You are on page 1of 9

AMPS/TDMA(IS-136)

Este tutorial apresenta os conceitos bsicos de Sistemas Celulares AMPS e TDMA (IS-136). O AMPS (Advanced Mobile Phone System) e o TDMA (Time Division Multiple Access) so padres de celular desenvolvidos nos Estados Unidos e adotados no Brasil.

Autor:

Eduardo

Tude

Engenheiro de Teleco (IME 78) e Mestre em Teleco (INPE 81) tendo atuado nas reas de Redes pticas, Sistemas Celulares e Comunicaes por Satlite. Ocupou vrias posies de Direo em empresas de Teleco como BMT, Pegasus Telecom e Ericsson.

Durao estimada: 15 minutos

Publicado em: 8/04/2003

www.teleco.com.br

AMPS/TDMA(IS-136): Arquitetura

A primeira Gerao de Sistemas Celulares, formada por sistemas analgicos, estabeleceu a estrutura e funcionalidades bsicas associadas a estes sistemas como roaming e handover entre clulas. (Consulte o Tutorial "Telefonia Celular no Brasil"). O AMPS (Advanced Mobile Phone System) desenvolvido pelo Bell Labs nos Estados Unidos (1979) entrou em operao naquele pas em 1983 tornando-se o sistema analgico dominante a nvel mundial. Foi padronizado pela EIA-553 e serviu de base para os demais sistemas analgicos como o TACS no Reino Unido. O crescimento da utilizao de sistemas celulares levou a necessidade do aumento da capacidade destes sistemas tendo sido este o grande motivador nos Estados Unidos para o desenvolvimento dos sistemas digitais de segunda gerao. A soluo TDMA surgiu como uma opo que mantinha compatibilidade com a arquitetura e canalizao utilizada pelos sistemas AMPS tendo sido inicialmente chamada de DAMPS ou Digital AMPS. O TDMA (IS-136) foi padronizado pela TIA (Telecommunications Industry Association). O AMPS e o TDMA (IS-136) apresentam, portanto, a mesma arquitetura bsica apresentada na figura a seguir.

Mobile Station (MS) Ou Estao Mvel o terminal utilizado pelo assinante. A estao mvel identificada por um MIN (Mobile Identification Number). O equipamento dispe ainda de um nmero de srie eletrnico (ESN). Estao Rdio Base (ERB)

www.teleco.com.br

A ERB o equipamento encarregado da comunicao com as estaes mveis em uma determinada rea que constitui uma clula. Central de Comutao e Controle (CCC) A CCC a central responsvel pelas funes de comutao e sinalizao para as estaes mveis localizadas em uma rea geogrfica designada como a rea da CCC. Home Location Register (HLR) Ou Registro de Assinantes Locais a base de dados que contm informaes sobre os assinantes de um sistema celular. Visitor Location Register (VLR) Ou Registro de Assinantes Visitantes a base de dados que contm informaes sobre os assinantes em visita (roaming) a um sistema celular.

www.teleco.com.br

AMPS/TDMA(IS-136): Interface entre Estao Mvel e ERB

As caractersticas principais da interface entre Estao Mvel e ERB so apresentadas a seguir. Freqncias de Operao (MHz) O AMPS foi padronizado para a freqncia de 800 MHz alocada nos Estados Unidos para sistemas Celulares. O TDMA (IS-136) foi padronizado para a faixa de 800 MHz e 1900 MHz alocada posteriormente para sistemas celulares nos Estados Unidos. (Freqncias em MHz) Estao Mvel -> ERB ERB -> Estao Mvel Espaamento entre Freqncias (Transmisso e Recepo) Canalizao O AMPS um sistema que utiliza o mltiplo acesso por diviso de freqncia (FDMA). A Banda do AMPS dividida em canais de RF, onde cada canal consiste de um par de freqncias (Transmisso e Recepo) com 30 kHz de banda cada. Cada Banda (A ou B) ocupa 12,5 MHz e composta por 416 canais, sendo 21 canais de controle e os demais de voz. Os canais no AMPS utilizam modulao FM. No AMPS, um canal de voz alocado e permanece dedicado a uma chamada durante toda a sua durao. O TDMA (IS-136) mantm toda a estrutura de canalizao do AMPS mas permite que um canal seja compartilhado no tempo por vrios usurios atravs de mltiplo acesso por diviso no tempo (TDMA). A estrutura de transmisso de dados implementada atravs de um frame de 40 ms com 6 intervalos (Slots) de tempo com 6,66 ms cada. Cada chamada telefnica utiliza dois intervalos de tempo sendo, portanto, possveis at 3 conversaes utilizando a mesma banda de 30 kHz de um canal de voz do AMPS. Banda A 824-835 845-846,5 869-880 890-891,5 45 Banda B 835-845 846,5-849 880-890 891,5-894 45 PCS 1900 1850-1910 1930-1990 80

www.teleco.com.br

Cada conversao tem uma taxa bruta de 16,2 kbit/s e a modulao utilizada no canal do tipo /4-DPSK. O canal de controle no TDMA (IS-136) digital e permite a implantao de servios de mensagens curtas (SMS). Uma verso anterior do TDMA, o IS-54, apresentava canal de controle analgico. No TDMA (IS-136) existem dois tipos de codificadores de voz. O Enhanced Full Rate (EFR), especificado no IS-641, e o VSELP. A taxa bruta de 13 kbit/s. Capacidade Os sistemas AMPS e TDMA (IS-136) utilizam geralmente um plano de freqncia com reuso de 7 por 21, ou seja, cada clula dividida em trs setores formando 21 grupos de freqncias (canais de voz do AMPS) reutilizados em cada grupo de 7 clulas. No AMPS cada uma destas freqncias (ou par) utilizada por uma chamada enquanto que no TDMA (IS-136) so possveis at trs chamadas simultneas utilizando esta mesma freqncia.

www.teleco.com.br

AMPS/TDMA(IS-136): Roaming

A possibilidade de roaming, ou seja, o assinante de um sistema celular continuar falando do seu terminal mvel em outro sistema, como visitante, foi implementada para sistemas AMPS e TDMA atravs do protocolo IS-41. O IS-41, utilizado tambm por sistemas CDMA (IS-95), pode ser implementado tendo como base para transferncia de dados o protocolo X.25 ou o SS7 (ANSI). Veja o tutorial CDMA para mais detalhes. No Brasil, a rede nacional de roaming, que possibilita o roaming automtico entre celulares das Bandas A e B baseada no protocolo IS-41. Quando os sistemas digitais de segunda gerao (CDMA e TDMA) forma implantados, o AMPS passou ser utilizado como uma alternativa para complementar a cobertura destes sistemas, devido a sua extensa cobertura. Isto possvel pois os terminais mveis so duais TDMA/AMPS e CDMA/AMPS, podendo passar a operar automaticamente em AMPS quando o sistema digital no est disponvel. No Brasil todas as operadoras de Banda A mantm canais AMPS em toda a sua rea de cobertura, de modo a garantir o roaming nacional para todos os assinantes. Assim, um assinante da Telefonica Celular (Vivo), que utiliza o CDMA, ao viajar para o Rio Grande do Sul utilizar o servio no modo AMPS pois as operadoras de Banda A e B naquele estado tm sistemas TDMA. Da mesma forma, um assinante de uma operadora de TDMA ao se dirigir a uma pequena cidade do interior de So Paulo, coberta apenas pela antiga Telesp Celular (padro CDMA), ter que operar em modo AMPS. Consulte o tutorial sobre Roaming do Teleco. O roaming do TDMA ou do AMPS com sistemas GSM exigiria terminais duais, ou com trs modos, e no est implementado no Brasil.

www.teleco.com.br

AMPS/TDMA(IS-136): Servios

Os sistemas AMPS oferecem um nmero limitado de servios alm de voz. O TDMA (IS-136) permitiu oferecer dezenas de servios suplementares, tais como identificao do nmero chamador, chamada em espera, siga-me e conferncia. A transmisso digital do TDMA e outros sistemas de segunda gerao, como o GSM e o CDMA (IS-95), permitem uma considervel economia de energia em relao ao AMPS, pois no precisam estar transmitindo de forma contnua. Esta caracterstica, aliada a evoluo da tecnologia de baterias dos terminais mveis, possibilitou um grande incremento no tempo de operao dos terminais sem necessidade de recarga. As operadoras que adotavam o AMPS migraram para o TDMA (IS-136) ou CDMA (IS-95) ao redor dos anos de 1997 e 1998. As operadoras que adotam o TDMA (IS-136) no tm a sua disposio uma transio suave para a terceira gerao (3G) de sistemas celulares que possibilita o oferecimento de servios de dados com altas taxas de bits. Devero, portando, escolher um dos dois caminhos disponveis: GSM/GPRS ou CDMA 2000.

www.teleco.com.br

AMPS/TDMA(IS-136): Consideraes Finais

O AMPS foi o padro dominante para os sistemas celulares no Brasil sendo hoje utilizado basicamente para roaming. Em dezembro de 2002 existiam ainda em operao no Brasil 800 mil terminais celulares AMPS. O TDMA (IS-136) era em dezembro de 2002 o padro dominante no Brasil com 20,9 milhes de terminais e 60% dos assinantes. Consulte o Mapa Dinmico das Operadoras. A migrao das operadoras para sistemas 3G da famlia GSM ou CDMA dever implicar numa diminuio gradual do nmero de terminais celulares TDMA no Brasil nos prximos anos. Referncias TIA Desenvolveu as normas para o CDMA. Wireless BR Possui seo com artigos sobre TDMA.

www.teleco.com.br

AMPS/TDMA(IS-136): Teste seu Entendimento

1) Assinale a alternativa falsa. As Bandas A e B s podem ser utilizadas por sistemas AMPS. As interfaces de sinalizao para roaming em uma rede AMPS so baseadas no protocolo IS 41. Os canais de controle do TDMA (IS-136) so digitais. A maioria dos telefones celulares em operao no Brasil no final de 2002 era dual com TDMA (IS-136) e AMPS. 2) Assinale a alternativa verdadeira Os canais de RF do TDMA e o AMPS utilizam o mesmo tipo de modulao. O CDMA, TDMA e AMPS utilizam o IS-41 para roaming. O consumo de bateria o mesmo no AMPS e no TDMA. Os sistemas AMPS e TDMA (IS-136) utilizam geralmente planos de freqncia com reuso diferente de 7 por 21. 3) Um assinante de uma operadora no Brasil que adota a tecnologia TDMA (IS-136) est na Bahia em uma cidade que s coberta pela Banda A. Em que sistema o seu terminal ir operar. TDMA CDMA AMPS GSM No ir operar

www.teleco.com.br

You might also like