociedade de pessoas, com forma e natureza jurdica prprias, sem fins lucrativos, constituda para prestar servios aos seus associados (vide a Lei n. 5764/71). As cooperativas de crdito devem adotar, obrigatoriamente, em sua denominao social a expresso cooperativa, vedada a utilizao da palavra Banco. Devem possuir o nmero mnimo de 20 (vinte) cooperados. Cooperativas bastantes utilizadas so as: cooperativas de economia e crdito mtuo e cooperativas de crdito rural (vide a Resoluo n. 2.771/00). Os bancos cooperativos so considerados banco comercial ou banco mltiplo constitudo, obrigatoriamente, com carteira comercial. Diferencia-se dos demais bancos por ter como acionistas controladores cooperativas centrais de crdito, as quais devem deter no mnimo 51% das aes com direito a voto. Deve fazer constar, obrigatoriamente, de sua denominao a expresso Banco Cooperativo (vide a Resoluo n. 2.788/00). Na Europa existem h mais de 100 anos. Vinte dos maiores bancos do mundo foram formados a partir de cooperativas: Holands - Robobank. Alemo - DG Bank. Crdit Agricole. Fundos de Investimento (FI) Fundos de Investimento so condomnios constitudos com o objetivo de promover a aplicao coletiva dos recursos de seus participantes. So regidos por um regulamento e tm na assemblia geral dos cotistas o seu mecanismo bsico de decises. Os Fundos de Investimento em Ttulos e Valores Mobilirios constituem-se num mecanismo organizado com a finalidade de captar e investir recursos no mercado de capitais, traduzindo-se em um importante veculo de investimento para aqueles interessados em participar do mercado acionrio, transformando-se numa forma coletiva de investimento, com vantagens, sobretudo, para o pequeno investidor individual.

Central de Concursos

22 - Complemento

Tais Fundos de Investimento, atravs da emisso de cotas, renem aplicaes de vrios indivduos para investimento em carteiras de ttulos e valores mobilirios. Ao Administrador do Fundo compete a realizao de uma srie de atividades gerenciais e operacionais relacionadas com os cotistas e seus investimentos, dentre as quais a gesto da carteira de ttulos e valores mobilirios. Esta gesto da carteira de ttulos e valores mobilirios pode ser realizada pelo prprio Administrador do Fundo ou pode ser terceirizada, isto , realizada por uma pessoa fsica ou jurdica contratada especialmente para esta finalidade. As informaes relevantes de um Fundo de Investimento constam de seu Prospecto e de seu Regulamento, que devem, obrigatoriamente, ser entregues ao cotista por ocasio de seu ingresso no Fundo. Existem dois tipos bsicos de Fundos de Investimento: a) Fundos de Investimento Financeiro (FIF): redirecionados s reas de commodities, taxas de juros interbancrias e outras modalidades; b) Fundos de Investimento em Ttulos e Valores Mobilirios: que sucederam aos Fundos Mtuos de Aes e Fundos Mtuos de Aes Carteira Livre. Companhias Hipotecrias (CH) Instituio que tem por objetivo, entre outros: conceder financiamentos destinados produo, reforma ou comercializao de imveis residenciais ou comerciais e lotes urbanos; repassar recursos destinados ao financiamento da produo ou da aquisio de imveis residenciais. Deve ser constituda sob a forma de sociedade annima e na sua denominao social deve constar a expresso companhia hipotecria (ver a Resoluo n. 2122/94). Agncias de Fomento ou de Desenvolvimento Tem como objeto social a concesso de financiamento de capital fixo e de giro associado a projetos na Unidade da Federao onde tenha sede. Deve ser constituda sob a forma de sociedade annima de capital fechado e estar sob o controle de Unidade da Federao, sendo que cada Unidade s pode constituir uma agncia. De sua denominao social deve constar a expresso Agncia de Fomento acrescida da indicao da Unidade da Federao Controladora. vedada a sua transformao em qualquer outro tipo de instituio integrante do Sistema Financeiro Nacional. (vide a Resoluo n. 2.828/2001). Administradoras de Consrcio As operaes de consrcio tiveram origem no Brasil no incio dos anos sessenta, em razo da carncia de instituies financeiras empenhadas na concesso de financiamentos aquisio de bens, aliada necessidade das indstrias recentemente instaladas escoarem sua produo. A Resoluo do Conselho Monetrio Nacional n. 67, de 21 de setembro de 1967, foi a primeira norma especfica para as operaes de Consrcio seguida pela Lei n. 5.768, de 20 de dezembro de 1971, que determinou que essas atividades dependeriam de prvia autorizao do Ministrio da Fazenda. Posteriormente, o Decreto n. 70.951, de 09 de agosto de 1972, que regulamentou a Lei n. 5.768/71, aprovou regras para funcionamento do Sistema de Consrcio e estabeleceu que as atribuies de regulamentao da atividade ficariam sob a responsabilidade do Ministrio da Fazenda por intermdio da Secretaria da Receita Federal.

Essa base legal estabeleceu as condies para que aqueles rgos passassem a regular o sistema por intermdio de Portarias e Instrues Normativas, entre as quais destacam-se a Portaria MF n. 190/89, que definiu o conceito de consrcio e a Portaria MF n. 25/91, que disciplinou a organizao e o funcionamento dos consrcios destinados aquisio ou construo de imveis residenciais. A Lei n. 8.177/91 determinou a transferncia ao Banco Central do Brasil das atribuies pertinentes a regulamentao, fiscalizao e aplicao de punies, que ento passou a monitorar o sistema. Os primeiros atos normativos do Banco Central sobre o assunto foram a Circular n. 1.983/91 e a Circular n. 2.071/91, que estabeleceram a obrigatoriedade da remessa ao Banco Central de dados sobre as operaes de consrcio por parte das Administradoras. A partir de outubro de 1991 passou-se a divulgar estatsticas mensais sobre as operaes de consrcio envolvendo, entre outras, as seguintes informaes que destacamos: - quantidade de grupos em andamento por segmento; - cotas subscritas no ms por segmento; - cotas subscritas contempladas no ms e acumuladas; - nmero de participantes ativos; - ndice de pendncia; - ndice de inadimplncia; - taxa mdia de administrao cobrada; - quantidade de bens pendentes de aquisio por administradora; - relao das administradoras impedidas de constituir grupos de consrcio. Atualmente, a Circular n. 2.889, de 20 de maio de 1999, dispe sobre a prestao, ao Banco Central do Brasil, de informaes relativas s operaes de consrcios, estabelecendo que as informaes devem ser segregadas nos seguintes segmentos: I - imveis; II - tratores, equipamentos rodovirios, mquinas e equipamentos agrcolas, embarcaes, aeronaves, veculos automotores destinados ao transporte de carga com capacidade superior a 1.500 Kg e veculos automotores destinados ao transporte coletivo com capacidade para vinte passageiros ou mais; III - veculos automotores no includos no segmento II exceto motocicletas e motonetas; IV - motocicletas e motonetas; V - outros bens durveis; VI - servios tursticos. (Fonte: Decad/Difin-2002) Empresas em Liquidao Extrajudicial Constatada a iminncia ou a inevitabilidade de insolvncia de alguma instituio financeira, a escolha do momento adequado para a decretao do regime de interveno, de liquidao extrajudicial ou de administrao especial temporria pelo Banco Central depender, sempre, de circunstncias particulares a cada caso. So trs as modalidades de regimes especiais que podem ser impostos s instituies financeiras ou a instituies a elas equiparadas: interveno, liquidao extrajudicial e administrao especial temporria. Os dois primeiros so disciplinados pela Lei n. 6.024, de 13.03.1974, e o ltimo pelo Decreto-lei n. 2.321, de 25.2.87. Com a interveno, o Banco Central nomeia o interventor, que assume a gesto direta da instituio, suspendendo as suas atividades normais e destituindo os respectivos dirigentes. A interveno uma medida administrativa de

Central de Concursos

Complemento - 23

carter cautelar que objetiva evitar o agravamento das irregularidades cometidas ou da situao de risco patrimonial capaz de prejudicar os seus credores. Tem durao limitada no tempo e poder ser seguida da retomada das atividades normais da instituio, da decretao da sua liquidao extrajudicial ou da sua falncia. A administrao especial temporria (RAET) uma espcie de interveno que no interrompe e nem suspende as atividades normais da empresa, sendo seu principal efeito a perda do mandato dos dirigentes da instituio e sua substituio por um conselho diretor nomeado pelo Banco Central, com amplos poderes de gesto. Tambm tem durao limitada no tempo e objetiva principalmente a adoo de medidas visando a retomada das atividades normais da instituio. Quando isso no possvel, pode vir a ser transformada em interveno ou liquidao extrajudicial A liquidao extrajudicial a medida mais grave e definitiva. Destina-se a promover a extino da empresa quando ocorrerem indcios de insolvncia irrecupervel ou quando cometidas infraes s normas que regulam a atividade da instituio. Objetiva promover a venda dos ativos existentes para pagamento dos credores, com devoluo de eventual sobra aos controladores ou sua responsabilizao pelo passivo a descoberto. Desde 1946 at o final de 2001, foram decretados regimes especiais em 832 instituies, dentre as quais esto 175 organizaes bancrias, 104 administradoras de consrcios e 40 sociedades de crdito imobilirio. Dessas instituies, 724 tiveram seus regimes j encerrados e 108 permanecem sob liquidao extrajudicial. Nota a) so considerados investidores institucionais: os Fundos Mtuos de Investimento, as Entidades Fechadas de Previdncia Privada e as Seguradoras (enquadradas como espcie de instituio financeira, no que for cabvel, pela Lei n. 4.595/64).

- Julgue as Sentenas 03. Os Bancos de Investimento somente podem realizar operaes de longo prazo. 04. A administrao especial temporria (RAET) uma espcie de interveno que no interrompe e nem suspende as atividades normais da empresa. 05. O banco mltiplo deve ser constitudo com, no mnimo, duas carteiras, sendo uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento; ser organizado sob a forma de Sociedade Annima (capital aberto ou fechado) e na sua denominao social deve constar a expresso Banco. 06. A cesso de contratos de arrendamento, bem como dos direitos creditrios deles decorrentes, a entidades domiciliadas no exterior dependem de autorizao do Bacen. 07. As Sociedades Corretoras de Cmbio tm por objeto social exclusivo a intermediao em operaes de cmbio e a prtica de operaes no mercado de cmbio de taxas flutuantes. 08. A maioria das operaes de crdito das financeiras existentes no Pas so operacionalizadas por empresas denominadas Promotoras de Vendas (sociedades civis) e outras empresas especiais autorizadas pelo Bacen. 09. As SCM podem, mediante previa autorizao do Bacen, ter seu controle societrio exercido por Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Publico (ONGs). 10. As caixas econmicas so consideradas instituies monetrias, pois recebem depsitos vista, realizando vrias operaes comuns aos bancos comerciais e especialmente para pessoas fsicas (crdito direto ao consumidor, penhor de bens etc.). Gabarito 01. C, C, C, E, C 03. Errado 05. Certo 07. Certo 09. Certo 02. C, C, C, C, C, C 04. Certo 06. Certo 08. Errado 10. Certo

Exerccios de Fixao
- Responda Certo ou Errado 01. Para alcanar seu objetivo social os bancos comerciais utilizam-se das seguintes operaes ativas: a) Emprstimos (operaes com destinao ou obrigatoriedade de comprovao de uso dos recursos). b) Ttulos Descontados. c) Financiamentos. d) Cobrana. e) Open Market. 02. Podemos afirmar (entre outras) que so permitidas aos bancos de investimentos a realizao das seguintes operaes: a) praticar operaes de compra e venda, por conta prpria ou de terceiros, de metais preciosos, no mercado fsico, e de quaisquer ttulos e valores mobilirios, nos mercados financeiros e de capitais (inclusive open market). b) operar em bolsas de mercadorias e de futuros (por conta prpria e de terceiros). c) operar em todas as modalidades de concesso de crdito para financiamento de capital fixo e de giro. d) participar do processo de emisso, subscrio para revenda e distribuio de ttulos e valores mobilirios. e) operar em cmbio, mediante autorizao especfica do Banco Central do Brasil. f) administrar recursos de terceiros (fundos mtuos, carteiras de investimentos etc.).

4. A TRIBUIES NACIONAL (CMN)

DO

C ONSELHO M ONETRIO

4.1. Atribuies do Conselho Monetrio Nacional - CMN


Como mencionado no Captulo 2, o CMN rgo mximo normativo do SFN. Em outras palavras um rgo deliberativo governamental, no mbito do Ministrio da Fazenda. Sendo a instituio maior do SFN responsvel por expedir normas gerais de contabilidade e estatstica (competncia esta delegada ao Bacen, por ato normativo editado em 1978) a serem observadas por todas as instituies sobre seu controle e alada. Historicamente, ao longo de vrios anos, desde a sua criao (1964) o CMN j foi composto por diferentes participantes (no Governo Sarney chegou a possuir 15 mem-

Central de Concursos

24 - Complemento

bros participantes), de modo a refletir e estar em sintonia com as exigncias polticas e econmicas de cada uma das pocas passadas. Conforme o captulo II, artigo 3, da Lei n. 4.595/64 compete ao CMN: a) adaptar o volume dos meios de pagamento s reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento; b) regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionrios ou deflacionrios de origem interna ou externa, as depresses econmicas e outros desequilbrios oriundos de fenmenos conjunturais; c) regular o valor externo da moeda e o equilbrio no balano de pagamento do Pas, tendo em vista a melhor utilizao dos recursos em moeda estrangeira; d) orientar a aplicao dos recursos das instituies financeiras, quer pblicas, quer privadas; tendo em vista propiciar, nas diferentes regies do Pas, condies favorveis ao desenvolvimento harmnico da economia nacional; e) propiciar o aperfeioamento das instituies e dos instrumentos financeiros, com vistas maior eficincia do sistema de pagamentos e de mobilizao de recursos; f) zelar pela liquidez e solvncia das instituies financeiras; g) coordenar as polticas monetria, creditcia, oramentria, fiscal e da dvida pblica, interna e externa. Com relao s instituies do setor de seguro, capitalizao previdncia privada aberta ou fechada, o CMN no expede normas ou fiscaliza, cabendo diretamente ao CNSP Conselho Nacional de Seguros Privados ou para a PREVIC tal incumbncia. A nica exceo com relao aos limites de aplicao das reservas tcnicas em ttulos de renda fixa e renda varivel no mercado financeiro e de capitais das seguradoras. Compete ao Conselho Monetrio Nacional (CMN), segundo diretrizes estabelecidas pelo Presidente da Repblica: (entre outros itens): a) autorizar as emisses de papel-moeda as quais ficaro na prvia dependncia de autorizao legislativa; b) aprovar os oramentos monetrios, preparados pelo Banco Central da Repblica do Brasil, por meio dos quais se estimaro as necessidades globais de moeda e crdito da economia; c) fixar as diretrizes e normas da poltica cambial, inclusive quanto a compra e venda de ouro; d) disciplinar o crdito em todas as suas modalidades e as operaes creditcias em todas as suas formas, inclusive aceites, avais e prestaes de quaisquer garantias por parte das instituies financeiras; e) regular a constituio, funcionamento e fiscalizao dos que exercerem atividades subordinadas a esta lei, bem como a aplicao das penalidades previstas; f) limitar, sempre que necessrio, as taxas de juros, descontos comisses e qualquer outra forma de remunerao de operaes e servios bancrios ou financeiros, inclusive os prestados pelo Bacen, assegurando taxas favorecidas aos financiamentos que se destinem a promover a recuperao e fertilizao do solo, reflorestamento, combate a pragas nas atividades rurais, irrigao e outras indispensveis s atividades agropecurias; g) determinar a percentagem mxima dos recursos que as instituies financeiras podero emprestar a um mesmo cliente ou grupo de empresas; h) estipular ndices e outras condies tcnicas sobre encaixes, mobilizaes e outras relaes patrimoniais a serem observadas pelas instituies financeiras;

i) delimitar, com periodicidade no inferior a dois anos o capital mnimo das instituies financeiras privadas, levando em conta sua natureza, bem como a localizao de suas sedes e agncias ou filiais; j) regulamentar, fixando limites, prazos e outras condies, as operaes de redesconto e de emprstimo, efetuadas com quaisquer instituies financeiras pblicas e privadas de natureza bancria; l) estatuir normas para as operaes das instituies financeiras pblicas, para preservar sua solidez e adequar seu funcionamento aos objetivos desta lei; m) fixar, at quinze (15) vezes a soma do capital realizado e reservas livres, o limite alm do qual os excedentes dos depsitos das instituies financeiras sero recolhidos ao Banco Central da Repblica do Brasil ou aplicados de acordo com as normas que o Conselho estabelecer; n) aplicar aos bancos estrangeiros que funcionem no Pas as mesmas vedaes ou restries equivalentes, que vigorem nas praas de suas matrizes, em relao a bancos brasileiros ali instalados ou que nelas desejem estabelecer-se; o) regular os depsitos a prazo de instituies financeiras e demais sociedades autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, inclusive entre aquelas sujeitas ao mesmo controle acionrio ou coligadas; p) outorgar ao Banco Central da Repblica do Brasil o monoplio das operaes de cmbio quando ocorrer grave desequilbrio no balano de pagamentos ou houver srias razes para prever a iminncia de tal situao; q) o CMN, no exerccio das atribuies, poder determinar que o Bacen recuse autorizao para o funcionamento de novas instituies financeiras, em funo de convenincias de ordem geral. r) determinar o recolhimento de at cem por cento do total dos depsitos vista e de at sessenta por cento de outros ttulos contbeis das instituies financeiras, seja na forma de subscrio de Letras ou Obrigaes do Tesouro Nacional ou compra de ttulos da Dvida Pblica Federal, seja atravs de recolhimento em espcie, em ambos os casos entregues ao Banco Central do Brasil, a forma e condies por ele determinadas, podendo adotar percentagens diferentes em funo: das regies geoeconmicas, das prioridades que atribuir s aplicaes, da natureza das instituies financeiras, determinar percentuais que no sero recolhidos, desde que tenham sido reaplicados em financiamentos agricultura, sob juros favorecidos e outras condies por ele fixadas. A competncia do Conselho Monetrio Nacional (CMN) no que tange a regulamentao geral, constituio, organizao e operaes a serem seguidas pelos intermedirios financeiros no monetrios, auxiliares ou de apoio (no mercado de capitais) foi determinada pela Lei n. 4.728/65. Lembramos tambm que a Bovespa em 28/08/2007 passou por uma reestruturao societria que resultou na criao da Bovespa Holding, que tem como subsidirias integrais a Bolsa de Valores de So Paulo (BUSP) responsvel pelas operaes dos mercados de bolsa e de balco organizado e a Companhia Brasileira de Liquidao e Custdia (CBLC) que presta servios de liquidao, compreenso e custdia. A reestruturao societria consolidou o processo de desmutualizao, permitindo que o acesso s negociaes e demais servios prestados pela Bolsa sejam desvinculados da propriedade de aes. No formato anterior da Bovespa, apenas corretoras proprietrias de ttulos patrimoniais podiam negociar em Bolsa.

Central de Concursos

Complemento - 25

Exerccios de Fixao
- Julgue as Sentenas 01. A competncia do CMN para expedir normas gerais, constituio, organizao e operaes a serem seguidas pelos intermedirios financeiros auxiliares do mercado de capitais como Bolsas de Valores foi determinada pela Lei n. 4.728/65. 02. No exerccio de suas atribuies, o CMN poder determinar que o Bacen recuse autorizao para o funcionamento de novas instituies financeiras, em funo de convenincias de ordem geral. 03. A competncia para estipular ndices e outras condies tcnicas sobre encaixes, mobilizaes e relaes patrimoniais a serem observadas pelas instituies financeiras exclusiva do Bacen; 04. Historicamente o nmero mximo de membros do CMN oscilou at 8 membros. 05. O CMN no pode aplicar aos bancos estrangeiros que funcionem no Pas as mesmas vedaes ou restries equivalentes, que vigorem nas praas de suas matrizes. 06. Orientar a aplicao dos recursos das instituies financeiras, quer pblicas, quer privadas; tendo em vista propiciar, nas diferentes regies do Pas, condies favorveis ao desenvolvimento harmnico da economia nacional competncia exclusiva do Bacen. 07. O CMN pode determinar a percentagem mxima dos recursos que as instituies financeiras podero emprestar a um mesmo cliente. 08. Conforme regulamentaes do Bacen e CVM as Bolsas so dotadas de poderes para auto-regulao de seus membros, atuando neste sentido como uma espcie instituio financeira auxiliar do poder pblico. 09. O CMN fixa as diretrizes e normas da poltica cambial, inclusive quanto a compra e venda de ouro; 10. O CMN pode outorgar ao Bacen o monoplio das operaes de cmbio quando ocorrer grave desequilbrio no balano de pagamentos. Gabarito 01. Certo 03. Errado 05. Errado 07. Certo 09. Certo 02. Certo 04. Errado 06. Errado 08. Certo 10. Certo

Podemos dividir-se essas regras em dois grandes grupos: a) os que influenciam as condies de acesso ao mercado, com o intuito de evitar que nele atuem entidades ou pessoas de reputao duvidosa ou que no disponham de solidez financeira e patrimonial adequada s operaes que se propem executar e; b) os que visam, em ltima anlise, o controle dos riscos subjacentes s atividades financeiras envolvidas. Neste sentido, nos ltimos anos (face tambm o processo de crescimento significativo de globalizao da economia e de negociao dos ativos financeiros o que envolve, em certas condies, riscos sistmicos), o CMN vem adotando uma srie de medidas normativas e procedimentos, em respeito as suas atribuies legais definidas e acordos internacionais firmados, como por exemplo: o acordo assinado no Comit da Basilia (Sua), em 1994. A mais importante e primeira normativa publicada pelo Bacen sobre o assunto acima foi a Resoluo n. 2.099, de 17.08.1994, a qual foi editada com quatro anexos: Anexo I: - regulamenta a autorizao, funcionamento, reorganizao e transferncias de instituies sob a sua gide; - possibilita a constituio de bancos mltiplos, integrando a carteira de arrendamento mercantil (leasing). Anexo II: - especifica novos limites mnimos de capital e patrimnio lquido para o funcionamento das autorizaes conforme as suas atividades, composies das carteiras, rede de agncias nacionais e/ou subsidirias no exterior. Anexo III: - disciplina a instalao e funcionamento das dependncias das instituies autorizadas pelo Bacen. Exemplos: tipos de agncias a serem instaladas (normais, pioneiras, postos de atendimento e servios), ndice de imobilizao, patrimnio lquido ajustado, regras de escriturao, autorizao para novas dependncias etc. Anexo IV: - fixa novas regras para manuteno de um patrimnio lquido mnimo exigvel (PR Patrimnio de Referncia), proporcionalmente ao grau de riscos dos ativos (ponderao de riscos, conforme o Acordo da Basilia). Alm da norma acima, com o objetivo de implementar o modelo de adequao de capital mnimo sugerido pelo Comit de Superviso Bancria do BIS, pouco a pouco, o Bacen introduziu novas normativas para as instituies especificando mtodos de clculos para fatores de riscos em operaes do tipo swap, opes, cmbio, .... Diante deste contexto, descrevemos a seguir, de forma sucinta, alguns critrios normativos de carter prudencial a serem seguidos pelas instituies: 1. Riscos de Crdito dos Ativos 2. Risco de Derivativos (Swaps) 3. Risco de Mercado 4. Risco Cambial 5. Regras Prudencial de Lavagem de Dinheiro 6. Regra Prudencial do Fundo Garantidor de Crdito (FGC) 7. Regra Prudencial de Compliance 8. Cdigo de Defesa do Cliente de Produtos Bancrios

5. REGULAMENTAO PRUDENCIAL
As regras prudenciais de uma pas com relao ao seu sistema financeiro visam, por um lado, a manuteno da estabilidade e da confiana no sistema financeiro nacional, ou seja, a solvabilidade e solidez financeira das instituies, e, por outro lado, a proteo dos utilizadores (depositantes, investidores e aplicadores de recursos) contra perdas/prejuzos resultantes de uma m gesto, fraudes e falncias dos fornecedores de servios financeiros.

Central de Concursos

26 - Complemento

5.1. Risco de Crdito de Ativos


O clculo para enquadramento no Acordo da Basilia, alm dos limites mnimos de capital realizado e patrimnio lquido estabelecidos no Anexo II, devem manter valor de Patrimnio Lquido Ajustado compatvel com o grau de risco da estrutura de ativos das instituies. A obteno desse valor levar em considerao a ponderao das operaes ativas da instituio pelo risco a essas atribudo. Exemplos de ativos ponderados (Apr) para esta avaliao: - Ttulos Federais Fator de Risco de 0%; (Risco Nulo) - Conta Caixa Fator de Risco de 0%; (Risco Nulo); - Ttulos Estaduais e Municipais Fator de Risco de 50%; - Operaes de Crdito Fator de Risco de 100%; - Ttulos de Renda Varivel Fator de Risco de 50%; - Cotas de Fundo de Investimentos Fator de Risco de 50% etc. O clculo do valor de patrimnio lquido mnimo exigvel referido no item anterior obedecer seguinte frmula: PLE = 0,11 (Apr) Onde: - PLE = Patrimnio Lquido Exigido (mnimo) em funo do risco das operaes ativas; - Apr = Ativo ponderado pelo risco = total de ttulos do Ativo Circulante e Realizvel a Longo Prazo (cdigo 1.0.0.00.007 do COSIF) pelos fatores de risco correspondentes + Ativo Permanente (cdigo 2.0.0.00.00-4 do COSIF) pelo fator de risco correspondente + Coobrigaes e Riscos em Garantias Prestadas (cdigo 3.0.1.00.00-4 do COSIF) pelos fatores de risco correspondentes; - Fator de Risco F = 11% (institudo pelo Bacen, para OSFN). Convm mencionar que no conceito de avaliao de riscos de uma instituio financeira, isto representa uma das mais relevantes modificaes ocorridas nas ltimas dcadas. Em outras palavras, o grau de risco das instituies no mais medido pelo nvel de endividamento do passivo (15 vezes o PL para efeito de captao de recursos de terceiros, limite este de alavancagem financeira ainda mantida pelo Bacen) e, sim, pela qualidade e ponderao dos ativos aplicados pela instituio, inclusive com o grau de risco de coobrigaes assumidas em garantias prestadas (aval e fiana).

5.3. Risco de Mercado


Eventuais descasamentos de realizao entre operaes ativas e passivas, pode levar qualquer empresa a grave problemas financeiros de insolvncia e at mesmo de liquidez. Visando cobrir riscos de operaes com taxas prefixadas, o Bacen estabeleceu algumas regras (atravs das Resolues 2.692/00 e 2.972/00), entre outras: a) os riscos devem ser medidos diariamente e comparados com a mdia dos 60 dias teis anteriores b) a metodologia para esta comparao o VaR (Valor em Risco), o qual conceito estatstico de valor esperado, ou seja, o valor que est se calculando no valor certo de ocorrer (quanto maior o tempo, maior a volatilidade), mas que tem uma probabilidade de ocorrer de x%. No integram a base de clculo para efeito de PLE Patrimnio Lquido Exigvel: a) operaes com garantias realizadas em Bolsas; b) operaes em que a instituio aja apenas como intermediria, no assumindo nenhum risco ou obrigao.

5.4. Risco Cambial


Em decorrncia de algumas crises cambiais vivenciadas no Pas, o Bacen limitou a exposio cambial lquida (diferena entre posies compradas e posies vendidas) do setor financeiro em relao ao risco de oscilao da taxa de cmbio, tanto em operaes externas, como em operaes com derivativos e ttulos cambiais. Na prtica, as instituies que apresentarem valores lquidos expostos variao cambial, superiores a 5% do PR - Patrimnio de Referncia, tero que aplicar um fator de risco de 0,50. Este fator de risco consolidado da exposio ao risco cambial sempre calculado em reais e devem ser informados, diariamente, ao Bacen via o sistema eletrnico Sisbacen.

5.5. Regra Prudencial de Lavagem de Dinheiro


Conforme j mencionado, o governo federal atravs da Lei n. 9.613/98 institui alguns critrios para o controle de crimes de lavagem de dinheiro, ocultao de bens e outros ilcitos. A idia bsica fazer com que as instituies subordinadas ao Bacen identifiquem, analisem e informem situaes ou movimentaes de clientes consideradas suspeitas e que poderiam ser classificadas como operaes ilcitas. Assim, obrigatoriamente, devem informar ao Bacen as seguintes operaes consideradas suspeitas (entre outras): - excesso de aberturas de contas correntes; - quantidade expressiva de depsitos de pequenos valores, gerando somas significativas; - operaes destinadas parasos fiscais; - compra ou venda de ativos por preos bem diferentes do mercado; - utilizao sistemtica de cofres de aluguel; - patrimnio incompatvel com os valores aplicados etc.

5.2. Risco de Derivativos (SWAPS)


Com o objetivo seguir todas as recomendaes dadas pelo Comit de Superviso Bancria do BIS (Sua, Comit da Basilia), no que se refere aos riscos de crdito de operaes de swap o Bacen estabeleceu o seguinte fator de Risco: F = fator aplicvel ao risco de crdito das operaes de swap = 0,20 (fator atual). Desta forma, se uma instituio realizar uma operao supondo de R$ 1.000.000,00, dever possuir um Patrimnio Lquido mnimo de R$ 200.000,00. O risco aqui envolvido no sobre o valor nominal da operao e, sim, sobre o percentual de volatilidade (ajustado por conceitos de finanas como o VaR Value At Risk e MtM Mark to Market).

Central de Concursos

Complemento - 27

5.6. Regra Prudencial do Fundo Garantidor de Crdito (FGC)


controlado por uma associao civil sem fins lucrativos, com personalidade jurdica de direito privado, que tem por objetivo prestar garantia de crditos contra instituies que dele participem nas hipteses de decretao de interveno, liquidao extra-judicial, falncia de instituio ou reconhecimento pelo BACEN do estado de insolvncia da instituio financeira. Conforme determinaes da Bacen (Resolues: 2.211/ 95 e 2.249/96 e Circulares: 2.657/96 e 2.928/99) so participantes do FGC as instituies financeiras e as associaes de poupana e emprstimo, que funcionam no pas, que: recebem depsitos vista, a prazo ou em contas de poupana; efetuam aceite em letras de cmbio; captem recursos atravs da colocao de letras imobilirias e letras hipotecrias (excetuam-se cooperativas de crdito e as cesses de crditos das cooperativas). As garantias prestadas pelo FGC abrangem os seguintes crditos: Depsitos vista; Depsitos de poupana; Depsitos a prazo (com ou sem emisso de certificado); Letras de cmbio; Letras imobilirias; Letras hipotecrias. O valor mximo garantido de at R$ 60.000,00 para cada pessoa contra a mesma instituio ou contra o total de instituies e o credor identificado pelo CPF (se pessoa natural) ou CNPJ (se pessoa jurdica). As contribuies ordinrias dos participantes do FGC garantem os respectivos crditos porventura pleiteados. As contribuies ordinrias mensais das instituies sobre os valores das faixas assumidas so de 0,0125% - 0,15% sobre o montante de saldos das mesmas. Quando o total atingir a 5% do total das contas das instituies participantes o CMN poder suspender ou reduzir, temporariamente as contribuies das instituies financeiras.

Este sistema deve ser referendado por Auditoria Independente contratada especialmente para avaliao.

7.8. Cdigo de Defesa do Cliente de Produtos Bancrios


O Banco Central atravs da Resoluo n. 2878/01 institui um cdigo que descreve os deveres das instituies bancrias e os direitos dos clientes, criando um padro de atendimento para as instituies e agncias bancrias brasileiras. Um dos pontos chave do cdigo dita a forma com que devero ser atendidos os portadores de necessidades especiais. Veja abaixo alguns outros pontos tratados: a) transparncia nas relaes contratuais, preservando os clientes e o pblico usurio de prticas no equitativas, mediante prvio e integral conhecimento das clusulas contratuais, evidenciando, inclusive, os dispositivos que imputem responsabilidades e penalidades; b) resposta tempestiva s consultas, s reclamaes e aos pedidos de informaes formulados por clientes e pblico usurio, de modo a sanar, com brevidade e eficincia, dvidas relativas aos servios prestados e/ou oferecidos, bem como das operaes contratadas; c) clareza e formato que permitam fcil leitura dos contratos celebrados com clientes; d) recepo pelos clientes de cpia, impressa ou em meio eletrnico, dos contratos assim que formalizados, bem como recibos, comprovantes de pagamentos e outros documentos pertinentes s operaes realizadas; e) efetiva preveno e reparao de danos patrimoniais e morais, causados a seus clientes e usurios etc.

Exerccios de Fixao
- Julgue as Sentenas 01. A implementao de regras prudenciais como compliance so de uso facultativo pelas instituies. 02. No caso de suspeitas de lavagem de dinheiro, a instituio s deve informar ao Bacen, se houver processo judicial envolvido (para que no haja quebra de sigilo bancrio). 03. A frmula para clculo do PLE tem como fator de risco o percentual de 8%, conforme estipulado pelo acordo da Basilia. 04. Os riscos de exposio cambial podem ser superiores a 5% do PR - Patrimnio de Referncia. 05. Entende-se por ativo ponderado os ativos das instituies (inclusive coobrigaes de garantias prestadas) ponderado por fator de risco determinado (o qual pode ser nulo). 06. O seguro sobre depsitos s abrange contas de depsito e poupana. 07. O sistema ou metodologia de compliance no deve ser confundido com o trabalho de uma Auditoria Interna. 08. Um dos pontos chave do cdigo de defesa dos clientes dita a forma com que devero ser atendidos os portadores de necessidades especiais.

5.7. Regra Prudencial de Compliance


Visando um melhor acompanhamento e aprimoramento do grau de administrao das atividades das instituies (independentemente de seu porte) o Bacen implementou a obrigatoriedade de controles internos adequados a natureza, complexidade e grau de risco das operaes. As instituies devem ter uma idia bem clara e, se possvel sistematizada, de seus processos internos com nveis definidos de responsabilidades envolvidas. Devem emitir tambm, relatrios sistemticos (no mnimo semestrais) de auditoria interna com concluses, recomendaes e manifestaes dos gestores das reas. Para fazer face ao nvel de responsabilidades assumidos pelos funcionrios e dirigentes deve realizar, periodicamente, cursos e treinamento dos controles sugeridos e utilizados para gesto de obrigaes principais e riscos inerentes. O sistema ou metodologia de compliance no deve ser confundido com o trabalho de uma Auditoria Interna.

Central de Concursos

28 - Complemento

09. O anexo IV da Resoluo n. 2099/94 do Bacen fixa novas regras para manuteno de uma patrimnio lquido mnimo exigvel (PR Patrimnio de Referncia), proporcionalmente ao grau de riscos dos ativos. 10. Patrimnio de Referncia e Patrimnio Lquido Exigvel so dois novos conceitos de patrimnio utilizado pelo Bacen para controle e clculo de limites operacionais e de riscos. Gabarito 01. Errado 03. Errado 05. Certo 07. Certo 09. Certo 02. Errado 04. Certo 06. Errado 08. Certo 10. Certo

dade que a competncia formal de cada um permitir. Os Princpios foram concebidos para serem amplamente seguidos por supervisores locais, por grupos regionais de superviso e pelo mercado. O papel do Comit da Basilia, juntamente com outras organizaes interessadas, ser o de monitorar o progresso dos pases na implantao dos Princpios. Sugere-se que o FMI, o Banco Mundial e outras organizaes interessadas usem os Princpios na assistncia individual aos pases, para o fortalecimento de seus procedimentos de superviso, combinando com aes que visem promover, sobretudo, a estabilidade macroeconmica e financeira. A implementao dos Princpios ser revista e avaliada na Conferncia Internacional de Supervisores Bancrios, em Outubro de 1998, e, a partir da, a cada dois anos. As autoridades supervisoras de todo o mundo so estimuladas a endossar os Princpios Essenciais da Basilia. Os membros do Comit da Basilia e as outras dezesseis agncias supervisoras que participaram de sua elaborao concordam com o contedo do documento. Este acordo est em evoluo, j tendo sido firmado um novo patamar a vigorar a partir do ano 2005 (reviso e critrios mais rgidos para classificao de riscos dos ativos e nveis mnimos de capitalizao das instituies). Est baseado em trs pilares: Pilar I: - garantir melhor alocao de capitais. Pilar II: - estimular a superviso bancria na criao de processos internos adequados de controles. Pilar III: - estimular a transparncia das instituies perante a comunidade.

6. NORMAS INTERNACIONAIS: COMIT DA BASILIA


O Comit de Superviso Bancria da Basilia (Basle Committee on Banking Supervision) congrega autoridades de superviso bancria e foi estabelecido pelos Presidentes dos bancos centrais dos pases do Grupo dos Dez (G-10), em 1975. constitudo por representantes de autoridades de superviso bancria e bancos centrais da Blgica, Canad, Frana, Alemanha, Itlia, Japo, Luxemburgo, Holanda, Sucia, Sua, Reino Unido e Estados Unidos. Normalmente se rene no Banco de Compensaes Internacionais, na Basilia, Sua, onde se localiza sua Secretaria permanente. Ao desenvolver os Princpios, o Comit da Basilia trabalhou junto s autoridades de superviso de pases nomembros do G-10. O documento foi preparado por um grupo formado por representantes do Comit da Basilia e tambm do Chile, da China, da Repblica Checa, de Hong Kong, do Mxico, da Rssia e da Tailndia. O trabalho contou tambm com a estreita colaborao de nove outros pases (Argentina, Brasil, Hungria, ndia, Indonsia, Coria do Sul, Malsia, Polnia e Cingapura). Para o esboo dos Princpios houve uma consulta ainda mais ampla, com um grupo maior de supervisores individuais, seja diretamente, seja por meio de grupos de superviso regionais. Os Princpios Essenciais da Basilia compreendem 25 Princpios bsicos, indispensveis para um sistema de superviso realmente eficaz. As agncias nacionais devem aplicar os Princpios na superviso de todas as organizaes bancrias dentro de suas jurisdies. Os Princpios so requisitos mnimos e, em muitos casos, podero requerer suplementao mediante outras medidas definidas para atender a condies e riscos particulares nos sistemas financeiros de cada pas, individualmente. Os Princpios Essenciais da Basilia se apresentam como referncia bsica para rgos supervisores e outras autoridades pblicas em todos os pases. As autoridades supervisoras, muitas das quais buscam ativamente fortalecer seus atuais sistemas de superviso, devem usar o documento anexo para revisar seus atuais procedimentos e para iniciar um programa voltado para reduzir quaisquer deficincias, com a agili-

6.1. Os 25 Princpios Bsicos do Comit de Superviso Bancria


Condies Prvias para uma Eficiente Superviso Bancria 1. Um eficiente sistema de superviso bancria ter claras responsabilidades e objetivos para cada agncia envolvida na superviso de bancos. Cada uma dessas agncias deveria possuir independncia operacional e recursos adequados. Uma adequada estrutura legal para superviso bancria tambm necessria, incluindo provises relativas autorizao de estabelecimentos bancrios e a superviso em andamento, poderes para tratar do cumprimento das leis, bem como em relao s preocupaes de correo e segurana. Licenciamento e Estrutura 2. As atividades permissveis de instituies que so licenciadas e sujeitas superviso, como os bancos, devem ser claramente definidas, e o uso da palavra banco nos nomes deveria ser controlado at onde possvel. 3. A autoridade de licenciamento dever ter o direito de estabelecer critrios e rejeitar aplicaes para estabelecimentos que no cumpram ou alcancem os padres estabelecidos. O processo de licenciamento deveria consistir, no mnimo, de uma avaliao da estrutura de propriedade do banco, diretores e administrao superior, do seu plano operacional e controles internos e sua projetada condio financeira, inclusive sua base de capital; onde o proprietrio proposto ou organizao controladora

Central de Concursos

Complemento - 29

seja um banco estrangeiro, o anterior consentimento do supervisor do pas de origem deveria ser obtido. 4. Os supervisores bancrios devem ter autoridade para revisar e rejeitar quaisquer propostas para transferir propriedade significativa ou interesses de controle em bancos existentes e outras parcerias. 5. Os supervisores bancrios devem ter a autoridade para estabelecer critrios para revisar grandes aquisies ou investimentos por um banco e garantir que as afiliaes corporativas ou estruturas no exponham o banco a riscos indevidos ou atravanquem uma superviso efetiva. Exigncias e Regulamentao para Adequao de Capital 6. Os supervisores bancrios devem estabelecer exigncias mnimas de capital que reflitam os riscos que os bancos assumem e devem definir os componentes de capital, tendo-se em mente a habilidade para absorver prejuzos. Para os bancos internacionalmente ativos, estes requerimentos no devem ser menos do que aqueles estabelecidos no Acordo de Capital de Basilia. 7. Uma parte essencial de qualquer sistema de superviso a independente avaliao da poltica de um banco determinado, prticas e procedimentos relativos concesso de emprstimos e realizao de investimentos e a administrao em andamento dos portflios de investimentos e emprstimos. 8. Os supervisores bancrios devem ficar satisfeitos que os bancos estabeleam e faam adeso a polticas adequadas, prticas e procedimentos para avaliar a qualidade de ativos e a adequao de provises de perdas de emprstimos e reservas. 9. Os supervisores bancrios devem ficar satisfeitos com o fato de bancos terem sistemas de informao gerencial que capacitem a administrao a identificar concentraes dentro do portolio, e os supervisores devem estabelecer limites de adequao de capital para restringir a exposio do banco a tomadores nicos ou a grupos de tomadores de emprstimos relacionados. 10. Para evitar abusos provenientes de emprstimos vinculados, os supervisores bancrios precisam ter requisitos segundo os quais os bancos emprestam s empresas coligadas e a indivduos com base em operaes puramente comerciais: a extenso dos crditos, de fato monitorada e se tomam outras medidas adequadas ao controle e diminuio de riscos. 11. Os supervisores bancrios precisam estar convencidos de que os bancos tm polticas e procedimentos adequados identificao, monitorao e controle dos riscos do pas e da transferncia de riscos em seus emprstimos internos e atividades de investimentos, tambm devem estar certos de que os bancos mantm reservas adequadas contra esses riscos. 12. Os supervisores bancrios precisam estar convencidos de que os bancos tm sistemas que medem e monitoram cuidadosa e adequadamente os riscos controlados do mercado, os supervisores deveriam ter poderes para impor limites especficos e/ou cobrana especfica sobre o capital em relao exposio aos riscos do mercado se houver garantias.

13. Os supervisores bancrios precisam estar convencidos de que os bancos possuem um processo inteligvel de gerenciamento dos riscos (inclusive superviso apropriada do conselho e da administrao graduada) para identificar, medir e controlar todos os outros riscos materiais e, quando necessrio, defender o capital contra esses riscos. 14. Os supervisores bancrios devem se assegurar de que os bancos tenham controles internos que sejam adequados natureza e ao tamanho de seus negcios. Estes incluiriam acordos transparentes para a delegao de autoridade e de responsabilidade de seus fundos e a contabilidade de seus ativos e passivos, o ajuste desses processos, a salvaguarda dos ativos e a auditoria independente interna e externa, apropriada, alm da concordncia de funes para testar a adeso a esses controles bem como s leis e regulamentos aplicveis. 15. Os supervisores bancrios precisam dar ordens para que os bancos tenham polticas, prticas e procedimentos adequados, inclusive regras estritas tipo conhea o seu cliente, que promovem padres ticos e profissionais no setor financeiro e evitam que os bancos sejam utilizados, intencional ou no intencionalmente, por pessoas criminosas. 16. Um sistema bancrio eficiente de superviso teria tanto uma superviso na sede quanto uma fora da sede. 17. Os supervisores bancrios precisam ter contatos regulares com a gerncia bancria, tambm por intermdio da compreenso das operaes da instituio. 18. Os supervisores bancrios precisam ter meios de coletar, rever e analisar relatos de adequao de capital e relatrios estatsticos vindos de bancos numa base nica e consolidada. 19. Os supervisores bancrios precisam ter meios de obter a confirmao das informaes dos supervisores, seja por meio de inspeo no prprio lugar, seja utilizando o trabalho de auditores externos. 20. Um elemento fundamental da superviso bancria a capacidade de os supervisores inspecionarem a organizao bancria numa base consolidada. Requisitos de Informao 21. Supervisores bancrios devem estar satisfeitos que cada banco mantenha registro adequados escritos em harmonia com polticas de avaliao consistentes e prticas que habilitem o supervisor a obter uma viso real e clara da condio financeira do banco e a lucratividade de seus negcios e que o banco publique uma declarao financeira em bases regulares que reflitam razoavelmente sua condio. Poderes Formais dos Supervisores 22. Supervisores bancrios devem ter sua disposio medidas supervisoras adequadas para levar a efeito aes neutralizantes quando os bancos falhem em preencher requisitos consultivos necessrios (tais como ndices de adequao de capital mnimo), quando h violao reguladoras, ou onde depositantes so ameaados de qualquer outra maneira.

Central de Concursos

30 - Complemento

Atividade Bancria Alm - Fronteira 23. Supervisores bancrios devem praticar superviso consolidada mundial, adequadamente monitorada e ajustar normas prudentes apropriadas para todos os aspectos de empreendimentos conduzidos por organizaes bancrias mundiais, essencialmente em suas sucursais estrangeiras e subsidirias. 24. Um componente-chave de superviso consolidada est em se estabelecer contato e troca de informaes com os vrios outros supervisores envolvidos, primeiramente autoridades supervisoras do pas hospedeiro. 25. Supervisores bancrios devem requerer a operao local de bancos estrangeiros para ser conduzida para alguns padres altos como so requeridos de instituies domsticas. Devem ter poderes para compartilhar informao necessria pelos supervisores do pas de origem daqueles bancos para o propsito de cumprir superviso consolidada.

Exerccios de Fixao
- Julgue as Sentenas 01. As recomendaes do Comit da Basilia no so obrigatrias para todos os pases 02. Um elemento fundamental da superviso bancria a capacidade de os supervisores inspecionarem a organizao bancria numa base consolidada. 03. As atividades permissveis de instituies que so licenciadas e sujeitas superviso, como os bancos, devem ser claramente definidas, e o uso da palavra banco nos nomes deveria ser controlado at onde possvel. 04. Um sistema bancrio eficiente de superviso deve ter uma superviso apenas na sede. 05. Os supervisores bancrios precisam ter contatos regulares com a gerncia bancria. 06. Um componente-chave de superviso consolidada est em se estabelecer contato e troca de informaes com os vrios outros supervisores envolvidos. 07. Para o esboo dos Princpios houve uma consulta ainda mais ampla, com um grupo maior de supervisores individuais, seja diretamente, seja por meio de grupos de superviso regionais (de vrios pases). 08. Os supervisores bancrios no devem praticar superviso consolidada mundial, cabendo isto somente aos Presidentes. 09. Os supervisores bancrios devem ter autoridade para revisar e rejeitar quaisquer propostas para transferir propriedade significativa ou interesses de controle em bancos existentes e outras parcerias 10. Os supervisores bancrios devem estabelecer exigncias mnimas de capital que reflitam os riscos que os bancos assumem e devem definir os componentes de capital. 01. Certo 03. Certo 05. Certo 07. Certo 09. Certo

Gabarito 02. Certo 04. Errado 06. Certo 08. Errado 10. Certo

Central de Concursos

You might also like