You are on page 1of 11

TST

Tribunal Superior do Trabalho

Setembro/2012

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO Concurso Pblico para provimento de vagas de

Tcnico Judicirio rea Administrativa


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova H08, Tipo 005

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60.

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos

Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de material transparente e tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - A durao da prova de 3 horas, para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao trmino da prova, chame o fiscal da sala para devolver este caderno e sua Folha de Respostas. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

Caderno de Prova H08, Tipo 005


2. CONHECIMENTOS GERAIS Portugus (A) Ateno: As questes de nmeros 1 a 8 referem-se ao texto abaixo. (B) (C) (D) (E) Mas, por algum motivo, a maioria das pessoas tm mais facilidade para ... ... todos os hbitos da mente que inibem a excelncia do desempenho. Para o domnio desse jogo, especialistas do instrues sobre ... Todos os jogos se compem de duas partes ... As vitrias no jogo interior talvez no acrescentem novos trofus ... O verbo empregado no plural que tambm poderia ter sido flexionado no singular, sem prejuzo para a correo, est em:

Todos os jogos se compem de duas partes: um jogo exterior e um jogo interior. O exterior jogado contra um adversrio para superar obstculos exteriores e atingir uma meta externa. Para o domnio desse jogo, especialistas do instrues sobre como utilizar uma raquete ou um taco e como posicionar os braos, as pernas ou o tronco para alcanar os melhores resultados. Mas, por algum motivo, a maioria das pessoas tm mais facilidade para lembrar estas instrues do que para executlas. Minha tese que no encontraremos maestria nem satisfao em algum jogo se negligenciarmos as habilidades do jogo interior. Este o jogo que se desenrola na mente do jogador, e jogado contra obstculos como falta de concentrao, nervosismo, ausncia de confiana em si mesmo e autocondenao. Em resumo, este jogo tem como finalidade superar todos os hbitos da mente que inibem a excelncia do desempenho. Muitas vezes nos perguntamos: Por que jogamos to bem num dia e to mal no outro? Por que ficamos tensos numa competio ou desperdiamos jogadas fceis? Por que demoramos tanto para nos livrar de um mau hbito e aprender um novo? As vitrias no jogo interior talvez no acrescentem novos trofus, mas elas trazem recompensas valiosas, que so permanentes e que contribuem de forma significativa para nosso sucesso posterior, tanto na quadra como fora dela.
(Adaptado de W. Timothy Gallwey. O jogo interior de tnis. Trad. de Mario R. Krausz. S.Paulo: Textonovo, 1996. p.13)

_________________________________________________________

3.

Substituindo-se os elementos grifados em segmentos do texto, com os ajustes necessrios, ambos os pronomes foram empregados corretamente em: (A) (B) superar obstculos exteriores / atingir uma meta externa = superar-nos / atingi-la no acrescentem novos trofus / elas trazem recompensas = no lhes acrescentem / elas as trazem como posicionar os braos / alcanar os melhores resultados = como posicion-los / alcanar-lhes no encontraremos maestria / negligenciarmos as habilidades = no encontraremo-la / negligenciarmonas especialistas do instrues / como utilizar uma raquete = especialistas do-nas / como utiliz-la

(C) (D)

(E)

_________________________________________________________

4.

As indagaes feitas no incio do terceiro pargrafo (A) encontram respostas apenas a partir do momento em que se abandona o ambiente esportivo para considerar a vida em sentido amplo. sugerem que problemas pouco compreensveis do ponto de vista do jogo exterior podem ser esclarecidos da perspectiva do jogo interior. consideram diversas dificuldades e deficincias que se relacionam exclusivamente com o exerccio do jogo exterior. apontam para comportamentos inexplicveis na prtica do esporte, mas que na verdade so tpicos de todos os seres humanos. constituem perguntas retricas, cujo objetivo apenas mostrar a perplexidade do autor quando considera a instabilidade na prtica do jogo exterior.

(B)

(C)

1.

De acordo com o texto, correto dizer que (D) (A) os obstculos confrontados no jogo interior encontram-se no prprio indivduo e no em seu adversrio. os especialistas preocupam-se apenas com instrues que aprimorem o jogo exterior, esquecendo-se de tratar do jogo interior. as recompensas propiciadas pelo jogo interior s se tornam permanentes com a prtica do jogo exterior. a prtica do jogo interior pode at mesmo dispensar as instrues que costumam ser dadas para o desenvolvimento do jogo exterior. o jogo interior est relacionado satisfao pessoal do jogador, no tendo relao direta com seu desempenho numa partida.

(E)

(B)

_________________________________________________________

(C) (D)

5.

... se negligenciarmos as habilidades do jogo interior. Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante ser: (A) (B) (C) (D) (E) for negligenciado. serem negligenciadas. forem negligenciadas. fosse negligenciado. sejam negligenciadas.
TSTDC-Conhecimentos Gerais5

(E)

Caderno de Prova H08, Tipo 005


6. Sobre a pontuao empregada em um segmento do texto, correto afirmar: (A) Em Para o domnio desse jogo, especialistas do instrues sobre como utilizar uma raquete ou um o taco... (1 pargrafo), a vrgula isola um segmento que indica causa em relao ao que vai ser enunciado. Em Este o jogo que se desenrola na mente do joo gador (2 pargrafo), uma vrgula poderia ser colocada imediatamente depois do termo jogo, sem prejuzo para o sentido e a correo. Em mas elas trazem recompensas valiosas, que so permanentes e que contribuem de forma significatio va... (3 pargrafo), a retirada da vrgula implicaria prejuzo para o sentido. Em Todos os jogos se compem de duas partes: um o jogo exterior e um jogo interior (1 pargrafo), os dois-pontos introduzem uma consequncia do que foi enunciado. Em Este o jogo que se desenrola na mente do joo gador, e jogado contra obstculos como... (2 pargrafo), a retirada da vrgula implicaria prejuzo para a correo. Ateno: As questes de nmeros 9 a 15 referem-se ao texto abaixo.

Discos voadores Faz tempo que no se veem discos voadores. Passou a moda? Os ETs no nos querem mais? Enjoaram de ns? Cansaram-se da paisagem do planeta e foram rodopiar em outras galxias? Tero achado que os pintamos feios demais? Ou ns que simplesmente desistimos deles? Cresci no auge da boataria. Comeou com um piloto norte-americano de caas contando que havia visto nove estranhos discos voadores brilhantes evoluindo perto de um monte, no estado de Washington. Era 24 de junho de 1947, Guerra Fria, e a onda comeou: seria coisa dos russos ou de outro planeta. Venceu a hiptese de naves vindas do espao sideral, bem mais sensacional e perturbadora. Depois, outras formas de objetos voadores no identificados foram engrossando a onda. Antes, no se via. Cronistas de reinos passados, gnios das navegaes, historiadores, cientistas, jornais, cronistas dos primeiros quatrocentos anos da imprensa no falam de discos, pratos ou charutos voadores, nem de pessoas que os tivessem avistado. Ningum foi abduzido de 1950 para trs. As religies no deixavam sequer pensarmos em outros mundos, quanto mais em outros seres. Pois, se Deus houvesse criado outros seres em outros mundos, teria contado para os profetas. Portanto, no havia. Minto. O profeta Ezequiel, de 600 anos antes de Cristo, relata que viu grandes rodas luminosas girando no ar, subindo e descendo, e havia seres l dentro. Melhor pensar que eram anjos. Antes da boataria, s deuses e anjos desciam at a superfcie da Terra; e diabos subiam.
(Adaptado de Ivan ngelo. Certos homens. Porto Alegre: Arquiplago, 2011. p.151-2)

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

7.

As vitrias no jogo interior talvez no acrescentem novos trofus, mas elas trazem recompensas valiosas, [...] que contribuem de forma significativa para nosso sucesso posterior, tanto na quadra como fora dela. Mantm-se adequados o emprego de tempos e modos verbais e a correlao entre eles, ao se substiturem os elementos sublinhados na frase acima, na ordem dada, por: (A) (B) (C) (D) (E) acrescentariam trariam contriburam tenham acrescentado trouxeram contriburam tivessem acrescentado trariam contriburem acrescentassem tm trazido contriburem tinham acrescentado traro contribuiriam

_________________________________________________________

8.

Para o domnio desse jogo, especialistas do instrues sobre como utilizar uma raquete ou um taco e como posicionar os braos, as pernas ou o tronco para alcanar os melhores resultados. Mas, por algum motivo, a maioria das pessoas tm mais facilidade para lembrar estas instrues do que para execut-las. Os elementos grifados no trecho acima podem ser substitudos corretamente, na ordem dada, por: (A) (B) (C) (D) (E) a cerca de em torno de a fim de a fito de a fito de afim de a fim de Conquanto Porm Ademais No obstante Porm

9.

Com relao aos discos voadores, o autor (A) sugere que foram apenas um modismo, limitado a um perodo relativamente curto quando considerada a histria da humanidade. afirma que a viso deles, como ocorre com todo fenmeno espiritual, s costuma ser concedida queles dispostos a acreditar antes de ver. mostra-se surpreso por evidncias como as que foram noticiadas a partir de 1950 terem demorado tanto a surgir. sugere que a sua existncia no poderia ser comprovada a no ser com o auxlio de uma nova religio, diferente daquela do passado. mostra-se convencido de sua existncia, apresentando argumentos que vo do testemunho de um piloto americano at um episdio bblico. 3

(B)

(C)

(D)

a respeito de em torno de acerca de

(E)

TSTDC-Conhecimentos Gerais5

Caderno de Prova H08, Tipo 005


10. Uma redao alternativa para um segmento do texto, em que se mantm a lgica e a correo, : (A) Antes de 1950, ningum foi abduzido, embora as religies no deixavam que sequer pensemos em outros mundos, muito menos em outros seres. O profeta Ezequiel relata ter visto grandes rodas luminosas que giravam no ar, subiam e desciam, e em cujo interior existiam seres. Melhor pensar que eram anjos, por que antes da boataria, s desciam na superfcie da Terra deuses e anjos. Fazem muitos anos que no so vistos discos voadores: nos perguntamos se foi por causa de que a moda passou ou se os ETs j no nos querem mais. Cresci no auge da boataria, cuja comeou com nove estranhos discos voadores brilhantes que haviam visto um piloto norte-americano de caas. 14. Considere: ...... angstia de imaginar que o homem pode estar s no universo soma-se a curiosidade humana, que se prende ...... tudo o que desconhecido, para que no desaparea de todo o interesse por pistas que dariam embasamento ...... teses de que haveria vida em outros planetas. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: (A) (B) (C) (D) (D) (E) 15. A A a s as

(B)

(C)

a s a as as

(E)

_________________________________________________________

Est inteiramente adequada a pontuao da frase: (A) Objetos voadores no identificados, mais conhecidos como vnis, foram no apenas objeto de acaloradas controvrsias, como tema de inmeros filmes de sucesso, principalmente aqueles produzidos em Hollywood, essa verdadeira fbrica de sonhos. Objetos voadores, no identificados, mais conhecidos como vnis foram no apenas, objeto de acaloradas controvrsias, como tema de inmeros filmes, de sucesso principalmente aqueles produzidos em Hollywood, essa verdadeira fbrica de sonhos. Objetos voadores no identificados, mais conhecidos como vnis foram, no apenas objeto, de acaloradas controvrsias, como tema de inmeros filmes de sucesso, principalmente aqueles produzidos em Hollywood essa verdadeira fbrica de sonhos. Objetos voadores, no identificados, mais conhecidos como vnis foram, no apenas objeto de acaloradas controvrsias, como tema de inmeros filmes de sucesso, principalmente, aqueles produzidos em Hollywood essa verdadeira fbrica de sonhos. Objetos voadores no identificados mais conhecidos, como vnis foram no apenas, objeto de acaloradas controvrsias, como tema de inmeros filmes, de sucesso, principalmente aqueles produzidos, em Hollywood, essa verdadeira fbrica de sonhos. Raciocnio Lgico-Matemtico

_________________________________________________________

11.

Cronistas de reinos passados, gnios das navegaes [...] no falam de discos, pratos ou charutos voadores ... O verbo que NO foi empregado com o mesmo tipo de complemento que o verbo grifado acima est em: (A) (B) (C) (D) (E) Comeou com um piloto norte-americano de caas ... ... que simplesmente desistimos deles? ... sequer pensarmos em outros mundos ... Enjoaram de ns? Venceu a hiptese de naves ... (D) (C)

(B)

_________________________________________________________

12.

O segmento do texto corretamente expresso em outras palavras est em: (A) (B) (C) (D) (E) Ningum foi abduzido = Nenhuma pessoa foi agraciada naves vindas do espao sideral = naus chegadas de um lugar improvvel Cresci no auge da boataria = Coloquei-me acima do falatrio rodopiar em outras galxias = ficar girando em outros sistemas estelares Cronistas de reinos passados = Tabelies de monarquias preconizadas

(E)

_________________________________________________________

16.

Pedro um atleta que se exercita diariamente. Seu treinador orientou-o a fazer flexes de brao com a frequncia indicada na tabela abaixo.
Dia da semana 2as e 5as feiras 3as e 6as feiras 4as feiras sbados domingos Nmero de flexes de brao 40 10 20 30 nenhuma

_________________________________________________________

13.

... e anjos desciam at a superfcie da Terra ... O verbo empregado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima est em: (A) (B) (C) (D) (E) As religies no deixavam sequer ... ... seria coisa dos russos ou de outro planeta. ... que simplesmente desistimos deles? Cresci no auge da boataria. ... que no se veem discos voadores.

No dia de seu aniversrio, Pedro fez 20 flexes de brao. No dia do aniversrio de sua namorada, 260 dias depois do seu, Pedro (A) (B) (C) (D) (E) no fez flexo. fez 10 flexes. fez 20 flexes. fez 30 flexes. fez 40 flexes.
TSTDC-Conhecimentos Gerais5

Caderno de Prova H08, Tipo 005


17. Cinco equipes paulistas participam de um campeonato de futebol. Na ltima rodada, em que todos os times do campeonato disputaram um nico jogo, houve quatro partidas envolvendo pelo menos uma dessas cinco equipes. Nessas quatro partidas, foram marcados, no total, trs gols. Somente com tais informaes, correto concluir que o nmero de equipes paulistas que, na referida rodada, tiveram 0 a 0 como placar de seus jogos foi 20. A Seguradora Sossego veiculou uma propaganda cujo slogan era: Sempre que o cliente precisar, ter Sossego ao seu lado. Considerando que o slogan seja verdadeiro, conclui-se que, necessariamente, se o cliente (A) (A) (B) (C) (D) (E) 18. no mnimo 2 e no mximo 3. no mnimo 1 e no mximo 5. no mnimo 1 e no mximo 4. no mnimo 1 e no mximo 3. no mnimo 2 e no mximo 4. (B) (C) (D) (E) 21. tiver Sossego ao seu lado, ento no precisou. tiver Sossego ao seu lado, ento precisou. no precisar, ento no ter Sossego ao seu lado. no precisar, ento ter Sossego ao seu lado. no tiver Sossego ao seu lado, ento no precisou.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

Marina possui um jogo de montar composto por vrias peas quadradas, todas de mesmo tamanho. A nica forma de juntar duas peas unindo-as de modo que elas fiquem com um nico lado em comum. Juntando-se trs dessas peas, possvel formar apenas dois tipos diferentes de figuras, mostradas abaixo.

Em um concurso de televiso, h uma caixa fechada com nove bolas, sendo trs brancas, trs azuis e trs verdes. O participante responde nove perguntas do apresentador e, a cada resposta correta, retira uma bola da caixa. O participante, que s identifica a cor da bola aps retir-la da caixa, ganha o prmio do programa se conseguir retirar da caixa pelo menos uma bola de cada cor. Para que o participante tenha certeza de que ganhar o prmio, independentemente de sua sorte ao retirar as bolas da caixa, dever responder corretamente, no mnimo, Note que as duas figuras podem aparecer em diferentes posies, o que no caracteriza novos tipos de figuras. O nmero de tipos diferentes de figuras que podem ser formados juntando-se quatro dessas peas igual a (A) (B) (C) (D) (E) 6 perguntas. 7 perguntas. 9 perguntas. (C) (D) (E) 4. 5. 6. 7. 8.

(A) (B)

3 perguntas. 5 perguntas.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

22.

19.

Sobre uma prateleira retangular de 42 cm por 18 cm sero acomodadas embalagens de leite, que tm a forma de caixas retangulares de dimenses 6 cm, 9 cm e 15 cm. Todas as embalagens devero ter uma de suas faces totalmente apoiada na prateleira. Nessas condies, o nmero mximo de embalagens que podero ser acomodadas

Huguinho, Zezinho e Luizinho, trs irmos gmeos, estavam brincando na casa de seu tio quando um deles quebrou seu vaso de estimao. Ao saber do ocorrido, o tio perguntou a cada um deles quem havia quebrado o vaso. Leia as respostas de cada um. Huguinho Zezinho Luizinho Eu no quebrei o vaso! Foi o Luizinho quem quebrou o vaso! O Zezinho est mentindo!

(A) (B) (C) (D) (E)

11. 12. 13. 14.

Sabendo que somente um dos trs falou a verdade, conclui-se que o sobrinho que quebrou o vaso e o que disse a verdade so, respectivamente, (A) (B) (C) (D) Luizinho e Zezinho. Luizinho e Huguinho. Huguinho e Luizinho. Huguinho e Zezinho. Zezinho e Huguinho. 5

15.

(E)

TSTDC-Conhecimentos Gerais5

Caderno de Prova H08, Tipo 005


23. Em uma urna, existem 80 bolas. Em cada bola, est marcado um nmero inteiro diferente. Desses nmeros, 55 so pares e, dentre os mpares, todos so mltiplos de 3. Se em metade das bolas est marcado um nmero mltiplo de 3, a quantidade de bolas que esto marcadas com um nmero mltiplo de 6 igual a (A) (B) (C) (D) (E) 24. 15. 20. 25. 30. 40. Regimento Interno do Tribunal Superior do Trabalho 26. Requer qurum de dois teros dos votos dos Ministros do rgo Especial a (A) (B) (C) (D) (E) 27.
_________________________________________________________

aprovao, reviso e cancelamento de precedente normativo. declarao de inconstitucionalidade de lei. aprovao de emenda regimental. deliberao preliminar acerca de proposta de edio de smula. eleio dos Ministros para cargos de direo do TST.

_________________________________________________________

O Pleno do TST editou emenda regimental para acrescentar dispositivo ao Regimento Interno. Esse ato pode ser considerado formalmente INCORRETO, uma vez que a (A) (B) (C) (D) (E) alterao deveria ter sido realizada por ato regimental. alterao deveria ter sido realizada por resoluo. competncia para sua edio do Presidente do TST. competncia para sua edio do rgo Especial do TST. alterao deveria ter sido realizada por resoluo administrativa.

So mostrados a seguir os confrontos da fase quartas de finais de um torneio de basquete fictcio, disputado por equipes sul-americanas. Alm das equipes, esto indicados os pases aos quais elas pertencem. (1) Equipe A (Argentina) Equipe B (Brasil) (2) Equipe C (Uruguai) Equipe D (Venezuela) (3) Equipe E (Brasil) Equipe F (Brasil) (4) Equipe G (Brasil) Equipe H (Argentina) Na prxima fase do torneio (semifinais), os confrontos, a princpio, sero:
Vencedor do confronto 1 x Vencedor do confronto 2

_________________________________________________________

28.

Um Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) requereu licena para o perodo de 2 a 10 de agosto de 2011. Em 4 de agosto do mesmo ano ele proferiu deciso em um processo. Esse ato pode ser considerado (A) regular, se no houver contraindicao mdica, pois um Ministro licenciado pode proferir deciso em qualquer situao. regular, se no houver contraindicao mdica, desde que os demais Ministros concordem de forma expressa. irregular, pois em nenhuma hiptese um Ministro licenciado pode proferir deciso. irregular, pois, obrigatoriamente, deveria ter reassumido o cargo para tanto. regular, se no houver contraindicao mdica, desde que tenha havido pedido de vista antes da licena.

Vencedor do confronto 3 x Vencedor do confronto 4

(B) A regra do torneio, porm, prev que tais confrontos possam ser rearranjados: apenas no caso de haver exatamente dois times de um mesmo pas classificados para as semifinais, eles tero necessariamente de se enfrentar nessa fase, independentemente do arranjo definido em *. Nessas condies, caso a equipe E se classifique, seu adversrio nas semifinais ser necessariamente uma dentre as equipes: (A) (B) (C) (D) (E) 25. B ou C ou D ou G ou H. B ou C ou D ou G. G ou H. B ou G ou H. A ou B ou C ou D ou G.

(C) (D) (E)

_________________________________________________________

29.

Durante o perodo de frias, o Presidente do TST poder convocar, se urgente, sesso extraordinria, com antecedncia de (A) (B) (C) (D) (E) 72 horas, para julgamento de ao declaratria alusiva greve. 72 horas, para julgamento de recurso de revista. 48 horas, para julgamento de ao de dissdio coletivo. 48 horas, para julgamento de ao de dissdio individual. 72 horas, para julgamento de mandado de segurana.

_________________________________________________________

A soma dos dgitos do nmero 374 14, pois 3 + 7 + 4 = 14. O menor nmero inteiro e positivo que deve ser somado ao nmero 2970 para que se obtenha como resultado um nmero cuja soma dos dgitos seja igual a 2 (A) (B) (C) (D) (E) 970. 1130. 7031. 7130. 8030. 30.

_________________________________________________________

A determinao de incluso em pauta de julgamento de agravo regimental ao rgo Especial contra deciso do Corregedor-Geral da Justia do Trabalho compete (A) (B) (C) (D) (E) ao Ministro Presidente de Turma do TST. ao Corregedor-Geral da Justia do Trabalho. ao Presidente do TST. ao Vice-Presidente do TST. a qualquer Ministro do TST.
TSTDC-Conhecimentos Gerais5

Caderno de Prova H08, Tipo 005


CONHECIMENTOS ESPECFICOS Noes de Direito Constitucional 31. Considere as seguintes situaes hipotticas de atos administrativos das respectivas autoridades competentes: 34. Ao discorrer sobre os princpios constitucionais que devem informar a atuao do Ministrio Pblico, Pedro Lenza afirma que o acusado tem o direito e a garantia constitucional de somente ser processado por um rgo independente do Estado, vedando-se, por consequncia, a designao arbitrria, inclusive, de promotores ad hoc ou por encomenda (Direito Constitucional Esquematizado Saraiva 2011 p. 766). Trata-se do princpio (A) da independncia funcional do membro do Ministrio Pblico. da indivisibilidade do Ministrio Pblico. da unidade do Ministrio Pblico. do promotor natural. da inamovibilidade do membro do Ministrio Pblico. Noes de Direito Administrativo 35. Pode exercer poder de polcia (A) (B) (C) (D) (E) 36. o Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social BNDES. o Servio Federal de Processamento de Dados SERPRO. a Receita Federal do Brasil. a Petrleo Brasileiro S.A. PETROBRAS. o Banco do Brasil S.A.
o

I. Diego, naturalizado brasileiro, com 42 anos, notvel


saber jurdico e reputao ilibada, nomeado, aps regular aprovao pelo Senado Federal, pelo Presidente da Repblica e pelo Ministro do Superior Tribunal de Justia.

II. Joaquim, angolano, com idoneidade moral comprovada, adquire a nacionalidade brasileira aps residir no Brasil por seis meses ininterruptos. (B) (C) (D) (E)

III. Paolo, nascido na Itlia e naturalizado brasileiro no


ano de 2009, preso em flagrante no ano de 2011 aps se envolver comprovadamente com o crime de trfico ilcito de entorpecentes nos mbitos nacional e internacional. Paolo acaba extraditado, observado o devido processo legal, ao pas de origem.

IV. Lincoln, filho de Maria, brasileira, e Peter, americano, nasce na cidade de Miami, nos Estados Unidos e registrado na Repartio Brasileira competente. Lincoln ser considerado brasileiro nato, desde que venha residir no Brasil a qualquer tempo. De acordo com a Constituio Federal Brasileira, esto corretos os atos indicados APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 32.

_________________________________________________________

I, II e IV. II e IV. I e III. I, II e III. II, III e IV.

_________________________________________________________

No tocante aos direitos sociais, estabelecidos na Constituio Federal de 1988, NO se aplica, dentre outros, aos servidores ocupantes de cargo pblico, o direito (A) (B) (C) (D) (E) ao salrio-famlia pago em razo do dependente do trabalhador de baixa renda nos termos da lei. reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana. participao nos lucros, ou resultados, desvinculada da remunerao. ao salrio-mnimo fixado em lei, nacionalmente unificado. remunerao do servio extraordinrio superior, no mnimo, em cinquenta por cento do normal.

_________________________________________________________

Na literalidade da Lei n 8.112, de 1990, forma de provimento de cargo pblico (A) (B) (C) (D) (E) a readaptao. a contratao direta. a ascenso. a transferncia. o concurso interno.

_________________________________________________________

37.

_________________________________________________________

Segundo a literalidade do caput do art. 37 da Constituio de 1988, a Administrao pblica obedecer, entre outros, ao princpio da (A) (B) (C) (D) (E) moralidade. boa-f. proporcionalidade. razoabilidade. igualdade.

33.

Determinado Tribunal de Justia estadual possui rgo Especial composto por seu Presidente e mais 24 membros, provendo-se (A) (B) (C) 1/3 das vagas por antiguidade e 2/3 por eleio pelo Tribunal Pleno. 2/3 das vagas por antiguidade e 1/3 por eleio pelos demais membros do rgo Especial. metade das vagas por antiguidade e a outra metade por eleio pelos demais membros do rgo Especial. 2/3 das vagas por antiguidade e 1/3 por eleio pelo Tribunal Pleno. metade das vagas por antiguidade e a outra metade por eleio pelo Tribunal Pleno.

_________________________________________________________

38.

Compe a Administrao pblica direta da Unio (A) (B) (C) (D) (E) a Caixa Econmica Federal. a Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos. o Departamento de Polcia Federal. o Banco Central do Brasil. a Agncia Nacional de Aviao Civil. 7

(D) (E)

TSTDC-Tc.Jud.-Administrativa-H08

Caderno de Prova H08, Tipo 005


Noes de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho 39. Valdo empregado da escola de lnguas estrangeiras Good Luck exercendo a funo de auxiliar administrativo no departamento da tesouraria. A empregadora, alm de pagar o salrio mensal de Valdo, oferece, ainda, para o seu empregado curso de ingls completo, compreendendo nesta utilidade a matrcula, as mensalidades, os livros e materiais didticos, bem como o transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno. Segundo a Consolidao das Leis do Trabalho, no caso especfico de Valdo, (A) o curso de ingls, compreendendo a matrcula, as mensalidades e os livros e materiais didticos, constituiro salrio utilidade se forem oferecidos pelo prazo mnimo de 2 anos consecutivos. o curso de ingls, excluindo-se os livros e materiais didticos, constituir salrio utilidade se for oferecido pelo prazo mnimo de 2 anos consecutivos. as utilidades oferecidas pela empresa possuem natureza salarial, integrando a sua remunerao para todos os efeitos. as utilidades oferecidas pela empresa no possuem natureza salarial, no integrando a sua remunerao. somente o transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno no possui natureza salarial, no integrando a sua remunerao. 42. Bruno, jovem empregado da empresa X, visando exercer seu direito de votar nas prximas eleies, pretende se alistar eleitor. Neste caso, a Consolidao das Leis do Trabalho prev como sendo hiptese de (A) suspenso do contrato de trabalho a falta injustificada por at 2 dias, consecutivos ou no, para fins de alistamento eleitoral. interrupo do contrato de trabalho a falta injustificada por at 2 dias, consecutivos ou no, para fins de alistamento eleitoral. suspenso do contrato de trabalho a falta injustificada por at 3 dias consecutivos, para fins de alistamento eleitoral. interrupo do contrato de trabalho a falta injustificada por at 3 dias, consecutivos ou no, para fins de alistamento eleitoral. interrupo do contrato de trabalho a falta injustificada por at 3 dias consecutivos, para fins de alistamento eleitoral.

(B)

(C)

(B)

(D)

(C)

(E)

(D)

_________________________________________________________

(E)

43.

_________________________________________________________

40.

Xnia, empregada da empresa Z, j faltou 2 dias injustificadamente durante o seu perodo aquisitivo de frias. Nos 3 ltimos meses deste perodo aquisitivo, Xnia resolveu perguntar para sua amiga, Thais, advogada, quantos dias ela ainda poderia faltar injustificadamente, sem que suas faltas repercutissem no perodo de gozo de frias. Thais, respondeu para Xnia, que de acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, como ela j havia faltado, 2 dias, sem justo motivo, ela somente poderia faltar mais (A) (B) (C) (D) (E) 3 dias. 13 dias. 8 dias. 2 dias. 1 dia.

A empresa farmacutica W possui regulamento interno determinando os procedimentos que devem e no devem ser praticados pelos seus empregados no ambiente de trabalho. Neste regulamento interno consta a proibio de utilizar roupas escuras no ambiente de trabalho, em razo da higiene necessria para o ramo de atividade. Assim, os seus empregados devem utilizar uniformes brancos. Vnia, empregada da referida empresa, descumpriu o referido regulamento comparecendo ao servio com cala preta e blusa marrom sob o referido uniforme, porm aparente. Devidamente advertida, Vnia voltou a comparecer ao servio com cala preta, tambm aparente. Devidamente suspensa, Vnia compareceu ao servio com uma blusa vermelha sob o uniforme, porm, visvel. Neste caso, Vnia poder ser dispensada por justa causa, em razo da prtica de conduta configuradora de (A) (B) (C) (D) (E) incontinncia de conduta. improbidade. insubordinao. indisciplina. desdia.

_________________________________________________________

41.

Viviane, empregada da empresa Decore Ltda., trabalha diariamente quatro horas contnuas, no realizando horas extras. Sua empregadora no fornece intervalo intrajornada para repouso e alimentao. Considerando que a Conveno Coletiva de Trabalho da categoria de Viviane no possui disposies a respeito de intervalo intrajornada, a empresa (A) no est agindo corretamente, uma vez que a Consolidao das Leis do Trabalho prev, neste caso, a concesso de intervalo intrajornada de no mnimo 30 minutos. no est agindo corretamente, uma vez que a Consolidao das Leis do Trabalho prev, neste caso, a concesso de intervalo intrajornada de no mnimo 10 minutos. est agindo corretamente, uma vez que a Consolidao das Leis do Trabalho no prev a concesso de intervalo intrajornada quando a durao contnua do trabalho no exceder 4 horas. no est agindo corretamente, uma vez que a Consolidao das Leis do Trabalho prev, neste caso, a concesso obrigatria de intervalo intrajornada de no mnimo 15 minutos. est agindo corretamente, uma vez que a Consolidao das Leis do Trabalho no prev a concesso de intervalo intrajornada quando a durao contnua do trabalho no exceder 5 horas.

_________________________________________________________

44.

O contrato individual de trabalho de Daniel estabeleceu adicional noturno de 35% sobre a hora diurna. Aps 2 anos de labor, a empresa urbana empregadora e Daniel acordaram expressamente a reduo do referido adicional noturno para 30%. Neste caso, essa reduo (A) legal, uma vez que no se caracteriza como prejuzo para o empregado a reduo do adicional que no atingir o limite mnimo legal estabelecido na Consolidao das Leis do Trabalho. ilegal, uma vez que a Consolidao das Leis do Trabalho prev o adicional noturno de no mnimo 35%. ilegal, uma vez que a alterao do contrato de trabalho de Daniel resultou prejuzo para o empregado. legal, uma vez que a Consolidao das Leis do Trabalho prev o adicional noturno de no mnimo 30%. legal, uma vez que a Consolidao das Leis do Trabalho prev o adicional noturno de no mnimo 25%.
TSTDC-Tc.Jud.-Administrativa-H08

(B)

(C)

(B)

(D)

(C) (D) (E)

(E)

Caderno de Prova H08, Tipo 005


45. O processo G foi extinto sem resoluo do mrito porque o juiz indeferiu a petio inicial. O processo H foi extinto com resoluo do mrito tendo sido reconhecida a prescrio. E, o processo J foi extinto sem resoluo do mrito por ausncia de um dos pressupostos de constituio e de desenvolvimento vlido e regular do processo. Nestes casos, caber Recursos Ordinrio das decises proferidas nos processos (A) (B) (C) (D) (E) 46. G, H e J. H, apenas. G e H, apenas. G e J, apenas. H e J, apenas. 48. Considere os seguintes Tribunais:

I. Tribunal Superior do Trabalho. II. Supremo Tribunal Federal. III. Superior Tribunal de Justia. IV. Tribunal Regional do Trabalho.
De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, caber Embargos no Tribunal Superior do Trabalho das decises das Turmas que divergirem entre si, ou das decises proferidas pela Seo de Dissdios Individuais, salvo se a deciso recorrida estiver em consonncia com smula ou orientao jurisprudencial dos Tribunais indicados APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

Carmem Lcia, moradora da cidade satlite Gama, foi contratada pela Sede da empresa especializada em cerimnia matrimonial Casar Ltda., em Braslia, para exercer a funo de costureira. Aps a sua contratao, Carmem Lcia exerceu primeiramente suas atividades na filial da empresa na cidade de Vitria Esprito Santo. Aps 1 ano, foi transferida para a cidade satlite Palmas e, h 5 anos, foi novamente transferida para outra filial da empresa na cidade satlite Taguatinga, local em que exerce suas funes. Porm, Carmem Lcia vem sofrendo assdio moral praticado pelo seu superior hierrquico no ambiente de trabalho. Tal assdio est tornando insustentvel a manuteno do contrato de trabalho. Assim, Carmem Lcia pretende ajuizar Reclamao Trabalhista visando resciso indireta do seu contrato de trabalho. De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, Carmem Lcia dever ajuizar tal ao (A) tanto em Vitria, como nas cidades satlites de Palmas ou Taguatinga. na cidade satlite Taguatinga. em Braslia ou na cidade satlite Taguatinga. em Braslia.

I e IV. I e II. II e III. I, II e III. I, II e IV.


Noes da Administrao

_________________________________________________________

49.

Dentre os variados modelos de estratgia existentes, poucos so os que possuem utilidade para a rea pblica, em sua administrao direta, requerendo adaptaes para seu aproveitamento prtico. Considerando a realizao de um estudo para rgo da administrao direta federal, o TST, so modelos de estratgia que se aplicam contemporaneamente com mais preciso a estes tipos de rgos: (A) Retirada estratgica, sinnimo de modernizao da administrao pblica, a exemplo da privatizao e atuao baseada em liderana de custos. Cooperao, feita com alianas e parcerias e os paralelos possveis entre estratgias de diferenciao e de baixo custo. As anlises horizontal e vertical feitas a partir do modelo de cinco foras de Porter e a estratgia de liderana focada em diferenciao. Fuses e aquisies, expressando, respectivamente, a reorganizao de ministrios e o movimento de privatizao e o modelo de 5 foras de Porter. Estratgia de diferenciao competitiva e estratgia de nichos de mercado a exemplo de programas de descentralizao judiciria para atendimento regional.

(B)

(B) (C) (D) (E) 47.

(C)

(D) na cidade satlite Gama ou em Braslia. (E)


_________________________________________________________

No tocante a decadncia e a prescrio, considere:

I. Na decadncia h a perda do direito pelo decurso


do prazo e no a perda da exigibilidade do direito.

_________________________________________________________

II. A prescrio, assim como a decadncia, so temas


de direito material e no de direito processual, contudo, o reconhecimento da prescrio gera efeitos processuais.

50.

Considere as seguintes assertivas sobre gesto por processos na Administrao pblica:

I. Os funcionrios so parte importante dos problemas. Ao organizar-se por processos, os processos tomam esse lugar das pessoas.

III. Em regra, o prazo de prescrio para o empregado


urbano ou rural propor ao na Justia do Trabalho de 5 anos a contar da cessao do contrato de trabalho.

II. Na organizao pblica, pode-se buscar um funcionrio melhor. Na organizao por processos, podese sempre melhorar o processo.

IV. No

corre incapazes.

prescrio

ou

decadncia

para

III. Os processos tm o mrito de colocar o usurio, os


servios e o fluxo do trabalho na gesto da organizao. Caberiam num relatrio ou estudo sobre processos de um rgo da Administrao pblica federal o que consta em (A) (B) (C) (D) (E)

Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

III e IV. I e II. I, II e IV. I, II e III. I e IV.

II e III, apenas. III, apenas. I e II, apenas. I e III, apenas. I, II e III.


9

TSTDC-Tc.Jud.-Administrativa-H08

Caderno de Prova H08, Tipo 005


51. A gesto de projetos proporciona a possibilidade de ao e de controles teis ao gerenciamento de polticas pblicas. Na gesto de projetos, (A) comunicaes e riscos so os insumos para produzir o trabalho necessrio consecuo de projetos em qualquer esfera da Administrao pblica. h um esforo perene empreendido para criar produtos, servios ou resultados na gesto de entidades governamentais e empresas. escopo, tempo, custos e qualidade so os principais determinantes para o objetivo de um projeto, seja na esfera pblica ou privada. um projeto na rea pblica consiste na harmonizao entre tempo e dinheiro, mais que em materiais e competncias humanas. os processos de monitoramento e controle ocorrem at o incio da fase de encerramento de um projeto, no mbito da administrao pblica e da privada. 54. Para o exerccio de 2011, a dotao oramentria aprovada destinada aquisio de materiais de escritrio por uma entidade pblica era de R$ 25.000,00. No exerccio de 2011, houve as seguintes operaes: anulao parcial da dotao .................. R$ 4.000,00 despesa empenhada e liquidada ........... R$ 20.000,00 doao de material adquirido ................ R$ 3.000,00 pagamento............................................. R$ 8.000,00

(B)

(C)

(D)

Considerando as informaes acima, o valor inscrito em restos a pagar processado foi de (A) (B) (C) (D) (E) 10.000,00. 9.000,00. 6.000,00. 12.000,00. 13.000,00.

(E)

_________________________________________________________

52.

No caminho de sua modernizao, a Administrao pblica brasileira, especialmente na administrao direta, enfrenta ainda desafios relevantes em termos de modernidade, que podem ser apontados como problemas do ambiente interno da administrao direta federal. So eles:

_________________________________________________________

55.

I. A estabilidade funcional aps estgio probatrio e o


ambiente profissional pouco competitivo.

Com relao aos crditos adicionais, nos termos da Lei Federal no 4.320/64, correto afirmar que (A) o reforo de dotaes oramentrias ser feito mediante crdito adicional especial. os crditos especiais tero vigncia no exerccio em que forem abertos e independem de autorizao legislativa. os crditos adicionais extraordinrios destinam-se a despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica e sero autorizados por lei. somente para os crditos adicionais extraordinrios, a abertura depende da existncia de recursos disponveis para ocorrer a despesa e ser precedida de exposio justificativa. a abertura dos crditos suplementares e especiais depende da existncia de recursos disponveis para ocorrer a despesa e ser precedida de exposio justificativa.

II. Desafios profissionais pouco atrativos e baixo risco


quanto a colocar-se em cheque o cargo por ineficincia de desempenho.

(B)

III. Excesso de reas funcionais e de nveis hierrquicos, treinamentos e capacitao sem foco no cotidiano. Genericamente, so verdadeiros os problemas mencionados em (A) (B) (C) (D) (E) (C)

I e III, apenas. II, apenas. I e II, apenas. I, II e III. II e III, apenas.


Noes de Oramento Pblico

(D)

_________________________________________________________

(E)

53.

As emendas ao projeto de lei do oramento anual ou aos projetos que o modifiquem, nos termos da Constituio Federal, dentre outros, somente podem ser aprovadas caso (A) (B) sejam compatveis com as metas fiscais estabelecidas no projeto de lei oramentria. apresentadas na Comisso de Oramento da Cmara dos Deputados, que sobre elas emitir parecer para apreciao pelo Plenrio do Congresso Nacional. indiquem os recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de excesso de arrecadao previsto para o exerccio financeiro a que o projeto se referir. sejam relacionadas com as despesas de capital, desde que no alterem as metas estabelecidas no Plano Plurianual. indiquem os recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de anulao de despesa, excludas as que incidam sobre dotaes para pessoal e seus encargos; servio da dvida; transferncias tributrias constitucionais para Estados, Municpios e Distrito Federal.

_________________________________________________________

56.

Em relao execuo do oramento pblico, nos termos da Constituio Federal, vedada a (A) realizao de despesas ou a assuno de obrigaes diretas que excedam os crditos oramentrios ou adicionais. utilizao dos recursos que, em decorrncia de veto, emenda ou rejeio do projeto de lei oramentria anual, ficarem sem despesas correspondentes, mediante crditos adicionais ou suplementares. arrecadao de receitas no previstas na Lei Oramentria Anual. abertura de Crditos Adicionais para despesas no autorizadas na Lei Oramentria Anual. realizao de despesas de capital nos ltimos seis meses do mandato do governante.
TSTDC-Tc.Jud.-Administrativa-H08

(B)

(C)

(D)

(C)

(E)

(D)

(E)

10

Caderno de Prova H08, Tipo 005


Noes de Gesto de Pessoas 57. Em contraste com as abordagens comparativas de avaliao de desempenho, as abordagens absolutas especificam padres exatos de medio. Das abordagens absolutas, o mtodo que se utiliza de frases qualitativas e no de informaes quantitativas, dificultando assim sua aplicao em decises de avaliao, denomina-se (A) (B) (C) (D) (E) escala grfica. administrao por objetiva. comparao em pares. incidentes crticos. classificao ancorada no comportamento.

_________________________________________________________

58.

Teorias situacionais ou contingenciais apontam para dois tipos de liderana: as orientadas para pessoas e as orientadas para (A) (B) (C) (D) (E) liberdade. recompensas. autoridade. tarefas. poder.

_________________________________________________________

59.

Sobre motivao, correto afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) auto-realizao uma necessidade que se liga estima e considerao para ser atenuada. pagamento de salrio considerado fator motivacional. necessidades humanas so o foco central da teoria dos dois fatores. motivao algo intrnseco, embora alguns estudiosos acreditem ser discutvel essa posio. motivao depende da necessidade financeira, considerada na teoria como necessidade bsica.

_________________________________________________________

60.

Em relao cultura organizacional, correto afirmar que (A) valores e comportamento so parte do nvel visvel, e as convices e premissas integram o nvel invisvel. as premissas e valores so parte do nvel visvel, e o comportamento integra o nvel invisvel. o nvel visvel da cultura o de comportamento, enquanto que no nvel invisvel esto os valores, as premissas e as convices. convices e premissas so parte do nvel visvel da cultura, enquanto que valores so parte do nvel invisvel. valores, convices e premissas fazem parte do nvel visvel da cultura, e o comportamento, do nvel invisvel. 11

(B) (C)

(D)

(E)

TSTDC-Tc.Jud.-Administrativa-H08

You might also like