You are on page 1of 3

1.

3 A influncia de Michel Foucault


... a nica espcie de curiosidade que vale a pena ser praticada com um pouco de obstinao: no aquela que procura assimilar o que convm conhecer, mas a que permite separar-se de si mesmo.

Essa frase de Michel Foucault

, citado por RIBEIRO (1994:13),

predispe critica de uma das bases da noo positivista de acontecimento histrico: a idia de continuidade da histria, de evoluo em direo a um telos, cujo o progresso tecno-cientfico da humanidade permitiria chegar. Desde Foucault, o fazer histrico vem se perdendo diante das diferenas e do carter construdo dos objetos histricos, e que tem sido passado como naturais. Este fato vem questionar, desde algum tempo, no apenas o objeto da histria, mas tambm o seu sujeito o sujeito que habita e constri os fatos histricos. Nessa perspectiva, o acontecimento histrico perde a sua inocncia, a sua neutralidade e se torna um objeto de escolha do historiador, ele prprio parcialmente determinado por um certo contexto social, sua poca e seu meio, analisando documentos produzidos de forma consciente ou inconscientemente pelas sociedades do passado, seja para impor uma imagem desse passado, seja para dizer a verdade:
preciso desestruturar o documento para descobrir suas condies de produo. Quem detinha, numa sociedade do passado, a produo dos testemunhos que, voluntria ou involuntariamente, tornaram-se os documentos da histria? preciso pesquisar, a partir da noo de documento/monumento, proposta por Michel Foucault em Arqueologia do Saber (LE GOFF , 1990:54).

A arqueologia do saber compreende um mtodo regularizado, que possui como objeto delimitado no a cincia, mas o saber. um mtodo rigoroso que trata da normatividade dos discursos de uma poca, as formas de normalizao e as regras de constituio do saber. A descrio arqueolgica compreende um mtodo amplo que extrapola os mtodos tradicionais das cincias modernas, especialmente as cincias humanas. Tal mtodo arqueolgico no se confunde
1

FOUCAULT, M. O uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1984. P.13.

com nenhuma disciplina das cincias sociais, ultrapassando-as e configurandose como o mtodo histrico mais positivo de todos, elaborando um fazer histrico crtico no porque julgue o passado, mas, ao contrrio, porque o mostra. Essa demonstrao do passado representa uma verdadeira praxis, capaz de revolucionar as prticas institucionalizadas entre elas a noo tradicional de dados e documentao histrica:
O arquelogo do saber faz pesquisas concretas: analisa os desempenhos verbais segundo certas linhas de ataque, quer se trate [...] de relatrios mdicos, de peas judicirias, da memria do acusado, e isso longe do prestgio da escrita, unicamente para analisar a formao e o jogo de um saber nas suas relaes com as instituies, para decifrar as relaes de poder situadas no seio de um discurso, a partir das quais ele se estabelece, funciona e recebe um estatuto social (KREMERMARIETTI, 1977: 08).

Desse modo, da perspectiva da Nova Histria, j no mais possvel evocar a produo histrica sem falar de Michel Foucault. Ele demonstrou que o objeto histrico construdo, constitui-se historicamente. Tal fato permitiu que a escrita da histria explorasse novos terrenos, rumo s margens da sociedade: a histria da festa, da morte, da feitiaria, da sexualidade. Todos esses temas foram tratados em considerao para clarificar o funcionamento de uma sociedade, numa determinada poca. Elaborar uma histria do corpo , no pensamento de Foucault, elaborar tambm a histria do poder, dos poderes. O corpo torna-se marcado pelos discursos que so como inscries. E marcado por todos os sbios discursos, inclusive pelo discurso dos historiadores tradicionais. Dando nfase questo do acontecimento histrico como o conjunto de discursos de fato pronunciados e que continuam a funcionar e a transformar-se ao longo da histria, que Michel Foucault nos fala da possibilidade do aparecimento de outros discursos. Esses outros discursos refletem, em seu bojo, a histria do poder sobre os corpos, a histria das prticas polticas de dominao, enfim, as prticas ideolgicas que permeiam toda a produo discursiva: as mltiplas relaes de foras cruzadas que se formam e se desfazem em todos os nveis do corpo social e em todos os lugares. o constante jogo do poder e do saber que seu produto e produo, e da resistncia (GRISET, 1989: 61).

O discurso veicula e produz poder, refora-o, mas tambm o mina, descobre-o. Da mesma forma, o silncio e o mistrio abrigam o poder, fixam as suas proibies e conseguem adquirir certa tolerncia. A arqueologia do saber mostra como a produo cientfica se difunde, forma conceitos filosficos que tomam forma em obras literrias. Mostra como os problemas, geralmente formulados no campo filosfico, migram para o campo dos discursos cientficos e polticos, formatando instituies, hbitos e comportamentos sociais. Do ponto de vista da histria tradicional, os discursos cientficos, elaborados no passado, tornam-se documentos. J a descrio arqueolgica os toma como monumentos. Segundo a prpria definio de Foucault (1997):
A arqueologia busca definir no os pensamentos, as representaes, as imagens, os temas, as obsesses que se ocultam ou se manifestam nos discursos; mas os prprios discursos, enquanto prticas que obedecem a regras. Ela no trata o discurso como documento, como signo de outra coisa, como elemento que deveria ser transparente, mas cuja opacidade importuna preciso atravessar freqentemente para reencontrar, enfim, a onde se mantm a parte, a profundidade do essencial; ela se dirige ao discurso em seu volume prprio, na qualidade de monumento. No se trata de uma disciplina interpretativa: no busca um outro discurso mais oculto. Recusa-se a ser alegrica (p.159).

Finalmente, remetendo-nos a Nietzsche e sua noo de genealogia da moral, Michel Foucault consolida as bases para a crtica histria tradicional, de cunho positivista, como sendo a guardi da histria real ou verdadeira, isto ; a pesquisa da origem. Tal pesquisa se esfora para recuperar a essncia exata da coisa, sua forma imvel e anterior a tudo que lhe sucede. Procurar por essa origem seria como tentar reencontrar o aquilo mesmo, o que era imediatamente, uma imagem exatamente adequada de si. tomar por acidental todas as peripcias que puderam ter acontecido, todas as astcias, todos os disfarces [...] (FOUCAULT, 1982: 17-18). , enfim, querer livrar-se das mscaras e desvendar ao pblico uma identidade primeira em seu estado de pureza e perfeio. Mas como nos lembra Foucault, o comeo histrico baixo, extremamente irnico e no brilha nas mos do criador ou na luz sem sombra da primeira manh.

You might also like