You are on page 1of 2

DOCUMENTO GAVE

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDRIO 2013 1. FASE DISCIPLINA: GEOGRAFIA A_PROVA 719 GRUPO V - Item 1
Tendo em ateno que no necessrio referir explicitamente NUTS III, so ainda de aceitar as seguintes caractersticas: - litoralizao / densidades mais elevadas no litoral e densidades mais baixas no interior; - bipolarizao; - assimetrias litoral / interior e Norte / Sul. Quando as duas caractersticas mencionadas so opostas, como, por exemplo, mais populao no litoral e menos populao no interior, deve ser considerada apenas uma caracterstica correta e atribuir-se 5 pontos.

GRUPO V - Item 2
Quando, na resposta, no se explicita qual a vantagem e qual a desvantagem, deve considerar-se a ordem apresentada no item. So ainda de considerar as seguintes: Vantagens: - representao mais pormenorizada/detalhada; - facilidade em elaborar anlises regionais. Desvantagem: - dificuldade em determinar a densidade populacional de cada pas.

GRUPO V Item 3 Quando, na resposta, no h referncia s Pennsulas (Ibrica ou Escandinvia), deve considerar-se a ordem apresentada no item. No so de aceitar as referncias aos fatores naturais sem a respetiva caracterizao, como, por exemplo, as meras referncias a clima ou a relevo.
1/2 Gabinete de Avaliao Educacional Travessa das Terras de Sant'Ana, 15, 1250 269 Lisboa, PORTUGAL TEL: + 351 213 895 200 FAX: + 351 213 895 150 EMAIL: gave-direcao@gave.mec.pt SITE: www.gave.min-edu.pt

DOCUMENTO GAVE
So ainda de aceitar as seguintes caractersticas: Pennsula Ibrica: - afastamento do mar / continentalidade; - valores de temperatura elevados no vero e baixos no inverno; - elevadas amplitudes trmicas anuais. Pennsula da Escandinvia: - clima frio / temperaturas baixas; - elevada precipitao sob a forma de neve; - influncia de massas de ar frio ao longo do ano. GRUPO V Item 4 Se a resposta apresentar como exemplo o territrio portugus, deve ser atribudo o nvel correspondente ao nmero de aspetos desenvolvidos com falhas na organizao dos contedos.

GRUPO VI - Item 2
Quando, na resposta, no est explcito se o fator natural ou humano, deve considerar-se a ordem apresentada no item. So ainda de aceitar os seguintes fatores: Fatores Naturais: - clima hmido /clima com precipitao elevada; - abundncia de gua / recursos hdricos. Fatores Humanos: - presena de indstrias transformadoras; - recurso a estufas; - pequena dimenso da propriedade.

GRUPO VI - Item 3 So apenas de aceitar consequncias decorrentes da construo da barragem que digam respeito a alteraes da paisagem agrria, nomeadamente, a alteraes na morfologia agrria, no sistema de culturas e no povoamento.

2/2 Gabinete de Avaliao Educacional Travessa das Terras de Sant'Ana, 15, 1250 269 Lisboa, PORTUGAL TEL: + 351 213 895 200 FAX: + 351 213 895 150 EMAIL: gave-direcao@gave.mec.pt SITE: www.gave.min-edu.pt

You might also like