You are on page 1of 12

1

Agosto de 2013 Ms Vocacional


Mes/Pais e Madrinhas/Padrinhos Orantes para os Sacerdotes

Ide e fazei discpulos entre todas as naes!


(Mt 28, 19).

DIOCESE DE SANTO ANDR

Queridas Mes e Madrinhas e Queridos Pais e Padrinhos Orantes para os Sacerdotes! Vocao caminho seguro de santificao

Mes/Pais e Madrinhas/Padrinhos Orantes para os Sacerdotes


So Joo Maria Vianney: Rogai por nossos Padres!

-----------------------------------------------------------

1. SAUDAO INICIAL: Animadora (A): Em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. Todos (T): Amm! A - A graa de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam conosco. T - Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

2. MOTIVAO A - Queridas Irms e Queridos Irmos, aqui estamos reunidos para rezar pelos nossos Sacerdotes. Queremos entregar a Cristo, Sacerdote Eterno do Pai, todos os Sacerdotes do mundo inteiro, em especial os Sacerdotes de nossa Diocese e de nossa Parquia. A vocao um dom de Deus, dirigida a cada pessoa. dom, presente, graa. Estamos rezando pela vocao sacerdotal. Por vocao o Padre ordenado para ser sinal sacramental da presena de Cristo. Alm disso, a misso do Sacerdote tambm animar a comunidade na f, atravs da pregao da Palavra, da celebrao eucarstica e da administrao dos Sacramentos. O Padre algum chamado do seio de sua famlia e da comunidade, impelido pelo amor de Deus que o convida a trabalhar na Sua Messe que to grande e faltam operrios. A exemplo de Cristo, o Padre chamado a ser pastor e profeta. Com seu jeito de ser e agir torna-se presena de Deus no meio do Povo de Deus e de toda a sociedade.

3. Invocando o Esprito Santo: A - Inicialmente, peamos as Luzes do Esprito Santo a fim de que nos conduza neste momento e nos ensine a rezar como convm. Rezemos juntos a Orao ao Esprito Santo: Esprito Santo, / dai-nos coraes grandes abertos vossa silenciosa e forte Palavra inspiradora, / e fechados a todas as ambies mesquinhas; / dai-nos coraes alheios a qualquer desprezvel competio humana / e compenetrados do sentido da Santa Igreja; / dai-nos coraes grandes, / desejosos de se tornarem semelhantes ao manso Corao do Senhor Jesus; / dai-nos coraes grandes e generosos para superarmos todas as provaes, / todo tdio, todo cansao, toda desiluso, todas as ofensas; / dai-nos coraes grandes e humildes at o sacrifcio, quando necessrio; / coraes cuja felicidade seja palpitar com o Corao de Cristo / e cumprir fielmente toda vontade do Pai celeste. Amem.

4. Palavra de Deus
A Ouamos agora a Palavra de Deus. L. Leitura do Evangelho segundo So Mateus (Mt (9, 9-13): A VOCAO DE MATEUS L: Ao passar, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e lhe disse: "Sigame!" Ele se levantou, e seguiu a Jesus. Estando Jesus mesa em casa de Mateus, muitos cobradores de impostos e pecadores foram e sentaramse mesa com Jesus e seus discpulos. Alguns fariseus viram isso, e perguntaram aos discpulos: "Por que o mestre de vocs come com os cobradores de impostos e os pecadores?" Jesus ouviu a pergunta e respondeu: "As pessoas que tm sade no precisam de mdico, mas s as que esto doentes. Aprendam, pois, o que significa: 'Eu quero a misericrdia e no o sacrifcio'. Porque eu no vim para chamar justos, e sim pecadores". Palavra da Salvao. T.: Glria a Vs, Senhor!

A A passagem do Evangelho que acabamos de ouvir deixa-nos uma forte mensagem vocacional. Trata-se do relato do chamado que Jesus fez a Mateus. Ao mesmo tempo revela o apelo misericrdia, virtude to apreciada por Jesus. - Faamos um instante de silncio... 5. A Igreja chamada a ser sinal da misericrdia de Deus atravs de seus vocacionados A - Vocao para os ministrios ordenados (1 Domingo de Agosto): Diconos, Padres e Bispos. L1. Cristo o Bom Pastor, aquele que chama, cada ovelha, cada pessoa por seu nome, e a leva para fora. Ns, seu rebanho, conhecemos sua voz e partilhamos sua solicitude em reunir seu povo, para conduzi-lo no caminho da salvao. Neste momento de orao, queremos pedir com humildade e insistncia ao Senhor que mande operrios do Evangelho sua Igreja. Que Ele chame novos Mateus para guiar e conduzir seu povo. Nossa orao quer ser perseverante, rica em esperana e cheia de amor por nossos irmos e irms, muitas vezes desorientados como ovelhas sem pastor. Os Diconos, Sacerdotes e os Bispos so os pastores do Povo de Deus. Queremos reforar nossa prece por eles. A Nesse sentido, rezemos a Orao que o Senhor Jesus nos ensinou, entregando ao Bom Pastor nossos Diconos, Nossos Padres e nosso Bispo Dom Nelson: Pai-Nosso...

A Vocao para a Vida em Famlia (2 Domingo de agosto): Dia dos Pais. L2. O Beato Joo Paulo II chama a famlia de "Santurio da vida" (CF, 11). A famlia uma das maiores preocupaes da Igreja. "A famlia tem a ver com os seus membros durante toda a existncia de cada um, desde o nascimento at morte. Ela verdadeiramente o 'Santurio da Vida' (...), o lugar onde a vida, dom de Deus, pode ser convenientemente acolhida e protegida contra os mltiplos ataques a que est exposta, e pode desenvolver-se segundo as exigncias de um crescimento humano autntico" (CA, 39). "Por isso, o papel da famlia determinante e insubstituvel na construo da cultura da vida" (EV, 92). Ao falar da famlia e da sociedade, por ocasio do Ano da Famlia em 1994, o Papa destacou: "Nenhuma sociedade humana pode correr o risco do permissivismo em questes de fundo relativas essncia do matrimnio e da famlia! Um tal permissivismo moral s pode causar dano s autnticas exigncias da paz e da comunho entre os homens. Compreende-se assim porque a Igreja defende vigorosamente a identidade da famlia e incita as instituies competentes... A no cederem tentao de uma aparente e falsa modernidade" (CF, 17). " preciso fazer realmente todo o esforo possvel para que a famlia seja reconhecida como sociedade primordial e, em certo sentido, 'soberana'... Uma nao verdadeiramente soberana e espiritualmente forte sempre composta por famlias fortes, cientes da sua vocao e da sua misso na histria" (idem). "Consciente de que o matrimnio e a famlia constituem um dos bens mais preciosos da humanidade, a Igreja quer fazer chegar a sua voz e oferecer a sua ajuda a quem, conhecendo j o valor do matrimnio e da famlia, procura viv-lo fielmente..." (FC, 1).

A Peamos sagrada Famlia da Nazar: Jesus, Maria e Jos que abenoem nossas famlias: AveMaria... A Vocao para a Vida Consagrada (3 Domingo de agosto): Solenidade da Assuno de Nossa Senhora L3. A consagrao das pessoas consagradas comporta a proclamao ativa do Evangelho em obras apostlicas e em servio de caridade que correspondem a um modo de agir autenticamente eclesial. A Igreja, ao longo de sua histria, sempre foi vivificada e confortada por muitos religiosos e religiosas, testemunhas do amor sem limites ao Senhor Jesus. Hoje a Igreja conta tambm com a presena e a ajuda valiosa de muitas pessoas consagradas que, vivendo no mundo, quiseram ser para o mundo fermento de santificao e fermento de iniciativas inspiradas no Evangelho. A Rezemos para que as Religiosas, os Religiosos e as pessoas consagradas sejam testemunhas vivas da primazia de Deus e de Seu Reino.

T. Nossa Senhora, Assunta ao Cu, a Consagrada por excelncia, protegei e acompanhai todos aqueles e aquelas que se consagram a Seu Filho Jesus e se doam generosamente a Seu Reino. A Vocao para os ministrios e servios na Comunidade e na sociedade (4 Domingo de agosto). L4. Os fiis leigos so cristos que esto incorporados a Cristo, pelo batismo, que formam o povo de Deus e participam das funes de Cristo: sacerdote, profeta e rei. Realizam segundo sua condio, a misso de todo povo cristo na Igreja e no mundo (DAp 209), espe cialmente pelo testemunho. Sua atividade evangelizadora leiga o complexo mundo do trabalho, da cultura, das cincias e das artes, da poltica, dos meios de comunicao e da economia, assim como as esferas da famlia, da educao, da vida profissional, sobretudo nos contextos onde a Igreja se faz presente somente por eles (cf. EN 70), particularmente nos Novos Arepagos (DAp 491). So homens e mulheres da Igreja no corao do mundo; mulheres e homens do mundo no corao da Igreja (cf. DPb 786) dando testemunho de que h esperana no caminho!. A Rezemos para que os fiis cristos sejam sal da terra e luz do mundo:

T. Senhor, escutai a nossa prece! A Vocao para ser Catequista e Ministro/a da Palavra (5 Domingo de agosto) L5. Na Igreja, muito importante a obra dos e das Catequistas, que frequentemente tm um contato direto e prolongado com as crianas, os adolescentes e os jovens, sobretudo no curso de preparao para os sacramentos da iniciao vida crist. Tambm aos Catequistas est confiada a misso de explicar o valor e a importncia das vocaes especiais na Igreja, contribuindo assim para que os crentes vivam plenamente o chamado que Deus fez para o bem de todos. Cristo mesmo, como se l nos Evangelhos, sempre deu destaque catequese, tanto assim que enviou 72 discpulos para levar a Boa-Nova a lugares, onde Ele no tinha estado. Deu aos enviados a misso de levar a paz, sem outro qualquer objetivo. Depois disto, designou Jesus outros setenta e dois e enviou -os dois a dois, adiante de si, a toda cidade e lugar onde havia de ir. E lhes disse: A messe grande e os operrios so poucos; rogai, pois, ao Senhor da messe que mande operrios sua messe. Ide, envio-vos como cordeiros ao meio de lobos. No leveis bolsa, nem alforje, nem sapatos e a ningum saudeis pelo caminho. Em qualquer casa em que entrardes dizei primeiro: A paz seja com esta casa... Em qualquer cidade onde entrardes e vos receberem, comei o que vos for servido e curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: O reino de Deus est perto de vs (Lc 10). No se pode negar que esses 72 discpulos foram os primeiros

catequistas. E dessa forma, o(a) catequista deve ser, antes de tudo, um propagador da PAZ, como o Senhor deseja e quer para o mundo de hoje. A Rezemos para que nunca faltem Catequistas, Ministros/as da Palavra e Animadores/as de comunidades na Igreja e em nossa Diocese: T. Senhor, escutai a nossa prece! L6: Toda a vocao nasce, alimenta-se e desenvolve-se na Igreja e est ligada a ela pela origem, desenvolvimento, destino e misso. Por esta razo as comunidades diocesanas e paroquiais so chamadas a confirmar o cuidado das vocaes ao sacerdcio, vida consagrada e ao ministrio leigo, sobretudo, com o anncio da Palavra, com a celebrao dos Sacramentos e com o testemunho da caridade. As comunidades eclesiais devem, alm disso, ter em conta algumas condies indispensveis para uma autntica pastoral vocacional. necessrio, antes de mais nada, que a comunidade saiba colocar-se em atitude de escuta da Palavra de Deus, para acolher a luz divina e que orienta o corao humano. A Sagrada Escritura guia seguro quando lida, acolhida e meditada na Igreja. Quando a Bblia se torna o livro da comunidade, ento mais fcil ouvir e acolher a voz de Deus que chama. T. Ouvi, Senhor, nossa orao, hoje e sempre. Amm. 6. Preces Comunitrias A. Em comunho com toda a Igreja, rezemos pela santificao de nossos Padres. A Igreja precisa de numerosos e santos presbteros, que sejam homens consagrados a Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, para pregar o Evangelho, apascentar os fiis e celebrar o culto divino, como verdadeiros sacerdotes do novo testamento (LG 28). Rezemos tambm pela perseverana dos Seminaristas e para que muitos outros jovens respondam com generosidade ao chamado do Senhor vocao sacerdotal. Elevemos as nossas splicas ao Bom Pastor, que conhece o seu rebanho e o conduz s guas refrescantes, e digamos, com toda a confiana: T.: Jesus, Bom Pastor, ouvi a nossa prece. L1: Pelo Papa, pelos Bispos, Presbteros e Diconos, para que imitem Jesus Cristo, o Bom Pastor, e procurem as ovelhas que andam perdidas, rezemos: T.: Jesus, Bom Pastor, ouvi a nossa prece.

L2: Por todos os Padres de nossa Diocese, para que tenham muita sade e alegria de servir a Deus em nossa Diocese. Que continuem fiis a Cristo e Igreja e tenham perseverana e coragem na misso de proclamar a Boa-Nova fazendo acontecer o Reino de Deus na sociedade do Grande ABC, rezemos: T.: Jesus, Bom Pastor, ouvi a nossa prece. L3: Por todos os fiis da santa Igreja, para que escutem o Bom Pastor que os chamou e o sigam no caminho para o Reino, rezemos: T.: Jesus, Bom Pastor, ouvi a nossa prece.

L4: Pelos Seminaristas de nossa Diocese e por todos os jovens vocacionados ao ministrio presbiteral, para que respondam com generosidade e fidelidade ao chamado do Senhor, rezemos: T.: Jesus, Bom Pastor, ouvi a nossa prece. L5 - Na Celebrao da Santa Missa, Sacrifcio Redentor de nosso Salvador, o Sacerdote o prprio Cristo. Jesus humildemente apodera-se da pessoa do Padre, de modo que no Altar no vemos um homem, mas o prprio Senhor que se oferece ao Pai por ns. Neste sentido, oremos para que os Sacerdotes sejam fiis a Cristo, pois, Cristo sempre fiel; rezemos: T.: Jesus, Bom Pastor, ouvi a nossa prece. L6 Por nossas Famlias, pelas Pessoas Consagradas, Religiosos e Religiosas de nossa Diocese e por todos os Catequistas que incansavelmente orientam e cuidam espiritualmente de nossas crianas, adolescentes e jovens para que nunca desanimem, mas encontrem sua alegria e satisfao no Senhor da Messe; rezemos: T.: Jesus, Bom Pastor, ouvi a nossa prece. L7 - Por todos ns, por quem Cristo deu a vida, para que sejamos fiis ao nosso Batismo. E que possamos sempre acolher e ajudar nossos Sacerdotes em sua sublime vocao, rezemos: T.: Jesus, Bom Pastor, ouvi a nossa prece. Todos: Pai-Nosso... Ave-Maria... Glria ao Pai... 8. Orao de Santa Teresinha do Menino Jesus A - Rezemos juntos pensando no Padre de nossa Parquia: Jesus, Sumo e eterno Sacerdote, conservai este vosso sacerdote sob a proteo de vosso Corao amabilssimo, onde nada de mal pode acontecer. Conservai ilibadas as suas mos ungidas que tocam todos os dias o vosso Corpo Santssimo.

Conservai puro e desapegado dos bens da terra o seu corao, que foi selado pelo carter sublime de vosso glorioso sacerdcio. Fazei-o crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-o do contgio do mundo. Dai-lhe tambm, juntamente com o poder que tem de mudar o po e o vinho em vosso Corpo e Sangue, o poder de mudar os coraes dos seres humanos. Abenoai os seus trabalhos, com abundantes frutos e concedei-lhe um dia a coroa da Vida Eterna. Amm.

9. Cntico do Magnificat A Louvemos a Me de Deus, rezando o Cntico do Magnificat: Lado A: A minhalma engrandece o Senhor e se alegrou o meu esprito em Deus meu Salvador, pois ele viu a pequenez de sua serva; desde agora as geraes ho de chamar-me de bendita. Lado B: O Poderoso fez em mim maravilhas e santo o seu nome! Seu amor, de gerao em gerao, chega a todos que o respeitam. Lado A: Demonstrou o poder de seu brao, dispersou os orgulhosos. Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. Lado B: De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos. Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abrao e de seus filhos para sempre. Lado A: Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo, Lado B: como era no princpio, agora e sempre. Amm. 10. Canto Final: Pelas estradas da vida Refro: , vem conosco, vem caminhar, Santa Maria, vem! (bis) 1. Pelas estradas da vida, Nunca sozinho ests

10

Contigo pelo caminho, Santa Maria vai.

2. Mesmo que digam os homens: "Tu nada podes mudar!" Luta por um mundo novo, De unidade e paz.

3. Se pelo mundo os homens Sem conhecer-se vo, No negues nunca a tua mo A quem te encontrar.

4. Se parecer tua vida Intil caminhar, Pensa que abres caminho: Outros te seguiro! 11. Bno Final A O Senhor nos abenoe e nos guarde. T Amm. A Ele nos mostre a sua face e se compadea de ns. T Amm. A Volva para ns o seu olhar e nos d a sua paz. T Amm. A O Senhor nos abenoe, nos livre de todo mal e nos conduza vida eterna. T Amm.

11

ORAO PELAS VOCAES


Senhor da Messe e Pastor do rebanho, faze ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: "Vem e Segue-me"! Derrama sobre ns o teu Esprito, que Ele nos d sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. Senhor, que a Messe no se perca por falta de operrios. Desperta nossas comunidades para a Misso. Ensina nossa vida a ser servio. Fortalece os que desejam dedicar-se ao Reino na diversidade dos ministrios e carismas. Senhor, que o Rebanho no perea por falta de Pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, diconos, religiosos, religiosas e ministros leigos e leigas. D perseverana a todos os vocacionados. Desperta o corao de nossos jovens para o ministrio pastoral em tua Igreja. Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, chama-nos para o servio de teu povo. Maria, Me da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder SIM. Amm.

Rezemos em famlia pelas Vocaes Sacerdotais.

Sugestes espirituais para o Ms de Agosto:


Dia 4 de agosto o dia do Padre. O que o grupo orante pensa em oferecer a seu Padre? Propor ao Proco uma Hora Santa Vocacional na Parquia convidando os jovens e a comunidade. Preparar um ramalhete espiritual e oferecer ao Bispo e ao Padre da Parquia neste ms vocacional.

12

Orao de Nossa Senhora para a Solenidade da Assuno de Maria


Virgem Imaculada, Me de Deus e Me dos homens! Com todo o fervor de nossa f cremos em vossa Assuno triunfal em corpo e alma ao cu onde sois aclamada Rainha de todos os coros anglicos e de toda a assembleia dos santos! A eles nos unimos para louvar e bendizer o Senhor que vos exaltou acima de todas as simples criaturas, e para oferecer-vos o fervor de nossa devoo e de nosso amor. Sabemos que vosso olhar que na terra, maternalmente acariciava a humilde e sofredora humanidade de Jesus agora, no cu, se sacia com a viso da gloriosa humanidade da Sabedoria Encarnada! Estremece vosso corao de beatificante ternura, e vossa alma de alegria, ao contemplar face a face a adorvel Trindade! Ns, pobres pecadores, a quem o peso do corpo impede o voo da alma, suplicamo-vos purifiqueis nossos sentidos para que aprendamos, desde este mundo, a saborear Deus, s Deus, no encanto das criaturas. Confiamos que vossos olhos misericordiosos se voltem para nossas angstias, vejam nossas lutas e fraquezas! Esperamos que sorriam vossos lbios ante nossas alegrias e vitrias, ouam vossos ouvidos o que vos diz Jesus de cada um de ns, como de vosso discpulo amado: Eis teu filho. Ns que vos invocamos como nossa Me, vos tomamos, como Joo, por guia, fora e consolao de nossa vida mortal. Daqui desta terra, onde peregrinamos confortados pela f na futura ressurreio, olhamos para vs, vida, doura e esperana nossa. Atra-nos com a suavidade de vossa voz, para mostrar-nos um dia, depois deste desterro, Jesus, bendito fruto de vosso ventre, clemente, piedosa, doce sempre Virgem Maria.
(Orao de Pio XII, Oraes, p. 57 Extrado de Intimidade Divina Gabriel de Sta. M Madalena, O.C.D., p. 1183)

You might also like