You are on page 1of 3

Zonas de conforto que destroem empresas

Carlos Alberto Zaffani Em primeiro lugar, sabemos que as empresas so constitudas por pessoas. Em segundo, ningum poder negar que toda organizao tambm desenvolve seus dilogos internos atravs das crenas e dos valores que constroem sua cultura e, consequentemente, sua autoimagem refletida na forma como os agentes internos e externos a veem. Por sua vez, a autoimagem cria zonas de conforto que fortalecem um conjunto de comportamentos (atitudes, prticas, polticas etc.) organizacionais que realimentam e consolidam as crenas e os valores. Seja como for, no entraremos no mrito de cada uma dessas questes, apenas trataremos daquilo que podemos chamar de: zonas de conforto de muitas organizaes e, assim como acontece com os seres humanos, identificar e comentar algumas delas. Podemos dizer que as zonas de conforto dentro de uma empresa so representadas por todas as circunstncias que conduzem a manter tudo como est, sob a alegao de que no possvel (ou no interessa) mudar pelas mais variadas razes. Veja 11 possveis zonas de conforto, a seguir. Zona de conforto 1: A tica praticada. Somente e quando interessa. Geralmente, o discurso interno no sentido de incentivo s prticas ticas e todos os gestores fazem questo de alardear tal conduta junto aos seus funcionrios. Porm, so comuns: - Negociaes realizadas com compradores (de clientes) de carter e conduta duvidosa e mediante o pagamento de comisso para obter alguma vantagem. - Prtica de preos abusivos para determinados clientes que no se interessam em pesquisar o mercado ou porque confiam no vendedor. - Pagamento de propina para obteno de "facilidades" ou outros interesses da empresa. Zona de conforto 2: Tratamentos diferenciados com funcionrios. Sob a alegao de que os encargos sociais so muito elevados, a cada dia maior o nmero de situaes criadas com funcionrios, tais como: - Trabalhadores sem registro. - Somente parte do salrio registrada e o restante pago "por fora". - Contratao de funcionrio condicionada constituio de empresa (pessoa jurdica). - Departamentos que operam com funcionrios prprios e terceirizados. - Privilgios concedidos somente para determinados funcionrios ou funes. Zona de conforto 3: Sem a informalidade no sobrevivo! As principais alegaes so que "a carga tributria muito alta" e/ou que "o cliente s compra sem a competente documentao fiscal ou somente parte do valor documentado". Essa uma prtica muito comum em vrios segmentos de negcios. Zona de conforto 4: Em nosso mercado o cliente s compra "preo"!

Quantas vezes voc j escutou algum dizer: "no meu mercado, os clientes esto preocupados com preo e no exigem qualidade. Assim, o nvel e o controle que temos em nossa fbrica est bem adequado. Alm disso, nossos problemas com qualidade so muito pequenos! Esta uma rea que no precisamos nos preocupar!". Zona de conforto 5: Responsabilidade social demaggica Muito embora vrias organizaes pelo mundo afora apresentem todas as caractersticas de empresas socialmente responsveis h dcadas, a verdade que os temas "tica e responsabilidade social" ganharam corpo e importncia nos anos 90. A partir da crescente presso exercida pela sociedade, pelos meios de comunicao, pelas ONGs e pela Igreja (principalmente a Catlica). Com isso, tornou-se cada vez mais crescente o nmero de empresas que sentiram a necessidade de passar uma imagem corporativa positiva e socialmente responsvel. Assim, nos dias de hoje, independentemente da concepo do negcio, do produto ou do servio oferecido e da qualidade das relaes mantidas, a propaganda tornou-se o meio mais fcil de construir e oferecer ao mercado uma imagem saudvel e positiva. Zona de conforto 6: Nossos nveis de desperdcio so muito baixos! Mesmo no mantendo quaisquer controles mais eficientes nos processos, muitos gestores esto convictos de que os nveis internos de desperdcios so adequados. Zona de conforto 7: Nossos produtos no precisam de atualizao e sempre sero desejados pelo mercado! Muitas empresas que tiveram a competncia de desenvolver produtos que esto presentes no mercado h muitos anos geralmente acreditam (ou parecem acreditar) que os mesmos so "eternos". Zona de conforto 8: Base de fornecedores - tradicionais - de matrias primas. Empresas e negcios existentes h muitos anos geralmente possuem uma base de fornecedores tradicionais de matrias primas, onde as relaes esto consolidadas e as prticas so inteiramente conhecidas. Zona de conforto 9: Tratamento especial somente para os melhores clientes. Quantas so as empresas que constroem e/ou prosperam seus negcios numa base limitada de clientes e para eles dispensam tratamentos diferenciados e especiais. Zona de conforto 10: Sabemos o que o nosso cliente quer! Quantas empresas acreditam que conhecem as necessidades dos clientes em razo da presena no mercado h muitos anos. Zona de conforto 11: Aqui as coisas sempre foram assim e por isso que continuamos no mercado! Diante de qualquer questionamento do por que no se muda determinada rotina ou procedimento interno, mais comum do que se imagina ouvir como resposta algo parecido com a expresso acima. bem verdade que as zonas de conforto citadas no esto presentes em todas as empresas, bem como tambm verdadeiro afirmar que existem inmeras outras no mencionadas. Ao destacar somente essas onze, queremos chamar a ateno do prezado leitor para o fato que todas as empresas, independentemente do porte, do mercado de

atuao, de sua cultura, de seus valores e de sua condio econmica e financeira apresentam zonas de conforto que foram criadas ao longo do tempo. Se elas existem (e acredite, na sua empresa tambm existem!), preciso insurgir-se contra elas ou ao menos tentar identific-las e avaliar, com firmeza e consistncia, at que ponto podem estar beneficiando ou influenciando no presente e como podero ajudar ou prejudicar e comprometer o futuro da organizao.

You might also like