You are on page 1of 12

CURSO DE PS-GRADUAO LATO SENSU ESPECIALIZAO

MBA EM GESTO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA

2012

Coordenao Acadmica: Prof. Carlos Alberto dos Santos Silva

SEJA BEM VINDO FGV Criada em 1944, a Fundao Getulio Vargas, com 64 anos consolidados e voltados para o desenvolvimento e crescimento do capital humano e intelectual do pas e referncia de ensino no exterior A competncia, a confiabilidade, o esprito de vanguarda e postura tica, fazem da FGV a preferida entre os gerentes e diretores de Recursos Humanos das maiores e mais renomadas empresas do pas. Nota mxima pelo MEC, na ltima avaliao trienal da CAPES, os cursos de MBA e Ps-Graduao Especializao Lato-Sensu da Fundao Getulio Vargas so destaque nas melhores pesquisas divulgadas em satisfao, fica comprovado mais uma vez a excelncia acadmica desta renomada instituio. A FGV, ciente de que a educao continuada uma necessidade primordial aos executivos, criou uma estrutura que visa atender aos diversos perfis de profissionais, ao mesmo tempo em que lhes permite uma Ascenso Acadmica, de concepo indita: os crditos de algumas etapas podem ser eliminados na etapa seguinte, a qualquer tempo.

EXCLUSIVO: PROGRAMA DE ASCENSO ACADMICA INTERNACIONAL Por ser reconhecida internacionalmente como um centro de excelncia, a FGV mantm parceria com as principais Universidades do mundo:

COLUMBIA BUSINESS SCHOOL EUA

OHIO UNIVERSITY EUA

THE UNIVERSITY CHICAGO - USA

INDEG /ISCTE PORTUGAL

IMD SUA

UNIVERSITY OF CALIFORNIA, IRVINE - USA

Sua estrutura composta por diversas escolas nas reas de economia, administrao, direito e cincias sociais, o Instituto Brasileiro de Economia, o Centro de Pesquisa e Documentao em Histria Contempornea e a Editora FGV. FGV/ IDE Composto pelo programa de Educao Continuada FGV Management, pela FGV Online, pelo Programa de Cursos Corporativos e pela Central de Qualidade responsvel pela manuteno da qualidade e padro de excelncia FGV. O IDE atua em cerca de 80 cidades no territrio nacional atravs da rede de conveniadas FGV Management. EMPREZA EDUCAO Responsvel pela atuao da FGV em Gois tendo formado cerca de 5000 executivos nessas regies e ainda com mais de 1000 alunos nas turmas em andamento dos cursos MBA da FGV. Empresa do Grupo Empreza Recursos Humanos, fundador da Rh Nacional - focado na prestao de servios relacionados a solues em recursos humanos, educao, call center e pesquisa. ESUP ESCOLA SUPERIOR DE NEGCIOS Sede dos cursos FGV Management em Gois a ESUP nica Faculdade de Gois que possui o Sistema de Certificao de qualidade da Fundao Getulio Vargas. Mantida pelo Grupo Empreza Recursos Humanos, foi criteriosamente edificada e concebida de acordo com os padres de excelncia em educao da FGV. Alm de oferecer o curso de Graduao em Administrao de Empresas certificado pela FGV, disponibiliza para o mercado Goiano tambm a Graduao em Direito, um curso ofertado em sistema de crditos e edificado em um moderno programa com especial foco em Concursos e no Exame da Ordem. Possui modernas instalaes com salas climatizadas, biblioteca completa e atualizada, laboratrios de informtica, auditrio para 120 pessoas, secretaria acadmica, elevador, segurana 24h, estacionamento fechado e reas de estudo. Conhea mais a ESUP, acesse o site: www.esup.edu.br

Objetivo: O MBA EM GESTO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA tem o objetivo de capacitar os participantes a enfocarem os conceitos fundamentais e prticos de Finanas e de Contabilidade sob um ponto de vista analtico e prtico, considerando o cenrio econmico-financeiro nacional e internacional; Oferecer o nvel de conhecimento necessrio para que os participantes possam controlar e acompanhar os planos elaborados pelas empresas; Fornecer o conhecimento adequado de instrumentos tcnicos para que os participantes possam analisar e tomar decises a respeito de aplicaes financeiras em moeda nacional e estrangeira; Capacitar os participantes a elaborarem o planejamento financeiro, econmico e fiscal de empresas; Prover os conhecimentos necessrios de finanas que permitam aos participantes tomar decises com base nas demonstraes financeiras. Pblico alvo: Este curso destina-se a profissionais graduados que visam assumir a Diretoria Financeira ou posies de comando em empresas; Profissionais que atuam em outras reas, mas que percebam a importncia do conhecimento de Finanas e de Contabilidade no seu desenvolvimento profissional; Executivos com responsabilidades crescentes e carentes de uma base conceitual adequada em Contabilidade; Empresas com programas de treinamento para profissionais da rea de Contabilidade e Administrao Financeira.

Metodologia do TCC: O TCC se inicia na disciplina de Estratgia de Empresa, sendo acompanhado pela coordenao acadmica do MBA, com prazo de entrega de 60 (sessenta) dias aps o trmino do programa. O foco do MBA ter duas partes, a saber: A estratgia da empresa propriamente dita, e a nfase em um tema especfico do MBA, a ser escolhido pelo aluno, dentre eles Auditoria, Controles Internos, BSC, Anlise das Demonstraes Financeiras e Projetos de Investimentos.

Carga Horria Total: 432 horas aula

Coordenao Acadmica Carlos Alberto dos Santos Silva Doutorando em Cincias Sociais pela PUCSP, Mestre em Cincias Contbeis pela UERJ, ps graduado em Adm.de Empresas e Economista pela Faculdade de Economia So Luis/SP.Sua experincia profissional inclui os cargos de Diretor Financeiro de Alcatel Telecomunicaes, Controller de Laboratrios Anakol e de Letraset Brasil, em So Paulo.Autor de diversos artigos e co autor dos livros Controladoria Estratgica (Edit.Atlas), Contabilidade para Executivos (Edit FGV) e Gesto de Custos (Edit FGV, no prelo). Professor de graduao junto a PUC-Rio , Universidade Santa Ursula -RJ, Universidade Gama Filho-RJ e FAI- SP. Coordenador Acadmico Executivo dos Programas de Ps Graduao da FGV-Fundao Getulio Vargas desde 1994, em especial para os MBA de Gesto Empresarial, Gesto Empresarial com nfase em Tecnologia da Informao, Gesto Financeira, Controladoria e Auditoria, Finanas Empresariais e Gesto de Auditoria e Tributos. Coordenador Acadmico Executivo de MBA junto ao FGV On Line. Anteriormente, coordenou o MBA Cincias Contbeis, oferecido no Rio de Janeiro e Brasilia. Coordenador de rea Adjunto junto ao FGV Management, no perodo de 2000 a 2003.

Disciplinas 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. Administrao de Capital de Giro Anlise de Projetos de Investimentos Anlise Econmico-Financeiro Auditoria das Demonstraes Financeiras Contabilidade Avanada Contabilidade Financeira Controladoria Economia Empresarial Estratgia de Empresas Finanas Corporativas Gesto de Custos Matemtica Financeira Oramento Empresarial e Fluxo de Caixa Planejamento Tributrio Viso Sistmica e Processo Decisrio FGV Management Business Simulation

Disciplinas e Ementas
Anlise Econmica Financeira Carga Horria: 24 Horas-aula Ementa: Principais Usurios das demonstraes Financeiras. Analista Interno Versus Analista Externo.Preparao das demonstraes Financeiras Para Anlise e Seus Objetivos.Critrios de Anlise das demonstraes Contbeis:.Anlise Vertical, Anlise Horizontal, Diferenas Absolutas e Quocientes.Principais Indicadores Econmico-Financeiros:.Indicadores de Liquidez, Estrutura de Capital,.Rentabilidade e ndices Operacionais de Giro do Estoque,.Prazo Mdio de Pagamento e Prazo Mdio de Recebimento.A Importncia das Notas Explicativas.Relatrio da Diretoria e Parecer de Auditoria.

Auditoria das Demonstraes Financeiras Carga Horria: 24 Horas-aula Ementa: Noes gerais sobre Auditoria.Normas relativas Pessoa do Auditor.Normas de Execuo do Trabalho.Planejamento e Superviso.Programas de Auditoria.Avaliao dos Controles Internos.Papis de Trabalho.Identificao das demonstraes Contbeis e Responsabilidade do Auditor.Adequao aos Princpios Contbeis.Tipos de Parecer de Auditoria: Limpo ou sem Ressalvas, Com Ressalva, Absteno de Opinio e Adverso.

Contabilidade Avanada Carga Horria: 24 Horas-aula Ementa: Mtodos de Avaliao de Investimentos: Mtodo de Custo e Equivalncia Patrimonial.Critrios de Contabilizao do Resultado de Equivalncia Patrimonial.Conceito de Controladas, Coligadas e Equiparadas.Resultado no Realizado.Eliminao do Lucro nos Estoques, Investimentos e Imobilizado.Principais Aspectos da Instruo CVM 247.Consolidao das demonstraes Financeiras.

Contabilidade Financeira Carga Horria: 24 Horas-aula Ementa: Conceitos Fundamentais de Contabilidade. Patrimnio. Patrimnio Lquido. Apurao de Resultado e o Levantamento do Balano. Perodo Contbil. Princpio da Realizao de Receitas. Princpio da Contraposio de Receitas e despesas. Contabilizao de Receitas e despesas. Diferena entre Despesa, Custo e Investimento. Apropriao Pr Rata Temporis. Receitas e Despesas Financeiras. Depreciao. Estrutura e Elaborao de Demonstraes Financeiras. Balano Patrimonial. Demonstrativo de Resultado. Demonstrativo das Mutaes Patrimoniais. Mtodos de Avaliao de Investimentos. Mtodo do Custo Corrigido. Mtodo de Equivalncia Patrimonial. Principais Alteraes da Lei 6.404. Novas Demonstraes Financeiras. Critrios de Classificao. Atualizao Monetria de Balano. Economia Empresarial Carga Horria: 24 Horas-aula Ementa: Ciclo de Negcios: Tendncia de Longo Prazo e desvios Conjunturais. PIB, PNB, Recesso, Expanso, Estabilizao. Modelos Econmicos. Ciclo de Negcios e a Inflao. Papel da demanda Agregada.Tipos de desemprego. Inflao Inercial e Equao da Inflao. Planos de Estabilizao Brasileiros. Balano de Pagamentos e cmbio. Decomposio de Pagamentos e Movimento de Reservas. Balano Comercial e seus determinantes. Conta de Capital e seus determinantes. Interao da Conta de Capital e do Balano Comercial. Moeda e Sistema Financeiro. Propriedade da Moeda e suas Funes. Regimes Monetrios. Moeda Bancria. Alavancagem dos Bancos. Papel do Banco Central. Crise Recente: PROER. O Modelo de Crescimento Harrod-domar: Equaes Bsicas. Papel de Poupana e de Eficincia. Exemplos Modernos: URSS, EUA, frica, China, Brasil. Modelo de Conjuntura. Fluxo Circular Produto-Renda-despesa. Perturbaes de Fluxo Circular. Papel do BACEN. Monetaristas Versus Keynesianos. Finanas Corporativas Carga Horria: 24 Horas-aula Ementa: Viso Panormica de Finanas Corporativas: Papel e as Funes do Administrador Financeiro. Introduo a Anlise de Risco. Mercado Eficiente e Mercado Perfeito. Fontes de Financiamentos. Capital Prprio e de Terceiros. Curto e Longo Prazo. Custo de Capital. Risco E Retorno. O Beta e o Modelo CAPM. Custos do Capital Prprio e do Capital de Terceiros. CMPC. Endividamento e Beneficio Fiscal. Estrutura de Capital. Aes e Dividendos: Avaliao de Aes. Com e sem Reinvestimentos. Relevncia e Teorias sobre Polticas de Dividendos. Critrios para Classificao de Projetos.Taxa Mdia de Retorno Contbil. Payback Simples e descontado, TIR, VPL e ndice de Lucratividade. Capital de Giro e Estoques: Dimensionamento e Financiamento. Dimensionamento da Necessidade do Capital de Giro. Administrao de Estoques.

Gesto de Custos Carga Horria: 24 Horas-aula Ementa: Conceitos Bsicos de Custos. Classificao dos Custos. Fixos e Variveis, Diretos e Indiretos. Departamentalizao e Rateio de Custos. Centros de Custos de Produo. Centros de Custos de Apoio. Critrios de Rateio. Sistema de Apurao de Custos por Absoro. Conceito e objetivo. Sistema simplificado. Custeamento por Centros de Custos. Sistema de Custeio por Atividade - ABC. Definio de Processos e Atividades. Procedimentos para coleta de dados. Atividades que agregam e no agregam valor. Rateio convencional e direcionamento de Custos. Roteiro de Implantao. Custeio Varivel/Direto. Margem de Contribuio. Ponto de Equilbrio. Alavancagem. Teoria das Restries. Despesas e Ganhos. Restries (Gargalos) Internos e Externos. Mix de Produo e Vendas. Formao de Preo de Vendas. Preo, Margem e Mark Up. Impostos Incidentes sobre o Preo. Preos e Custos Vista e Prazo.

Matemtica Financeira Carga Horria: 24 Horas-aula Ementa: Juros Simples. Conceito de Juros Simples. Desconto de Duplicatas. Desconto de Ttulos. Valor de Face e Valor de Mercado. Juros Compostos. Conceito de Juros Compostos. Valor do Dinheiro no Tempo. Valor Presente e Valor Futuro. Valor Presente Liquido e Taxa Interna de Retorno. Taxa de desconto. Valor e Custo. Problemas da TIR. Equivalncia de Taxas de Juros. Perodos de Capitalizao. Taxas Anuais, Mensais e Dirias. Equivalncia de Fluxos de Caixa. Perpetuidades e Anuidades. Sistemas de amortizao. Tabela Price, SAC, SAM.

Oramento Empresarial e Fluxo de Caixa Carga Horria: 24 Horas-aula Ementa: Conceito de Oramento. Finalidade do Oramento. Mecanismos Oramentrios. Implantao do Sistema Oramentrio. Elaborao do Oramento nas Diversas reas: Oramento de Vendas, Produo Operacional, despesas Operacionais. Consolidao do Oramento: Balano Projetado, Resultado Projetado, Fluxo de Caixa Projetado.

Planejamento Tributrio Carga Horria: 24 Horas-aula Ementa: Obrigao Tributria. Fato Gerador, Base de Clculos e Alquotas. Apurao dos Impostos e Pagamentos: COFINS, IPI, ICMS, ISS e Imposto de Renda. Dedutibilidade de despesas, Perdas no Recebimento de Crdito, Rendimentos no Exterior e Preos de Transferncia. DISCIPLINAS COMPLEMENTARES Administrao de Capital de Giro Carga Horria: 24 Horas-aula Ementa: Determinao do Capital de Giro. Ciclo Operacional e Ciclo de Caixa na Empresa. Prazos Mdios e Rotao dos Estoques. Contas a Receber e Contas a Pagar. Fontes e Necessidades de Capital de Giro. Anlise de Projetos de Investimentos Carga Horria: 24 Horas-aula Ementa: Fatores a ponderar na Seleo de Investimentos. Avaliao de Rentabilidade de Ativos e Carteiras. Os efeitos da Diversificao. At onde possvel o risco? O Modelo de Avaliao de Ativos Financeiros CAPM. Aplicaes do Modelo CAPM. Diversificao Internacional e Padres de Avaliao de Performance. Gesto de Riscos de Carteiras Utilizando Contratos Derivativos. Captao de Recursos Financeiros: Nacionais e Internacionais. Conceitos Bsicos de Comrcio Internacional. Configurao do Sistema Cambial Brasileiro. Importao, Exportao, Operaes Ativas Oferecidas pelo Mercado Financeiro. Estratgia de Empresas Carga Horria: 24 Horas-aula Ementa: Globalizao. Impactos no Planejamento Estratgico das Organizaes. Evoluo do Planejamento. Planejamento e Gesto Estratgica. Metodologia de Implementao do Planejamento. Estratgia nas Organizaes. Produtos/Servios e Clientes. Viso Estratgica do Negcio. Misso Institucional. Filosofias Empresariais. Cenrios. Anlise do Ambiente Interno, Anlise do Ambiente Externo. Modelo das 5 Foras de Porter: Concorrentes, Substitutos, Novos Entrantes, Fornecedores e Compradores. Matriz de Oportunidades X Ameaas. Vantagens Competitivas. Viso do Futuro. Estratgias Competitivas. Parmetros de Avaliao.

Tpicos Especiais I Nome da Disciplina: Viso Sistmica e Processo Decisrio Carga Horria: 24 horas Ementa: Teoria dos sistemas. O sistema empresa e os subsistemas organizacionais. Ciclo de vida das organizaes. Os desafios da deciso em um mundo complexo e interdependente. O processo decisrio ao longo do ciclo de vida das organizaes. O papel do Gestor Econmico e Financeiro. As competncias necessrias ao decisor para melhor atuar nos diferentes subsistemas organizacionais. Sistemas de trabalho de alto desempenho. O processo de tomada de decises. Tpicos Especiais II Nome da Disciplina: Controladoria Carga Horria: 24 horas Ementa: Funo da Controladoria. Salvaguarda de Ativos E Passivos. Origens E Aplicaes de Recursos. Controles Internos E Suas Funes. Procedimentos: Compras, Contas A Pagar, Pagamentos; Vendas, Contas A Receber, Recebimentos; Estoque, Tesouraria, Controle Patrimonial, Folha de Pagamentos. Mapas de Acompanhamento E Controle, Sistemas de Custeio. Poltica de Dividendos. Administrao da Liquidez. Ciclo Financeiro Versus Ciclo Operacional. Responsabilidade e autoridade da controladoria e seu papel no processo de gesto empresarial. Ferramentas de controle. Elaborao de relatrios gerenciais. Anlises gerenciais. a controladoria do sculo XXI. O Balanced Scorecard

Alguns professores do curso


1-ANLISE ECONOMICO FINANCEIRA -Srgio Leal Caldas/MSC -Ueliton Tarcisio/MSC -Jose Carlos de Oliveira/MSC -Ricardo Lopes Cardoso/DSC -Dlio Vargas Vieira/MSC -Luiz Guilherme Aboim/MSC 2-ADMINISTRAO E CAPITAL DE GIRO -Aguinaldo Pereira/ESP -Cristovao Pereira de Souza/MSC -George Boggiss/ESP 3-ANLISE DE PROJETO DE INVESTIMENTOS -Paulo Pfeil/MSC -Ricardo Arajo/MSC -Luiz Jurandir Simes/MSC -Jeronimo Pereira/DSC -Moises Spritzer/ESP

4-AUDITORIA DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS -Jose Hernandez Perez Junior/MSC -Jose Ricardo Ozrio/ESP -Antonio Miguel Fernandes/ESP 5-CONTABILIDADE AVANADA -Jose Hernandez Perez Junior/MSC -Jos Carlos Oliveira/MSC -Ricardo Lopes Cardoso/ DSC 6-CONTABILIDADE FINANCEIRA -Zuinglio Braga Barroso/MSC -Waldyr Jose Ladeira/MSC -Carlos Vieira/MSC -Ronaldo Miranda Pontes/MSC -Jorge Ribeiro dos Passos Rosa/LD 7-CONTROLADORIA -Alfredo Jose Pinto/MSC -Raimundo Nonato Souza e Silva/DSC -Ivan Pricolli/MSC -Josir Simeone/DSC -Betovem Coura/MSC -Jorge Ribeiro dos Passos Rosa/LD 8-ECONOMIA EMPRESARIAL -Carla Meneghette/MSC -Alivinio Almeida/DSC -Robson Gonalves/MSC -Antonio Carlos Porto Gonalves/DSC -Virene Matesco/DSC -Nora Zylberztajn/MSC 9-ESTRATGIA DE EMPRESAS -Murilo Alambert/MSC -Maria Cndida Sotelino Torres/MSC -Carlos Eugenio Friedrich Barreto/MSC -Adelcio Santnna/MSC -Luiz Fernando da Silva Pinto/ESP -Marcelo Almeida Magalhes/MSC -Ftima Toledo/MSC -Jorge Manoel Teixeira Carneiro/MSC 10-FINANAS CORPORATIVAS -Domingos Pandel/MSC -Necsio Tavares/MSC -Ricardo Bordeaux/DSC -Marcus Vinicius Quintela Cury/DSC -Aguinaldo Pereira/ESP -Marcos Heringer/MSC

11-GESTO DE CUSTOS -Carlos Alberto dos Santos Silva/MSC -Betovem Coura/MSC -Helio Moreira de Azevedo/MSC -Washington Ferreira de Oliveira/MSC -Pedro Leo Bispo/ESP 12-MATEMTICA FINANCEIRA -Alexandre Strutz/ESP -Silvio Roberto Badenes de Gouva/DSC -Erico Bizzo/ESP -Goret Pereira Paulo/MSC -Luiz Carlos Monteiro/ MSC -Marcos Heringer/MSC -Franz Mueller/ESP 13-ORAMENTO EMPRESARIAL E FLUXO DE CAIXA -Luiz Limeira Dino/MSC -Carlos Alexandre de S/MSC -Washington Ferreira de Oliveira/MSC -Domingos Pandel/MSC -Jose Mauro Bacellar/MSC 14-PLANEJAMENTO TRIBUTRIO -Artur de Souza/MSC -Rodolfo Carlos Castro/MSC -Paulo Sergio Machado/MSC -Lucio Graziadio/ESP 15-VISO SISTEMICA E PROCESSO DECISORIO -Marilia Magarao/MSC -Luiz Fernando da Silva Xavier/MSC -Carlos Jos Correa/DSC -Gilberto Malamut/MSC -Denize Rodrigues/MSC -Geraldo Ferreira/MSC 16- FGV Management Business Simulation

Periodicidade Aulas Quinzenais Sbados. Horrio: 08h s 17h40 Prova 1a Chamada - Sexta-feira, antes da 1 Aula do Mdulo subsequente, 19h; Prova 2a Chamada (mediante taxa) Sexta-feira, antes da 2 Aula do Mdulo subsequente, 14h.

Informaes e Inscries: Empreza Educao Conveniada FGV Management Avenida Antonio Fidlis, 515, Parque Amaznia - Goinia GO 62 3931-4400 www.empreza.com.br/fgv

You might also like