You are on page 1of 4

CINCIAS HUMANAS Maro 1 CINCIAS HUMANAS EM

3 SRIE -

3 SRIE EM

01) Observe a figura abaixo:

02) Leia o texto a seguir: Zumbi liderou um grupo de escravos fugidos do cativeiro que deram origem mais conhecida das comunidades a se levantar contra a escravido, o quilombo de Palmares. Apesar de enfrentar durante sculos o silncio sistemtico imposto por aqueles que buscavam esvaziar as lutas dos africanos cativos e seus descendentes, a memria de Zumbi dos Palmares permaneceu viva e cultivada por geraes que se recusaram a calar diante do racismo e discriminao travestidos de democracia racial. As lutas da populao afrodescendente tornaram possvel a incluso do Dia da Conscincia Negra como data cvica nacional incorporada ao calendrio escolar.
Fonte: OLIVEIRA, Marco Antonio de. 20 de novembro (1995): Dia da Conscincia Negra, in Circe Bittencourt (org) . Dicionrio de Datas e da Histria do Brasil. So Paulo: Contexto, 2007

A charge representa o muro que separa os Estados Unidos do Mxico e faz referncia poltica econmica neoliberal e s contradies da globalizao, que opem os pases desenvolvidos aos pases em desenvolvimento. Para esse contexto, considere as seguintes afirmaes: I. As oportunidades para os trabalhadores so mais numerosas no neoliberalismo. II. Para circulao de capitais, mercadorias, servios e informaes, h cada vez menos barreiras. III. Para o trnsito de trabalhadores, h cada vez mais barreiras. IV. Para as empresas multinacionais, o Sul representa o melhor mercado consumidor. V. A metropolizao um processo presente apenas nos pases do Norte. Quais afirmaes acima esto corretas: (A) apenas I e II. (B) apenas II e III. (C) apenas II, III e V. (D) apenas III, IV e V (E) todas esto corretas.

Com base nas informaes contidas no texto acima e da historiografia estabelecida sobre o tema, avalie as proposies abaixo: I. A propagao das ideias de democracia racial, associada s imagens de convivncia pacfica entre as diferentes raas, silenciou memrias relacionadas aos movimentos de resistncia escravido. II. A preservao da memria de Zumbi dos Palmares e a instituio do Dia da Conscincia Negra so efeitos da atuao de movimentos da populao afrodescendente. Assinale a alternativa correta: (A) (B) (C) (D) Os itens I e II contm proposies incorretas. A proposio I correta e a II, incorreta. A proposio I incorreta e a II, correta. As proposies I e II so corretas, e o que se expressa em I a democracia racial condio necessria ocorrncia de II a instituio do Dia da Conscincia Negra. (E) As proposies I e II so corretas e o descrito em II indica que a ideia de democracia racial perde parte de sua capacidade de silenciar memrias, como expresso em II.

Pgina 1

CINCIAS HUMANAS Maro 1


03) Observe abaixo o mapa da Unio Europeia:

3 SRIE - EM
Fonte: MATTOS, Hebe. Remanescentes das comunidades dos quilombos: memria do Cativeiro e Polticas de Reparao no Brasil. Revista USP, So Paulo, n. 68, p.104-111, dezembro/fevereiro 20052006

Segundo o que se apreende do texto, para o reconhecimento da posse tradicional de terras coletivas de remanescentes quilombolas necessrio: (A) atestar sua origem de acampamentos formados por escravos fugidos, escondidos nas matas. (B) comprovar as doaes senhoriais realizadas no contexto da Abolio por fazendeiros ligados causa abolicionista e republicana. (C) comprovao da formao histrica de um campesinato constitudo por escravos libertos e seus descendentes. (D) auto definio comunitria, que vai alm da ideia clssica de quilombo e elementos ligados ao histrico de doaes senhoriais. (E) referendo legal que regulamenta as comunidades de quilombolas pela concepo histrica clssica de quilombo. 05) Leia o texto a seguir: A Teologia da Libertao teve o seu apogeu nos anos 70 e 80. Props uma leitura histrica da morte e ressurreio de Cristo, numa retomada da tradio messinica de origem judaica. Organizando-se em pequenas comunidades de leitura bblica (as Comunidades Eclesiais de Base - CEBs) ou em pastorais especializadas em movimentos sociais (da terra, indgena, de menores etc.), desenvolveu uma viso social das promessas crists de salvao.
Fonte: FERNANDES , Rubem Csar. Religio. Pouco Padre, Pouca Missa e Muita Festa. Disponvel em: http://www2.mre.gov.br/sent.htm. Acesso em 26 de abril de 2009

O bloco acima registra vrios sucessos, como a moeda nica em grande parte de sua rea, a estabilidade econmica e, principalmente, a superao, mesmo que parcial, de divergncias que causaram duas grandes guerras no sculo XX.
Fonte: Atualidades Vestibular 2008 1 sem. P. 69

Tendo em vista o grau de integrao desse bloco, o termo que mais bem caracteriza a Unio Europeia : (A) Zona de livre comrcio. (B) Unio aduaneira. (C) Mercado comum. (D) Unio econmica e monetria. (E) Organizao financeira e militar. 04) Sobre as comunidades rurais negras espalhadas pelo pas, em conflito pelo reconhecimento da posse tradicional de terras coletivas, a historiadora Hebe Mattos afirmou que a maioria delas: ... nem sempre se associava ideia histrica clssica do quilombo. Muitos dos grupos (...) tinham seu mito de origem em doaes senhoriais realizadas no contexto da Abolio. Apesar disso, alm da referncia tnica e da posse coletiva da terra, tambm os conflitos fundirios vivenciados no tempo presente aproximavam o conjunto das terras de preto, habilitando-as a reivindicar enquadrar-se no novo dispositivo legal.(...) Segundo o decreto 4.887, de 20/11/2003 (...), a caracterizao dos remanescentes das comunidades dos quilombolas ser atestada mediante auto definio da prpria comunidade.

O movimento mencionado no texto pode ser caracterizado: (A) por ser o principal representante da reforma protestante no Brasil. (B) pelo seu combate doutrina socialista na Amrica Latina. (C) pelas suas posies, que combinam religiosidade com a doutrina marxista. (D) por sua postura conservadora de distanciamento dos movimentos revolucionrios. (E) pela sua defesa ao regime militar, inaugurado em 1964.

Pgina 2

CINCIAS HUMANAS Maro 1


06) Leia o texto abaixo: Onda Honda Quando a juventude avanada, emoo faz parte da elegncia Quem gosta de emoes fortes j pode compr-las em butique. A lojinha de moda feminima VoomVoom, de So Paulo, comeou a exibir entre vestidos de Mary Quant e Miss Impact duas motocicletas japonesas Honda: uma de 50 cilindradas (2 milhes de cruzeiros velhos a prazo), outra de 90 cilindradas (2 milhes e 700 mil cruzeiros velhos a prazo). Em apenas duas semanas, os jovens paulistas compraram mais de cinquenta motos (as de 50 cilindradas no exigem carteira para dirigir) e, seguindo o estilo de Steve McQueen no filme Fugindo do Inferno, lanam-se aos tombos e emoo das corridas. Uma das moas participantes da nova onda (...) dirige sem carteira e define a sensao de velocidade citando o especialista em cultura de massa Edgar Morin, embora esquecendo o nome: como diz aquele socilogo francs: no carro a gente v a paisagem, mas na moto a gente est dentro da paisagem, faz parte dela.
Fonte: Revista Veja, 11 de setembro de 1968, n 1, pg. 82

3 SRIE - EM
07) A democracia corintiana reforou o palanque das diretas, com Scrates e Vladimir ao microfone, compartilhando a cena com os atores Kito Junqueira e Tnia Alves e o jornalista Juca Kfouri.

O trecho acima, retirado de um importante semanrio brasileiro, descreve algumas formas de comportamento e alguns hbitos de consumo de certa faixa da juventude da poca. Sobre isso, afirma-se: I. Sabendo-se que o salrio-mnimo da poca equivalia a cerca de 130 mil cruzeiros velhos, podemos dizer que essa matria estimulava o consumo das famlias com renda inferior a um salrio-mnimo. II. A matria dirige-se a parcelas da juventude com alto poder aquisitivo, que se interessavam por modas e padres de comportamento divulgados por produes norte-americanas de cinema e televiso. III. Na dcada de 60, no Brasil e no mundo, a publicidade dirigida aos jovens investia na identificao de juventude com inovaes e rebeldia. No texto, destacam-se as novidades tecnolgicas e seus apelos velocidade e s mudanas no jeito de se vestir, como as minissaias lanadas por Mary Quant e seus ares de transgresso juvenil. So afirmativas corretas: (A) Somente I e II. (B) Somente I e III. (C) Somente II e III. (D) Somente I. (E) Somente II.

As informaes acima referem-se a um episdio marcante da vida poltica brasileira. A esse episdio possvel afirmar que: (A) no teve maiores desdobramentos no processo de abertura poltica, durante a fase final do regime militar. (B) fracassou em seus objetivos imediatos, com a eleio para presidente de Joo Batista de Figueiredo. (C) mobilizou setores sociais que lideraram o processo de redefinio poltica e culminou com a Constituio de 1988. (D) contribuiu para reforar as amarras do regime ditatorial, culminando com a criao do Estado Novo. (E) permitiu a edio do AI-5, levando cassao dos direitos polticos dos brasileiros e censura aos meios de comunicao. 08) (...) H uma relao direta de Iemanj com a fauna e o ambiente dos rios africanos, bem como com as guas dos mares (...), muitas das histrias de Iemanj narram caminhadas dessa divindade junto aos rios, em direo ao mar, aludindo, miticamente, migrao dos egbs (etnia africana) para o Oeste, em decorrncia de conflitos tnicos. Esses conflitos esto, muitas vezes, vinculados ao comrcio de escravos na frica. No dia 8 de dezembro, milhares de pessoas, de diversas origens tnicas, dirigem-se da cidade de So Paulo para a Baixada Santista, para cultuar Iemanj, Senhora dos Mares. Em So Paulo, nas primeiras dcadas do sculo XX, comunidades de afrodescendentes realizavam atividades coletivas religiosas que iam dos ritos africanos e manifestaes do jongo s festas religiosas catlicas. Dessas prticas surgiram as sonoridades do samba paulistano.

Pgina 3

CINCIAS HUMANAS Maro 1


Fonte: KOGURUMA, Paulo e KAwAHARA, Fernando Isao O imaginrio das religies afro-brasileiras e a natureza in MARTINEZ, Paulo Henrique (org.). Histria Ambiental Paulista.So Paulo: Senac, 2007, pp. 210,213 e 222

3 SRIE - EM
(A) As proposies I e II apenas. (B) As proposies II e III apenas. (C) As proposies III e IV apenas. (D) As proposies I e III apenas. (E) Todas as proposies. 10) Leia o texto a seguir: Gripe suna nos EUA e Mxico preocupa OMS; at 60 mortos
24 de abril de 2009, Por Noel Randewich e Armando Tovar

Com base nos excertos acima, analise as seguintes proposies: I. Prticas culturais diferentes, ao se realizarem, foram se moldando mutuamente e permitiram o surgimento de outras, como o samba em suas sonoridades paulistanas. II. As prticas sociais mgico-religiosas so elaboradas a partir de encontros amistosos entre grupos tnicos diferentes. III. Certas atividades coletivas religiosas atingem vrios grupos tnicos diferentes, extrapolando seu alcance original. Assinale a alternativa correta: (A) (B) (C) (D) (E) Apenas I e II esto corretas. Apenas I e III esto corretas. Apenas II e III esto corretas. I, II e III esto corretas. Apenas II est correta.

09) Eletricidade & Costumes: Para obter mais contratos junto ao povo, que relutava em abandonar as lamparinas a querosene, a Light dispunha-se a repor gratuitamente as lmpadas queimadas. At que, no dia 25 de maio de 1902, fez publicar este anncio em O Estado de S. Paulo: Continuando os abusos, por parte de muitos dos senhores consumidores a preo fixo, em manterem as suas lmpadas acesas em plena luz do dia, a Companhia se v obrigada a no fornecer mais gratuitamente as lmpadas, em substituio s que se estragam, a tais consumidores
Fonte: Coleo Nosso Sculo. So Paulo, Abril Cultural, 1985. v.2 -1900

CIDADE DO MXICO (Reuters) Uma forma mortal de gripe suna nunca vista antes atingiu o Mxico, deixando ao menos 16 mortos e causando temores de uma possvel pandemia. Milhes de crianas mexicanas da regio central do pas tiveram suas aulas canceladas nesta sexta-feira depois das mortes por gripe nas ltimas semanas. A OMS se mostrou preocupada com a confirmao de um surto da gripe suna tambm nos Estados Unidos e de 800 casos suspeitos no Mxico. A agncia das Naes Unidas disse que ativou seu Centro de Operaes de Estratgia de Sade que comanda e controla agudos episdios de sade pblica , mas no disse se considera expedir um alerta de viagem para a regio. "Esse um vrus que agia nos porcos e que em algum momento foi transmitido a humanos", disse o ministro Jos Angel Cordova rede de tev Televisa. O Centro de Controle e Preveno de Doenas dos Estados Unidos disse que o vrus uma mistura nunca antes vista de uma tpica virose entre porcos, aves e humanos. Todos os sete pacientes norteamericanos se recuperaram.
Fonte: http://veja.abril.com.br/. Acesso em 24 de abril de 2009

O texto acima apresenta caractersticas do atual processo de mundializao, exceto: (A) A atuao de agncias da ONU, como a OMS, na conteno de pandemias. (B) A atuao de grandes empresas de telecomunicaes, como a mexicana Televisa. (C) A existncia de viroses que afetam porcos, aves e humanos. (D) O acesso rpido a informaes de pontos variados do planeta: Mxico e Estados Unidos. (E) O texto em si, por estar disponvel na rede mundial de computador, a internet.

Aps a leitura do texto, avalie as seguintes proposies: I. Uma das dificuldades de lucratividade da Light no Brasil estava relacionada a hbitos arraigados da populao. II. A eletricidade produziu apenas desdobramentos econmicos, sem interferir nos hbitos da populao. III. Para a populao, as lmpadas eram usadas mais como um acessrio esttico que funcional. IV. As lmpadas foram recusadas pela populao, que no queria mudar seus hbitos. Podem ser consideradas corretas:

Pgina 4

You might also like