You are on page 1of 9

Sumrio

Introduo......................................................................................................................2 1. Acreditando que os fins justificam os meios ............................................................2 2. Examinando a psique do terrorista ..........................................................................3 3. Como se faz a mente de um terrorista .....................................................................5 4. Limpando a mente ....................................................................................................7 5. O que podemos fazer ...............................................................................................8 Referncias bibliogrficas.............................................................................................8

A MENTE DO TERRORISTA SUICIDA

Por Silvia Helena Cardoso, PhD e Renato M.E. Sabbatini, PhD

Introduo
Nas ltimas duas dcadas, mentes sombrias tm se espalhado pelo mundo com uma misso consciente e bem definida: provocar profundo medo e ansiedade, dor, desespero e muitas mortes, incluindo as delas prprias, ao se explodirem juntamente com o alvo escolhido. Eles so os terroristas suicidas. Esse tipo de terrorista provoca um dano fsico devastador ao ser realizado em reas pblicas. Eles so motivados por razes polticas, religiosas ou tnicas, e seu maior ideal produzir um efeito psicolgico negativo em uma populao inteira, e no apenas nas vtimas de seus ataques. Quinze organizaes terroristas diferentes em doze pases tm abrigado tticas suicidas nos ltimos 20 anos. Em fevereiro de 2000 ocorreram aproximadamente 275 incidentes suicidas (5).

1. Acreditando que os fins justificam os meios


Muitas podem ser as causas que motivam um terrorista suicida: a expulso de estrangeiros, provocar mudanas polticas, realizar retaliao e vingana, ganhar projeo local ou global, construir uma imagem de poder, angariar apoio do pblico, recrutar novos voluntrios, preservar territrio, cultura ou religio, etc. Qualquer que seja a causa que o terrorista invoca, ele firmemente impulsionado pela crena de que a vitria da causa deve ser alcanada a qualquer custo. Os terroristas, em nome da religio, costumam justificar a violncia em nome da autodefesa ou para vingar as comunidades religiosas a que pertencem.

3 "Eles acreditam que existe uma diferena entre o certo e errado, mas tambm que se fizerem alguma coisa em nome da causa, ela ser justificada, mesmo que seja errada", diz Rona Fields, uma psicloga americana que tem estudado terroristas por mais de 30 anos. Yoram Schweitzer, do Instituto Internacional para Conteno do Terrorismo, argumenta que a religio no inocente, mas ela no provoca violncia por qualquer razo. Ele diz: "Isso s acontece devido a um conjunto peculiar de circunstncias - polticas, sociais e ideolgicas". Estas circunstncias abrem o caminho para formas de violncia ilimitada atravs da racionalizao em nome de um bem comum. Assim, at mesmo as aes mais depravadas acabam sendo justificadas por uma causa supostamente digna e humana. Com argumentos irracionais ou ilgicos, o ser humano capaz de justificar quase tudo. Adolf Hitler, que usou o terror como uma ttica poltica, mostrou ao mundo que os fins justificam os meios, com seu objetivo de "salvar " a raa alem atravs do extermino dos imperfeitos e dos politicamente inconformados. Nos dias atuais, os terroristas parecem operar da mesma forma.

2. Examinando a psique do terrorista


O perfil do terrorista suicida no o de um psicopata ou de um bandido, como se acredita. Normalmente ele um ser humano como qualquer outro, com princpios morais e religiosos. O psiquiatra mulumano Dr. Eyad Sarraj acrescenta que os terroristas islmicos so "geralmente pessoas tmidas, introvertidas e no violentas, de uma forma geral". Ento por que estes indivduos estariam dispostos a se juntar a um grupo terrorista? O Dr. Jarrold Post, da George Washington University, e ex-chefe da Central Intelligence Agency's Center for Analysis of Personality and Political Behavior in Terrorism, acha que a principal razo de natureza social. Como acontece com todos os seres humanos, ele necessita pertencer a um grupo que o aprove, e encontrar seu lugar dentro dele. A misso do terrorista agora se torna um objetivo novo e valioso em sua vida, seguindo os ditames de seu novo grupo social. Seguindo este novo caminho, eles encontram um senso renovado para suas vidas e se sentem importantes e comprometidos. Eles sentem que se tornaro heris, que seus parentes e colegas iro chorar de emoo em razo de sua coragem absoluta em morrer por uma causa. Eles iro desaparecer, mas esto convictos agora que deixaro suas marcas em algum lugar, tornando-se o orgulho de todos aqueles que no morreram. Em todo o mundo islmico pode-se ver fotos desses auto-denominados "mrtires" nas paredes e nos muros, glorificando e sancionando socialmente suas aes. A motivao mais forte para o terrorista suicida dada por sua crena religiosa, ou no mnimo por sua interpretao da f religiosa. A ele prometido pelos lderes religiosos radicais que morrendo por essa causa, sero recompensados pela glria e pela asceno ao Paraso, consagrando-se como um mrtir ungido por Deus. Assegurar essa morte , portanto, uma pr-condio para sua misso.

4 Rasheed Saka, um terrorista palestino preso antes de conseguir concretizar uma misso suicida, em uma entrevista, declarou: "Eles me disseram que os mrtires vo para o paraso e se casam com 72 virgens, e que Deus ir considerlos mrtires e perdoar seus pecados". Os terroristas so loucos? Especialistas na anlise do terrorismo acham que no. "Eu no conheo um nico caso de terrorista suicida que seja realmente psictico," diz o Dr. Ariel Merari, um psiclogo israelita de Universidade de Tel-Aviv, que estudou cada terrorista suicida no Oriente Mdio por 18 anos ou mais. "A nica anormalidade no perfil psicolgico do terrorista suicida parece ser uma falta de medo na hora do ataque [...] Eles tm ideais e agem em funo dos mesmos." Davis Long, ex-diretor assistente da seo de anti-terrorismo do U.S. State Department afirma que at hoje nenhum estudo comparativo sobre a psicologia dos terroristas foi capaz de revelar um perfil psicolgico especfico. O que parece de haver em comum entre eles que os terroristas tendem a ter baixa auto-estima antes de se juntarem organizao, e que so atrados por grupos liderados por pessoas carismticas e dominadoras. No surpreendentemente, tambm gostam de se arriscar. Pesquisas sobre a psicologia do julgamento moral tem nos permitido a entender melhor os motivos por trs das aes terroristas. Como acontece com muitos fenmenos sociais de dinmica de grupo, eles agem no sentido de evitar a reprovao do grupo social por no terem mostrado coragem e determinao na realizao de atos violentos dele esperados, ou no sentido de obter recompensas psicolgicas ou sociais do grupo, por terem realizado. Isso ajuda, inclusive, a reforar na mente do terrorista a crena de que o que ele ir fazer "o certo". Obviamente, as noes do que se constitue em certo ou errado dependem da cultura e da religio. No entanto, amplamente comprovado que os padres de julgamento moral podem ser mudados foradamente por meio da interao com um grupo dominante. Para isso, vital que o grupo tenha um inimigo claramente definido. O Prof. Post argumenta que a psicologia dos terroristas muito polarizada. " uma psicologia dualista. Somos ns contra eles, os bons contra os maus," ele diz. O grupo de terrorista sempre pertence ao "lado do bem"; o resto do mundo o mal. O inimigo pode ser o governo, uma nao, um grupo tnico, ou um sistema inteiro de ideais tais como a civilizao ocidental.

3. Como se faz a mente de um terrorista

Uma importante questo que se coloca : como um ser humano pode desafiar um dos mais poderosos instintos, o de sobrevivncia ou de autopreservao, em nome de crenas religiosas ou ideologias polticas? Como a psicologia no foi capaz de encontrar evidncias de que terroristas que executam atos suicidas violentos so insanos (na verdade a evidncia contrria), devemos assumir que o seu comportamento o resultado de uma forte e efetiva doutrinao: ou o que poderamos chamar de "produo sistemtica da mente do terrorista" por um grupo poltico ou religioso, usando tcnicas consagradas pelo tempo para recrutamento, persuaso, e converso. Pesquisas sobre aprendizagem social tem evidenciado o papel do chamado "condicionamento comportamental e cognitivo". Um especialista em terrorismo, Dr. Bernard Saper, em um artigo intitulado " On Learning Terrorism", argumenta que o compromisso pelo terrorismo amplamente produzido, intensificado e sustentado nos recrutas atravs de sofisticadas tcnicas de condicionamento. Ele descreve como essas tcnicas so usadas para doutrinar e executar atos de violncia e terror e como montado um elaborado sistema de incentivos para financiar grupos guerrilheiros e movimentos revolucionrios. Muitas vezes esta doutrinao se estende a parentes e amigos de terroristas."Eu estou muito feliz e orgulhoso do que meu filho fez e, francamente, estou com um pouco de inveja," disse Hassan Hotari 54, pai de um jovem que fez um ataque suicida em uma discoteca em Tel-Aviv. "Eu desejaria ter feito o bombardeio. Meu filho obedeceu aos desejos do Profeta. Ele se tornou um heri. Diga-me: o que mais um pai poderia querer ?". De acordo com William Sargant, autor do notvel livro "The Battle for the Mind" (A Batalha pela Mente), parece existir uma "fisiologia para a converso e a lavagem cerebral " ou "controle do pensamento". Lavagem cerebral tornou-se um termo popular nos anos 50s, para descrever as tcnicas usadas pelos soviticos e comunistas chineses e coreanos para converter soldados americanos capturados ou opositores polticos para suas ideologia polticas.

6 A teoria de lavagem cerebral sustenta que a nica forma de forar uma mudana de atitudes em adultos limpar as suas mente - apagando crenas existentes por meio de uma combinao de induo de estresse mental e tenso nervosa, receptividade sugesto, e exaltao frentica da massas. Sargant argumenta que essas tcnicas tm sido usadas atravs dos tempos por agentes bem diversos, tais como pastores religiosos e treinadores de futebol americano. Atravs da lavagem cerebral, novas idias podem ser introduzidas e firmemente fixadas mesmo em mentes que no estejam dispostas a receb-las de incio. No coincidncia que as religies fundamentalistas de todos os tipos usem essas tcnicas, oferecendo uma mistura de salvao, redeno, promessas de recompensa eterna no cu, sentimentos de culpa, timidez e inadequao. Um testemunho impressionante dessa converso mostrada por Abd Samad Moussaoui, o irmo de um homem suspeito de planejar o seqestro nos ataques terroristas de 11 de setembro. Em 4 de outubro de 2001 ele deu uma entrevista na CBS "Ele um dia amou a Amrica, mas foi lavado cerebralmente, foi feita uma lavagem cerebral por um grupo radical islmico.Ele gostava de calas jeans, basquetebol e do cantor Bruce Springsteen, mas passou a odiar os Estados Unidos aps se juntar ao grupo (1). A tarefa de produzir a mente do terrorista facilitada enormemente quando se inicia na infncia. As crianas e jovens so condicionados a pensar somente como seus pais ou lderes, ou at mesmo a parar de pensar. A Dra. Fields acredita que o terrorista suicida atual tem uma noo de certo e errado baseada fundamentalmente na opinio pessoal dos lderes de suas comunidades. "Constata-se uma total limitao na capacidade que eles tm de pensar por si prprios". Recentemente, o mundo assistiu espantado a pelotes armados e uniformizados de crianas de tenra idade, recrutadas por partidos radicais islmicos, como o Hezbollah, marchando pelas ruas de Beirute e cantando a sua disposio de morrer por um lder ou por um Deus. O julgamento moral de crianas e adolescentes ainda muito flexvel e pouco formado, portanto fcil convenc-los a fazer quase tudo, dado o controle que tm sobre eles. Deste modo, os mtodos trabalhosos da lavagem cerebral de adultos nem so necessrios com estas crianas. Sargant escreve eloqentemente como sero essas crianas quando se tornarem adultas: "[Elas] iro atuar com a firme convico de que so inspiradas pelos mais altos e nobres motivos. Os mais gentis, generosos e humanos dos homens podem ser condicionados a cometer atos que parecem aterrorizantes, em retrospecto, a todos as pessoas que tenham sido condicionados de forma diferente. Muitas pessoas sensveis se prendem a vises estranhas e cruis porque elas foram implantadas em seus crebros em uma idade precoce. Em nossa opinio, isto d uma viso arrepiante do futuro, porque ser muito mais difcil recondicionar voluntrios de terroristas suicidas que foram doutrinados e treinados quando eles eram ainda bem jovens.

4. Limpando a mente
Quais so as bases cientficas para as tcnicas de controle da mente descritas por Sargant? Ele e outros pesquisadores que investigam mudanas de atitudes propuseram que o fenmeno descoberto pelo psiclogo russo Ivan Pavlov no incio do sculo XX poderia ser a explicao para isto. Pavlov descobriu acidentalmente que ces que foram submetidos a situaes extremamente estressantes (como quando eles quase se afogaram em suas gaiolas durante uma enchente no poro do laboratrio de Pavlov em So. Petersburgo perderam todo o condicionamento que eles haviam adquirido previamente. Alm disso, os ces passaram a mostrar alteraes permanentes no temperamento e sensibilidade emocional. Pavlov foi posteriormente capaz de condicionar os ces com comportamentos inteiramente novos e at opostos queles que foram perdidos previamente. A polcia comunista posteriormente adequou os achados de Pavlov para desenvolver tcnicas para modificao comportamental e de atitude para inimigos do regime (esta foi uma das razes pelas quais Lnin ordenou que a medicina psicolgica russa fosse baseada nos conceitos e teorias de Pavlov). At agora, entretanto, nenhuma pesquisa foi realizada sobre quais so as bases neurais da modificao radical do comportamento usando estes mtodos. Experimentos com escopolamina, um agente anestsico usado para induzir confisses durante e aps a II Guerra Mundial (o chamado "soro da verdade") indicou o envolvimento de memria colinrgica frontal e subcortical e sistemas de controles comportamentais no fenmeno de lavagem cerebral.

Foto por Joel Sartore - Mechanics of emotion. In: R. Restak (ed.) Misteries of the Mind, National Geographic, Washington D.C., 2000.

A tcnica de lavagem cerebral muito usada pelos militares para aniquilar a personalidade dos recrutas para depois reconstru-la sua prpria imagem. Nesta foto vemos um candidato a oficial aviador na Pensacola Naval Air Station, sendo humilhado pelos instrutores.

5. O que podemos fazer


Os terroristas no parecem ser indivduos insanos; eles so produtos de um sistema insano, motivado basicamente por um fanatismo intenso e cuidadosamente desenvolvido. O Isl condena o terrorismo e muito rgido com suicidas, acreditando que eles sero condenados a repetir suas mortes por toda a eternidade. Entretanto, um nmero cada vez maior de pequenos grupos de extremistas religiosos distorce as doutrinas pacficas daquela religio e tenta limpar tantas mentes quanto for possivel atravs das tcnicas de lavagem cerebral. Como parte destes esforos, os lderes terroristas tolhem a liberdade de expresso no somente em seus pases, mas em todo o mundo. Terroristas suicidas podem achar que so "lutadores da liberdade", mas a liberdade implica em visibilidade. Estes guerreiros invisveis atuam na sombra do mundo secreto e usam tticas covardes e devastadoras de mutilar e matar pessoas inocentes e no combatentes, tudo pelo "bem da causa". Um dos objetivos de se analisar a psicologia dos terroristas descobrir meios de se deter ou prevenir ataques. A melhor forma de se conseguir isto parece ser tentar entender e respeitar a cultura de cada pas e suas ideologias polticas, bem como respeitar a soberania que as naes devem ter para definir suas prprias formas de viver. Uma outra maneira procurar estabelecer leis e implementar a proteo aos direitos humanos em nvel local, regional e global. Os Estados Unidos necessitam entender os seus Timothy McVeighs e as suas crianas, que, cada vez mais, esto matando seus coleguinhas e professores nas escolas americanas. O isl precisa questionar e enfrentar seus fanticos religiosos e mostrar a eles quanto sofrimento eles esto causando por suas interpretaes distorcidas da f religiosa. E como fazer isso? Salman Rushdie tem uma resposta: "No fique aterrorizado. No deixe o medo ser uma regra em sua vida. Mesmo se voc estiver assustado."

Referncias bibliogrficas
CBS' 48 Hours'' - Man's Brother Talks of Brainwashing. Website: http://dailynews.yahoo.com/h/ap/20011005/us/attacks_suspect_s_brother_1.html Pavlov, I.P. Lectures on Conditional Reflexes: the Higher Nervous Activity Behavior of Animals. Vol1 Lawrence and Wishart, London; 1928. Saper, B.: On learning terrorism. 1988 Vol 11(1) 13-27 Sargant, W.: Battle For The Mind. A Physiology of Conversion and Brain Washing Pan Books LTD 7th printing, 1970. Schweitzer, Y. - A lecture presented in the International Conference on Countering Suicide Terrorism at ICT, Herzeliya, Israel on 21st February, 2000 A General Review of the Chemistry and Utility of Scopolamine http://www.ucalgary.ca/~bali/chem353/project/00final/00final.htm http://www.cerebromente.org.br/n13/terrorist8.html

You might also like