You are on page 1of 3

SUJEITOS DO CRIME Sujeito ativo aquele que, de forma direta ou indireta, realiza ou colabora para a realizao da conduta descrita

a no tipo penal. Terminologia: Direito material: agente Direito processual: flagranteado, autuado, indiciado, ru, acusado, querelado, condenado etc Aspecto biopsquico: criminoso ou delinquente. Sujeito Passivo aquele que tem um bem lesionado ou exposto a perigo de leso em decorrncia de um crime. Subdivide-se: Direto, eventual ou imediato trata-se do titular do bem atingido ou ameaado. Vtimas. Crimes sem vtima. Ex.: em geral, os Crimes Ambientais (Lei 9.650/98); Indireto, mediato ou constante: considera-se que o Estado a vtima de todos os crimes, que sempre implicam violao da ordem jurdica estatal. Com o cometimento do crime, nasce o direito de punir do Estado. Prejudicado aquele que sofreu um dano civil (moral ou material) em decorrncia do crime. No se confunde com o sujeito passivo. Assim, no crime de homicdio, a vtima a pessoa morta, enquanto que os prejudicados so os seus dependentes. Capacidade penal o conjunto das condies exigidas para que um sujeito possa tornar-se titular de direitos ou obrigaes no campo do Direito Penal. Incapacidade penal No h qualidade de pessoa humana viva seres inanimados, animais, mortos A lei penal no se aplica a determinada classe de pessoas (imputabilidade penal) menores de 18 anos (Art. 27, CP). Um sujeito imputvel pode vir, aps a prtica do delito, a perder sua capacidade penal (Art. 41, CP). Capacidade especial do sujeito ativo Alguns crimes reclamam determinada posio jurdica ou de fato do agente para sua configurao: Crime de mo prpria condio especial do sujeito ativo Ex.: Crime de falso testemunho; Crime prprio qualidade especial do agente: Puros se retirar a qualidade especial do sujeito desaparece o ilcito penal. Ex.: Advocacia administrativa. Art. 321 Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao pblica, valendo-se da qualidade de funcionrio.

Impuros se retirar a qualidade especial do sujeito exigido pelo tipo penal, surge outro tipo penal. Ex.: Art. 123 (infanticdio), estado puerperal. Capacidade penal das pessoas jurdicas Teoria da Fico Jurdica (Savigny e Ihering) a pessoa jurdica no tem existncia real e, portanto, no pode cometer crimes; Teoria da realidade (Otto von Gierke) a pessoa jurdica tem existncia real e, destarte, pode cometer crimes. CF/88, art. 173, 5 A lei, sem prejuzo da responsabilidade individual dos dirigentes da pessoa jurdica, estabelecer a responsabilidade desta, sujeitando-a s punies compatveis com sua natureza, nos atos praticados contra a ordem econmica e financeira e contra a economia popular. CF/88, art. 225, 3 As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados.Lei 9.650/98 (Lei de Crimes Ambientais). Sistema da dupla imputaoa responsabilidade dapessoa jurdica no exclui a do ser humano. Mais que isso, a responsabilizao simultnea condio obrigatria para que a pessoa jurdica seja penalmente processada (STJ, RHC 24239 / ES, julgado em 10/06/2010). Associadas capacidade penal especial excluso do crime aborto legal (sentimental ou teraputico), s se praticado por mdico. Crimes contra o patrimnio (Art. 181 isento de pena quem comete qualquer dos crimes previstos neste ttulo, em prejuzo: I do cnjuge, na constncia da sociedade conjugal; II de ascendente ou descendente, seja o parentesco legtimo ou ilegtimo, seja civil ou natural.) Concurso de pessoas Co-autoria e participao Teoria formal autor o agente que pratica a figura tpica descrita no tipo penal, e partcipe aquele que comete aes no contidas no tipo, respondendo apenas pelo auxlio que prestou. Teoria normativa autor o agente que, alm de praticar a figura tpica, comanda a ao dos demais (autor executor e autor intelectual). J o partcipe aquele que colabora para a prtica da conduta delitiva, mas sem realizar a figura tpica descrita, e sem ter controle das aes dos demais. Art. 29, do CP (analisar). IMPORTANTE: se o autor praticar fato atpico ou se estiver excluda a ilicitude, no h o que se falar em punio ao partcipe (Teoria da Acessoriedade Limitada) Crime plurissubjetivo o delito exige a presena de mais de uma pessoa (quadrilha, associao para o trfico). Nestes crimes no h que se falar em participao (todos so autores).

Autoria mediata inimputvel, coao moral irresistvel, obedincia hierrquica o terceiro pratica o fato. Autoria Colateral

You might also like