You are on page 1of 3

Yamas e Niyamas, a tica do Yoga

sntese por Cristiano Bezerra Quando o yogi se torna qualificado, atravs da prtica da disciplina tica, por absterse de aes ilcitas (yama) e da auto-superao (niyama), pode (ento) comear a prtica de asanas e das outras tcnicas. Yoga Bhasya Varana, II:29 Se voc no tiver tempo ou disposio para agir conforme a tica do Yoga, tampouco ter tempo nem atitude para pratic-lo. Yama e niyama so os dois primeiros passos da caminhada, condio indispensvel para que a prtica d resultados concretos. Pedro Kupfer O fundamento do Yoga, como de toda espiritualidade autntica, uma tica universal. Essa prtica compreende 10 grandes obrigaes morais que podem ser consideradas patrimnio de todas as grandes religies. So elas os 5 yamas e os 5 niyamas. Yama significa controle ou domnio. o pontap inicial no caminho do Yoga. Os yamas so cinco proscries: ahimsa, satya, asteya, brahmacharya e aparigraha, aquilo que no devemos fazer, os refreamentos ou abstinncias que pretendem purificar o yogi, aniquilar a subjetividade advinda do egocentrismo e prepar-lo para os estgios seguintes da prtica. Desempenham o controle dos impulsos naturais, que se manifestam atravs dos cinco rgos de ao (karmendriyas): braos, pernas, boca, e rgos sexuais e excretores. Essas normas de disciplina moral tm a finalidade de por freio ao poderoso instinto de sobrevivncia e canaliz-lo para servir a um propsito superior, regulando as interaes sociais do yogi, harmonizando o relacionamento dele com os outros seres. Esse controle criativo que os yogis exercem sobre as suas energias exteriorizantes resulta num excedente energtico que pode ento ser posto a servio da transformao espiritual da personalidade. Ahimsa, a no-violncia, entende-se como no matar, no agredir, no ferir, nem causar nenhum tipo de dor a nenhum ser vivo. a raiz de todas as outras normas morais. Satya, a veracidade ou o no mentir, consiste em fazer coincidir pensamentos, palavras e aes, o que deve entender-se como evitar a falsidade em todas as suas formas. Asteya significa no roubar, no cobiar ou invejar bens ou conquistas de outrem. No apenas no roubar, mas eliminar totalmente o impulso de apoderar-se de objetos (ou ideias) alheios. Brahmacharya, o no desvirtuamento da sexualidade (no perverter, nem degradar, exacerbar, explorar ou se submeter ao sexo) pode interpretar-se como ser coerente em sua vida relacional e sexual. A palavra Brahmacharya composta da raiz char, que significa mover-se, e da palavra Brahma, que significa verdade essencial. Assim, podemos entender brahmacharya como um movimento em direo ao essencial.

mais usado, geralmente, em termos de abstinncia sexual. Mais especificamente, brahmacharya sugere que devemos formar relacionamentos que nos faam entender as verdades mais nobres. Aparigraha, a no possessividade ou o no cobiar, traduz-se em generosidade e desapego (vairagya) em relao no apenas aos bens materiais, mas tambm s relaes afetivas. O apego (raga) nos tira da sintonia necessria para praticar. Assim, os yogis so encorajados a cultivar a simplicidade voluntria, pois o excesso de bens materiais s serve para distrair a mente, sendo a renncia (vairagya) um aspecto essencial do estilo de vida yogiko. No pode ser eficaz e verdadeira a meditao de algum que est em dvida com seus semelhantes, se h algum a quem feriu, a quem enganou, a quem furtou, a quem explorou sexualmente, a quem deseja ou desejou arrebatar algo, pois as vtimas estaro vibrando contra o pretenso meditante. mente deste acorrero lembranas e remorsos, que a inquietaro e frustraro a pretenso de meditar.
Niyama, as prescries psicofsicas, compreendem cinco disciplinas ou observncias, ou seja, aquilo que devemos fazer: sauchan, santosa, tapas, svadhyaya e Ishvarapranidhana. Essas atitudes cumprem a funo de domnio sobre os cinco rgos de percepo (janendriyas): olhos, ouvidos, nariz, lngua e pele. Esse controle dos sentidos aponta organizao da vida pessoal e interior do praticante, harmonizando o seu relacionamento com a vida em geral e com a Realidade transcendente. Sauchan a pureza ou purificao. A purificao externa inclui alimentao vegetariana, exerccios de purificao orgnica (como a lavagem das vias respiratrias e dos aparelhos digestivo e excretor) e manter limpo o ambiente em que se vive. Um organismo poludo por hbitos imprprios, como o uso de drogas (incluindo o cigarro e o lcool) ou alimentao intoxicante, gera comportamentos e condicionamentos contraproducentes para a prtica do Yoga. A purificao interna inclui a eliminao das impurezas do pensamento. As tcnicas mais refinadas de purificao so tattva suddhi e chitta suddhi (antar mouna). Santosa, o contentamento, consiste em cultivar um estado interior de permanente alegria, independentemente das circunstncias externas, o que facilitar muito o progresso na prtica. O contentamento uma expresso da renncia (vairagya), o sacrifcio voluntrio das coisas que nos sero inevitavelmente arrebatadas no momento da morte. Liga-se de perto quela atitude de indiferena que faz com que os yogis encarem com a mesma atitude um torro de terra e uma pepita de ouro, o que permite que eles se deparem com o sucesso e o fracasso, o prazer e a dor, com a mesma equanimidade inabalvel. Tapas disciplina, determinao, fora de vontade concentrada, esforo sobre si prprio, a sobriedade e austeridade visando a queimar os desejos egocntricos, inferiores, instintivos e naturais, eliminando moleza, debilidade, pieguice etc. Svadhyaya o estudo da metafsica do Yoga e de si prprio; abrange no apenas o autoconhecimento, atravs da reflexo sobre a sabedoria das escrituras (shastras), mas tambm a aplicao prtica desse conhecimento.

Ishvarapranidhana a devoo, consagrao, auto-entrega e submisso a Ishvara (Senhor, Deus pessoal), entendido como o arqutipo do yogi, o modelo ideal a ser seguido pelo praticante. Tambm significa entregar incondicionalmente as aes e seus frutos a uma vontade superior sua prpria. Pode entender-se como auto-aceitao no momento presente ou, ainda, como servio Humanidade. Poucas escolas de Yoga hoje em dia, principalmente aqui no Ocidente, se dedicam a ensinar os yamas e niyamas. Entretanto, uma pequena reflexo sobre eles revela a sua importncia na manuteno da ecologia social e individual. Atravs da prtica desses preceitos se estabelece uma convivncia pacfica, harmoniosa e feliz na sociedade. por essa razo que o sbio Patajali os chama sarvabhauma, supremos ou universais, pois valem para todas as pessoas e em todas as circunstncias. E cabe destacar aqui que, segundo Pedro Kupfer, o Yoga no moral nem moralizante: os yamas e niyamas possuem uma funo meramente utilitria e somente se praticam em funo do objetivo final do yogi. Os conceitos de Bem e Mal no so agentes da sua conduta; a nica causa do seu comportamento o titnico esforo sobre si prprio que precisa fazer para viver em yama e niyama, e o resultado desse esforo, a libertao (moksha) obtida por meio do samadhi (a iluminao ou transcendncia).

You might also like