You are on page 1of 3

Classificaes de Maons

Os Maons so classificados de varias maneiras; quanto aos que esto na constituio, quanto aos trabalhos, quanto as suas disposies de tempo, quanto as suas atividades e tantas outras. Eu vou me ater em duas classificaes ou formas distintas de classificar os irmos maons, a saber: Os Maons Constitudos Os Maons no Constitudos.

I. Os Maons constitudos so aqueles que esto na classe de maons da constituio do GOP, em relao a potencia, a saber: Regulares Irregulares.

1 Os Regulares podem ser; ativos inativos

a) Ativos: So aqueles que pertencem a uma Loja Manica da instituio e nela exerce os seus direitos e deveres. b) Inativos: So os que se retiraram do quadro da Loja que pertenceram, munidos de documentao de regularidade ou quite placer ou certificado de desligamento (aprendiz e companheiro) Placetados: So os maons que tem os seus quite placer em mos, mas no esto vencidos Licenciados: So os maons que pediram licena de suas atividades por determinado perodo, enquanto durar a sua licena. A licena pode durar at um ano (ex: 6 meses + 6 meses)

2 Os irregulares: Condies a) So os que esto fora da atividade manica, no estejam de posse de sua documentao de regularidade ou quite placer b) So os que de posse de seus documentos e estejam na inatividade por mais de 180 dias em localidade em que haja Lojas manicas do GOP. c) So os Maons que pertencem a potencia manica irregular, ou sendo esta regular, e dela o maom tenha sido excludo ou eliminado (ex: irmo com freqncia menor de 50% est irregular, assim como o irmo com dbito por mais de 3 meses) Em relao a Loja a que pertence, os maons podem ser: Emritos Honorrios Remidos Fundadores.

So ttulos que a Loja oferece aos irmos.

a)

Emritos: Os Maons que completaram 25 anos de servios ininterrupto na maonaria, ou 65 anos de idade civil, e se desejarem, desde que tenha no mnimo 10 anos de atividade manica contnua. Os ex Gro-Mestres e os ex Gro-Mestres adjuntos so tambm por direito, emritos em suas lojas. Os Maons que vierem a ficar invlidos em qualquer tempo por qualquer motivo alheio a sua vontade de forma total ou permanente. Os Emritos, a critrio de suas respectivas oficinas podero ficar isentos de quaisquer contribuies, sujeitos, todavia, capitao anual devida ao GOP. Os Emritos so dispensados de freqncia ao trabalho manica de suas respectivas Lojas, observado as seguintes normas: Somente tero direito a voto ou podero candidatar-se a cargos em Loja, se tiverem a freqncia mnima exigida para os demais obreiros. Os obreiros j possuidores do titulo de Emrito, quando da promulgao dessa constituio, no se aplica a regra acima, podendo votar independentemente de freqncia. Honorrios: So Honorrios os maons que, sem pertencerem ao quadro de uma Loja, dela receberem este titulo. A concesso de ttulos honorficos a membros ativos de uma Loja no lhe muda a classe e nem o isenta de contribuies pecunirias em sua oficina. Os ttulos Honorrios s podero ser concedidos a Maons de outra Loja ou potencia regular e reconhecida. Remidos (resgatados, indenizados, reconstitudos): So Remidos os irmos que assim forem declarados por sua Loja, ficando esses irmos dispensados de todas as contribuies ou taxas para com a oficina, excetuando-se a capitao anual devido ao GOP, que pode, todavia, a critrio da Loja ser por ela recolhida, ou pela vontade de quem o props a remisso desde que aprovado em Loja Os remidos ficam livres de freqncia, permanecendo com seus direitos manicos preservados Fundadores:

b)

c)

d)

a. So Fundadores os Irmos do quadro ou no que tenha assinado a ata de fundao da Loja. b. Ficaro os Fundadores no pertencentes ao quadro da Loja, isento de todas obrigaes pecunirias, bem como os Maons de qualquer classe que se invalidarem de forma total ou permanente. II. Maons no constitudos so aqueles que podem ser distinguidos por seu trabalho ou sua dedicao. 1 Quanto ao trabalho: Maons Maons Maons Maons Maons cansados descansados incansveis cansativos imprescindveis

a) Os Maons cansados: so os maons que nunca fazem nada, no querem fazer nada, esto sempre indispostos. b) Os Maons descansados: so aqueles que esto sempre dispostos ao trabalho ou para toda e qualquer atividade que a ele solicita. c) Os Maons incansveis: so os irmos que nunca cansam do seu trabalho e esto sempre dispostos a fazer qualquer atividade. d) Os Maons cansativos: so aqueles que sempre falam muito de tudo e de todos e de nada se aproveita. Segundo o filsofo portugus Antonio de Ponte Luiz Acssia de Santos e) Os Maons imprescindveis: so os irmos que esto sempre presentes em qualquer reunio, porm, quando falta sempre notada a sua ausncia. Segundo o filosofo e dramaturgo alemo, Bertoldo Brecht 2 Quanto dedicao: a) Os Maons dedicados: so aqueles que dedicam o que faz b) Os Maons no dedicados: so aqueles que no querem nada de responsabilidade e nem se dedicam aquilo que faz.

Adenir Severino Pamplona - M.'.I.'. ARLS Cavaleiros Noaquitas n 169 Or.'. de Santos - SP.

You might also like