You are on page 1of 8

Acessibilidade

Assistncia especial
So considerados passageiros que podem solicitar assistncia especial: Crianas desacompanhadas; Gestantes; Idosos a partir de 60 anos; Lactantes; Pessoas com criana de colo; Pessoas com mobilidade reduzida; Pessoas portadoras de deficincia.

Embarque e desembarque de passageiros que necessitam de assistncia especial


O embarque dos passageiros que necessitam de assistncia especial ser realizado prioritariamente em relao aos demais. Esses passageiros devero se dirigir ao balco de check-in, portando documento de identificao, com antecedncia mnima de 1 hora e 30 minutos para voos nacionais e de 2 horas para voos internacionais, em relao ao horrio do voo. O desembarque desses passageiros ser realizado aps o dos demais, exceto em caso de conexo, quando o intervalo de tempo para troca de aeronave justificar a priorizao. Esses passageiros devem comunicar a necessidade de assistncia especial empresa area no momento em que fizerem sua reserva ou, pelo menos, 48 horas antes do embarque, para que recebam a devida assistncia. Nos aeroportos que no possuem pontes de embarque ou quando a aeronave estacionar em posio remota, devero ser providos veculos equipados com elevadores ou outros dispositivos apropriados para efetuar, com

segurana, o embarque e o desembarque de pessoas portadoras de deficincia fsica ou mobilidade reduzida. O passageiro poder utilizar a cadeira de rodas ou outras ajudas tcnicas (bengalas, muletas, andadores e outros) para locomover-se at a porta da aeronave, desde que o equipamento passe pela inspeo de segurana do aeroporto.

Direitos dos passageiros que necessitam de assistncia especial


Atendimento prioritrio; Telefones adaptados, nas reas comuns dos aeroportos, e informaes na Lngua Brasileira de Sinais (Libras), para passageiros com deficincia auditiva; Informaes em braile (em pelo menos dois idiomas, quando se tratar de um aeroporto internacional), para passageiros com deficincia visual; Nos casos em que a empresa area exigir um acompanhante para pessoa portadora de deficincia, a empresa dever justificar o fato por escrito e oferecer desconto de, no mnimo, 80% do valor cobrado pelo bilhete do passageiro portador de deficincia. Vale ressaltar que o passageiro dever viajar ao lado de seu acompanhante.

Gestantes
importante entrar em contato com a empresa area e com o seu mdico antes de adquirir a passagem, isso porque algumas empresas tm restries para o transporte de gestantes.

Passageiros enfermos
necessrio informar a necessidade de atendimento especial empresa area pelo menos 48 horas antes

do horrio previsto para o embarque. comum que as empresas ofeream a esses passageiros atendimento prioritrio.

Transporte de ajudas tcnicas (bengalas, muletas, andadores e outros)


As ajudas tcnicas devem ser transportadas na cabine de passageiros, exceto quando suas dimenses ou da aeronave (ou, ainda, aspectos de segurana) inviabilizarem seu transporte na cabine, caso em que esses equipamentos devero ser transportados no compartimento de bagagem. Quando as ajudas tcnicas tiverem de ser despachadas, sero consideradas bagagem prioritria.

Transporte de cadeira de rodas


Quando houver espao disponvel, a cadeira de rodas deve ser transportada gratuitamente no interior da cabine de passageiros. Caso contrrio, ser considerada bagagem prioritria. O usurio de cadeiras de rodas deve ser acomodado em assento especial, dotado de braos removveis, prximo ao corredor, localizado da primeira terceira fileira da aeronave, de acordo com a classe escolhida.

DICA IMPORTANTE
Os portadores de necessidades especiais que desejarem solicitar, durante a viagem, auxlio tcnico (cadeira de rodas, maca e/ou uso de equipamento que proporcione oxignio suplementar) devem entrar em contato com a empresa area com 72 horas de antecedncia.

Transporte de co-guia
O co deve ser transportado gratuitamente, no cho da cabine da aeronave, ao lado de seu dono e sob seu controle, na primeira fileira. O animal dever estar equipado com arreio, dispensado o uso de focinheira.

Viagem nacional
Ser obrigatria a apresentao de carteira de vacinao atualizada, com comprovao de vacina mltipla, antirbica e tratamento anti-helmntico, expedida por mdico veterinrio devidamente credenciado.

Viagem internacional
Ser obrigatria a apresentao do Certificado Zoossanitrio Internacional, expedido pelo Posto de Vigilncia Agropecuria Internacional do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento, de acordo com os requisitos exigidos pelo pas de destino.

FALE COM A ANAC


Internet: www.anac.gov.br/faleanac Central de atendimento: 0800 725 4445
(atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana)

You might also like