You are on page 1of 2

Muita desgraa pode ser atribuda noo de que ao errar damos a Deus e ao prximo razes para no sermos amados.

Voc no precisa ser perfeito


Por Harold S. Kushner* Como religioso, quanto mais eu lido com problemas dos outros e olho honestamente para minha prpria vida, mais convencido fico de que muita desgraa pode ser atribuda noo errada de que precisamos ser perfeitos para sermos amados. Nada nos faz sentir pior com relao a ns mesmos do que a convico de que no merecemos ser amados. E nada gera mais essa noo do que a idia que, ao errar, damos a Deus e ao prximo razes para no sermos amados. Podemos ter tirado a mensagem de perfeio de pais que nos amavam sinceramente e o demonstravam corrigindo nosso erros e nos incentivando a ser cada vez melhores. Podemos t-la absorvido de professores que s elogiavam trabalhos perfeitos e mostravam impacincia quando errvamos. Certa vez, observei uma turma fraca cuja professora era considerada tima. Num exerccio de ortografia, ela dividiu a turma em dois grupos e deu a cada criana uma letra do alfabeto. Dizia uma palavra e, se inclusse a letra, o aluno corria frente da sala para compor a palavra. O grupo ganhava pontos por completar a palavra primeiro e perdia pontos para cada letra faltando ou sobrando. Em meia hora, notei vrias crianas melhorarem a ortografia, e vrias outras absorverem a lio de que eram muito lentas e estpidas e por isso tinham feito o grupo perder pontos. A desaprovao era clara na voz da professora. Sa me perguntando se isso valia a pena. Pior, podemos ter tirado de lderes religiosos a mensagem de que Deus nos mantm ligado a padres rgidos de certo e errado. Ele sabe tudo o

que fazemos de ruim, at nossos pensamentos mais secretos, e cada pecado que cometemos nos separa de seus amor. Ento, porque nos fez cheios de defeitos, estabelecendo padro que nenhum de ns consegue alcanar? Ele nos conhece bem demais para exigir perfeio. ============ A melhor sntese de meu ponto de vista O ser humano religioso uma que vi num pra-choque: Deus o no perfeito. ama de qualquer jeito. Enfrentamos Ele pode estar desapontado com alguns situaes to de nosso atos, mas nunca com quem somos: pessoas imperfeitas lutando com as implicaes complexas que de conhecer o bem e o mal. Sabe a diferena ningum entre o indivduo efetivamente ruim e a pessoa poderia agir que no alma perdida por ter agido mal. corretamente o Devemos sempre lutar para ser o melhor tempo todo. possvel. No entanto, ser humano significa nunca =========== ser perfeito. Enfrentamos situaes to complexas que ningum poderia agir corretamente o tempo todo. O psiquiatra David Burns escreve sobre um preeminente advogado que temia errar ou perder um caso com medo de que os colegas no o respeitassem mais. Quando dividiu o medo com todos, descobriu, surpreso, que gostavam mais dele quando cometia erros, porque ficava mais humano. Da mesma forma, posso lembrar vezes em que precisei dizer a meus filhos que estava errado, e temi que perdessem o respeito por mim. Fiquei surpreso ao saber que me amavam mais por eu ser capaz de admitir erros. Eles precisavam estar certos da minha integridade, e no de minha perfeio. s vezes, entretanto, as pessoas no conseguem suportar nossos erros. Talvez nossos pais queiram que sejamos perfeitos, ou nosso cnjuges impliquem com nossos defeitos, pois desejam que melhoremos. Essas reaes nos fazem sentir culpados. Mas antes de assumir a culpa, precisamos no perguntar se realmente justificada. Alguns anos atrs duas mulheres idosas de minha congregao morreram na mesma semana, em janeiro. Uma tarde visitei ambas as famlias. Na primeira casa, o filho mais velho disse: Mame morreu por minha causa.

Eu devia ter insistido que fosse para a Flrida; devia t-la tirado desse frio miservel. Se o tivesse feito, ainda estaria viva. Tentei consol-lo e depois fui para a casa da segunda famlia, onde o filho mais velho disse: Sei que mame faleceu por minha causa. Se eu no tivesse insistido que fosse para Flrida... Ela no resistiu longa viagem de avio e mudana brusca de temperatura. Se descobrimos que nossa culpa tem ============ fundamento, devemos cuidar para que fique ligada ao, no a ns. O marido que trai e a H integridade mulher que abusa do carto de crdito da na pessoa que famlia devem sentir culpa. til para motivar foi corajosa o mudanas. Mas intil e destrutiva quando bastante para paralisa a pessoa com sensao de abandonar os indignidade e desmerecimento. sonhos irreais Quando erramos, criamos a situao em que a parte boa de nosso ser fica em sem se sentir guerra como o lado fraco e egosta. Perdemos fracassada ao a sensao do todo que nos permite realizar faz-lo. aes importantes. =========== O mais duro e pessoal sermo que j dei em 30 anos como rabino foi no Yom Kippur, um ano depois de meu filho Aaron morrer, aos 14 anos. Foi no Dia do Perdo Judeu que nos reconciliamos. Sabia que meu sermo deveria ter nfase sobre o significado da perda de Aaron para mim e minha f, e em como eu podia continuar acreditando num mundo onde crianas morrem. Tirei o texto de um livro chamado O pedao perdido, Shel Silverstein, que posso descrever como um conto de fadas para adultos. a histria do crculo no qual falava um pedao. Grande tringulo fora arrancado. O crculo queria ser inteiro, sem nada faltando, ento foi procurar o pedao perdido. Como estava incompleto e s podia rodar lentamente, admirou as flores ao longo do caminho. Conversou com os insetos. Observou o sol. Encontrou vrios pedaos, mas nenhum deles servia. Ento, deixou-os todos na estrada e continuou a busca.

Certo dia, o crculo encontrou um pedao que se encaixava nele perfeitamente. Ficou to feliz! Seria inteiro. Incorporou o pedao que faltava e comeou a rodar. Agora que era um crculo perfeito, podia rodar muito rpido, rpido demais para notar as flores e conversar com os insetos. Quando percebeu como o mundo parecia diferente ao rodar to depressa, parou, deixou o pedao na estrada e foi embora rodando lentamente. Moral da histria: somos mais inteiros quando sentimos falta de algo. O homem que tem tudo , sob certos aspectos, um homem pobre. Nunca saber o que ansiar, esperar, nutrir a alma com o sonho de algo melhor. Nunca saber o que receber de quem ama algo que sempre quis e nunca teve. H integridade na pessoa que est resolvida com suas limitaes, que foi corajosa o bastante para abandonar os sonhos irreais sem se sentir fracassada ao faz-lo. H integridade em quem aprendeu que forte o bastante para atravessar uma tragdia e sobreviver, que pode perder algum e ainda se sentir completo. Voc atravessas o pior e sai intacto. A vida no armadilha feita por Deus para nos condenar por nossos erros. No jogo de ortografia, onde se desqualificado ao cometer um nico erro. mais uma temporada de beisebol , onde at o melhor time perde um tero do jogos e at o pior tem seus dias de brilho. Nosso objetivo ganhar mais do que perder. Quando aceitarmos que a imperfeio parte do ser humano, e pudermos, a exemplo do crculo, continuar a rodar pela vida e a apreci0la, teremos adquirido a integridade que todos desejam. Isso, acredito, o que Deus quer de ns no seja perfeito, nem jamais cometa erros, mas seja ntegro. E, finalmente, se formos corajoso o bastante para amar, fortes o bastante para perdoar, generosos para exultar com a felicidade alheia e sbios para perceber que h amor suficiente para todos, ento poderemos atingir a plenitude que nenhuma outra criatura viva jamais atingiu. Poderemos regressar ao Paraso.

You might also like