You are on page 1of 5

Interdisciplinaridade

Interdisciplinaridade
Trata-se de um movimento, um conceito e uma prtica que est em processo de construo e desenvolvimento dentro das cincias e do ensino das cincias, sendo estes, dois campos distintos nos quais a interdisciplinaridade se faz presente. Definir um objeto que est em construo, co-existindo com aquele que o estuda uma tarefa difcil e at certo ponto parcial, uma vez que este objeto est se transformando e se alterando, assim, toda discusso sobre interdisciplinaridade passvel de anlise comparativa com o material contemporneo sobre o tema at que este esteja melhor desenvolvido e articulado, muito mais pela prtica do que pela teoria, uma vez que a interdisciplinariedade esta acontecendo, e a partir disso, uma teoria tem sido desenvolvida. Um estudo epistemolgico proveitoso para a delimitao do tema: Existem quatro palavras que so particularmente relacionadas entre si e todas delimitam uma abordagem cientifica e educacional: Pluridisciplinaridade; Multidisciplinaridade; Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade. O que h em comum nestas palavras a palavra disciplinaridade/disciplina, que deve ser entendida como aquelas "fatias" dos estudos cientficos e das disciplinas escolares, tais como matemtica, biologia, cincias naturais, histria, etc. e de um esforo em superar tudo o que esta relacionado ao conceito de disciplina. Assim, interdisciplinaridade parte de um movimento que busca a superao da disciplinaridade

Origem e conceitos
A interdisciplinaridade tem suas razes na histria da cincia moderna, sobretudo aquela produzida a partir do sculo XX, por isso para compreender este movimento, necessrio apresentar algumas consideraes sobre esta temtica.

Principio dos estudos cientficos


Desde o sculo XV a cincia passou por uma grande mudana em toda a sua estrutura, o que resultou numa exploso de novos conhecimentos, novas prticas e tcnicas de pesquisa, isso tem incio com o renascimento e com a perda, por parte da igreja, do poder que exercia sobre o homem e a sociedade. Pesquisas at ento condenadas e censuradas comeavam a ser feitas, por exemplo pesquisa da anatomia humana atravs da dissecao de cadveres. Galileu, Da Vinci, Coprnico, entre outros, surgem com grandes inovaes e ideias que alterariam o pensamento humano. Com tudo isso surge definitivamente a cincia e a pesquisa cientifica, tomando lugar entre a teologia e a filosofia, com a misso de apresentar a razo em oposio a f e a pesquisa em oposio ao discurso e a retrica.

Disciplinarizao do conhecimento
Num perodo muito curto, a cincia tem seus fundamentos desenvolvidos e sua principal funo torna-se a de compreender as coisas partindo do macro, do todo, at chegar no micro, na menor particula, na menor parte, a fim de ter uma viso mais profunda do todo. Ento o movimento que a cincia passa a realizar partir da compreenso j existente das coisas, por exemplo, das ideias postas do que o homem, seu corpo, seus membros, seus sistemas, o funcionamento do corpo, etc. em direo a menor particula que possa ajudar a definir e compreender esse mesmo homem, assim iniciam-se as pesquisas em anatomia humana, pesquisas em microbiologia humana, at, bem recentemente, chegar-se a um grande contingente de informaes e conhecimentos do que o homem, tendo chegado at o DNA. Importante observar que, segundo o exemplo dos estudos do homem, com o tempo o volume de estudos e de informaes levantadas foi ficando grande ao ponto de ser necessria a criao de novas subcategorias que dessem conta de continuar as pesquisas e dominar os conhecimento adquiridos, em outras palavras, a disciplina de cincias passa a ter uma nova disciplina especifica que responderia ento por um conhecimento especifico da cincia absoluta. Esse processo se repete exatamente como se d a diviso celular, quando uma disciplina esta desenvolvida o suficiente, ela se divide e da origem a outra disciplina, distinta da primeira em seu objeto de estudo e

Interdisciplinaridade exigente quando ao pesquisador que deve domin-la, que o especialista. Atravs deste movimento, partindo do sculo XV, em que existia somente a disciplina de cincia, que era dominada por todos os estudiosos envolvidos, chega-se ao sculo XXI com uma infinidade de disciplinas especializadas nas mais diversas fraes da cincia, tais como cincias sociais, sociologia, antropologia, psicologia, anatomia geral, anatomia especifica ou neurologia, cardiologia, fisiologia, etc. cincias da natureza, biologia, microbiologia, cincias exatas, qumica, fsica, e muitas outras, cada uma sendo responsvel por uma pequena frao, ou especialidade da cincia, e cada uma com um especialista diferente, que domina somente a sua especialidade, aquela frao do conhecimento.

Diferenciao entre disciplina escolar e cientifica


Embora o termo disciplina seja empregado para mencionar tanto as fraes do conhecimento cientfico, como fraes dos estudos escolares, e em muitos casos tenham os mesmos nomes, tais como histria, matemtica, qumica, fsica, etc. As ligaes entre umas e outras esta somente nisso. No h relao direta entre uma disciplina cientifica e uma disciplina escolar com mesmo nome, o que se d que remotamente o objeto de estudo de uma e outra disciplina o mesmo, porm a disciplina escolar no apresenta todos os conhecimentos da disciplina cientifica, por vezes at foge um pouco desses conhecimentos, como no caso da disciplina escolar de Geografia, que no contempla a cartografia, a geologia, dentre outras. Isso se d porque as funes de uma e outra disciplina so diferentes. importante observar que as disciplinas escolares tomam muito daquilo que produzido pelas disciplinas cientificas e reveste esses conhecimentos de funes didticas que tem a funo de levar os alunos a conhecerem, mesmo que minimamente, o que produzido pelo homem em termos de conhecimento e estudos.

Aplicao na cincia
Como indicado anteriormente, a interdisciplinaridade surge no sculo XX como um esforo de superar o movimento de especializao da cincia e superar a fragmentao do conhecimento em diversas areas de estudo e pesquisa. A cincia, no sculo XX, tornou-se especializada ao ponto de no ser mais possvel realizar o movimento pretendido quando do incio da especializao, que era chegar ao micro para conseguir ver o todo de forma plena e completa, e tambm, chegou-se ao ponto em que em algumas areas no era mais possvel continuar aprofundando no conhecimento, tendo chegado ao limite do que era possvel a determinadas especialidades pesquisar. Ento a interdisciplinaridade surge como proposta para a realizao do movimento inverso, partir do micro e retornar ao todo. Com isso, com a aplicao da interdisciplinaridade na cincia, surgem novas disciplinas agregadoras, que unem areas especificas do conhecimento a fim de compreender fenmenos que seriam incompreensveis com os conhecimento de apenas uma rea, como o caso da bioengenharia, que une as areas da biologia e engenharia a fim de dar conta de estudos que uma ou outra disciplina sozinha no daria conta.

Novas prticas de pesquisa


Com a ampliao da aplicao da interdisciplinaridade na cincia, tem se desenvolvido novas prticas de pesquisa, muitas disciplinas que at ento eram consideradas incomunicaveis, considerada a distncia entre seus objetos de estudo, esto sendo reunidas para dar respostas a novos problemas de pesquisa e a questes que uma nica disciplina no capaz de responder.

Novas disciplinas cientificas


Bioengenharia, bioquimica, linguistica,

Interdisciplinaridade

Aplicao na educao
A interdisciplinaridade est presente na educao desde que comeou a ser aplicada na cincia.

Na educao bsica
Muitos projetos e prticas tem sido adotados, sobretudo nos terceiro e quarto ciclo e ensino mdio, numa tentativa de superar a fragmetao do conhecimento e criar uma relao entre o conhecimento e a realidade do aluno.

No nvel superior
H um destaque maior para a interdisciplinaridade no nvel superior, dadas as questes da reforma do nvel superior e o desafio de formar profissionais mais bem preparados para o mercado de trabalho.

Na prtica
Na pratica a interdisciplinaridade um esforo de superar a fragmentao do conhecimento, tornar este relacionado com a realidade e os problemas da vida moderna. Muitos esforos tem sido feitos neste sentido na educao. Na cincia, por sua vez, os esforos esto na busca de respostas, impossveis com os conhecimentos fragmentados de uma nica rea especializada.

Principais autores
A pesquisa sobre interdisciplinaridade ainda muito recente, mesmo assim existem alguns autores j destacados por sua produo sobre o tema, so eles: Ivani Fazenda, que possui vrias publicaes sobre o tema e sua relao com a educao e coordenadora de uma equipe de pesquisadores da PUC-SP que desenvolve diversas pesquisas sobre o tema; Hilton Japiassu, que possui tambm diversas publicaes sobre o tema, tanto em sua manifestao na educao como na cincia; em Portugal se destaca a autora Olga Pombo, que tambm pesquisadora sobras as manifestaes do tema no Brasil e em Portugal e j esteve no pas ministrando diversas palestras sobre o assunto. Interdisciplinaridade a integrao de dois ou mais componentes curriculares na construo do conhecimento. A interdisciplinaridade surge como uma das respostas necessidade de uma reconciliao epistemolgica, processo necessrio devido fragmentao dos conhecimentos ocorrido com a revoluo industrial e a necessidade de mo de obra especializada. A interdisciplinaridade buscou conciliar os conceitos pertencentes s diversas reas do conhecimento a fim de promover avanos como a produo de novos conhecimentos ou mesmo, novas sub-reas.

Ligaes externas
A Wikipdia possui o portal: Portal de educao

Mapping Interdisciplinarity in Human Sciences [1] pdf-document Interdisciplinarity in Human Sciences [2] ppt-document Interdisciplinaridade e integrao dos saberes [3] pdf-document

Interdisciplinaridade

Referncias
[1] http:/ / homepage. uibk. ac. at/ ~c720126/ humanethologie/ ws/ medicus/ block1/ MappingISBN1-59454-212-0. pdf [2] http:/ / homepage. uibk. ac. at/ ~c720126/ humanethologie/ ws/ medicus/ block1/ TheoryHumanSci. ppt [3] http:/ / revista. ibict. br/ liinc/ index. php/ liinc/ article/ viewFile/ 186/ 103. pdf

Fontes e Editores da Pgina

Fontes e Editores da Pgina


Interdisciplinaridade Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=33919365 Contribuidores: Arges, Camponez, Clebercbr, Cludio de Musacchio, Daimore, Darwinius, HVL, Heiligenfeld, Jbribeiro1, LRF, Mariussampa, Martiniano Hilrio, Proferafa2, Rjclaudio, Ruela, Vanthorn, Viniciusmc, 40 edies annimas

Fontes, Licenas e Editores da Imagem


Imagem:Portal.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Portal.svg Licena: Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported Contribuidores: Portal.svg: Pepetps derivative work: Bitplane (talk)

Licena
Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported //creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/

You might also like

  • Pesquisas em Design, Gestão e Tecnologia de Têxtil e Moda 2 Semestre de 2014
    Pesquisas em Design, Gestão e Tecnologia de Têxtil e Moda 2 Semestre de 2014
    Document149 pages
    Pesquisas em Design, Gestão e Tecnologia de Têxtil e Moda 2 Semestre de 2014
    Maylan Silva Nascimento
    No ratings yet
  • Letra
    Letra
    Document2 pages
    Letra
    Maylan Silva Nascimento
    No ratings yet
  • Pátria
    Pátria
    Document3 pages
    Pátria
    Maylan Silva Nascimento
    No ratings yet
  • Cerco de Constantinopla (717-718)
    Cerco de Constantinopla (717-718)
    Document13 pages
    Cerco de Constantinopla (717-718)
    Maylan Silva Nascimento
    No ratings yet
  • Dicionário: guia definitivo
    Dicionário: guia definitivo
    Document4 pages
    Dicionário: guia definitivo
    Maylan Silva Nascimento
    No ratings yet
  • Patriotism o
    Patriotism o
    Document2 pages
    Patriotism o
    Maylan Silva Nascimento
    No ratings yet
  • Hino Nacional
    Hino Nacional
    Document2 pages
    Hino Nacional
    Maylan Silva Nascimento
    No ratings yet
  • Linguística e Poética
    Linguística e Poética
    Document3 pages
    Linguística e Poética
    Maylan Silva Nascimento
    No ratings yet
  • Hino
    Hino
    Document2 pages
    Hino
    Maylan Silva Nascimento
    No ratings yet
  • Congregação Cristã No Brasil
    Congregação Cristã No Brasil
    Document10 pages
    Congregação Cristã No Brasil
    Maylan Silva Nascimento
    No ratings yet
  • Concursos - BNB - 2010.
    Concursos - BNB - 2010.
    Document59 pages
    Concursos - BNB - 2010.
    Galvão Galvão
    No ratings yet
  • Literatura Comparada
    Literatura Comparada
    Document4 pages
    Literatura Comparada
    Maylan Silva Nascimento
    No ratings yet
  • Letra
    Letra
    Document2 pages
    Letra
    Maylan Silva Nascimento
    No ratings yet
  • Louis Althusser
    Louis Althusser
    Document8 pages
    Louis Althusser
    Maylan Silva Nascimento
    No ratings yet
  • Húbris
    Húbris
    Document3 pages
    Húbris
    Maylan Silva Nascimento
    No ratings yet
  • Utensílio alimentar essencial
    Utensílio alimentar essencial
    Document3 pages
    Utensílio alimentar essencial
    Maylan Silva Nascimento
    No ratings yet
  • Telefone Celular
    Telefone Celular
    Document6 pages
    Telefone Celular
    Maylan Silva Nascimento
    No ratings yet
  • Aminoácido
    Aminoácido
    Document12 pages
    Aminoácido
    Maylan Silva Nascimento
    100% (1)
  • Foice
    Foice
    Document2 pages
    Foice
    Maylan Silva Nascimento
    No ratings yet
  • Barco
    Barco
    Document6 pages
    Barco
    Maylan Silva Nascimento
    No ratings yet
  • Profissão
    Profissão
    Document2 pages
    Profissão
    Maylan Silva Nascimento
    No ratings yet
  • Hid Ro Carbone To
    Hid Ro Carbone To
    Document3 pages
    Hid Ro Carbone To
    Maylan Silva Nascimento
    No ratings yet
  • Agrafador
    Agrafador
    Document2 pages
    Agrafador
    Maylan Silva Nascimento
    No ratings yet
  • Faca
    Faca
    Document4 pages
    Faca
    Maylan Silva Nascimento
    No ratings yet
  • Cad Erno
    Cad Erno
    Document2 pages
    Cad Erno
    Maylan Silva Nascimento
    No ratings yet
  • Lápis
    Lápis
    Document3 pages
    Lápis
    Maylan Silva Nascimento
    No ratings yet
  • Catana
    Catana
    Document2 pages
    Catana
    Maylan Silva Nascimento
    No ratings yet
  • Caneta
    Caneta
    Document2 pages
    Caneta
    Maylan Silva Nascimento
    No ratings yet
  • Copo
    Copo
    Document2 pages
    Copo
    Maylan Silva Nascimento
    No ratings yet
  • Caneta
    Caneta
    Document2 pages
    Caneta
    Maylan Silva Nascimento
    No ratings yet