You are on page 1of 47

1

INDICE:
1 AULA: CARACTERISTICAS DO SOM 2 AULA: RESPIRAO 3 AULA: AQUECIMENTO VOCAL 4 AULA: VOCALIZES 5 AULA: AFINAO 6 AULA: PRONUNCIAO OU ADQUIO 7 AULA: DIAFRAGMA 8 AULA: GARGANTA OU FALSETE 9 AULA: NOTAS MUSICAIS 10 AULA: MELODIAS E ACOMPANHAMENTO 11 AULA: POTNCIA VOCAL 12 AULA: ACORDES 13 AULA: VALOR PRTICO DAS NOTAS 14 AULA: VOZES DAS NOTAS 15 AULA: COMPASSO 16 AULA: INTERPRETAO 17 AULA: MICROFONE 18 AULA: VARIAO DO TOM 19 AULA: ESTILOS MUSICAIS 20 AULA: CONCLUSO.

PERFIL:

Cantora.Compositora e Produtora Musical Renata Silva Formao: Formada Pelo Conservatrio Estadual de Msica Pela Unicor ( Universidade de extenso em Trs coraes) em Licenciatura em Canto. Curso Aprimorao em Msica Gospel no Rio de Janeiro Curso de Tcnica para Mestres em Diadema So Paulo Curso de Oratria e Locuo em Vazante Minas Gerais. Experincia: Atua 10 anos como Produtora Musical 5 Cds gravados 200 musicas Registradas como Compositora na Biblioteca Municipal do Rio de Janeiro Mais 100 musicas gravadas por mais de 150 cantores em alguns Pases entre eles: ( Brasil, Japo, Estados Unidos, Paraguai, Canad, Frana, Argentina, Mxico, Itlia, Portugal e outros...

1 AULA
Caractersticas do som
Os estudos sobre os fenmenos e leis inerentes a produo e propagao do som, so realizados pela Acstica umas das ramificaes da fsica, tal com tambm pela fisiologia que busca explicar como os rgos sensoriais humanos captam e desenvolvem em estmulos nervosos estes sinais que so decodificados pelo nosso crebro. Quando fazemos vibrar a matria de qualquer corpo estamos produzindo intencionalmente sons, A partir disto este se propaga pelo meio circundante ( o ar o meio mais propicio para a propagao do som) em ondas que partem do corpo vibrado e espalham produzindo som. O som ou onda sonora o resultado desta conseqncia de impulsos e repousos, to rpido que apenas percebemos a sua continuidade, e nunca com algo em descontinuidade, sim em no, presena e

ausncia. Todo som ou freqncia sonora possui naturalmente quatro elementos bsicos prprios a existncia do mesmo: ELEMENTOS BSICOS DO SOM Altura sonora (meldico-harmonica). a sensao particular de que cada som nos propicia, se ser mais grave ou agudo leve ou pesadoque outros. Esta sensao de altura sonora o resultado de freqncia( de impulsos e repousos) com quem cada onda produzida pelo corpo vibrado propaga. Quanto maior a freqncia com que ela retoma, em um determinado tempo( mais rpido) mais agudo o som tende a ser, e assim o percebemos:e quanto menor for a frequncia ( mais lento) mais grave tende a ser. DURAO: Todo som queiramos ou no possui naturalmente uma durao. O som propaga-se no espao de um lugar a outro, e no tempo enquanto dura, a altura e durao sonora so caracterstica fundamentais de todo fenmeno sonoro. TIMBRE Sentimos tambm que o som de um violo por exemplo diferente do som de um trompete Sentimos que todo instrumento ou fonte sonora tem uma personalidade prpria, uma cor prpria algo que o distingue dos demais, mesmo quando todos esto na mesma altura sonora ou durao. Mais porque isso ocorre? O fato que quando estamos a escutar um determinado som, o nosso ouvido no esta sendo tocado apenas por uma onda sonora, mais por um feixe mltiplo desta que, na sua combinao formam um s som. INTENSIDADE SONORA Temos tambm aqueles sons que parecem nos querer agredir os tmpanos, de to forte que nos tocam, e outros que se nos apresentam de forma menos intensa, mais suave. a este fator, a fora , a energia, que o som nos apresenta que denominamos de intensidade sonora, natural a cada som,. Esta intensidade resultado da fora do grau de energia que uma fonte sonora coloca ao emitir uma onda sonora, Este fenmeno pode ser constatado atravs da medio de sua amplitude da onda sonora. como se chutssemos uma bola se colocssemos mais fora no chute ela subir mais alto ou atingira o goleiro com mais violncia e vice-versa. deste elemento fundamental que so compostos todos os sons em todos os instrumentos.

Quando falamos ou cantamos de maneira correta estamos praticando uma arte ou cincia muito importante, inclusive para a sade. Em geral todos que podem falar tambm podem cantar, nunca demasiadamente cedo ou tarde para comearmos estudos de tcnicas vocal. Ento resumindo as qualidadades do som so: TIMBRE: Diferena entre os sons Ex: violo, teclado, e etc.. ALTURA: Sons graves Mdios e Agudo INTENSIDADE: Sons Forte e Piano Sons curtos e E AINDA TEM UM COMPLEMENTO QUE A DURAO QUE SO:

longos.

2 AULA
RESPIRAO
Quem no ouviu aquela citao clssica de marcha Barriga pra dentro e peito pra fora na hora respirar? A est o mal-entendido. Na hora de inspirar (receber) o ar o sujeito estufa o peito e espreme as tripas fazendo com que o diafragma se retraia impedindo que o oxignio entre tranqilamente. E depois para expirar (soltar) o ar que mal entrou, ele incha a barriga de nada sem contar a careta que faz. A forma correta de trabalhar a respirao receber o ar (de preferncia pelo nariz) em boa quantidade. Na hora de soltar o ar, use o nariz (e a boca quando for cantar). O diafragma um grande auxiliar para a respirao. Trata-se de um msculo localizado prximo ao abdome que se estica e encolhe conforme nossos impulsos. Ao relaxar, ele abre a caixa torcica para guardar o ar e a fecha ao se encolher. O diafragma tambm movimenta os pulmes, que por sua vez elimina o gs carbono do corpo junto com o ar. Na verdade, quando inchamos ou retramos a barriga por prpria vontade, com ele quem trabalhamos. Para uma boa projeo da voz no canto necessrio obter o controle da respirao. Para realizarmos uma respirao correta, devemos estar numa postura adequada, pois a postura e a respirao andam juntas. A inspirao devera ser sempre nasal pois o nariz funciona como um filtro de ar. Se inspirarmos pela boca, estaremos todas as impurezas podendo ocasionar doenas inflamatrias do aparelho respiratrio. Utilizaremos para o canto a respirao chamada DIAFRAGMATICA, COSTODIAFRAGMATICA, ou ABDOMINAL-INTERCOSTAL. Devemos inspirar pelo nariz e canalizarmos esse ar em direo regio abdominal ( enchendo a barriga de ar) importante que os ombros e o peito no se movam. Expire pela boca observando que enquanto o ar expelido a barriga vai esvaziando lentamente at chegar ao normal. Ateno!! Cuidado para no utilizar o ar de reserva , ou seja, no pressione a barriga forando-a a se esvaziar mais depressa que o normal, pois este feito poder causar mal estar. EXERCICIO PARA CONTROLE DA RESPIRAO.

1- Inspire lentamente ( pelo nariz) at encher bastante as paredes abdominais 2- Coloque uma folha de papel frente a boca e expire lentamente 3- Observe que a folha esta inclinada para frente 4- Sopre at que o ar se termine totalmente

Lembre-se : Este tipo de respirao novidade, para muito de vocs, sendo assim: no dever ser usado no dia a dia sem que haja necessidade. Em caso de dvida fale com a professora estarei sempre disposta a ouvir.

3 Aula: AQUECIMENTO VOCAL como o nome j diz, um aquecimento prvio da voz ou simplesmente a preparao da voz para o uso por um tempo prolongado e intenso. Podemos aquecer nossa voz atravs de sons que iro massagear nossas pregas vocais( que so msculos ) que como todo msculo precisam ser preparados e aquecidas antes de serem utilizadas na sua plenitude Lembrem-se que este pr aquecimento pode ( e deve) ser feito no s pelos cantores mas tambm por todos os profissionais da voz, ou seja todas as pessoas que trabalham falando.

Aquecimento vocal Esse exerccio serve para desenvolver o controle vocal dos sons. importantssimo para odesenrolar da voz. 1. Encha as bochechas de ar e massaje o queixo com o polegar em crculos pequenos. 2. Encha uma bochecha de ar e empurre-o dentro da boca, de bochecha em bochecha, cerca de dez vezes em cada uma delas, sem mexer o maxilar. Pode ajudar com a mo, segurando as bochechas, para evitar mexer o maxilar. 3. Abrindo ligeiramente a boca, comprima o interior de cada bochecha, alternadamente, com a ponta da lngua. Repita dez vezes. 4. Faa estalidos com a lngua, colocando-a entre o palato duro e a base da lngua.

5. Abrindo ligeiramente a boca, solte o maxilar. Estique a lngua at conseguir chegar ao queixo. Conte mentalmente at dez. Repita o ponto 4. 6. Mantendo o maxilar solto, estique a lngua tentando chegar ponta do nariz. Conte mentalmente at dez. Repita o ponto 4. 7. Mantendo o maxilar solto, estique a lngua horizontalmente para fora e recolha-a rapidamente. Repita dez vezes. Repita o ponto 4. 8. Com o maxilar solto e a boca ligeiramente aberta, empurre suavemente o cano da laringe, com os dedos, de um lado para o outro. Inspire armazenando o ar na regio abdominal, como vocs j aprenderam at que a barriga esteja repleta de ar. Agora solte o ar aos poucos e utilizando o som: prrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr Observe que neste exerccio a lngua deve vibrar bastante!! Caso a sua lngua no vibre e voc esteja forando para emitir este som, PARE! Pois estar fazendo de forma errada. No faa o exerccio se tiver dvida pergunte a professora. Mas se voc conseguiu emitir o som com a vibrao constante da lngua repita este exerccio todos os dias pelo menos durante 10 minutos. Se for cantar em uma apresentao por muito tempo, pr aquea sua voz durante 20 minutos( no mnimo antes de comear a cantar. Pode-se tambm utilizar outras consoantes que possibilitam o mesmo efeito como, por exemplo, o som: Trrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr Como voc fosse imitar o som do telefone( Trrrriiiiiiiiiimmmmmmmmmmm) Mas tambm lembrando de prolongar bastante os erres(rrrrrrrrrrr) at acabar o mmmmmm.

4 AULA VOCALIZES: CD Vocalizes so pequenas frases musicais que utilizamos como exerccio para o treinamento da voz.Veja a seguir alguns pontos fundamentais para executar qualquer vocalize:

10

Mantenha uma atitude relaxada (mas no "largada"). Sua coluna deve estar reta, e seu peso distribudo uniformemente sobre as duas pernas. Rosto, pescoo e ombros devem estar livres de tenso. Se puder, faa antes algum exerccio de relaxamento. Controle a respirao de acordo com as instrues de seu professor de canto. Se possvel, faa antes dos vocalizes alguns exerccios respiratrios. Procure bocejar antes dos exerccios. Durante o bocejo, voc eleva naturalmente o palato e abaixa a base da lngua; alm disso, o som do bocejo um excelente modelo para a sonoridade da voz cantada. Pea sempre a opinio do seu professor sobre a execuo e os resultados dos vocalizes. Pea a a ela que oriente voc sobre a extenso dos exerccios. Ateno: Esteja sempre atento para no abusar da sua voz. S o seu professor pode determinar a hora de expandir os seus limites vocais. Os vocalizes aqui apresentados destinam-se apenas a treinar o que j feito em aula. Lembre-se que voc est apenas aquecendo sua voz portanto, no preciso colocar muito volume nos exerccios. 5 AULA AFINAO: Para cantar preciso principalmente afinao, vamos comear agora a trabalhar os vocalizes com afinao, vamos trabalhar mais a sua voz, a partir de agora vamos iniciar um segmento de exerccios feitos para voc que as vezes tem alguma dificuldade em pegar o tom da msica com esses exerccios voc vai aprender a cantar dentro do tom sem desafinar, ento vamos comear: Como regra geral, subir uma escala, a intervalos ascendentes : aumentar a presso, alargar as cavidades de ressonncia, dirigir o sopro para cima e para trs, acima do vu palatino, tanto no grave como no agudo, de modo que a sensao de tremor vibratrio esteja sempre localizada no alto. Descer a escala, controlar a descida da laringe, mas sem deixar cair a zona de ressonncia, nem a presso e sem fechar as cavidades de ressonncia. Na subida dos sons, a maioria dos cantores se preocupa principalmente com as notas agudas. Se elas so difceis, isso pode ter as razes mais variadas. Pode ser que elas estejam comprimidas, que haja falta de homogeneidade. sempre por que a adaptao ao treinamento, no seu

11

conjunto, no foi progressiva. Pode ser que a voz passe rapidamente, suba e desentoe. Para evitar este defeito, preciso manter a respirao baixa no grave, dar pouca presso e, no entanto, no reter o sopro; no se trata de parar a atividade mas somente economiz-la, mantla, e cuidar da direo do sopro.

s vezes, o cantor canta desafinado por outros motivos. A voz sobre sobretudo no final das frases ou sobre uma nota sustentada muito tempo. As cordas vocais coaptam fortemente, a voz Fica comprimida, o cantor exerce presso.

Algumas pessoas, quando esto interessadas em fazer aulas de canto, geralmente perguntam se possvel que algum que seja desafinado aprenda a cantar. Eu acredito que existam pessoas que so agraciadas com o presente da msica logo ao nascer, j nascem com talento musical. Mas, se essas pessoas passarem a vida toda sem nenhum estmulo musical, elas nunca sabero que possuem esse talento musical.Por isso, eu creio que a principal arma para aprender cantar afinado aprender a ouvir. Isso mesmo,ouvir. A maior parte daquelas pessoas que se dizem desafinadas, tem dificuldade em ouvir a si mesmas e ouvir os outros. Mas, afinal, o que cantar afinado?Podemos dizer que um cantor afinado quando ele reproduz as notas propostas da maneira certa.Nossas cordas vocais produzem a voz, que por sua vez produzem as ondas sonoras. O som formado por vibraes e possui uma certa freqncia (quantidade de vibraes por segundo).Existe um padro de afinao ocidental pelo qual afina-se o l em 440 Hz(Hz =vibraes por segundo).Podemos definir ento que cantar afinado reproduzir a mesma freqncia que foi proposta numa melodia, seja ela cantada ou tocada. Da a

12

grande importncia de aprender a ouvir. Mas como posso saber seno tenho nenhum problema de audio? Existem alguns "sintomas" que podem ser observados:- Sempre pedir para que o outro repita : " O que voc disse? ";- Assistir TV ou ouvir o rdio num volume muito alto;- No conseguir identificar uma fonte sonora, isto , no conseguir descobrir de qual direo est vindo o som;Falar sempre num volume muito alto ou ento muito baixo Por isso recomendvel quelas pessoas que percebam alguma dificuldade fazer uma udio fonaudiologa a que um exame de audio para se certificar de que est tudo certo.Vamos analisar alguns fatores que podem interferir na hora de cantar afinado. J falamos sobre a importncia de ouvir. Vamos partir do princpio de que fisicamente no existe nenhum problema com a audio mas mesmo assim, voc no consegue afinar sua voz.O primeiro passo aprender a ouvir internamente, deixar com que o som entre no apenas no seu ouvido, mas na sua cabea. muito importante ter conscincia do que se est ouvindo, aprender a identificar o som que est ouvindo; por exemplo: este determinado som agudo ou grave? um som de longa ou curta durao? preciso aprender a pensar no som que se est ouvindo e tentar identific-lo.O prximo passo a prtica. Comece a ouvir aquelas msicas que voc j conhece e gosta, damaneira como foi orientada no pargrafo anterior. Figura 29 - Elevao do vu palatino e alargamento das cavidades de ressonncia. Outras vezes canta muito baixo, por conta de uma m adaptao respiratria. Por falta de sustentao, o sopro no resiste e gasto rapidamente. As cordas vocais captam mal e as cavidades de ressonncia no mantm a postura. A voz velada. Por todas estas razes, pode ser que o cantor no consiga sustentar um som sem desafinar. Em todo caso, o cantar desafinado causa sensaes bem diferentes daquelas que so consideradas normais quando se canta certo. O cantor deve poder reconhec-las. Ele precisa sentir se est desafinando, pois ele pode no ter conscincia deste fato. Se liga nessa O grande maestro do nosso corpo o crebro e dele parte todos os impulsos (ordens) a serem obedecidos pelos rgos. Concluso, o estado de esprito fator determinante na hora de soltar a voz. Ento, voc ter dificuldades em entrar no palco sabendo que seu cunhado bateu com seu carro. Do mesmo modo, no faria melhor se soubesse que seu filho ou filha acabou de nascer (e quem iria ao palco depois de um acontecimento desses?). Como j dissemos, a concentrao define a afinao. Isso porque a distrao faz o crebro perder o controle da vibrao das cordas vocais que coisa muito sensvel. Alm do mais, se as cordas no forem bem adestradas no produzem o som esperado. Por isso que tem gente que no tem afinao;

13

no tem controle sobre os rgos. Se voc um deles e quando quer cantar um A sai um , esquea seu passado e se prepare para sua nova carreira. S assim dessa forma voc no poder aprender a cantar. Independncia do Ouvido Um dos maiores problemas dos msicos que recm esto comeando na arte da msica a independncia do ouvido. Como difcil para um leigo tirar aquela msica favorita daquele grupo favorito. "Puxa, s de ouvir aquele grupo j d um n na cabea de tanta dissonncia". Essa frase j trivial para os iniciantes, principalmente para aqueles tem um gosto refinado para msica profissionalssimos em harmonia.Portanto, necessrio que o msico pratique o ouvido, e a maneira mais simples comear aos poucos. Adquirir segurana nos acordes naturais e nos relativos, e da em diante comea uma caminhada que,acredite, no to longa assim. Oua bastante diversos estilos de msica mas ateno, no fique preso a um estilo nico, isto pode provocar uma dureza no ouvido, pois cada estilo de msica costuma utilizar certos tipos de acordes caractersticos, desde Rock, Balada, Pop, Baio, Reggae, Funk, Jazz, Blues, o que voc puder ouvir e procure notar como os acordes so empregados.Inicialmente voc vai achar meio estranho, s vezes parece impossvel decifrar o acorde, mas no .Procure, com o seu instrumento, a tonalidade da msica, e ento tente tirar um coro ou refro, e s desista quando conseguir. Uma boa dica prestar bastante ateno no contra-baixo, pois toda a levada rtmica e definio harmnica a responsabilidade dele. Percepo Esta a rea mais intimamente ligada com a afinao, pois diz respeito ao desenvolvimento do ouvido musical. Qualquer som emitido na natureza uma vibrao, portanto uma freqncia.Notas musicais nada mais so do que freqncias, emitidas de maneira ordenada dentro da faixa de percepo do ouvido humano. Se o ouvido musical no for treinado, o ato de cantar estar seriamente comprometido.Neste caso, vale ressaltar que percepo basicamente sinnimo de concentrao. Ns trabalhamos com dois tipos de memria: memria fotogrfica e memria motora. A memria fotogrfica registra os fatos,enquanto a motor simplesmente repete aquilo que registramos.Quanto mais concentrados estivermos no fato, mais facilmente este ser incorporado, e maisrapidamente a memria motora estar atuando. Por isso importantssimo que na hora de se trabalhar a memria fotogrfica o objeto de estudo seja registrado sem erros. Isto vale no s na percepo, mas tambm na incorporao da respirao, articulaes e tcnicas de canto, que devem ser estudadas em perodos curtose vrias vezes ao dia, sempre com regularidade e

14

disciplina, para que surtam efeito. No caso da percepo, os exerccios sero elaborados em cima dos intervalos musicais, dentro da tessitura vocal do aluno. Os vocalizes tambm ajudam muito nesse processo. Cantar tremido ou no ? Quando cantamos em coro jamais cantamos com voz tremida O principal objetivo de cantar em coro tentar de certa forma nos encaixar e harmoniar com as outras vozes, nunca deixe que sua voz sobressaia pelo contrario com que sua voz ressoe em um conjunto ao todo. No obrigatrio que o bom cantor cante tremido isso uma particularidade de cada cantor. 6 AULA AULA DE PRONUNCIAO OU ADQUIO: Voc acha que pronuncia todas as vogais e consoantes enquanto canta? Enquanto tem tanta gente querendo aprender a cantar h outras que, se quer, sabem falar. Uma propriedade fundamental da voz a clarividncia. Se voc fala e por trs vezes a outra pessoa no entende e pede para repetir no quer dizer necessariamente que ela seja surda. Voc pode no estar pronunciando bem o que fala. Veja essa: Dois sujeitos que no se entendiam se cruzaram: -- Oi Fulano, tu vais pescar? -- No Cicrano, eu vou pescar. -- Ah bom. Eu pensei que fosse pescar. Se bem que nesse caso, os dois eram surdos mesmo. Dizem que mineiro to preguioso que nem falam a palavra toda. Discordo disso porque no so apenas os mineiros.

15

O fato que devemos ter mais qualidade ao pronunciar os verbetes. D ateno especial a todas as silabas para que fique claro o que quer dizer. Enrolar a fala prtica de quem esqueceu a letra da msica na hora do show. No entanto, a clareza um dos quesitos avaliados os calouros. Cuidado para no fazer a juno de duas ou mais palavras na hora de falar. Isso pode deturpar o significado da mensagem. Espie essa clssica cantada (e funciona): , meu bem; meu corao por ti gela!. Pronuncie as ultimas palavras juntas e confira o resultado (um belo fora). Ateno especial com palavras iniciadas vogal. No caso de Amrica, p exemplo, separe bem o A de me. J em Ambrsio diferente; separe Am de br. Palavras terminadas em te no so iguais que com t. No primeiro caso o e deve soar bem, enquanto que no outro o som rpido e quase imperceptvel. Exemplos; carinhosamente e pierrot. Alis, letras consoantes como d, f, p, t, e v isoladas no fim da slaba no devem ser pronunciadas como so faladas no alfabeto. No ABC lemos v como v. Porm, na palavra Tchaikovsky seu som um v rpido. A onomatopia (representao escrita dos sons) zzzzzz no deve ser lida como zzz.... Apenas como o som seco de z prolongadamente. Em geral, respeitando a diviso silbica, procure falar mais ou menos articuladamente. Ou melhor, ar-ti-cu-la-da-men-te. Isso vale para quando for cantar tambm. Palavres (palavras enormes) devem ser ligeiramente divididos em duas ou trs silabas na hora de serem pronunciadas. Ex. Tessalonicenses pode lido com uma diviso bem rpida em Tessalo-nicenses Apresentamos a seguir exerccios para a correco das articulaes de todas as consoantes. Devem ser lidas inicialmente muito devagar, exagerando as articulaes at que possam ser recitadas rapidamente e com muita nitidez. 1 - CONSOANTES OCLUSIVAS M . Minha me mandou-me marcar mesa na melhor e mais moderna manjedoura de Madrid. P . Para pr painis nas portas, o Paulo preparou pedaos de papel pardo pintado.

16

NH. Tenho um ninho com um casalinho de passarinhos num pinheiro da minha cunhada Tininha. N . No necessitamos de nenhuma norma que negue o nosso natural narcisismo. T .Em Tavira, o Tiago temperou trs toneladas de tomates com tmaras para turistas tipicamente Tailandeses. D .David, deixa-me dar dona Dina dois damascos doces e deliciosos. C .O caador caava coelhos com cascas de castanhas cozidas com canela e cominhos. Q .O Quim quis um queque de queijo e agora quer uma queijada quente. G . Guilhermina deu um grande grito ao grotesco gato gordo que gostava de gomas. F .Filomena e o filho foram fantstica festa de Faro onde focas farejam flores e fazem furor. V . O vocalista voltou-se no vazio e viu o vandalismo do vampiro vitorioso na vila vasta e verde. S . A Snia sussurrou ao Simo que soltasse a serpente sibilante no silvado do seminrio. Z . A Zebra do Z Zarolho zangou-se e zarpou ziguezagueando pelo Zimbabwe. J . Em Janeiro, o Joo jantou no jardim e jogou jasmins junto janela da jovem Julieta. CH . Chovia quando Xavier chegou com o chapu axadrezado e chamou a Xana para o ch da China. L. A luz lmpida da lmpada ilumina os lbios lnguidos da Luisa que lambe o licor de laranja que Leonel levou. LH . O fedelho do coelho meteu o bedelho no entulho e a filha do Fialho, que malhava o milho no atalho, deu-lhe com o malho. R . Paira no ar e na areia o aroma da caruma que cura a ira do Fara de faro apurado. O Ferreira carrega no carro carradas de rosas roxas e roms para a fanfarra de Torres. O vento veloz varre a varzea com violncia, verdugo vingativo vergosta vigoroso o vale que reveste votuverava O turco tatuado e tagarela com o tabuleiro a tiracolo troca tudo pelo triplo: taramelas, tintas, trelias, talism, tetias e tesouras.

17

Danam depressa e disciplinados os dez dedos delgados da datilografa desengonada que decifram os documentos da dspota draconiano para o dirio do deputado demagogo. A ararataca aramada da chacara apanha araracangas Esteves, celebre tentente genovs desfere fremente ferretes e rebenques. Rififi piquiribi viril chicrim e tinguimirim inimicissimos de pirlimpimpim. O osso do torso do malosso morto do lado do poo O grugru do murucutus tuputus mutuns e urumutuns Lan lena , lina, lola, levam nila e madalena as salinas solonetas para ver a lua em plenitude. Na noite de natal ningum ninguem notou o ano aniceto nanando a nenezinha Leonel leva o animal indcil pelo alarme da marginal Abelhas laboriosas em tumulto coletivo colhem o plem para o delicioso mel de suas colmias. O rato, a ratazana, o ratinho e o rato roem as ricas roupas e rasgaram rutilas rendas da rainha urraca de romberral. 66 serras serram 66 cerejeiras, 66 serras serraro 66 cerejeiras. As bruzundangas do bricabraque do brando abrangem broquis de bronze. ATENO NUNCA CANTAMOS COM SOTAQUE! 7 AULA DIAFRAGMA Pessoal o seguinte se lembram de um exerciciozinho de pegar uma cadeira e sentar na beira etc..? pronto vamos usa-lo. Isso serve para dar fora ao diafragma e abrir as costelas atrs.

1- Sentado na ponta da cadeira com os braos sobre o joelhos bem relaxados e com as mos quase encostando no cho.. puxe o ar PELO NARIZ at onde conseguir... no force muito, tente puxar o ar pra atrs nas costas, seu abdmen deve encher. Bom no fixe sua ateno no abdmen o lance a abrir as costelas atrs... depois da inspirao solte em SSSSSSSSSSSSSS.... sakaram? Repita esse exerccio umas 10 vezes no mnimo todos os dias... 2- Esse a mesma coisa do outro a diferena que voc deve por a mo atrs das costas nas costelas quando for fazer o SSSSSSSSSSS... e no faa tudo junto faa SSS...SSSS...SSS..SSS...SSS... voc deve sentir o trax inchando na palma de sua mo

18

expanda bem o ar pra q v bem atrs nas costelas.

3-Agora imitar tipo uma pessoa que vai voar! Isso mesmo! Relaxe seus braos e deixe-os cair sobre a parte exterior das cochas.. agora inspirando o ar v puxando o ar at que os braos fiquem da altura dos ombros... puxe um pouco de ar at onde conseguir mais no force... Lembrando que o ar deve se puxado pelo nariz... Se liga aquele osso que junta as costelas da parte de frente? Quase no corao? Pronto ai +/- que vcs devem sentir o ar... tente encher o Maximo possvel mais no force.. outra coisa Na hora inspirar! NUNCA EM hiptese alguma LEVANTE OS OMBROS... se tiver levantando volte ao exerccio 1. depois que encheu bem o trax.. solte o ar (expirao)... Vale lembrar QUE DEVE DEIXAR A POSTURA RETA! PERFEITA! ESTUFE O PEITO MAIS NO LEVANTE O OMBRO!!! Repita esse exerccio umas 10 vezes no mnimo todos os dias... 4- Nesse repita mesmo procedimento do trs.. s que na hora de expirar faa os som das vogais.. primeiro AHHHHrrr! Depois EHHHRRrrr!!! Assim por diante.. como se fosse um susurro... Repita esse exerccio umas 5 vezes no mnimo todos os dias pra cada vogal. 5- Nesse repita mesmo procedimento do trs .. s que na hora de expirar ponha o Ssssss...... continuo... Repita esse exerccio umas 10 vezes no mnimo todos os dias... 8 AULA GARGANTA OU FALSETE Falsete ( Do italiano falsetto = "tom falso") o registro vocal por meio da qual o cantor emite, de modo controlado (no natural, por isso "falso"), sons mais agudos ou mais graves que os da sua faixa de freqncia acstica natural (tessitura). assim chamada por depender diretamente do conjunto de msculos intrnsecos da laringe. especialmente usada por cantores do sexo masculino para alcanar os registros de contralto (alto), meio-soprano e, eventualmente, de soprano. No falsete, a voz gerada numa regio da garganta que no permite um controle to preciso de tom quanto o controle natural do cantor. Dessa forma, necessrio um treinamento especial para que o uso de falsete no prejudique a execuo da pea musical. Bem empregada, com conhecimento e domnio, confere efeitos especiais admirveis e, portanto, beleza adicional, ao canto.

19

Sob o aspecto anatmico, falsete um modo particular de vibrao das pregas (cordas) vocais que permite ao cantor emitir a nota mais aguda com menor esforo, ou, alternativamente, emitir uma nota mais aguda que se conseguiria com esforo normal. Produzse por estiramento das cordas vocais em seguida inclinao da cartilagem tireidea, que gera vibrao por justaposio das cordas ao invs de por batimento. Esse modo de emisso pode resultar de um efeito intencional ou to-somente reflexo da laringe, que forada a emitir sons mais agudos do que faria naturalmente (inclusive quando se acha sob estresse), protegendo-se por emitir os sons em falsete (falsetto). Os cantores passam ento a treinar sua emisso musical tcnica, de modo a controlar a zona de passagem, dos agudos em voz plena para os correspondentes em falsete, obtendo, assim, o chamado "falsetom" (italiano falsettone), tcnica frequentemente utilizada na pera barroca. Quero esclarecer que no falsete a tcnica onde usamos o final do vu palatino para notas agudssimas que sustentamos com uma presso sub-gltical constante e com volume QUE PODE SER SUSTENTADO A VONTADE COM TOTAL DOMNIO TANTO POR cantores COMO POR cantoras. H uma outra tcnica onde usamos os formantes ( ressonadores da face) para agudos suaves. Como exemplo cito a cantora Mariah Carey QUE USA FREQUENTEMENTE os ressonadores da face PARA NOTAS AGUDAS E SUAVES. TENHA AMOR A ARTE DE CANTAR e ESTUDE TCNICA VOCAL COM QUEM REALMENTE DOMINE O ASSUNTO. NO SEJA UM PAPAGAIO, POR FAVOR, QUESTIONE SEMPRE O QUE VOC L NA INTERNETE. VEJA QUEM ESCREVE. J VI PROFESSORES DE CANTO ENSINANDO VRIOS ABSURDOS " QUE INFELISMENTE NO ESTUDARAM FONTICA, BIOFSICA DA FONAO OU AS INFLUNCIAS AERODINMICAS QUE SOFREM NOSSAS PREGAS VOCAIS QUANDO DA ENTRADA DO AR NA INSPIRAO MIXTA QUANDO FALAMOS OU CANTAMOS. DESCULPE PELO DESABAFO ... O FALSETE S FALSETE SE NO FOR A VOZ NATURAL. UM HOMEM QUE FALA FINO COMO UMA MULHER PODE DAR MUITOS AGUDOS COMO UMA MEZO OU UMA SOPRANO, MAS NO EST FAZENDO UM FALSETE POIS SUA VOZ NATURAL FINA e AGUDA.

PRTICA: Falsete como se vc estivesse sussurrando.


Voc no "sente" suas pregas vocais. Tente cantar uma escala, e v subindo os tons, at quando no conseguires mais cantar com a

20

sua voz natural, ai voc joga a voz pra cabea, e canta em falsete.

um som com mais ar, enquanto solta o som, solta muito ar junto. Ou seja o volume fica um pouco mais baixo q o da voz natural. 9 AULA NOTAS MUSICAIS:

Escala das notas: Notas musicais representam tonalidade (variao grave-agudo) dos sons. Para um vocalista profissional ainda que tenha medo de instrumentos conhece-las questo de fisiologismo. Ou aprende ou no cantor que se preze. O padro internacional estabelece 7 notas chamadas de tom inteiro e mais 5 semitons chamados de sustenidos e bemis. Para sua compreenso, A clave do Sol marca o lugar da nota sol na segunda linha. R Mi F Sol L Si

Sol na segunda Linha Tendo a posio da nota sol, pode-se deduzir os nomes das outras notas.

R Mi F

Sol L Si D

R Mi F

Sol

Na msica, existem sons longos e sons breves. H tambm momentos quando se interrompe a emisso do som: os silncios. A durao do som depende da durao da vibrao do corpo elstico. A durao de sons define o ritmo.

21

O Ritmo a organizao do tempo. O ritmo no portanto, um som, mas somente uma organizao do tempo. Antigamente eram as palavras que indicavam, mais ou menos, o tempo de durao de cada nota. No princpio do sculo XIII surgiram as figuras mensurais para determinar a durao dos sons. As mais antigas eram a Mxima, a Longa, a Breve, a Semibreve, a Mnima e a Semnima. Eram originalmente pretas, posteriormente brancas. Ninicio do sculo XVI desapareceram as neumas e no sculo XVII a notao redonda substituiu a notao quadrada. Na notao musical atual, cada nota escrita na pauta informa a altura, (posio da nota na linha ou no espao da pauta(Vertical)) e tambm a durao (formato e configurao da nota). A durao relativa dos sons definida pelos valores (Os valores definem as propores entre as notas) A durao abosoluta dada pela indicao do andamento. O andamento indicado pelo nmero de Bpms (Batidas por minuto), este valor geralmente indicado no incio da partitura e ser exemplificado e amplamente utilizado em nosso material. Valor o sinal que indica a durao relativa do som e do silncio. Os valores positivos ou figuras indicam a durao dos sons e os valores negativos ou pausas indicam a durao dos silncios. Figuras e pausas so um conjunto de sinais convencionais representativos das duraes. So sete os valores que representam as figuras e as pausas no atual sistema musical. Para cada figura existe uma pausa correspondente.

Semibreve

Mnima

Semnima

Colcheia

Semicolcheia fusa

Figura em cima e pausas em baixo A figura formada de at trs partes: 1 cabea 2 haste

22

3 colchete ou bandeirola A haste um trao vertical colocado direita da figura quando para cima e esquerda quando para baixo. O valores da figura e da sua pausa correspondente o mesmo. muito importante uma grafia clara na hora de escrever sua msica, os valores no podem ser confundido. As notas colocadas na parte inferior da pauta (at a terceira linha) tem a haste para cima. As notas colocadas na parte superior da pauta(a partir da terceira linha) tm a haste para baixo. Na terceira linha fica por sua conta a escolha da posio da haste. A haste das notas colocadas nas linhas e nos espaos suplementares mais longa. A hate das figuras com trs ou mais colchetes tambm mais longa para facilitar a sua visualizao. Os colchetes so sempre colocados no lado direito das hastes. Quando existe a sucesso de vrias figuras com colchetes, estes podem ser unidos com uma barra de ligao. Ex de colcheias ligadas

A haste deve atravessar todas as barras de ligao Na msica vocal, quando cada nota corresponde a uma slaba do texto costume no ligar os colchetes com a barra A direao da barra de ligao horizontal quando as notas tm a mesma altura e inclinada seguindo a direo geral das notas, quando estas tm alturas diferentes. Diviso Binria de valores.

23

A durao real (medida em segundos) de uma nota depende da frmula de compasso e do andamento utilizado. Isso significa que a mesma nota pode ser executada com durao diferente em peas diferentes ou mesmo dentro da mesma msica, caso haja uma mudana de andamento. Exemplos: Quatro semnimas equivalem a uma semibreve. Uma semnima equivale a oito fusas. O silncio, isto , o tempo em que a voz no produz som nenhum, sendo chamados valores negativos. As pausas se subdividem tambm como as notas em termos de durao. Cada pausa dura o mesmo tempo relativo que sua nota correspondente, ou seja, a pausa mais longa corresponde exatamente durao de uma semibreve. A correspondncia feita na seguinte ordem: 7 Semitom, Tom e Alteraes. Semiton ou meio tom o menor intervalo adotado entre duas notas na msica ocidental (no sistema temperado). Abreviase ST ou MT. O menor intervalo entre dois sons , na verdae a diferena de uma vibrao (por exemplo entre uma nota com dez vibraes e outra com onze vibraes por segundo. O Sistema musical ocidental utiliza somente uma seleo semitonal dos sons existentes. Algumas culturas orientais usam fraes menores que um semitom.

24

A escala temperada consiste na diviso da oitava em doze semitons iguais. Instrumentos temperados so instrumentos de som fixo como piano, orgo, violo, que produzem as notas da escala temperada. Instrumentos no temperados so instrumentos que no tem som fixo como violino, contrabaixo acstico, trombone, canto e etc. E podem produzir as notas da escala natural. Tom a soma de dois semitons. A breviase T. Entre as notas mi-f e s-do h um semitom. Entre as notas d-re, r-mi, f-sol, sol-l e l-si h um tom. Acidente ou alterao o sinal que colocamos na frente da nota para gerar modificao na sua entonao. Alteraes ascendentes: Sustenido eleva a altura da nota natural um semiton. Sinal sustenido # O acidente grafado na pauta antes da nota (#d) mas pronuncia-se ap[s a nota (d sustenido). Dobrado Sustenido eleva a nota natural em dois semitons. Sinal dobrado sustenido X Alteraes descendentes: Bemol abaixa a nota natural um semitom. Sinal do bemolb Dobrado Bemol abaixa a nota natural dois semitons. Sinal do dobrado bemol. bb Nota natural a nota sem acidente, nota alterada a nota com acidente. Alterao variavel:

25

Bequadro anula o efeito dos semais acidentes, tornando a nota natural. Dependendo do aacidente anterior, o bequadro pode elevar ou abaixar a nota. Neste exemplo a nota com acidente formava um d sustenido, o bequadro a fez baixar um semitom transformando a nota em d natural.(Foi baixado um semitom). No segundo exemplo a nota com acidente formava um d bemol, o bequadro a fez subir um semitom, transformando a nota em d natural. (Foi acrescido de um semitom). Obs. Em um caso onde se encontra um acidente duplo, bemol ou sustenido necessrio somente um bequadro para voltar a nota ao seu estado natural.

O semitom pode ser Natural Diatnico Cromtico ou artificial O semitom natural formado por notas naturais. S existem dois semitons naturais: mi-f, si-d O semitom diatnico formado por notas de nomes diferentes. Ex: D#-R ou L#-Si O semitom cromtico formado por notas de nomes iguais. Ex: Do-Do# ou F-F# Os acidentes grafados antes das notas de um compasso no so vlidas no proximo compassou, ou seja, as notas se tornam naturais. Se dentro do mesmo compasso houver uma nota alterada e depois dela notas iguais em oitavas diferentes, torna-se necessrio colocar as alteraes tambm nas notas oitavadas, pois o acidente s afeta a nota na determinada altura. A barra do compasso atravessa todo o pentagrama, da quinta primeira linha. Compasso o espao entre duas barras.

26

No se grava a barra inicial no primeiro compasso do pentagrama. Barra dupla ou travesso final indica: Final da msica

Final de um trecho ou de uma parte da msica

No final da msica a segunda barra mais grossa. Quando so usados dois pentagramas para o mesmo instrumento ou para um grupo de instrumentos ou vozes, os pentagramas so unidos por chave no incio da pauta. As barras so comuns para os dois pentagramas e, antes da clave, grafada maus uma barra. A formula do compasso. Colocada no comeo de cada pea musical, indica geralmente por nmeros em forma de frao, o tamanho do compasso e tambm sugere as possveis interpretaes. O numerador indica quantas figuras cabem no compasso e o denominador a sua espcie

Compasso 2/4 se l dois por quatro. Compasso 4/4 se l quatro por Quatro A frmula de compasso escrita uma nica vez no principio da msica. Viogara at a indicao de um compasso diferente. A formula de compasso escrita aps a clave e a armadura.

27

Geralmente no se escreve a linha separadora da frao quando grafada no pentagrama, Tomando por base a formula de compasso vemos que um compasso quatro por quatro formado por quatro semnimas, ou seja, quatro semnimas preenchem todo o compasso. Em outro exemplo, usando outras figuras ritmicas, podemos preencher todo o compasso quatro por quatro com apenas duas Minimas ou uma Semibreve. O mesmo acontece com suas pausas. Exemplo de preenchimento em um compasso 6 por 8 (seis colcheias preenchem todo o espao)

Espero ter ajudado vocs, esse post ter continuao se vocs acharem til e deixarem comentrios, qualquer dvida tambm s comentar. A seguir alguns exercicios: Exerccios 1 Quantas semnimas equivalhem a uma semibreve? 2 Quantas mnimas equivalem a uma semibreve? 3 Quantas colcheias equivalem a uma semibreve? 4 Quantas colcheias equivalem a uma semnima? 5 Quantas semicholcheias equivalem a uma colcheia? 6 Quantas pausas de semicolcheia equivalem a uma seminima? 7 Quantas pausas de semmina equivalem a uma pausa de semibreve?

28

10 AULA MELODIA E ACOMPANHAMENTO A melodia a parte expressa da msica(a parte cantada) voz principal a expresso da prpria musica. Portanto, a melodia por sua vez, o acompanhamento o som de fundo feito com os acordes,

Acordes. Acorde uma unio de vrias notas predeterminadas que formam uma posio. O acompanhamento pode ser recheado de introduo, solo e arranjos. Podemos citar um exemplo dessa separao na cano ( exemplo levado pelo professor) acompanhamento completo e se inicia com uma introduo em( Ela tem um

) . Em seguida entra a

melodia com a letra cantada sobre a seqncia de acordes do acompanhamento. Durante a melodia, a ( ) volta a aparecer com pequenos arranjos. No fim da letra, vem o solo, tambm em ( ), isolado com o acompanhamento. Depois do solo, a melodia repetida no verso

11 AULA POTNCIA VOCAL Entre o homem e a mulher h mais diferenas do que o bigode e a fora dos msculos. A voz natural do masculino um ou duas oitavas mais baixas (graves) do que a delas, Podemos dizer que eles cantam na faixa da primeira para a quarta oitava, e elas dentro da segunda para a quinta oitava, conforme a potncia de cada um, quando o homem tem a voz super grave, ele fatalmente se enquadra dentro da categoria baixo. Para cantar ele alcana da primeira at a segunda oitava. A categoria mdia chamada de BARTONO, OS SOPRANOS ALCANAM entre as segunda a quarta oitava. A terceira classificao o tenor neste caso os dotados dessa classe so mais agudos e cantam no tom semelhante aos das damas, alm de alcanar tambm as oitavas dos bartonos, A classificao das vozes femininas comea com contralto para aquelas que tem voz de mais grave e fala grosso, na hora de cantar elas utilizam da segunda para a terceira oitava, A categoria intermediaria conhecida como semi-soprano, nestas condies as medianas cantam na faixa da terceira para a quarta oitava, As da terceira classe segue a ordem do grau soprano, as cantoras desses nvel cantam da terceira para alm da quinta oitava.

29

Cada categoria cantam em torno de Dezoito notas inteiras, o que quase trs oitavas. Como uma melodia escrita com notas que variam entre duas oitavas, isso quer dizer que, adequadamente uma pessoa pode cantar qualquer musica, Quando digoadequadamente me refiro a usar as notas apropriadas para cada voz. Assim se numa musica a mulher usar as notas C, D, E, F e G da quinta oitava, a voz masculina fatalmente no conseguira cantar essa melodia com este tom to agudo. Mas se ele pegar essas mesmas notas e transportar para uma oitava menor ele certamente cantar a mesma musica certinho. Vamos tentar fazer isso: Vamos dar alguns exemplos com as notas adequadas para cada sexo. Vou tocar o instrumento e depois cante na oitava apropriada.

Portanto na prtica, no importa ser bartono, tenor ou soprano, em qualquer situao voc pode cantar corretamente as suas canes preferidas. Tambm verdade que existe tenha uma potncia extraordinria capaz de se enquadrar em duas categorias ao mesmo tempo, trocando em midos que canta notas superiores e trs oitavas. Com isso, ele tem condies de imitar vozes masculinas e femininas perfeitamente. Mas no fique com inveja porque isso no muita vantagem, se o que quer apenas cantar.

Qual a sua potencia?

Qual a capacidade da sua voz? Ser que voc um Pavarotti ou um Louis Armstrong? Sua voz fina ou grossa? Que notas e que oitavas voc alcana? Faamos o teste com o auxlio de um instrumento (teclado ou violo). PARA HOMEM Toque e oua bem a nota E (E3 teclado e E42 violo) e tente cant-la. Soa confortvel? timo. Agora vamos medir a sua capacidade at o limite mais grave. Toque e cante diminuindo uma nota inteira, ou seja, engrossando uma nota. Mea e anote at que nota grave voc alcana -- sem forar. Teclado = E3 D3 C3 B2 A2 G2 F2 E2 D2 C2 B1 Violo = E42 D55 C53 B52 A65 G63 F61 E60 Agora vamos medir seu limite agudo aumentando uma nota inteira. Teclado = E3 F3 G3 A3 B3 C4 D4 E4 F4 G4 A4 B4 C5 D6

30

Violo = E42 F43 G45 A32 B34 C21 D23 E25 F11 G13 A15 B17 C18 D20 RESULTADO Baixo alcana abaixo de F2 - F61 como limite grave e vai at os agudos C4 C21. Bartono canta naturalmente entre os graves perto de B2 B52 e topa no limite agudo prximo de A4 A15. Tenor comea perto da nota grave C3 - C53 e tem limite agudo superior C5C18.

PARA MULHER Toque e oua bem a nota B (B3 teclado e B34 violo) e tente cant-la. Soa confortvel? timo. Agora vamos medir a sua capacidade at o limite mais grave. Toque e cante diminuindo uma nota inteira, ou seja, engrossando uma nota. Mea e anote at que nota grave voc alcana -- sem forar. Teclado = B3 A3 G3 F3 E3 D3 C3 B2 Violo = B34 A32 G45 F43 E42 D55 C53 B52 Agora vamos medir seu limite agudo aumentando uma nota inteira. Teclado = B3 C4 D4 E4 F4 G4 A4 B4 C5 D5 E5 F5 G5 Violo = B34 C21 D23 E25 F11 G13 A15 B17 C18 D20 E22 F23 RESULTADO: Contralto alcana abaixo de E3 E42 como limite grave e vai at os agudos G4 G13. Semi-soprano canta naturalmente entre os graves perto de G3 G45 e topa no limite agudo prximo de C5 C18. Soprano comea perto da nota grave A3 A32 e tem limite agudo superiorF5F23.

Soando notas:

31

Vamos soar uma seqncia de notas para comear a treinar a voz. Use a oitava adequada para sua voz, comeando pela mais grave. Por exemplo, o bartono comea por C3 C53 e a soprano por C4 C21. Toque as notas, escute-as bem e cante. 1 Seqncia: a) Toque as notas; C D E F E D C (aproximadamente 2 segundos para cada nota). b) Pegue o som e cante a seqncia de notas acima (com o mesmo tempo). c) Agora repita a seqncia uma vez para cada estilo; normal, modo, fonfom, staccato e pianinho. Gostou? Ento repita o exerccio trocando o som de por a, , , i e u.
a

2 Seqncia: Repita o exerccio anterior, dessa vez trocando a seqncia descrita acima por esta nova; D E F# G F# E D. 3 Seqncia: Do mesmo jeito, agora com a seqncia; E F# G# A G# F# E. 4 Seqncia: Idem com essa seqncia; F G A Bb A G F. 5 Seqncia: Novamente uma outra seqncia; G A B C B A G. 6 Seqncia: Est acabando; A B C# D C# B A. 7 Seqncia: E a saidera; A B C# D C# B A. 12 AULA ACORDES
a a a a a

32

Voc esperto? Se voc uma pessoa atenciosa e cumpre a recomendao de fazer direitinho os exerccios --, deve ter percebido uma coisa interessante no ltimo exerccio; as notas foram alteradas de uma seqncia a outra, mas o som conjunto da seqncia (a melodia da seqncia) era muito parecido ou melhor, igual. Apenas havia uma pequena variao de tonalidade. Por acaso se trocssemos o som das letras por um verso, teramos uma melodia de palavras cantadas. Vamos supor que a composio fosse: EU VOU PRA L E PRA C C D E F E D C

Se substituirmos a seqncia acima por todas as outras dadas na derradeira aula prtica, ns cantaramos essa original letra com seqncias diferentes quer dizer, em vrias tonalidades e a melodia no seria alterada. Por qu? Concluso em breve. V-2 Valor das notas Para tocar uma nota num violo basta seguir a tabela das cordas e casas, apertar e bater. No teclado, s localizar a tecla e empurrar o dedo nela. Mas tem mais. Cada nota, inclusive os semitons (sustenidos e bemis), tem um segredo a contar; elas so soadas a partir de um som de ondas repartidas em pequenos pedaos que ningum percebe de ouvido, como se fossem seminotas inferiores. De fato, so trs pedaos de ondas sonoras que formam uma nota. Como no d pra diferenciar essas ondas a ouvido nu e nem nos interessa --, os musiclogos resolverem elevar a potencia dessas seminotas inferiores a uma nota e a unio das notas correspondentes a um acorde.

Entendeu? No? Mais uma vez; um fantico por msica com olhar e cabelos de cientista louco no tinha o que fazer e foi fuar, fuar e fuar at que, descobriu que a nota C era formada por trs ondas sonora inferiores, respectivamente semelhantes s notas C, E e G. Ento, se a juno dessas ondas formava uma nota, conseqentemente a unio de notas iguais formaria alguma coisa que ele deu o nome de acorde. Portanto, as notas C, E e G formam o acorde de C. Por isso, existem as posies (cifras) para violo e teclado que tocam vrias notas ao mesmo tempo.

Se estiver estudando em grupo, selecione trs pessoas e determine para cada uma voz as notas que formam o acorde de C para conferir a teoria. V-3 Acorde para os acordes

33

Depois de descobrir as notas de C, no houve obstculo para achar as demais. Na verdade, essa tabela de valores das notas foi to levado a srio que dela, surgiram novas propriedades da msica. As descobertas mais relevantes foram uma grande safra de acordes para cada nota; maiores, menores, com stima, com stima menor, etc. A seguir, a tabela de valores das notas para cada acorde, sendo que, cada nota tem uma verso de acorde maior e acorde menor. TABELA DE NOTAS PARA

ACORDES

34

Vamos estudar algumas propriedades usando a tabela acima.

a) Cada seqncia de notas diferente entre os acordes. b) O primeiro valor (nota 1) sempre igual ao oitavo. c) Usamos apenas a descrio dos sustenidos para os semitons. Entretanto, subtende-se tambm que so bemis. Por exemplo, G# igual a Ab. d) A tabela no acaba no oitavo valor, ela continua do nono a partir do segundo. Assim, a nona nota igual nota 2 e o dcimo valor o mesmo que o terceiro, etc. e) As notas da tabela criam uma equivalncia de valor das notas para cada acorde. Isso significa que a nota F est para C assim como D# est para A#, pois representam o quarto valor na tabela para os respectivos acordes. f) Se as notas C, E e G formam o acorde de C (D maior), podemos concluir que esse acorde maior formado pelos valores 1, 3 e 5. Com isso, podemos determinar que, valendo-se da relao de valores, eu posso formar todos os demais acordes apenas selecionando as notas equivalentes. Por exemplo, o acorde D ser formado pela 1 , 3 e 5 nota de sua seqncia. Consultando a tabela, verificamos ento que esse acorde ser composto pelas notas D, F# e A. g) No precisamos aprofundar muito, mas vale adiantar que os acordes menores tambm so formados pelas notas 1, 3 e 5 de suas escalas menores. Logo, o acorde de Cm existir com a soma das notas C, D# e G.
a a a

13 AULA VALOR PRTICO DAS NOTAS O interessante nisso tudo para quem quer cantar ter em mente o valor das notas de uma seqncia. Voc toca a primeira nota e sabe soar as demais na ordem e fora dela. Por exemplo, voc canta as notas 1, 2, 3 e 4 e reconhece o valor de cada uma delas nessa ordem e, com um pouco de prtica, pode pular da nota 1 para a 4 sem ter que fazer a escadinha (tocar as notas entre elas). A voc saber o valor que a 1 e a 4 nota. Quando tiver esses valores infiltrados na sua cuca, automaticamente voc saber distinguir as notas de uma melodia assim que escutar pela primeira vez. Tambm saber transportar as notas de uma tonalidade para outra. Confira a seguir.
a a

35

Transporte de tonalidades Recorde o verso da msica ASA BRANCA que cantamos em IV-5. Sua seqncia de notas pertence escala de G. Podemos dizer que as notas usadas G, E, F# e B na seqncia de G corresponde respectivamente, aos valores 1, 6, 7 e 3. Sabendo disso, podemos usar esses valores para transportar essa melodia da escala de para qualquer outra. Vamos mostrar isso mudando a tonalidade G de para B:

De maneira similar, podemos fazer transposio de tonalidades facilmente para um objetivo convincente; adequar a melodia sua voz. Cante o verso acima nas duas tonalidades (G e B) e repare em qual delas sua voz se adapta melhor. Se nenhuma servir, procure outra.

Reconhecimento de valores das notas


Esta aula visa treinar sua habilidade de reconhecimento de notas. Mais precisamente, dos valores das notas em uma seqncia. Vamos tomar por base a escala de C (D maior). Para tanto, procure a nota C da oitava mais adequada sua voz e cante a seguinte seqncia, procurando compreender o valor de cada nota em relao a esta tonalidade. 1 seqncia = escala completa com todos os valores: CDEFGABC 2 seqncia = valores originais do acorde maior (1, 3 e 5): CEG 3 seqncia = 1 (a nota original) e 4: CFC 4 seqncia = escala completa com todos os valores: CDEFGABC 5 seqncia = 1 (nota original) e 2: CDC
a a a a a

36
a

6 seqncia = 1 (nota original) e 7: CBC 7 seqncia = escala completa com todos os valores: CDEFGABC 8 seqncia = 1 (nota original) e 5: CGC 9 seqncia = 1 (nota original) e 6: CAC 10 seqncia = escala completa com todos os valores: CDEFGABC
a a a a

Cad o ouvido? I
Deu pra pegar? Teste seu ouvido tocando notas sortidas sem olhar para o instrumento, e procure descobrir que nota .

Cad o ouvido? II
Vamos pegar a msica mais tocada no mundo como exemplo; PARABNS PRA VOC e cant-la no acorde de C (procure a oitava de acordo com sua voz). Para comear, vamos tocar no instrumento o primeiro verso e depois cantar. PA RA - BNS PRA VO C / NES AS DA TA QUE RI - DA G3 G3 A3 G3 C4 B3 G3 G3 A3 G3 D4 C4 C4 Moleza, no? Agora escreva o restante da letra da msica com as respectivas notas se valendo da sua voz e seu ouvido. Cante o verso e procure as notas atravs da tcnica dos valores das tonalidades.

Cad o ouvido? III


Agora vai um truque infalvel para voc aprender a guardar na sua cabea, de uma vez por todas, o som original e padro de cada nota. como se voc instalasse um diapaso no seu ouvido.

37

Pegue uma msica que voc conhece e canta com freqncia. Cante-a na tonalidade mais fiel gravao original e procure descobrir no instrumento qual a nota da primeira silaba cantada. Agora confira se voc cantou a nota na mesma tonalidade da gravao comparando as notas (a que escreveu depois que cantou e nota original no disco). Se voc cantou a nota corretamente porque tem a tonalidade desta msica de cabea. Logo, sabendo que nota essa, voc poder chegar a toda a escala comparando os valores das notas. 14 AULA VOZES DAS NOTAS Cad a segunda voz? A segunda voz se popularizou na msica sertaneja e invadiu os espaos de outros ritmos. Mas, existe mesmo segunda voz? Se que sim, como isso funciona? Existem sim, e no s a segunda como outras vozes que voc poder enumerar de terceira, quarta, quinta, sbado ou raios que o partam. Acontece que quando voc tem um acompanhamento sobre a melodia, voc conta com uma srie de notas que formam o acorde tocado. A melodia original a primeira voz -- ter que escolher uma das notas para cada tempo. Ficar ento uma brecha das outras notas que podero ser cantadas por outras vozes.

Pegue este abaixo verso com sua melodia original e depois troque as notas: PA RA - BNS PRA VO C / NES AS DA TA QUE RI - DA Original = G3 G3 A3 G3 C4 B3 G3 G3 A3 G3 D4 C4 C4 2 Voz= E4 E4 E4 C4 E4 D4 D4 D4 D4 B3 B3 D4 E4 3 Voz= C4 D4 E4 E4 D4 G4 G4 G4 B4 B4 A4 G4 G4 Com essa modificao radical, criou-se duas novas melodias para uma mesma letra e acompanhamento. A maneira mais prtica de procurar uma nova voz para um acompanhamento observar as demais notas de um acorde. Se estiver cantando sobre o acorde de C, ento voc tem trs notas originais que formam o acorde (C, E e G) e mais as mesmas notas em oitavas diferentes. Pegue trs vozes (caso esteja em grupo) e sobre o acompanhamento de C, cantem as trs notas do acorde a letra abaixo, cada um na mesma nota: EU A MO VO C
a a

38
a a a

1 Voz= C 2 Voz= E 3 Voz = G Sendo assim, voc pode alterar qualquer melodia ou criar outras a partir da original colocando outras notas correspondentes ao acompanhamento. 15 AULA COMPASSO Aposto que j viu essa cena antes; algum vai cantar acompanhando o instrumento tocado por outro e fica naquele jogo de olho como que perguntando agora que eu entro? Depois, ele comea a cantar to apressado que enquanto o msico toca a estrofe ele j est cantando o refro. Aps uma bronca e quem sabe, vaias o vocalista d uma maneirada exagerada e acaba demorando tanto que o cara do instrumento sai pra tomar uma gua at ele sair do primeiro verso. que esse elemento simplesmente no sabe o que compasso. No tem noo do tempo certo de cantar. De fato, isto no raro e talvez voc a seja protagonista de episdios idnticos ou melhor, era. Com um bom treinamento possvel liquidar esse problema. A chave do sucesso ateno e um truque; usar sua bateria virtual. Para aprender a acompanhar o ritmo certinho, inicialmente o melhor bater o p, bater palmas ou estralar os dedos simulando a bateria. A batida do pedal da bateria geralmente o som mais forte, seguida de toques nas caixas e tambores. De maneira igual se segue aqui. muito difcil sair do ritmo assim, s que nem sempre possvel e apresentvel fazer esses movimentos. Com o tempo, eles podem ser substitudos apenas por batidas imaginrias dentro da sua cabea. COM ESSE QUADRO VAMOS TREINAR O NOSSO RITMO

39

16 AULA INTERPRETAO Voc quer ser um cantor (cantora)? Pois saiba que uma das coisas mais vistosas num espetculo ao vivo a expresso, a forma de o cantor interpretar a letra fisicamente. Combina cantar UMA LETRA TRISTE dando saltos no palco? Ou talvez dar risadas enquanto canta UMA MUSICA FELIZ D pra imaginar uma cara triste do cantor durante a execuo de Uma musica feliz? Claro que no. A feio deve combinar com o momento, a msica em questo.

40

Cuidado com o excesso nos gestos para no pegar mania. Por exemplo, Julio Iglesias canta apertando o estomago com a mo esquerda, Jos Rico, que faz dupla com Milionrio, s emite agudos se imprensar o ouvido.

DICAS DE INTERPRETAO:

Chegou a hora de voc aprender a interpretar , hora de voc colocar a sua caracteristica pessoal no trabalho, ou seja a forma que vai te diferenciar de todas outras. Existem inumeras formas de imprimir caracteristicas pessoais na sua forma de cantar, nessa parte da matria vamos sugerir alguns adornos que podem ser adicionadas numa finalizao de frases ou mesmo no meio delas, lembre-se que esse apenas um exemplo de um dos elementos de interpretao, embelezamento do desenho melodico, existem vrios outros como: A forma de entrada da nota Tipos de vibratos Respirao Timbre do cantor Emoo aplicada e inumeros outros... A soma dessas caracteristicas vai cristalizar o estilo de um artista

Veja como esse movimento simples vai acrescentar muito mais vida ao trecho de uma musica. Apenas suba uma nota diatnica dentro da escala da msica e volte rapidamente para nota inicial por exemplo uma nota simples: Paaaaa reto pode transformar em pa, aaa,a, com esse simples recurso de interpretao. Ento vamos cantar uma msica Primeiro com a nota retinha e lisinha E agora com o recurso da inpretao ficara Senhor meu de, e , eus , quando eu maravilha a do

_____________________

_________I----I_______

VAMOS AGORA COM O PARABNS PRA VOC PRIMEIRAMENTE FAA RETINHO

41

E DEPOIS FAA COM O RECURO

VAMOS OUVIR MUSICAS COM OS CANTORES QUE A PROFESSORA TROUXE E IDENTIFICAR A INTERPRETAO.

AGORA VAMOS INTERPRETAR UM TEXTO: 17 AULA MICROFONE

Microfone o terror Ainda tem gente nesse mundo que odeia microfones. Que estupidez! Realmente h diferena entre cantar ao ar livre e cantar ao microfone. No primeiro caso, voc se livra de acidentalmente engolir o objeto e no segundo, voc pode cantar ou falar suavemente e ser escutado por milhares de pessoas. Ao cantar ao microfone, mantenha a voz nos mesmos moldes como se estivesse sem ele. No precisa alterar o volume. Quem tem o trabalho de amplificar sua voz ele. Tambm, no ponha o microfone dentro da sua boca. Mantenha uma distancia razovel (meio palmo aproximadamente) e regular. Esteja certo ainda que a

qualidade da sua voz ao microfone depender tanto do equipamento e seus ajustes quanto de voc. Da, a necessidade de um agente externo. indispensvel ter som de retorno para que tambm escute sua voz. Cuidado tambm com rudos e sons indesejveis. O som da respirao ou um mastigado da boca podem ser captados pelo microfone. Tambm podem ser flagrantes alguns sopapos provocados no ato de falar ou cantar silabas com p ou t. Ou ainda, chiados prolongados com o uso de s ou ce.
Ultimamente tenho notado que grande parte dos alunos de canto no sabe se portar usando um microfone. O problema vem de longe, pois a idia inicial do canto era no usar microfone (pois o mesmo no existia) e assim, saber utilizar a potncia vocal, projeo e ressonncia, para que as pessoas pudessem ouvir o cantor. O fato que, naquela poca, o cantor era acompanhado por uma orquestra, ou um conjunto de cordas, ou algo assim, e no uma banda.

42

Hoje temos bateria, guitarra, baixo, teclado, piano, metais, e outros instrumentos, e a voz realmente no projeta a potncia de um instrumento eltrico, portanto necessrio o uso do microfone. O microfone deve ser um auxiliador do cantor, e no um "milagreiro", ele no corrige nada, ele apenas mostra a verdade (se bem ajustado, claro). Para isso, o cantor precisa ter a idia de projetar ainda o seu som, mas agora, para o microfone, este, deve estar h uma certa distncia da boca, mas o controle de volume, de forte e fraco, esse vem do cantor, e no do microfone. Alguns cuidados com o microfone: - Nunca deixe que ele caia no cho, a cpsula do microfone algo frgil, e se amassada, estraga a sonoridade do mesmo; - Evite tapar a capsula com as mos, quando no estiver cantando, pois gera microfonia, e quando estiver cantando, atrapalha a articulao da fala; - Ajuste o som do microfone de forma que voc se oua, nem mais, nem menos, o canto deve ser livre, sem esforo para superar os instrumentos, se o microfone estiver baixo, voc ficar cansado tentando aumentar o volume da voz. - Nunca bata no microfone pra ver se ele esta funcionando apenas faa um som de ssss para se ouvir. - Notas muito agudas afaste um pouco pra que no haja saturao. Bom proveito, e bom ensaio!! Vamos fazer msica!! 18 AULA VARIAO DO TOM Em torno do som grave (grosso) e agudo (fino) construmos a melodia, ou seja, a msica em si. Existe, portanto, uma escala de tonalidades representadas por notas musicais com padro internacional a serem executadas por instrumentos ou pela voz humana. Cantar consiste em representar fielmente (no esquea disso) as notas musicais

estabelecidas na melodia. Para tanto, mister dominar a voz. Para saber a importncia dessa variao, pegue uma msica (pode ser Parabns pra voc) e cante numa nota s e veja se agrada verifique se no tem ningum estranho por perto.

43

importante que o aluno de canto conhea bem o som do D Central, que a nota D que temos referncia para acharmos as demais notas. Lembrando que a voz masculina, por natureza uma oitava mais grave que a voz feminina, ento o D central na voz feminina uma oitava acima em relao voz masculina. Por esse motivo temos dois tipos de partitura para cada tipo de voz; escrevemos as vozes femininas na clave de sol (), e as vozes masculinas na clave DE F

VOZ FEMININA

VOZ MASCULINA

ASSIM SABEMOS QUE QUANDO NA PARTITURA A NOTA SOBE NA ESCALA A VOZ TENDE A FICAR MAIS AGUDA E QUANDO A NOTA DESCE NA ESCALA A VOZ TENDE A FICAR MAIS GRAVE ASSIM TAMBM COM OS TONS NOTA A BAIXO NA ESCALA TONS MAIS GRAVES , NOTAS A CIMA TONS MAIS AGUDOS. VAMOS CANTAR A MUSICA A SEGUIR NA PARTITURA: ACOMPANHE: 19 AULA ESTILOS MUSICAIS Primeiramente vamos conversar sobre o estilo de musica que vocs mais costumam ouvir, vamos listar as musicas, vamos ouvir musicas de diferentes estilos. (clssica, Rock, Forr, Tango, Regue, Samba, Bossa Nova, MPB,Pop eletrnico, sertanejo e etc..) Vamos ouvir no cd, em silncio, para apreciar a musica. A msica sempre foi usada como forma de expressar sentimentos, desde expressar sentimentos um relacionamento que no deu certo,ou at um protesto contra uma injustia social, para ns evanglicos , tambm variamos de estilos, e ns nos identificamos com suas letras quando abordam sentimentos, letras bblicas situaes que todo mundo viveu ou vai viver um dia, isso gera uma conexo emocional com o estilo que melhor retrate nossas experincias. Instrumentos tambm identificam os seus estilos, ex: Geralmente sertanejo usado muita sanfona na qual o pop usado muito eletrnico.

44

Existem diversos estilos musicais e voc com certeza j ouviu mais de um estilo diferente. Os estilos musicais so definidos pelas diferentes harmonias, andamentos (velocidades), frmula de compasso, contraponto e arranjos musicais criados.

Um arranjo musical a definio, para uma msica, de quais instrumentos sero tocados, de que forma, com qual velocidade e com quais melodias secundrias. Essas melodias secundrias so, por exemplo, solos de guitarras. So incontveis os estilos musicais existentes no mundo. Ainda mais pelo fato de que cada estilo possui diversas ramificaes (derivaes). Tambm existem muitas controvrsias a respeito da classificao dos diferentes estilos. Exemplos de estilos musicais bsicos: pop - rock - sertanejo - samba - pera Exemplos de estilos musicais derivados: pop rock - sertanejo universitrio - rock progressivo Com o passar dos anos, os estilos vo se modificando, ganhando novos arranjos, novos instrumentos e dando origem a novos estilos. E por isso que voc estudando este curso: para ser um msico dos tempos modernos que vai dar continuidade a essa bela arte.

20 AULA

Concluso
Agora hora de soltar a voz pondo em prtica toda a tcnica estudada aqui. No esquea as recomendaes principais: Postura Aquecimento corporal Aquecimento vocal Respirao adequada Afinao Suavidade na voz Compasso

45

Volume uniforme Expresso

Se tiver aprendido tudo isso e conseguir por em prtica, certamente estar pronto para encarar o palco. VAMOS VER SE APRENDEU!....

VOCABULRIO MUSICAL # = Smbolo de sustenido. A = Letra que representa a nota de L e o acorde de L Maior. Acompanhamento = Fundo musical que preenche a melodia. Ver; Efeitos de acompanhamento. Acorde = Unio de notas musicais para acompanhar a melodia. Cada tonalidade tem uma srie de acordes que podem ser maiores, menores ou relativos. Afinao = Harmonia entre os sons. Agudo = Varivel da tonalidade do som para fino e alto. Oposto de grave. Arranjo = Efeito que se aplica sobre o acompanhamento da msica. B = Letra que representa a nota de Si e o acorde de Si Maior. b = Smbolo de bemol. Baixo = Voz masculina mais grave. Cantor dotado dessa voz. Bartono = Voz masculina intermediria entre Baixo e Tenor. Cantor dotado dessa voz. C = Letra que representa a nota de D e o acorde de D Maior. Cifra = Representao grfica de nota e acorde. Compasso = Organizao do ritmo. Tempo de execuo da melodia. Contralto = A voz feminina mais grave. Cantora dotada dessa voz. D = Letra que representa a nota de R e o acorde de R Maior. Desafinado = Sem harmonia entre os sons. Dissonante. Dissonncia = Falta de harmonia e afinao entre os sons. Desafinao. D = Primeira nota musical. representada pela letra C. E = Letra que representa a nota de Mi e o acorde de Mi Maior. Efeitos de acompanhamento = Ver; Arranjo, Introduo, Solo. Escala = Relao de notas ou acordes com determinada ordem e valores. Expresso = Interpretao fsica. F = Letra que representa a nota de F e o acorde de F Maior. F = Quarta nota musical. representada pela letra F.

46

G = Letra que representa a nota de Sol e o acorde de Sol Maior. Grave = Varivel da tonalidade do som para grosso e baixo. Oposto de agudo. Harmonia = Afinao entre os sons. Introduo = Efeito de acompanhamento que precede a melodia. L = Sexta nota musical. representada pela letra A. Melodia = Seqncia de notas que define a msica e cantada ou tocada em destaque nas msicas instrumentais. Mi = Terceira nota musical. representada pela letra E. Nota musical = Representao dos sons preestabelecidos num escala com ordem e valores. As notas inteiras so sete; d, r, mi, f, sol, l e si. Completam a escala das notas os semitons sustenidos e bemis. Oitava = Conjunto de notas inteiras entre o intervalo de duas notas iguais. Por exemplo, de um C1 a C2. Pianinho = Estilo de cantar soando as notas baixinho. R= Segunda nota musical. representada pela letra D.

Seminotas = Originalmente, eram sons intermedirios entre as notas musicais. Posteriormente, tornaram-se notas representadas pelos sustenidos e bemis.

Si = Stima nota musical. representada pela letra B. Sol = Quinta nota musical. representada pela letra G. Solo = Efeito instrumental executado no decorrer do acompanhamento. Soprano = A mais aguda voz humana. Cantor ou cantora dotados dessa voz. Staccato = Estilo de cantar soando as notas rapidamente e forte. Tenor = Voz masculina mais aguda. Cantor dotado dessa voz. Timbre = Identidade natural de cada som que permite sua distino. Tom = Ver; Tonalidade. Tonalidade = Variao do som entre grave e agudo que estabelece as notas e acordes. Volume = Intensidade do som. Voz = Seqncia de notas que compem uma melodia.

47

ESTA APOSTILA FOI ELABORADA E ESCRITA PELA PROFESSORA RENATA CRISTINA MENDES DA SILVA FERREIRA E EDITADA PELA EDITORA ELYON, PORTANTO TENDO O REGISTRO DE N 125487856-89 FICANDO VETADA A SUA CPIA INTEGRAL OU PARCIAL , FICANDO SUJEITO A PENAS DE LEI PELA SUA COMERCIALIZAO OU CPIA SEM AUTORIZAO DA ESCRITORA.

You might also like